Desesperado, Bolsonaro sugere CPI para investigar aumentos da Petrobras

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

A atitude de Bolsonaro é uma tentativa desesperada de se descolar dos aumentos nos preços da Petrobras

Jair Bolsonaro em ambiente externo com uma bandeira do brasil amarrada no ombro
Foto: Isac Nóbrega/PR

O presidente da República Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta sexta-feira, 17, que vai propor uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar os aumentos sucessivos que a Petrobras tem imposto aos combustíveis. A declaração ocorreu após a Petrobras anunciar novo aumento valendo a partir do dia 18: 5,2% para a gasolina e 14,2% para o diesel.

A atitude de Bolsonaro é uma tentativa desesperada de se descolar dos aumentos nos preços da Petrobras. Atrás de Lula nas pesquisas eleitorais de 2022, Bolsonaro tem rejeição alta e ainda carrega o fardo do desemprego, carestia de preços, inflação.

O novo aumento da Petrobras, aprovado por todos os conselheiros que Bolsonaro nomeou para a empresa, é mais um golpe no bolso do brasileiro. O ultimo reajuste ocorreu há menos de 100 dias.

O JORNAL GGN PRODUZIRÁ UM DOCUMENTÁRIO SOBRE OS ESQUEMAS DA ULTRADIREITA E A AMEAÇA BOLSONARISTA CONTRA O PROCESSO ELEITORAL. SAIBA MAIS AQUI

Para se descolar da impopularidade dos reajustes, Bolsonaro tem repetido falsamente que não tem poderes sobre a política de preços da Petrobras. A decisão de fazer paridade de preços internacionais foi tomada, politicamente, primeiro no governo Temer, após o golpe em Dilma Rousseff (PT), e é mantida pelo atual governo.

Em entrevista a uma rádio do Rio Grande do norte, Bolsonaro disse que conversou com o presidente da Câmara, Arthur Lira, “reunido com com líderes partidários, e nossa ideia é propor uma CPI para investigar a Petrobras, seus diretores e os membros do Conselho”, disse o extremista de direita.

Ele tratou o reajuste como “traição para com o povo brasileiro” e criticou o lucro exorbitante da Petrobras. “Ela lucra seis vezes mais que a média que as petrolíferas de todo mundo”. “Só no primeiro trimestre deste ano lucrou 44 bilhões de reais e você tem como reduzir essa parte de lucro porque está previsto nas leis estatais que ela tem que ter um fim social e ela não se preocupa com o social ,se preocupa com o lucro”, afirmou.

Lira, por sua vez, defendeu a renúncia do presidente da Petrobras, José Coelho.

Leia também:

Em menos de 100 dias, Petrobras faz novo reajuste e aumenta gasolina em 5,2% e diesel 14,2%

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não precisa de CPI nenhuma,é só o rola-nostalgia assistir as suas livres e ver quantas vezes ele defendeu e defende essa política de preços.
    Tá querendo virar comuna no fim do mandato?

  2. O (des)presidente não está nem aí pelo preço do combustível, até porque não paga por ele e ainda emitia notas falsas quando era deputado (©Ciro e mídias).
    Ele está preocupado é com sua tentativa de reeleição, frente aos caminhoneiros, aos consumidores e aos efeitos sobre a inflação.
    O despresidente que trabalha pouco, usa boa parte desse pouco apenas para se manter em campanha permanente, como faz há décadas, por um bom “emprego”.
    Como inútil que foi por todo esse tempo (que nos custou dezenas de milhões), agora tem, além de um bom “emprego”, um poder que não tinha, de dispor da chave e da caneta. E disponibilidade para morar num palácio, gastar dezenas de milhões em cartão secreto e fazer motociatas e presepadas semelhantes.
    O milico alucinado que foi ejetado do exército, “caiu pra cima”, até do próprio, agora “dele”…
    This is braZil!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador