Gilmar autoriza investigação contra PT, PP e PMDB, menos PSDB

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, decidiu acatar ao pedido de abertura de processos de investigação eleitoral contra o PP e o PMDB, após ordenar a apuração contra o PT. Até o momento, Gilmar não deu aval à abertura de investigação contra o PSDB.
 
Os pedidos foram feitos pela ministra Maria Thereza de Assis Moura, corregedora do TSE, nesta terça-feira (09). Além disso, também pediu a apuração das contas de campanha do senador Aécio Neves (PSDB), sobre a candidatura às eleições presidenciais de 2014 na qual foi derrotado.
 
Ocupando o cargo de corregedora da Justiça Eleitoral, sugeriu a abertura das investigações contra os três partidos, após Gilmar Mendes, presidente do Tribunal, pedir a apuração sobre o PT.
 
Para Maria Thereza, as delações premiadas de investigados da Operação Lava Jato – argumento usado por Gilmar para pedir a investigação – também trazem suspeitas de irregularidades nas campanhas dos outros três partidos. Acusados de receber propina disfarçada em doações eleitorais, se comprovados os crimes, os três partidos podem até perder o registro na Justiça Eleitoral.
 
Mas, até agora, Gilmar posicionou-se apenas sobre o PT, PP e o PMDB. Na própria terça-feira (09), os processos relacionados ao PP e PMDB foram encaminhados a Gilmar. Nesta quarta (10), pediu que os técnicos do tribunal também averiguassem a campanha de Aécio Neves, que em agosto de 2015, já mostrava haver irregularidades. Mas como os ministros privilegiam o julgamento das contas dos candidatos eleitos, o caso ficou paralisado.
 
A ministra pediu as investigações faltando três semanas para acabar o seu mandato no TSE. 
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. psdb

      Tucanos têm corpo fechado e padrinhos  poderosos, e esse ministro perdeu por completo o respeito pelo povo brasileiro.

      É uma vergonha esse miltante no TSE.E na vaza-a-jato o nome de aecim parece ser proibido.Blindadão, uai !!!

  1. Ta certíssimo, a constituição

    Ta certíssimo, a constituição lhe garante esse direito, ninguém é obrigado a produzir provas contra si.

  2. Palhaçada.
     PMDB e PP só

    Palhaçada.

     PMDB e PP só entraram na lista para dá um disfarce.

    O alvo é o PT.

    Que invenja que tenho da Turquia

  3. Vou perguntar mais uma vez.

    Vou perguntar mais uma vez. Quando vocês irão colocar na prisão Gilmar Mendes e Moro? Ou vão deixar o seu país virar uma ditadura antes?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador