Deputado e advogados pedem demissão de procuradores de Curitiba em reclamação ao CNMP

Jornal GGN – Os advogados Carol Proner, Fernando Hideo e Marco Aurélio Carvalho, a pedido do deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP), encaminharam ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP),uma reclamação pedindo investigação e eventual punição, com demissão, dos procuradores da Lava Jato em Curitiba, por causa de novas infrações disciplinares reveladas pelas mensagens apreendidas na operação Spoofing.

No documento, apresentado no dia 07 de fevereiro, eles pedem “apuração em processo administrativo disciplinar” e “caso sejam confirmadas a lesão aos cofres públicos ou dilapidação do patrimônio nacional; a prática de ato de improbidade administrativa; a incontinência pública e escandalosa que comprometa gravemente, por sua habitualidade, a dignidade da Instituição; ou a revelação de assunto de caráter sigiloso, que conheça em razão do cargo ou função, comprometendo a dignidade de suas funções ou da justiça, seja aplicada a pena de demissão aos reclamados, nos termos do art. 240, inciso V, da Lei Complementar nº 75/1993.”
As mensagens hackeadas do Telegram da Lava Jato foram compartilhadas com a defesa de Lula por ordem do Supremo Tribunal Federal. Os advogados do ex-presidente estão analisando o conteúdo e enviando comunicações à Corte.
O material indica que os procuradores de Curitiba agiram em conluio com Sergio Moro e vazaram informações sigilosas da operação às autoridades internacionais, em troca de ajuda para processar investigados.
Para os advogados, os membros do Ministério Público descumpriram o dever de “guardar segredo sobre assunto de caráter sigiloso que conheça em razão do cargo ou função”, entre outras infrações.
A reclamação de Proner, Hideo e Carvalho requer que o CNMP peça cópia das mensagens da Spoofing ao Supremo, além de “cópia de todos os acordos de leniência e delações premiadas celebrados pela Força Tarefa da Operação Lavajato, dos registros de comunicação e demais documentos relativos à cooperação com agentes e grupos estrangeiros” aos procuradores antes liderados por Deltan Dallagnol.

 

Redação

Redação

View Comments

Recent Posts

Deputadas de direita querem impedir fiscalização da Lei da Igualdade Salarial

Filiadas ao PL, União Brasil, Cidadania e ao Novo apresentaram proposta na Câmara Federal

3 horas ago

CNU: tire suas dúvidas sobre o adiamento do concurso

Fortes chuvas no sul levaram governo a adiar aplicação das provas em todo país

3 horas ago

Cozinhas solidárias distribuem marmitas aos atingidos pelas enchentes no RS; veja como colaborar

Distribuição começou nesta sexta-feira (3) e deve seguir durante o final de semana; movimentos pedem…

4 horas ago

Hamas chega ao Egito e acordo de cessar-fogo pode ser divulgado em breve, diz mídia árabe

Jornais árabes afirmaram o Hamas teria aprovado a implementação da primeira fase do acordo, que…

4 horas ago

SP: agora, até as águas correm para trás, por Rita Casaro

Empresa-símbolo da engenharia brasileira está à beira de privatização predatória e ilegal, que afetará serviços…

5 horas ago

Em apenas 24 horas, Brasil registra mais 35 mil casos prováveis de dengue

O número de mortes confirmadas pela doença nos primeiros meses deste ano chegou a 2.197

5 horas ago