Flexibilização trabalhista leva mães de SP a deixarem bebês de 1 mês na creche

Jornal GGN – Em um mercado de trabalho cada vez mais informal, o comprometimento de direitos como licença-maternidade e férias têm levado pais e mães a deixarem seus filhos cada vez mais cedo nas creches, ficando longe em um período considerado crucial para o desenvolvimento de uma criança.

Segundo informações do jornal Folha de São Paulo, 3.156 bebês com menos de quatro meses estão matriculados na rede municipal paulistana, mas esse número flutua – a criança mais nova foi matriculada com 11 dias de vida. Nas creches, há hoje 1.610 crianças com quatro meses, 1.015 com três; 422 com dois; e 109 com até um mês.

Em entrevista, o secretário municipal de Educação, Bruno Caetano, reconhece que seria melhor para todos, incluindo a criança e as creches, que elas chegassem a partir de quatro meses. No entanto, afirma que é uma questão que deve ser tratada com sensibilidade. “Não vamos tomar uma medida burocrática e deixar mais de 3.000 crianças sem o atendimento de que necessitam”, afirma, ressaltando que esse contingente deve aumentar.

Porém, o afastamento prematuro das mães pode afetar o desenvolvimento dos bebês, uma vez que as crianças passam por uma espécie de período de adaptação à vida fora do útero nos primeiros meses de vida. Questões como amamentação exclusiva e a imunização das crianças também são vistas com preocupação pelas mães, mas todas as entrevistas disseram não ter escolha.

Redação

Redação

View Comments

  • Secretário de Educação é um incompetente. Nem se trata simplesmente de ter vaga ou não para as crianças nas creches, mas do desenvolvimento emocional e cognitivo das crianças, as consequências desta separação dos pais a longo prazo.
    Malditos todos os que votaram a favor da reforma trabalhista e que cometeram o golpe. Os efeitos aparecem aqui.

  • Em São Paulo a dificuldade é ainda mais potencializada. A Cidade não dispôs de Creches para Todas as Mães. Gastou enorme fortuna em Terreno e Construção Gigantescas da Cidade do Samba em plena e supervalorizada Marginal Tiête. Falta dinheiro para que? Falta dinheiro para quem? Nem mesmo a maior Universidade da América Latina, a USP, dispõe desta Cidadania e Serviço Público Básico para Mães que são Funcionárias e Alunas. Preferiu gastar cerca de 25 milhões de reais num Muro de Vidros, para matar cerca de 10 pássaros diariamente na Raia Olímpica.C com as bençãos dos Órgãos Ambientais e IBAMA. Dória agradece. Falta dinheiro para que? Falta dinheiro para quem? Pobre país rico. Mas de muito fácil explicação.

  • é o mesmo populacho que gritava em coro com seus manipuladores: "queremos a reforma da previdência!", "queremos a reforma trabalhista"??
    é o populacho que se regozijou com a prisão de Lula, a corrupção do PT, a quebra da Petrobrás?
    é o populacho que elegeu Dória, Bozo, Mário Covas Neto, que mantém o PSDB por 30 anos no governo do estado de São Paulo?
    então, lembrarei que quem semeia vento colhe tempestades... mas não se preocupem, ainda não viram nada e como bom gado, marcharão para o abate.

Recent Posts

Copom reduz ritmo de corte e baixa Selic para 10,50% ao ano

Decisão foi tomada com voto de desempate de Roberto Campos Neto; tragédia no RS pode…

10 horas ago

AGU aciona influencer por disseminar fake news sobre RS

A Advocacia-Geral da União (AGU) entrou com ação judicial pedindo direito de resposta por conta…

11 horas ago

Assembleia Legislativa de SP celebra Dia da Vitória contra o nazismo, por Valdir Bezerra

Para a Rússia trata-se de uma data em que os russos homenageiam os mais de…

12 horas ago

Diálogo com o Congresso não impede cobertura negativa do governo pela mídia, diz cientista

Para criador do Manchetômetro, mídia hegemônica se mostra sistematicamente contrária ou favorável à agenda fiscalista

12 horas ago

Tarso Genro aponta desafios e caminhos para a esquerda nas eleições municipais

O Fórum21 comemorou o seu segundo ano de existência no dia 1⁰ de Maio e,…

13 horas ago

Desmatamento na Amazônia cai 21,8% e no Pantanal 9,2%

A redução no desmatamento ocorreu entre agosto de 2022 e julho de 2023, em comparação…

13 horas ago