Espíritas progressistas respondem à entrevista coletiva de Divaldo Franco e Haroldo Dutra

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

do Espiritismo com Kardec

Espíritas progressistas respondem à entrevista coletiva de Divaldo Franco e Haroldo Dutra no congresso de Goiás

Nota de resposta à entrevista coletiva de Divaldo Franco e Haroldo Dutra no congresso de Goiás

Espíritas que somos, os abaixo-assinados, tornamos pública a nossa desaprovação a diversas opiniões que foram expostas no vídeo que circulou essa semana nas redes sociais, e que depois foi retirado do Youtube.

Declaramos que elas não nos representam e não representam o espiritismo, pois são apenas opiniões pessoais de seus autores, e que, em nosso entender, carecem de fundamento teórico e científico.

Aliás, médiuns e oradores não têm autoridade para falar em nome do espiritismo.

Ninguém tem essa autoridade, nem mesmo instituições federativas.

O espiritismo é uma ideia livre, cuja maior referência é Kardec

Mas cujos livros também não podem ser citados como bíblia.

Para manifestarmos ideias e posições do ponto de vista espírita, segundo a própria metodologia proposta por Kardec, temos de dialogar com a ciência de nosso tempo, usar argumentos racionais e adotar de preferência posturas que estejam de acordo com os princípios básicos da ética espírita, que são os da liberdade de consciência, amor ao próximo, fraternidade, entre outros.

O movimento espírita brasileiro está longe da unanimidade em todos os temas, sobretudo os que se referem a questões contemporâneas e, por isso, é importante delimitar as posições, para deixarmos claro que declarações como as que foram feitas neste vídeo não representam o espiritismo.

Dessa forma, rebatemos alguns pontos da referida entrevista:

  1. Divaldo referiu-se à República de Curitiba e a seu suposto “presidente”, Sérgio Moro. Não existe uma República de Curitiba, pois segundo nossa Constituição só há uma República a ser reconhecida em nosso território, e é a República Federativa do Brasil.
    E a referência a um juiz federal de primeiro grau como o Presidente desta acintosa República é um grave desrespeito ao Estado, à nação brasileira, atribuindo a tal república poderes inexistentes em nossa Constituição.
    Além dessa nociva postura marcadamente messiânica e de culto à personalidade, pode dar a entender que o restante do povo brasileiro não presta e que não há pessoas boas espalhadas pelo Brasil dando o melhor de si.
  2. Divaldo chama esse mesmo juiz de “venerando” – o que é altamente questionável, dadas as críticas de grandes juristas nacionais e internacionais à parcialidade desse juiz e a seus atos de ilegalidade, que feriram a Constituição, e às notícias que correm na mídia de seu conluio com determinados segmentos e partidos.
  3. Divaldo assume uma postura claramente partidária, contrária ao PT – o que é de seu pleno direito, mas nunca em nome do espiritismo – fazendo, porém, uma crítica rasa, com uma miscelânea conceitual, chamando o governo desse partido de marxista e assumindo um discurso próprio da polarização extremista, manipulada e sem consistência que invade nossas redes sociais e nossa vida política, contribuindo para os momentos de incertezas e de medos em que vivemos.
  4. Há uma fala extremamente problemática que se refere à chamada “ideologia de gênero”. Não existe “ideologia de gênero” – este é um termo criado por setores fundamentalistas da Igreja Católica e depois adotado pelas Igrejas Evangélicas. Existe sim uma área de pesquisa no mundo que se chama “Estudos de Gênero” – que teve influência de Michel Foucault, Simone de Beauvoir e Judith Buttler. Os “Estudos de Gênero” se dedicam a procurar entender como se constitui a feminilidade e a masculinidade do ponto de vista social, se debruçam sobre questões de orientação sexual, hétero, homo, transsexualidade – ou seja, todos fenômenos humanos, que estão diariamente diante de nossos olhos. Podemos concordar com algumas dessas conclusões, discordar de outras, deixar em suspenso outras tantas. Esse olhar é muito recente na história e ainda estamos apalpando questões profundas e complexas – e em nosso ponto de vista espírita, não é possível ter plena compreensão delas sem a chave da reencarnação. Uma abordagem puramente materialista jamais vai dar conta do pleno entendimento do psiquismo humano. Mas estamos muito longe de ter gente reencarnacionista competente, fazendo pesquisa séria, para dialogar com pesquisadores com abordagens meramente sociológicas ou psicológicas. Então, nós espíritas, não temos ainda melhores respostas que os outros e não podemos, por cautela, seguir a cartilha dos setores conservadores mais radicais de generalizar esses estudos sob o termo, usado aqui pejorativamente, de ideologia, para desqualificá-los como “imoralidade ímpar”. Parece-nos que uma dose de humildade científica, prudência filosófica e bom-senso faria bem a todos nesse ponto, especialmente quando o domínio sobre os corpos e a sexualidade sempre foi um ponto central para as religiões ocidentais.
  5. Divaldo revela também completo desconhecimento dessa área de estudos de gênero, alinhando-a ao marxismo e ao comunismo. As grandes lideranças desses estudos estão nos Estados Unidos e na Europa. Aliás, os estudiosos desse tema encontram-se em diversas correntes de pensamento, desde marxistas até pós-modernos de diferentes matizes e até liberais. Ao fazer isso, mais uma vez, mostra a adesão a um discurso pronto, midiático, que ressoa nos setores evangélicos e católicos mais radicais, que primam por taxar qualquer ideia ou debate que lhes desagrade com o termo “comunista” – um grande espantalho generalizante, simplista e esvaziado de sentido, mas que tem sido eficaz, ao longo dos tempos, para dar forma a medos sociais e, assim, orientar o ódio e o ressentimento das pessoas contra certos alvos.

Por fim, deixamos aqui as seguintes afirmações:

  • Nenhum médium ou orador pode falar em nome de todos os espíritas ou em nome do espiritismo. Isso é, por si só, desonestidade intelectual;
  • Quando um espírita, sobretudo se tem influência sobre a comunidade, manifesta uma ideia ou uma opinião, tem por dever se informar sobre os temas de que está falando, usar referências confiáveis e estar em consonância com a lógica, com a ciência e com o bom senso.
  • Deve também, preferencialmente, defender os direitos dos mais fragilizados socialmente, no caso, as mulheres, as crianças, os membros da comunidade LGBT+, que são objeto dessas discussões dos estudos de gênero, justamente por estarem vulneráveis a todo tipo de violência e desrespeito em nossa sociedade, além dos negros e negras, as juventudes periféricas e as pessoas com deficiência.
  • Não deve alimentar discursos de ódio partidário e nem medidas punitivas contra quem quer que seja: nossa bandeira é a da educação, da fraternidade entre todos e da paz, comprometidos com a democracia, a justiça social e a regeneração da sociedade.

Abaixo Assinaram:

Adriana Jaeger Santos, RS

Agnes Vitória Cabral Rezende, MT

Alana de Andrade Santana, BA

Alessandro Augusto Arruda Basso, SP

Alessandro Cesar Bigheto, SP

Alexandre Mota, SP

Alexandro Chazan, SP

Álvaro Aleixo Martins Capute, MG

Carlos Augusto Pegurski, PR

Carlos Sérgio da Silva, SP

Claudia Gelernter, SP

Claudia Mota, SP

Cynthia Maria Fiorini Santos, SP

Dalva de Souza Franco, SP

Dalva Radeschi, SP

Dennylson de Lima Sepulvida, SP

Dora Incontri, SP

Douglas Neman, SP

Eduardo Alves de Oliveira, SP

Eduardo Lima, CE

Erica de Oliveira, SP

Felipe Gonçalves, SP

Felipe Sellin, ES

Fernando Fernandes, SP

Franklin Felix, SP

Gilmar da Cunha Trivelatto, SP

Glauco Ribeiro de Souza, SP

Hélio Ribeiro, MG

Izaias Lobo Lannes, MG

João Carlos de Freitas, SP

Jandyra Abranches, ES

Juçara Silva Volpato, ES

Leandro Piazzon Correa, SP

Litza Amorim, SP

Lorisani Marisa de Leão de Souza, RS

Luciano Sérgio Ventin Bomfim, BA

Luis Gustavo Carvalho Ruivo Andrade, SP

Luis Márcio Arnaut, SP

Luziete Maria da Silva del Poggetto, SP

Marcel Pordeus, CE

Marcelo Henrique Pereira, SC

Marcos Wilian Silva MT

Maristela Viana França de Andrade de Aragarças GO

Maristela Viana França de Andrade, GO

Maurício Zanolini, SP

Murilo Negreiros, SP

Patrícia Imperato Malite, SP

Pedro Camilo, BA

Raphael Faé, ES

Roberto Colombo, SP

Samantha Lodi, SP

Sebastião do Aragão, SC

Sérgio Aleixo, RJ

Silvia Bueno, SP

Sinuê Neckel Miguel, RS

Suzana Leão, RS

Tatiane Braz Comitre Basso, SP

Thiago Rosa, SP

Tiago Fernandes, PR

Vinicius Lara, MG

Willan Silva, ES

Yuri David Esteves, SP

Veja o trecho da declaração de Divaldo a esse respeito na no Congresso de Goias

https://www.youtube.com/watch?v=n7NXgIvnNDM

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

313 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Meu filho leia O partido, A quadrilha e o Golpe do medium Robson Pinheiro e abra a mente. Não de opinião de situações as quais desconhece, por isso espiritos trevosos nadam de braçadas nós Centros espíritas e usam vocês.

      1. Divaldo realmente errou feio, e foi uma decepção para as pessoas sérias de todas as matizes religiosas que se identificam com o trabalho espirita. Eu pessoalmente acredito que o espiritismo vai acabar caindo na mesma esparrela das seitas evangélicas e da ala conservadora do catolicismo romano contemporâneo , vai acabar virando negócio lucrativo e político.

        1. Na parábola do “joio e do trigo”, Jesus diz que não devemos arrancar o joio antes que o trigo esteja maduro, senão matamos também o trigo. É uma atitude muito negativa associar o Espiritismo a partidarismos políticos, pois todos eles estão envolvidos em sujeiras em falcatruas, crimes e corrupções. Nesse ponto nenhum partido é melhor que o outro. Cada pessoa elege o seu partido e o seu candidato porque acredita que e candidato escolhido irá fazer um governo melhor para o País e seu povo, embora há os que votam pensando apenas nos seus interesses particulares. Desde que Divaldo Franco elogiou o Juiz Moro, pelo seu trabalho de combate a corrupção, que ele tem sido alvo de críticas e agressões, até mesmo de alguns espíritas. Se Moro se corrompe, isso é um outro problema, mas não invalida o trabalho de combate a corrupção. Jamais o Espiritismo iria ser a favor da corrupção. Se Divaldo cometer algum erro, isso é normal em qualquer ser humano. O Espiritismo nos ensina que os médiuns são espíritos em provas, resgatando grande débitos do passado. Ser médium não é sinal de santidade, muito pelo contrário, é um sinal de muito comprometimento do passado para com as leis Divinas. Não cheguemos ao ponto de esperar que o nosso irmão Divaldo Franco seja infalível. Só Jesus foi infalível, aqui na Terra. Não vamos nos basear nas falhas de Divaldo para medir o seu valor, mas olhemos tudo o que ele tem feito de bom, desde o seu imenso trabalho social, na Mansão do Caminho, quanto a sua obro literária riquíssima de ensinamentos, trazidos pelos Espíritos superiores, assim como também o seu trabalho de divulgação do espiritismo em diversos países, onde foram fundados Centros Espíritas. Lembremos da parábola do JOIO e do TRIGO, não fazendo como alguns, que no intuito de condenar Divaldo pôr ter cometido algum equívoco, estão atacando, também a FEB e o próprio Espiritismo, através de falsas informações, fruto do ódio que cega, impedindo as pessoas de raciocinarem e de usar o bom senso.

  1. Se Divaldo falasse tanta

    Se Divaldo falasse tanta merda em centro que eu frequentasse…  Nao ficava sem resposta nao.  Eu simplesmente EXIJO conhecimento tecnico e definicoes tecnicas de um palestrante.  Ponto final.

      1. Particularmente, reconheço que o Divaldo não foi feliz em citar o nome do Mouro, porem, também, reconheço, que ele fez isso bem intencionado, numa atitude de protesto contra a corrupção, que todos nós sabemos que a corrupção não é um privilégio do PT, nem de Lula, embora o fanatismo politico, oportunista quer fazer de Lula e do PT um “BODE EXPIATÓRIO” para iludirem a população despreparada par que eles igualmente corrutos, se passem por cidadãos e políticos honestos que se preocupam com o Brasil e seu povo, mas que sabemos que tudo é demagogia. Quanto a Ideologia de Gênero, como o papa Francisco denominou a proposta de realizar educação de gênero nas escolas, nos moldes que estão sendo aplicados em alguns países, e de forma ainda reduzida na Brasil ( Colégio D. Pedro II), é na realidade uma Ideologia, pois as teorias da filósofa e Mestre em Retórica Judith Butler, carece do uso do bom senso e de critérios científicos, pois é baseado num discurso Sofista, elaborado através de uma retórica falaciosa. A Judith usou a teoria fracassada de John Money, que era um psicólogo especializado em mudança de sexo. Ele acreditava que não era tanto a biologia que determinava se somos homens ou mulheres, mas a maneira como somos criados. Para provar a sua teoria ele usou como cobaia um menino de 17 meses de nascido que perdera o pênis numa cirurgia. Ele orientou aos pais que mudassem o nome do menino e o criasse como menina. No entanto o menino nunca aceitou as roupas de meninas, as rasgando, e nem os brinquedos de menina, os querendo brincar com os brinquedos de seu irmão. https://www.youtube.com/watch?v=tLDE2CNZlMY Uma educação de Gênero Verdadeira seria muito bem vinda, se o seu objetivo fosse acabar com os preconceitos de gênero, assim como o machismo, a homofobia, etc. Mas não é esse o propósito da teoria de Judith Butler, mas sim desconstruir a identidade do ser humano, a partir da 1ª infancia, onde crianças em tenra idade são doutrinadas com a ideia de que elas não sã meninas nem meninos, não sã alunos nem alunas, mas sim “meninex e alunex, um gênero neutro, Isso é uma grande violência psicológica para a mente infantil, pois se qualquer pessoa rememorar a sua infância vai se lembrar que desde o início do período escolar já possuía uma identidade e gênero sexual bem definida, negando a teoria de que ser homem ou mulher é uma construção social. https://www.youtube.com/watch?v=dNNz1hedKWo

      2. A NEUTRALIZAÇÃO DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO
        Os que defendem essa prática educacional, a justificam, dizendo que é para que o educando aprenda a se colocar no lugar do outro, exercitando o sentimento de solidariedade.
        A intenção é muito nobre e válida, mas será que se está usando uma metodologia eficaz, correta? Se esse exercício de solidariedade fosse , também aplicado a outros tipos de diferenças individuais, assim como: os deficientes visuais, os deficientes auditivos, os demais tipos de deficientes físicos, assim como os paralíticos, ou até mesmo os portadores de deficiências e ordem psíquica, seria, também algo legítimo e válido? Seria interessante, todos os alunos da escola colocarem uma venda nos olhos, durante a sua estadia na Escola, para se solidarizar com os colegas portadores de deficiência visual? Até que ponto isso seria válido? Será que se poderia, apenas, durante uma determinada apresentação didática se fazer isso, e não que se torne uma prática diária e permanente?…Pensemos nisto…. Nessa proposta educacional há um rodizio entre os meninos e meninas, onde os meninos vestem o fardamento escolar das meninas e as meninas usam o fardamento escolar dos meninos, assim como os professores que se vestem com roupas do gênero sexual oposto.
        Teoricamente, a princípio, nos parece muito educativo esta proposta, porem não para por aí. O que se ver na prática são determinadas escolas que adotam essa metodologia, não estarem, apenas visando desenvolver o sentimento de solidariedade entre os gêneros opostos e diferentes, mas promover uma neutralizações dos gêneros sexuais, desenvolvendo, a partir da infância uma tendência para a bissexualidade, forçando uma condição de tendência sexual que faz parte de uma exceção, para torna-la uma regra geral à ser abraçada por todos os membros da sociedade. A criança, já na primeira infância, passa a ser doutrinada, se incutindo em suas mentes infantis (a partir dos 4 ou 5 anos de idade) que elas não são meninos nem meninas; que não sã alunos nem alunas, mas sim meninix e alunix, um gênero sexual neutro. Essa investida psicológica é algo perturbador, até para a cabeça de um adulto, quanto mais para a cabeça de uma criança. Vemos aí que a pseudo educação de gênero se inicia com o desmonte psicológico da identidade de gênero sexual da criança, para depois conduzi-la a uma condição transgênera. Um pai denuncia que no livro de redação de sua filha de 13 anos há uma tarefa de casa que é para a menina beijar na boca alguns meninos e algumas meninas, e depois fazer uma redação, narrando o que ela sentiu. Alguém, que mande um subordinado seu, seja um aluno, seja um ator, seja um filho, fazer algo desse tipo, está cometendo uma grande violência psicológica e moral. Mesmo que o professor pedisse para que os alunos beijassem, apenas pessoas do sexo oposto, já seria um violência e um desrespeito para com a dignidade humana. Ninguém deve obrigar nem induzir alguém a ser um promiscuo, que sai beijando na boca varias pessoas. Isso é banalização sexual e moral. Isso causa danos psicológicos à criatura humana; isso é uma deseducação sexual. E no caso existe uma forma de fossar o adolescente a uma prática homo e bissexual, geralmente contrária a natureza da criatura, a não ser nas exceções, quando o aluno já é um trans ou um homossexual.
        O que há de mais grave aí é que foi a associada a educação de gênero, também, a educação sexual, e como esse modelo de educação de gênero é um modelo deturpado, o mesmo ocorre com a educação sexual procedente das mesmas ideias deturpadoras da realidade sexual.
        Se confunde educação sexual com simples informações sexuais, e estas informações são repassadas a crianças e adolescentes sem nenhum critério psicológico e pedagógico, sem levar em conta a faixa etária dos educandos. Um dos tipos de aula de educação sexual é mostra para crianças e adolescentes cenas de casais mantendo relações sexuais, e não se limita ao ato sexual convencional, mas se estende as diversas tendências de práticas sexuais, assim como sexo oral, sexo anal, sexo grupal, sexo de pessoas com animais, etc… As aulas de educação sexual se tornaram em uma exibição pornográfica disfarçada. Essas aulas deturpadas viciam a mente infantil, gerando condicionamentos psicossexuais, que levaram essa criança a se tornar um transtornado sexual, podendo se tornar um compulsivo sexual, ou então sofrer bloqueios que impeçam do mesmo ter um relacionamento sexo afetivo compensador, devido a estados psicossexuais de insensibilidade e de hiperreflexão. Na verdade, a exposição sexual pública e constante causa um estado psicológico de banalização sexual, acompanhada de uma repressão que leva um recalque. Quando o aspecto animal da sexualidade se antecipa ao aspecto espiritual, ele se banaliza e se deteriora, perdendo a sua vitalidade, e mesmo que a pessoa tenha uma vida sexual ativa, não há uma sexualidade plenificada, mas sim acompanhada de repressões e recalques. A sexualidade plena só é vivida quando se coloca o amor, o sentimento afetivo para com o outro. Mas quando o outro se torna só um corpo; um objeto de prazer, a relação sexual não se plenifica, deixando tenções psicossexuais; insatisfações. Os neurocientistas provaram essa realidade, mas isso é um outro tema.
        Na Alemanha uma menina de 5 anos não quis mais assistir as aulas de educação sexual, depois que a sua coleguinha da mesma idade desmaiou durante a apresentação de imagens pornográficas para as crianças. O sexo não é algo, unicamente biológico, é muito mais do que isso. O seu aspecto biológico é apenas a ponta de icebergs. O próprio Freud, sendo materialista, admitia isso, reconhecendo a grande força psíquica que emana do sexo, porém, essa força, ainda não se limita ao biológico e ao psíquico mas, antes de tudo, ao espiritual.
        Os pais dessa criança foram multados em 20.000 dólares, mas como, por questão de princípios se recusou a pagar foram presos.

  2. Estão a serviço dos

    Estão a serviço dos conservadores para dominar mais efetivamente através do preconceito e do medo! Por conta disso, larguei os “””centros espíritas””” q de Kardec não tem nada! 

    RAÇA DE VÍBORAS! HIPÓCRITAS!

  3. É o Golpe tirando máscaras.

    Se ele tivesse batido um papinho com o Karnal antes, teria evitado o vexame.

    Eu já tinha criado o termo “Espirita Coxinha” e já sabia que o Divaldo estava neste grupo, mas analisemos o que diz o Apocalipse:

    No fim dos tempos, até mesmo os escolhidos serão enganados pela Globo, Ops.! digo – Mídia, Ops. de novo, digo – Besta.

    Não quero parecer messiânico ao dizer que os espíritas são os referidos escolhidos, mas apenas coloco para que possamos pensar, pois quem seriam os escolhidos senão aqueles que dispõem das revelações dos Espíritos?

    O caso é a meu ver o maior exemplo de cumprimento da profecia, de forma a nos transmitir uma certa tristeza ao ver uma figura tão importante no meio Espírita sendo manipulado pela Globo-Mídia-Besta.

    Digo que já sabia que o Divaldo fazia parte do grupo “Espírita Coxinha”, não por conhecer seus posicionamentos políticos, coisa que só faço agora, mas por já ter observado sua falha em outro vídeo, no qual ele diz que respeita Geraldo Lemos Neto e não tem autoridade para desmenti-lo mas não é obrigado a aceitar, ou seja, ele está afirmando que Geraldinho está mentindo em relação as revelações de Chico Xavier.

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=Bhe3tQ4M7h8%5D

    Acontece que se ele tivesse pesquisado um pouco antes de falar veria o vídeo do próprio Chico falando sobre o período de 50 anos, que estabelece a data de 20/09/2019 como a da Data Limite!

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=6i6lhp3HadQ%5D

    Espero que o Divaldo compreenda que trato do assunto da forma que sou, com autenticidade, de forma meio bruta, sem passar a mão na cabeça de coxinha, mas que isto não significa que tenho ódio de coxinha, muito pelo contrário, tenho amigos e parentes que fazem parte desta igreja e os amo assim mesmo, a brutalidade é contra o conceito e não contra as pessoas. O que acontece com frequência é que os coxinhas não suportam o contraditório e acabam espanando a rosca.

    Se quiser debater sobre política, os termos são estes, se não, delete o vídeo, coloque a viola no saco e vá chorar com o Huck:

     

      1. No programa Pinga Fogo, Chico fala sobre este período de 50 anos

        Postei ai em cima um vídeo do programa Pinga Fogo, no qual o Chico fala sobre este acréscimo de tempo de 50 anos para a regeneração da humanidade. Este prazo inicia-se a partir da data que o homem pisou na Lua, estabelecendo, portanto a data de 20/07/2019 como a data de fim dos tempos dado ao domínio da Globo e início da nova era.

        Vou colocar abaixo a revelação de Geraldo Lemos Neto, esta que o Divaldo disse, em outras palavras, que é mentira:

        http://www.vinhadeluz.com.br//site/noticia.php?id=760

    1. Outras personalidades publicas podem se manifestar a favor de Lula mas nenhuma personalidade pública pode se manifestar contra. Sinto muito, mas vcs estão errados.Só isso já demonstra dois pesos e duas medidas.
      E sobre a tal data de setembro de 2019 ou qualquer outra de 2019, ela simplesmente não existe.

  4. Entrevista de Divaldo Franco
    Reverendo juiz??? O que é isso?
    Que decepção Divaldo Franco!
    Quando ignorância!
    Que discurso atrasado e ignorante!

    1. Então, na sua lógica, ele
      Então, na sua lógica, ele deveria falar “veneravel” Lula, apoiar o crime e afins, certo? Com certeza, a malucada toda ia aplaudir o homem. Ta certo né?

    2. Só perceberam agora o quanto Divaldo “incensa” o Moro? Acho que, sendo ele um líder de uma doutrina libertária como é a Doutrina Espírita, não poderia, jamais, emitir opinião política nas suas palestras. Ele também é responsável pelo caos que estamos vivendo pois deu credibilidade a quem não a tem. Lamentavel!

    3. O Divaldo foi muito infeliz. Não se faz justiça cometendo injustiças e é exatamente isso que aqueles que estão a frente da lava jato estão fazendo. Você gostaria de ser julgado por um juiz parcial. “Um bom Juíz ouve sempre os dois lados antes de emitir a sentença”.

  5. Quem diria?

    Inimaginável pensar que poderia, um dia, haver tal coalizão espiritual, Maçonaria, espiritismo e evangélicos, unidos no mesmo espírito ideológico.  Só posso entender a inesperada união como a santíssima trindade dos fins dos tempos.

  6. Quem diria?

    Inimaginável pensar que poderia, um dia, haver tal coalizão espiritual, Maçonaria, espiritismo e evangélicos, unidos no mesmo espírito ideológico.  Só posso entender a inesperada união como a santíssima trindade dos fins dos tempos.

  7. deus não existe..

    .. eu sou ex-espírita.. mesmo.. perdi a fé justamente por pessoas como esse cara aí..

    .. explico: é IMPOSSÍVEL, vou repetir, IMPOSSÍVEL existir guias, espíritos avançados e tal, e o cara, com supostos contatos com esses guias avançados, ter uma visão tão distorcida do mundo..

    .. eu conheci muito espírita (umbandista ou kardecista), médium, coxinha..

    .. não tem o menor cabimento..

    .. se espíritos “avançados” existissem e esses homens tivessem contatos com eles, eles seriam sábios, no mínimo..

    .. se o cara tem contato com um espírito, que navega pela terra há séculos, ele teria que ter visão histórica..

    .. o conservadorismo burro manifestado pelo cidadão em pauta, e por todos os espíritas de direita, é incompatível..

    .. o cara tá replicando a mídia.. kkkk.. é uma besta quadrada.. e líder dos espíritas..

    .. é igual pastor dizer que fala com Jesus e manifesta aquele rosário de deformidades morais, destila um veneno mortal, exclui pessoas, desrespeita, etc..

    .. se o cara falasse com Jesus, ele seria um super humano com uma super compreensão de tudo..

    No final das contas, o espiritismo vai morrer abraçado com o cristianismo.. graças a deus.. já vão tarde.. nem um nem outro ajudou em nada a humanidade, pelo contrário..

    .. apesar de existir muito espírita e cristão bons, essas religiões só nos fazem mal.. melhor que não existissem..

    1. DESCOBRI! DESCOBRI! DESCOBRI!!!!

      “se o cara falasse com Jesus, ele seria um super humano com uma super compreensão de tudo”:

      So pode ser por isso que eu sou tao sabio!

      1. Mostre me seu HISTORICO de

        Mostre me seu HISTORICO de comentarios na internet pro meu microscopio eletronico garimpar UMA MERDA DE IDEIA tecnologica, social, ou religiosa… com menos de 50 anos.

      2. Bom segundo me ensinaram o

        Bom segundo me ensinaram o espiritismo está sempre em evolução. Ainda bem né se não ainda estariam com aquela crença do século 19, no qual a raça humana se dividia em quatro classes uma superior a outra. A classe D os negros, C os indios B os asiáticos e A os Branco europeus! os evoluidos espiritualmente, mesmo matando, escravizando, e roubando, segundo esse conceito espirita  eles eram superiores, e adivinha quem era os inferiores os Negros!

        Viu como se montam teorias, e sujam o nome de um grupo inteiro embasado apenas em convicções pessoais?

        pois com certeza a teoria espirita que segregava a raça humana, foi baseada nas convicções racistas dos espiritas da época, ou vai me dizer que algum espirito avançado os lhe ensinou tal absurdo?

        ENTÃO VIVA O PROGRESSO E OS PROGRESSISTAS>

      3. Ah, quer dizer que para ser
        Ah, quer dizer que para ser espírita a pessoa tem que ser de direita? Só faltava essa…
        Deve ser porque qualquer distribuição de riqueza, se bem sucedida, vai diminuir com a pobreza no mundo. Com isso, para quem os espíritas conservadores iriam fazer caridade, não é mesmo? Para quem iriam distribuir cestas básicas e roupas usadas?

        1. oi Adma, qualquer pessoa pode

          oi Adma, qualquer pessoa pode ser espírita, mas essa sentença não tem nada a ver com o meu comentário.. isso parece não estar claro para vc.. então, vou refazer minha palavras: não vejo sentido o cara ser médium e de direita ao mesmo tempo, a não ser claro, que ele seja um médium consevador lá no Nosso Lar ou lá na Suiça.. talvez.. mas qualquer pessoa de direita no Brasil seguramente é ou um canalha ou um estúpido, e nenhuma dessas condições é compatível, no meu ponto de vista, com alguém que tem contato com seres evoluídos.. no caso em tela, nós vemos uma liderança espírita que é, na verdade, uma criança em termos de conhecimentos políticos, históricos e também psicológicos.. ao dizer as bobagens que disse, o cidadão passa atestado de estupidez, revela que seu contato espírita é farsa, porque se verdade fosse ele jamais diria o que disse..

          1. Oi jruiz, a minha crítica não

            Oi jruiz, a minha crítica não foi a você e sim ao comentário do Angelo Garcia.

          2. Desculpe..

            .. oi Adma, derrapei e na primeira leitura não interpretei corretamente seu comentário, com o qual, na verdade concordo.. sim, tem muito a ver com a necessidade de praticar assistencialismo, como vc apontou..

            .. e com relação ao que tinha escrito antes, embora não relacionado diretamente ao seu comentário, meu ponto de vista é qualquer pessoa, direita ou esquerda, pode ser espírita.. é desejo pessoal, íntimo de cada um..

            .. o que eu acho improvável é o cara ser médium e de direita ao mesmo tempo, a não ser claro, que ele seja um médium consevador lá no Nosso Lar ou lá na Suiça, que são locais onde não existe pobreza, miséria, sofrimento nas ruas, injustiça social.. talvez aí nesses lugares..

            .. mas qualquer pessoa de direita no Brasil, seguramente ou é um canalha ou um estúpido, e nenhuma dessas condições é compatível, no meu ponto de vista, com alguém que tem contato com seres evoluídos..

            .. no caso em tela, nós vemos uma liderança espírita com conhecimentos primários em vários aspectos fundamentais do conhecimento humano, como as áreas política, história, sociologia, psicologia e por aí vai.. 

            Ao dizer tantas bobagens, o cidadão passa atestado de profunda ignorância, revela que seu contato espírita é farsa, porque se verdade fosse, o conhecimento dele seria superior..

  8. Duvido muito, com esse tom no
    Duvido muito, com esse tom no discurso, que qualquer um dos que assinam este manifesto tenha lido e assimilado qualquer lição de Kardec e principalmente de Jesus.

    1. Nassif, a pagina original

      Nassif, a pagina original tambem esta INFESTADA de trolls de direita dos quasi ninguem jamais ouviu falar.

      Escutem aqui, filhos da puta, construam um historico de comentarios sob seus proprios nomes reais PRIMEIRO.

      A gente nao ta aqui pra limpar suas bundas, ok?

    2. Você tem agora a

      Você tem agora a oportunidade, de refutar, ponto a ponto a carta, como ela fez com o discurso do Dilvado, por que não o faz?

      Escrever platitudes , e frases de senso comum todos escrevem ou falam. Mas a questão como cobra a carta, é demonstrar conhecimento cientifico, filosofico e embasado. E é sim uma desonestidade a pessoa misturar suas convicções pessoais, com dogmas religiosos, com a única finalidade de gerar intolerancia, Julgar (aqui um ensinamento de cristo) aquilo que ignora por suas limitações intelectuais.

      Desisti do espiritismo, desde que começou a surgir inumeros  videos, de “mediuns” que psicografam  princesa Diana, Michael Jackson, Chorão.. .

      E segundo não reconheço qualquer doutrina, movimento, entidade, que queira se apresentar com superioridade, sobre qualquer parcela da população ou individuos. Ficam se auto ungindo, se proclamando “elevados espiritualmente”.

       

  9. Divaldo Franco e Chico Xavier

    Divaldo Franco e Chico Xavier sempre demonstraram ser figuras bastante conservadoras. Chico defendeu a ditadura militar, apoiou Fernando Collor e sonhava com um líder político cujo perfil se equipara, hoje, a Luciano Huck ou Aécio Neves. Luciano e Aécio já visitaram Chico em diferentes ocasiões e houve admiração mútua entre médium e famoso.

     

    Além disso, não há como definir esse “espiritismo” da linha Chico Xavier / Divaldo Franco – e de tantos pretensos médiuns que publicam obras fake creditadas aos mortos – como “progressista”. Chico Xavier sempre pregava para as pessoas sofrerem caladas, algo que nada tem de progressista. Algo que está mais de acordo com o governo Michel Temer do que com as forças progressistas que hoje foram postas à margem do poder no Brasil.

  10. Espíritas progressistas respondem…
    Excelente matéria! Eu ouvi essa fala do querido Divaldo e chorei de decepção! Fiquei indignada com a postura deste respeitável orador espírita. A resposta dos espíritas progressistas traduz exatamente o que senti. Agradeço imensamente ao Luis Nassif pelo espaço dado para essa resposta tão digna e inteligente.

  11. UM BELO EXEMPLO DE LIBERDADE RELIGIOSA

    Eu nasci e fui criado na Igreja Católica. Impossível pra mim romper com vínculo afetivo tão profundo embora eu tenha me afastado da Igreja a mais de 20 anos. Não sinto falta de ser manipulado por gente autoritária e pouco confiável. Tenho certeza de que meu cristianismo não seja em vão só por não ser capacho de um clero caiado e sepulcral.

    Respeito muito a doutrina espírita. Admiro o fato de que uma de suas bases seja a recusa ao sectarismo, ao centralismo e ao personalismo. Como brasileiro, acho que o cristianismo – e por que não o próprio catolicismo – deveriam ser mais permeáveis às propostas teológicas e filosóficas da doutrina espírita. É ela que permite tal posicionamento da parte de setores que discordam de personalidades mais notórias, sem com isto abrir mão de sua convicção religiosa. Espiritismo é lugar de estudo. Nos dias de hoje, isto faz falta a todas as religiões de matriz judaico-cristã. Algo sintomático e plenamente de acordo com o contexto sombrio de nossa época. O Espiritismo é, portanto, uma luz na escuridão gerada pela decrepitude das instituições religiosas.

    Não é preciso, no entanto, concordar com tudo que se afirma no seio da doutrina Espírita. Posso considerar seriamente a reencarnação e a relação constante entre este plano e o plano espiritual, sem com isto vislumbrar uma cosmogonia definitiva que dê margem a medos, mentiras e manipulações. A percepção do mundo espiritual, ao menos para mim, não é uma questão de fé. No meu caso, é uma certeza, ao menos, o fato de que o mundo espiritual existe e nunca deixou de dialogar e influenciar nosso plano material.

    Este ponto de partida, o qual devemos e muito à doutrina espírita por sua confirmação, me parece um convite para o entendimento de experiências as quais nem sempre o cartesianismo dá conta de explicar. E, por incrível que pareça, a Ciência parece estar mais aberta ao diálogo sobre este assunto do que outras religiões galgadas em cosmogonias dogmáticas embasadas muito mais na tradição do que no aprofundamento dos estudos teológicos. A Psicanálise dialoga constantemente, a Parapsicologia, a Física Quântica….

    Tudo que posso desejar é que a Doutrina Espírita continue trilhando seu caminho de libardade de pensamento e debate aberto e franco. E esperar que seu exemplo, tão bem demonstrado no manifesto acima, possa inspirar outras doutrinas à esta busca constante.

    1. MOSTRE NOS NA INTERNET SEU

      MOSTRE NOS NA INTERNET SEU HISTORICO DE COMENTARIOS POLITICOS, SOCIAIS, E RELIGIOSOS, PRIMEIRO PRA GENTE SABER SE VOCE EH OU NAO EH O FILHO DA PUTA QUE DIVALDO ESTA ALIMENTANDO.

      HISTORICO PRIMEIRO.

  12. Também assino embaixo!

    Paula de Tarso Melo Rodrigues, MG.

     

    Temos que lembrar que essas pessoas não são líderes do Espiritismo, pois no Espiritismo não há líderes. São divulgadores, humanos normais que cometem erros, que trazem suas ideias, hábitos e preconceitos de várias encarnações. Não somos diferentes. Devemos tomar cuidado para não endeusarmos os que divulgam a doutrina. São aprendizes como todos. Somos todos iguais! Estamos todos no mesmo planeta e no mesmo barco! O único perfeito que veio à Terra foi Jesus! E devemos SEMPRE ter um cuidado extremo para, ao falarmos nossa opinião, não dizermos que a mesma é o ponto de vista do Espiritismo. E tomar cuidado, também, para não acharmos que a opinião dos divulgadores da Doutrina é a opinião da Doutrina. Não devemos tomar o que os divulgadores (e mesmo os espíritos que escrevem que estão no mesmo barco) falam como verdade absoluta. O Espiritismo nos ensina a pensar. Se aceitarmos tudo o que dizem, onde estará a fé raciocinada?

  13. Divaldo
    Gostei de ter lido esse texto pois sigo o kardecismo apesar de não ficar preso somente a este caminho.
    O cara colocou seu ponto de vista conservador, fundamentalista e que não representa a filosofia espirita.

  14. Lavação de roupa
    Horrível e antifraterno essa lavação de roupa em público. Pra mim que estou tentando entender e estudar o espiritismo a pouco. Vejo que são todas iguais, católica, protestantes e espíritas.
    Briga de egos.

    1. Cuidado! Vc está estudando o
      Cuidado! Vc está estudando o Espiritismo. A doutrina é muito maior e mais ampla do que qualquer pensamento sobre ela. Nós espíritas somos criaturas humanas em evolução e eivado de vícios e erros como quaisquer seres humanos. Uma coisa é não gostar do comportamento deste ou daquele espírita (absolutamente normal). O que não é justo é resumir por estes comportamentos toda o Espiritismo.

    2. Pois é irmão. Mas não

      Pois é irmão. Mas não continue desistindo de estudar o Espiritismo. Uma coisa é a doutrina. Outra, são os espíritas. Abraço.

  15. Divaldo Franco
    Um dia em estudo espírito um amigo me falou, quando desepecionares com algum espírita não decepcione com o espiritismo. Jamais pensei que decepcionaria-me com Divaldo PEREIRA Franco.

  16. Divaldo

    Assino junto a todos este artigo,

    Inadimissivel uma pessoa que tem uma influência descomunal no meio espírta falar tanta bobagem, sem nenhuma prerrogativa de verdade – simplesmente emitiu uma opinião pessoal, que deveria ter sido feita na sua casa.

     

     

  17. Politicagem dos dois lados
    Essa carta é mais do mesmo pura politicagem,o que Divaldo falou incomodou alguem aí está a prova . Vejo muito de ideologia política nessa carta e muito pouco de doutrina espírita menos ainda dos ensinamentos de Jesus. Os comentários agressivos então falam por si sós. Lamentável

    1. E a senhora? Sabe algo de Jesus?

      “Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro”.
      Mateus 6:24

      E vocês rapidamente rotulam como “comunistas” qualquer um que peça um pouco mais de justiça social. 

    2. A carta está corretissma. Foi

      A carta está corretissma. Foi um grande erro o Divaldo se aproveitar da credibilidade que ele tem no meio espirita, para divagar sobre assuntos que ele desconhece, apenas discursando com suas convicções pessoais, e pelo visto correntes de whatssap.

      A moral é uma questão filosófica, de exercicio de reflexão permanente, ela não deve ser usurpada, de forma vergonhosa, para servir de álibi para preconceituosos e intolerantes.

      A carta só cobrou o obvio que ele estude e se informe, antes de tecer comentários de assuntos fora dos conceitos espiritas.

  18. Resposta a Divaldo
    Achei ótimo o manifesto, o espiritismo nao tem líder e está sempre em evolução. Um orador desse porte tem que ter cuidado com as palavras, todos estamos sujeitos a erros, mas o Divaldo precisa avaliar o seu pensamento e preconceitos.

  19. que tristeza…

    deveras preocupante o estrago que a popularidade tem feito nesta pequena elite de “iluminados”

    de que adianta tanta luz, se o espiritismo para uso próprio tem a função de um interruptor?

    1. as concepções do plano mental não se dividem…

      sigam unidos…………………………………..e que ninguém queira distinguir-se do conjunto quando tudo parecer intrincado ou do plano particular ou material

      ……………….bem…nem sei o que isso significa, mas foi o que senti que devia escrever

      mas, como sempre duvidei, imediatamente lasquei um por quê……………………………………………………

      quando então senti que devia acrescentar que o cimento mais poderoso do plano mental

      é o sentimento de inclusividade espiritual…………………………………………duas ou mais formas de presença do eu……………………………………………..do meu eu não; o eu de quem me fez sentir que devia escrever

      sacaram? o meu plano particular é uma caverna…………………………

      que loucura, pensei depois

  20. Sinceramente não esperava uma

    Sinceramente não esperava uma análise tão rasa desse expoente do espiritismo com tanto trabalho e devoção na seara espírita. A palavra do Divaldo tem um peso muito grande. 

    O endeusamento do “venerando” juiz de Curitiba demonstra o quanto está desinformado. E o anacronismo sobre Marx, comunistas, etc… Também colocou o outro participante Haroldo em uma saia justa, citando coisas que simplesmente não foram ditas por ele (sugiro assistir o vídeo do juiz também). 

    Mas como estamos em pleno processo de transição, cada um de nós colherá o que plantou no passado e que planta agora. 

    Quem se informa um pouquinho verifica as inúmeras incongruências dessa situação transitória político-jurídica toda (obrigado Nassif por nos trazer o outro lado e os bastidores, me lembra bastante o caso Dreyfus). Isto deve ser necessário para nos testar e vencermos os nossos limites. Preparemo-nos pois para amanhã recebermos como irmãos esses personagens todos. 

    Divaldo, te respeito por tudo, pela tua obra, pelos teus 90 anos, mas que pena… 

  21. Lista estranha
    O Rio de Janeiro é o estado com a maior quantidade de pessoas que se declara espírita. Estranho que nesta lista, apenas um fluminense ou carioca se apresente. Padrões definem.

    1. Na verdade, Sergio Aleixo é

      Na verdade, Sergio Aleixo é um dos poucos estudiosos a sério do Espiritismo levado a sério como Kardec fazia. Por isso não se espante. Mas isso não é um mal só do RJ, mas do Brasil inteiro, desconhecer Kardec como deveria.

  22. Alias, he que estamos sendo

    Alias, he que estamos sendo tao doces:

    Divaldo filho da puta vocevse lembra tanto quanto eu da minha minha gargalhada de 1997, nao se lembra?  Ou quer que eu especifique fenomeno telepathic em publico?

    O fato que se sucedeu foi que em menos de unzinho ano meu centro foi tomado porbRosacrises.  E eu abandonei is centros… voce os tinha avisado, aparentemente.

    Qual era o assunto da minha gargalhada a voce mesmo?

    Mais inportantemente, eu sou foda ou nao sou?

  23. Divaldo está corretissimooooo
    Este grupinho do abaixo assinado eh irrelevante no movimento Espirita. Politiqueiros de plantão!!!!
    Parabéns Divado Franco!!!!

    1. Senhora,porque ao invés de
      Senhora,porque ao invés de estarem a denegrir a imagem de um verdadeiro trabalhador do bem,não procurem vós fazerem o que ele fez e faz,penso que estás palavras de Jesus,cabe perfeitamente aos fariseus da atualidade.

      Ò Raça de víboras! como podeis vós falar coisas boas, sendo maus? pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca.

      1. Réplica de uma “víbora”
        Ninguém está imune a críticas, senhor. Nem os médiuns famosos.
        Divaldo Franco, a despeito de suas qualidades humanas, deveria refletir e ser mais cuidadoso antes de falar sobre o que desconhece.
        O senhor não está acostumado ao debate, ao contraditório e à livre expressão de ideias, pelo visto.

    2. Desculpe, Fernanda, mas Divaldo agiu de acordo com as ideias conservadoras de Chico Xavier. O que Divaldo fez nada mais foi do que seguir as ideias conservadoras do mineiro, atualizando-as ao contexto atual.

      A verdade é que Chico Xavier defendia a Teologia do Sofrimento (que era o que havia de mais conservador no Catolicismo medieval), apoiou a ditadura militar, achava o AI-5 “necessário” para combater “o radicalismo das esquerdas”, falou mal dos operários, camponeses e sem-teto e compareceu à Escola Superior de Guerra (“laboratório” do golpe e da ditadura militar) para receber homenagens, ficando ao lado dos opressores e deixando os oprimidos à própria sorte.

      Chico Xavier foi um dos maiores nomes do pensamento conservador brasileiro, e isso tem que ser reconhecido. Neste sentido, ele foi o “Olavo de Carvalho” da ditadura militar, um pretenso guru de ideias profundamente conservadoras. Leiam Chico Xavier e não se contentem com a imagem de “fada-madrinha” que os seguidores promovem a seu respeito.

  24. Diálogo e fraternidade
    Boa noite a todos. Porque os senhores não procuraram, tanto o Divaldo, quanto o Haroldo Dutra, a fim de se estabelecer um diálogo e aplicar a fraternidade, na prática? Por que tentar estabelecer a dissensão, por meio das mídias sociais, se isto não levar a lugar algum? Espíritas, amai-vos, eis o primeiro mandamento. Espíritas, instrui-vos, eis o segundo mandamento. Mas sem vaidades e extremismo. Muita paz a todos nós e que Deus nos ampare hoje e sempre.

  25. recentemente senti que devia escrever……………………..

    que devia escrever algo sobre as profundezas sombrias………………………………………………………………….mas como vem e passa, não lembro onde exatamete e quando………………………………..o interruptor vem de lá…………………vi como um presente que me foi dado por pena talvez………………………….percorrer estas coisas às cegas tem me causado muita dor

    e nem me foi dado por inteiro ou completo ou localizado em fixo…………………………….universo, caverna, subida, descida, luz, sombras, esbarrões doridos,gritos de desespero, formas estranhas, mas que se amedrontam quando chego, enfim, cabendo tudo em minha cuca, mesmo assim eles ou sei lá quem ainda me presenteia com um interruptor que sobre e desce sem parar……………………………………………………..

    enquanto eu não souber parar o puto mentalmente, vou me manter afastado dessas coisas, porque teorias já usei todas sem que nenhuma funcionasse a contento, quanto então gritei que porra é essa? que enganação é essa? ou depende de técnicas? se for das do plano particular de alguém, estou fora, desisto em definitivo

    e se dependem e não são, como posso aprender, onde estão afinal?

    e alguém, sei lá quem, respondeu com voz de anjo homem, mas mãe: estão no interruptor, peregrino!

  26. Espiritismo, Catolicismo,

    Espiritismo, Catolicismo, Islamismo, Budismo e demais ismos.

    Em comum ?

     

    1. Convicção e crença firme e incondicional, alheia a argumentos da razão

    2. Rel. Conjunto de dogmas e doutrinas que constituem um culto (fé cristã, fé judaica)

    3. Confiança, convicção, crédito: Perdi a fé em você.

    4. Rel. A primeira das três virtudes teologais (fé, esperança e caridade)

    5. Afirmação, comprovação, asseveração de algum fato

    6. Compromisso de fidelidade à palavra dada

    [F.: Do lat. fides. Hom./Par.: fê (sm.).]

     

     

     

     

     

     

    Que nem bunda. Cada tem a sua.

  27. Resposta do Divaldo

    Qualquer um que ouvir na integra a resposta dele vai perceber que ele está coberto de razão. Concordo com tudo o que ele disse. Esses esquerdistas estão tentando levar a sociedade a um estado amoral e miserável, aonde tudo é permitido e ninguém é responsável por nada. Aonde apenas os “mais iguais” tem regalias e o resto do povo vive a mingua. Vide Venezuela e Coréia do Norte.

    1. Acredito que você não
      Acredito que você não compreendeu. Primeiro não existe nenhuma cartilha depravada distribuída para crianças, isso foi um boato político, criado por parlamentares evangélicos. Que usaram material do ministério da saúde, farsescamente atribuindo lhe como material do ministério da educação.
      Olha só por Divaldo e seu defensor ainda continuarem dando ênfase em algo que surgiu de uma mentira. Já é desnecessário elencar outras bizarrices que ele disse, repetindo comentários e opiniões burras de redes sociais. Isso é preocupante o que está levando muita gente questionar se realmente ele mantém contato com seres elevados do mundo espiritual.

  28. Entrevista Divaldo
    Lamentável. Sempre respeitei a capacidade intelectual do Divaldo, como referência espírita do Brasil. Porém não o dou o direito, na condição de espírita, de falar sobre questões tão complexas, que não sejam discutidas no movimento espírita,como se verdades fossem.
    Não há questão fechada a cerca dos assuntos por ele abordados, portanto não pode o mesmo, alimentar de certezas questões filosóficas e ideológicas altamente complexas. Não defendo a postura “acusativa” de quem quer que seja, sobretudo quando é passível de questionamentos.
    Saibamos entender as verdades de cada um, assim orienta a doutrina, principalmente quando há divergências de entendimentos.
    Não nos cabe conceituar de forma preconceituosa nenhum movimento social, sejam eles questionáveis psicologicamente/ideologicamente ou não, saibamos , antes de tudo, respeitar. Respeito é o que nos cabe.
    Não sejamos tolos, tampouco vaidosos. Sejamos caridosos com o próximo, esta é a orientação. O cuidado com as nossas declarações nos caem bem.

  29. Espiritas progressistas?

    Lendo os comentários percebo que o brasileiro insiste em tapar os olhos para a intolerância que se instalou no país. Não se pode rotular ninguém por expressar sua opinião sobre qualquer tema. Isso sim é preconceito. como pode pessoas que se propõe defender as diferenças não suportar um pensamento diferente. É preconceito porque atacam pessoas que em suas vidas contribuíram muito pela paz, simplesmente porque, em um fórum apropriado, respondem perguntas de acordo com suas convicções e crenças. Pelo fato de suas ideias irem de encontro a algumas não os tornam melhores ou piores. O fórum é apropriado. É necessário abandonar nossas verdades para entender a do outro. Como se intitular progressista utilizando velhas práticas?

    1. “O fórum é apropriado”:
      Nao,

      “O fórum é apropriado”:

      Nao, nao eh.  Conviccoes e crencas sao material DE ENTREVISTA.  Nao de pos-palestra em centro espirita.

    2. O problema é que Divaldo
      O problema é que Divaldo Franco é liderança, não é o Zé da esquina. Quando uma liderança usa seu papel proeminente e sua projeção para difundir preconceitos, torna-se passível de críticas públicas sim.

    3. Temos que compreender que
      Temos que compreender que assuntos sensíveis a sociedade e que geram ignorância e preconceitos não se embasa com opiniões. opinião é sua cor preferida. Quando uma liderança se propõe dissertar sobre qualquer assunto que não está na sua esfera de atuação. É obrigatório ela demonstrar estudo, preparo conhecimento histórico científico…e consulta diversas fontes variadas. Lamentável foi que Divaldo tentou fundamentar um discurso moralista tendo como raiz uma mentira um boato politico. Como no caso de cartilhas depravadas para crianças!
      Segundo se fosse por opiniões dominantes em épocas , nunca haveria abolição da escravatura, voto feminino, mulheres trabalhando , o catolicismo, protestantismo…pessoas ainda estariam sendo queimadas em fogueiras.

  30. Auto-crítica e coerência moral cristã.
    Uma liderança espirita como Divaldo tem falado muitas bobagens.Recentemente ví um video dele denegrindo o programa bolsa família e chamando o programa de bolsa miséria que faz o pobre virar preguiçoso. De que deve-se dar a vara primeiro para pesca. O contrário wue disse Jesus. Ele só esqueceu de criticar os privilégios que o “sucessor” dele Juiz que não abriu mão dos penduricálhos e auxílio moradia, que acumula um salario imoral acima do teto constitucional de quase 80 mil reais (Segundo o portal transparencia). Porque os mesmos não fazem uma auto-crítica sobre a dignidade e igualdade social e os privilégios de castas no Brasil?

  31. Auto-crítica e coerência moral cristã.
    Uma liderança espirita como Divaldo tem falado muitas bobagens.Recentemente ví um video dele denegrindo o programa bolsa família e chamando o programa de bolsa miséria que faz o pobre virar preguiçoso. De que deve-se dar a vara primeiro para pesca. O contrário wue disse Jesus. Ele só esqueceu de criticar os privilégios que o “sucessor” dele Juiz que não abriu mão dos penduricálhos e auxílio moradia, que acumula um salario imoral acima do teto constitucional de quase 80 mil reais (Segundo o portal transparencia). Porque os mesmos não fazem uma auto-crítica sobre a dignidade e igualdade social e os privilégios de castas no Brasil?

  32. Divaldo Franco me representa
    Senhores(as)porque ao invés de estarem a denegrir a imagem de um verdadeiro trabalhador do bem,não procurem vós fazerem o que ele fez e faz,penso que estás palavras de Jesus,cabe perfeitamente aos fariseus da atualidade.

    Ò Raça de víboras! como podeis vós falar coisas boas, sendo maus? pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca.

  33. Sobre este post

    Caros amigos do blog,
    Amigos meus, que são espíritas, mas têm pensamento fascista e reacionário, também me enviaram o link deste post (mesmo sabendo que não suporto esse tipo de comentário). Inclusive está circulando nos grupos de estudo da Casa espírita onde trabalho. Ataques premeditados? Qui lo sà?
    Divaldo Pereira Franco em seus 90 anos é um homem vivido, com muita experiência, vivência na Doutrina Espírita.
    Mas é apenas um homem. Como tal, tem suas tendências, pensamentos, opiniões.
    E também como tal, sujeito a enganos, manipulações, e, principalmente, vítima da alienação promovida pela mídia corrente. Todos sabemos a quem ela serve, e que ela mesma tem seus interesses.
    Ninguém chega a ser (nem perto) um Chico Xavier de uma hora pra outra.
    É preciso muito discernimento, sabedoria, serenidade, equilíbrio, informação, conhecimento. Pensamento, razão crítica (sempre Kardec!).
    Por isso, é sempre bom ter um Emmanuel por perto.
    Ao assumir a defesa do juiz sergio moro (sem surpresa quanto aos aplausos de fundo), Divaldo demonstra desconhecimento de fatos básicos da realidade do nosso país, e do mundo em que vivemos.
    Ao falar sobre a ideologia de gênero, demonstra desconhecimento sobre o assunto, atribuindo-o aos comunistas (afinal, até bem pouco eles comiam crianchinhas, não é mesmo?). Mas, em tese, ele tem razão.
    Temas como ideologia de gênero, pornografia livre, feminismo e teses correlatas ja vêm dos anos 1920 e 30 do século passado, através da chamada Escola de Frankfurt, com Theodor Adorno, Max Horkheimer, Jürgen Habermas e outros sociólogos. Eis aí a nascente da tese do “politicamente correto”.
    Se você criticar o comportamento de seu filho(a) e/ou corrigí-lo, ai de você! Você é politicamente incorreto e precisa de reeducação!
    Cuidado, 1984 está sempre presente na figura do Grande Irmão, aquele a quem você não pode jamais criticar.
    O objetivo desse poder oculto é justamente o esgarçamento do tecido social a partir da desestruturação familiar e seus valores. Dominar então fica mais fácil.
    Quanto à defesa do citado juiz, não é segredo pra ninguém que ele, os procuradores do mpf et caterva são produto criado pelo Departamento de Justiça dos EUA através de sua doutrina, a Lawfare. É claro, dominar então fica mais fácil.
    Todos nos lembramos do Consenso de Washington, o kernel do neoliberalismo criado no final dos anos 80 pelo FMI, o Banco Mundial e o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos.
    E assim é.
    Depois de treze anos de avanço social em nosso país, através de um projeto de governo concreto e positivo, onde cerca de 40 milhões de brasileiros saíram da condição de miseráveis (tem a ver com a Doutrina Espírita?), onde nosso país se tornou protagonista no cenário geopolítico mundial, quando foi ator fundamental na criação dos BRICS (lembremos que o B é de Brasil!), quando passamos de devedores a credores do FMI, quando ajustamos as contas públicas, quando nos tornamos autosuficientes em petróleo a partir do beneficiamento do óleo do pré-sal – nosso país é tomado de assalto por uma quadrilha de criminosos e narcotraficantes.
    O papel do citado juiz para a destruição de tudo o que foi conseguido até então não foi pequeno. Apenas ele, é realmente muito pequeno.
    Por isso, amigos, companheiros e irmãos de lides doutrinárias, jamais concordarei com o Divaldo nesse ponto.
    Se ele não está gagá, está mui mal informado.
    Fraterno abraço.

  34. Comunicado
    Gostaria de salientar que do mesmo modo equivocado das declarações dadas,que o referido comunicado trata,foram dadas as explicações no mesmo tom equivocado. Qual é o nível de envolvimento das referidas pessoas na investigação sobre a lisura ou não de um magistrado? Cabe a ele, até o direito de processar as pessoas citadas abaixo. Abstenham se de fazer qualquer tipo de comentário de cunho político ligado a doutrina espírita, pois não se confundem, uma trata de nossa natureza de nossa alma e outra de desvio de caráter da humanidade. Não sei dizer se esse abaixo assinado não foi ainda pior que as declarações dadas. Não se deixem enganar e manipular. Decepcionada, lamentável os dois momentos! Mais consciência, repensem vossos atos.

  35. Comunicado
    Gostaria de salientar que do mesmo modo equivocado das declarações dadas,que o referido comunicado trata,foram dadas as explicações no mesmo tom equivocado. Qual é o nível de envolvimento das referidas pessoas sobre a lisura ou não de um magistrado. Abstenham se de fazer qualquer tipo de comentário de cunho político ligado a doutrina espírita, pois não se confundem, uma trata de nossa natureza de nossa alma e outra de desvio de caráter da humanidade. Não sei dizer se esse abaixo assinado não foi ainda pior que as declarações dadas. Não se deixem enganar e manipular.

    1. Com todo respeito senhora,
      Com todo respeito senhora, vou comentar fora dos moldes fraternos, e vou acrescentar com prazer essa negatividade no meu padrão vibratório. Moro é um bandido traidor , lesa pátria!
      E falo isso com a lisura de quem está acompanhando a de perto 4 anos de uma farsa chamada lava jato, que destruiu metade da cadeia produtiva do país, gerou um déficit no PIB de 200 bilhões. Destruiu empresas nacionais, grampeou de forma criminosa advogados, vazou conversas telefônicas da presidente provocando Escândalo! pessoas foram agredidas por causa deste projeto de fascista. Aqui mesmo neste espaço temos diversos estudos e denúncias das condutas criminosa deste juiz. Se a senhora não tiver preconceitos nem medo que sua fé seja abalada. Basta pesquisar no campo de busca: moro, tacla Duran, moro, Teori., sentença esdrúxula…..e por aí vai.

  36.  
    O viés direitista dos

     

    O viés direitista dos espíritas está no fato de sua origem na tradicional classe média urbana, quase sempre, “despertados” por uma tragédia familiar. 

  37. Como espírita, concordo
    Como espírita, concordo plenamente com essas colocações. O Espiritismo preza pela compaixão e pela fraternidade.

  38. “A religião é o ópio do povo”

    “A religião é o ópio do povo” é uma frase presente na Introdução à Critica da Filosofia do Direito de Hegel, de Marx, publicada em 1844 nos Deutsch-Französischen JahrbücherFonte: Wikipedia)

    Pois é… E como tem viciado. E todos buscando o reino do céu. Não necessariamente agora. O céu pode esperar. Me lembra de uma viagem de avião que fiz num trajeto entre São Paulo e Fortaleza: Avião lotado, viagem tranquila até se aproximar de Recife-Pe. Eu, sentado ao lado de um padre, conversavamos sobre religião. Foi aí que, sem ninguém esperar, o avião entrou em uma violenta turbulência. Então em me virei para o padre e disse: Padre, o avião vai cair, vamos todos morrer e iremos paa o reino do céu. O padre arrregalou os olhos e, transtornado, respondeu: – Meu filho, não diga uma DESGRAÇA dessa.

  39. Nós sabemos.
    É
    QUE MERDA.
    QUEM PLANTA COLHE
    NÓS SABEMOS QUEM NOS COLOCOU NESTE BARCO.
    NÃO SABEMOS?

    Xadrez da grande manipulação da Lava Jato, por Luis Nassif
    > https://gustavohorta.wordpress.com/2018/02/07/xadrez-da-grande-manipulacao-da-lava-jato-por-luis-nassif/

    …Peça 1 – O livro de Tacla Duran

    No dia 19/09/2017, no artigo “Xadrez sobre a falsificação dos documentos na Lava Jato”, o Jornal GGN trazia à tona as primeiras revelações do livro do advogado Rodrigo Tacla Duran sobre a Lava Jato. Era uma prova do livro colocada por algumas horas em um site.

    Prestador de serviços da Odebrecht, profundo conhecedor dos sistemas utilizados pela empresa– o Drousys e o MyWebDay – o livro trazia duas denúncias de impacto.

    A primeira, é que parte relevante dos extratos do Meinl Bank foi falsificado….

  40. Equilíbrio , serenidade , humildade .

       Não vejo nas colocações do Divaldo Franco ,nenhuma de apoio a atual situação politica . Chico Xavier , em seus pronunciamentos ,chamava os americanos de ¨irmãos do norte¨, e elogiava os EUA . Entendia ele , que todos desempenhamos papéis relevantes na trajetória da humanidade , e dizia que o comunismo cerceava e bloqueava a liberdade de autonomia , ou seja, o livre arbítrio . Distorções também existentes no ¨capitalismo selvagem¨, violento ,que tambem cercea a liberdade de cada um de nós . Abaixo assinados ,disputas internas pela ¨verdade absoluta¨ ,e vóz única ,não me soa bem . Equilibrio , serenidade , humildade.

    1. As declarações de Divaldo
      As declarações de Divaldo Franco foram lamentáveis. São passíveis de crítica sim. Assim como ele exerceu sua liberdade de expressão, seus críticos também o fizeram.

  41. kardecismo e gênero qto ao vídeo de divaldo pereira

    “o escândalo é necessário,mas ai daquele que o fizer”

    Inicialmente meus pais foram fihos de Maria,converteram-se ao kaardecismo nos anos 70,qdo jandir motta (enfermeiro da polícia rj e ator globo), fundou seareiros de jesus em duque de caxias

    O kardecismo está longe de ser primazia

    Questões que sempre evoco como onde está a prova da existência de deus e de espírito, são brandas qto ao q impulsionam na mera evolução da sociadade como a conhecemos, tais como o espírito reencarnado em mulher evolui mais a emoção – sustentação de crimes qto ao gênero existente, há muitas questões q observo

    Fui dirigente de din depto de infãncia dentre ser desde menina envolvida nos estudos

    Tornei-me ateia! Após afastar-me do kardecismo, fui conhecer diversas religiões.Motivo pelo ql cheguei a esta avaliação. Criei meus filhos sob a óptica religiosa e concenciosa de deus e moral religiosa

    Apartada, dos serviços sociais, entendo q a política é o melhor exercício ante impiedade divina e todos os jugos q descrições reencarnacionistas prosperam ante as dificuldades do sistema atende massacrando certos indivíduos ao manter o separatismo em outro aspecto

    A ideia de karma onde queiram sustentar justificativas de ‘castas’

    O sistema financeiro atende hj com a óopyica de que ao comparecer sua posição na pirâmide,esteja em determinada faixa; a esta atribuição surge o ponteiro > vc foi rim ou é missionário, vc é responsável pelo que passa devido ao passado – sem haver prova de existências anteriores, como condenar o indivíduo que conhecemos hj, possa estar resgatando ou sofrendo penúrias aos olhos abaixo de nariz zzzzes?????

    O protestantismo capitalista está em sua expansão, porém a classe intelectual menos oprimida ao deus da opressão criativa, mantém importância com ídolos e seus espectros na fama dininos estrelas montam e remontam esstórias

    A questão de g~enero no kardecismo antev~em q haveria este período, portanto, engana-se divaldo no discurso,porém ressalto, >os hormõnios estão exarcebando, virou demia

    Existem índices, especialistas discutem, alertam 

    Cursei Ed Física, anatomia e fisiologia são matérias!

    Falo do corpo como o próprio!

    https://www.youtube.com/watch?v=Y1to6JxPiKM  

    Dr Lair Ribeiro condena a Soja

    Assista tb a verdade sobre o uso crônica da soja – Lair Ribeiro

    Tb com democracy now https://www.democracynow.org/2014/2/21/silencing_the_scientist_tyrone_hayes_on 

    Amy Goodman entrevista  Tyrone Hayes cientista que alerta sobre herbicidas causando alterações hormonais, mudança comportamental, orientação sexual por ondas – não há árbitrio!

    assim controlam redução populacional de pares naturais, os kardecistas falam que o espírito estaria mais livre neste período, como do limbo teriam reencarnação das últimas tentativas de resgates, portanto o sexo (abusos e exarcebação seria acrescida – encobrem políticas adotadas, o que provocam -,e a viol~encia

    Religião serve aos propósitos de governantes  e as manobras, nunca serve a verdade

    Aqui Dr Barrier Trower alerta sobre ondas livres https://twitter.com/CliaROSilva/status/965165299619254272

    Magnus Olsson tem propriedade no assunto por ser vítima, porém HIBRA ñ é operacionalizada ao bem e pelo q vemos a agressividade social aumenta cada vez mais, pergunto de ql forma tem sido aplicado https://www.facebook.com/Magnus1010/posts/1806029952761012

    *******************************

    A previsão de um homem e um anjo como o próprio lula citou em um dos seus últimos discursos como presidente é o que ele tenta associar ao Moro.

    O kardecismo ñ é muito adepto a intervir em política, mas serve de igual maneira, veja com Chico Xavier ao dizer sobre o homem do cavalo branco, ou no svídeos  : haverá um grande líder no Brasil 2-3 e 3-3 

    religião serve às guerras e sacrifícios ou ao poder central na captação/exploração

    e usaram a referência de ‘pinga fogo’ com divaldo

    Tentam manter viva a ideia de emmanuel 

    eu vi em meu quarto quando criança em forma humana, uma luz e isso foi após meus pais entrarem no kardecismo, logo eles seriam convencidos por indução dos estudos. com total certeza e memória viva, sei, era holografia direcionada/localização

    *********************************

    Animismo em tudo!

    Indução por isso tem estudo duradouro paramanter a ideia de q é desta forma (o q é ensinado) q ocorre, indução, acomodação do pensar, ñ h´passividade, há animismo sempre

    Existem muito mais ciência avançada/desenvolvida q ñ chegam ao nosso conhecimento, e se obsoletas e eles detêm o muito além

    ^n citarei aqui aprofundados estudos de  3ºolho (glãndula pinel) e projeção de imagens ao cérebro, animismo neuroprogramado transfer~encia de experiências pessoais 

  42. Subscrevo
    Fácil de entender.

    Espíritas são espíritos em evolução, como todos somos.

    Há preocupações doutrinárias dos Espíritas de renome citados. Ambos fortemente compromissados com causas e casas.

    Espíritas no Brasil são um grupo reduzido, escolarizado e conservador. Há uma vinculação forte com as classes médias: comerciantes, militares, funcionários públicos. Muito conhecimento. Fácil deduzir.

    A doutrina baseia-se nos Evangelhos e a rigidez é um traço característico. Há fundamentalismo e moralismo exacerbado em várias comunidades.

    O Rio de Janeiro é a casa da FEB. A manifestação exígua se dá por resguardo, não por discordância. A FEB atua sobre Casas e Centros e pode causar estragos significativos.

    Uma piada antiga lembra que há quem prefira encarnar sem as pernas a encarnar para viver pela Doutrina. Espiritismo é dureza. Mais fácil ser salvo por terceiros a ter que burilar-se a si mesmo.

    1. “O Rio de Janeiro é a casa da

      “O Rio de Janeiro é a casa da FEB”:

      Dos rosacrises, voce quer dizer, ja que os macons tem casa em Sao Paulo, nao eh mesmo?

      1. Aqui eu quis salientar o

        Aqui eu quis salientar o porque de haver somente um espírita do RJ assinando o manifesto (acho que houve até um questionamento sobre a autenticidade do documento por causa disso). 

        Como bem disse o Marcos no artigo de hoje, religião é para seguir. Religiosidade, para buscar. 

        Busquemos, ao invés de seguir. 

        Só a busca, o conhecimento, a reflexão nos levam ao caminho real: o do Amor. O resto – como bem refuta o documento – é ilusão.

  43. Fé cega ,jamais .

       Assistindo o video ,nota-se um Divaldo vago , e sem profundidade politica . Não conhece a trajetória do Moro ,seus descaminhos ,o que prova que ; nunca devemos ter fé cega em médiuns ,pois afinal estão na Terra ,ou seja ,imperfeitos . 

    1. Hei, nao tenho problemas com

      Hei, nao tenho problemas com fe cega.

       Alias, meu amolador de facas tem laminas de poh de diamante.

      E eu corto.

      CORTO MESMO.

  44. solto e/ou complemento divaldo

    Durante regime militar houveram edições da revista O Reformador em espanhol editada pela feb

    Circulavam a América Latina

    Os militares foram grandes incentivadores

    Seria o fato de terem armas em punho, o caso de prévio arrependimento em pedido de perdão?

    Por que teriam a preocupação de oprimirem a população economicamente, dedvido menos abastecidos transviessem a crentes, cujo deus é poder central e ofensivo requerindo sacrifícios? Nas favelas o q ñ faltam são dissindentes da católica

    Não foi pelos escravos indianos que os ingleses trouxeram para o continente, ou pelos asiáticos vindos de guerra para adentrar o espiritualismo oriental?

    Ou devido formarem a classe intelectualizada/acuturada mais espiritualizada e aí a herança religiosa de tríplice aspecto de cunho europeu?…

    Fato q deus é a mnobra da política efusiva nas mentes humanas

     

  45. O que fizeram pela divulgação e estudo da Doutrina Espírita?

    Os progressitas/ adoradores de Stalin, Lênin e Che Guevara, que assinaram o tal baixo assinado… E que negam as milhões de mortes planejadas e executadas pelos regimes socialistas no mundo …
    O que fizeram pela divulgação e estudo pela Doutrina?

    1. Os espíííííííritas e os malafaias aplaudem

      A moçada não te endendeu, mano.

      Volta Jesus e conserta essa m*rd@ que fizeram, os judeus ainda estão no comando.

    2. preconceito e ignorância

      O irmão sem nome que fez este comentário infeliz, infeliz criatura é.

      Nenhum dos subscritores da lúcida nota se diz, ou se disse de qualquer deles, serm “adoradores de Stalin, Lênin e Che Guevara”, nem, muito menos, de “as milhões de mortes planejadas e executadas pelos regimes socialistas no mundo”. Quem diz isso, de maneira inteiramente irresponsável é você. Essas afirmações, nada dizem sobre os subscritores da nota, entretanto dizem muito a seu respeito. Revelam um sentimento de ódio gratuito que tolda teu espírito. Vá estudar a doutrina irmão, nela você poderá encontrar paz para o ódio que domina tua alma.

      1. Divaldo deu abertura ao

        Divaldo deu abertura ao Comando de Caca aos Comunistas Espiritas.  Essa eh a razao que esse cara nao tem nome.  Ele nem eh espirita:  eh troll.

        Mais uma vez:  DIVALDO FRANCO ABRIU A PORTA AO CCCE.

  46. Tristeza

    Muito triste ver um lider religioso disseminando tanto ódio,tanta ignorância.Eu como espírita  e acreditando ser esses líderes espíritas  orientados por espíritos elevados, só posso concluir que o  espírito que o “orienta” é um espírito de porco.

    Lamentável.

    1. Andam dizendo por aí

      Os espíritos sábios, de luz, elevados, não baixam mais nesses centros elitistas, e sim nos terreiros, travestidos de preto-velho, tranca-ruas e caboclos, assim feitos gente como a gente.

      1. Serjao, como novidade

        Serjao, como novidade galactica informo a todos mais uma vez que eu me tornei espirita e kardekiano no Vale do Amanhecer.

        So pra constar.

  47. O Espiritismo progressista me representa!
    Graças a Deus pela nota em defesa do contraditório aos infelizes e conservadores comentários do nosso querido Divaldo.
    Mas precisamos não perder de vista os ensinamentos do Cristo, que foram revividos pela doutrina espírita e seu codificador Alan Kardec, que nos orienta a amarmos e instruirmo-nos. Exatamente nesta ordem.
    Vamos agora voltar o foco para a melhoria individual, para fazer a diferença na coletividade universal.
    Não esquecendo nunca que não é possível ser Espírita sem ser Cristão; e não é possível ser Cristão sem amarmos uns aos outros.

    O exemplo a ser seguido ainda é o do Cristo!
    E não se pode amar a Deus sem amar a humanidade á qual Jesus veio ao mundo defender!
    Jesus foi o maior exemplo de “comunista” pois pregava a igualdade e não a supremacia da matéria (capital) sobre os interesses sociais e espirituais.

    Um forte, fraterno e revolucionário abraço.

    Maria Zenilda Ferreira Lima
    Recife/PE.

  48. Não existe espírita de direita..

    Prezados, não consegui expor satisfatoriamente meu ponto de vista em comentário anterior, volto aqui para deixar claro a minha visão, espero contribuir com o coletivo.

    A minha tese é a de que não existe médium espírita de direita.

    Vc pode ter espíritas (candomblé, kardecistas, umbandistas, entre outros) de direita, mas médiuns não.

    Eu considero inocentes todos da assistência.

    Alguns poucos dentro da gira, os iniciantes talvez..

    Mas médium “feito”, em qualquer linha da umbanda ou vertente do espiritismo, que se diz “de direita”, é muito provavelmente um picareta, ainda que existam um ou outro caso de pura ignorância.

    Assim como os pastores evangélicos.. na maioria, todos picaretas..

     

    Não existe Preto Velho de direita, prá ficar no exemplo mais escancarado dessa questão.

     

    Se nós vivêssemos em um planeta justo e igualitário, tipo Nosso Lar, eu até consideraria a possibilidade de existir um espírita de direita, alguém com uma posição mais conservadora, afinal, o equilíbrio, de fato, prescinde tanto do Yin quanto do Yang..

    Mas vamos ser diretos, papo reto, estamos falando de Brasil: o Umbral é aqui, galera..

    .. o pensamento de direita no Brasil é escravagista, não preciso dizer mais nada..

    .. em 100% dos casos estão presentes valores de misoginia, a homofobia e o racismo.

     

    Esses espíritas de direita não estão vendo as favelas, a miséria, o sofrimento, as vidas perdidas sem nenhum sentido?

    Uma pessoa reencarnar em alguns ambientes aqui no Brasil equivale a vc pegar um cara normal e colocar dentro do sistema prisional brasileiro..

    .. a pessoa involui..

    “Ah, eles sofrem porque estão cumprindo karma”.. essa hipótese é ridícula por 2 aspectos básicos:

    miséria e sofrimento não são educadores.. ninguém evolui dentro das prisões brasileiras.. ninguém evolui passando fome, sofrendo.. os caras estão evoluindo lá na Islândia..

    e qual é o seu papel nesse processo? Se comprazer com o sofrimento alheio? Fechar os vidros do seu carro para não entrar o cheiro?

    Ou será que o seu papel deveria ser incluir o irmão que está na sarjeta?

    Abraçar as pessoas como elas são, ao invés de ficar tentando mudar sua natureza?

     

    O karma é seu, não dele.. vc é que deveria aproveitar a oportunidade para incluir o irmão, por isso que vc está aqui.

     

    Oras, essa questão é muito primária..

    Vejam aí a suposta vida de Jesus Cristo: o cara era de esquerda ou direita?

    Qual é o melhor exemplo para os espíritas, Jesus ou Pilatos?

    Até acredito que os 2 são essenciais, mas os passos de quem os espíritas deveriam seguir?

    Quem é o exemplo de vida?

     

    Outra questão, também primária, é que se vc é médium, então tem algum tipo de contato com espíritos evoluídos, certo?

    Ou vc incorpora, ou psicografa, vibra, joga búzios, enfim, tem uma linha de comunicação aí.

    Oras, não tem como vc não ter uma visão de tempo e espaço mais ampla do que o “resto” da humanidade..

    Afinal, vc tem um espírito evoluído aí do seu lado, um mensageiro da luz “à sua disposição”, certo?

     

    Ele vai te dizer as verdades da natureza, das relações humanas..

    Como é que pode um líder espírita vir a público chamar sérgio moro de “venerando juíz”?

    Nem vou entrar em detalhes..

    E diz que a “teoria de gênero” é uma invenção marxista e tem por objetivo formar uma pessoa “com ausência de qualquer princípio moral”..

    .. gezuis..

     

    Mas nem a pau que esse cidadão está assessorado por um espírito de luz, no máximo ele tem contato aí com uns quiumbas a lhes dizer asneiras..

    E é liderança..

     

    No final das contas, querem apostar que “a comunidade espírita” vai acabar soltando uma nota condenando essa matéria por levantar tão importantes questões, ao invés de lidar com o enorme elefante na sala?

    @page { margin: 2cm }
    p { margin-bottom: 0.25cm; line-height: 120% }

  49. Espiritismo incompatível com ideologias direitistas
    Se o pensamento espírita não for aliado a fraternidade, á caridade e apoio aos mais necessitados, então o mesmo não terá nenhuma importância, relevância e respeito. Se o espiritismo estiver, de alguma forma, uma “simpatia” pela direita malévola que permea o mundo com suas ideologias reacionárias, então este não deverar te-lo nenhum reconhecimento e respeito, seria apenas mais uma decepção. Se existir algum médium com tendências a pensamentos neoliberais e reacionários típicos de ideologia de direita, acredito que sua missão e evolução estarão ameaçadas.

    1. Por sinal, Avelino:
      Com a

      Por sinal, Avelino:

      Com a mesma certeza com que eu ja chamei Lula de Ladrao Bom eu te afirmo com todas as letras que Divaldo Franco eh o Ladrao Ruim, esqueci os nomes Imediatamente mas ta na Biblia.  Ate pra morrer ele faz chilique.

      Divaldo, Divaldo, Divaldo…

      Morre com educacao.

      1. (isso foi 15 anos atraz na

        (isso foi 15 anos atraz na lista Espiritismo-Brasil no yahoo, e como eu mencionei poucas semanas atraz aqui no blog, o arquivo da E-B foi apagado da historia como se nunca tivesse existido.  Existiu sim.  E eu disse no mesmo post que o mundo era de Lula.)

  50.  
    Já ouvi palestrantes

     

    Já ouvi palestrantes espíritas citarem a “veja” e o “fantástico” como fundamentos de suas conclusões. É muita alienação, para não dizer má-fé.

  51. Alma Lavada

    Obrigada irmãos por essa brilhante nota. Fiquei chocada com o posicionamento de Divaldo. A salada de termos que fez, a ignorância sobre gênero, a cegueira e o apoio à um juíz corrupto. Nós espíritas não coadunamos com a falta de ética e imoralidade. Pregamos o amor, a paz, a justiça social. Divaldo, numa só resposta desmoronou sua crença, sua fé. Isso não nos representa.!!!

  52. Só uma dica para o irmãos
    Só uma dica para o irmãos espíritas, que dizem concordar com Edivaldo sem nenhuma reflexão. Hitler, Mussolini, Salazar, Francisco Franco, ditaduras militares na América Latina chegaram ao poder e se mantiveram pregando ódio, mentiras e terrorismo contra marxistas e comunistas. Ser anti marxismo e comunismo eram seus alibis favoritos. Claro que não estou dizendo que Divaldo tenha alguma simpatia por tais figuras históricas.mas seu discurso raso, ignorante e intolerante, interessa bastante para quem tem.

  53. Só uma dica para o irmãos
    Só uma dica para o irmãos espíritas, que dizem concordar com Edivaldo sem nenhuma reflexão. Hitler, Mussolini, Salazar, Francisco Franco, ditaduras militares na América Latina chegaram ao poder e se mantiveram pregando ódio, mentiras e terrorismo contra marxistas e comunistas. Ser anti marxismo e comunismo eram seus alibis favoritos. Claro que não estou dizendo que Divaldo tenha alguma simpatia por tais figuras históricas.mas seu discurso raso, ignorante e intolerante, interessa bastante para quem tem.

  54. Aos amigos do GGN, gratidão
    Aos amigos do GGN, gratidão por suas palavras, pelo bom senso, pela erudicão lúcida e útil.
    Soube da manifestação de Divaldo hj, dom 18/02, e me sentia triste. Bom saber q não se trata de parecer generalizado.
    Apoio ao trabalho de vcs!
    Boa semana!

  55. Não existe esse termo
    Não existe esse termo “espíritas progressistas”
    Substituam o texto por petistas. Pronto.
    Parem de confundir e usar essa maravilhosa doutrina de cortina p exaltarem ideologia política particular.
    Que petulância essa pretensa intenção de censurar quem pensa diferente de vcs.

    1. Petulancia eh um cara

      Petulancia eh um cara qualquer postar uma mirdinha de comentario como o seu sem poder assinar I proprio nome pra nao perder o emprego.

      Ce tem nome, idiota?

  56. entrevista Divaldo Franco

    Não entendo que tipo de progresso é defendido nesse caso, pois entendo que o direito de opnião faz parte do progresso !!!

    1. Direito de opiniao nao eh

      Direito de opiniao nao eh direito aos proprios fatos-inventados, diga se de passagem.

      Divaldo mentiu sobre as cartilhas, mentiu sobre o uso delas, mentiu sobre Marx ter “inventado” a catoliquissima “ideologia de genero”, mentiu sobre Moro, insinuou que os governos de Lula e Dilma eram corruptos, e nao sabe nem que gays sao relativamente raros nos paises nordicos com seus banheiros e chuveiros unisex…

  57. Divaldo Franco/Haroldo
    Exteriorizar opiniões duvidosas é o mesmo que criar “fatos falsos” (fakes/). Discordo dos comentários por eles emitidos. O Espiritismo é uma porta de conscientização e não um palanque eleitoral que se presta a subjugação do povo a interesses duvidosos.

  58. Haroldo Dutra

    Olha só… cadê que alguém falou ou criticou Haroldo Dutra Dias? Jurista venerado, mineiro, de fora da “república” de Curitiba, que inclusive trabalha na vara da infância e adolescência da Comarca de Belo Horizonte. Não via entrevista inteira, mas neste pedaço da mesma postado neste blog, Divaldo começa sua resposta sobre a repugnante ideologia de gênero, mencionando uma outra entrevista do próprio Haroldo Dutra Dias com Iraci Campos, e inicia sua resposta com as palavras de Haroldo, para somente depois complementar com sua opinião. Acho que nós espíritas ( Espíritas que realmente vivenciam a Doutrina dos Espíritos – não de Kardec, pois este somente a codificou (transcreveu)) devemos ser mais atentos, racionais e críticos ( no sentido de fazermos a correta interpretação e discernimento) sobre o que é falado e ouvido, pois como humanos falhos que somos, temos o mau costume de não OUVIR como se deve. E alás, Divaldo estava dando uma opinião própria sobre este assunto, e não falando que o Espiritismo coloca sobre o mesmo assunto. Então paremos de ser Hipócritas e demos a Cesar o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus. 

    E me perdoe perguntar, mas da onde vem o termo “espíoritas progressistas”? De onde surgou isto? Por acaso é uma vertente espiritualista ( não espírita) politizada? Estamos voltando ao tempo da inquisição onde religião e política andavam de mãos dadas cometendo atrocidades contra a humanidade?

    1. “Repugnante ideologia de
      “Repugnante ideologia de gênero”. Ainda vão continuar insistindo nessa mentira? Nessa ode a ignorância? Já foi esclarecido, inclusive citado pesquisadores, que não existe ” ideologia de gênero” . Existe um campo de estudos de gênero, “ideologia de gênero ” e uma alcunha pejorativa inventado por reacionário ignorantes, replicado por reacionários ignorantes. Tais como aqueles da idade média que quase queimaram Galilei, por teorizar sobre as posições dó planetas.
      E me espantaria se não houvesse espíritas progressistas, já que boa parte da doutrina se fundamenta e fé raciocinando, progresso e evolução.

      1. Confere em ingles tambem: 

        Confere em ingles tambem:  gender studies.  A tal ideologia de genero, por incrivel que pareca…  So “existe” em nacoes catolicas!

  59. Amor + desinformação = boa intenção alienante.

    Amor + desinformação = boa intenção alienante. 
    Caso atuasse na área da saúde, poderia amar meu paciente, sendo inclusive um auxiliar de enfermagem dedicadíssimo. Mas, pela função de auxiliar, não me sentiria seguro a atuar onde não me visse habilitado. Aliás nem me atreveria a operar um cardíaco, por exemplo. Meu atrevimento e impertinência, inclusive , poderia até causar dores e inconvenientes ameaçadores, ou algo pior, não obstante minha boa intenção. 
    Por isso, respeitosamente, penso que faltou humildade ao Divaldo diante de um assunto que inequivocamente lhe escapava ao domínio. Resultado: desserviço à causa esposada, desinformação, preconceito, superficialidade, clichês somente sustentados pelo mais raso senso comum. 
    O que mais me decepcionou, no entanto, não foi “a persona” em si de Divaldo, compreensivelmente falha e humana como qualquer um de nós… O que me causou espécie foi como alguém se atreve a falar em nome do Espiritismo (arrogância e pretensão – “nós, espíritas”), expondo um pensamento, que, se no mais das vezes patenteava-se consciente e luminar, ali explicitou-se fragilizado pela mais tacanha inconsistência e superficialidade?  O mais triste é que qualquer pessoa dotada de um mínimo de racionalidade – sem as beatices anacrônicas dos idólatras místicos (explicavelmente tão numerosos em nosso meio) –  sem muito esforço, perceberia a fragilidade rançosa do seu discurso, conservadora no pior sentido do termo. Tal ridículo, inclusive, abre ensejo para que alguns até se sintam à vontade para colocarem em questão a autenticidade mesma de sua mediunidade. 
    Ninguém se engane, desinformação pode suscitar males sem conta.
    Preconceitos inevitavelmente causam dor. 
    Conservadorismo irrefletido tem sido madrasta de muitas lágrimas…
    Não me preocupo com o Divaldo em si, irmão que nos merece o máximo apreço e consideração, inclusive pela sua dedicação desmedida e luminosa. Enquanto livre pensador, cabe-lhe democraticamente a posição que lhe aprouver. O que me entristece é o estrago que isso provoca ao contexto do pensamento espírita, infeliz e desnecessariamente associado ao que há de mais retrógrado que se possa imaginar. 
    Oponho minhas opiniões às opiniões dele – ambos com todo direito a tê-las -, e que, não obstante particulares, se expõem ao aplauso ou à rejeição públicas. Discordar de algumas de suas ideias, em nada me impede de admirar ainda assim sua pessoa singular. Por isso me posiciono.
    Jesus, impetuoso e revolucionário, não se privou em se posicionar em relação ao farisaísmo do seu tempo, nem tergiversou contra os desmandos e desvios daqueles que não se mantinham coerentes a uma mensagem realmente emancipadora. Amar sempre, conivir jamais. 
    Aliás, a isso chamamos pensamento crítico!
     O espiritismo estimula a formação de cidadãos pensantes, livres e atuantes no bem e que não se acumpliciam a uma malta de deslumbrados que minimamente ou quase nada refletem sobre todo e qualquer conteúdo, aplaudindo sem pensar, à semelhança de um rebanho cego à beira de um abismo. As pessoas passam, o pensamento aprofundado, por sua vez, se dilata, desatando-se de nós obscurantistas, rompendo-se das algemas da ignorância medieval, infelizmente ainda tão cristalizado entre nós, espécie de atavismo dogmático e beato, arraigadíssimo no nosso igrejismo “espírita”. Pensemos…

  60. Mais União e menos Partidarismo
    Muita Paz a todos!Também sou Expositor Espírita. O que nós devíamos nos ater a ser. Simples instrumentos de divulgação da nossa linda doutrina. O espiritismo não precisa de defesa e nem o nosso querido Divaldo.Kardec nunca se importou que suas idéias fossem refutadas. Precisamos é abrir diálogos de forma  mais amena, sensata e sem partidarismo algum.  Deixar o direito de pensar Diferente. Precisamos reavivar a Revista Espírita como grande instrumento usado por Kardec para discutir e analisar assuntos doutrinários e não posicionamentos políticos. Sabiamente André Luiz no Livro Conduta Espírita no capítula 10 nos esclarece quanto ao posicionamento que devemos tomar quando usamos a tribuna espirita. Cabendo a nós a reflexão séria e desapaixonada seja por espíritas de esquerda ou de direita ou em cima do muro. Pois continuaremos ser irmãos espíritas e divulgadores da nossa maravilhosa doutrina!”Nos Embates Políticos Situar em posição clara e definida as aspirações sociais e os ideais espíritas cristãos, sem confundir os interesses de César com os deveres para com o Senhor. Só o Espírito possui eternidade. Distanciar-se do partidarismo extremado. Paixão em campo, sombra em torno. Em nenhuma oportunidade, transformar a tribuna espírita em palanque de propaganda política, nem mesmo com sutilezas comovedoras em nome da caridade. O despistamento favorece a dominação do mal. Cumprir os deveres de cidadão e eleitor, escolhendo os candidatos aos postos eletivos, segundo os ditames da própria consciência, sem, contudo, enlear-se nas malhas do fanatismo de grei. O discernimento é caminho para o acerto. Repelir acordos políticos que, com o empenho da consciência individual, pretextem defender os princípios doutrinários ou aliciar prestígio social para a Doutrina, em troca de votos ou solidariedade a partidos e candidatos. O Espiritismo não pactua com interesses puramente terrenos. Não comerciar com o voto dos companheiros de ideal, sobre quem a sua palavra ou cooperação possam exercer alguma influência. A fé nunca será produto para o mercado humano. Por nenhum pretexto, condenar aqueles que se acham investidos com responsabilidades administrativas de interesse público, mas sim orar em favor deles, a fim de que se desincumbam satisfatoriamente dos compromissos assumidos. Para que o bem se faça, é preciso que o auxílio da prece se contraponha ao látego da crítica. Impedir palestras e discussões de ordem política nas sedes das instituições doutrinárias, não olvidando que o serviço de evangelização é tarefa essencial. A rigor, não há representantes oficiais do Espiritismo em setor algum da política humana.” Conduta Espírita, André Luiz

  61. Mais União e menos Partidarismo
    Muita Paz a todos!Também sou Expositor Espírita. O que nós devíamos nos ater a ser. Simples instrumentos de divulgação da nossa linda doutrina. O espiritismo não precisa de defesa e nem o nosso querido Divaldo.Kardec nunca se importou que suas idéias fossem refutadas. Precisamos é abrir diálogos de forma  mais amena, sensata e sem partidarismo algum.  Deixar o direito de pensar Diferente. Precisamos reavivar a Revista Espírita como grande instrumento usado por Kardec para discutir e analisar assuntos doutrinários e não posicionamentos políticos. Sabiamente André Luiz no Livro Conduta Espírita, capítula 10, Nos Embates Politicos nos esclarece quanto ao posicionamento que devemos tomar quando usamos a tribuna espirita. Cabendo a nós a reflexão séria e desapaixonada seja por espíritas de esquerda ou de direita ou em cima do muro. Pois continuaremos ser irmãos espíritas e divulgadores da nossa maravilhosa doutrina!    

    1. Que coisa eh essa de

      Que coisa eh essa de “partidarismo” que todo mundo esta falando e eu nao vi ainda?

      Eles nao sao “progressistas” politicos nao.  E se tem uma coisa que o espiritismo precisa, eh progresso, viu?

  62. Muita Paz a todos!Também sou
    Muita Paz a todos!Também sou Expositor Espírita. O que nós devíamos nos ater a ser. Simples instrumentos de divulgação da nossa linda doutrina. O espiritismo não precisa de defesa e nem o nosso querido Divaldo.Kardec nunca se importou que suas idéias fossem refutadas. Precisamos é abrir diálogos de forma  mais amena, sensata e sem partidarismo algum.  Deixar o direito de pensar Diferente. Precisamos reavivar a Revista Espírita como grande instrumento usado por Kardec para discutir e analisar assuntos doutrinários e não posicionamentos políticos. Sabiamente André Luiz no Livro Conduta Espírita no capítula 10 nos esclarece quanto ao posicionamento que devemos tomar quando usamos a tribuna espirita. Cabendo a nós a reflexão séria e desapaixonada seja por espíritas de esquerda ou de direita ou em cima do muro. Pois continuaremos ser irmãos espíritas e divulgadores da nossa maravilhosa doutrina!”Nos Embates Políticos Situar em posição clara e definida as aspirações sociais e os ideais espíritas cristãos, sem confundir os interesses de César com os deveres para com o Senhor. Só o Espírito possui eternidade. Distanciar-se do partidarismo extremado. Paixão em campo, sombra em torno. Em nenhuma oportunidade, transformar a tribuna espírita em palanque de propaganda política, nem mesmo com sutilezas comovedoras em nome da caridade. O despistamento favorece a dominação do mal. Cumprir os deveres de cidadão e eleitor, escolhendo os candidatos aos postos eletivos, segundo os ditames da própria consciência, sem, contudo, enlear-se nas malhas do fanatismo de grei. O discernimento é caminho para o acerto. Repelir acordos políticos que, com o empenho da consciência individual, pretextem defender os princípios doutrinários ou aliciar prestígio social para a Doutrina, em troca de votos ou solidariedade a partidos e candidatos. O Espiritismo não pactua com interesses puramente terrenos. Não comerciar com o voto dos companheiros de ideal, sobre quem a sua palavra ou cooperação possam exercer alguma influência. A fé nunca será produto para o mercado humano. Por nenhum pretexto, condenar aqueles que se acham investidos com responsabilidades administrativas de interesse público, mas sim orar em favor deles, a fim de que se desincumbam satisfatoriamente dos compromissos assumidos. Para que o bem se faça, é preciso que o auxílio da prece se contraponha ao látego da crítica. Impedir palestras e discussões de ordem política nas sedes das instituições doutrinárias, não olvidando que o serviço de evangelização é tarefa essencial. A rigor, não há representantes oficiais do Espiritismo em setor algum da política humana.” Conduta Espírita, André Luiz

  63. Mais União e Menos Partidarismo
    Muita Paz a todos!Também sou Expositor Espírita. O que nós devíamos nos ater a ser. Simples instrumentos de divulgação da nossa linda doutrina. O espiritismo não precisa de defesa e nem o nosso querido Divaldo.Kardec nunca se importou que suas idéias fossem refutadas. Precisamos é abrir diálogos de forma  mais amena, sensata e sem partidarismo algum.  Deixar o direito de pensar Diferente. Precisamos reavivar a Revista Espírita como grande instrumento usado por Kardec para discutir e analisar assuntos doutrinários e não posicionamentos políticos. Sabiamente André Luiz no Livro Conduta Espírita no capítula 10 nos esclarece quanto ao posicionamento que devemos tomar quando usamos a tribuna espirita. Cabendo a nós a reflexão séria e desapaixonada seja por espíritas de esquerda ou de direita ou em cima do muro. Pois continuaremos ser irmãos espíritas e divulgadores da nossa maravilhosa doutrina!”Nos Embates Políticos Situar em posição clara e definida as aspirações sociais e os ideais espíritas cristãos, sem confundir os interesses de César com os deveres para com o Senhor. Só o Espírito possui eternidade. Distanciar-se do partidarismo extremado. Paixão em campo, sombra em torno. Em nenhuma oportunidade, transformar a tribuna espírita em palanque de propaganda política, nem mesmo com sutilezas comovedoras em nome da caridade. O despistamento favorece a dominação do mal. Cumprir os deveres de cidadão e eleitor, escolhendo os candidatos aos postos eletivos, segundo os ditames da própria consciência, sem, contudo, enlear-se nas malhas do fanatismo de grei. O discernimento é caminho para o acerto. Repelir acordos políticos que, com o empenho da consciência individual, pretextem defender os princípios doutrinários ou aliciar prestígio social para a Doutrina, em troca de votos ou solidariedade a partidos e candidatos. O Espiritismo não pactua com interesses puramente terrenos. Não comerciar com o voto dos companheiros de ideal, sobre quem a sua palavra ou cooperação possam exercer alguma influência. A fé nunca será produto para o mercado humano. Por nenhum pretexto, condenar aqueles que se acham investidos com responsabilidades administrativas de interesse público, mas sim orar em favor deles, a fim de que se desincumbam satisfatoriamente dos compromissos assumidos. Para que o bem se faça, é preciso que o auxílio da prece se contraponha ao látego da crítica. Impedir palestras e discussões de ordem política nas sedes das instituições doutrinárias, não olvidando que o serviço de evangelização é tarefa essencial. A rigor, não há representantes oficiais do Espiritismo em setor algum da política humana.” Conduta Espírita, André Luiz

  64. Assino o Documento

    Eu assino o documento no seu todo. Lamento, que em um dos  comtários alguém tenha dito que Kardec só codificou a Doutrina, que tamanha ignorância, não? Divaldo Franco já prestou um grande serviço a Doutrina e já chegou mais que a hora de parar, não acham? 

    Valter Claudino – Recife-PE

    1. Finalmente um ponto doutrinario!!!

      Valter, se eu te dissesse que posso saber tudo que existe OU que tenho todas as respostas, qual Ivan voce preferiria?  O que sabe tudo ou o que tem todas as respostas??

      Quem te disse que Kardec SOMENTE codificou estava errado somente no “somente”.  Sei disso por ja ter arrombado inumeras portas cientificas sem saber merda nenhuma a respeito de ciencia.  Hei, nao tenho objecoes De codificar essa porra inteira.  “Esforco” eu falando que nao ehm

      De fato, “tecnologia de disco voador” sequer somente (a esse ponto) 4 tecnologias, grafico primo, codigo SE, anti codigo SE, e groups lunaticos.  Todas 4 sao propriedade minha.  E vao viralizar pra populacao mundial inteirinha.  Nao tive outra escolha:  nunca vi uma porta aberta.

      Isso mesmo.

      Nao houve sequer uma.

      Se voce esta pensando que eu estou me fazendo passar por re-inc de Kardec…  Ta enganado tambem.  Eu tenho tantos nomes no bolso que voce nem imagina…  E nao sou nenhum deles.

      Nesse estreitissimo sentido somente, entao:  “somentes” tem, todos eles, exatamente o tamanho da minha pegada.

  65. Comentários ácidos, a parte

    Comentários ácidos, a parte gostaria de recomendar, para os irmãos espiritas, que tiveram contato com o GGN pela primeira vez, devido as “estripulias do Divaldo”. De permanecer aqui por mais tempo, dá uma circulada na pagina. Principalmente os que dizem concordar com Divaldo sem nenhuma reflexão.

    Aqui se encontra diversos temas variados, Musica, Livros, econômia, direito, história, geopolitica, cidadania, espiritismo, programas sociais, Politica muita Politica,  “Marxismo, socialismo e comunismo..rsrs”. Os analistas são ótimos, temos artliculistas de direita também mas nacionalistas. Como os espiritas são ávidos, por conhecimento, aqui está uma excelente oportunidade, de se desatarem das vendas do ódio que foi espalhado…pelas redes sociais.

  66. Assino em baixo. Concordo
    Assino em baixo. Concordo plenamente. Divaldo abusou da tribuna ao transformá-la em palanque. Antroposociopsicologicamente só falou asneiras.

  67. Dilvado pode e deve falar

    Dizem que Divaldo não pode falar me nome do espiritismo e ele apenas deu sua opinião e corajosamente se posicionou. Não pode? Quem elaborou esse texto, com inúmeros poréns também expressou sua opinião. E agora? Vocês podem e ele não? Parabéns ao Divaldo, agora o admiro mais!

    1. Dizem que espirita

      Dizem que espirita progressista não pode falar me nome do espiritismo e eles apenas deram sua opinião e corajosamente se posicionaram. Não pode? Quem elaborou esse video de Divaldo, com inúmeros poréns também expressou sua opinião. E agora? Ele podem e Divaldo não? Parabéns aos progressistas, agora os admiro mais!

       Viu como foi facil expor SUA OPINIAO agora?

  68. Dilvado pode e deve falar

    Divaldo assumiu sua posição política e não falou em nome do Espiritismo. Ele tem o seu direito tanto quanto vocês, que escreveram e endossaram esta resposta a ele o tiveram.

  69. Divaldo Franco
    A Resposta foi equilibrada, sobria, precisa e sábia. Coloca Divaldo Franco no devido lugar ao se posicionar como emissário do espiritismo, eu adorei a resposta dada, o espiritismo encontrou em mim mais admiração ainda.

  70. Herculano já alertou sobre charlatanismo de Divaldo

    Nos anos 70, Haerculano Pires, fiel e melhor tradutor da obra de Allan kardec, havia alertado sobre Divaldo Franco, na época um ídolo emergente:

    (…) “eu já havia sido advertido espiritualmente a respeito do médium baiano. Durante meses evitei encontrar-me com ele, pois é sempre desagradável constatar uma situação mediúnica nessas condições. Quando me encontrei, tudo se confirmou. Não tenho, pois, nenhuma prevenção pessoal, nada particular contra ele. O que tenho é zelo, é prudência, é necessidade de por-me em guarda e evitar que os outros se entreguem de olhos fechados às manobras que infelizmente se desenvolvem através da palavra ilusória desse rapaz. Espero em Deus que ele (agora roustainguista confesso e novo ídolo da FEB) ainda encontre o seu momento de despertar, antes que esta encarnação se finde. Do pouco que lhe revelei acima você deve notar que nada sobrou do médium que se possa aproveitar: conduta negativa como orador, com fingimento e comercialização da palavra, abrindo perigoso precedente em nosso movimento ingênuo e desprevenido; conduta mediúnica perigosa, reduzindo a psicografia a pastiche e plágio – e reduzindo a mediunidade a campo de fraudes e interferências (caso Nancy); conduta condenável no terreno da caridade, transformando-a em disfarce para a sustentação das posições anteriores, meio de defesa para a sua carreira sombria no meio espírita.”  

    1. Pois é, e o que cada um fez pelo bem dos outros?

      Herculano, movido pelo despeito, só críticas vazias…
      Divaldo, ao contrário, seguiu espalhando luz…
      Lembre-se caro colega marxista: A cada um segundo as suas obras… O choro é livre…

  71. Posicionamentos inadequados

    Bom dia, 

    Muito oportuna a matéria acima. Bem escrita e fundamentada, respeitando o princípio da razão que é basilar para o espiritismo.

    Temos vivido momentos tormentosos, realmente. Observo que as pessoas tem confundido religião, princípios, moral, opiniões particulares e pessoais. Lamentável.

    Tenho grande respeito por Divaldo, cujos trabalhos acompanho desde 1991, se não me falha a memória, quando assisti pessoalmente uma palestra proferida em Itumbiara, Goiás. Li boa parte de sua obra escrita, também.

    Como espírita e cidadã, contudo, tenho pleno direito de discordar de suas colocações. O faço neste momento.

    Lamento terem partido de Divaldo aquelas colocações que considero infelizes, pois queiramos ou não, sua figura, notadamente pública, cria e alimenta opiniões. Mesmo fugindo de hábitos antigos, de cultuação às pessoas, ainda trazemos esses costumes arraigados, portanto, há grande responsabilidade no que se diz. Quanto mais informação, mais responsabilidade. Os que mais tem, mais serão cobrados.

    Diante das minhas dificuldades pessoais enquanto espírito em evolução, admitio que decepcionei-me. Não por acreditar que o irmão é alguém “perfeito” ou infalível, mas porque eu mesma tenho minhas humanidades e, confesso, esperava mais. Mais sensatez, mais temperança. Decepcionei-me por ouvi-lo falando tão superficialmente de assuntos que merecem uma análise profunda. Decepcionei-me por ve-lo repetindo “chavões” midiáticos.

    Oro por todos, em especial por mim mesma, pela minha dificuldade em separar doutrina e expositor.

    Não poderia quedar-me inerte. Senti grande necessidade de expor minha opinião.

    Corroboro com cada palavra dita nesta matéria.

    Que sejamos iluminados para sempre tomarmos as melhores decisões e tenhamos lucidez nos momentos em que nossas opiniões se tornem juizo de valor para outrem.

    Valeria

     

  72. Responsabilidade

    Não encontrei meu comentario. Assiim, o reproduzi.

    Bom dia, 

    Muito oportuna a matéria acima. Bem escrita e fundamentada, respeitando o princípio da razão que é basilar para o espiritismo.

    Temos vivido momentos tormentosos, realmente. Observo que as pessoas tem confundido religião, princípios, moral, opiniões particulares e pessoais. Lamentável.

    Tenho grande respeito por Divaldo, cujos trabalhos acompanho desde 1991, se não me falha a memória, quando assisti pessoalmente uma palestra proferida em Itumbiara, Goiás. Li boa parte de sua obra escrita, também.

    Como espírita e cidadã, contudo, tenho pleno direito de discordar de suas colocações. O faço neste momento.

    Lamento terem partido de Divaldo aquelas colocações que considero infelizes, pois queiramos ou não, sua figura, notadamente pública, cria e alimenta opiniões. Mesmo fugindo de hábitos antigos, de cultuação às pessoas, ainda trazemos esses costumes arraigados, portanto, há grande responsabilidade no que se diz. Quanto mais informação, mais responsabilidade. Os que mais tem, mais serão cobrados.

    Diante das minhas dificuldades pessoais enquanto espírito em evolução, admitio que decepcionei-me. Não por acreditar que o irmão é alguém “perfeito” ou infalível, mas porque eu mesma tenho minhas humanidades e, confesso, esperava mais. Mais sensatez, mais temperança. Decepcionei-me por ouvi-lo falando tão superficialmente de assuntos que merecem uma análise profunda. Decepcionei-me por ve-lo repetindo “chavões” midiáticos.

    Oro por todos, em especial por mim mesma, pela minha dificuldade em separar doutrina e expositor.

    Não poderia quedar-me inerte. Senti grande necessidade de expor minha opinião.

    Corroboro com cada palavra dita nesta matéria.

    Que sejamos iluminados para sempre tomarmos as melhores decisões e tenhamos lucidez nos momentos em que nossas opiniões se tornem juizo de valor para outrem.

     

  73. Como eu disse: Divaldo mentiu.

    ‘Ideologia de genero eh uma “palavra-rosnada” (nao existe em portugues) e espantalho (argumento inventado para ser derrubado) usada em catolicismo, religioes de outras denominacoes, e leigos e pessoas nao afiliadas a nenhuma religiao para se referir a assuntos de transsexuais e identidades de genero e sua depressao.”

    Isso eh so a primeira sentenca.

    https://rationalwiki.org/wiki/Gender_ideology

    Note se que nao me tinha ocorrido usar o Google ate agora pois eu -sendo de nacao protestante- jamais tinha ouvido falar do conceito!

  74. Cutucar a onça com vara curta…

    Divaldo nos despertou mostrando o quanto o Movomento Espírita está sendo aparelhado.

    Divalo me representa. Este abaixo-assinado infeliz não me representa.

  75. Cutucar a onça com vara curta…

    Divaldo nos despertou mostrando o quanto o Movimento Espírita está sendo aparelhado.

    Divalo me representa. Este abaixo-assinado infeliz não me representa.

    1. Mostre nos nos comentarios de

      Mostre nos nos comentarios de apoio a Divaldo somente unzinho ponto ou definicao tecnicos.

      Somente um!

      Sao todos comentarios iguaizinhos o seu:  apoio vazio por ser incapaz de arguir e ate de refletir.

      1. Ivan, marxismo cultural e ideologia de gênero.

        Como já dizia Eric Voegelin: “As ideologias são religiões políticas”, e o marxismo cultural é a mais grave fascinação ideológica de toda a história da humanidade. Estou postando um link do vídeo que vai lhe esclarecer profundamente sobre a maldade dessa patologia política e moral: https://www.youtube.com/watch?v=s2_pIEtPbsA

        1. A propria EXISTENCIA de

          A propria EXISTENCIA de “ideologia de genero” fora dos pauses catolicos eh o que esta em duvida.  E ela eh uma “ideologia” sem ideologos reais -se tivesse eles ja estaria sendo denunciados!

          Nao estao porque seus UNICOS ideologos e criadores a inventaram primeiro pra depois a atribuir aas minorias alvo.  Isso eh o que eh chamado de “espantalho” em varias linguas.

    2. Sua opiniao eh tao barata que

      Sua opiniao eh tao barata que eu so so tenho que demonstrar pros telespectadores o quao barata ela eh e porque ela nao passa de mera opiniao:  ha poucas horas atraz eu proprio fiz esse comentarios abaixo…

      “Divaldo nos despertou mostrando o quanto o Movimento Espírita está sendo aparelhado.

      Esta infeliz Divalo não me representa. O abaixo-assinado me representa.”

      Viu como foi facil?

  76. O Comunismo ESTÁ NOS EVANGELHOS!

    O que mais ASSUSTA é ver alguém que se diz “cristão” atacando o Comunismo como se COMUNIZAR os benefícios a todos não estivesse nos ensinos de Jesus. Por favor, acompanhem abaixo:

    Livro de Atos dos Apóstosos, Cap. 4, vers. 32: “Da multidão dos que criam, era um só o coração e uma só a alma, e NINGUÉM DIZIA QUE COISA ALGUMA DAS QUE POSSUÍA ERA SUA PRÓPRIA, mas TODAS as coisas lhes eram COMUNS.”

    Alguma dúvida, senhores e senhoras que se dizem cristãs da boca pra fora??? Ou vão quere continuar honrando o Senhor apenas DE LÁBIOS? (Marcos, Cap. 7, Vers.6)

    Este abaixo assinado ME REPRESENTA sim!

     

     

     

     

    1. Viva a lucidez!

      Seu comentário me representa, Antonio! 

      O planeta de Regeneração é nada mais que a organização societária traduzida pelo Socialismo. 

      1. EXATAMENTE, Denise!!! Meu

        EXATAMENTE, Denise!!! Meu sobrinho mora na Suécia, país onde a educação é 100% bancada pelo Estado e onde se paga o equivalente a 600 reais POR ANO (o resto é bancado pelo Estado) MESMO para estrangeiros. TUDO lá é direcionado para a JUSTIÇA SOCIAL. Homens e mulheres tem os MESMOS direitos, sendo que a licença maternidade é de UM ANO E QUATRO MESES e vale TAMBÉM para o pai. A Suécia, como a Dinamarca, Portugal, Noruega e outros tem governo de cunho SOCIALISTA. E ainda sou obrigado a ler os absurdos contra o socialismo por aqui… Matéria interessante:

        “Brasileiros de classe média vêm viver em Portugal, governado pelo Partido Socialista, irmão do PT”, diz português

        https://www.diariodocentrodomundo.com.br/brasileiros-de-classe-media-vem-viver-em-portugal-governado-pelo-partido-socialista-irmao-do-pt-diz-portugues/#.WpWwHjpVzqA.facebook

  77. ESPÍRITAS PROGRESSISTAS KKK

    Boa noite senhores e senhoras.

    Ouvi o comentário do Divaldo e não vi como opinião espirita, vi como opinião dele mesmo e que bom que deixou exposto esse ranço que os ditos espiritas progressitas, deixaram escapar kkkk; quanto absurdo, esbravejado com ódio e determinação política kkkk, faltou no final colocar Lula 2018 kkkk. 

    A maioria que justificou a crítica ao orador espírita, se não é partidário progressita do PT, deve ser do PSTU kkkk; chega a ser ridículo isso e deixou exposto o quanto intransigente e extremamente impetuosos são esses militantes kkk; estarei orando para que reavaliem suas posições e descortinem o véu opáco que impede de ver a luz, que Deus abençoe a todos e principalmente os Espíritas progressitas. 

    1. Especique em termos tecnicos

      Especique em termos tecnicos o que os transformou em “intransigentes e impetuosos” por denunciarem a cachorrada de Divaldo com os espiritas, pois eu ja disse que o chilique dele foi uma merda ralissima e qual eh a razao em termos tecnicos o suficiente, e deixe me dizer de cara aberta que a “ideologia de genero” tem tao pouca credibilidade academica que nao tem sequer VERBETE NO WIKIPEDIA.  E se tiver, o item a vai denunciar como hoax catolico.

      Agora vai lidar com SEU ladrao ruim.

      De novo:  voces DEFINITIVAMENTE NAO vao ter a ultima palavra porque eu nao vou deixar.

  78. IDEOLOGIA DE GÊNERO

    Como já dizia Eric Voegelin: “As ideologias são religiões políticas”, e o marxismo cultural é a mais grave fascinação ideológica de toda a história da humanidade.

    Para as pessoas que não compreendem a maldade dessa ideologia nefasta segue abaixo uma palestra sobre o que é a Ideologia de Gênero: 

    https://www.youtube.com/watch?v=s2_pIEtPbsA

  79. Olhem aqui…

    Vão me desculpar, mas ideologia de gênero é um absurdo tremendo, assim como Marxismo, pois sabemos das cerca de 100 milhões de mortes causadas por essa doutrina atéia (aliás, ou você é espirita ou marxista, os dois não dá!). Não houve partidarismo nenhum, já que muitos membros do PT estão sendo investigados ou já condenados por roubar do povo, e por isso o espírita não deve ser conivente. Tenham bom senso e deixem a lavagem cerebral esquerdista que foi feita em vocês de lado.

    1. Porque voce acha que eu NUNCA

      Porque voce acha que eu NUNCA ouvi falar de “ideologia de genero” nos Estados Unidos mesmo?

      Quer que eu te conte?

      Eh porque aqui se voce vinegar e espalhar que professores gay tem planos de ensinar criancas e se masturbar na escola ou que tem planos de “converter” alunos para serem gay voce perderia are as calcinhas no processo judicial que se seguiria.

      Cansada de esperar is catolicos retomarem a pratica dos santinhos, a igreja catolica teve a ideia de inventar diabinhos.  Que be vender seus diabinhos em paises catolicos entao.

      Viu de onde saiu essa mentirada agora?  E nao eh SO que Divaldo vendeu o diabinho pros espiritas, que ja seria serio o suficiente.  Nao eh SO que ele enfiou Marx na historia, que igualmente seria seriissimo.

      Ele cruzou correntes.  E nao foi uma ou duas, foram varias.  Isso eh imperdoavel.

  80. Não joguem o Espiritismo na vala do progressismo

    Não queiram jogar o espiritismo na vala comum do socialismo meus caros. Divaldo está certíssimo!!!
    O problema de alguns espíritas alienados, ou progressistas, é querer confundir socialismo com a caridade Cristã. Socialismo é igualitarismo imposto pelo Estado tirânico.
    A “igualdade” pregada pela Doutrina Espírita é aquela resultante da evolução moral da humanidade, de modo que as injustiças sociais deixem de existir. Mas isso não significa a eliminação das diferenças materiais e morais entre os homens.
    O espiritismo nunca se referiu ao igualitarismo socialista e enxerga com naturalidade a desigualdade material e espiritual, uma vez que toda conquista ou perda é resultado do esforço pessoal, do mérito, dos resgates pretéritos, das provações e das escolhas de cada espírito.
    Veja o que diz Emmanuel no livro “A Caminho da Luz”, publicado em 1939, sobre o Socialismo:

    O SOCIALISMO – Grandes ideias florescem na mentalidade de então. Ressurgem, aí, as antigas doutrinas da igualdade absoluta. Aparece o socialismo propondo reformas viscerais e imediatas. Alguns idealistas tocam a Utopia de Thomas More, ou a República perfeita, idealizada por Platão. Fundam-se as alianças de anarquismo, as sociedades de caráter universal. Uma revolução sociológica de consequências imprevisíveis ameaça a estabilidade da própria civilização, condenando-a à destruição mais completa.
    Download aqui http://www.luzespirita.org.br/leitura/pdf/l9.pdf

    Espíritas Progressistas, no meu entender, não passam passam de espíritos perturbados, dissociados dos princípios morais da doutrina espírita, que tentam impor sua pauta política, disfarçada de princípios morais…
    A ideologia de gênero só pode ter lugar no Evangelho Segundo o Marxismo, nunca no espiritismo…

    1. Então para vocês e normal que
      Então para vocês e normal que apenas 8 pessoas acumularem uma riqueza . Maior do que 50 porcento da população mais pobre de todo mundo.
      Ah e crianças sendo estupradas em troca de comida , como aconteceu em Uganda também é normal faz parte de um resgate. E essa pobreza e miséria não nos é imposta de forma tirânica?
      Então podemos concluir que o espiritismo é uma doutrina individualista, o cara está aqui na terra só para garantir um lugar nas colônias nos moldes comunistas. E aqui na terra o e resto que se foda…qualquer coisa coloco a culpa toda numa reencarnação anterior. E quem discordar eu o acuso de ser assediado por espíritos inferiores e desorientados.

    2. Socialismo e Espiritismo, by Leon Denis

      E o que fazer com Léon Denis, o número 2 do Espiritismo, o maior escritor espírita na França depois de Kardec, que escreveu a obra Espiritismo e Socilaismo, onde aponta os pontos comum entre eles? Joga na mesma vala?

       

      Essa geração “Zíbia Gaspareto – Robson Pinheiro” que não estuda a base do Espiritismo acaba não entendendo nada da alma do Cristianismo (aliás aquele comunista do Jesus que repartia o pão, dizia que rico não ia pro reino de Deus e que andava com a escória social além de pregar contra os mercados, também vai pra vala?)

       

      https://www.estantevirtual.com.br/luzesdacidadebotafogo/leon-denis-socialismo-e-espiritismo-1038004666

    3. Maritonio,
      E aquela igualdade
      Maritonio,

      E aquela igualdade pregada em algumas obras espirituais, que mostram que não há classes nas esferas espirituais? inclusive a obra Nosso Lar?

      Quando chegou lá, André Luiz foi repreendido por seu mentor quando, ao insinuar que queria enriquecer com o bônus-hora adquirindo uma moradia “melhor” lhe foi dito que a vida espiritual não era como a da Terra. De fato, em diversosescritos, o mundo espiritual é igualitário.

      Se a desigualdade das riquezas é tratado como sendo algo natural pelo espiritismo, então, das duas uma: ou o espiritismo mentiu e é, portanto, uma fraude, ou Allan Kardec foi muito mal interpretado. Prefiro ficar com essa última opção.

      Em diversos momentos, Cristo deu exemplo de um Reino de Deus onde a única meritocracia possível era aquela da busca interior em se tornar um ser humano de bem. Em momento algum, o Mestre Jesus fez insinuações a aquisição de bens materiais. Que o esforço pessoal dizia respeito à materialidade da vida!

      Pelo contrário, andou muito mais pregando a distribuição das riquezas entre os mais pobres do que exaltando seus possuidores. Ele condenava ricos, chegando inclusive a afirmar que seria mais fácil um camelo passar por um buraco de uma agulha do que entrarem no Reino dos Céus.

      Expulsou os vendilhões do Templo; elogiou as atitudes de Zaquel frente aos pobres e dizia para quem quisesse se salvar no mundo de iniquidades, que doasse os bens e o seguisse.

      O mundo passa a cada dia por mais desigualdades, a despeito do capitalismo prometer na teoria a partilha das riquezas entre as pessoas, como antitese contra o comunismo, que para alguns, repartiria a pobreza.

      No entanto, no mundo, quem reina triunfante é o capitalismo. Porém, é constatado uma tendência planetária atualmente de uma forte concentração de renda, aumento da miseria e não seu oposto. Culpar comunistas parece funcionar como tática fanática, pra não dizer pueril, ou simplista.

      Aliás, curiosamente, as reformas sociais que países como EUA, Japão e quase toda a Europa fizeram no pós-Segunda Guerra foram concedidas pelo medo do comunismo, já que cerca de 40% dos habitantes se mostravam inclinados a ideologia de Marx. Logo, não foram feitas como “bondades próprias e dignas dos donos do capital” e das autoridades políticas, sempre prontas a governarem para a plutocracia.

      No Brasil, cerca de 60% da riqueza fica nas mãos dos mais ricos; 28% com a classe média – que no país está longe do pensamento da classe operária e se afina com quem normalmente lhe oprime, isto é, a elite rica – enquanto que 12% do PIB restante estão nas mãos dos “bolsa-famílias”. IBGE.

      1% da riqueza mundial fica com 99% da humanidade. Já 99% do dinheiro fica com somente 1% dessa mesma humanidade…

      São os endeusados Paulo Lehman, Carlos Slim, Donald Trump, Bill Gates, banqueiros, petroleiros etc etc etc. Curiosamente, a maioria desses bilionários não enriqueceu pelo esforço próprio, como pobres que acumulariam fortunas com o simples suor do trabalho. Esses são raríssimos, não a regra. A meritocracia cristã nada, nada mesmo tem a ver com patrimônios sociais ou econômicos. Essa é a meritocracia capitalista, não espiritual.

      O destino do planeta não pode ser isso. Não mesmo. Só lamento o destino do Brasil. Ele não merece a elite e a classe média que tem. Hoje endeusamos divaldos, conservadores controversos como Chico Xavier, e olhamos personagens maravilhosos como São Francisco de Assis, quase de maneira decorativa, sem entender seus ensinamentos verdadeiramente jesuiticos.

  81. Recado ao CCCE:

    Dentro do contexto espirita ao qual o abaixo-assinado se ateve voces tem absolutamente ZERO direito de apontar dedos pra “marxistas, petistas, Lenin, comunistas, socialistas” e etc.  Eh facil assim agora?  Eh so procurar quem achou a fala de Divaldo uma merda e apontar o dedo????

    Isso eh trabalho do seu ladrao ruim.  ELE abriu essa porta, nao os espiritas.

    E…  Nao, voces NAO vao ter a ultima palavra porque eu nao vou deixar.  De novo:  va lidar com seu ladrao ruim.

  82. Movimento Espírita

    Haroldo e Divaldo, para este momento, no silêncio de nossa pequenez, Emmanuel nos consola e nos enche de esperanças. AVANTE!

    “Em muitas ocasiões os pareceres populares, equivalem a gritaria das assembleias infantis, que não toleram os educadores mais altamente inspirados nas linhas de ordem, elevação, trabalho e aproveitamento” (Emmanuel)

     

     

    Prossegue Emmanuel:

    “47 O problema de agradar

     

    “Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo do Cristo – Paulo. (Gálatas, 1:10.)

     

    Os sinceros discípulos do Evangelho devem estar muito preocupados com os deveres próprios e com a aprovação isolada e tranqüila da consciência, nos trabalhos que foram chamados a executar, cada dia, aprendendo a prescindir das opiniões desarrazoadas do mundo.

     

    A multidão não saberá dispensar carinho e admiração senão àqueles que lhe satisfazem as exigências e caprichos; nos conflitos que lhe assinalam a marcha, o aprendiz fiel de Jesus será um trabalhador diferente que, em seus impulsos instintivos, ela não poderá compreender.

     

    Muita inexperiência e invigilância revelará o mensageiro da Boa Nova que manifeste inquietude, com relação aos pareceres do mundo a seu respeito; quando se encontre na prosperidade material, em que o Mestre lhe confere mais rigorosa mordomia, muitos vizinhos lhe perguntarão, maliciosos, pela causa dos êxitos sucessivos em que se envolve, e, quando penetra o campo da pobreza e da dificuldade, o povo lhe atribui as experiências difíceis a supostas defecções ante as sublimes idéias esposadas.

     

    É indispensável trabalhar para os homens, como quem sabe que a obra integral pertence a Jesus-Cristo.

    O mundo compreenderá o esforço do servidor sincero, mas, em outra oportunidade, quando lho permita a ascensão evolutiva.

     

    Em muitas ocasiões, os pareceres populares equivalem à gritaria das assembléias infantis, que não toleram os educadores mais altamente inspirados, nas linhas de ordem e elevação, trabalho e aproveitamento.

     

    Que o sincero trabalhador do Cristo, portanto, saiba operar sem a preocupação com os juízos errôneos das criaturas. Jesus o conhece e isto basta.”

     

     

    (Livro Pão Nosso – Psicografia de Francisco Cândido Xavier – Espírito Emmanuel – 1948)

    1. Perfeito, meu amigo!
      Perfeito, meu amigo! Perfeito! Divaldo é um benfeitor da humanidade, mundialmente reconhecido, com um trabalho dantesco na obra do Cristo, seja através da literatura, ou da ajuda material mais direta pela mansão do caminho. Falta de gratidão, de consideração, de humildade frente a um sábio orientado por Joana de Angelis por tantas décadas e por Bezerra de Menezes. Imbecis fanáticos! Não diminuirão em um ceitil o que Divaldo fez e ainda faz pelo espiritismo renovador de consciências!

  83. Espiritismo é um só

    Agora vão criar diferentes linhas do Espiritismo ???

    Xiitas X Sunitas ???

    onde Jesus ensinou a ficar retrucando o q o outro falou ??

    Espirita de verdade é ESPÍRITA !!!  sem sobrenome como Progressista, Kardessista, Ortodoxo, Mesa Branca, etc…

      1. Note çe que fiz eça pergunta

        Note çe que fiz eça pergunta ONTEM e nao tive reçposta pro maior abismo do Eçpiritiçmo brasileiro causadoo pela propria Federacao Eçpirita do Brasil.

        Eles poderiam ir federar aç maeç deleç maiç rapidinho?

  84. Meu barometro cultural eh o mundial

    Lembram se do ex espirita que inventou uma ciencia (!) de projecao astral chamada “projeciologia” e alguem tentou colocar um item em ingles no Wikipedia sobre ela?

    Nao durou um ano.  A comunidade reclamou ate ser apagado.

    Nao existe item “Ideologia de Genero” no Wikipedia.

    Pois ela nao existe.

  85. O BRASIL TEM A PIOR DISTRIBUIÇÃO DE RENDA DO MUNDO.

    Questões menores como esta desviam o foco principal que se resume:

    O BRASIL TEM A PIOR DISTRIBUIÇÃO DE RENDA DO MUNDO.

    Isto tem origem no Colonialismo, na escravidão,no racismo, no orgulho e no egoísmo de classe, que gera o ódio ao pobre. Milhares de explicações foram dadas para desviar e enganar esta realidade.

    O Espiritismo que deveria ser protagonista na promoção da igualdade fraternidade e liberdade, se limitou dando uma explicação reencarnacionista a meritocracia de classe e a salvação pela caridade material apenas. Isto é paralisante e conformista, precisamos fazer mais,  para desenvolver a cooperação entre todas as classes socias.

    https://m.youtube.com/watch?t=336s&v=hKFhdbBg9Jo

     

    Não existindo uma FACULDADE DE FILOSOFIA ESPIRITA, que permita formar pessoas capacitadas a raciocinar logicamente e verificar a coerência de assuntos cotidianos com o Espiritismo, ficamos a mercê de opiniões de Médiuns, que mais mostram preferencias pessoais, em agradar determinado segmento da população, que propriamente um pensamento compatível com a Doutrina Espírita e impessoal e lógico.

    http://www.redeamigoespirita.com.br/forum/topics/faculdade-de-filosofia-esp-rita?id=2920723%3ATopic%3A899641&page=47#comments

     

     

    1. Eu te pedi laaaa embaixo pra

      Eu te pedi laaaa embaixo pra nos dar TRES NOMES DE IDEOLOGOS DE GENERO.

      NAO VENHA LATIR AQUI SEM RESPONDER ESSA PERGUNTA, JA FALEI QUE VOCES ABSOLUTAMENTE NAO VAO TER A ULTIMA PALAVRA SEM ARGUMENTOS TECNICOS.

      E NAAAAOOOO VAO MESMO PORQUE EU NAO VOU DEIXAR.

    2. Ok,  agora estou calminho: 

      Ok,  agora estou calminho:  vai responder uma porra de pergunta tecnica com links de referencia em texto (nao video) ou vai se fuder pra outras quebradas?

    3. Hei, espere, ja desisti de

      Hei, espere, ja desisti de voce.  Ele eh ambos “jornalista” e espirita?????

       Implore a Ele, digo, ele, pra te salvar do vexame de ter que nos oferecer TRES PUTOS NOMES DE IDEOLOGOS DE GENERO COM LINKS DE REFERENCIA AGORA NESSE MINUTO.

      Favoraaaaaassssooooo!

      Espeçiaumente porque nem çequer Divaldo os çabe, nao eh?

      Referencia tecnica AGORA E JA, FILHOS DA PUTA.  NAO ESTAMOS AQUI PRA LIMPAR SUAS BUNDAS.

    4. Ah, sim, a “esquerda” eh

      Ah, sim, a “esquerda” eh pedante mas a direita vaza bosta pela buceta.  Ja pençou niço?

      Ou voce ta pençando que vai ter a ultima palavra?

  86. Comentários sobre Divaldo Pereira Franco
    Espíritas PROGRESSISTAS ???? Nunca ouvi falar! Onde em Kardec???? Que eu saiba ESPÍRITAS . Fico sempre o que propõe a Doutrina aliás atualíssima não necessitando absolutamente de correntes dessa ou qualquer outra denominação que a denegram. Falta infelizmente estudá-la o que poucos fazem. É respeito profundamente a opinião daqueles que a estudam porque o que dizem está de acordo com Ela, dentre os quais Divaldo Pereira Franco.

  87. ESPIRITELICOS filhos da puta,

    ESPIRITELICOS filhos da puta, complexados de merda dos quintos dos infernos, voces REALMENTE acham que vai passar pela vida sem responder uma unica porra de pergunta tecnica?????

    E LOGO UMA PERGUNTA DE IVAN MORAES????

    Eu faco pouquissimas perguntas. E quando as faço preciso respostas.  Se nao ta bom o suficiente voltem pros çeus evangelicoç de merda. O ESPIRITISMO de Allan Kardec simplesmente NAO TEM E NUNCA VAI TER ESPACO PRA VOCES.

    Eu nao vou deixar.  Escrevam isso na pedra.

  88. E NAO DEIXO MESMO, FILHOS DA

    E NAO DEIXO MESMO, FILHOS DA PUTA.  VOCES ABSOLUTAMENTE NAO VAO TER DIREITO AA ULTIMA PALAVRA, OK?

     

     

     

    (Funcionou????

    Ja transbordei o saco de todos ou alguem quer que eu continue por mais quarenta dias?  Nao seria esforco algum, eh so latir…  mas aceito (adoro) rosnadas tambem.)

  89. Filhos de uma grandiçiçima

    Filhos de uma grandiçiçima puta, ja conseguiram provar que “ideologia de genero” existe com putos links de referencia, filhos da PUTA?

    Ou preferem, como eu, que eu continue por mais 80 porra de posts?

    Eu tou com cara de evangelico de merda igual voces agora, filhoç da puta?

  90. Ja esqueceram o METODO

    Ja esqueceram o METODO KARDEKIANO de sondar o resto do mundo, filhoç da puta?

    Ou voçeç eçtao pençando que eu vou deixar paçar?

    Ja disse.  Eh so latir que eu continuo.

  91. Liberdade de Consciência
    Um dos grandes desafios que a sociedade moderna tem enfrentado, entre outros mais graves, é aquele que diz respeito à liberdade de consciência e, por extensão, a de expressão e conduta. Todos somos livres para pensar, ninguém podendo conseguir impedir-nos desse admirável sentido da vida. Graças às conquistas democráticas, podemos expender os nossos conceitos em decorrência do pensamento desde que não venhamos a ferir o direito alheio. Entretanto, não são poucos aqueles que se tornaram vítimas dessa liberdade, ao apresentar as suas ideias à sociedade. Sempre existem de plantão os cerceadores da liberdade dos outros, tentando cercear-lhes esse direito adquirido através dos séculos, quando as ideias apresentadas não obedecem aos seus padrões de pensamento e de conduta. São proclamadores do direito deles e rudes atacam toda e qualquer expressão que não corresponde às suas paixões… Fazem-se agressivos, voltando-se contra os idealistas e arrasando-os ou tentando fazê-lo. Como os seus propósitos não são de iluminar consciências, partem para o ataque à pessoa e à sua conduta, assacando acusações mediante as quais os insultam e buscam manter intermináveis discussões nas quais exaltam as próprias qualidades, como se fossem os únicos que pensam e se apropriam de tudo que lhes deve passar pelo crivo da aceitação. Na sua insânia acreditam que intimidam, quando procuram desmoralizar aqueles aos quais se opõem, arrogantes e temerários. Não podendo discutir apenas no campo das ideias, perseguem os idealistas e estão sempre dispostos a sacrificar quem se encoraja a opinar livremente. Assim ocorre em todos os campos do pensamento. Convém recordarmos que não se combatem ideias senão com outras superiores, e que toda vez quando um idealista é excruciado, o seu silêncio nobre, que resulta das convicções que mantém, mais desperta simpatia e credibilidade pela força do sentimento e a legitimidade do seu conteúdo. Constitui um dever permitir a outrem o direito à liberdade que se desfruta, não lhe maldizendo o comportamento, muitas vezes sob a injunção da inveja e do despeito, travestidos de verdade e defesa do que abraçam. Vale a pena repetirmos o pensamento de Voltaire, a respeito do tema, aliás, já muito conhecido: “Não estou de acordo com o que dizes, porém, defenderei com a minha vida o teu direito a expressá-lo.” Os grandes líderes da humanidade pagaram esse pesado tributo, sofrendo a perseguição dos apaixonados, principalmente quando dominados por políticas arbitrárias que sempre perseguem aqueles que se lhes não aderem aos postulados partidários. Vale, no entanto, ser livre, sem deixar-se afligir ou abater pelos seus perseguidores gratuitos.  Divaldo FrancoProfessor, médium e conferencista

    (Artigo publicado no jornal A Tarde, coluna Opinião, em 22-02-2018.)

    1. Sobre documento espíritas progressistas

      Concordo com você.  O documento elaborado ficou excelente.

      Hoje dia 25/02/18, as 17 horas fui assistir a palestra pública  na FEB de Brasília, a expositora Tânia, vice presidente desta instituição, na sua fala ao sair em defesa do Divaldo, quando elogiou Moro, fez severas críticas ao grupo progressista, e de forma clara, referiu que a fala do juiz estava correta. Na saída tentei falar com ela, mas já havia saído.  

  92. Declarações políticas de Divaldo Franco

    Aqui se vê claramente o que aquele sábio já avisava : ” Veja teus ídolos de longe, pois de perto verás que ele é tão humano quanto tu, com teus erros e acertos” 

  93. Opinião de Divaldo Franco

    Não vi ataque nenhum…ele como pessoa se posicionou politicamente. Democracia e isso, poder discordar sem ofender A ou B.

    Não vejo necssidade de nota de repudio a ninhguem so por que pensa diferente…

     

    Acho que a intolerancia esta em quem repudia uma opinião independente de ser de Divaldo ou de um Zé ninguém…

    1. Intolerância?

      Impressão minha ou vc está sendo intolerante com  os que assinam o repúdio? Está indignado com a postura deles por que eles pensam diferente de vc e do Dilvaldo? rs

  94. A opinião de vocês também não me representa enquanto espírita

    Obviamente a opinião de vocês não me representa enquanto espírita assim como também não representa a Doutrina dos Espíritos. 

  95. Ser progressista é ruim?

    1 – Ideologia de gênero não existe.

    2 – Moro não é deus, nem presidente, nem imparcial.

    3 – Respeito é bom para todos. 

    4 – Divaldo não é deus.

    5 – Divaldo  não é espírito puro.

    6 – Divaldo  também erra.

    7 – Não li os espíritas progressistas ofenderem Divaldo, só contrapor sua fala.

    8 – Divaldo poderia falar o que quisesse, desde que isto não se confundisse com a visão do espiritismo. Com a posição que ocupa dentro do espiritismo estas coisas ficam indissossiáveis, por isso ele deveria evitar de dar suas opiniões, ainda mais sobre assuntos polêmicos. 

    1. Pontuações de Dora Incontrin

      Concordo com você, achei lúcida as pontuações que foram as mesmas da Dora Incontri, não entendo porque as pessoas têm dificuldade de interpretar textos, talvez seja dificuldade de leitura mesmo. Dora, não falou nada contra Divaldo, apenas contrapôs sua fala nessa questão com base ciêntífica pedagógica que é a área de domínio dela. Em momento algum desmereceu o direito dele de opinar. Apesar de que, penso o cuidado que um dirigente espírita deve ter em suas colocações pois pode incitar o ódio, levando em conta que o terreno político que estamos vivenciando no mundo é um terreno arenoso, então pisemos com cautela. Ela ainda cita que não podemos aceitar as colocações pedagógicas, que podemos sim questionar, e que é assunto  que merece discussão e muita atenção, assim como ela coloca “Podemos concordar com algumas dessas conclusões, discordar de outras, deixar em suspenso outras tantas.”. Outra colocação foi a que não devemos falar em nome do espiritismo, isso é fundamentalismo. No novo livro do ESDE didático, ele traz discussões da atualidade e com base doutrinária da codificação kardequiana, acentuando sempre que todos os conceitos deverão ser discutidos no tempo vigente. Eu sempre me posicionei em campanhas contra o aborto nas casas espíritas e também não mudei a minha opinião, porém um estudo sobre a liberação do aborto no grupo de estudos do ESDE, foi levado uma pesquisa estatística onde comprova que em países onde o aborto é liberado a incidência foi reduzida, devido a vários fatores, um deles é que a pessoa é recebida por uma equipe, onde é colocado pra ela os riscos e tem apoio psicológico do governo. Penso que precisamos evoluir, inclusive o espiritismo que traz a proposta de racionalidade, deve rever alguns posicionamentos para era contemporânea. Posso naõ ser a favor, mas não posso cercear o direito do outro escolher. Até porque, a proibição não impede que ocorra, nem tão pouco preserva a vida, pelo contrário a clandestinidade, traz mortandade a classe pobre, porque a classe rica e até a média está protegida em clínicas especializadas. Acho que somos carentes de mitos, Divaldo é um grande espírita, grande médium, tem uma obra assistencial que poucos ousam ao menos iniciar, quanto mais estar como ele está até hoje, mas não é um deus, conheço o trabalho de Dora, sei da sua contribuição na educação, mas não é um deus e penso que nem ela deseja isso. Paz e bem!

  96. Há duas coisas que gostaria
    Há duas coisas que gostaria de acrescentar: era certo que essa “geração” de espíritas-formados-por-romances, sem leitura, sem questionamento e sem conhecimento da base científica-filosófica da doutrina colaboraria para a instalação do religiosismo, de dogmas, preconceitos, segregação etc. Em segundo lugar, por falta de pensamento crítico e base de conhecimento doutrinário, acaba-se por transformar médiuns e oradores em ídolos-detentores-da-verdade. Lamentável, diria Kardec, vendo desmoronar o seu principal prefeito da fé inabalável.

  97. Ele criticou…

    …meninos e meninas num mesmo banheiro? Vixi… Então ele irá horrorizar com os banheiros públicos da Suécia por exemplo, que são unisex… Lá homens e mulheres, por lei, tem os mesmos direitos.

  98. Nem Deus interfere no livre
    Nem Deus interfere no livre arbítrio do ser humano, quem nunca errou que atire a primeira pedra, pra cada pecado sempre existe um perdão, não tem certo nem errado todo mundo tem razã, o ponto de vista é que é o ponto da questão. Fiquem com Deus.

    1. Palestra do Divaldo e a ignorância dos homens

      Concordo com o Alex. Mas no caso particular do Divaldo, acredito que ele tenha acertado em tudo o que falou. Sem qualquer vírgula a menos. Tudo o que diz é fundamentado na Doutrina Espírita. Concordo 110% com ele.

      A propósito, esse negócio de espírita progressista é desvio de conduta. Não é Kardec. Não demora, teremos espíritas quadrangulares, espíritas dos últimos dias, espíritas da salvação . . .

      Quanta besteira vejo, escrita sobre o irmão DIVALDO. A árvore que dá bons frutos só pode ser boa. ( Mateus 7:17-20). Infelizmente somos assim. Por ignorância dos homens, o Cristo foi crucificado.

  99. Palestra do Divaldo e a ignorância dos homens

    Sobre a palestra do Divaldo, acredito que ele tenha acertado em tudo o que falou. Sem qualquer vírgula a menos. Tudo o que diz é fundamentado na Doutrina Espírita. Não bastasse isso, é orientado por Joanna de Ângelis. Concordo 110% com ele.

    A propósito, esse negócio de espírita progressista é desvio de conduta. Não é Kardec. Próprio daqueles que pensam que conhecem a Doutrina. Infelizmente, as pessoas gostam de customizar tudo. Até suas crenças.

    Ou o indivíduo é Espírita, ou não é. Não demora, teremos espíritas conservadores, espíritas quadrangulares, espíritas dos últimos dias, espíritas da salvação . . .

    A própria Bíblia foi modificada, à época de Constantino I, a fim de atender conveniências pessoais. Lamentavelmente somos assim: corrompemos tudo por onde passamos. Mas a Doutrina Espírita, que está a muitos anos-luz à frente desses rompantes de progressismo, explica: ainda somos pequenas crianças, na longa escala da evolução.

    Farei uma prece, pedindo a Deus que ilumine a cabecinha desses progressistas.

    Por fim, quanta besteira vejo, escrita sobre o irmão DIVALDO. A árvore que dá bons frutos só pode ser boa. ( Mateus 7:17-20). Infelizmente somos assim. Por ignorância dos homens, o Cristo foi crucificado.

  100. Palestra do Divaldo e a ignorância dos homens

    Sobre a palestra do Divaldo, acredito que ele tenha acertado em tudo o que falou. Sem qualquer vírgula a menos. Tudo o que diz é fundamentado na Doutrina Espírita. Não bastasse isso, é orientado por Joanna de Ângelis. Concordo 110% com ele.

    A propósito, esse negócio de espírita progressista é desvio de conduta. Não é Kardec. Próprio daqueles que pensam que conhecem a Doutrina. Infelizmente, as pessoas gostam de customizar tudo. Até suas crenças.

    Ou o indivíduo é Espírita, ou não é. Não demora, teremos espíritas conservadores, espíritas quadrangulares, espíritas dos últimos dias, espíritas da salvação . . .

    A própria Bíblia foi modificada, à época de Constantino I, a fim de atender conveniências pessoais. Lamentavelmente somos assim: corrompemos tudo por onde passamos. Mas a Doutrina Espírita, que está a muitos anos-luz à frente desses rompantes de progressismo, explica: ainda somos pequenas crianças, na longa escala da evolução.

    Farei uma prece, pedindo a Deus que ilumine a cabecinha desses progressistas.

    Por fim, quanta besteira vejo, escrita sobre o irmão DIVALDO. A árvore que dá bons frutos só pode ser boa. ( Mateus 7:17-20). Infelizmente somos assim. Por ignorância dos homens, o Cristo foi crucificado.

  101. Palestra do Divaldo e a ignorância dos homens

    Sobre a palestra do Divaldo, acredito que ele tenha acertado em tudo o que falou. Sem qualquer vírgula a menos. Tudo o que diz é fundamentado na Doutrina Espírita. Não bastasse isso, é orientado por Joanna de Ângelis. Concordo 110% com ele.

    A propósito, esse negócio de espírita progressista é desvio de conduta. Não é Kardec. Próprio daqueles que pensam que conhecem a Doutrina. Infelizmente, as pessoas gostam de customizar tudo. Até suas crenças.

    Ou o indivíduo é Espírita, ou não é. Não demora, teremos espíritas conservadores, espíritas quadrangulares, espíritas dos últimos dias, espíritas da salvação . . .

    A própria Bíblia foi modificada, à época de Constantino I, a fim de atender conveniências pessoais. Lamentavelmente somos assim: corrompemos tudo por onde passamos. Mas a Doutrina Espírita, que está a muitos anos-luz à frente desses rompantes de progressismo, explica: ainda somos pequenas crianças, na longa escala da evolução.

    Farei uma prece, pedindo a Deus que ilumine a cabecinha desses progressistas.

    Por fim, quanta besteira vejo, escrita sobre o irmão DIVALDO. A árvore que dá bons frutos só pode ser boa. ( Mateus 7:17-20). Infelizmente somos assim. Por ignorância dos homens, o Cristo foi crucificado.

    1. Isso Frederico! Vamos orar!

      Lamentável e triste termos essas divisões na própria doutrina Espírita!!!

      Divaldo foi completamente esclarecedor em tudo que disse, só não enxerga quem quer.

       

       

       

  102. Concordo com as colocações
    Concordo com as colocações acima,as vezes chego a pensar que esses lideres religiosos precisam da miséria para propagarem a sua obra.

  103. Referências
    Boa noite, poderia me fornecer uma referência de um centro espírita progressista em Belo Horizonte?

    Att.
    Emanuela Duarte

  104. Meu querido médium de Joanna

    Meu querido médium de Joanna de Angelis,

    A pergunta foi “O que dizer sobre a ideologia de gênero?”.

    O que o juiz Moro e a república de curitiba tem a ver com isto? e Marx e o comunismo que “come criancinhas”? E ainda colocas em uma saia justa o Haroldo com colocações que ele realmente não disse. 

    Pelo menos deu pra ver que Joanna te deixa sozinho em algumas ocasiões.

    O que fazemos então com os bilhões de seres encarnados que vivem sob o regime de Marx? China, Coréia do Norte, por exemplo, fora os que simpatizam com tal doutrina.

    Mandamos para o expurgo do planeta Terra, e ficamos nós aqui, “os homens de bem”, regenerados e felizes, desfrutando do capitalismo vigente? Aonde está o “aquele que não tem pecado que atire a primeira pedra”? 

    Pensei que dirias algo assim: – “meu filho, a ideologia de gênero (seja o que isso significa) refere-se a um estágio passageiro do espírito imortal que temporariamente está encarnado nesse nosso planeta azul. Logo seremos todos um só com solidariedade entre os habitantes deste maravilhoso planeta, especialmente neste Brasil, que deverá receber a todos como quem recebe um visitante em sua casa e oferece o que tem de melhor.”  E só.

    Em que acrescenta alguma coisa, senão a de separar mais ainda o que já está separado:  menção a Moro, “venerando”, república de curitiba, etc. Nesta fase de transição precisamos mais é de unidade e empatia. 

    A semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória.

    Pelo teu imenso trabalho, pela tua idade, pela tua mentora, pelo espiritismo, te respeito e te amo. 

    Que Deus te ampare e proteja e a todos nós neste momento de transição…

     

     

  105. EI EI EI…
    QUE BRIGA É ESSA

    EI EI EI…

    QUE BRIGA É ESSA CRIANÇADA! 

    AFINAL NÃO SÃO TODOS IRMÃOS? COM DIREITO AS OPNIÕES E DEVIDO RESPEITO AOS MESMOS.

    ME EXPLIQUEM? QUEM É CRENTE E QUAL A DIFERENÇA PARA QUEM É CRENTE EM ESPIRITISMO?

    ISSO É HILÁRIO, REALMENTE MUITO ENGRAÇADO, IMAGINO DIVALDÃO SAINDO NA MÃO COM ESSES CARAS…

    HAHAHAHA. MDS, VOCÊS SÃO TOLOS.

    A VERDADEIRA DIVINDADE NÃO DEIXOU NENHUM ESCRITO! AGORA ENTENDO… PARA NÃO SER PROFANADO PELOS TOLOS!!

  106. E AS TREVAS AVANÇAM!

    Não é de se espantar que espíritas sejam levados ao comunismo, que mais uma vez se traveste com um nome de fantasia: progressita.

    Os comunistas – ardilosos como é de praxe – mudam de nome conforme conveniência: socialistas, sociais democratas, etc. etc. etc.

    Nota-se, com muita nitidez, que são pegos pela vaidade, orgulho e mais, deixam transparecer a falta de estudo, a preguiça pela pesquisa e a poderosa obsessão a que se entregam.

    O espírita não está na Terra para estudar espiritismo, mas, para estudar História, Geografia, Filosofia, Matmática…, bem como todas as ciências deste planeta, o espiritismo é um estudo que acompanha todas as nossas disciplinas, para nos dar direção.

    Pensar que Deus nos tirou do plano espiritual para nos colocar na Terra, a fim de estudarmos o espiritismo, é o mesmo que afirmarmos que temos que tirar uma criança do Japão, para trazer ao Brasil, para aprender japonês – palhaçada.

    Senso comunistas, os progressitas chegarão ao mesmo fim, dando apenas uma volta diferente.

    Em minha cidade, assisti a uma palestra ministrada por um espírita comunista (disfarçado de progressita), na qual, numa tremenda cara de pau, citou Karl Marx, Hegel, Marilena Chauí, não como exemplos de inteligências a serviço do mal, mas, como verdadeiras referências de vida e organização sócio-econômica!

    Se esforçou ao máximo para arruinar a imagem dos EUA, que se não existisse, o planeta inteiro já teria sido comunizado (como postulava Trostki) e nenhuma religião existiria – já que a doutrina comunista é totalmente materialista.

    Quando, em 21 de dezembro de 1971, no programa Pinga Fogo, perguntaram ao Chico Xavier o que a espiritualidade pensava sobre o Governo Militar, os espíritos de escol que acompanhavam esse missionário não se omitiram, e o médium, por sua vez, também não negligenciou sua missão, repassou toda mensagem à população, que dizia: “A noite é consagrada ao natal de nosso Senhor Jesus Cristo […] a posição atual do Brasil é das mais dignas e das mais encorajadoras para nós, porque a nossa democracia está guardada por forças que nos defedem contra a intromissão de quaisquer ideologias vinculadas à desagregação….

    Aqui está o link para assistirem na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=zbtrjv7fCnY

     

    Vaidade, estupidez, idiotice, obsessão, tudo se isso se mistura numa bola compacta e sólida, que leva irmãos e irmãs a negar o bom senso de Kardek e cair nas mãos de forças malígnas de desencarnados e encarnados (escravagistas extremamente inteligentes), adquirindo um karma coletivo lamentável.

    Quando a bandeira vermelha for finalmente asteada, na terra do cruzeiro do sul, vamos ver a cara desses tais progressitas.

    De duas uma: ou sabem o que querem, já são ateus e estão infiltrados no espiritismo para destruí-lo, enganando os pobres coitados que não se dignam de estudar; ou,  são burros mesmo.

     

    Muitas obras dizem que o Brasil será a Pátria do Evangelho, porém, o próprio espiritismo afirma: não existe determinismo no universo divino, então, se o brasileiro necessitar sofrer nas mãos de um Stalin, Mao Tse Tung, Fidel Castro, Evo Morales, Nicolás Maduro, na pele de um Luis Inácio Lula da Silva, assim será, graças aos Padres Comunistas, Espíritas Progressistas e outros traidores.

     

    1. Manoel,
      Infelizmente,
      Manoel,

      Infelizmente, falta-lhe muito conhecimento histórico, não obstante ter dito que os espíritas devem estudar a História. …falta-lhe, em sua crítica rasa, algo extremamente importante e por isso mesmo deixado despercebido nas “análises”: a compreensão da temporalidade histórica.

      Primeiramente, para uma crítica à Karl Marx, é sempre bom o uso da visão científica e filosófica, e não o olhar contaminado por sentimentos viscerais.

      O contexto histórico de Marx quando escreveu o seu famoso Manifesto Comunista é de uma Europa fazendo a Revolução Industrial a todo vapor. Nesse período, crianças de cinco anos trabalhavam em fábricas com seus pais e não era incomum cenas nas quais meninos nessa faixa etária conduzindo lingotes fundidos. Essas crianças, aliás, eram chamadas de prole, e quanto mais proles tivesse uma família, mais chances de não passar fome teriam, fato que mais tarde redundará o termo proletariado. A riqueza de uma família pobre era sua prole somente.

      Um trabalhador de Liverpool, por exemplo, em 1825, tinha expectativa de vida de apenas 20 anos.

      Grandes períodos de fome no contexto histórico da Revolução Industrial também tiveram como gatilho as contradições capitalistas. A Grande Fome da Irlanda foi causada, ente outros fatores, pela alta concentração de terras férteis nas mãos de ricos. Somente pobres morreram de fome quando a batata foi atingida por uma praga nos anos de 1840, devido a terra em que vivam ser limitada ao consumo desse único produto praticamente.

      De fato, Trotsky parecia não concordar com muitas coisas que estavam acontecendo na Rússia, mas reconhecia os males que o capitalismo também produzia.

      Aliás, é um concenso acadêmico que as reformas sociais e econômicas que tanto Europa, EUA e Japão fizeram no pós-Segunda Guerra, foram concedidas pelo medo do comunismo. Entre os europeus, verbi gratia, mais de 40% da população ou estavam se filiando nos partidos comunistas ou demonstravam simpatia entre 1940 e 1950.

      Manoel, os imigrantes que foram tanto para a América do Norte e do Sul foram expulsos de suas terras de origem ou forçados a se mudar para não morrem de fome. Italianos, irlandeses, japoneses etc, hoje sinônimos de nações ricas, eram refugiados em seus tempos.

      As Primeira e Segunda Grandes Guerras tiveram motivações capitalistas e não comunistas.

      As crises econômicas também. A Bolsa de 1929, ou a crise financeira de 2008…bem como a invasão do Iraque e do Afeganistão. Não o falso discurso de busca de armas químicas e nucleares que seus ditadores supostamente estavam escondendo. .

      Por fim, a Globalização hoje se mostra uma relação de países ricos explorando os países pobres. Atende então a interesses capitalistas, não comunistas. Nem a China é comunista! É uma ditadura.

      Infelizmente, vc não sabe ou finge desconhecer que o que aconteceu na URSS não significa ter sido endossado ou mesmo pregado pelo comunismo. Tudo é uma questão de apropriação doutrinária. Países como França e Espanha já foram governados por partidos comunistas. Inglaterra por um partido de esquerda, o Labor Party,por exemplo.

      Jesus, estudando sua postura à luz da Bíblia, reconhece-se muito mais como um ser próximo do pensamento de esquerda do que de direita. Não é possível ver em Cristo idéias entendidas como afirmativas do capitalismo. Ele demonstrou muito mais preocupações com o coletivo do que com o individual; criticou os mais ricos, a ponto de afirmar que seria mais fácil um camelo passar por um buraco de uma agulha do que entrarem no Reino dos Céus; quando menino, assombrou os rabinos do Templo, questionando a Páscoa e a libertação dos judeus, ao mesmo tempo que estes últimos eram condescendentes com cativos na Judéia. ..
      Expulsou os vendilhões do Templo e pregava a ajuda aos necessitados,algo que nossa atual sociedade bastante capitalista parece não entender,senão promovendo doação paliativa de cobertores para moradores de rua ou favelados, sem questionar a super estrutura. Quando o faz, culpa-se novamente e simplistamente a “ameaça comunista”.

      Os EUA, embora exemplares e dignos em muitos quesitos, fizeram muito mal a diversas nações. Da bomba atômica no Japão – um genocídio inesquecível – à intervenção mortal no Vietnã que causaram dor e sofrimento ao povo daquele país, o fato é que seus políticos sempre agiram de modo imperialista, impondo suas vontades econômicas neoliberais e esmagando os que a eles se opuseram e se opõem. Portanto, não foram apenas Fidel, Mao, ou Stalin que causam crimes no mundo.
      Não há heróis e vilões, Manoel. Se você é um espírita verdadeiro, deveria no mínimo não defender bandeiras, senão a da justiça social, amor ao próximo e igualdade de condições para todos os espíritos desse mundo. Se o comunismo ainda não fez isso o capitalismo também não. Se o comunismo é mal, o capitalismo, triunfante no mundo,também o é. Vc deveria não ter partidos. É uma pena. É por isso que o espiritismo parece estar fracassando no Brasil e tende a ser transferido espiritualmente para outra nação futuramente. Não por “esquerdistas” infiltrados. Pelo contrário, pode ser pela falta deles.

      Não de extremistas ou de Marilenas Chauís…esquerdistas progressistas existem não travestidos de comunas, mas dão a cara a tapa no sentido de lutar por um país menos subserviente,menos empobrecido e eterna fazenda colonial do mundo forcenendo commodities. Continue com sua visão de mundo e do Brasil. Nós vamos longe…muito longe…mas estamos há alguns passos do abismo. Ops, esqueci. A culpa disso tudo é dos comunistas, não é? …

    2. Manoel Cravo,
      Infelizmente,
      Manoel Cravo,

      Infelizmente, falta-lhe muito conhecimento histórico, não obstante ter dito que os espíritas devem estudar a História. …falta-lhe, em sua crítica rasa, algo extremamente importante e por isso mesmo deixado despercebido nas “análises”: a compreensão da temporalidade histórica.

      Primeiramente, para uma crítica à Karl Marx, é sempre bom o uso da visão científica e filosófica, e não o olhar contaminado por sentimentos viscerais.

      O contexto histórico de Marx quando escreveu o seu famoso Manifesto Comunista é de uma Europa fazendo a Revolução Industrial a todo vapor. Nesse período, crianças de cinco anos trabalhavam em fábricas com seus pais e não era incomum cenas nas quais meninos nessa faixa etária conduzindo lingotes fundidos. Essas crianças, aliás, eram chamadas de prole, e quanto mais proles tivesse uma família, mais chances de não passar fome teriam, fato que mais tarde redundará o termo proletariado. A riqueza de uma família pobre era sua prole somente.

      Um trabalhador de Liverpool, por exemplo, em 1825, tinha expectativa de vida de apenas 20 anos.

      Grandes períodos de fome no contexto histórico da Revolução Industrial também tiveram como gatilho as contradições capitalistas. A Grande Fome da Irlanda foi causada, ente outros fatores, pela alta concentração de terras férteis nas mãos de ricos. Somente pobres morreram de fome quando a batata foi atingida por uma praga nos anos de 1840, devido a terra em que vivam ser limitada ao consumo desse único produto praticamente.

      De fato, Trotsky parecia não concordar com muitas coisas que estavam acontecendo na Rússia, mas reconhecia os males que o capitalismo também produzia.

      Aliás, é um concenso acadêmico que as reformas sociais e econômicas que tanto Europa, EUA e Japão fizeram no pós-Segunda Guerra, foram concedidas pelo medo do comunismo. Entre os europeus, verbi gratia, mais de 40% da população ou estavam se filiando nos partidos comunistas ou demonstravam simpatia entre 1940 e 1950.

      Manoel, os imigrantes que foram tanto para a América do Norte e do Sul foram expulsos de suas terras de origem ou forçados a se mudar para não morrem de fome. Italianos, irlandeses, japoneses etc, hoje sinônimos de nações ricas, eram refugiados em seus tempos.

      As Primeira e Segunda Grandes Guerras tiveram motivações capitalistas e não comunistas.

      As crises econômicas também. A Bolsa de 1929, ou a crise financeira de 2008…bem como a invasão do Iraque e do Afeganistão. Não o falso discurso de busca de armas químicas e nucleares que seus ditadores supostamente estavam escondendo. .

      Por fim, a Globalização hoje se mostra uma relação de países ricos explorando os países pobres. Atende então a interesses capitalistas, não comunistas. Nem a China é comunista! É uma ditadura.

      Infelizmente, vc não sabe ou finge desconhecer que o que aconteceu na URSS não significa ter sido endossado ou mesmo pregado pelo comunismo. Tudo é uma questão de apropriação doutrinária. Países como França e Espanha já foram governados por partidos comunistas. Inglaterra por um partido de esquerda, o Labor Party,por exemplo.

      Jesus, estudando sua postura à luz da Bíblia, reconhece-se muito mais como um ser próximo do pensamento de esquerda do que de direita. Não é possível ver em Cristo idéias entendidas como afirmativas do capitalismo. Ele demonstrou muito mais preocupações com o coletivo do que com o individual; criticou os mais ricos, a ponto de afirmar que seria mais fácil um camelo passar por um buraco de uma agulha do que entrarem no Reino dos Céus; quando menino, assombrou os rabinos do Templo, questionando a Páscoa e a libertação dos judeus, ao mesmo tempo que estes últimos eram condescendentes com cativos na Judéia. ..
      Expulsou os vendilhões do Templo e pregava a ajuda aos necessitados,algo que nossa atual sociedade bastante capitalista parece não entender,senão promovendo doação paliativa de cobertores para moradores de rua ou favelados, sem questionar a super estrutura. Quando o faz, culpa-se novamente e simplistamente a “ameaça comunista”.

      Os EUA, embora exemplares e dignos em muitos quesitos, fizeram muito mal a diversas nações. Da bomba atômica no Japão – um genocídio inesquecível – à intervenção mortal no Vietnã que causaram dor e sofrimento ao povo daquele país, o fato é que seus políticos sempre agiram de modo imperialista, impondo suas vontades econômicas neoliberais e esmagando os que a eles se opuseram e se opõem. Portanto, não foram apenas Fidel, Mao, ou Stalin que causam crimes no mundo.
      Não há heróis e vilões, Manoel. Se você é um espírita verdadeiro, deveria no mínimo não defender bandeiras, senão a da justiça social, amor ao próximo e igualdade de condições para todos os espíritos desse mundo. Se o comunismo ainda não fez isso o capitalismo também não. Se o comunismo é mal, o capitalismo, triunfante no mundo,também o é. Vc deveria não ter partidos. É uma pena. É por isso que o espiritismo parece estar fracassando no Brasil e tende a ser transferido espiritualmente para outra nação futuramente. Não por “esquerdistas” infiltrados. Pelo contrário, pode ser pela falta deles.

      Não de extremistas ou de Marilenas Chauís…esquerdistas progressistas existem não travestidos de comunas, mas dão a cara a tapa no sentido de lutar por um país menos subserviente,menos empobrecido e eterna fazenda colonial do mundo forcenendo commodities. Continue com sua visão de mundo e do Brasil. Nós vamos longe…muito longe…mas estamos há alguns passos do abismo. Ops, esqueci. A culpa disso tudo é dos comunistas, não é? …

    3. Parabéns Manoel Cravo!

      Você foi perfeito em suas colocações meu irmão.

      Nem esquente com as respostas que sãoa contra os seus argumentos… É o mal se contorcendo.

      Abraço fraterno.

  107. Na minha opinião é feio
    Na minha opinião é feio surfar na conquista dos outros. Façam primeiro um dez avos do que fez Divaldo pra dizerem contra ele o que disseram aqui. Conquistaram espaço mas sua postura não é espírita, mas belicista.

  108. O movimento espírita enfrenta
    O movimento espírita enfrenta momentos difíceis mesmo, basta ler aqui os comentários para ver o nível em que se encontra. Duvido que isso seja algo positivo.

  109. Resposta a Manoel Cravo,
    Resposta a Manoel Cravo,

    Infelizmente, falta-lhe muito conhecimento histórico, não obstante ter dito que os espíritas devem estudar a História. …falta-lhe, em sua crítica rasa, algo extremamente importante e por isso mesmo deixado despercebido nas “análises”: a compreensão da temporalidade histórica.

    Primeiramente, para uma crítica à Karl Marx, é sempre bom o uso da visão científica e filosófica, e não o olhar contaminado por sentimentos viscerais.

    O contexto histórico de Marx quando escreveu o seu famoso Manifesto Comunista é de uma Europa fazendo a Revolução Industrial a todo vapor. Nesse período, crianças de cinco anos trabalhavam em fábricas com seus pais e não era incomum cenas nas quais meninos nessa faixa etária conduzindo lingotes fundidos. Essas crianças, aliás, eram chamadas de prole, e quanto mais proles tivesse uma família, mais chances de não passar fome teriam, fato que mais tarde redundará o termo proletariado. A riqueza de uma família pobre era sua prole somente.

    Um trabalhador de Liverpool, por exemplo, em 1825, tinha expectativa de vida de apenas 20 anos.

    Grandes períodos de fome no contexto histórico da Revolução Industrial também tiveram como gatilho as contradições capitalistas. A Grande Fome da Irlanda foi causada, ente outros fatores, pela alta concentração de terras férteis nas mãos de ricos. Somente pobres morreram de fome quando a batata foi atingida por uma praga nos anos de 1840, devido a terra em que vivam ser limitada ao consumo desse único produto praticamente.

    De fato, Trotsky parecia não concordar com muitas coisas que estavam acontecendo na Rússia, mas reconhecia os males que o capitalismo também produzia.

    Aliás, é um concenso acadêmico que as reformas sociais e econômicas que tanto Europa, EUA e Japão fizeram no pós-Segunda Guerra, foram concedidas pelo medo do comunismo. Entre os europeus, verbi gratia, mais de 40% da população ou estavam se filiando nos partidos comunistas ou demonstravam simpatia entre 1940 e 1950.

    Manoel, os imigrantes que foram tanto para a América do Norte e do Sul foram expulsos de suas terras de origem ou forçados a se mudar para não morrem de fome. Italianos, irlandeses, japoneses etc, hoje sinônimos de nações ricas, eram refugiados em seus tempos.

    As Primeira e Segunda Grandes Guerras tiveram motivações capitalistas e não comunistas.

    As crises econômicas também. A Bolsa de 1929, ou a crise financeira de 2008…bem como a invasão do Iraque e do Afeganistão. Não o falso discurso de busca de armas químicas e nucleares que seus ditadores supostamente estavam escondendo. .

    Por fim, a Globalização hoje se mostra uma relação de países ricos explorando os países pobres. Atende então a interesses capitalistas, não comunistas. Nem a China é comunista! É uma ditadura.

    Infelizmente, vc não sabe ou finge desconhecer que o que aconteceu na URSS não significa ter sido endossado ou mesmo pregado pelo comunismo. Tudo é uma questão de apropriação doutrinária. Países como França e Espanha já foram governados por partidos comunistas. Inglaterra por um partido de esquerda, o Labor Party,por exemplo.

    Jesus, estudando sua postura à luz da Bíblia, reconhece-se muito mais como um ser próximo do pensamento de esquerda do que de direita. Não é possível ver em Cristo idéias entendidas como afirmativas do capitalismo. Ele demonstrou muito mais preocupações com o coletivo do que com o individual; criticou os mais ricos, a ponto de afirmar que seria mais fácil um camelo passar por um buraco de uma agulha do que entrarem no Reino dos Céus; quando menino, assombrou os rabinos do Templo, questionando a Páscoa e a libertação dos judeus, ao mesmo tempo que estes últimos eram condescendentes com cativos na Judéia. ..
    Expulsou os vendilhões do Templo e pregava a ajuda aos necessitados,algo que nossa atual sociedade bastante capitalista parece não entender,senão promovendo doação paliativa de cobertores para moradores de rua ou favelados, sem questionar a super estrutura. Quando o faz, culpa-se novamente e simplistamente a “ameaça comunista”.

    Os EUA, embora exemplares e dignos em muitos quesitos, fizeram muito mal a diversas nações. Da bomba atômica no Japão – um genocídio inesquecível – à intervenção mortal no Vietnã que causaram dor e sofrimento ao povo daquele país, o fato é que seus políticos sempre agiram de modo imperialista, impondo suas vontades econômicas neoliberais e esmagando os que a eles se opuseram e se opõem. Portanto, não foram apenas Fidel, Mao, ou Stalin que causam crimes no mundo.
    Não há heróis e vilões, Manoel. Se você é um espírita verdadeiro, deveria no mínimo não defender bandeiras, senão a da justiça social, amor ao próximo e igualdade de condições para todos os espíritos desse mundo. Se o comunismo ainda não fez isso o capitalismo também não. Se o comunismo é mal, o capitalismo, triunfante no mundo,também o é. Vc deveria não ter partidos. É uma pena. É por isso que o espiritismo parece estar fracassando no Brasil e tende a ser transferido espiritualmente para outra nação futuramente. Não por “esquerdistas” infiltrados. Pelo contrário, pode ser pela falta deles.

    Não de extremistas ou de Marilenas Chauís…esquerdistas progressistas existem não travestidos de comunas, mas dão a cara a tapa no sentido de lutar por um país menos subserviente,menos empobrecido e eterna fazenda colonial do mundo forcenendo commodities. Continue com sua visão de mundo e do Brasil. Nós vamos longe…muito longe…mas estamos há alguns passos do abismo. Ops, esqueci. A culpa disso tudo é dos comunistas, não é? …

  110. Resposta ao Manoel Cravo
    Manoel Cravo,

    Infelizmente, falta-lhe muito conhecimento histórico, não obstante ter dito que os espíritas devem estudar a História. …falta-lhe, em sua crítica rasa, algo extremamente importante e por isso mesmo deixado despercebido nas “análises”: a compreensão da temporalidade histórica.

    Primeiramente, para uma crítica à Karl Marx, é sempre bom o uso da visão científica e filosófica, e não o olhar contaminado por sentimentos viscerais.

    O contexto histórico de Marx quando escreveu o seu famoso Manifesto Comunista é de uma Europa fazendo a Revolução Industrial a todo vapor. Nesse período, crianças de cinco anos trabalhavam em fábricas com seus pais e não era incomum cenas nas quais meninos nessa faixa etária conduzindo lingotes fundidos. Essas crianças, aliás, eram chamadas de prole, e quanto mais proles tivesse uma família, mais chances de não passar fome teriam, fato que mais tarde redundará o termo proletariado. A riqueza de uma família pobre era sua prole somente.

    Um trabalhador de Liverpool, por exemplo, em 1825, tinha expectativa de vida de apenas 20 anos.

    Grandes períodos de fome no contexto histórico da Revolução Industrial também tiveram como gatilho as contradições capitalistas. A Grande Fome da Irlanda foi causada, ente outros fatores, pela alta concentração de terras férteis nas mãos de ricos. Somente pobres morreram de fome quando a batata foi atingida por uma praga nos anos de 1840, devido a terra em que vivam ser limitada ao consumo desse único produto praticamente.

    De fato, Trotsky parecia não concordar com muitas coisas que estavam acontecendo na Rússia, mas reconhecia os males que o capitalismo também produzia.

    Aliás, é um concenso acadêmico que as reformas sociais e econômicas que tanto Europa, EUA e Japão fizeram no pós-Segunda Guerra, foram concedidas pelo medo do comunismo. Entre os europeus, verbi gratia, mais de 40% da população ou estavam se filiando nos partidos comunistas ou demonstravam simpatia entre 1940 e 1950.

    Manoel, os imigrantes que foram tanto para a América do Norte e do Sul foram expulsos de suas terras de origem ou forçados a se mudar para não morrem de fome. Italianos, irlandeses, japoneses etc, hoje sinônimos de nações ricas, eram refugiados em seus tempos.

    As Primeira e Segunda Grandes Guerras tiveram motivações capitalistas e não comunistas.

    As crises econômicas também. A Bolsa de 1929, ou a crise financeira de 2008…bem como a invasão do Iraque e do Afeganistão. Não o falso discurso de busca de armas químicas e nucleares que seus ditadores supostamente estavam escondendo. .

    Por fim, a Globalização hoje se mostra uma relação de países ricos explorando os países pobres. Atende então a interesses capitalistas, não comunistas. Nem a China é comunista! É uma ditadura.

    Infelizmente, vc não sabe ou finge desconhecer que o que aconteceu na URSS não significa ter sido endossado ou mesmo pregado pelo comunismo. Tudo é uma questão de apropriação doutrinária. Países como França e Espanha já foram governados por partidos comunistas. Inglaterra por um partido de esquerda, o Labor Party,por exemplo.

    Jesus, estudando sua postura à luz da Bíblia, reconhece-se muito mais como um ser próximo do pensamento de esquerda do que de direita. Não é possível ver em Cristo idéias entendidas como afirmativas do capitalismo. Ele demonstrou muito mais preocupações com o coletivo do que com o individual; criticou os mais ricos, a ponto de afirmar que seria mais fácil um camelo passar por um buraco de uma agulha do que entrarem no Reino dos Céus; quando menino, assombrou os rabinos do Templo, questionando a Páscoa e a libertação dos judeus, ao mesmo tempo que estes últimos eram condescendentes com cativos na Judéia. ..
    Expulsou os vendilhões do Templo e pregava a ajuda aos necessitados,algo que nossa atual sociedade bastante capitalista parece não entender,senão promovendo doação paliativa de cobertores para moradores de rua ou favelados, sem questionar a super estrutura. Quando o faz, culpa-se novamente e simplistamente a “ameaça comunista”.

    Os EUA, embora exemplares e dignos em muitos quesitos, fizeram muito mal a diversas nações. Da bomba atômica no Japão – um genocídio inesquecível – à intervenção mortal no Vietnã que causaram dor e sofrimento ao povo daquele país, o fato é que seus políticos sempre agiram de modo imperialista, impondo suas vontades econômicas neoliberais e esmagando os que a eles se opuseram e se opõem. Portanto, não foram apenas Fidel, Mao, ou Stalin que causam crimes no mundo.
    Não há heróis e vilões, Manoel. Se você é um espírita verdadeiro, deveria no mínimo não defender bandeiras, senão a da justiça social, amor ao próximo e igualdade de condições para todos os espíritos desse mundo. Se o comunismo ainda não fez isso o capitalismo também não. Se o comunismo é mal, o capitalismo, triunfante no mundo,também o é. Vc deveria não ter partidos. É uma pena. É por isso que o espiritismo parece estar fracassando no Brasil e tende a ser transferido espiritualmente para outra nação futuramente. Não por “esquerdistas” infiltrados. Pelo contrário, pode ser pela falta deles.

    Não de extremistas ou de Marilenas Chauís…esquerdistas progressistas existem não travestidos de comunas, mas dão a cara a tapa no sentido de lutar por um país menos subserviente,menos empobrecido e eterna fazenda colonial do mundo forcenendo commodities. Continue com sua visão de mundo e do Brasil. Nós vamos longe…muito longe…mas estamos há alguns passos do abismo. Ops, esqueci. A culpa disso tudo é dos comunistas, não é? …

  111. Progressistas = Comunistas

    Eu fico impressionado como essa gente se apoderou dos meios de comunicação e, apesar de serem ateus, também tomaram conta de várias instituições religiosas.

    Esses ateus (sim, são ateus como todo o comunista) consideram genocidas como Lenin, Stalin, Mao Tsé Tung, Pol Pot, Fidel Castro e outros, como grandes heróis, ao mesmo tempo que chamam terroristas como Che Guevara, Nelson Mandela e outros de “grandes humanistas”.

    Essa gente é atea, abortista e tem ums visão prórpia do cristianismo chamada “Teologia da Libertação”, que não vê Jesus como nada além de um homem comum.

     

    As portas de qualquer templo religioso estão sempre abertas para qualquer um que bater, mas a coordenação dos trabalhos e os rumos dessas instituições deveriam ficar restrito aos religioso E NÃO AOS ATEUS!!

     

    QUE ESSES ATEUS ABORTISTAS E ANTI-CRISTO CRIEM UMA RELIGIÃO SÓ DELES E PAREM DE DAR PALPITE NAS RELIGIÕES CRISTÃS. 

  112. Divisão

    As forças do mal conseguiram o que queriam. Plantar no movimento espírita um processo de divisão. Se cada um fizer uma pequena parte, nem que seja 0,1% do que Chico e Divaldo fazem/fizeram, teremos um Brasil melhor.

  113. Divisão

    As forças do mal conseguiram o que queriam. Plantar no movimento espírita um processo de divisão. Se cada um fizer uma pequena parte, nem que seja 0,1% do que Chico e Divaldo fazem/fizeram, teremos um Brasil melhor.

  114. Ideologia de Gênero

    Criticar o Divaldo é fácil.

    Quero ver todos esses juntos fazerem pelo menos 1% do que ele fez – e todos eles juntos!

    Esses tais ¨espíritas progressistas¨ fatalmente desconhecem a doutrina do bem.

    Nunca o espiritismo dará mãos a uma doutrina ateísta, abortista e que defenda a liberação das drogas ou a corrupção dos valores morais, como o faz a Ideologia de Gênero.

    Sinto vergonha alheia por esses ¨irmãos¨.

  115. ????? espíritas ProgrePetistas ?????
    É um absurdo esse lamentável artigo. endosso palavra por palavra que Divaldo e Haroldo falaram. Em nada se afasta da Doutrina espírita codificada por Allan Kardec.

    Karl Marx fala em seu livro que o propósito da vida dele era o de “Destronar Deus”, por aí já se vê o que se pode esperar.

    Comunismo ou socialismo, como quiserem chamar é o oposto do que a doutrina espírita prega. A começar que países comunista/socialistas são proibidas qualquer manifestação de fé religiosa.
    Na Venezuela, Cuba, Nicarágua,… Os religiosos estão sendo perseguidos e mortos.

    Tá bom pra vocês progrePTistas?

    1. Espíritas progressistas ou “espíritas” pelegos?

      Sandra Portella, sejamos consequentes: espiritismo não combina com peleguismo – recomendo esse vídeo – nessa apresentação o comunicador espírita André Luiz Ruiz discorre sobre a incoerência, as contradições e os enganos dos autointitulados “espíritas progressistas”:

      ESPIRITISMO na POLÍTICA – Orientação da DOUTRINAhttps://www.youtube.com/watch?v=CcDT7osJshk – (01:10:20) 

    2. Divaldo
      Doutrina espírita prega o amor, mas também a instrução.
      Se instruir e se precaver das imundície do homem e deformidade da moral é o mínimo que um, dito, espírita deveria fazer.
      Como disse o Cristo, orai e vigiai. Pregai a vida nova, viver uma vida sem pecados…
      Todas essas premissas bem colocadas, nos lembram que, a natureza é perfeita e Deus é a natureza, física, química e biológica. As ciências, em si.
      Endosso o que você, Sandra, colocou, estamos sim, sendo perseguidos e mortos, mesmo vivos.
      Religiosos do mundo todo estão perdendo o foco que é propagar o evangelho de Jesus e defender A Verdade.
      Divaldo, que muitas vezes não fala por si mesmo e apenas transmite mensagens de espíritos mais esclarecidos que esses do abaixo assinado, nos passa um recado, quem tem ouvidos que ouça.
      Muita luz

  116. Vai estudar, Divaldo.

    O apedeuta Divaldo, que também é pedante com suas acrobacias literárias mofadas, retiradaas de algum baú parnasiano, sansa não apenas pelo seu falar empolado, pelo seu sorriso esticado, mas pela arenga interminável de uma doutrinação rasa, que, sendo pietista, se toma os ares de científica. 

    Que ele se identifique com a direita, não espanta, que ele jogue dominó com os setores mais podres da política podre nacional, também não, e muito menos ainda que ele odeie partidos e posições progressistas. Afinal, ele e boa parte dos adeptos do Espiritismo tem uma leitura paralela da Doutrina, eivada de preconceitos, frases prontas, conceitos rasos. O que mais espanta, nem é esta figura caricata: é a defesa que dele fazerm inúmeros adeptos. 

    Certamente é um ponto de toda a senda Espírita, em terras brasileiras  em que se deve estabelecer uma parada, para profunda discussão, e não, senhores das viseiras, nem é questão dos dogmas principais ( porque são dogmas, mesmo, sabiam?), dado que, além das postulações fundamentais da obra de Kardec há um número imenso de artigos e trabalhos propriamente doutrinários que em certa medida fazem uma revisão razoável.  A discussão profunda, deve ser exatamente a de cotejar a situação complexa do planeta, da civilização, das nações, das grandes questões mundiais, com aquilo que haja de fundmental, de inteiro, de realmente firme, na Doutrina Espírita.  

    Claro, se dirá, isso só é possível se quem fizer este repto tiver fundamentação na Doutrina Espírita.  E eu digo, SIM, evidente! E E igualmente, da parte dos adeptos e defensores da Doutrina, deve haver a formação, no mínimo básica, em História, Sociologia, Filosofia, Antropologia. É mais que sabido o caráter científico do Espiritismo, mas, APENAS nas ciências exatas e naturais. Não há sequer mínimo embasamento nas Ciências Humanas, para não dizer que na verdade são banidas. Em seu lugar, crassa uma produção literática adocicada, romanceada, indo em direção à ficção. 

    Parem de falar bobagens, Espíritas, e ingressem em Universidades Públicas, em cursos das Humanas. Tenho absoluta certeza de que se forem honestos, intelectualmente, e aceitarem o desafio, perceberão o abismo que os separa do entendimento mais completo do mundo, hoje. O olhar Espírita teria muito a iluminar os campos dos saberes acadêmicos, mas, a arrogância não está apenas na Academia, nem o preconceito, nem a negação ao diálogo. 

    Voltando a Divaldo, o melhor que poderia fazer seria calar-se: por sandices como as que afirmou, muita gente se afasta da Doutrina.

     

  117. Decepção total com Divaldo

    Chocado com o nível de desinformação de Divaldo. E que discurso odioso é esse? Parece que colocaram outra pessoa no lugar dele. Estaria ele obsediado???

    Meu Deus. Que decepção. Mas, no final das contas, ele é um humano, passível de erros. E pode estar senil, também.

    Talvez seja a hora de se aposentar, ao invés de queimar, no final da vida, sua trajetória tão bela.

  118. Divaldo
    Não sei se por coincidência ontem postei a um apresentador da Radio Rio de Janeiro, no facebook falando sobre esses absurdos de Divaldo. A bronca é livre! Mas a neutralidade em certos assuntos, embora buscando na Ciência as melhores respostas, sempre foi uma linha seguida por Verdadritos Espíritas. Não podemos e nem devemos apagar o que Divaldo fez no passado e falou também. Mas suas contradições vão ao encontro de uma postura política que fica longe de me irritar…mas me faz lamentar.
    Faço minhas todas as palavras deste texto. Feliz em encontrar o nome de Dora Incontri neste manifesto. Que Deus ilumine Divaldo e jogue sobre todos os Espíritas o véu da humildade e da caridade. Muita Paz a todos.

  119. umbanda

    Por isso fui pra umbanda, esse falso moralismo, a manutenção da caridade ao invez da diminuição da desigualdade social, a culpabilização de tudo de ruim que existe no mundo pelo karma, isso é toxico. Muitos espiritas sao conservadores hipocritas e coxinhas. Saravá!

  120. Entrevista política

    Graças a Deus que vocês fizeram este abaixo-assinado que muito nos representa. Atuo ativamente no movimento espírita há mais de 20 anos, e depois desta entrevista do Divaldo, a quem muito respeito e admiro, me dá vontade de largar tudo e ir pro zen budismo visto ser a ideia e prática da monja Coen muito mais coerente e cristã e humana e no amor. Grata. Abraços. Muito triste mesmo. 

  121. Entrevista política

    Isso é realmente o final dos tempos! Meus deuses, o que é isso? vocês são todos maldosos, de ambos os lados, e tenho medo de vocês. 

  122. É engraçado o Divaldo tomar
    É engraçado o Divaldo tomar uma postura dessas sendo q foi o PT o governo q mais trabalhou para o terceiro setor!
    Prestou um desserviço e onde já se via panelinhas de elite, agora se vê um ignorante tentando ser intelectual!
    Por favor, volte a tratar seus assuntos espirituais!
    Rachou o espiritismo!

  123. Livre arbítrio.
    Não gostou, não assista, não escute…
    Simples assim.Sinto vergonha alheia de pseudos espíritas, mas entendo, estamos todos em processo de evolução e assim fizeram com Jesus, porque não fariam com Divaldo?
    Cuspam, apedrejem, coloquem na cruz nossos missionários…assim se tornam história.
    Alexandra Gondim Moscoso

  124. Amar ao Próximo como a te mesmo, não é fácil, mas não impossível. Enquanto agirmos como seres irracionais que vivem a partilhar ódio, vingança, perseguições, descriminações, ideias contrarias ao que Jesus nos ensinou; estaremos fadados a vivermos a margem da luz; o que nos faz crer que em nada estamos evoluindo espiritualmente. O amor, a caridade, não são palavras mortas, más sim palavras que representam o futuro da raça humana. O espirita não vende, não negocia; o que lhe é dado de graça, que é o dom, a clarividência, a capacidade de se colocar no lugar do outro ,e procurar ajuda-lo a suportar os dias e horas que ainda terá que passar neste mundo, em que nós chamamos de lar. Melhor que nos colocarmos ao lado de idéias e pensamentos contrários ao amor e a caridade, devemos nos colocar em silêncio e fazermos uma prece, pedindo aos nossos irmãos que pensem antes de falarem , pois a todo momento temos oportunidade de nos colocarmos em silêncio , assim como fez jesus , quando lhe trouxeram Madalena( meditem) . Se tivermos algo contra o nosso irmão, vejamos se não somos os causadores dos seus sofrimentos. Um verdadeiro seguidor de Cristo, um irmão, um espirita, não comunga com ideias de preconceito, genocídio, torturas, massacres, violência de qualquer forma; pois não existe amor aonde impera o ódio, a descriminação, a violência. Sejamos mais honestos uns com os outros e não nos deixemos levar pelo valor do dinheiro, do poder; pois isso será a condenação da raça humana. Estamos passando por um período de transformações muito radicais no mundo espiritual e material, e se não nos unirmos em prece por aqueles que não conseguem mais , ou que esqueceram o valor de uma prece, de nada adianta falar , pois seremos como copos vazios sobre uma mesa. A água que nos purifica de nossas imperfeições só pode existir, se nós todos os dias cuidarmos da fonte. ( Amar não é fácil , más não impossível. Ame o diferente , pois amar o igual não nos exige nenhum aprendizado ou sacrifício. Sejamos menos omissos para com os nossos deveres .
    O mundo já tem juízes demais para que venhamos a nos tornarmos mais um. Deixem o tempo mostrar o quão precioso é amar, valorizar, doar-se em prol do próximo. Pois o dinheiro, a fama, as idéias contrarias ao amor e a caridade irão ficar no mundo, más a nossa bagagem espiritual é a única que levaremos . Sejamos mais cuidadosos com nossas escolhas e ações. Tudo tem consequências. Abraços a todos Rita

  125. Se Divaldo fez um discurso politizado, a resposta dada foi o que? Será que o viés ideológico tem o poder de separar até aqueles que acreditam na continuidade da vida, se Divaldo errou, se retrata, mas dar uma resposta defendendo este ou aquele lado só aumenta a já enorme animosidade que estamos vivendo. Fiquem na paz de Deus.

  126. Divaldo claramente afeminado, talvez seja um homossexual enrustido, e falhou muito ao falar sobre gênero. Na verdade, o acolhimento dos espíritas aos homossexuais e transsexuais ainda é preconceituoso na maioria das casas, como se tivéssemos em um castigo divino ao viver nessa condição. Talvez isso se deva ao sincretismo religioso com o catolicismo, talvez a falta de leitura dos seguidores da doutrina. Muito lamentável!

  127. Engraçado como um “espírita” progressista contrariado apela a tudo aquilo que ele exige dos outros!
    A turma progressista é a piada pronta. Progressistas são os maiores técnicos para atletas de salto à distância e salto com varas q jamais conquistarão uma competição. Deixam seus atletas na teoria do super, ultra, mega-salto e que se dane as limitações materiais dos atletas.
    Em suma, aquele cidadão de caráter mediano, que t EXIGE salto evolutivo dum simples espírita prum Jesus (sabendo da dificuldade de chegar, até mesmo, na unha de Chico Xavier), é um canalha! A teoria é canalha e a práxis tem o objetivo de destruição do cidadão exigido!

  128. Sou espírita ha muito tempo e nesses anos todos de prática do espiritismo vi e continuo vendo sistematicamente espíritas que fazem um grande desserviço à doutrina. Alguns que temos como “deuses”, como basilares da doutrina de repente desmoronam e mostram sua cara nua e crua. Grandes nomes de repente se transformam e nos decepcionam muito.
    Esse é mais um desses casos que devemos acrescentar aos demais que deixaram de ser notícia.
    Kardec dizia que os piores inimigos do espiritismo eram os próprios espíritas e não os famosos detratores.
    Infelizmente é o que vemos.

  129. Realmente, Divaldo cada dia mais se mostra um arrogante!!!! Gosto do Haroldo. Me espanta ver ele falar sem propriedade sobre “ideologia de gênero “. Mostra q estão mergulhados tbm em ondas maléficas. Queria ver Dilvaldo defender o Moro hj…

  130. Alguns de meus leitores e amigos sabem que sou espírita, porém não me é de praxe misturar estações e trazer à baila minhas ideias no campo da espiritualidade e da religiosidade quando o espaço se destina à discussão da política ou vice-versa.

    Por um lado, porque aqui procuro escrever como brasileiro, para leitores de todas as crenças e descrenças; os problemas pertinentes aos reclames liberais da nossa pátria, à busca de prosperidade, segurança, liberdade e dignidade em nosso torrão, podem – ao menos devem – ser os mesmos, sejamos católicos ou ateus. Por outro, porque os espíritas somos recomendados de maneira explícita por nosso fundador, o francês oitocentista Allan Kardec, a afastar de nossas discussões de ordem doutrinária e de nossas reuniões particulares qualquer questão polêmica ou “irritante”, em especial aquelas relativas à política ideológico-partidária e a controvérsias religiosas.

    Circunstâncias excepcionais, contudo, ensejam atitudes excepcionais. Eis que nosso amigo Rodrigo Constantino, colunista da Gazeta do Povo, replica um vídeo do médium baiano Divaldo Pereira Franco, autor de imensa gama de livros psicografados e fundador de uma obra social chamada Mansão do Caminho, em que este expressa, com firmeza, posições de caráter político-social. Frise-se: estava ele em um evento em que se podia fazer perguntas, e um jovem no auditório perguntou sua opinião sobre a ideologia de gênero.

    O médium resumiu que ela marca “um momento de alucinação psicológica da sociedade”. Atribuiu ao marxismo a tese de que a escravidão moral de um povo é um caminho mais efetivo que a escravidão meramente econômica, descrevendo, fundamentalmente, a famigerada subversão cultural gramsciana. Elogiou a atuação do juiz Sérgio Moro e da “República de Curitiba” no “desnudar da hipocrisia”, deixando claro que o juiz não “provocou escândalo” algum e sim o desvelou. A ideologia de gênero seria mais um instrumento de confusão, difundido em cartilhas para convulsionar as mentes infantis; é preciso fiscalizar os governantes para combater tal imposição, de uma “imoralidade ímpar”, tal como o aborto, que as mesmas forças políticas tentam tornar inteiramente legal.

    Divaldo respondeu a partir de suas próprias ideias. Não há que dizer, fique claro, que, porque ele disse alguma coisa, esta é a visão do Espiritismo. Pessoalmente, concordo, em linhas gerais, com o posicionamento de Divaldo – e já discordei dele muitas vezes, mais uma razão para não ter qualquer constrangimento em fazer coro a sua opinião neste momento, sem receios de ser taxado de “idólatra” ou subserviente.

    Lamentavelmente, a esquerda pedante e ciosa de seu suposto monopólio da virtude está por toda parte e o movimento espírita não é exceção, não importa quantas contradições e paradoxos precisem ser desprezados para isso. Depois que o vídeo de Divaldo se popularizou, associações e personalidades que, desconsiderando o conselho de Kardec, insistem já há algum tempo em trazer seus apreços político-partidários para a ambiência espírita como se, em tal aspecto, fossem a voz soberana da razão e da justiça, se mobilizaram para demonstrar sua repulsa às suas declarações. Ignorarei aqui a saraivada de insultos que pipocaram em redes sociais. Registro apenas que, contra a opinião de um único homem expressa quando perguntado, autointitulados “espíritas progressistas” redigiram em conjunto, com assinatura coletiva, um manifesto inteiro apenas para desdizê-lo.

    A iniciativa tem envolvimento da pedagoga Dora Incontri, que coordena a Associação Brasileira de Pedagogia Espírita e redigiu um texto de sua própria lavra sobre o assunto, onde diz que Divaldo “está exercendo sua imensa influência no movimento espírita para fortalecer posições retrógradas, anti-humanitárias e o faz sem qualquer argumentação”. Trata-se da mesma pessoa e da mesma instituição que endossaram, não muito tempo atrás, um Manifesto Espíritas em Defesa da Democracia, nada mais que um panfleto mal disfarçado para denunciar o quanto a Operação Lava Jato representava um “golpe à democracia”, de vez que denunciava a “imprensa” e o “Judiciário” como os fatores de maior preocupação diante da prisão de criminosos.

    O manifesto atual deixa esse caráter ainda mais claro. Diante da propositada confusão entre o Espiritismo e o notório partidarismo dos abaixo-assinados do manifesto, do ataque despropositado à opinião pessoal expressa livremente pelo cidadão Divaldo Franco e do tom generalista assumido pelo texto, sinto-me compelido a pôr os “pingos nos is” para que os não-espíritas não acreditem que a opinião de Divaldo é apenas um evento isolado e que todos os espíritas concordam com o que ali está expresso. Quando alguns resolvem “dar a César o que é de Deus”, para fazer uso de uma analogia evangélica, faz-se necessário rebater seus termos para promover a devolução.

    O manifesto começa criticando superficialidades, como a referência à “República de Curitiba” – para os autores, uma afronta à “República brasileira”. Não perderei tempo com tamanha tolice. Diz o texto que “Divaldo assume uma postura claramente partidária, contrária ao PT”, fazendo uma “crítica rasa” e “chamando o governo desse partido de marxista e assumindo um discurso próprio da polarização extremista, manipulada e sem consistência”.

    Ele, efetivamente, disse o que pensa: apontou a presença de derivações do divisionismo e do espírito de cizânia próprios do marxismo na prática política desenvolvida no Brasil na última década. Não foi partidária a nota dos “espíritas pela democracia” quando elegeram a Justiça e a imprensa como vilãs? A diferença é que o é de maneira mais hipócrita e dissimulada. Não é partidária – e irresponsável – a parte do manifesto em que os abaixo-assinados dizem que Moro é questionável “dadas as críticas de grandes juristas nacionais e internacionais à parcialidade desse juiz e a seus atos de ilegalidade, que feriram a Constituição, e às notícias que correm na mídia de seu conluio com determinados segmentos e partidos”? “Notícias que correm na mídia”? Quais as provas que os abaixo-assinados esquerdistas oferecem para sustentar suas injúrias? Se nenhuma, que pensem duzentas vezes antes de acusar as afirmações transparentes e óbvias de Divaldo de serem mero “partidarismo”.

    O texto diz também que não existe “ideologia de gênero”, mas sim “uma área de pesquisa no mundo que se chama ‘Estudos de Gênero’ – que teve influência de Michel Foucault, Simone de Beauvoir e Judith Butler” – todos, é evidente, autores de esquerda. É muito interessante que “estudos” estimulem deformações na língua para “neutralizar” o gênero das palavras, principalmente entre frequentadores do ambiente universitário; a atitude de pais de fazerem crianças acreditarem, desde a tenra idade, que não são “masculinas” ou “femininas” e sim entidades fluidas à espera de definição; a tentativa de estabelecer cartilhas e discussões em escolas, tudo isso com base em “estudos”. São “estudos” que impõem a crença em que, se eu me julgar uma mulher, eu sou uma “mulher” (e, se sou o que quero e sinto e não o que a biologia impõe, esse conceito “mulher” não tem qualquer base objetiva para existir, logo o que significa eu “ser mulher”?). “Podemos concordar com algumas dessas conclusões, discordar de outras, deixar em suspenso outras tantas”, dizem ainda. Ora, se são “estudos” com os quais se pode discutir, por que tanto ativismo em fazê-los descer goela abaixo da sociedade e submeter crianças às suas consequências ainda mal deduzidas?

    “Divaldo revela também completo desconhecimento dessa área de estudos de gênero, alinhando-a ao marxismo e ao comunismo” porque “as grandes lideranças desses estudos estão nos Estados Unidos e na Europa”. Será que os abaixo-assinados ouviram falar no italiano Antônio Gramsci? Na Escola de Frankfurt? Em Herbert Marcuse? Será que acreditam que “marxismo” e “comunismo” só se podem referir a qualquer coisa que tenha acontecido na União Soviética, em Cuba ou na Coreia do Norte? Será que sabem que o próprio Marx, ainda que seu sistema tivesse base mais econômica, já deixava claro que a família e a cultura cristã eram obstáculos à sua doutrina e a transferência contemporânea do seu espírito belicista ao plano cultural, às subjetividades e “minorias” é uma elaboração dessa brecha original? Acho que quem precisa saber melhor do que está falando nesse caso não é bem o Divaldo…

    O maior problema, porém, e encerro com ele, é a conclusão do manifesto. Para os abaixo-assinados, ao opinar, os espíritas devem – DEVEM! – “preferencialmente, defender os direitos dos mais fragilizados socialmente, no caso, as mulheres, as crianças, os membros da comunidade LGBT+”, além “dos negros e negras, as juventudes periféricas e as pessoas com deficiência” e não devem “alimentar discursos de ódio partidário e nem medidas punitivas”.

    Desafio esses esquerdistas a demonstrar a pertinência de tal observação, já que não vi Divaldo realizar qualquer afronta a esses grupos e pessoas. Eles sim fizeram ilações sem base sobre a pessoa do juiz Sérgio Moro. Eles sim sentenciam a divergência à qualidade de obscurantismo e nos querem fazer passar por aberrações morais. Já o Espiritismo, este diz que todos, perante Deus, têm o mesmo valor ontológico. Sendo assim, não há que olhar “preferencialmente” para os “direitos” de fulanos ou sicranos.

    Não podemos permitir que todos os espaços sejam prostituídos aos interesses mesquinhos de ideólogos de plantão. Já aqueles que se consideram os “progressistas”, senhores do bem e do mal, seria de bom tom que demonstrassem mais senso de proporção e justiça, não fizessem ataques sem base e atestassem por atos aquilo de que se ufanam.

  131. E triste vermos o espiritismo sendo palco de discussão política, parece que quem está com razão é o Diabo. Difamam Divaldo Franco, como se ele estivesse sozinho na luta contra um bando de obsediados em ultimo estágio? Não devemos esquecer que ele, Divaldo tem ao seu lado Joana sua mentora espiritual. Será se Joana é um espírito das trevas? A pergunta que fica, quando Jesus disse: Muitos serão chamados, mas pouco serão os escolhidos. Quem serão os escolhidos? Os que fazem a caridade sem olhar a quem? Ou os hipócritas que só servem para criticar a quem trabalha com amor com obras edificantes?

  132. Gostaria de assinar o documento. Não entendo a obsessão com o marxismo e o estímulo ao ódio ao PT. Assim como também não aceito palestrante usar o lugar de fala da doutrina espírita como fundamento para os seus pensamentos conservadores, racistas, machistas e contrários à justiça social no mundo em que vivemos.

  133. Sinceramente, misturar política e espiritismo é contrariar os preceitos de Jesus, que disse: “Dai a Cesar o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus”. É pelo que vejo do portal, coloco tanto a fala de Divaldo como equivocada, quanto as notícias que vejo aqui veiculadas. É quanto a Kardec… Sim, são definidores seus preceitos e obras, por isso nos designamos espiritas. Do contrário, podemos optar por outros direcionamentos religiosos, científicos e filosóficos que melhor acolham nosso intimo. Se somos espiritas, partimos de Kardec SEMPRE.

  134. Olha aí o cara que era o arauto do espiritismo, reverenciado por todo mundo, sendo descartado e repudiado de todas as formas possíveis dentro do mesmo movimento que ajudou a alavancar. Desculpem amigos, já estive dentro do movimento e nunca deixei de estudar as questões científicas relacionadas aos fenômenos. Ao que tudo indica, existe mais mistificação do que fenômenos em si. As pessoas dentro do movimento não querem estudar, apenas encontrar alguma forma de canalizar seus medos e frustrações. Muitos passam a vida inteira dentro dos centros, mascarando e fantasiando suas dores e sofrimentos psíquicos através do alivio que a hipnose e o estado de concentração/meditação proporciona em relação àqueles que dele tomam parte. Seria muito mais proveitoso aos espíritas estudarem a hipnose e se aprofundar nisso, tirando todo viés espiritual da religião pois esta é justamente a parte onde qualquer um acaba se iludindo. Já conheci pessoas que conversavam em línguas que nada mais eram do que um monte de sílabas inventadas na hora. Já convivi com trabalhadores de centro que afirmavam receber mentores espirituais mas que esses mesmos mentores não sabiam o básico de fisiologia. Qualquer um com um pouco mais de estudo na área da fisiologia, da história e da psicologia, que entrar crendo seriamente em tudo, acaba percebendo o quão frágil é a religião espírita, a ciência espírita e seus praticantes. Onde estão os mentores do Divaldo para alertarem ele da fraude política? Ou será que faz parte enganar o povo também por um bem maior?

  135. É interessante mesmo a esquerda… aos que não coadunam com o que ela defende são execrados, condenados… A esquerda está sempre certa…

    Poderiam esses que se dispuseram a assinar o abaixo assinado contribuírem com um décimo do que Divaldo já contribuiu para a causa Espírita e de Jesus. Mais de 10.000 palestras, milhares de crianças atendidas, milhões de livros vendidos com toda a renda doada… desde os 17 anos Divaldo é um trabalhador do Cristo, dedicou sua vida, nunca teve uma casa, tem apenas um quarto na mansão do caminho, adotou centenas de crianças, consolou milhares de pessoas!
    Mas… a memória é curta.

    Enquanto ele fala o que alguns querem ouvir ok, quando ele fala o contrário do esses alguns pensam ele está errado, é injusto, é manipulado pela mídiam, não sabe o que diz… enfim… tudo aí que pode ser visto nos comentários.

    Jesus, com todo o bem que fez, foi apedrejado, xingado, vilipendiado… qual foi o nome que ficou para a história?

    Não creio que Divaldo esteja preocupado com os comentários maldosos que estejam fazendo a ele… Em outras entrevistas ele já relatou o que acontecia na década de 40, 50, 60… quando ele falava que via espíritos…

    Também não creio que esteja preocupado em agradar a todos. Mas ele continua agindo por aquilo que acredita e tem convicção.

    Certamente nos cabe o estudo de O Livro dos Espíritos para compreendermos a importância da família, do casamento e das relações sociais conforme a visão dos espíritos de luz.

    Grande abraço a todos!
    Rubem

  136. Meu Deus, agora existem os “Espíritas Progressistas” rs… ou seja logo logo surgirão os “Espíritas LGBT” e espíritas X e Y. e Z…..esse pessoal adora uma divisão….uma esteriotipação….ao invés de sermos abrangentes e combatermos a ATITDE de ser preconceituoso, iremos combater o preconceito ao gay, como se outros setores não fossem preconceituosos tb.

  137. A codificação espírita organizada por Kardec é o caminho SEGURO para nos mantermos no caminho de Jesus e consequentemente da evolução.
    Médiuns, ainda que respeitáveis, prestam um desserviço a doutrina toda vez que contraponham a ela em seu pilar básico: a caridade.
    Assim, com o merecido respeito, apenas lamento a postura de Divaldo.

  138. Quem diria um dia eu defender o Divaldo, mas neste caso, está correto, até quando usa o termo simbólico (o que muitos não conseguiram compreender, talvez por falta de análise de texto, afinal de contas esquerdista é por natureza preguiçoso) República Federativa de Curitiba.
    O idealista de esquerda já é um câncer da sociedade, agora se vier travestido de idealista “espiritista” ai complicou por completo a situação: radical e tendencioso, muito bom para com o seus quando lhe é benéfico e feroz com outros que discordam de si.
    Esses que hora reclamam do Divaldo são os mesmos que crucificaram o Chico quando do lançamento do livro “Nosso lar” e depois quando o sucesso e as confirmações vieram mudaram de lado!

  139. O Divaldo não representa o pensamento da Doutrina,leia Kardec e outros livros sobre a homossexualidade e identidade de gênero – O Chico falava sem grilo nenhum sobre sua homossexualidade,tá certo que ele optou pela castidade.O Divaldo é grande,mas não é perfeito,e precisa resolver sua… A Doutrina condena apenas a promiscuidade.

  140. Divaldo está absolutamente certo, sem querer me alongar para não tomar tempo dos outros, o espirita peca pela sua passividade limitando-se a orar, tomar água, ler livros e distribuir sopinha, nunca tomando uma atitude mais enérgica, sempre permanecendo em cima do muro. Pensemos, quando Jesus expulsou os infiéis do templo com energia ,das duas uma, ou sucumbiu ante as mazelas da humanidade ou ensinou que em certos momentos podemos tomar uma atitude mais drástica ante a um mau ainda maior, eu permaneço com a segunda opção e desço do muro. Ante a essa passividade não acredito que o Brasil será o coração do mundo, patria do evangelio, isso já deve ter sido mudado como a espiritualidade assim o fez com relação a França.

  141. Respeito o texto e seus autores! Só não entendo a agressividade quando um irmão reencarnado, médium ou não, expõe as suas idéias e preferências políticas e recebe uma critica tão feroz (comentários). O verdadeiro espírita ama ou tenta amar o seu próximo, sem julgamento e preconceito. Vejamos a obra assistencial que o Divaldo ajudou a construir, bem como todos os livros publicados…muitos méritos de um espírita em acelerada evolução, mas ainda assim humano como todos nós, com suas convicções e anseios. Julguemos menos, oremos mais e saibamos conviver melhor com opiniões diferentes da nossa. Lembrando que na casa espírita, devemos buscar além do conhecimento a caridade e o amor ao próximo. Fiquem com Deus e acalmem os corações, pois Deus precisa de toda a sua energia para a produção do bem.

  142. Dividiram a doutrina espírita? Nessa mesma postagem não foi dito q seguimos kardec? Espíritas progressistas? Que desatino é esse?

  143. Reconhece a árvore pelos seus frutos…
    As árvores Divaldo Franco e Haroldo Dutra Dias tem produzindo muitos frutos que tem saciado a fome e a sede de muitos. Não nos referimos aqui apenas às necessidades materiais que as suas obras sociais atendem, mas sobretudo o alimento Espiritual que trás a mensagem viva de Jesus, sempre esclarecendo e consolando corações.
    Busquemos conhecer os seus feitos e o quanto ambos tem contribuído para um mundo melhor…
    E nós? Que árvore somos? Que frutos estamos produzindo?
    Nossas vidas estão pautadas no amor e na caridade como a desses irmãos?
    O silêncio deles diante a tantas críticas desnecessárias e destrutivas deve ser porque se nem Jesus pôde convencer a todos, seria muita pretensão que meros e humildes discípulos esperassem tamanha compreensão unânime de Fariseus da atualidade….

  144. So hoje soube dessa carta aberta sobre o que falou Divaldo, e pasmem estou mais tranquilo agora porque nao passou em branco com quem tem autoridade para falar em nome do espiritismo.
    Parabens pelas colocações de esclarecimentos , é exatamente o meu pensamento etc…

  145. É sempre interessante acompanhar o movimento do pensamento de viés marxista…

    Enquanto Divaldo expressou-se sozinho, os que discordaram precisaram tentar reunir-se em um “abaixo assinado” para tentar fazer frente a uma outra opiniao divergente.

    Percebe-se pelo texto que aqueles que discordaram de Divaldo tem a certeza de que estão certos e não podem estar errados! Várias recomendações com o uso do “deve”, ” dever”, o espírita de fazer isso, o espírita nao deve fazer aquilo…
    Esquecendo-se de um principio básico… se para eles Divaldo nao representa o espiritismo, é preciso lembrar que eles também não!!

    Então quando tentam criar um corpo para ter voz demonstram tentar falar em nome do espiritismo… Tentando estabelecer como os espiritas deveriam agir… Sqn

    Outro aspecto é, se tentarem fazer um levantamento dos espíritas que concordam com Divaldo provavelmente terao uma surpresa grande ao verificar que sao muitos, muitos mesmo os que aprovam e concordam com o que ele falou…

    O fato é que, se querem ter voz de credibilidade no meio espírita trabalhem muito pela causa espírita, exemplifiquem, defendam o Cristo, abdiquem do conforto pelos mais pobres, escrevam livros e mais livros sem ganhar um tostao por isso, adotem dezenas de crianças, fundem centros espíritas, criem abrigos, criem mansoes do caminho em bairros miserrimos e violentos, sustentem-nas por anos a fio levando pedradas, lutem pela redução da desigualdade social não com palavras mas com ações, amem muito, e talvez, quem sabe, quando tiverem 90 anos de idade a opiniao de vocês possa ser mais considerada como representativa do movimento espirita, com ou sem “abaixo assinado”, com ou sem títulos acadêmicos.

    E por fim, é sempre interessante observar que, quando o médium fala coisas bonitas, generalizadas, que concordamos, estão inspirados pelos bons espíritos e pela espirirualidade amiga, mas quando não concordamos… aí surge de tudo… Até abaixo assinado… (Em nome de quê e de quem é que não conseguimos compreender). Tambem é humildade pedagógica aceitar que às vezes nossas concepções possam estar equivocadas.

    Abraço a todos
    Rubem

  146. Lí os comentários e fiquei perplexo! Algumas ideias são realmente fidedignas, mas a maioria é uma mistura de de religião, cristianismo, política e pseudo espiritismo.
    Não quero discutir a opinião de um ou de outro, mas baseado em ensinamentos dos espíritos, não devemos servir a dois senhores. Essa frase que está nos evangelhos, define claramente que lado devemos escolher, sim escolher, pois temos o livre arbítrio.

  147. Gente, por favor, me digam o nome das escolas, as cidades em que esta prática citada está sendo realizada. Caso não exista escola nenhuma no Brasil fazendo isso, por favor me indiquem um documento, legal, que tenha sido publicado, em qualquer tempo, em que esteja escrito e descrito tal prática nas escolas. Tenho duas filhas, as duas estudaram sempre em escolas públicas, e nunca aconteceu absolutamente nada parecido com o que está descrito.

  148. Kardec disse caminhem lado a lado com a ciência e o dia que a doutrina fugir a realidade da ciência escolham a ciência porque só a ciência carrega a realidade e a verdade de tudo e ela a ciência e progressista e isso é a base dos ensinos kardessistas. Então e triste quando alguém muda os ensinamentos de Kardec muito triste mesmo…. !!!

  149. Irmãos,

    Vou tentar deixar um relato pessoal apenas com todas as experiências que vivi e vivo.
    Sempre fui iniciado na doutrina espirita descendente de emigrantes franceses ,talvez por isso MESMO qd vieram vieram com as novas ideias da doutrina consoladora.
    Bem, nunca porém adebto de qualquer tipo de dogmas percebo que todos nós somos falhos e que Infelismente a vaidade é e enquanto se permita…sempre SERÁ à grande chaga.
    Onde trabalho espiritualmente vários que iniciaram comigo, hoje percebo se envaideceram.
    É ao passo que fui sendo incumbido de responsabilidades maiores assim como eles, quando passei a ter que comandar trabalhos sentir perder um pouco do total afinamento com os espíritos de Luz, pra ser mais exato me sinto bem mesmo, como pequeno socorrista que faz tudo o que precisam que ele o faça. No tocante aos meus irmãos foram tomando cada qual um ar de importância hierárquica. Linguagens por tantas tão rebuscadas ,pra quê?As mensagens de espiritos de luz não precisam ser resbuscadas a simplicidade carrega com sigo o amor.
    Pelo menos comigo, sinto como se fosse o eterno paciente assim como um dia eles tbm os foram.E só assim sinto-me sintonizado.
    Quando vejo a dor de um encarnado lembro das minhas qd comecei e dos clamores que fiz ao Cristo e a Deus pai que me dessem forças para me reerguer. Quando ouço a cobrança dos sofredores que fazem sofrer os encarnados também lembro que até isso por Deus é permitido para que um dia equilibremos as balancas que um dia desequilibramos por não saber amar. ENTÃO me sinto em verdadeiro torpor mediúnico e tudo flui para ambas as partes do atendimento . É o se colocar no exato local do próximo e lembrar que tbm somos transgressores, pois somos como presidiarios em liberdade asistida num planeta chamado terra.
    Percebo muito nele, o palestrante Divaldo esses traços vaidosos, porém posso estar redondamente enganado. Talvez sejam traços de sua personalidade enfim busquem sempre a auto vigília e a assistência ao próximo sentido as chagas dele como se fossem as suas.

  150. Na parábola do “joio e do trigo”, Jesus diz que não devemos arrancar o joio antes que o trigo esteja maduro, senão matamos também o trigo. É uma atitude muito negativa associar o Espiritismo a partidarismos políticos, pois todos eles estão envolvidos em sujeiras em falcatruas, crimes e corrupções. Nesse ponto nenhum partido é melhor que o outro. Cada pessoa elege o seu partido e o seu candidato porque acredita que e candidato escolhido irá fazer um governo melhor para o País e seu povo, embora há os que votam pensando apenas nos seus interesses particulares. Desde que Divaldo Franco elogiou o Juiz Moro, pelo seu trabalho de combate a corrupção, que ele tem sido alvo de críticas e agressões, até mesmo de alguns espíritas. Se Moro se corrompe, isso é um outro problema, mas não invalida o trabalho de combate a corrupção. Jamais o Espiritismo iria ser a favor da corrupção. Se Divaldo cometer algum erro, isso é normal em qualquer ser humano. O Espiritismo nos ensina que os médiuns são espíritos em provas, resgatando grande débitos do passado. Ser médium não é sinal de santidade, muito pelo contrário, é um sinal de muito comprometimento do passado para com as leis Divinas. Não cheguemos ao ponto de esperar que o nosso irmão Divaldo Franco seja infalível. Só Jesus foi infalível, aqui na Terra. Não vamos nos basear nas falhas de Divaldo para medir o seu valor, mas olhemos tudo o que ele tem feito de bom, desde o seu imenso trabalho social, na Mansão do Caminho, quanto a sua obro literária riquíssima de ensinamentos, trazidos pelos Espíritos superiores, assim como também o seu trabalho de divulgação do espiritismo em diversos países, onde foram fundados Centros Espíritas. Lembremos da parábola do JOIO e do TRIGO, não fazendo como alguns, que no intuito de condenar Divaldo pôr ter cometido algum equívoco, estão atacando, também a FEB e o próprio Espiritismo, através de falsas informações, fruto do ódio que cega, impedindo as pessoas de raciocinarem e de usar o bom senso.

  151. Na parábola do “joio e do trigo”, Jesus diz que não devemos arrancar o joio antes que o trigo esteja maduro, senão matamos também o trigo. É uma atitude muito negativa associar o Espiritismo a partidarismos políticos, pois todos eles estão envolvidos em sujeiras em falcatruas, crimes e corrupções. Nesse ponto nenhum partido é melhor que o outro. Cada pessoa elege o seu partido e o seu candidato porque acredita que e candidato escolhido irá fazer um governo melhor para o País e seu povo, embora há os que votam pensando apenas nos seus interesses particulares. Desde que Divaldo Franco elogiou o Juiz Moro, pelo seu trabalho de combate a corrupção, que ele tem sido alvo de críticas e agressões, até mesmo de alguns espíritas. Se Moro se corrompe, isso é um outro problema, mas não invalida o trabalho de combate a corrupção. Jamais o Espiritismo iria ser a favor da corrupção. Se Divaldo cometer algum erro, isso é normal em qualquer ser humano. O Espiritismo nos ensina que os médiuns são espíritos em provas, resgatando grande débitos do passado. Ser médium não é sinal de santidade, muito pelo contrário, é um sinal de muito comprometimento do passado para com as leis Divinas. Não cheguemos ao ponto de esperar que o nosso irmão Divaldo Franco seja infalível. Só Jesus foi infalível, aqui na Terra. Não vamos nos basear nas falhas de Divaldo para medir o seu valor, mas olhemos tudo o que ele tem feito de bom, desde o seu imenso trabalho social, na Mansão do Caminho, quanto a sua obro literária riquíssima de ensinamentos, trazidos pelos Espíritos superiores, assim como também o seu trabalho de divulgação do espiritismo em diversos países, onde foram fundados Centros Espíritas. Lembremos da parábola do JOIO e do TRIGO, não fazendo como alguns, que no intuito de condenar Divaldo pôr ter cometido algum equívoco, estão atacando, também a FEB e o próprio Espiritismo, através de falsas informações, fruto do ódio que cega, impedindo as pessoas de raciocinarem e de usar o bom senso.

  152. Tenho retornado a buscar palestras espíritas de desconhecidos, tenho sentido no meio a falta do olhar humilde “a la Chico”. Hoje temos palestrantes midiáticos querendo construir um reino na matéria já esqueceram de minimamente alimentar o reino interno, o reino que nos eleva ao Pai.

  153. Os espíritas têm o direito de escolher o partido que quiserem, porém, antes, deveriam expurgar todos os ladrões que permeiam nos partidos de esquerda do Brasil. Entretanto é de se estranhar que pessoas conhecedoras da lei do carma, e devem saber porque as pessoas sofrem, se bandeiam para o lado dos “pais dos pobres”, Sabedores que esses pobres, fabricados por eles mesmos (os “pais”) são muito úteis em época de eleição, para sustentá-los no poder, através do voto de cabresto. Divaldo Franco foi muito feliz ao falar sobre o comunismo, pois as pautas que esses espíritas defendem são as mesmas da esquerda, em que pese a gravidade de cada uma, que podemos discutir separadamente. Contra fatos não há argumento.

  154. Caros senhores! Os senhores estão falando em nome de quem? O Divaldo está encarnado, é o maior orador da Doutrina Espirita Brasileira e tudo oque ele disse eu concordo e alerto, situações politicas muito seria vira pela frente, o Marxismo digital, e a ideologia de gênero está ai e muito forte, portanto com todo o respeito os senhores não tem altura para combater Divaldo

  155. Me desculpe a franqueza quem é espirita neste texto? Seriamente tenho minhas duvidas sera que trabalha na Globo, Datafolha, Ipec no Instituto Lula? Minha compreensao infelizmente é limitada só sei que esta bem inscrito muito bonito vocês nao acham? ate parece fazer parte do escritorio de advocacio que defende o Lula.. Mas no meu interior so sei que o Sr Divaldo Pereira Franco depois de Chico Xavier é o maior Mediun da atualidade ( só um parenteses nem Jesus agradou a Todos, muito menos Chico e Divaldo) Jesus era taxado no entanto como louco) longe de ser fanatico, baseando-se no crivo da Razão( como aprendi com minha Presidenta de um grande centro espirita) O Sr Divaldo dentro do espiritismo é indiscultivilmente o maior divulgador e propagador do espiritismo e da boa nova de nosso Sr JESUS CRISTO E ISTO BASTA PARA QUEM É REALMENTE ESPIRITA. nao sei porque que veio na minha cabeça a passagem dos falsos profetas, sera que foi alguma intuição? ou sera que podemos fazer uma anologia “falsos espitritas”?

  156. Devemos lembrar que estamos na matéria e consequentemente sofremos várias influencias tanto espiritual como material. O Divaldo mesmo com toda sua trajetória também sofre influência. Devemos levar isto em consideração, ele tem livre arbítrio como todos nós, e nenhum dos seus protetores podem tirar este direito. O Divaldo pode errar também, pois se fosse perfeito não teria reencarnado na Terra. Todos Espíritas devem entender de política, história, as necessidades do povo, principalmente os menos favorecidos na nossa sociedade capitalista. Estudar o que é socialismo, capitalismo, comunismo, para pararem de cometer os mesmos erros: vão tomar posse das tuas terras, não podem ter celulares e nem viajar para exterior, e outros absurdos. O Brasil já foi governado pelo PT e o Brasil não virou comunista ou acabar com a fome é ser comunista? O maior socialista de nosso Planeta foi JESUS.
    Estudem mais as obras de KARDEC e verão a importância da caridade, do respeito aos nossos irmãos. Deus é PAI AMOROSO e nós iremos reparar o que erramos quando estivermos em condições, por isso Deus nos deu novas oportunidades através das reencarnações e o esquecimento para podermos apreender a respeitar os nossos desafetos de outras experiências. Ao encontrarmos um irmão em dificuldade iremos mostrar se temos humildade e amor para auxilia-lo, podemos ajudar com paciência ao ouvi-lo. Voltando ao médium Divaldo, ele cometeu equívocos ao dizer que as pessoas que invadiram, quebram E destruíram patrimônio da nossa Nação não estavam armados e que os nossos ÍNDIOS: YANOMAMI ERAM DA VENEZUELA.
    Vamos cultivar a Paz. A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E NINGUEM SEM FOME PODE TRANSFORMAR UMA NAÇÃO.

  157. Faço das minhas , as palavras do sr Fábio, escritas no dia 30 de março de 2019. Portando, não me considero espírita progressista e não assino abaixo assinado nenhum porque concordo totalmente com as posições do nosso ilustre Divaldo Franco.

  158. Estou muito satisfeita e me sentindo imensamente representada por essa manifestação contra o discurso descabido de Divaldo.
    Não é a primeira vez que ele se coloca acima da doutrina, se portando como um proprietário deixando vir á tona sua imensa vaidade.
    Por muito tempo ficamos no escuro com essa gente fazendo e falando o que bem entendia de acordo com suas ideologias fascistas camufladas.
    As máscaras estão caindo.
    Graças a Deus.
    Eu agradeço e compartilho.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador