19 de agosto de 2026

Fenae apresenta propostas para o papel da Caixa entre 2027 e 2030

Documento elaborado com a Contraf-CUT defende fortalecimento da atuação do banco em áreas como habitação, FGTS, crédito e políticas sociais
Reprodução

Fenae apresentou propostas para o papel da Caixa Econômica Federal no período 2027-2030 à campanha de Lula em Brasília.
Documento produzido em parceria com Contraf-CUT defende fortalecimento da Caixa como banco público estratégico.
Propostas abordam crédito para desenvolvimento, FGTS, políticas habitacionais, atendimento social e valorização dos empregados.

Esse resumo foi útil?

Resumo gerado por Inteligência artificial

A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) iniciou, na segunda-feira (17), a apresentação de propostas para o papel da Caixa Econômica Federal no período de 2027 a 2030. O documento “A Caixa que o Brasil precisa – 2027/2030” foi entregue à coordenação da campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília, com o objetivo de contribuir para a elaboração do programa de governo para o próximo período.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

A primeira reunião contou com a participação do presidente da Fenae, Sergio Takemoto, e de José Zunga Lima, representante da coordenação da campanha. Segundo a entidade, o documento começou como uma reflexão sobre o papel da Caixa e foi ampliado com contribuições de especialistas, universidades, movimentos sociais e pessoas com diferentes experiências relacionadas ao banco e às políticas públicas.

Produzida pela Fenae em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), a publicação defende o fortalecimento da Caixa como banco público e instituição estratégica para o desenvolvimento econômico e social do país.

Entre os temas abordados estão o uso do crédito como instrumento de desenvolvimento, a preservação da função social do FGTS, políticas habitacionais mais amplas e inclusivas, atendimento à população em situação de rua, educação, transformação digital e soberania tecnológica. O documento também destaca a valorização dos empregados da Caixa como elemento necessário para a execução das políticas públicas.

Durante a reunião, José Zunga Lima ressaltou a importância da Caixa na implementação de políticas sociais do governo federal. Segundo ele, programas como Bolsa Família, Pé-de-Meia e Desenrola demonstram a presença do banco na execução de políticas públicas.

Além de Takemoto e Zunga, participaram do encontro a diretora de Políticas Sociais da Fenae, Rachel Weber, e os colaboradores responsáveis pela produção do material, Jair Pedro Ferreira e Dionísio Reis. A entidade informou que pretende ampliar a apresentação das propostas à equipe responsável pela elaboração do plano de governo.

O documento reúne ainda contribuições de Ladislau Dowbor, Hyolitta Costa de Araújo, Evaniza Rodrigues, Rede BrCidades, Darcy da Silva Costa, Roberta Pontes, Sérgio Amadeu e Luis Nassif.

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados