Espíritas progressistas respondem à entrevista coletiva de Divaldo Franco e Haroldo Dutra

do Espiritismo com Kardec

Espíritas progressistas respondem à entrevista coletiva de Divaldo Franco e Haroldo Dutra no congresso de Goiás

Nota de resposta à entrevista coletiva de Divaldo Franco e Haroldo Dutra no congresso de Goiás

Espíritas que somos, os abaixo-assinados, tornamos pública a nossa desaprovação a diversas opiniões que foram expostas no vídeo que circulou essa semana nas redes sociais, e que depois foi retirado do Youtube.

Declaramos que elas não nos representam e não representam o espiritismo, pois são apenas opiniões pessoais de seus autores, e que, em nosso entender, carecem de fundamento teórico e científico.

Aliás, médiuns e oradores não têm autoridade para falar em nome do espiritismo.

Ninguém tem essa autoridade, nem mesmo instituições federativas.

O espiritismo é uma ideia livre, cuja maior referência é Kardec

Mas cujos livros também não podem ser citados como bíblia.

Para manifestarmos ideias e posições do ponto de vista espírita, segundo a própria metodologia proposta por Kardec, temos de dialogar com a ciência de nosso tempo, usar argumentos racionais e adotar de preferência posturas que estejam de acordo com os princípios básicos da ética espírita, que são os da liberdade de consciência, amor ao próximo, fraternidade, entre outros.

O movimento espírita brasileiro está longe da unanimidade em todos os temas, sobretudo os que se referem a questões contemporâneas e, por isso, é importante delimitar as posições, para deixarmos claro que declarações como as que foram feitas neste vídeo não representam o espiritismo.

Dessa forma, rebatemos alguns pontos da referida entrevista:

  1. Divaldo referiu-se à República de Curitiba e a seu suposto “presidente”, Sérgio Moro. Não existe uma República de Curitiba, pois segundo nossa Constituição só há uma República a ser reconhecida em nosso território, e é a República Federativa do Brasil.
    E a referência a um juiz federal de primeiro grau como o Presidente desta acintosa República é um grave desrespeito ao Estado, à nação brasileira, atribuindo a tal república poderes inexistentes em nossa Constituição.
    Além dessa nociva postura marcadamente messiânica e de culto à personalidade, pode dar a entender que o restante do povo brasileiro não presta e que não há pessoas boas espalhadas pelo Brasil dando o melhor de si.
  2. Divaldo chama esse mesmo juiz de “venerando” – o que é altamente questionável, dadas as críticas de grandes juristas nacionais e internacionais à parcialidade desse juiz e a seus atos de ilegalidade, que feriram a Constituição, e às notícias que correm na mídia de seu conluio com determinados segmentos e partidos.
  3. Divaldo assume uma postura claramente partidária, contrária ao PT – o que é de seu pleno direito, mas nunca em nome do espiritismo – fazendo, porém, uma crítica rasa, com uma miscelânea conceitual, chamando o governo desse partido de marxista e assumindo um discurso próprio da polarização extremista, manipulada e sem consistência que invade nossas redes sociais e nossa vida política, contribuindo para os momentos de incertezas e de medos em que vivemos.
  4. Há uma fala extremamente problemática que se refere à chamada “ideologia de gênero”. Não existe “ideologia de gênero” – este é um termo criado por setores fundamentalistas da Igreja Católica e depois adotado pelas Igrejas Evangélicas. Existe sim uma área de pesquisa no mundo que se chama “Estudos de Gênero” – que teve influência de Michel Foucault, Simone de Beauvoir e Judith Buttler. Os “Estudos de Gênero” se dedicam a procurar entender como se constitui a feminilidade e a masculinidade do ponto de vista social, se debruçam sobre questões de orientação sexual, hétero, homo, transsexualidade – ou seja, todos fenômenos humanos, que estão diariamente diante de nossos olhos. Podemos concordar com algumas dessas conclusões, discordar de outras, deixar em suspenso outras tantas. Esse olhar é muito recente na história e ainda estamos apalpando questões profundas e complexas – e em nosso ponto de vista espírita, não é possível ter plena compreensão delas sem a chave da reencarnação. Uma abordagem puramente materialista jamais vai dar conta do pleno entendimento do psiquismo humano. Mas estamos muito longe de ter gente reencarnacionista competente, fazendo pesquisa séria, para dialogar com pesquisadores com abordagens meramente sociológicas ou psicológicas. Então, nós espíritas, não temos ainda melhores respostas que os outros e não podemos, por cautela, seguir a cartilha dos setores conservadores mais radicais de generalizar esses estudos sob o termo, usado aqui pejorativamente, de ideologia, para desqualificá-los como “imoralidade ímpar”. Parece-nos que uma dose de humildade científica, prudência filosófica e bom-senso faria bem a todos nesse ponto, especialmente quando o domínio sobre os corpos e a sexualidade sempre foi um ponto central para as religiões ocidentais.
  5. Divaldo revela também completo desconhecimento dessa área de estudos de gênero, alinhando-a ao marxismo e ao comunismo. As grandes lideranças desses estudos estão nos Estados Unidos e na Europa. Aliás, os estudiosos desse tema encontram-se em diversas correntes de pensamento, desde marxistas até pós-modernos de diferentes matizes e até liberais. Ao fazer isso, mais uma vez, mostra a adesão a um discurso pronto, midiático, que ressoa nos setores evangélicos e católicos mais radicais, que primam por taxar qualquer ideia ou debate que lhes desagrade com o termo “comunista” – um grande espantalho generalizante, simplista e esvaziado de sentido, mas que tem sido eficaz, ao longo dos tempos, para dar forma a medos sociais e, assim, orientar o ódio e o ressentimento das pessoas contra certos alvos.
Leia também:  Assim como no Brasil, Congresso americano tenta controlar poderes arbitrários do FBI

Por fim, deixamos aqui as seguintes afirmações:

  • Nenhum médium ou orador pode falar em nome de todos os espíritas ou em nome do espiritismo. Isso é, por si só, desonestidade intelectual;
  • Quando um espírita, sobretudo se tem influência sobre a comunidade, manifesta uma ideia ou uma opinião, tem por dever se informar sobre os temas de que está falando, usar referências confiáveis e estar em consonância com a lógica, com a ciência e com o bom senso.
  • Deve também, preferencialmente, defender os direitos dos mais fragilizados socialmente, no caso, as mulheres, as crianças, os membros da comunidade LGBT+, que são objeto dessas discussões dos estudos de gênero, justamente por estarem vulneráveis a todo tipo de violência e desrespeito em nossa sociedade, além dos negros e negras, as juventudes periféricas e as pessoas com deficiência.
  • Não deve alimentar discursos de ódio partidário e nem medidas punitivas contra quem quer que seja: nossa bandeira é a da educação, da fraternidade entre todos e da paz, comprometidos com a democracia, a justiça social e a regeneração da sociedade.

Abaixo Assinaram:

Adriana Jaeger Santos, RS

Agnes Vitória Cabral Rezende, MT

Alana de Andrade Santana, BA

Alessandro Augusto Arruda Basso, SP

Alessandro Cesar Bigheto, SP

Alexandre Mota, SP

Alexandro Chazan, SP

Álvaro Aleixo Martins Capute, MG

Carlos Augusto Pegurski, PR

Carlos Sérgio da Silva, SP

Claudia Gelernter, SP

Claudia Mota, SP

Cynthia Maria Fiorini Santos, SP

Dalva de Souza Franco, SP

Dalva Radeschi, SP

Leia também:  Abono salarial de Doria é falso reajuste para professores, diz Apeoesp

Dennylson de Lima Sepulvida, SP

Dora Incontri, SP

Douglas Neman, SP

Eduardo Alves de Oliveira, SP

Eduardo Lima, CE

Erica de Oliveira, SP

Felipe Gonçalves, SP

Felipe Sellin, ES

Fernando Fernandes, SP

Franklin Felix, SP

Gilmar da Cunha Trivelatto, SP

Glauco Ribeiro de Souza, SP

Hélio Ribeiro, MG

Izaias Lobo Lannes, MG

João Carlos de Freitas, SP

Jandyra Abranches, ES

Juçara Silva Volpato, ES

Leandro Piazzon Correa, SP

Litza Amorim, SP

Lorisani Marisa de Leão de Souza, RS

Luciano Sérgio Ventin Bomfim, BA

Luis Gustavo Carvalho Ruivo Andrade, SP

Luis Márcio Arnaut, SP

Luziete Maria da Silva del Poggetto, SP

Marcel Pordeus, CE

Marcelo Henrique Pereira, SC

Marcos Wilian Silva MT

Maristela Viana França de Andrade de Aragarças GO

Maristela Viana França de Andrade, GO

Maurício Zanolini, SP

Murilo Negreiros, SP

Patrícia Imperato Malite, SP

Pedro Camilo, BA

Raphael Faé, ES

Roberto Colombo, SP

Samantha Lodi, SP

Sebastião do Aragão, SC

Sérgio Aleixo, RJ

Silvia Bueno, SP

Sinuê Neckel Miguel, RS

Suzana Leão, RS

Tatiane Braz Comitre Basso, SP

Thiago Rosa, SP

Tiago Fernandes, PR

Vinicius Lara, MG

Willan Silva, ES

Yuri David Esteves, SP

Veja o trecho da declaração de Divaldo a esse respeito na no Congresso de Goias

https://www.youtube.com/watch?v=n7NXgIvnNDM

 

293 comentários

    • Meu filho leia O partido, A quadrilha e o Golpe do medium Robson Pinheiro e abra a mente. Não de opinião de situações as quais desconhece, por isso espiritos trevosos nadam de braçadas nós Centros espíritas e usam vocês.

      5
      9
      • Divaldo realmente errou feio, e foi uma decepção para as pessoas sérias de todas as matizes religiosas que se identificam com o trabalho espirita. Eu pessoalmente acredito que o espiritismo vai acabar caindo na mesma esparrela das seitas evangélicas e da ala conservadora do catolicismo romano contemporâneo , vai acabar virando negócio lucrativo e político.

        6
        4
  1. Se Divaldo falasse tanta

    Se Divaldo falasse tanta merda em centro que eu frequentasse…  Nao ficava sem resposta nao.  Eu simplesmente EXIJO conhecimento tecnico e definicoes tecnicas de um palestrante.  Ponto final.

    14
    21
      • Particularmente, reconheço que o Divaldo não foi feliz em citar o nome do Mouro, porem, também, reconheço, que ele fez isso bem intencionado, numa atitude de protesto contra a corrupção, que todos nós sabemos que a corrupção não é um privilégio do PT, nem de Lula, embora o fanatismo politico, oportunista quer fazer de Lula e do PT um “BODE EXPIATÓRIO” para iludirem a população despreparada par que eles igualmente corrutos, se passem por cidadãos e políticos honestos que se preocupam com o Brasil e seu povo, mas que sabemos que tudo é demagogia. Quanto a Ideologia de Gênero, como o papa Francisco denominou a proposta de realizar educação de gênero nas escolas, nos moldes que estão sendo aplicados em alguns países, e de forma ainda reduzida na Brasil ( Colégio D. Pedro II), é na realidade uma Ideologia, pois as teorias da filósofa e Mestre em Retórica Judith Butler, carece do uso do bom senso e de critérios científicos, pois é baseado num discurso Sofista, elaborado através de uma retórica falaciosa. A Judith usou a teoria fracassada de John Money, que era um psicólogo especializado em mudança de sexo. Ele acreditava que não era tanto a biologia que determinava se somos homens ou mulheres, mas a maneira como somos criados. Para provar a sua teoria ele usou como cobaia um menino de 17 meses de nascido que perdera o pênis numa cirurgia. Ele orientou aos pais que mudassem o nome do menino e o criasse como menina. No entanto o menino nunca aceitou as roupas de meninas, as rasgando, e nem os brinquedos de menina, os querendo brincar com os brinquedos de seu irmão. https://www.youtube.com/watch?v=tLDE2CNZlMY Uma educação de Gênero Verdadeira seria muito bem vinda, se o seu objetivo fosse acabar com os preconceitos de gênero, assim como o machismo, a homofobia, etc. Mas não é esse o propósito da teoria de Judith Butler, mas sim desconstruir a identidade do ser humano, a partir da 1ª infancia, onde crianças em tenra idade são doutrinadas com a ideia de que elas não sã meninas nem meninos, não sã alunos nem alunas, mas sim “meninex e alunex, um gênero neutro, Isso é uma grande violência psicológica para a mente infantil, pois se qualquer pessoa rememorar a sua infância vai se lembrar que desde o início do período escolar já possuía uma identidade e gênero sexual bem definida, negando a teoria de que ser homem ou mulher é uma construção social. https://www.youtube.com/watch?v=dNNz1hedKWo

        21
        3
      • A NEUTRALIZAÇÃO DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO
        Os que defendem essa prática educacional, a justificam, dizendo que é para que o educando aprenda a se colocar no lugar do outro, exercitando o sentimento de solidariedade.
        A intenção é muito nobre e válida, mas será que se está usando uma metodologia eficaz, correta? Se esse exercício de solidariedade fosse , também aplicado a outros tipos de diferenças individuais, assim como: os deficientes visuais, os deficientes auditivos, os demais tipos de deficientes físicos, assim como os paralíticos, ou até mesmo os portadores de deficiências e ordem psíquica, seria, também algo legítimo e válido? Seria interessante, todos os alunos da escola colocarem uma venda nos olhos, durante a sua estadia na Escola, para se solidarizar com os colegas portadores de deficiência visual? Até que ponto isso seria válido? Será que se poderia, apenas, durante uma determinada apresentação didática se fazer isso, e não que se torne uma prática diária e permanente?…Pensemos nisto…. Nessa proposta educacional há um rodizio entre os meninos e meninas, onde os meninos vestem o fardamento escolar das meninas e as meninas usam o fardamento escolar dos meninos, assim como os professores que se vestem com roupas do gênero sexual oposto.
        Teoricamente, a princípio, nos parece muito educativo esta proposta, porem não para por aí. O que se ver na prática são determinadas escolas que adotam essa metodologia, não estarem, apenas visando desenvolver o sentimento de solidariedade entre os gêneros opostos e diferentes, mas promover uma neutralizações dos gêneros sexuais, desenvolvendo, a partir da infância uma tendência para a bissexualidade, forçando uma condição de tendência sexual que faz parte de uma exceção, para torna-la uma regra geral à ser abraçada por todos os membros da sociedade. A criança, já na primeira infância, passa a ser doutrinada, se incutindo em suas mentes infantis (a partir dos 4 ou 5 anos de idade) que elas não são meninos nem meninas; que não sã alunos nem alunas, mas sim meninix e alunix, um gênero sexual neutro. Essa investida psicológica é algo perturbador, até para a cabeça de um adulto, quanto mais para a cabeça de uma criança. Vemos aí que a pseudo educação de gênero se inicia com o desmonte psicológico da identidade de gênero sexual da criança, para depois conduzi-la a uma condição transgênera. Um pai denuncia que no livro de redação de sua filha de 13 anos há uma tarefa de casa que é para a menina beijar na boca alguns meninos e algumas meninas, e depois fazer uma redação, narrando o que ela sentiu. Alguém, que mande um subordinado seu, seja um aluno, seja um ator, seja um filho, fazer algo desse tipo, está cometendo uma grande violência psicológica e moral. Mesmo que o professor pedisse para que os alunos beijassem, apenas pessoas do sexo oposto, já seria um violência e um desrespeito para com a dignidade humana. Ninguém deve obrigar nem induzir alguém a ser um promiscuo, que sai beijando na boca varias pessoas. Isso é banalização sexual e moral. Isso causa danos psicológicos à criatura humana; isso é uma deseducação sexual. E no caso existe uma forma de fossar o adolescente a uma prática homo e bissexual, geralmente contrária a natureza da criatura, a não ser nas exceções, quando o aluno já é um trans ou um homossexual.
        O que há de mais grave aí é que foi a associada a educação de gênero, também, a educação sexual, e como esse modelo de educação de gênero é um modelo deturpado, o mesmo ocorre com a educação sexual procedente das mesmas ideias deturpadoras da realidade sexual.
        Se confunde educação sexual com simples informações sexuais, e estas informações são repassadas a crianças e adolescentes sem nenhum critério psicológico e pedagógico, sem levar em conta a faixa etária dos educandos. Um dos tipos de aula de educação sexual é mostra para crianças e adolescentes cenas de casais mantendo relações sexuais, e não se limita ao ato sexual convencional, mas se estende as diversas tendências de práticas sexuais, assim como sexo oral, sexo anal, sexo grupal, sexo de pessoas com animais, etc… As aulas de educação sexual se tornaram em uma exibição pornográfica disfarçada. Essas aulas deturpadas viciam a mente infantil, gerando condicionamentos psicossexuais, que levaram essa criança a se tornar um transtornado sexual, podendo se tornar um compulsivo sexual, ou então sofrer bloqueios que impeçam do mesmo ter um relacionamento sexo afetivo compensador, devido a estados psicossexuais de insensibilidade e de hiperreflexão. Na verdade, a exposição sexual pública e constante causa um estado psicológico de banalização sexual, acompanhada de uma repressão que leva um recalque. Quando o aspecto animal da sexualidade se antecipa ao aspecto espiritual, ele se banaliza e se deteriora, perdendo a sua vitalidade, e mesmo que a pessoa tenha uma vida sexual ativa, não há uma sexualidade plenificada, mas sim acompanhada de repressões e recalques. A sexualidade plena só é vivida quando se coloca o amor, o sentimento afetivo para com o outro. Mas quando o outro se torna só um corpo; um objeto de prazer, a relação sexual não se plenifica, deixando tenções psicossexuais; insatisfações. Os neurocientistas provaram essa realidade, mas isso é um outro tema.
        Na Alemanha uma menina de 5 anos não quis mais assistir as aulas de educação sexual, depois que a sua coleguinha da mesma idade desmaiou durante a apresentação de imagens pornográficas para as crianças. O sexo não é algo, unicamente biológico, é muito mais do que isso. O seu aspecto biológico é apenas a ponta de icebergs. O próprio Freud, sendo materialista, admitia isso, reconhecendo a grande força psíquica que emana do sexo, porém, essa força, ainda não se limita ao biológico e ao psíquico mas, antes de tudo, ao espiritual.
        Os pais dessa criança foram multados em 20.000 dólares, mas como, por questão de princípios se recusou a pagar foram presos.

        13
        2
  2. Assino em baixo

    Sem embasamento, só pode dar no que está dando, confusão, dissensão e as famigeradas brechas.

    10
    10
  3. Estão a serviço dos

    Estão a serviço dos conservadores para dominar mais efetivamente através do preconceito e do medo! Por conta disso, larguei os “””centros espíritas””” q de Kardec não tem nada! 

    RAÇA DE VÍBORAS! HIPÓCRITAS!

    6
    22
  4. É o Golpe tirando máscaras.

    Se ele tivesse batido um papinho com o Karnal antes, teria evitado o vexame.

    Eu já tinha criado o termo “Espirita Coxinha” e já sabia que o Divaldo estava neste grupo, mas analisemos o que diz o Apocalipse:

    No fim dos tempos, até mesmo os escolhidos serão enganados pela Globo, Ops.! digo – Mídia, Ops. de novo, digo – Besta.

    Não quero parecer messiânico ao dizer que os espíritas são os referidos escolhidos, mas apenas coloco para que possamos pensar, pois quem seriam os escolhidos senão aqueles que dispõem das revelações dos Espíritos?

    O caso é a meu ver o maior exemplo de cumprimento da profecia, de forma a nos transmitir uma certa tristeza ao ver uma figura tão importante no meio Espírita sendo manipulado pela Globo-Mídia-Besta.

    Digo que já sabia que o Divaldo fazia parte do grupo “Espírita Coxinha”, não por conhecer seus posicionamentos políticos, coisa que só faço agora, mas por já ter observado sua falha em outro vídeo, no qual ele diz que respeita Geraldo Lemos Neto e não tem autoridade para desmenti-lo mas não é obrigado a aceitar, ou seja, ele está afirmando que Geraldinho está mentindo em relação as revelações de Chico Xavier.

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=Bhe3tQ4M7h8%5D

    Acontece que se ele tivesse pesquisado um pouco antes de falar veria o vídeo do próprio Chico falando sobre o período de 50 anos, que estabelece a data de 20/09/2019 como a da Data Limite!

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=6i6lhp3HadQ%5D

    Espero que o Divaldo compreenda que trato do assunto da forma que sou, com autenticidade, de forma meio bruta, sem passar a mão na cabeça de coxinha, mas que isto não significa que tenho ódio de coxinha, muito pelo contrário, tenho amigos e parentes que fazem parte desta igreja e os amo assim mesmo, a brutalidade é contra o conceito e não contra as pessoas. O que acontece com frequência é que os coxinhas não suportam o contraditório e acabam espanando a rosca.

    Se quiser debater sobre política, os termos são estes, se não, delete o vídeo, coloque a viola no saco e vá chorar com o Huck:

     

    6
    16
    • O que eh “data limite”, de

      O que eh “data limite”, de onde sairam esses 50 anos, e onde CX aborda o assunto????

      1
      3
      • No programa Pinga Fogo, Chico fala sobre este período de 50 anos

        Postei ai em cima um vídeo do programa Pinga Fogo, no qual o Chico fala sobre este acréscimo de tempo de 50 anos para a regeneração da humanidade. Este prazo inicia-se a partir da data que o homem pisou na Lua, estabelecendo, portanto a data de 20/07/2019 como a data de fim dos tempos dado ao domínio da Globo e início da nova era.

        Vou colocar abaixo a revelação de Geraldo Lemos Neto, esta que o Divaldo disse, em outras palavras, que é mentira:

        http://www.vinhadeluz.com.br//site/noticia.php?id=760

    • Outras personalidades publicas podem se manifestar a favor de Lula mas nenhuma personalidade pública pode se manifestar contra. Sinto muito, mas vcs estão errados.Só isso já demonstra dois pesos e duas medidas.
      E sobre a tal data de setembro de 2019 ou qualquer outra de 2019, ela simplesmente não existe.

      3
      1
  5. Entrevista de Divaldo Franco
    Reverendo juiz??? O que é isso?
    Que decepção Divaldo Franco!
    Quando ignorância!
    Que discurso atrasado e ignorante!

    6
    5
    • Então, na sua lógica, ele
      Então, na sua lógica, ele deveria falar “veneravel” Lula, apoiar o crime e afins, certo? Com certeza, a malucada toda ia aplaudir o homem. Ta certo né?

      6
      7
    • Só perceberam agora o quanto Divaldo “incensa” o Moro? Acho que, sendo ele um líder de uma doutrina libertária como é a Doutrina Espírita, não poderia, jamais, emitir opinião política nas suas palestras. Ele também é responsável pelo caos que estamos vivendo pois deu credibilidade a quem não a tem. Lamentavel!

      6
      3
    • O Divaldo foi muito infeliz. Não se faz justiça cometendo injustiças e é exatamente isso que aqueles que estão a frente da lava jato estão fazendo. Você gostaria de ser julgado por um juiz parcial. “Um bom Juíz ouve sempre os dois lados antes de emitir a sentença”.

      3
      2
  6. Quem diria?

    Inimaginável pensar que poderia, um dia, haver tal coalizão espiritual, Maçonaria, espiritismo e evangélicos, unidos no mesmo espírito ideológico.  Só posso entender a inesperada união como a santíssima trindade dos fins dos tempos.

    2
    1
  7. Quem diria?

    Inimaginável pensar que poderia, um dia, haver tal coalizão espiritual, Maçonaria, espiritismo e evangélicos, unidos no mesmo espírito ideológico.  Só posso entender a inesperada união como a santíssima trindade dos fins dos tempos.

    2
    3
  8. deus não existe..

    .. eu sou ex-espírita.. mesmo.. perdi a fé justamente por pessoas como esse cara aí..

    .. explico: é IMPOSSÍVEL, vou repetir, IMPOSSÍVEL existir guias, espíritos avançados e tal, e o cara, com supostos contatos com esses guias avançados, ter uma visão tão distorcida do mundo..

    .. eu conheci muito espírita (umbandista ou kardecista), médium, coxinha..

    .. não tem o menor cabimento..

    .. se espíritos “avançados” existissem e esses homens tivessem contatos com eles, eles seriam sábios, no mínimo..

    .. se o cara tem contato com um espírito, que navega pela terra há séculos, ele teria que ter visão histórica..

    .. o conservadorismo burro manifestado pelo cidadão em pauta, e por todos os espíritas de direita, é incompatível..

    .. o cara tá replicando a mídia.. kkkk.. é uma besta quadrada.. e líder dos espíritas..

    .. é igual pastor dizer que fala com Jesus e manifesta aquele rosário de deformidades morais, destila um veneno mortal, exclui pessoas, desrespeita, etc..

    .. se o cara falasse com Jesus, ele seria um super humano com uma super compreensão de tudo..

    No final das contas, o espiritismo vai morrer abraçado com o cristianismo.. graças a deus.. já vão tarde.. nem um nem outro ajudou em nada a humanidade, pelo contrário..

    .. apesar de existir muito espírita e cristão bons, essas religiões só nos fazem mal.. melhor que não existissem..

    2
    3
    • DESCOBRI! DESCOBRI! DESCOBRI!!!!

      “se o cara falasse com Jesus, ele seria um super humano com uma super compreensão de tudo”:

      So pode ser por isso que eu sou tao sabio!

    • Resposta
      E não existe “espirita progressistas”. Vocês não são Espíritas; são no maximo espiritualistas.

      1
      1
      • Mostre me seu HISTORICO de

        Mostre me seu HISTORICO de comentarios na internet pro meu microscopio eletronico garimpar UMA MERDA DE IDEIA tecnologica, social, ou religiosa… com menos de 50 anos.

      • Bom segundo me ensinaram o

        Bom segundo me ensinaram o espiritismo está sempre em evolução. Ainda bem né se não ainda estariam com aquela crença do século 19, no qual a raça humana se dividia em quatro classes uma superior a outra. A classe D os negros, C os indios B os asiáticos e A os Branco europeus! os evoluidos espiritualmente, mesmo matando, escravizando, e roubando, segundo esse conceito espirita  eles eram superiores, e adivinha quem era os inferiores os Negros!

        Viu como se montam teorias, e sujam o nome de um grupo inteiro embasado apenas em convicções pessoais?

        pois com certeza a teoria espirita que segregava a raça humana, foi baseada nas convicções racistas dos espiritas da época, ou vai me dizer que algum espirito avançado os lhe ensinou tal absurdo?

        ENTÃO VIVA O PROGRESSO E OS PROGRESSISTAS>

        3
        1
      • Ah, quer dizer que para ser
        Ah, quer dizer que para ser espírita a pessoa tem que ser de direita? Só faltava essa…
        Deve ser porque qualquer distribuição de riqueza, se bem sucedida, vai diminuir com a pobreza no mundo. Com isso, para quem os espíritas conservadores iriam fazer caridade, não é mesmo? Para quem iriam distribuir cestas básicas e roupas usadas?

        • oi Adma, qualquer pessoa pode

          oi Adma, qualquer pessoa pode ser espírita, mas essa sentença não tem nada a ver com o meu comentário.. isso parece não estar claro para vc.. então, vou refazer minha palavras: não vejo sentido o cara ser médium e de direita ao mesmo tempo, a não ser claro, que ele seja um médium consevador lá no Nosso Lar ou lá na Suiça.. talvez.. mas qualquer pessoa de direita no Brasil seguramente é ou um canalha ou um estúpido, e nenhuma dessas condições é compatível, no meu ponto de vista, com alguém que tem contato com seres evoluídos.. no caso em tela, nós vemos uma liderança espírita que é, na verdade, uma criança em termos de conhecimentos políticos, históricos e também psicológicos.. ao dizer as bobagens que disse, o cidadão passa atestado de estupidez, revela que seu contato espírita é farsa, porque se verdade fosse ele jamais diria o que disse..

          • Desculpe..

            .. oi Adma, derrapei e na primeira leitura não interpretei corretamente seu comentário, com o qual, na verdade concordo.. sim, tem muito a ver com a necessidade de praticar assistencialismo, como vc apontou..

            .. e com relação ao que tinha escrito antes, embora não relacionado diretamente ao seu comentário, meu ponto de vista é qualquer pessoa, direita ou esquerda, pode ser espírita.. é desejo pessoal, íntimo de cada um..

            .. o que eu acho improvável é o cara ser médium e de direita ao mesmo tempo, a não ser claro, que ele seja um médium consevador lá no Nosso Lar ou lá na Suiça, que são locais onde não existe pobreza, miséria, sofrimento nas ruas, injustiça social.. talvez aí nesses lugares..

            .. mas qualquer pessoa de direita no Brasil, seguramente ou é um canalha ou um estúpido, e nenhuma dessas condições é compatível, no meu ponto de vista, com alguém que tem contato com seres evoluídos..

            .. no caso em tela, nós vemos uma liderança espírita com conhecimentos primários em vários aspectos fundamentais do conhecimento humano, como as áreas política, história, sociologia, psicologia e por aí vai.. 

            Ao dizer tantas bobagens, o cidadão passa atestado de profunda ignorância, revela que seu contato espírita é farsa, porque se verdade fosse, o conhecimento dele seria superior..

  9. Duvido muito, com esse tom no
    Duvido muito, com esse tom no discurso, que qualquer um dos que assinam este manifesto tenha lido e assimilado qualquer lição de Kardec e principalmente de Jesus.

    1
    1
    • Nassif, a pagina original

      Nassif, a pagina original tambem esta INFESTADA de trolls de direita dos quasi ninguem jamais ouviu falar.

      Escutem aqui, filhos da puta, construam um historico de comentarios sob seus proprios nomes reais PRIMEIRO.

      A gente nao ta aqui pra limpar suas bundas, ok?

    • Você tem agora a

      Você tem agora a oportunidade, de refutar, ponto a ponto a carta, como ela fez com o discurso do Dilvado, por que não o faz?

      Escrever platitudes , e frases de senso comum todos escrevem ou falam. Mas a questão como cobra a carta, é demonstrar conhecimento cientifico, filosofico e embasado. E é sim uma desonestidade a pessoa misturar suas convicções pessoais, com dogmas religiosos, com a única finalidade de gerar intolerancia, Julgar (aqui um ensinamento de cristo) aquilo que ignora por suas limitações intelectuais.

      Desisti do espiritismo, desde que começou a surgir inumeros  videos, de “mediuns” que psicografam  princesa Diana, Michael Jackson, Chorão.. .

      E segundo não reconheço qualquer doutrina, movimento, entidade, que queira se apresentar com superioridade, sobre qualquer parcela da população ou individuos. Ficam se auto ungindo, se proclamando “elevados espiritualmente”.

       

      1
      1
  10. Divaldo Franco e Chico Xavier

    Divaldo Franco e Chico Xavier sempre demonstraram ser figuras bastante conservadoras. Chico defendeu a ditadura militar, apoiou Fernando Collor e sonhava com um líder político cujo perfil se equipara, hoje, a Luciano Huck ou Aécio Neves. Luciano e Aécio já visitaram Chico em diferentes ocasiões e houve admiração mútua entre médium e famoso.

     

    Além disso, não há como definir esse “espiritismo” da linha Chico Xavier / Divaldo Franco – e de tantos pretensos médiuns que publicam obras fake creditadas aos mortos – como “progressista”. Chico Xavier sempre pregava para as pessoas sofrerem caladas, algo que nada tem de progressista. Algo que está mais de acordo com o governo Michel Temer do que com as forças progressistas que hoje foram postas à margem do poder no Brasil.

  11. Espíritas progressistas respondem…
    Excelente matéria! Eu ouvi essa fala do querido Divaldo e chorei de decepção! Fiquei indignada com a postura deste respeitável orador espírita. A resposta dos espíritas progressistas traduz exatamente o que senti. Agradeço imensamente ao Luis Nassif pelo espaço dado para essa resposta tão digna e inteligente.

    2
    1
  12. UM BELO EXEMPLO DE LIBERDADE RELIGIOSA

    Eu nasci e fui criado na Igreja Católica. Impossível pra mim romper com vínculo afetivo tão profundo embora eu tenha me afastado da Igreja a mais de 20 anos. Não sinto falta de ser manipulado por gente autoritária e pouco confiável. Tenho certeza de que meu cristianismo não seja em vão só por não ser capacho de um clero caiado e sepulcral.

    Respeito muito a doutrina espírita. Admiro o fato de que uma de suas bases seja a recusa ao sectarismo, ao centralismo e ao personalismo. Como brasileiro, acho que o cristianismo – e por que não o próprio catolicismo – deveriam ser mais permeáveis às propostas teológicas e filosóficas da doutrina espírita. É ela que permite tal posicionamento da parte de setores que discordam de personalidades mais notórias, sem com isto abrir mão de sua convicção religiosa. Espiritismo é lugar de estudo. Nos dias de hoje, isto faz falta a todas as religiões de matriz judaico-cristã. Algo sintomático e plenamente de acordo com o contexto sombrio de nossa época. O Espiritismo é, portanto, uma luz na escuridão gerada pela decrepitude das instituições religiosas.

    Não é preciso, no entanto, concordar com tudo que se afirma no seio da doutrina Espírita. Posso considerar seriamente a reencarnação e a relação constante entre este plano e o plano espiritual, sem com isto vislumbrar uma cosmogonia definitiva que dê margem a medos, mentiras e manipulações. A percepção do mundo espiritual, ao menos para mim, não é uma questão de fé. No meu caso, é uma certeza, ao menos, o fato de que o mundo espiritual existe e nunca deixou de dialogar e influenciar nosso plano material.

    Este ponto de partida, o qual devemos e muito à doutrina espírita por sua confirmação, me parece um convite para o entendimento de experiências as quais nem sempre o cartesianismo dá conta de explicar. E, por incrível que pareça, a Ciência parece estar mais aberta ao diálogo sobre este assunto do que outras religiões galgadas em cosmogonias dogmáticas embasadas muito mais na tradição do que no aprofundamento dos estudos teológicos. A Psicanálise dialoga constantemente, a Parapsicologia, a Física Quântica….

    Tudo que posso desejar é que a Doutrina Espírita continue trilhando seu caminho de libardade de pensamento e debate aberto e franco. E esperar que seu exemplo, tão bem demonstrado no manifesto acima, possa inspirar outras doutrinas à esta busca constante.

    1
    1
  13. Também assino embaixo!

    Paula de Tarso Melo Rodrigues, MG.

     

    Temos que lembrar que essas pessoas não são líderes do Espiritismo, pois no Espiritismo não há líderes. São divulgadores, humanos normais que cometem erros, que trazem suas ideias, hábitos e preconceitos de várias encarnações. Não somos diferentes. Devemos tomar cuidado para não endeusarmos os que divulgam a doutrina. São aprendizes como todos. Somos todos iguais! Estamos todos no mesmo planeta e no mesmo barco! O único perfeito que veio à Terra foi Jesus! E devemos SEMPRE ter um cuidado extremo para, ao falarmos nossa opinião, não dizermos que a mesma é o ponto de vista do Espiritismo. E tomar cuidado, também, para não acharmos que a opinião dos divulgadores da Doutrina é a opinião da Doutrina. Não devemos tomar o que os divulgadores (e mesmo os espíritos que escrevem que estão no mesmo barco) falam como verdade absoluta. O Espiritismo nos ensina a pensar. Se aceitarmos tudo o que dizem, onde estará a fé raciocinada?

    3
    1
    • “O Espiritismo nos ensina a

      “O Espiritismo nos ensina a pensar”:

      E pensar, como voce ja deve desconfiar, eh a derradeira TECNOLOGIA…

  14. Divaldo
    Gostei de ter lido esse texto pois sigo o kardecismo apesar de não ficar preso somente a este caminho.
    O cara colocou seu ponto de vista conservador, fundamentalista e que não representa a filosofia espirita.

  15. Assino embaixo!!!
    Concordo plenamente com a matéria!!!
    Com esvaziamento de criticidade, só se alimenta discursos de intolerância!!!

    1
    1
  16. Lavação de roupa
    Horrível e antifraterno essa lavação de roupa em público. Pra mim que estou tentando entender e estudar o espiritismo a pouco. Vejo que são todas iguais, católica, protestantes e espíritas.
    Briga de egos.

    • Cuidado! Vc está estudando o
      Cuidado! Vc está estudando o Espiritismo. A doutrina é muito maior e mais ampla do que qualquer pensamento sobre ela. Nós espíritas somos criaturas humanas em evolução e eivado de vícios e erros como quaisquer seres humanos. Uma coisa é não gostar do comportamento deste ou daquele espírita (absolutamente normal). O que não é justo é resumir por estes comportamentos toda o Espiritismo.

    • Pois é irmão. Mas não

      Pois é irmão. Mas não continue desistindo de estudar o Espiritismo. Uma coisa é a doutrina. Outra, são os espíritas. Abraço.

  17. Divaldo Franco
    Um dia em estudo espírito um amigo me falou, quando desepecionares com algum espírita não decepcione com o espiritismo. Jamais pensei que decepcionaria-me com Divaldo PEREIRA Franco.

    2
    2
  18. Divaldo

    Assino junto a todos este artigo,

    Inadimissivel uma pessoa que tem uma influência descomunal no meio espírta falar tanta bobagem, sem nenhuma prerrogativa de verdade – simplesmente emitiu uma opinião pessoal, que deveria ter sido feita na sua casa.

     

     

    2
    1
  19. Politicagem dos dois lados
    Essa carta é mais do mesmo pura politicagem,o que Divaldo falou incomodou alguem aí está a prova . Vejo muito de ideologia política nessa carta e muito pouco de doutrina espírita menos ainda dos ensinamentos de Jesus. Os comentários agressivos então falam por si sós. Lamentável

    1
    1
    • E a senhora? Sabe algo de Jesus?

      “Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro”.
      Mateus 6:24

      E vocês rapidamente rotulam como “comunistas” qualquer um que peça um pouco mais de justiça social. 

    • A carta está corretissma. Foi

      A carta está corretissma. Foi um grande erro o Divaldo se aproveitar da credibilidade que ele tem no meio espirita, para divagar sobre assuntos que ele desconhece, apenas discursando com suas convicções pessoais, e pelo visto correntes de whatssap.

      A moral é uma questão filosófica, de exercicio de reflexão permanente, ela não deve ser usurpada, de forma vergonhosa, para servir de álibi para preconceituosos e intolerantes.

      A carta só cobrou o obvio que ele estude e se informe, antes de tecer comentários de assuntos fora dos conceitos espiritas.

      2
      1
    • Concordamos com Divalvo
      Concordamos com Divalvo Franco.Não existe espirita progressista, somos apenas espíritos .

      2
      1
  20. Resposta a Divaldo
    Achei ótimo o manifesto, o espiritismo nao tem líder e está sempre em evolução. Um orador desse porte tem que ter cuidado com as palavras, todos estamos sujeitos a erros, mas o Divaldo precisa avaliar o seu pensamento e preconceitos.

    2
    2
  21. que tristeza…

    deveras preocupante o estrago que a popularidade tem feito nesta pequena elite de “iluminados”

    de que adianta tanta luz, se o espiritismo para uso próprio tem a função de um interruptor?

    • as concepções do plano mental não se dividem…

      sigam unidos…………………………………..e que ninguém queira distinguir-se do conjunto quando tudo parecer intrincado ou do plano particular ou material

      ……………….bem…nem sei o que isso significa, mas foi o que senti que devia escrever

      mas, como sempre duvidei, imediatamente lasquei um por quê……………………………………………………

      quando então senti que devia acrescentar que o cimento mais poderoso do plano mental

      é o sentimento de inclusividade espiritual…………………………………………duas ou mais formas de presença do eu……………………………………………..do meu eu não; o eu de quem me fez sentir que devia escrever

      sacaram? o meu plano particular é uma caverna…………………………

      que loucura, pensei depois

  22. Sinceramente não esperava uma

    Sinceramente não esperava uma análise tão rasa desse expoente do espiritismo com tanto trabalho e devoção na seara espírita. A palavra do Divaldo tem um peso muito grande. 

    O endeusamento do “venerando” juiz de Curitiba demonstra o quanto está desinformado. E o anacronismo sobre Marx, comunistas, etc… Também colocou o outro participante Haroldo em uma saia justa, citando coisas que simplesmente não foram ditas por ele (sugiro assistir o vídeo do juiz também). 

    Mas como estamos em pleno processo de transição, cada um de nós colherá o que plantou no passado e que planta agora. 

    Quem se informa um pouquinho verifica as inúmeras incongruências dessa situação transitória político-jurídica toda (obrigado Nassif por nos trazer o outro lado e os bastidores, me lembra bastante o caso Dreyfus). Isto deve ser necessário para nos testar e vencermos os nossos limites. Preparemo-nos pois para amanhã recebermos como irmãos esses personagens todos. 

    Divaldo, te respeito por tudo, pela tua obra, pelos teus 90 anos, mas que pena… 

  23. Lista estranha
    O Rio de Janeiro é o estado com a maior quantidade de pessoas que se declara espírita. Estranho que nesta lista, apenas um fluminense ou carioca se apresente. Padrões definem.

    • Na verdade, Sergio Aleixo é

      Na verdade, Sergio Aleixo é um dos poucos estudiosos a sério do Espiritismo levado a sério como Kardec fazia. Por isso não se espante. Mas isso não é um mal só do RJ, mas do Brasil inteiro, desconhecer Kardec como deveria.

  24. Alias, he que estamos sendo

    Alias, he que estamos sendo tao doces:

    Divaldo filho da puta vocevse lembra tanto quanto eu da minha minha gargalhada de 1997, nao se lembra?  Ou quer que eu especifique fenomeno telepathic em publico?

    O fato que se sucedeu foi que em menos de unzinho ano meu centro foi tomado porbRosacrises.  E eu abandonei is centros… voce os tinha avisado, aparentemente.

    Qual era o assunto da minha gargalhada a voce mesmo?

    Mais inportantemente, eu sou foda ou nao sou?

  25. Divaldo está corretissimooooo
    Este grupinho do abaixo assinado eh irrelevante no movimento Espirita. Politiqueiros de plantão!!!!
    Parabéns Divado Franco!!!!

    1
    1
  26. Divaldo Franco
    Estou chocada.
    E me assusta pois esse senhor já foi considerado o sucessor de Chico Xavier.

    Lamentável.

    1
    1
    • Senhora,porque ao invés de
      Senhora,porque ao invés de estarem a denegrir a imagem de um verdadeiro trabalhador do bem,não procurem vós fazerem o que ele fez e faz,penso que estás palavras de Jesus,cabe perfeitamente aos fariseus da atualidade.

      Ò Raça de víboras! como podeis vós falar coisas boas, sendo maus? pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca.

      1
      1
      • Réplica de uma “víbora”
        Ninguém está imune a críticas, senhor. Nem os médiuns famosos.
        Divaldo Franco, a despeito de suas qualidades humanas, deveria refletir e ser mais cuidadoso antes de falar sobre o que desconhece.
        O senhor não está acostumado ao debate, ao contraditório e à livre expressão de ideias, pelo visto.

    • Desculpe, Fernanda, mas Divaldo agiu de acordo com as ideias conservadoras de Chico Xavier. O que Divaldo fez nada mais foi do que seguir as ideias conservadoras do mineiro, atualizando-as ao contexto atual.

      A verdade é que Chico Xavier defendia a Teologia do Sofrimento (que era o que havia de mais conservador no Catolicismo medieval), apoiou a ditadura militar, achava o AI-5 “necessário” para combater “o radicalismo das esquerdas”, falou mal dos operários, camponeses e sem-teto e compareceu à Escola Superior de Guerra (“laboratório” do golpe e da ditadura militar) para receber homenagens, ficando ao lado dos opressores e deixando os oprimidos à própria sorte.

      Chico Xavier foi um dos maiores nomes do pensamento conservador brasileiro, e isso tem que ser reconhecido. Neste sentido, ele foi o “Olavo de Carvalho” da ditadura militar, um pretenso guru de ideias profundamente conservadoras. Leiam Chico Xavier e não se contentem com a imagem de “fada-madrinha” que os seguidores promovem a seu respeito.

  27. Palavras
    Se a vida não acaba com o fim do corpo, doem essa carne aos ‘irmãozinhos’ agora é não no ‘além’ fácil.
    Hipócritas todos.

  28. Diálogo e fraternidade
    Boa noite a todos. Porque os senhores não procuraram, tanto o Divaldo, quanto o Haroldo Dutra, a fim de se estabelecer um diálogo e aplicar a fraternidade, na prática? Por que tentar estabelecer a dissensão, por meio das mídias sociais, se isto não levar a lugar algum? Espíritas, amai-vos, eis o primeiro mandamento. Espíritas, instrui-vos, eis o segundo mandamento. Mas sem vaidades e extremismo. Muita paz a todos nós e que Deus nos ampare hoje e sempre.

  29. recentemente senti que devia escrever……………………..

    que devia escrever algo sobre as profundezas sombrias………………………………………………………………….mas como vem e passa, não lembro onde exatamete e quando………………………………..o interruptor vem de lá…………………vi como um presente que me foi dado por pena talvez………………………….percorrer estas coisas às cegas tem me causado muita dor

    e nem me foi dado por inteiro ou completo ou localizado em fixo…………………………….universo, caverna, subida, descida, luz, sombras, esbarrões doridos,gritos de desespero, formas estranhas, mas que se amedrontam quando chego, enfim, cabendo tudo em minha cuca, mesmo assim eles ou sei lá quem ainda me presenteia com um interruptor que sobre e desce sem parar……………………………………………………..

    enquanto eu não souber parar o puto mentalmente, vou me manter afastado dessas coisas, porque teorias já usei todas sem que nenhuma funcionasse a contento, quanto então gritei que porra é essa? que enganação é essa? ou depende de técnicas? se for das do plano particular de alguém, estou fora, desisto em definitivo

    e se dependem e não são, como posso aprender, onde estão afinal?

    e alguém, sei lá quem, respondeu com voz de anjo homem, mas mãe: estão no interruptor, peregrino!

  30. Espiritismo, Catolicismo,

    Espiritismo, Catolicismo, Islamismo, Budismo e demais ismos.

    Em comum ?

     

    1. Convicção e crença firme e incondicional, alheia a argumentos da razão

    2. Rel. Conjunto de dogmas e doutrinas que constituem um culto (fé cristã, fé judaica)

    3. Confiança, convicção, crédito: Perdi a fé em você.

    4. Rel. A primeira das três virtudes teologais (fé, esperança e caridade)

    5. Afirmação, comprovação, asseveração de algum fato

    6. Compromisso de fidelidade à palavra dada

    [F.: Do lat. fides. Hom./Par.: fê (sm.).]

     

     

     

     

     

     

    Que nem bunda. Cada tem a sua.

  31. Resposta do Divaldo

    Qualquer um que ouvir na integra a resposta dele vai perceber que ele está coberto de razão. Concordo com tudo o que ele disse. Esses esquerdistas estão tentando levar a sociedade a um estado amoral e miserável, aonde tudo é permitido e ninguém é responsável por nada. Aonde apenas os “mais iguais” tem regalias e o resto do povo vive a mingua. Vide Venezuela e Coréia do Norte.

    2
    1
    • Acredito que você não
      Acredito que você não compreendeu. Primeiro não existe nenhuma cartilha depravada distribuída para crianças, isso foi um boato político, criado por parlamentares evangélicos. Que usaram material do ministério da saúde, farsescamente atribuindo lhe como material do ministério da educação.
      Olha só por Divaldo e seu defensor ainda continuarem dando ênfase em algo que surgiu de uma mentira. Já é desnecessário elencar outras bizarrices que ele disse, repetindo comentários e opiniões burras de redes sociais. Isso é preocupante o que está levando muita gente questionar se realmente ele mantém contato com seres elevados do mundo espiritual.

  32. Entrevista Divaldo
    Lamentável. Sempre respeitei a capacidade intelectual do Divaldo, como referência espírita do Brasil. Porém não o dou o direito, na condição de espírita, de falar sobre questões tão complexas, que não sejam discutidas no movimento espírita,como se verdades fossem.
    Não há questão fechada a cerca dos assuntos por ele abordados, portanto não pode o mesmo, alimentar de certezas questões filosóficas e ideológicas altamente complexas. Não defendo a postura “acusativa” de quem quer que seja, sobretudo quando é passível de questionamentos.
    Saibamos entender as verdades de cada um, assim orienta a doutrina, principalmente quando há divergências de entendimentos.
    Não nos cabe conceituar de forma preconceituosa nenhum movimento social, sejam eles questionáveis psicologicamente/ideologicamente ou não, saibamos , antes de tudo, respeitar. Respeito é o que nos cabe.
    Não sejamos tolos, tampouco vaidosos. Sejamos caridosos com o próximo, esta é a orientação. O cuidado com as nossas declarações nos caem bem.

    2
    1
  33. Espiritas progressistas?

    Lendo os comentários percebo que o brasileiro insiste em tapar os olhos para a intolerância que se instalou no país. Não se pode rotular ninguém por expressar sua opinião sobre qualquer tema. Isso sim é preconceito. como pode pessoas que se propõe defender as diferenças não suportar um pensamento diferente. É preconceito porque atacam pessoas que em suas vidas contribuíram muito pela paz, simplesmente porque, em um fórum apropriado, respondem perguntas de acordo com suas convicções e crenças. Pelo fato de suas ideias irem de encontro a algumas não os tornam melhores ou piores. O fórum é apropriado. É necessário abandonar nossas verdades para entender a do outro. Como se intitular progressista utilizando velhas práticas?

    1
    1
    • “O fórum é apropriado”:
      Nao,

      “O fórum é apropriado”:

      Nao, nao eh.  Conviccoes e crencas sao material DE ENTREVISTA.  Nao de pos-palestra em centro espirita.

    • O problema é que Divaldo
      O problema é que Divaldo Franco é liderança, não é o Zé da esquina. Quando uma liderança usa seu papel proeminente e sua projeção para difundir preconceitos, torna-se passível de críticas públicas sim.

      1
      1
    • Temos que compreender que
      Temos que compreender que assuntos sensíveis a sociedade e que geram ignorância e preconceitos não se embasa com opiniões. opinião é sua cor preferida. Quando uma liderança se propõe dissertar sobre qualquer assunto que não está na sua esfera de atuação. É obrigatório ela demonstrar estudo, preparo conhecimento histórico científico…e consulta diversas fontes variadas. Lamentável foi que Divaldo tentou fundamentar um discurso moralista tendo como raiz uma mentira um boato politico. Como no caso de cartilhas depravadas para crianças!
      Segundo se fosse por opiniões dominantes em épocas , nunca haveria abolição da escravatura, voto feminino, mulheres trabalhando , o catolicismo, protestantismo…pessoas ainda estariam sendo queimadas em fogueiras.

  34. Auto-crítica e coerência moral cristã.
    Uma liderança espirita como Divaldo tem falado muitas bobagens.Recentemente ví um video dele denegrindo o programa bolsa família e chamando o programa de bolsa miséria que faz o pobre virar preguiçoso. De que deve-se dar a vara primeiro para pesca. O contrário wue disse Jesus. Ele só esqueceu de criticar os privilégios que o “sucessor” dele Juiz que não abriu mão dos penduricálhos e auxílio moradia, que acumula um salario imoral acima do teto constitucional de quase 80 mil reais (Segundo o portal transparencia). Porque os mesmos não fazem uma auto-crítica sobre a dignidade e igualdade social e os privilégios de castas no Brasil?

  35. Auto-crítica e coerência moral cristã.
    Uma liderança espirita como Divaldo tem falado muitas bobagens.Recentemente ví um video dele denegrindo o programa bolsa família e chamando o programa de bolsa miséria que faz o pobre virar preguiçoso. De que deve-se dar a vara primeiro para pesca. O contrário wue disse Jesus. Ele só esqueceu de criticar os privilégios que o “sucessor” dele Juiz que não abriu mão dos penduricálhos e auxílio moradia, que acumula um salario imoral acima do teto constitucional de quase 80 mil reais (Segundo o portal transparencia). Porque os mesmos não fazem uma auto-crítica sobre a dignidade e igualdade social e os privilégios de castas no Brasil?

  36. Divaldo Franco me representa
    Senhores(as)porque ao invés de estarem a denegrir a imagem de um verdadeiro trabalhador do bem,não procurem vós fazerem o que ele fez e faz,penso que estás palavras de Jesus,cabe perfeitamente aos fariseus da atualidade.

    Ò Raça de víboras! como podeis vós falar coisas boas, sendo maus? pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca.

  37. Sobre este post

    Caros amigos do blog,
    Amigos meus, que são espíritas, mas têm pensamento fascista e reacionário, também me enviaram o link deste post (mesmo sabendo que não suporto esse tipo de comentário). Inclusive está circulando nos grupos de estudo da Casa espírita onde trabalho. Ataques premeditados? Qui lo sà?
    Divaldo Pereira Franco em seus 90 anos é um homem vivido, com muita experiência, vivência na Doutrina Espírita.
    Mas é apenas um homem. Como tal, tem suas tendências, pensamentos, opiniões.
    E também como tal, sujeito a enganos, manipulações, e, principalmente, vítima da alienação promovida pela mídia corrente. Todos sabemos a quem ela serve, e que ela mesma tem seus interesses.
    Ninguém chega a ser (nem perto) um Chico Xavier de uma hora pra outra.
    É preciso muito discernimento, sabedoria, serenidade, equilíbrio, informação, conhecimento. Pensamento, razão crítica (sempre Kardec!).
    Por isso, é sempre bom ter um Emmanuel por perto.
    Ao assumir a defesa do juiz sergio moro (sem surpresa quanto aos aplausos de fundo), Divaldo demonstra desconhecimento de fatos básicos da realidade do nosso país, e do mundo em que vivemos.
    Ao falar sobre a ideologia de gênero, demonstra desconhecimento sobre o assunto, atribuindo-o aos comunistas (afinal, até bem pouco eles comiam crianchinhas, não é mesmo?). Mas, em tese, ele tem razão.
    Temas como ideologia de gênero, pornografia livre, feminismo e teses correlatas ja vêm dos anos 1920 e 30 do século passado, através da chamada Escola de Frankfurt, com Theodor Adorno, Max Horkheimer, Jürgen Habermas e outros sociólogos. Eis aí a nascente da tese do “politicamente correto”.
    Se você criticar o comportamento de seu filho(a) e/ou corrigí-lo, ai de você! Você é politicamente incorreto e precisa de reeducação!
    Cuidado, 1984 está sempre presente na figura do Grande Irmão, aquele a quem você não pode jamais criticar.
    O objetivo desse poder oculto é justamente o esgarçamento do tecido social a partir da desestruturação familiar e seus valores. Dominar então fica mais fácil.
    Quanto à defesa do citado juiz, não é segredo pra ninguém que ele, os procuradores do mpf et caterva são produto criado pelo Departamento de Justiça dos EUA através de sua doutrina, a Lawfare. É claro, dominar então fica mais fácil.
    Todos nos lembramos do Consenso de Washington, o kernel do neoliberalismo criado no final dos anos 80 pelo FMI, o Banco Mundial e o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos.
    E assim é.
    Depois de treze anos de avanço social em nosso país, através de um projeto de governo concreto e positivo, onde cerca de 40 milhões de brasileiros saíram da condição de miseráveis (tem a ver com a Doutrina Espírita?), onde nosso país se tornou protagonista no cenário geopolítico mundial, quando foi ator fundamental na criação dos BRICS (lembremos que o B é de Brasil!), quando passamos de devedores a credores do FMI, quando ajustamos as contas públicas, quando nos tornamos autosuficientes em petróleo a partir do beneficiamento do óleo do pré-sal – nosso país é tomado de assalto por uma quadrilha de criminosos e narcotraficantes.
    O papel do citado juiz para a destruição de tudo o que foi conseguido até então não foi pequeno. Apenas ele, é realmente muito pequeno.
    Por isso, amigos, companheiros e irmãos de lides doutrinárias, jamais concordarei com o Divaldo nesse ponto.
    Se ele não está gagá, está mui mal informado.
    Fraterno abraço.

  38. Comunicado
    Gostaria de salientar que do mesmo modo equivocado das declarações dadas,que o referido comunicado trata,foram dadas as explicações no mesmo tom equivocado. Qual é o nível de envolvimento das referidas pessoas na investigação sobre a lisura ou não de um magistrado? Cabe a ele, até o direito de processar as pessoas citadas abaixo. Abstenham se de fazer qualquer tipo de comentário de cunho político ligado a doutrina espírita, pois não se confundem, uma trata de nossa natureza de nossa alma e outra de desvio de caráter da humanidade. Não sei dizer se esse abaixo assinado não foi ainda pior que as declarações dadas. Não se deixem enganar e manipular. Decepcionada, lamentável os dois momentos! Mais consciência, repensem vossos atos.

  39. Comunicado
    Gostaria de salientar que do mesmo modo equivocado das declarações dadas,que o referido comunicado trata,foram dadas as explicações no mesmo tom equivocado. Qual é o nível de envolvimento das referidas pessoas sobre a lisura ou não de um magistrado. Abstenham se de fazer qualquer tipo de comentário de cunho político ligado a doutrina espírita, pois não se confundem, uma trata de nossa natureza de nossa alma e outra de desvio de caráter da humanidade. Não sei dizer se esse abaixo assinado não foi ainda pior que as declarações dadas. Não se deixem enganar e manipular.

    • Com todo respeito senhora,
      Com todo respeito senhora, vou comentar fora dos moldes fraternos, e vou acrescentar com prazer essa negatividade no meu padrão vibratório. Moro é um bandido traidor , lesa pátria!
      E falo isso com a lisura de quem está acompanhando a de perto 4 anos de uma farsa chamada lava jato, que destruiu metade da cadeia produtiva do país, gerou um déficit no PIB de 200 bilhões. Destruiu empresas nacionais, grampeou de forma criminosa advogados, vazou conversas telefônicas da presidente provocando Escândalo! pessoas foram agredidas por causa deste projeto de fascista. Aqui mesmo neste espaço temos diversos estudos e denúncias das condutas criminosa deste juiz. Se a senhora não tiver preconceitos nem medo que sua fé seja abalada. Basta pesquisar no campo de busca: moro, tacla Duran, moro, Teori., sentença esdrúxula…..e por aí vai.

  40.  
    O viés direitista dos

     

    O viés direitista dos espíritas está no fato de sua origem na tradicional classe média urbana, quase sempre, “despertados” por uma tragédia familiar. 

  41. Como espírita, concordo
    Como espírita, concordo plenamente com essas colocações. O Espiritismo preza pela compaixão e pela fraternidade.

  42. “A religião é o ópio do povo”

    “A religião é o ópio do povo” é uma frase presente na Introdução à Critica da Filosofia do Direito de Hegel, de Marx, publicada em 1844 nos Deutsch-Französischen JahrbücherFonte: Wikipedia)

    Pois é… E como tem viciado. E todos buscando o reino do céu. Não necessariamente agora. O céu pode esperar. Me lembra de uma viagem de avião que fiz num trajeto entre São Paulo e Fortaleza: Avião lotado, viagem tranquila até se aproximar de Recife-Pe. Eu, sentado ao lado de um padre, conversavamos sobre religião. Foi aí que, sem ninguém esperar, o avião entrou em uma violenta turbulência. Então em me virei para o padre e disse: Padre, o avião vai cair, vamos todos morrer e iremos paa o reino do céu. O padre arrregalou os olhos e, transtornado, respondeu: – Meu filho, não diga uma DESGRAÇA dessa.

  43. Nós sabemos.
    É
    QUE MERDA.
    QUEM PLANTA COLHE
    NÓS SABEMOS QUEM NOS COLOCOU NESTE BARCO.
    NÃO SABEMOS?

    Xadrez da grande manipulação da Lava Jato, por Luis Nassif
    > https://gustavohorta.wordpress.com/2018/02/07/xadrez-da-grande-manipulacao-da-lava-jato-por-luis-nassif/

    …Peça 1 – O livro de Tacla Duran

    No dia 19/09/2017, no artigo “Xadrez sobre a falsificação dos documentos na Lava Jato”, o Jornal GGN trazia à tona as primeiras revelações do livro do advogado Rodrigo Tacla Duran sobre a Lava Jato. Era uma prova do livro colocada por algumas horas em um site.

    Prestador de serviços da Odebrecht, profundo conhecedor dos sistemas utilizados pela empresa– o Drousys e o MyWebDay – o livro trazia duas denúncias de impacto.

    A primeira, é que parte relevante dos extratos do Meinl Bank foi falsificado….

  44. Equilíbrio , serenidade , humildade .

       Não vejo nas colocações do Divaldo Franco ,nenhuma de apoio a atual situação politica . Chico Xavier , em seus pronunciamentos ,chamava os americanos de ¨irmãos do norte¨, e elogiava os EUA . Entendia ele , que todos desempenhamos papéis relevantes na trajetória da humanidade , e dizia que o comunismo cerceava e bloqueava a liberdade de autonomia , ou seja, o livre arbítrio . Distorções também existentes no ¨capitalismo selvagem¨, violento ,que tambem cercea a liberdade de cada um de nós . Abaixo assinados ,disputas internas pela ¨verdade absoluta¨ ,e vóz única ,não me soa bem . Equilibrio , serenidade , humildade.

    • As declarações de Divaldo
      As declarações de Divaldo Franco foram lamentáveis. São passíveis de crítica sim. Assim como ele exerceu sua liberdade de expressão, seus críticos também o fizeram.

  45. kardecismo e gênero qto ao vídeo de divaldo pereira

    “o escândalo é necessário,mas ai daquele que o fizer”

    Inicialmente meus pais foram fihos de Maria,converteram-se ao kaardecismo nos anos 70,qdo jandir motta (enfermeiro da polícia rj e ator globo), fundou seareiros de jesus em duque de caxias

    O kardecismo está longe de ser primazia

    Questões que sempre evoco como onde está a prova da existência de deus e de espírito, são brandas qto ao q impulsionam na mera evolução da sociadade como a conhecemos, tais como o espírito reencarnado em mulher evolui mais a emoção – sustentação de crimes qto ao gênero existente, há muitas questões q observo

    Fui dirigente de din depto de infãncia dentre ser desde menina envolvida nos estudos

    Tornei-me ateia! Após afastar-me do kardecismo, fui conhecer diversas religiões.Motivo pelo ql cheguei a esta avaliação. Criei meus filhos sob a óptica religiosa e concenciosa de deus e moral religiosa

    Apartada, dos serviços sociais, entendo q a política é o melhor exercício ante impiedade divina e todos os jugos q descrições reencarnacionistas prosperam ante as dificuldades do sistema atende massacrando certos indivíduos ao manter o separatismo em outro aspecto

    A ideia de karma onde queiram sustentar justificativas de ‘castas’

    O sistema financeiro atende hj com a óopyica de que ao comparecer sua posição na pirâmide,esteja em determinada faixa; a esta atribuição surge o ponteiro > vc foi rim ou é missionário, vc é responsável pelo que passa devido ao passado – sem haver prova de existências anteriores, como condenar o indivíduo que conhecemos hj, possa estar resgatando ou sofrendo penúrias aos olhos abaixo de nariz zzzzes?????

    O protestantismo capitalista está em sua expansão, porém a classe intelectual menos oprimida ao deus da opressão criativa, mantém importância com ídolos e seus espectros na fama dininos estrelas montam e remontam esstórias

    A questão de g~enero no kardecismo antev~em q haveria este período, portanto, engana-se divaldo no discurso,porém ressalto, >os hormõnios estão exarcebando, virou demia

    Existem índices, especialistas discutem, alertam 

    Cursei Ed Física, anatomia e fisiologia são matérias!

    Falo do corpo como o próprio!

    https://www.youtube.com/watch?v=Y1to6JxPiKM  

    Dr Lair Ribeiro condena a Soja

    Assista tb a verdade sobre o uso crônica da soja – Lair Ribeiro

    Tb com democracy now https://www.democracynow.org/2014/2/21/silencing_the_scientist_tyrone_hayes_on 

    Amy Goodman entrevista  Tyrone Hayes cientista que alerta sobre herbicidas causando alterações hormonais, mudança comportamental, orientação sexual por ondas – não há árbitrio!

    assim controlam redução populacional de pares naturais, os kardecistas falam que o espírito estaria mais livre neste período, como do limbo teriam reencarnação das últimas tentativas de resgates, portanto o sexo (abusos e exarcebação seria acrescida – encobrem políticas adotadas, o que provocam -,e a viol~encia

    Religião serve aos propósitos de governantes  e as manobras, nunca serve a verdade

    Aqui Dr Barrier Trower alerta sobre ondas livres https://twitter.com/CliaROSilva/status/965165299619254272

    Magnus Olsson tem propriedade no assunto por ser vítima, porém HIBRA ñ é operacionalizada ao bem e pelo q vemos a agressividade social aumenta cada vez mais, pergunto de ql forma tem sido aplicado https://www.facebook.com/Magnus1010/posts/1806029952761012

    *******************************

    A previsão de um homem e um anjo como o próprio lula citou em um dos seus últimos discursos como presidente é o que ele tenta associar ao Moro.

    O kardecismo ñ é muito adepto a intervir em política, mas serve de igual maneira, veja com Chico Xavier ao dizer sobre o homem do cavalo branco, ou no svídeos  : haverá um grande líder no Brasil 2-3 e 3-3 

    religião serve às guerras e sacrifícios ou ao poder central na captação/exploração

    e usaram a referência de ‘pinga fogo’ com divaldo

    Tentam manter viva a ideia de emmanuel 

    eu vi em meu quarto quando criança em forma humana, uma luz e isso foi após meus pais entrarem no kardecismo, logo eles seriam convencidos por indução dos estudos. com total certeza e memória viva, sei, era holografia direcionada/localização

    *********************************

    Animismo em tudo!

    Indução por isso tem estudo duradouro paramanter a ideia de q é desta forma (o q é ensinado) q ocorre, indução, acomodação do pensar, ñ h´passividade, há animismo sempre

    Existem muito mais ciência avançada/desenvolvida q ñ chegam ao nosso conhecimento, e se obsoletas e eles detêm o muito além

    ^n citarei aqui aprofundados estudos de  3ºolho (glãndula pinel) e projeção de imagens ao cérebro, animismo neuroprogramado transfer~encia de experiências pessoais 

    • PINGAFOGO COM DIVALDO???
      Nao

      PINGAFOGO COM DIVALDO???

      Nao tenho ideia do que voce pensou que tava falando no seu comentario!

  46. Subscrevo
    Fácil de entender.

    Espíritas são espíritos em evolução, como todos somos.

    Há preocupações doutrinárias dos Espíritas de renome citados. Ambos fortemente compromissados com causas e casas.

    Espíritas no Brasil são um grupo reduzido, escolarizado e conservador. Há uma vinculação forte com as classes médias: comerciantes, militares, funcionários públicos. Muito conhecimento. Fácil deduzir.

    A doutrina baseia-se nos Evangelhos e a rigidez é um traço característico. Há fundamentalismo e moralismo exacerbado em várias comunidades.

    O Rio de Janeiro é a casa da FEB. A manifestação exígua se dá por resguardo, não por discordância. A FEB atua sobre Casas e Centros e pode causar estragos significativos.

    Uma piada antiga lembra que há quem prefira encarnar sem as pernas a encarnar para viver pela Doutrina. Espiritismo é dureza. Mais fácil ser salvo por terceiros a ter que burilar-se a si mesmo.

    • “O Rio de Janeiro é a casa da

      “O Rio de Janeiro é a casa da FEB”:

      Dos rosacrises, voce quer dizer, ja que os macons tem casa em Sao Paulo, nao eh mesmo?

      • Aqui eu quis salientar o

        Aqui eu quis salientar o porque de haver somente um espírita do RJ assinando o manifesto (acho que houve até um questionamento sobre a autenticidade do documento por causa disso). 

        Como bem disse o Marcos no artigo de hoje, religião é para seguir. Religiosidade, para buscar. 

        Busquemos, ao invés de seguir. 

        Só a busca, o conhecimento, a reflexão nos levam ao caminho real: o do Amor. O resto – como bem refuta o documento – é ilusão.

  47. Fé cega ,jamais .

       Assistindo o video ,nota-se um Divaldo vago , e sem profundidade politica . Não conhece a trajetória do Moro ,seus descaminhos ,o que prova que ; nunca devemos ter fé cega em médiuns ,pois afinal estão na Terra ,ou seja ,imperfeitos . 

    • Hei, nao tenho problemas com

      Hei, nao tenho problemas com fe cega.

       Alias, meu amolador de facas tem laminas de poh de diamante.

      E eu corto.

      CORTO MESMO.

  48. solto e/ou complemento divaldo

    Durante regime militar houveram edições da revista O Reformador em espanhol editada pela feb

    Circulavam a América Latina

    Os militares foram grandes incentivadores

    Seria o fato de terem armas em punho, o caso de prévio arrependimento em pedido de perdão?

    Por que teriam a preocupação de oprimirem a população economicamente, dedvido menos abastecidos transviessem a crentes, cujo deus é poder central e ofensivo requerindo sacrifícios? Nas favelas o q ñ faltam são dissindentes da católica

    Não foi pelos escravos indianos que os ingleses trouxeram para o continente, ou pelos asiáticos vindos de guerra para adentrar o espiritualismo oriental?

    Ou devido formarem a classe intelectualizada/acuturada mais espiritualizada e aí a herança religiosa de tríplice aspecto de cunho europeu?…

    Fato q deus é a mnobra da política efusiva nas mentes humanas

     

  49. O que fizeram pela divulgação e estudo da Doutrina Espírita?

    Os progressitas/ adoradores de Stalin, Lênin e Che Guevara, que assinaram o tal baixo assinado… E que negam as milhões de mortes planejadas e executadas pelos regimes socialistas no mundo …
    O que fizeram pela divulgação e estudo pela Doutrina?

    • Os espíííííííritas e os malafaias aplaudem

      A moçada não te endendeu, mano.

      Volta Jesus e conserta essa m*rd@ que fizeram, os judeus ainda estão no comando.

    • preconceito e ignorância

      O irmão sem nome que fez este comentário infeliz, infeliz criatura é.

      Nenhum dos subscritores da lúcida nota se diz, ou se disse de qualquer deles, serm “adoradores de Stalin, Lênin e Che Guevara”, nem, muito menos, de “as milhões de mortes planejadas e executadas pelos regimes socialistas no mundo”. Quem diz isso, de maneira inteiramente irresponsável é você. Essas afirmações, nada dizem sobre os subscritores da nota, entretanto dizem muito a seu respeito. Revelam um sentimento de ódio gratuito que tolda teu espírito. Vá estudar a doutrina irmão, nela você poderá encontrar paz para o ódio que domina tua alma.

      • Divaldo deu abertura ao

        Divaldo deu abertura ao Comando de Caca aos Comunistas Espiritas.  Essa eh a razao que esse cara nao tem nome.  Ele nem eh espirita:  eh troll.

        Mais uma vez:  DIVALDO FRANCO ABRIU A PORTA AO CCCE.

  50. Tristeza

    Muito triste ver um lider religioso disseminando tanto ódio,tanta ignorância.Eu como espírita  e acreditando ser esses líderes espíritas  orientados por espíritos elevados, só posso concluir que o  espírito que o “orienta” é um espírito de porco.

    Lamentável.

    • Andam dizendo por aí

      Os espíritos sábios, de luz, elevados, não baixam mais nesses centros elitistas, e sim nos terreiros, travestidos de preto-velho, tranca-ruas e caboclos, assim feitos gente como a gente.

      • Serjao, como novidade

        Serjao, como novidade galactica informo a todos mais uma vez que eu me tornei espirita e kardekiano no Vale do Amanhecer.

        So pra constar.

  51. O Espiritismo progressista me representa!
    Graças a Deus pela nota em defesa do contraditório aos infelizes e conservadores comentários do nosso querido Divaldo.
    Mas precisamos não perder de vista os ensinamentos do Cristo, que foram revividos pela doutrina espírita e seu codificador Alan Kardec, que nos orienta a amarmos e instruirmo-nos. Exatamente nesta ordem.
    Vamos agora voltar o foco para a melhoria individual, para fazer a diferença na coletividade universal.
    Não esquecendo nunca que não é possível ser Espírita sem ser Cristão; e não é possível ser Cristão sem amarmos uns aos outros.

    O exemplo a ser seguido ainda é o do Cristo!
    E não se pode amar a Deus sem amar a humanidade á qual Jesus veio ao mundo defender!
    Jesus foi o maior exemplo de “comunista” pois pregava a igualdade e não a supremacia da matéria (capital) sobre os interesses sociais e espirituais.

    Um forte, fraterno e revolucionário abraço.

    Maria Zenilda Ferreira Lima
    Recife/PE.

  52. Não existe espírita de direita..

    Prezados, não consegui expor satisfatoriamente meu ponto de vista em comentário anterior, volto aqui para deixar claro a minha visão, espero contribuir com o coletivo.

    A minha tese é a de que não existe médium espírita de direita.

    Vc pode ter espíritas (candomblé, kardecistas, umbandistas, entre outros) de direita, mas médiuns não.

    Eu considero inocentes todos da assistência.

    Alguns poucos dentro da gira, os iniciantes talvez..

    Mas médium “feito”, em qualquer linha da umbanda ou vertente do espiritismo, que se diz “de direita”, é muito provavelmente um picareta, ainda que existam um ou outro caso de pura ignorância.

    Assim como os pastores evangélicos.. na maioria, todos picaretas..

     

    Não existe Preto Velho de direita, prá ficar no exemplo mais escancarado dessa questão.

     

    Se nós vivêssemos em um planeta justo e igualitário, tipo Nosso Lar, eu até consideraria a possibilidade de existir um espírita de direita, alguém com uma posição mais conservadora, afinal, o equilíbrio, de fato, prescinde tanto do Yin quanto do Yang..

    Mas vamos ser diretos, papo reto, estamos falando de Brasil: o Umbral é aqui, galera..

    .. o pensamento de direita no Brasil é escravagista, não preciso dizer mais nada..

    .. em 100% dos casos estão presentes valores de misoginia, a homofobia e o racismo.

     

    Esses espíritas de direita não estão vendo as favelas, a miséria, o sofrimento, as vidas perdidas sem nenhum sentido?

    Uma pessoa reencarnar em alguns ambientes aqui no Brasil equivale a vc pegar um cara normal e colocar dentro do sistema prisional brasileiro..

    .. a pessoa involui..

    “Ah, eles sofrem porque estão cumprindo karma”.. essa hipótese é ridícula por 2 aspectos básicos:

    miséria e sofrimento não são educadores.. ninguém evolui dentro das prisões brasileiras.. ninguém evolui passando fome, sofrendo.. os caras estão evoluindo lá na Islândia..

    e qual é o seu papel nesse processo? Se comprazer com o sofrimento alheio? Fechar os vidros do seu carro para não entrar o cheiro?

    Ou será que o seu papel deveria ser incluir o irmão que está na sarjeta?

    Abraçar as pessoas como elas são, ao invés de ficar tentando mudar sua natureza?

     

    O karma é seu, não dele.. vc é que deveria aproveitar a oportunidade para incluir o irmão, por isso que vc está aqui.

     

    Oras, essa questão é muito primária..

    Vejam aí a suposta vida de Jesus Cristo: o cara era de esquerda ou direita?

    Qual é o melhor exemplo para os espíritas, Jesus ou Pilatos?

    Até acredito que os 2 são essenciais, mas os passos de quem os espíritas deveriam seguir?

    Quem é o exemplo de vida?

     

    Outra questão, também primária, é que se vc é médium, então tem algum tipo de contato com espíritos evoluídos, certo?

    Ou vc incorpora, ou psicografa, vibra, joga búzios, enfim, tem uma linha de comunicação aí.

    Oras, não tem como vc não ter uma visão de tempo e espaço mais ampla do que o “resto” da humanidade..

    Afinal, vc tem um espírito evoluído aí do seu lado, um mensageiro da luz “à sua disposição”, certo?

     

    Ele vai te dizer as verdades da natureza, das relações humanas..

    Como é que pode um líder espírita vir a público chamar sérgio moro de “venerando juíz”?

    Nem vou entrar em detalhes..

    E diz que a “teoria de gênero” é uma invenção marxista e tem por objetivo formar uma pessoa “com ausência de qualquer princípio moral”..

    .. gezuis..

     

    Mas nem a pau que esse cidadão está assessorado por um espírito de luz, no máximo ele tem contato aí com uns quiumbas a lhes dizer asneiras..

    E é liderança..

     

    No final das contas, querem apostar que “a comunidade espírita” vai acabar soltando uma nota condenando essa matéria por levantar tão importantes questões, ao invés de lidar com o enorme elefante na sala?

    @page { margin: 2cm }
    p { margin-bottom: 0.25cm; line-height: 120% }

  53. Espiritismo incompatível com ideologias direitistas
    Se o pensamento espírita não for aliado a fraternidade, á caridade e apoio aos mais necessitados, então o mesmo não terá nenhuma importância, relevância e respeito. Se o espiritismo estiver, de alguma forma, uma “simpatia” pela direita malévola que permea o mundo com suas ideologias reacionárias, então este não deverar te-lo nenhum reconhecimento e respeito, seria apenas mais uma decepção. Se existir algum médium com tendências a pensamentos neoliberais e reacionários típicos de ideologia de direita, acredito que sua missão e evolução estarão ameaçadas.

    • Por sinal, Avelino:
      Com a

      Por sinal, Avelino:

      Com a mesma certeza com que eu ja chamei Lula de Ladrao Bom eu te afirmo com todas as letras que Divaldo Franco eh o Ladrao Ruim, esqueci os nomes Imediatamente mas ta na Biblia.  Ate pra morrer ele faz chilique.

      Divaldo, Divaldo, Divaldo…

      Morre com educacao.

      • (isso foi 15 anos atraz na

        (isso foi 15 anos atraz na lista Espiritismo-Brasil no yahoo, e como eu mencionei poucas semanas atraz aqui no blog, o arquivo da E-B foi apagado da historia como se nunca tivesse existido.  Existiu sim.  E eu disse no mesmo post que o mundo era de Lula.)

  54.  
    Já ouvi palestrantes

     

    Já ouvi palestrantes espíritas citarem a “veja” e o “fantástico” como fundamentos de suas conclusões. É muita alienação, para não dizer má-fé.

  55. Alma Lavada

    Obrigada irmãos por essa brilhante nota. Fiquei chocada com o posicionamento de Divaldo. A salada de termos que fez, a ignorância sobre gênero, a cegueira e o apoio à um juíz corrupto. Nós espíritas não coadunamos com a falta de ética e imoralidade. Pregamos o amor, a paz, a justiça social. Divaldo, numa só resposta desmoronou sua crença, sua fé. Isso não nos representa.!!!

  56. Só uma dica para o irmãos
    Só uma dica para o irmãos espíritas, que dizem concordar com Edivaldo sem nenhuma reflexão. Hitler, Mussolini, Salazar, Francisco Franco, ditaduras militares na América Latina chegaram ao poder e se mantiveram pregando ódio, mentiras e terrorismo contra marxistas e comunistas. Ser anti marxismo e comunismo eram seus alibis favoritos. Claro que não estou dizendo que Divaldo tenha alguma simpatia por tais figuras históricas.mas seu discurso raso, ignorante e intolerante, interessa bastante para quem tem.

  57. Só uma dica para o irmãos
    Só uma dica para o irmãos espíritas, que dizem concordar com Edivaldo sem nenhuma reflexão. Hitler, Mussolini, Salazar, Francisco Franco, ditaduras militares na América Latina chegaram ao poder e se mantiveram pregando ódio, mentiras e terrorismo contra marxistas e comunistas. Ser anti marxismo e comunismo eram seus alibis favoritos. Claro que não estou dizendo que Divaldo tenha alguma simpatia por tais figuras históricas.mas seu discurso raso, ignorante e intolerante, interessa bastante para quem tem.

  58. Aos amigos do GGN, gratidão
    Aos amigos do GGN, gratidão por suas palavras, pelo bom senso, pela erudicão lúcida e útil.
    Soube da manifestação de Divaldo hj, dom 18/02, e me sentia triste. Bom saber q não se trata de parecer generalizado.
    Apoio ao trabalho de vcs!
    Boa semana!

  59. Não existe esse termo
    Não existe esse termo “espíritas progressistas”
    Substituam o texto por petistas. Pronto.
    Parem de confundir e usar essa maravilhosa doutrina de cortina p exaltarem ideologia política particular.
    Que petulância essa pretensa intenção de censurar quem pensa diferente de vcs.

    • Petulancia eh um cara

      Petulancia eh um cara qualquer postar uma mirdinha de comentario como o seu sem poder assinar I proprio nome pra nao perder o emprego.

      Ce tem nome, idiota?

  60. entrevista Divaldo Franco

    Não entendo que tipo de progresso é defendido nesse caso, pois entendo que o direito de opnião faz parte do progresso !!!

    • Direito de opiniao nao eh

      Direito de opiniao nao eh direito aos proprios fatos-inventados, diga se de passagem.

      Divaldo mentiu sobre as cartilhas, mentiu sobre o uso delas, mentiu sobre Marx ter “inventado” a catoliquissima “ideologia de genero”, mentiu sobre Moro, insinuou que os governos de Lula e Dilma eram corruptos, e nao sabe nem que gays sao relativamente raros nos paises nordicos com seus banheiros e chuveiros unisex…

  61. Divaldo Franco/Haroldo
    Exteriorizar opiniões duvidosas é o mesmo que criar “fatos falsos” (fakes/). Discordo dos comentários por eles emitidos. O Espiritismo é uma porta de conscientização e não um palanque eleitoral que se presta a subjugação do povo a interesses duvidosos.

  62. só vejo pessoas dando péssimo
    só vejo pessoas dando péssimo exemplo nos comentários. triste ver isso no meio espírita.

    • Que bom, entao achamos um

      Que bom, entao achamos um voluntario pra esclarecer pra nos as mentiras documentadas de Divaldo, nao eh?

      Tou esperamdo, viu?

  63. Haroldo Dutra

    Olha só… cadê que alguém falou ou criticou Haroldo Dutra Dias? Jurista venerado, mineiro, de fora da “república” de Curitiba, que inclusive trabalha na vara da infância e adolescência da Comarca de Belo Horizonte. Não via entrevista inteira, mas neste pedaço da mesma postado neste blog, Divaldo começa sua resposta sobre a repugnante ideologia de gênero, mencionando uma outra entrevista do próprio Haroldo Dutra Dias com Iraci Campos, e inicia sua resposta com as palavras de Haroldo, para somente depois complementar com sua opinião. Acho que nós espíritas ( Espíritas que realmente vivenciam a Doutrina dos Espíritos – não de Kardec, pois este somente a codificou (transcreveu)) devemos ser mais atentos, racionais e críticos ( no sentido de fazermos a correta interpretação e discernimento) sobre o que é falado e ouvido, pois como humanos falhos que somos, temos o mau costume de não OUVIR como se deve. E alás, Divaldo estava dando uma opinião própria sobre este assunto, e não falando que o Espiritismo coloca sobre o mesmo assunto. Então paremos de ser Hipócritas e demos a Cesar o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus. 

    E me perdoe perguntar, mas da onde vem o termo “espíoritas progressistas”? De onde surgou isto? Por acaso é uma vertente espiritualista ( não espírita) politizada? Estamos voltando ao tempo da inquisição onde religião e política andavam de mãos dadas cometendo atrocidades contra a humanidade?

    • “Repugnante ideologia de
      “Repugnante ideologia de gênero”. Ainda vão continuar insistindo nessa mentira? Nessa ode a ignorância? Já foi esclarecido, inclusive citado pesquisadores, que não existe ” ideologia de gênero” . Existe um campo de estudos de gênero, “ideologia de gênero ” e uma alcunha pejorativa inventado por reacionário ignorantes, replicado por reacionários ignorantes. Tais como aqueles da idade média que quase queimaram Galilei, por teorizar sobre as posições dó planetas.
      E me espantaria se não houvesse espíritas progressistas, já que boa parte da doutrina se fundamenta e fé raciocinando, progresso e evolução.

      • Confere em ingles tambem: 

        Confere em ingles tambem:  gender studies.  A tal ideologia de genero, por incrivel que pareca…  So “existe” em nacoes catolicas!

  64. Amor + desinformação = boa intenção alienante.

    Amor + desinformação = boa intenção alienante. 
    Caso atuasse na área da saúde, poderia amar meu paciente, sendo inclusive um auxiliar de enfermagem dedicadíssimo. Mas, pela função de auxiliar, não me sentiria seguro a atuar onde não me visse habilitado. Aliás nem me atreveria a operar um cardíaco, por exemplo. Meu atrevimento e impertinência, inclusive , poderia até causar dores e inconvenientes ameaçadores, ou algo pior, não obstante minha boa intenção. 
    Por isso, respeitosamente, penso que faltou humildade ao Divaldo diante de um assunto que inequivocamente lhe escapava ao domínio. Resultado: desserviço à causa esposada, desinformação, preconceito, superficialidade, clichês somente sustentados pelo mais raso senso comum. 
    O que mais me decepcionou, no entanto, não foi “a persona” em si de Divaldo, compreensivelmente falha e humana como qualquer um de nós… O que me causou espécie foi como alguém se atreve a falar em nome do Espiritismo (arrogância e pretensão – “nós, espíritas”), expondo um pensamento, que, se no mais das vezes patenteava-se consciente e luminar, ali explicitou-se fragilizado pela mais tacanha inconsistência e superficialidade?  O mais triste é que qualquer pessoa dotada de um mínimo de racionalidade – sem as beatices anacrônicas dos idólatras místicos (explicavelmente tão numerosos em nosso meio) –  sem muito esforço, perceberia a fragilidade rançosa do seu discurso, conservadora no pior sentido do termo. Tal ridículo, inclusive, abre ensejo para que alguns até se sintam à vontade para colocarem em questão a autenticidade mesma de sua mediunidade. 
    Ninguém se engane, desinformação pode suscitar males sem conta.
    Preconceitos inevitavelmente causam dor. 
    Conservadorismo irrefletido tem sido madrasta de muitas lágrimas…
    Não me preocupo com o Divaldo em si, irmão que nos merece o máximo apreço e consideração, inclusive pela sua dedicação desmedida e luminosa. Enquanto livre pensador, cabe-lhe democraticamente a posição que lhe aprouver. O que me entristece é o estrago que isso provoca ao contexto do pensamento espírita, infeliz e desnecessariamente associado ao que há de mais retrógrado que se possa imaginar. 
    Oponho minhas opiniões às opiniões dele – ambos com todo direito a tê-las -, e que, não obstante particulares, se expõem ao aplauso ou à rejeição públicas. Discordar de algumas de suas ideias, em nada me impede de admirar ainda assim sua pessoa singular. Por isso me posiciono.
    Jesus, impetuoso e revolucionário, não se privou em se posicionar em relação ao farisaísmo do seu tempo, nem tergiversou contra os desmandos e desvios daqueles que não se mantinham coerentes a uma mensagem realmente emancipadora. Amar sempre, conivir jamais. 
    Aliás, a isso chamamos pensamento crítico!
     O espiritismo estimula a formação de cidadãos pensantes, livres e atuantes no bem e que não se acumpliciam a uma malta de deslumbrados que minimamente ou quase nada refletem sobre todo e qualquer conteúdo, aplaudindo sem pensar, à semelhança de um rebanho cego à beira de um abismo. As pessoas passam, o pensamento aprofundado, por sua vez, se dilata, desatando-se de nós obscurantistas, rompendo-se das algemas da ignorância medieval, infelizmente ainda tão cristalizado entre nós, espécie de atavismo dogmático e beato, arraigadíssimo no nosso igrejismo “espírita”. Pensemos…

  65. Mais União e menos Partidarismo
    Muita Paz a todos!Também sou Expositor Espírita. O que nós devíamos nos ater a ser. Simples instrumentos de divulgação da nossa linda doutrina. O espiritismo não precisa de defesa e nem o nosso querido Divaldo.Kardec nunca se importou que suas idéias fossem refutadas. Precisamos é abrir diálogos de forma  mais amena, sensata e sem partidarismo algum.  Deixar o direito de pensar Diferente. Precisamos reavivar a Revista Espírita como grande instrumento usado por Kardec para discutir e analisar assuntos doutrinários e não posicionamentos políticos. Sabiamente André Luiz no Livro Conduta Espírita no capítula 10 nos esclarece quanto ao posicionamento que devemos tomar quando usamos a tribuna espirita. Cabendo a nós a reflexão séria e desapaixonada seja por espíritas de esquerda ou de direita ou em cima do muro. Pois continuaremos ser irmãos espíritas e divulgadores da nossa maravilhosa doutrina!”Nos Embates Políticos Situar em posição clara e definida as aspirações sociais e os ideais espíritas cristãos, sem confundir os interesses de César com os deveres para com o Senhor. Só o Espírito possui eternidade. Distanciar-se do partidarismo extremado. Paixão em campo, sombra em torno. Em nenhuma oportunidade, transformar a tribuna espírita em palanque de propaganda política, nem mesmo com sutilezas comovedoras em nome da caridade. O despistamento favorece a dominação do mal. Cumprir os deveres de cidadão e eleitor, escolhendo os candidatos aos postos eletivos, segundo os ditames da própria consciência, sem, contudo, enlear-se nas malhas do fanatismo de grei. O discernimento é caminho para o acerto. Repelir acordos políticos que, com o empenho da consciência individual, pretextem defender os princípios doutrinários ou aliciar prestígio social para a Doutrina, em troca de votos ou solidariedade a partidos e candidatos. O Espiritismo não pactua com interesses puramente terrenos. Não comerciar com o voto dos companheiros de ideal, sobre quem a sua palavra ou cooperação possam exercer alguma influência. A fé nunca será produto para o mercado humano. Por nenhum pretexto, condenar aqueles que se acham investidos com responsabilidades administrativas de interesse público, mas sim orar em favor deles, a fim de que se desincumbam satisfatoriamente dos compromissos assumidos. Para que o bem se faça, é preciso que o auxílio da prece se contraponha ao látego da crítica. Impedir palestras e discussões de ordem política nas sedes das instituições doutrinárias, não olvidando que o serviço de evangelização é tarefa essencial. A rigor, não há representantes oficiais do Espiritismo em setor algum da política humana.” Conduta Espírita, André Luiz

  66. Mais União e menos Partidarismo
    Muita Paz a todos!Também sou Expositor Espírita. O que nós devíamos nos ater a ser. Simples instrumentos de divulgação da nossa linda doutrina. O espiritismo não precisa de defesa e nem o nosso querido Divaldo.Kardec nunca se importou que suas idéias fossem refutadas. Precisamos é abrir diálogos de forma  mais amena, sensata e sem partidarismo algum.  Deixar o direito de pensar Diferente. Precisamos reavivar a Revista Espírita como grande instrumento usado por Kardec para discutir e analisar assuntos doutrinários e não posicionamentos políticos. Sabiamente André Luiz no Livro Conduta Espírita, capítula 10, Nos Embates Politicos nos esclarece quanto ao posicionamento que devemos tomar quando usamos a tribuna espirita. Cabendo a nós a reflexão séria e desapaixonada seja por espíritas de esquerda ou de direita ou em cima do muro. Pois continuaremos ser irmãos espíritas e divulgadores da nossa maravilhosa doutrina!    

    • Que coisa eh essa de

      Que coisa eh essa de “partidarismo” que todo mundo esta falando e eu nao vi ainda?

      Eles nao sao “progressistas” politicos nao.  E se tem uma coisa que o espiritismo precisa, eh progresso, viu?

  67. Muita Paz a todos!Também sou
    Muita Paz a todos!Também sou Expositor Espírita. O que nós devíamos nos ater a ser. Simples instrumentos de divulgação da nossa linda doutrina. O espiritismo não precisa de defesa e nem o nosso querido Divaldo.Kardec nunca se importou que suas idéias fossem refutadas. Precisamos é abrir diálogos de forma  mais amena, sensata e sem partidarismo algum.  Deixar o direito de pensar Diferente. Precisamos reavivar a Revista Espírita como grande instrumento usado por Kardec para discutir e analisar assuntos doutrinários e não posicionamentos políticos. Sabiamente André Luiz no Livro Conduta Espírita no capítula 10 nos esclarece quanto ao posicionamento que devemos tomar quando usamos a tribuna espirita. Cabendo a nós a reflexão séria e desapaixonada seja por espíritas de esquerda ou de direita ou em cima do muro. Pois continuaremos ser irmãos espíritas e divulgadores da nossa maravilhosa doutrina!”Nos Embates Políticos Situar em posição clara e definida as aspirações sociais e os ideais espíritas cristãos, sem confundir os interesses de César com os deveres para com o Senhor. Só o Espírito possui eternidade. Distanciar-se do partidarismo extremado. Paixão em campo, sombra em torno. Em nenhuma oportunidade, transformar a tribuna espírita em palanque de propaganda política, nem mesmo com sutilezas comovedoras em nome da caridade. O despistamento favorece a dominação do mal. Cumprir os deveres de cidadão e eleitor, escolhendo os candidatos aos postos eletivos, segundo os ditames da própria consciência, sem, contudo, enlear-se nas malhas do fanatismo de grei. O discernimento é caminho para o acerto. Repelir acordos políticos que, com o empenho da consciência individual, pretextem defender os princípios doutrinários ou aliciar prestígio social para a Doutrina, em troca de votos ou solidariedade a partidos e candidatos. O Espiritismo não pactua com interesses puramente terrenos. Não comerciar com o voto dos companheiros de ideal, sobre quem a sua palavra ou cooperação possam exercer alguma influência. A fé nunca será produto para o mercado humano. Por nenhum pretexto, condenar aqueles que se acham investidos com responsabilidades administrativas de interesse público, mas sim orar em favor deles, a fim de que se desincumbam satisfatoriamente dos compromissos assumidos. Para que o bem se faça, é preciso que o auxílio da prece se contraponha ao látego da crítica. Impedir palestras e discussões de ordem política nas sedes das instituições doutrinárias, não olvidando que o serviço de evangelização é tarefa essencial. A rigor, não há representantes oficiais do Espiritismo em setor algum da política humana.” Conduta Espírita, André Luiz

  68. Mais União e Menos Partidarismo
    Muita Paz a todos!Também sou Expositor Espírita. O que nós devíamos nos ater a ser. Simples instrumentos de divulgação da nossa linda doutrina. O espiritismo não precisa de defesa e nem o nosso querido Divaldo.Kardec nunca se importou que suas idéias fossem refutadas. Precisamos é abrir diálogos de forma  mais amena, sensata e sem partidarismo algum.  Deixar o direito de pensar Diferente. Precisamos reavivar a Revista Espírita como grande instrumento usado por Kardec para discutir e analisar assuntos doutrinários e não posicionamentos políticos. Sabiamente André Luiz no Livro Conduta Espírita no capítula 10 nos esclarece quanto ao posicionamento que devemos tomar quando usamos a tribuna espirita. Cabendo a nós a reflexão séria e desapaixonada seja por espíritas de esquerda ou de direita ou em cima do muro. Pois continuaremos ser irmãos espíritas e divulgadores da nossa maravilhosa doutrina!”Nos Embates Políticos Situar em posição clara e definida as aspirações sociais e os ideais espíritas cristãos, sem confundir os interesses de César com os deveres para com o Senhor. Só o Espírito possui eternidade. Distanciar-se do partidarismo extremado. Paixão em campo, sombra em torno. Em nenhuma oportunidade, transformar a tribuna espírita em palanque de propaganda política, nem mesmo com sutilezas comovedoras em nome da caridade. O despistamento favorece a dominação do mal. Cumprir os deveres de cidadão e eleitor, escolhendo os candidatos aos postos eletivos, segundo os ditames da própria consciência, sem, contudo, enlear-se nas malhas do fanatismo de grei. O discernimento é caminho para o acerto. Repelir acordos políticos que, com o empenho da consciência individual, pretextem defender os princípios doutrinários ou aliciar prestígio social para a Doutrina, em troca de votos ou solidariedade a partidos e candidatos. O Espiritismo não pactua com interesses puramente terrenos. Não comerciar com o voto dos companheiros de ideal, sobre quem a sua palavra ou cooperação possam exercer alguma influência. A fé nunca será produto para o mercado humano. Por nenhum pretexto, condenar aqueles que se acham investidos com responsabilidades administrativas de interesse público, mas sim orar em favor deles, a fim de que se desincumbam satisfatoriamente dos compromissos assumidos. Para que o bem se faça, é preciso que o auxílio da prece se contraponha ao látego da crítica. Impedir palestras e discussões de ordem política nas sedes das instituições doutrinárias, não olvidando que o serviço de evangelização é tarefa essencial. A rigor, não há representantes oficiais do Espiritismo em setor algum da política humana.” Conduta Espírita, André Luiz

  69. Assino o Documento

    Eu assino o documento no seu todo. Lamento, que em um dos  comtários alguém tenha dito que Kardec só codificou a Doutrina, que tamanha ignorância, não? Divaldo Franco já prestou um grande serviço a Doutrina e já chegou mais que a hora de parar, não acham? 

    Valter Claudino – Recife-PE

    • Finalmente um ponto doutrinario!!!

      Valter, se eu te dissesse que posso saber tudo que existe OU que tenho todas as respostas, qual Ivan voce preferiria?  O que sabe tudo ou o que tem todas as respostas??

      Quem te disse que Kardec SOMENTE codificou estava errado somente no “somente”.  Sei disso por ja ter arrombado inumeras portas cientificas sem saber merda nenhuma a respeito de ciencia.  Hei, nao tenho objecoes De codificar essa porra inteira.  “Esforco” eu falando que nao ehm

      De fato, “tecnologia de disco voador” sequer somente (a esse ponto) 4 tecnologias, grafico primo, codigo SE, anti codigo SE, e groups lunaticos.  Todas 4 sao propriedade minha.  E vao viralizar pra populacao mundial inteirinha.  Nao tive outra escolha:  nunca vi uma porta aberta.

      Isso mesmo.

      Nao houve sequer uma.

      Se voce esta pensando que eu estou me fazendo passar por re-inc de Kardec…  Ta enganado tambem.  Eu tenho tantos nomes no bolso que voce nem imagina…  E nao sou nenhum deles.

      Nesse estreitissimo sentido somente, entao:  “somentes” tem, todos eles, exatamente o tamanho da minha pegada.

  70. Comentários ácidos, a parte

    Comentários ácidos, a parte gostaria de recomendar, para os irmãos espiritas, que tiveram contato com o GGN pela primeira vez, devido as “estripulias do Divaldo”. De permanecer aqui por mais tempo, dá uma circulada na pagina. Principalmente os que dizem concordar com Divaldo sem nenhuma reflexão.

    Aqui se encontra diversos temas variados, Musica, Livros, econômia, direito, história, geopolitica, cidadania, espiritismo, programas sociais, Politica muita Politica,  “Marxismo, socialismo e comunismo..rsrs”. Os analistas são ótimos, temos artliculistas de direita também mas nacionalistas. Como os espiritas são ávidos, por conhecimento, aqui está uma excelente oportunidade, de se desatarem das vendas do ódio que foi espalhado…pelas redes sociais.

  71. Assino em baixo. Concordo
    Assino em baixo. Concordo plenamente. Divaldo abusou da tribuna ao transformá-la em palanque. Antroposociopsicologicamente só falou asneiras.

  72. Dilvado pode e deve falar

    Dizem que Divaldo não pode falar me nome do espiritismo e ele apenas deu sua opinião e corajosamente se posicionou. Não pode? Quem elaborou esse texto, com inúmeros poréns também expressou sua opinião. E agora? Vocês podem e ele não? Parabéns ao Divaldo, agora o admiro mais!

    1
    1
    • Dizem que espirita

      Dizem que espirita progressista não pode falar me nome do espiritismo e eles apenas deram sua opinião e corajosamente se posicionaram. Não pode? Quem elaborou esse video de Divaldo, com inúmeros poréns também expressou sua opinião. E agora? Ele podem e Divaldo não? Parabéns aos progressistas, agora os admiro mais!

       Viu como foi facil expor SUA OPINIAO agora?

  73. Dilvado pode e deve falar

    Divaldo assumiu sua posição política e não falou em nome do Espiritismo. Ele tem o seu direito tanto quanto vocês, que escreveram e endossaram esta resposta a ele o tiveram.

  74. Divaldo Franco
    A Resposta foi equilibrada, sobria, precisa e sábia. Coloca Divaldo Franco no devido lugar ao se posicionar como emissário do espiritismo, eu adorei a resposta dada, o espiritismo encontrou em mim mais admiração ainda.

    1
    1
  75. Herculano já alertou sobre charlatanismo de Divaldo

    Nos anos 70, Haerculano Pires, fiel e melhor tradutor da obra de Allan kardec, havia alertado sobre Divaldo Franco, na época um ídolo emergente:

    (…) “eu já havia sido advertido espiritualmente a respeito do médium baiano. Durante meses evitei encontrar-me com ele, pois é sempre desagradável constatar uma situação mediúnica nessas condições. Quando me encontrei, tudo se confirmou. Não tenho, pois, nenhuma prevenção pessoal, nada particular contra ele. O que tenho é zelo, é prudência, é necessidade de por-me em guarda e evitar que os outros se entreguem de olhos fechados às manobras que infelizmente se desenvolvem através da palavra ilusória desse rapaz. Espero em Deus que ele (agora roustainguista confesso e novo ídolo da FEB) ainda encontre o seu momento de despertar, antes que esta encarnação se finde. Do pouco que lhe revelei acima você deve notar que nada sobrou do médium que se possa aproveitar: conduta negativa como orador, com fingimento e comercialização da palavra, abrindo perigoso precedente em nosso movimento ingênuo e desprevenido; conduta mediúnica perigosa, reduzindo a psicografia a pastiche e plágio – e reduzindo a mediunidade a campo de fraudes e interferências (caso Nancy); conduta condenável no terreno da caridade, transformando-a em disfarce para a sustentação das posições anteriores, meio de defesa para a sua carreira sombria no meio espírita.”  

    • Pois é, e o que cada um fez pelo bem dos outros?

      Herculano, movido pelo despeito, só críticas vazias…
      Divaldo, ao contrário, seguiu espalhando luz…
      Lembre-se caro colega marxista: A cada um segundo as suas obras… O choro é livre…

      • Que “despeito”?  Divaldo ja

        Que “despeito”?  Divaldo ja foi tao excelente orador quanto ruim escritor:  hoje, nem isso!

  76. Posicionamentos inadequados

    Bom dia, 

    Muito oportuna a matéria acima. Bem escrita e fundamentada, respeitando o princípio da razão que é basilar para o espiritismo.

    Temos vivido momentos tormentosos, realmente. Observo que as pessoas tem confundido religião, princípios, moral, opiniões particulares e pessoais. Lamentável.

    Tenho grande respeito por Divaldo, cujos trabalhos acompanho desde 1991, se não me falha a memória, quando assisti pessoalmente uma palestra proferida em Itumbiara, Goiás. Li boa parte de sua obra escrita, também.

    Como espírita e cidadã, contudo, tenho pleno direito de discordar de suas colocações. O faço neste momento.

    Lamento terem partido de Divaldo aquelas colocações que considero infelizes, pois queiramos ou não, sua figura, notadamente pública, cria e alimenta opiniões. Mesmo fugindo de hábitos antigos, de cultuação às pessoas, ainda trazemos esses costumes arraigados, portanto, há grande responsabilidade no que se diz. Quanto mais informação, mais responsabilidade. Os que mais tem, mais serão cobrados.

    Diante das minhas dificuldades pessoais enquanto espírito em evolução, admitio que decepcionei-me. Não por acreditar que o irmão é alguém “perfeito” ou infalível, mas porque eu mesma tenho minhas humanidades e, confesso, esperava mais. Mais sensatez, mais temperança. Decepcionei-me por ouvi-lo falando tão superficialmente de assuntos que merecem uma análise profunda. Decepcionei-me por ve-lo repetindo “chavões” midiáticos.

    Oro por todos, em especial por mim mesma, pela minha dificuldade em separar doutrina e expositor.

    Não poderia quedar-me inerte. Senti grande necessidade de expor minha opinião.

    Corroboro com cada palavra dita nesta matéria.

    Que sejamos iluminados para sempre tomarmos as melhores decisões e tenhamos lucidez nos momentos em que nossas opiniões se tornem juizo de valor para outrem.

    Valeria

     

  77. Responsabilidade

    Não encontrei meu comentario. Assiim, o reproduzi.

    Bom dia, 

    Muito oportuna a matéria acima. Bem escrita e fundamentada, respeitando o princípio da razão que é basilar para o espiritismo.

    Temos vivido momentos tormentosos, realmente. Observo que as pessoas tem confundido religião, princípios, moral, opiniões particulares e pessoais. Lamentável.

    Tenho grande respeito por Divaldo, cujos trabalhos acompanho desde 1991, se não me falha a memória, quando assisti pessoalmente uma palestra proferida em Itumbiara, Goiás. Li boa parte de sua obra escrita, também.

    Como espírita e cidadã, contudo, tenho pleno direito de discordar de suas colocações. O faço neste momento.

    Lamento terem partido de Divaldo aquelas colocações que considero infelizes, pois queiramos ou não, sua figura, notadamente pública, cria e alimenta opiniões. Mesmo fugindo de hábitos antigos, de cultuação às pessoas, ainda trazemos esses costumes arraigados, portanto, há grande responsabilidade no que se diz. Quanto mais informação, mais responsabilidade. Os que mais tem, mais serão cobrados.

    Diante das minhas dificuldades pessoais enquanto espírito em evolução, admitio que decepcionei-me. Não por acreditar que o irmão é alguém “perfeito” ou infalível, mas porque eu mesma tenho minhas humanidades e, confesso, esperava mais. Mais sensatez, mais temperança. Decepcionei-me por ouvi-lo falando tão superficialmente de assuntos que merecem uma análise profunda. Decepcionei-me por ve-lo repetindo “chavões” midiáticos.

    Oro por todos, em especial por mim mesma, pela minha dificuldade em separar doutrina e expositor.

    Não poderia quedar-me inerte. Senti grande necessidade de expor minha opinião.

    Corroboro com cada palavra dita nesta matéria.

    Que sejamos iluminados para sempre tomarmos as melhores decisões e tenhamos lucidez nos momentos em que nossas opiniões se tornem juizo de valor para outrem.

     

  78. Como eu disse: Divaldo mentiu.

    ‘Ideologia de genero eh uma “palavra-rosnada” (nao existe em portugues) e espantalho (argumento inventado para ser derrubado) usada em catolicismo, religioes de outras denominacoes, e leigos e pessoas nao afiliadas a nenhuma religiao para se referir a assuntos de transsexuais e identidades de genero e sua depressao.”

    Isso eh so a primeira sentenca.

    https://rationalwiki.org/wiki/Gender_ideology

    Note se que nao me tinha ocorrido usar o Google ate agora pois eu -sendo de nacao protestante- jamais tinha ouvido falar do conceito!

  79. Cutucar a onça com vara curta…

    Divaldo nos despertou mostrando o quanto o Movomento Espírita está sendo aparelhado.

    Divalo me representa. Este abaixo-assinado infeliz não me representa.

  80. Cutucar a onça com vara curta…

    Divaldo nos despertou mostrando o quanto o Movimento Espírita está sendo aparelhado.

    Divalo me representa. Este abaixo-assinado infeliz não me representa.

    • Mostre nos nos comentarios de

      Mostre nos nos comentarios de apoio a Divaldo somente unzinho ponto ou definicao tecnicos.

      Somente um!

      Sao todos comentarios iguaizinhos o seu:  apoio vazio por ser incapaz de arguir e ate de refletir.

      • Ivan, marxismo cultural e ideologia de gênero.

        Como já dizia Eric Voegelin: “As ideologias são religiões políticas”, e o marxismo cultural é a mais grave fascinação ideológica de toda a história da humanidade. Estou postando um link do vídeo que vai lhe esclarecer profundamente sobre a maldade dessa patologia política e moral: https://www.youtube.com/watch?v=s2_pIEtPbsA