EUA pressionam Brasil contra entrada da Huawei no leilão do 5G

Americanos dizem que cooperação em defesa pode ser comprometida, enquanto tentam ganhar tempo para desenvolver tecnologia; leilão deve ocorrer em 2020

Jornal GGN – O governo dos Estados Unidos aumentou as pressões contra a entrada da empresa chinesa Huawei no mercado brasileiro de 5G, sob a justificativa de eventuais ataques cibernéticos ou espionagem. O leilão da tecnologia móvel está previsto para 2020.

Segundo o jornal Folha de São Paulo, representantes do governo Donald Trump tem abordado o assunto em suas reuniões com autoridades brasileiras, a ponto de sinalizarem a auxiliares do governo Jair Bolsonaro que o aumento da cooperação na área de depende de garantias que o sistema brasileiro de telecomunicações seja confiável.

Recentemente, autoridades norte-americanas apresentaram a autoridades brasileiras o CFIUS (Comitê de Investimento Estrangeiro, na sigla em inglês), órgão que pode revisar investimentos estrangeiros no país que possam comprometer a segurança nacional. O GSI (Gabinete de Segurança Institucional) tem se mostrado entusiasta de tal modelo.

Ciente da ofensiva norte-americana, o presidente-executivo da Huawei no Brasil, Yao Wei, se encontrou com o presidente Bolsonaro nesta segunda-feira e reafirmou que seus equipamentos são seguros. Atualmente, a Huawei é a maior fornecedora de equipamentos de telefonia no mundo, estando presente em mais da metade das operadoras.

O leilão brasileiro do 5G deve ocorrer no próximo ano, e as operadoras deverão apresentar suas propostas. Elas terão de instalar suas redes conforme as especificações técnicas a serem definidas pelo governo brasileiro – e, dependendo de tais padrões, a Huawei pode ser impedida de fornecer equipamentos. E isso poderia inclusive comprometer eventuais novos investimentos chineses no Brasil.

Enquanto isso, os Estados Unidos trabalham para que o leilão seja adiado. Assim, suas empresas poderiam ganhar tempo para alcançar o padrão tecnológico chinês.

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Essa situação me lembra muito a da Mongólia, espremida entre a Russia e a China e que os especialista costumam dizer que é um pedaço de banha cobiçada pelo Urso e pelo tigre.
    Conhecer como conviveu e convive esse governo entre essas duas potencias que mesmo com suas afinidades ideológicas tem sempre suas diferenças pode ser uma boa aula para um governo minimamente inteligente ou esperto.
    Uma conclusão que me parece interessante é que o pedaço de banha continua lá, sem ter sido devorado nem pelo Urso nem pelo tigre o problema é: a que preço?
    No caso do Brasil temos aí dois pretendentes de peso e muito bem dotados. Bozo já disse “Amor i love you” para o Trump sem exigir e receber nada em troca, amor incondicional.

    Xi Jin Ping não faz a menor questão de ter o amor de Bozo, desde que ele lhe venda os seus serviços e agora é Trump, que nada deu até hoje a fazer cenas de ciumes.
    Bozo vai ter que rebolar muito para agradar a esses dois senhores, nessa analogia sexual tão ao gosto dele.

  2. Nós Somos Inacreditáveis. Esta é Nossa parceria com os Americanos? Nós, com a bunda. E eles com a botina? EMBRAER seria parceria com a Boeing, foi a Propaganda Oficial para acalmar os ânimos de mais uma pancada privatarista. Trágica Boeing. Incompetente Boeing. Atolada Boeing. Depósitos abarrotados de 737’s que ninguém tem coragem de embarcar !!! Devoluções e mais devoluções !!! Multas e Indenizações Bilionárias. Um futuro aterrador. Balanços escondidos por pelo menos 1 década. E o que os geniais Brasileiros fazem? Vendem a ‘Galinha de Ovos de Ouro da Aviação Mundial’ para o ‘ferrado’ Concorrente?!!! E vendem, jurando que á uma Parceria. O que torna o Negócio e o Golpe ainda piores !!! Subsidiária, Filial, Apêndice de MultiNacional Estrangeira. No que transformamos mais de 6 décadas da Genialidade Brasileira? Santos Dumont, o gênio Pai da Aviação, no ‘banco de reservas’ dos Irmãos Wright. Aqueles que ninguém viu voando, mas que muito bem vendidos por seus Compatriotas. Lá não tem a imbecilidade de AntiCapitalsimo de Estado como aqui. Viramos BOEING-embraer. Sabem o que acontecerá daqui há alguns anos com o apêndice? Para que serve apêndice, fora apendicite? Não servíamos para parceria dos F 15 com Nossa Força Aérea (Mas Chile, Peru, Colômbia servem. Devem ser maiores e mais importantes que Nós). Aliás a parte militar da EMBRAER diziam que estava fora do negócio e interferência da Boeing. Então KC 130 vira a mando dos americanos C 130 Millenium da BOEING-embraer. Como se deu o milagre? Isto é parceria? Junto vai toda Nossa Escola, Trabalho, Esforço, Tecnologia, Soberania, Território de Alcântara/MA. E a Transferência de Tecnologia? NADA !! E o Mercado Americano para Carne Bovina? NADA !! E OCDE? NADA!! Bastasse Messi e o Papa, mais uma que os Argentinos ganham de Nós. Agora querem que barremos nosso Maior Parceiro Comercial, a China, em benefício da sua Indústria atrasada que já vê os Chineses a léguas de distância? Que Espetacular Parceria que arranjamos com Americanos?!! Não Nos faltam nem as penas !! Somos Geniais !!!!!! Pobre país rico. Mas de muito fácil explicação. (P.S. Continue assim caro Bolsonaro, criticando a intervenção russa e chinesa na Venezuela, em benefício dos Americanos. Afinal, vejam que maravilhas construíram na América Latina em 70 anos de Intervencionismos e Golpes? Inacreditável !!!)

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador