Categories: NotíciaVideo

GONZAGUIAR – UNIDOS DA TIJUCA 2012

 

Ser surpreendido pela voz do Rei do Baião perguntando “Danado o quê?” logo após um verso de Asa Branca no início de um samba-enredo, é de tocar fundo na alma. Refiro-me à composição que concorre a samba-enredo da Unidos da Tijuca para o Carnaval 2012. Uma obra de arte que coroa a competência e, porque não dizer, a genialidade de Belo Xis, Cidinho da Gigante, Wellington do Pandeiro e Nino Flor. 

 

“Puxa o fole, sanfoneiro”, diz um dos versos da composição, numa marcação forte que segue empolgante do início ao fim e que, na voz de Belo Xis, Pernambucano, desde há muito, baluarte do samba, promete levantar o povão na Sapucaí. A coroação de Luiz Gonzaga, pode sim resultar na coroação da própria Tijuca, pelo menos no quesito samba-enredo.

 

E “se as águas do Velho Chico em lágrimas vão se transformar”, não tenho dúvidas de que, mesmo para quem pouco conhece da obra do grande mestre Luiz Gonzaga, não vai ser possível segurar a emoção e, por um momento, poderemos presenciar a platéia, extasiada, verter um rio de lágrimas.

 

Assim como na composição SINA Djavan cria o verbo “caetanear” para indicar a redundante sublimação “do que há de bom”, o samba da Tijuca nos convida a “Gonzaguiar”! Fala do xaxado, do xote – ritmos outrora popularizados pelo homenagenado – e do baião, que, embora tenha origem estrangeira, recebeu de Luiz Gonzaga uma influência tal que, com a devida licença poética, podemos chamar de reinvenção do baião, uma levada tão marcante que conquistou  a preferência e o carinho do povo brasileiro, principalmente dos seus contemporâneos nordestinos. Tanto que, onde há espaço para a música brasileira que se faz no Nordeste do Brasil, ali estará a música de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião.        

 

Esse samba-enredo iluminado traz consigo a força e a alma do povo nordestino, que Luiz Gonzaga, de “sanfona branca no peito, chapéu de couro e gibão” levou aos rincões do Brasil.

 

Um peregrino cuja “a vida era andar por esse país…”; Assim cantou e viveu Luiz Gonzaga. Na sua voz, Asa Branca, Mulher Rendeira e Feira de Caruaru tornaram-se hinos internacionalmente conhecidos.        

 

O samba da Tijuca também é um hino, homenagem justa e perfeita a uma das maiores personalidades da música brasileira!

 

Se Luiz Gonzaga, como diz a música, “tirou poesia desse chão” (do sertão), o samba-enredo da Tijuca extraiu o supra-sumo de uma das colunas mais fortes da música brasileira. 

 

Parabéns Unidos da Tijuca, que entrará na Sapucaí, em 2012, acompanhada dos corações e mentes de todos os que têm em Luiz Gonzaga, uma referẽncia do melhor que se pode encontrar na alma do povo.

 

No Carnaval de 2012, Vamos “gonzaguiar” com a Tijuca!!!

 

Alexsandro Albuquerque

http://www.youtube.com/watch?v=5qK4iKl3E0A

Redação

Redação

Recent Posts

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

14 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

14 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

17 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

18 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

18 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

19 horas ago