Em vídeo, procurador dos EUA admite parceria informal com a Lava Jato

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

 
Jornal GGN – Um vídeo divulgado pela defesa de Lula nesta sexta-feira (16) confirma que os Estados Unidos ajudaram a Lava Jato na “construção de casos” que atingiram políticos, agentes públicos, executivos e as grandes empreiteiras brasileiras, conforme deduzido pelo GGN.
 
O evento foi organizado pela Atlantic Council, uma organização do big business americano em torno da OTAN, isto é, uma união do big business com as Forças Armandas americanas. 
 
Segundo o modus operandi, a troca de informações que iniciou a instrução de inquéritos foi feita totalmente à margem do Ministério da Justiça, responsável por encaminhar os pedidos de cooperação internacional. A autoridade central só era acionada para formalizar a parceria e validar as provas quando a investigação já estava pronta, a caminho do tribunal.
 
As informações sobre a dobradinha dos procuradores brasileiros com os EUA foram reveladas por Kenneth Blanco, então vice-procurador geral adjunto do Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ), durante um evento realizado em julho de 2017, para discutir as “lições” do Brasil no combate à corrupção. 
 
Por volta dos 8 minutos, Blanco deixou claro como funcionava o esquema: “No começo de uma investigação, um procurador ou um agente de uma unidade financeira de um país, pode ligar para seu parceiro estrangeiro e pedir informação financeira como, por exemplo, identificação de contas bancárias. Uma vez que a investigação tenha chegado ao ponto em que os procuradores estão prontos para levar o caso ao tribunal, as provas podem ser requeridas através do canal de assistência jurídica mútua para que possam ser aceitas como provas durante o julgamento.”

 
“Essa cooperação de procurador para procurador, de um órgão se gurança para outro órgão de segurança, tem permitido que ambos os países processem seus casos de maneira mais efetiva”, justificou Blanco.
 
Na sequência, ele ainda acrescentou que toda a parceria se baseou não em tratados internacionais, mas em “confiança”. “Tal confiança (…) permite que promotores e agentes tenham comunicação direta quanto às provas. Dado o relacionamento íntimo entre o Departamento de Justiça e os promotores brasileiros, não dependemos apenas de procedimentos oficiais como tratados de assistência jurídica mútua, que geralmente levam tempo e recursos consideráveis para serem escritos, traduzidos, transmitidos oficialmente e respondidos.”
 
Aos 9 minutos e 47 segundos, Blanco citou a condenação de Lula como exemplo de sucesso da Lava Jato.
 
Assista abaixo.
 
https://www.youtube.com/watch?v=tbPLM5onjLk&feature=youtu.be]
 
Para a defesa de Lula, a cooperação informal violou tratado que estabelece que “toda solicitação de assistência em matéria penal dirigida aos Estados Unidos deve ser feita por meio da Autoridade Central, que no Brasil é o Ministério da Justiça.”
 
Mas, “ao que se tenha conhecimento, inexiste qualquer registro da participação do Ministério da Justiça na cooperação confessada pelos agentes norte-americanos.”
 
“Diante dessa nova prova, a defesa pediu [ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região que o Ministério Público Federal seja notificado a esclarecer essa inusitada forma de cooperação sem a observância dos ‘procedimentos oficiais’ e baseada na ‘confiança’ especificamente sobre o caso de Lula”, apontou a defesa.
 
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Cada vez mais a farsa a jato

    Cada vez mais a farsa a jato mostra seus tentáculos para-legais, seus verdadeiros motivos, sua arrogância e a cumplicidade de grandes setores do judiciário. Quando a casa cair parece que vão pedir asilo ao Tio Sam.

  2. Pois Zé… Eduardo Martins Cardoso

    Seria o caso tambem de se colher o depoimento do ex ministro da Justiça José Eduardo Republicano Cardoso para que ele confirme que em nenhum momento foi consultado ou lhe foi pedida autorização para dar prosseguimento as investigações.

    Bem…pensando bem, melhor não. dado o aocolheamento desse ministro em todo o mandato da presidente, ele é bem capaz de confirmar que nenhuma medida foi tomada sem o seu consentimento. Deixa como está que ta bom.

    1. E mesmo que, por um milagre,

      E mesmo que, por um milagre, o ex-ministro fizesse alguma coisa, e se, por um milagre os procuradores fossem de fato instados a dar explicações, quem iria julgar suas ações seriam seus pares, os mesmos que os convidam para dar palestras em suas procuradorias. Então… deixa como está que tá bom. 

  3. Relacionamento baseado em

    Relacionamento baseado em “confianca”.  Com o governo dos Estados Unidos…

    ?????????

    Estritamente para escorpioes.

    Me contem fora dessa “geometria” toda, viu?

    Eu vi no que isso resultou.

  4. TODAS as promessas que o

    TODAS as promessas que o governo dos EUA nunca me fizeram eram mentiras…  por mais de uma decada.  Nesse meio tempo, TODAS as promessas que eu jamais faria pra qualquer um e muito menos pra eles…  Foram verdsdeiras.

    Tem alguma coisa muito, muito, muito errada aqui…

  5. Easy. Foi bem além da colaboração legal.

    Quase que ele revela que a conversa da Presidenta e Lula foi gravada, editada e preparada em poucos minutos por eles e enviada a associada globo. Aliás um crime dentro de outro crime contra a presidencia que o stf despresou totalmente. Fez que viu, fez que puxou a orelha do moro, levemente, e deixou para lá. Devia ser crime, alliás, é crime, mas foi deixado pra lá. Não vem ao caso.

    stf, stf….

     

     

  6. E o contrário é aceito? Tal
    E o contrário é aceito? Tal cooperação serve para processar estadunidenses ou empresas daquele pais?
    Se sim, quais exemplos?
    Piada não?
    Coisa de lojistas…..fossemos um país de gente com vergonha na cara uns três ou quatro em vez de palestras estariam vendo o sol nascer quadrado.

  7. Ajuda?

    Poderiam aproveitar o embalo e, em poucos minutos e duas folhas de papel explicar qual o crime e qual a culpa do Lula. Até agora a turma da lavajato tem escondido aqueles fatos inexistentes em torno de mais de 400 páginas de ilações.

    Justamente quem não sabe a verdade esconde-a com palavras.

  8. O BRASIL É UM DOS RAROS

    O BRASIL É UM DOS RAROS PAÍSES NO MUNDO ONDE O POVO NUNCA FEZ UMA MANIFESTAÇÃO FRENTE A EMBAIXADA NORTE AMERICANA. OS U S A SÃO NOSSOS INIMIGOS E OS QUE COM ELE COLABORAM INCLUSIVE AS FORÇAS ARMADAS;TRAIDORES DA PÁTRIA.PORTANTO REPITO QUE EM QUALQUER PAÍS DO MUNDO SÉRGIO FERNANDO MORO,SUA QUADRILHA DE PROCURADORES,O ALTO COMANDO DAS FORÇAS ARMADAS E OS DONOS DA MÍDIA ESTARIAM NO CORREDOR DA MORTE POR TRAIÇÃO A PÁTRIA E EM MUITOS JÁ ESTARIAM FUZILADOS.

  9. Boicote mundial a produtos estadunidenses

    O Pentágono, que atualmente comanda os EUA, e seu Estado Profundo, ou Estado Invisível, constituem a maior ameaça à já precária paz mundial. Para que o Grande Satã deixe de ser uma ameaça, deveria haver um boicote mundial aos produtos fabricados por empresas estadunidenses dessa forma baixar a arrogância deste país disfuncional que se considera polícia do mundo.

  10. Nojooooooooo

    È de revirar  o estômago!!Imaginem se  fosse o contrário, um americano  ou um  Russo  conspirando   contra sua Pátria??!!Já estariam na cadeia faz tempo!!A parte  que elogia a Lava jato pela condenação de Lula?Isso não é configurado  crime lesa Pátria?    como estamos  sumariamente condenados, pelo Judiciário, esse vídeo é um elogio ao povo brasileiro  e   ao Lula  que tirou 40 milhões da pobreza, e  sem provas para condena-lo e  esse yankee julga-lo!!!!Nojoooooooooooo

  11. Estou ainda atônita!!!Vou escrever novamente Nassif

    Penso que exista  tantas coisas escondidas que fizeram nesses 4 anos!!Talvez  esse vídeo seja apenas a ponta do iceberg!!E  eles continuam reinando  no desemprego e desespero  do povo brasileiro apoiados pela Mídia !!PORQUE O MORO EM UM VÔO PARA OS USA  ESTAVA COM, BONÉ   BEM ESCONDIDO DENTRO DO AVIÃO?eSSA FOTO CORREU AS  REDES SOCIAIS!!!

  12. Mr. Blanco e cia. também se

    Mr. Blanco e cia. também se encontraram com Janot, Moro, Dallagnol & patota em meio a caixas de cerveja nos fundos de algum boteco? Que coisa, feia, hein, Tio Sam? E ainda tem milhões de otários brasileiros que se empanturram das gororobas de McDonald´s, Burger KIng e quetais. Pagam para ficarem doentes e serem explorados.

  13. Obrigado

    Quero aqui agradecer de ante mão aos procuradores dos EUA pela participação. Compartilhar informações que claramente são verdadeiras e que servem para preder crimonosos deveria ser sempre a prática entre países aliados. Em relação ao Lula é bem fato que ele foi preso pela sua relação com a OAS (vantagens dadas a ela em contratos com a Petrobras) e que ainda nem foi julgado o caso so sítio que é o que tem envolvimento direto com a Petrobras. Que tem ramificações com a Odebrecht. Então o pior ainda está por vir. A Petrobras se relaciona comercialmente com vários países do eicho. Evidentemente que o FBI teve em suas investigações acesso aos paraísos fiscais onde foram parar os seus dólares investidos na Petrobrás. E diferentemente do Brasil onde políticos e partidos roubam e ningém devolve nada, lá a coisa é séria. Então podem ficar tranquilos que essas informações já estão na mão da lava-jato. O Lulismo e o PT estão mortos. O PT deu a todo eixo da América do Sul bilhões para alavancar seus golpes de estado e não vejo nenhum petista aqui falando nada acerca disso. Gostam de ter seu bandido de estimação e vão ficar o resto da vida falando que o Lula e inocente enquanto o Lulinha anda de Ferrari dourada pela America do Sul afora em cassinos gastando dinheiro que veio do erario. Deus abençoe a Laba Jato. Nunca vimos esses bandidos da política e empresários sendo presos. E que venha a segunda fase e comece pelo Aécio mas não pare nele. Brasil acima de tudo e que todas bandeiras estejam abaixo deles. E se deem por satisfeitos porque pior que isso seria uma intervenção militar que é o que estava prestes a acontecer….Só vejo comentários de cor vermelha. Nada mais…

    1. Toma vergonha.Você apoia bandidos e quadrilha inseridas no judiciário,traidores da pátria e ainda cita no nome de Deus?Lula ja provou que moro é canalha

  14. Obrigado

    Quero aqui agradecer de ante mão aos procuradores dos EUA pela participação. Compartilhar informações que claramente são verdadeiras e que servem para preder crimonosos deveria ser sempre a prática entre países aliados. Em relação ao Lula é bem fato que ele foi preso pela sua relação com a OAS (vantagens dadas a ela em contratos com a Petrobras) e que ainda nem foi julgado o caso so sítio que é o que tem envolvimento direto com a Petrobras. Que tem ramificações com a Odebrecht. Então o pior ainda está por vir. A Petrobras se relaciona comercialmente com vários países do eicho. Evidentemente que o FBI teve em suas investigações acesso aos paraísos fiscais onde foram parar os seus dólares investidos na Petrobrás. E diferentemente do Brasil onde políticos e partidos roubam e ningém devolve nada, lá a coisa é séria. Então podem ficar tranquilos que essas informações já estão na mão da lava-jato. O Lulismo e o PT estão mortos. O PT deu a todo eixo da América do Sul bilhões para alavancar seus golpes de estado e não vejo nenhum petista aqui falando nada acerca disso. Gostam de ter seu bandido de estimação e vão ficar o resto da vida falando que o Lula e inocente enquanto o Lulinha anda de Ferrari dourada pela America do Sul afora em cassinos gastando dinheiro que veio do erario. Deus abençoe a Laba Jato. Nunca vimos esses bandidos da política e empresários sendo presos. E que venha a segunda fase e comece pelo Aécio mas não pare nele. Brasil acima de tudo e que todas bandeiras estejam abaixo deles. E se deem por satisfeitos porque pior que isso seria uma intervenção militar que é o que estava prestes a acontecer….Só vejo comentários de cor vermelha. Nada mais…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador