Em carta, ex-ministros e ex-presidentes do BC pedem “recuperação verde” da economia

O documento, assinado por 17 pessoas, pede ações do governo no combate ao desmatamento pós-pandemia

Foto: Daniel Beltra/Greenpeace

Jornal GGN – Um grupo de ex-ministros da Fazenda e ex-presidentes do Banco Central do Brasil divulgaram carta nesta terça-feira, 14 de julho, reivindicando ao governo de Jair Bolsonaro (sem partido) uma retomada econômica com ações contra o desmatamento no país.

O documento, assinado por 17 pessoas e coordenado pelo Instituto Clima e Sociedade (iCS) e pelo Instituto O Mundo Que Queremos, propõe uma “recuperação verde” da economia, após a crise sanitária em decorrência da pandemia do novo coronavírus. 

“Nós, ex-ministros da Fazenda e ex-presidentes do Banco Central do Brasil, defendemos que critérios de redução das emissões e do estoque de gases de efeito estufa na atmosfera, e de resiliência aos impactos da mudança do clima sejam integrados à gestão da política econômica” reivindicaram. 

Assinam a carta personalidades como o ex-presidente da República e ex-ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso e o ex-presidente do Banco Central e ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles.

“O momento é de sofrimento e angústia para todos. A perda de emprego e renda é uma realidade que aprofundará a desigualdade social. Os efeitos de longo-prazo da pandemia serão severos, inclusive devido ao contexto fiscal ainda mais desafiador”, afirmam. 

“Mas a crise também abre a oportunidade de convergirmos em torno de uma agenda que nos possibilite retomar as atividades econômicas e, simultaneamente, construir uma economia mais resiliente ao lidar com os riscos climáticos e suas implicações para o Brasil”, completam.

Com informações do jornal Estado de S. Paulo. 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador