Fortes chuvas causam alagamentos em Santa Catarina

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
[email protected]

Temporais devem ocorrer até segunda-feira; Defesa Civil espera menor volume de chuvas entre terça e quarta-feira

Joinville teve ruas alagadas e registrou cerca de 120mm de chuva nas últimas 12 horas- Foto: Coredec/Joinville

O estado de Santa Catarina enfrenta episódios de chuva intensa que causaram alagamentos, enxurradas e inundações em quase todo o estado.

Segundo a Defesa Civil catarinense, o município de Bom Retiro registrou danos significativos logo nas primeiras horas da manhã, com 50 residências afetadas e cerca de 200 pessoas impactadas pelas enxurradas, embora não existam registros de vítimas até o momento.

O município de Joinville também registrou enxurrada , muitos bairros ficaram alagados, nas últimas 12 horas foram registrados 120 mm em toda a região. Outros municípios, como  Xanxerê e Dionísio Cerqueira, também enfrentaram alagamentos pontuais.

De acordo com a Secretaria da Proteção e Defesa Civil estadual, os acumulados de chuva devem variar entre 200mm e 250mm nas regiões mais afetadas, como Extremo Oeste, Litoral Norte, Planalto Norte e Vale do Itajaí, o que representa um risco alto para deslizamentos e inundações.

Os volumes esperados para o Litoral Sul e na Grande Florianópolis são menores, entre 60mm e 80mm, com picos pontuais de até 100mm, resultando em risco moderado para alagamentos e deslizamentos.

A instabilidade meteorológica é provocada por uma frente fria semi-estacionária, que mantém a previsão de chuvas intensas até segunda-feira, 9, com riscos elevados para deslizamentos e alagamentos. A Defesa Civil espera um alívio nas condições climáticas somente a partir de terça-feira (10/12).

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador