FAB confirma ameaças a Lula em voo, mas até agora não identificou autores

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]


Foto: AFP
 
Jornal GGN – Pessoas ainda não identificadas, mas inicialmente apontadas como operadores de voo ou controladores de tráfego aéreo, ameaçaram o ex-presidente Lula de morte durante a viagem que o levava à prisão em Curitiba. “Leva e não traz nunca mais”, disse uma primeira gravação, divulgada pelo R7. “Manda este lixo janela abaixo aí”, disse o segundo áudio publicado pelo Jornal do Brasil.
 
As gravações foram vazadas na noite deste domingo (08) e logo tomaram repercussão pelo tom das ameaças, que foram feitas por uma pessoa ao piloto do avião que levava Lula. Em resposta, a Força Aérea Brasileira (FAB) negou que as vozes sejam seus funcionários, de controladores de tráfego aéreo, mas confirmou a veracidade dos áudios. “Querendo, entretanto, a FAB tem todos os meios para indentificá-los”, lembrou Tereza Cruvinel.
 
Por Tereza Cruvinel
 
 
Do Jornal do Brasil
 

As últimas horas mostraram a extensão e a força da doença que castiga o Brasil, o antipetismo que espalha ódio e subtrai ao país qualquer possibilidade de pacificação política no médio prazo.  “Leva e não e traz nunca mais”, disse possivelmente um operador de voo ao piloto que conduzia o ex-presidente  Lula no avião da Polícia Federal para Curitiba.  Este áudio foi divulgado pelo portal R7, mas o JB teve acesso a outro, em que uma voz masculina  diz: “manda este lixo janela abaixo aí”.  A Força Aérea Brasileira, responsável pela aeronave, confirmou a gravação divulgada pelo R7, mas não informou se irá investigar e identificar os  responsáveis por impropriedades tão graves numa operação de alta responsabilidade.   

A doença do antipetismo manifestou-se de forma exuberante ao longo das 46 horas que precederam a apresentação de Lula à Polícia Federal, saindo a pé de um sindicato cercado por manifestantes que tentaram impedir sua prisão, contrariando sua própria decisão. Fogos, distribuição de bebida gratuita em cabaré de luxo e finalmente os rojões atirados contra o avião no desembarque em Curitiba, por manifestantes que não foram incomodados, enquanto os apoiadores de Lula eram atacados pelas PM.  O antipetismo não começou com o mensalão, o petrolão ou o tríplex do Guarujá. Surgiu antes de tudo isso,  no primeiro governo Lula, e brotou numa classe média que se entende vítima, e não beneficiária, da redução da pobreza, e que reagiu fortemente às medidas de inclusão, como o Bolsa-Família.

Voltando aos insultos que só podem ter partido de pessoas envolvidas com a gestão do espaço aéreo, uma atividade de segurança nacional, numa dos áudios vazados uma voz masculina, da cabine do avião PR-AAC, reclama:

– Vamos tratar só do necessário. Vamos respeitar o nosso trabalho aqui.        

– Eu respeito mas manda este lixo janela abaixo aí…- responde outra voz de homem.

Uma voz feminina entra na conversa e diz:

– Pessoal, a frequência é gravada e pode ser usada contra a gente. Então, mantenham a fraseologia padrão, por gentileza.

>> O áudio pode ser ouvido aqui

A gravação divulgada pelo portal R7 revela um segundo diálogo entre o piloto que conduziu o avião do aeroporto de Congonhas ao de Curitiba na noite de sábado. Depois que o piloto repete os dados sobre a aeronave e a rota de voo, uma voz masculina diz:

– Leva e não traz nunca mais.

>> O áudio pode ser ouvido aqui

Por meio de nota divulgada para o R7,  a FAB (Força Aérea Brasileira) confirmou que a conversa ocorreu instantes antes da decolagem da aeronave, assegurando  que a frase não foi dita por um controlador da torre. No entanto, a FAB não soube informar se foi dita por um piloto ou tripulante.       

“Podemos assegurar que a observação ao final do áudio em questão não foi feita pelo controlador de tráfego aéreo. Ressalva-se que a frequência utilizada para essas comunicações aeronáuticas é aberta, por isso quem estiver conectado pode ouvir e falar. Porém, as regras de tráfego aéreo orientam que os usuários se identifiquem, o que evidentemente não ocorreu neste caso.”

Querendo, entretanto, a FAB tem todos os meios para identifica-los.

 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A FAB pode e deve investigar

    A FAB pode e deve investigar qualquer anormalidade em suas comunicações.

    Agora,isto nãodeve ser preocupação para nós.

    A idiotização do país está em todos os níveis. Se o STF,que deveria ser o guardião da constituição,pratica diuturnamente violações contra ela,o que esperar das demais instituições.

    Entendo este episódio como o de um engraçadinho (mais um) que tentou ser simpático aos seus  patrões.

    1. Perigo no ar

      Se você ou algum parente teu estivessem no lugar do Lula talvez não abrisse a boca para falar uma coisa dessas. Brincas com coisa séria. 

    2. Não é por aí

      O Adolfinho lá chegou quando ninguém deu bola para a perseguição aos judeus, aos ciganos, aos homossexuais, aos comunistas etc etc, e chegaram enfim aos passivos que aplaudiam o que  secundasse os seus interesses.

      O juizeco moro lá está e ninguém deu bola quando nas barbas da constituição perseguiu o seu inimigo figadal, o Grande Presidente Lula, e agora na arbitrariedade chegará aos patos sapos e outros bichos sequer respeitando a hierarquia dos pppp.

      Os instituições, judiciário in primis, seguidos pela pf, órgãos civis do estado perseguem et. etc.

      A mais hierarquizada e “disciplinada” das instituições do estado as da FFAA não tem controle da cadeia de comando permitindo etc. etc.

      ….então vou me preocupar etc etc.?????

  2. Os Ratos querem ganhar o prêmio do Rato-Mór Oscar Maroni

    Toda vez que um justo grita

    um carrasco o vem calar

    Quem não presta fica vivo

    Quem é bom mandam matar

  3. A CF/88 garante a integridade

    A CF/88 garante a integridade fisica e moral dos detentos e proibe a pena de morte. Mas agora que o aboliu o regime constitucional os carrascos se sentem a vontade para enunciar verbalmente seu desejo de matar Lula. O próximo passo será passar da cogitação ao ato.

    1. Lei não vale mais nada no

      Lei não vale mais nada no Brasil. Assim como nas repúblicas bananeiras africanas agora se você quiser resolver algo têm que ser amigo do “chefe” ou apontar armas e ameaçar com violência.

  4. A diferença entre esses

    A diferença entre esses antilulistas e os membros do Estado Islâmico é apenas a causa, que neste é  religiosa  e o outro tem causa ideológica. Ambos se fundamentam numa causa maior pra justificar o injustificável. 

  5. Não é o caso da defesa de

    Não é o caso da defesa de Lula denunciar em tribunais nacionais e internacionais a ameaça de morte e pedir sua imediata libertação? A Operação Condor está aí para nos mostrar que líderes latino americanos foram mortos de forma dissimulada. Li na semana passada aqui no blog o relato da morte do educador Anisio Teixeira. Goulart, Juscelino foram mortos por militares de forma dissimulada. Herzog, Zuzu Angel foram mortos assim. O Estado brasileiro tem histórico de assassinatos e essa gravação mostra que dentro da FAB tem pessoas infames defendendo o assassinato de Lula.

    Quem confia na Polícia Federal brasileira que o tem sob guarda? Quem fiscaliza a comida que o Lula come? Quem fiscaliza a tranca onde ele está? Olha o que fizeram com o Garotinho na prisão. 

    1. Só se for denuncia e/ou apelo

      Só se for denuncia e/ou apelo internacional.

      Denuncia à qualquer instituição brasileira é inúti, é o mesmo que pedir clemência ao Jihad-John.

      O Brasil está completamente podre, as instituições públicas possuem lado, tomaram parte, não haverá pacificação possível com a máquina pública não digna de confiança.

      Confiaremos em “ex-fascistas” no futuro?

      Confiar em “ex-torturadores” deu no que deu …

      Aliás, no que deu aquela investigação ao ataque com bomba no Instituto Lula?

  6. Penso da mesma forma que a Vera Lucia

    Provavelmente sabem de onde partiram essas frases, mas como todas as violações de direitos envolvendo Lula não são tratadas devidamente, estas também não. E digo mais, em vista do odio que estão, não duvido se tentarem envena-lo na prisão.Tem capacho para tudo nesse mundo.

  7. Os cães-de-guarda vão de

    Os cães-de-guarda vão de vento em popa.

    Continuem assim, uma vez que vcs têm lado.

    Nós também temos. 

    1. São seguidores de JMB

      Amigo Kelsen, você tem razão, são verdadeiros cães de guarda, ontem tive a infelcidade de deparar-me com um,, ele parecia estar grávido de fake news que precisam de desova…..ele fazia sua pregação para um vendedor de pipoca e outras pessoas simples ali presentes que, pareciam concordar com com o fascista que me lembrou uma cadela no cio……..era muito ódio no rosto dele….ele trazia consigo um revólver, notei quando ele levantou levementte a blusa…..não suportei ficar calado mas depois vi que a minha vida era mais importante…ah sim, não demorou revelar que ele era seguidor do candidato a presidente JMB, não vou citar o nome por extenso para não contaminar minha narrativa….ele me disse que, tão logo JMB tome posse, serei enviado para a Câmara de gás….agora penso sobre essa possiblidade: talvez por ordem e graça do nosso STF que entregou Olga Benario e Lulubunt nas mãos do inimigo….

      O que segue abaixo é um rascunho, tá incompreensível…um esboço:

      estava trabalhando o Lulubuntu, o porão dele….ou seja, postando videos e imagens da deriva porão Lulubuntu.O video era escuro, uma vez que no porão é escuro mesmo,,,levei um susto quando o video se me apresentou multicolorido….tentei entende o que havia ocorrido, não entendi, pois eu não havia usado filtro ou qualquer modo que alteressasse a realidade retratado no video original…tempos depois o video original teve seu download concluido e fiquei ali diante de dois videos: o original e o alterado….no momento pensei em filmar para investigar o ocorrido….pensei que o video pintura fosse permanecer mas voltou à configuração original….ainda bem que tive o cuidado de printar, senã não iriam acreditar né..eu deveria era ter filmado, pois assistindo àquela realidade alterada, fiquei encantado…veja a imagem no meu instagram, no momento é o último post trata do ocorrido…

      da mesma forma que entregaram Olga Benário,  Mandelubutu….mas a vida há de florescer neste deserto que sentidos que se nos apresenta neste momento….

       

       

       

  8. A ditadura da sua demostração

    Nenhuma supresa….é apenas Lulubuntu nas maos sangtentas do o inimigo,  por ordem e graça do Poder Judiciário: com a chancela da Suprema Corte que, como sabemos, fez o mesmo com Olga Benário….

    Lula, a foto símbolo e a força cósmica do ubuntu, a filosofia de Mandelubuntu

    https://jornalggn.com.br/noticia/lula-a-foto-simbolo-e-a-forca-cosmica-do-ubuntu-por-luis-nassif

    Mas o natural da vidia é a vida….e a vida prevalecerá em forma de cores sobre o pedregulho…a vida há de nascer, não da dissimulação mas da fratura exposta, isso que chamamos de contradição….

    Preciso organizar-me para começar a escrever para Lulubuntu no porão….vou colorir aquele espaço triste com cores enviadas sobre o papel pautado….

    Estou à procura de um video que sofreu uma alteração não sei como….explico:

    Eu havia filmado o porão de Lulubuntu, na vardade a garagem do prédio onde moro, que reconfigurei para ser o porão espaço e cheio de vida: um presente para Lulubuntu

    Saiba mais

    http://www.instagram.com/mensario.marte

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador