Desafio da comunicação nas comunidades é tema do I Encontro Estadual de Comunicadores de Favelas

Profissionais discutiram os próximos passos da democratização do acesso à informação nas regiões que atuam

Foto: Portal Favelas

Jornal GGN – Os desafios do jornalismo e da produção de conteúdo nas comunidades do Rio de Janeiro foi tema do I Encontro Estadual de Comunicadores de Favelas, no dia 7 de dezembro, na Unisuam.  

No encontro, além de discutirem as barreiras e a falta de recursos de seus canais de comunicação nas regiões em que atuam, os profissionais conversaram sobre os próximos passos do Portal Favelas e sua integração com outros canais na democratização do acesso à informação. Confira.

do Portal Favelas

I Encontro Estadual de Comunicadores de Favelas 

por Tym Maia 

O Portal Favelas, com o apoio do Coletivo Trivium e do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, realizou no dia 07/12/2019, na UNISUAM, um encontro que reuniu comunicadores de favelas da cidade e do estado para falar dos próximos passos do Portal e da integração com outros canais de comunicação das favelas.

Os comunicadores discutiram as principais barreiras que enfrentam, principalmente a falta de recursos para a manutenção de seus canais e mídias, e definiram os principais requisitos do Portal, enfatizando que o conteúdo será produzido por pessoas que moram nas favelas, com linguagem própria e construída coletivamente, através de encontros de formação, e respeitando as particularidades de cada território.

Um dos objetivos essenciais será privilegiar conteúdos que contem outras histórias das favelas, a riqueza da vida cultural e artistística, o cotidiano do morador, esportes e eventos, mostrando que favela é muito mais do que pobreza e violência de estado.

O Portal também será uma plataforma de serviços, com informações sobre atendimento médico, jurídico e social, empreendedorismo, cursos, palestras, eventos, bolsas de extensão e iniciação cientìfica e outras oportunidades.

Foram criadas duas comissões, uma dos comunicadores das favelas que serão responsáveis por liderar o projeto e outra para captação de recursos através de editais no Brasil e no exterior, benfeitorias e emendas parlamentares.

Leia também:  Fora de Pauta

A expectativa é de que cada vez mais comunicadores participem de construção do Portal e que sejam realizados novos encontros.

O Portal Favelas está em fase experimental e todas as etapas da primeira versão do projeto devem ser concluídas em 2020.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora