Delegada que atuou na Lava Jato e no caso do reitor da USFC é promovida

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Reprodução

Jornal GGN – Matheus Leitão informou em seu blog no G1, nesta sexta (1º), que a delegada Erika Mialik Marena foi promovida pelo novo diretor da Polícia Federal, Fernando Segóvia, e passará de um setor de combate à corrupção da PF de Santa Catarina para a chefia da corporação em Sergipe. Ela foi “confirmada como a nova superintendente”, escreveu o jornalista.

Erika atuou na Lava Jato até o final de 2016, quando deixou a força-tarefa de Curitiba rumo ao setor de combate à corrupção e desvios de verbas públicas da superintendência da PF em Santa Catarina. 

Ela é objeto de um pedido de investigação após atuar na Operação Ouvidos Moucos, que provocou o suicídio do reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Luiz Carlos Cancellier. Ele deixou uma carta dizendo que foi submetido a vexames e abusos de autoridade em meio à operação.

“Em maio, Erika ficou em primeiro lugar na lista tríplice para diretor da PF que a Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal (ADPF) organizou para encaminhar ao presidente Michel Temer. De acordo com investigadores ouvidos pelo Blog, Erika terá uma ‘super missão’ em Sergipe, já que o estado tem os piores indicadores de sucesso no combate ao crime organizado, de acordo com ranking interno do órgão”, diz Leitão.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

27 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Uai, Nassifão , mas não era para dar um voto de

     confiança no homem?

    Acho que vamos ter logo os primeiros campos de internação em Sergipe: Arbeit macht frei!

  2. Pode ser promovida a Delegada

    Pode ser promovida a Delegada Geral do Inferno de Dante,mas carregará sobre os ombros o cadaver do Reitor Cancellier,pelo resto da vida mundana.

  3. No Brasil o crime compensa se

    No Brasil o crime compensa se você for Delegado de Polícia, Juiz,  Promotor ou Político, não necessariamente nesta ordem.

  4. Sem querer ser
    Sem querer ser preconceituoso, mas já sendo: não é por nada, não, mas será que essa figurinha ariana vai considerar uma promoção trabalhar em Sergipe? No meio de pretos, pobres, nordestinos desdentados?
    Sei não. Tá mais com jeito de calaboca.

    1. Na Mosca!

      Essa eh a razao que eu nao disse nada.  Ser “promovido” pra trabalhar em Gulag da Siberia nao eh “promocao”, eh punicao mesmo!

      Eh um calaboca homerico!

      1. Com os sergipanos, amigo, em
        Com os sergipanos, amigo, em razão das palavras que utilizei para expressar o que eu imagino ser a visão que ela tem de nós (sou, eu mesmo, nordestino).
        E, em verdade, faltou uma definição: negros, pobres, desdentados, e eleitores de Lula.

  5. É preciso continuar a exigir

    É preciso continuar a exigir o esclarecimento dos fatos ocorridos com o reitor da UFSC. Aalém de todos os que defendem o Estado democrático de direito, é preciso que docentes, discentes, corpo técnico e todos os que mantém a Universidade não deem trégua enquanto não forem apuradas as responsabilidades pela Morte do reitor, bem como o flagrante desrespeito à lei por parte das autoridades envolvidas. A UFSC foi gravemente ofendida nesse episódio. 

  6. Não vejo como promoção …

    Parece mais um purgatório. Uma punição. Em Sergipe ela vai ter pouco espaço pra se autopromover. É um estado pequeno, acanhado, cujos politicos não tem projeção nacional. A prisão de quem quer que seja, não vai lhes trazer fama. Parece que essa besta, digo, moça, é um estorvo pra PF, que fica deslocando a santinha, como se fosse uma batata quente.

    1. Exatamente

      Exatamente, penso o mesmo, e não é só um estado pequeno, é o  menor do Brasil. Está me parecendo um acordo, depois do escândalo da morte do reitor Canceilier, morte que lhe acompanhará o resto da sua vida profissional como um estigma.  

  7. A ‘promoção’ para esconder criminosos de Estado

    Essa ‘promoção’ que o novo DG-PF está fazendo com os delegados da ORCRIM lavajateira se assemelha àquela iniciada pelo antecessor dele, que despachou Maurício Moscardi Grillo e Márcio Adriano Anselmo para longe da capital curitibana; um desses foi deslocado para o ES, também ‘promovido’ a SR-PF. Essa criminosa Érika Mialik Marena já havia sido ‘promovida’, ao ser realocada para SC, depois de ser a musa inspiradora da ORCRIM Fraude a Jato, sendo a responsável pelo batismo dessa organização criminosa com esse nome apelativo, falso-moralista e midiático. Mas em SC ela continuou fazendo merda e cometeu o segundo crime de sangue atribuível à ORCRIM lavajateira (alguns consideran o terceiro, já que antes de Luiz Carlos Cancellier de Olivo  os lavajateiros foram responsáveis pela morte de Dona Marisa Letícia e do ex-chanceler Marco Aurélio Garcia).

    Fernando Segóvia, indicado por José Sarney e outros caciques do PMDB para DG-PF, recebeu como missão maior desarmar a bomba relógio em que se transformou a ORCRIM lavajateira, agora que o golpe está consumado, a Petrobrás destroçada, o Pré-Sal e outras riquezas estratégicas entregues a grupos estrangeiros e desmantelados e destruídos os setores da defesa, da construção pesada, civil e naval, além dos setores aero-espacial, energético, nuclear, agrícola e das terras agricultáveis. Para completar o pacote do desmonte e da destruição de qualquer tentativa ou de projeto de desenvolvimento soberano e inclusivo falta apenas liquidar o setor elétrico e desmontar a previdência pública, pois os direitos dos trabalhadores foram revogados, com a degola da CLT.

    O que as quadrilhas golpistas não esperavam é que a Fraude a Jato e toda a trama golpista fossem desmoralizadas, desmascaradas, com as entranhas pútridas e fétidas expostas à luz a solar antes de terminar o serviço imundo. Os procuradores e juízes lavajateiros ainda se acham cheios de poder e inatingíveis, como observamos no comportamento de sérgio  moro, marcelo bretas, deltan dallagnol, carlos lima e quejandos. Mas as bombásticas revelações feitas ontem na CPMI da JBS pelo advogado Rodrigo Tacla Durán deixam claro que a Frude a Jato está nos estertores. Em breve a enganadora-engavetadora Raquel Dodge fará no MPF o mesmo que Fernando Segóvia está fazendo na PF, deslocando e tentando alocar em locais remotos, longe dos holofotes e microfones do PIG/PPV, os procuradores-criminosos lavajateiros.

    O pacto criminoso-diabólico, de sangue, entre o ex-PGR, Rodrigo Janot, a JBS, o DoJ e a Globo ainda persiste, mas está seriamente abalado. O depoimento trôpego do ex-auxiliar de Janot, Marcello Miller, mostrou que, se for apertado e pressionado, ele pode fazer revelações capazes de levar em cana o ex-chefe dele, assim como outros da cúpula do MPF. A Globo está na berlinda, pois nos EUA duas testemunhas afirmaram e apresentaram provas de que a emissora pagou propina para dirigentes da CBF, da CONMEBOL e da FIFA, em troca de exclusividade ou vantagens para transmitir eventos esportivos. A TV Globo, alguns de seus diretores e parceiros, assim como cartolas do futebol (dentre eles J. Hawilla, Marcelo Pinto, Ricardo Teixeira, José Maria Marín e Marco Polo del Nero) são investigados também na Suíça, na França e noutros países da Europa, por crimes como pagamento de propina, sonegação fiscal, evasão de divisas e lavagem de dinheiro.

    O fim da Fraude a Jato, ao invés de glorioso e apoteótico como pensavam seus idealizadores, será vergonhoso, vexatório.

  8. Essa é a típica “subida para

    Essa é a típica “subida para baixo”. Na prática ela está sendo “afastada e protegida” ao mesmo tempo. Largar Floripa para morar em Aracaju, nunca será promoção. É mais “para mocinha”….

  9. O Nordeste não merece…

    O Nordeste não merece isso.

    Deveria ter ficado aqui no Sul. Sul esquecido que nossos ancestrais vieram pro Brasil na M…..! Fugindo da guerra, peste e fome.

    E ainda foi para Aracajú, a mais tranquila desse nosso maravilhoso culto e diversificado Nordeste.

    Em junho próximo, quando fugir do inverno do Sul, evitarei pisar no Sergipe… Não gosto de má companhia. 

  10. Parece que a delegada não se

    Parece que a delegada não se sentia mais à vontade em SC. A vida ficou difícil por lá e foi transferida para SE.

  11. Engraçado como quando estes

    Engraçado como quando estes doutos do estado policialesco ficam indignados quando em atitude corporativista os deputados e senadores se protegem mutuamente. Agora quando é eles que fazem a falcatrua, tudo é feito na lisura, na limpeza, na ética. Cambada de golpistas, corporativistas, fascistas. Quando a coisa começa a esquentar, transferem , promovem, mandam pra um lugar bem longe pra que a polpulação nã perceba a manobra. Judiciário falando do legislativo é sujo falnado do mal lavado.

  12. Tatu Não Sobe em Árvore

    Nassif: faz sentido. A mulher foi contratada pra o serviço. Fez tudo à contento. É ou não é merecedora da promoção? Há tanto Sabujo que fez menos e subiu…

  13. Promoção?!

    Tiraram a mulher de SC e mandaram para Sergipe. Isso, na gíria policial, é ser mandado para “Dois Dedos”. “Dois Dedos” se localiza naquela parte mais distante do mapa, a dois dedos, na horizontal, dos limites territoriais.

    Promoção coisa nenhuma. Chutaram a mulher para o mais longe que puderam, e a colocaram em um cargo burocrático. Os outros que prestem muita atenção se não estão vagando superintendências na Amazônia, no Acre, em Roraima, etc.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador