Estelionato Espiritual, por Marcelo Ribeiro Uchôa

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Estelionato Espiritual

por Marcelo Ribeiro Uchôa

O estelionatário é aquele que dá o golpe visando tirar vantagens, ele é corrupto e antiético por natureza. O Brasil vem convivendo parcimoniosamente, há anos, com um tipo sui generis de estelionato praticado pelos mais diversos credos, o estelionato espiritual, que se utiliza do poderoso argumento da “vontade de Deus” para manipular pusilanimemente pessoas, notadamente as mais vulneráveis intelectualmente, objetivando a satisfação de interesses induvidosamente alheios à comunhão e ao louvor. As eleições de 2018 têm revelado uma ambição massificada de várias Igrejas em alcançar o domínio político do país, convertendo o Estado em entidade moralmente teocrática, ignorando a pressuposição constitucional da laicidade estatal, apregoada pela combinação dos artigos 5º, VI, e 19, I, da Constituição.

O apoio de Igrejas em torno de certas candidaturas transcende a preocupação, que deveria ser elementar, com a disseminação de valores cristãos. Alguém que reverbera suposta preocupação com a família, mas afirma coisas como (a uma mulher) “só não estupro você, porque você não merece” ou “tive quatro filhos homens; na quinta vez, fraquejei, e nasceu uma mulher”, não tem moral para se apresentar como defensor de qualquer família, sequer de sua própria. Realizar apologia à violência, inclusive banalizando a ação de matar e venerar a torturadores, e proliferar ideias apinhadas de misoginia, racismo e xenofobia, também escapa radicalmente aos princípios cristãos.  

O endosso de Igrejas a candidaturas desse nível só pode ser justificado como uma tentativa desleal de se chegar ao poder. A situação ainda é pior, porque tal apoio se dá ao arrepio da lei, não apenas na violação dos princípios do Estado laico. Notícias têm revelado que sacerdotes estão sendo moralmente assediados a escolher entre o eleito pela Igreja ou a expulsão da congregação, templos têm sido utilizados para propagar recomendações de voto, fake news são articulados para enaltecer qualidades que o candidato não tem e proliferar mentiras sobre outras candidaturas. Em síntese, uma sucessão, em cascata, de infrações abomináveis às leis penal e eleitoral.

Mantenham-se as autoridades vigilantes, porque o poder de multiplicação do estelionato espiritual é incomensurável e fere de morte a democracia. Denúncias da espécie precisam ser apuradas e repreendidas com vigor, para que sirvam de exemplo e para que possíveis vítimas conheçam que estão sendo constrangidas por práticas imorais e ilícitas, as quais precisam ser veementemente refutadas pela sociedade e o Estado.

Marcelo Ribeiro Uchôa – Advogado e Professor Doutor de Direito/UNIFOR

 
Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O doutor tem toda a razão…..

    So que no Br parece que nos damos conta das coisas, um “pouco” atrasados…..somos um pouquinho lentos……essa discussão era pra ter sido cololocada na mesa a um 30(ou mais) ano atras…….quando as tais igrejas começaram a comprar todos o velhos cinemas e teatros do centro das grandes cidades, tudo com o tal dinheiro do dizimo, sem que o estado prestase a minima atenção………agora quando essa igrejas viraram enormes e poderosos grupos economicos com imensa capacidade de influenciar opiniões, fica muito mais dificil…….querer um reação do judiciario, agora que tem um monte de MP e juiz que são ligados as tais igrejas é “missão quase imposivel”………….

  2. Nao vai acontecer
    O estado não tem coragem de enfrentar as igrejas neopentecostais, que cultuam o dinheiro a ponto de benze-lo. São os novos coronéis do voto de cabresto.

    Muito triste o país que vamos deixar aos nossos filhos.

  3. Tem também as msgs “espirituais”, padrão Cambridge Analytica

    Os espíritas e os esotéricos em geral recebem e repassam “psicografias”, “canalizações” de “seres de luz”, recheadas de platitudes e frases de efeito, mas sempre louvando as mudanças “necessárias” e “purificadoras” que o Brasil vem fazendo, excluindo da vida pública políticos corruptos, com o trabalho “inspirado” de nossos valorosos juízes. Tem até relatos de passeatas no “plano astral” em louvor ao Brasil, com “pessoas ” vestidas de verde e amarelo, mas sem pato.

    Enfim, nenhum segmento fica de fora dessa avalanche.

    1. O espiritismo nao cobra

      O espiritismo nao cobra dizimo. Esse poder financeiro esta longe da doutrina. Quem estuda e procura entender, sabe que propaga o evangelho de Jesus, portanto a favor dos menos favorecidos e totalmente contrario a violencia.. 

  4. A besta e sua corja

    Votando na besta não é só o fascísmo que está apoiando, são também os religiosos fundamentalistas estelionatários, a máfia e o governo falido de Temer, a intolerância, a estupidez, a violência, a corja de corruptos do Congresso, os mercenários sem nenhum compromisso com o público, ditadores militares, especuladores, a indústria de armamentos, os depredadores do meio ambiente. Conseguiu juntar o que há de pior no país para nos jogar no abismo.

  5. Pastor João e a Igreja Invisível

    Pa$tor João e a Igreja Invisível

    (Raul Seixas)

     

    Eu não sei se o céu ou o inferno
    Qual dos dois você vai ter que encarar
    E foi pra não lhe deixar no horror
    Que eu vim para lhe acalmar
    Se o pecado anda sempre ao seu lado
    Se o demônio vive a lhe tentar
    Chegou a luz no fim do seu túnel, minha filha
    O meu cajado vai lhe purificar

    Pois eu transformo água em vinho,
    Chão em céu, pau em pedra, cuspe em mel
    Pra mim não existe impossível
    Pastor João e a igreja invisível

    Para os pobres e desesperados
    E todas as almas sem lar
    Vendo barato a minha nova água benta
    Três prestações, qualquer um pode pagar
    O sucesso da minha existência
    Está ligado ao exercício da fé
    Pois se ela remove montanhas
    Também traz grana e um monte de mulher.

  6. Ontem uma cliente minha
    Ontem uma cliente minha comentou que na sua igreja o ‘reverendo'(de denominação neo pentecostal) profetizou a morte daqueles que não votassem no candidato (Jair Messias) por ele indicado!

  7. estelionatários desvituam a alma da própria religião…

    ao pregarem que o poder maior está no horizonte terreno…………………………………………..

     

    é assim que conseguem fazer com que o fiel aceite qualquer tipo de punição ou castigo, mas, pasmem, por amor a igreja, não por amor a Bolsonaro

    1. algumas delas…

      um verdadeiro antro de perdição por exigirem serem adorados e obedecidos sem questinamentos

      exploram o amor do fiel, cegando-o para tudo mais que existe de real fora da igreja

       

      é daí que vem a instabilidade espiritual, a infelidade fora da igreja, o desencanto

  8. O meu reino é deste mundo, se não fosse eu não votria no Bolsa

    nem pediria votos para ele.

    Sabe qual a diferença entre um homem e um rato?

    Vou tentar mostrar a seguir.

    Pois bem. Quando Jesus Cristo foi crucificado, juntamente com ele foram crucificados dos ladrões. Contam os Evangelhos que:

    “Um dos malfeitores que estavam pendurados, blasfemava dele, (Jesus), dizendo: Não és tu o Cristo? salva-te a ti mesmo e a nós. Respondendo, porém, o outro malfeitor, repreendia-o, dizendo: Nem ao menos temes a Deus, estando na mesma condenação? E nós, na verdade, com justiça; porque recebemos o que os nossos feitos merecem; mas este nenhum mal fez. Então disse: Jesus, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino. Respondeu-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.”

    Jesus Cristo era um homem de verdade. Mesmo na aflição, na agonia, pagando por uma dívida que não contraiu, ele não desamparou aquele que estava na mesma situação que ele. Já o Bolsonaro, que recebeu o que seus feitos merecem, disse ao Brasil e aos entes queridos daqueles que foram vitimados por suas hordas:

    “O que eu tenho a ver com isso? Eu lamento mas eu também sou vítima”.

    Se não fosse um rato, mas um bom ladrão, repreenderia aqueles que estão encantados com sua burrice, dizendo-lhes:

    “Não façam isso de jeito nenhum, principalmente em meu nome. Eu repudio toda e qualquer violência”.

    Mas, em vez disso, o Bolsonaro acusa o outro lado pela violência de um lobo solitário, como a justificar os atos das suas hordas de Malfeitores.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador