3 de junho de 2026

Governo Dilma:O Estouro da Bolha do Entusiasmo

Frágil, economia brasileira espanta investidores internacionais 
O fim das ilusões

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Depois da onda de altíssimos investimentos no mercado brasileiro, agora o Brasil está sendo, aos poucos, abandonado pelo capital estrangeiro 

4 de junho de 2012

 

Os efeitos da crise capitalista mundial no Brasil já começam a afastar os investidores estrangeiros do mercado nacional. Depois do anúncio da saída de mais de cinco bilhões de dólares do mercado financeiro e da constatação de que o PIB brasileiro cresceu apenas 0,2% no primeiro trimestre de 2012 em comparação com o último trimestre de 2011, segundo dados divulgados pelo IBGE, agora os analistas questionam a “viabilidade” do crescimento econômico do País.  

O estouro da “bolha” 

Alguns analistas estão descrevendo a menor procura do capital estrangeiro pelo mercado brasileiro como o estouro da “bolha” de entusiasmo, ou seja, toda a prosperidade e a suposta garantia de lucros que o Brasil oferecia não passavam de uma mera ilusão criada pela propaganda feita pelos próprios capitalistas sobre as vantagens de aplicar seu dinheiro no País. Segundo Neil Shearing, da consultoria Capital Economics, em Londres, “havia uma bolha de entusiasmo pelo Brasil – e agora ela estourou”.

Segundo Richard Lapper, que trabalha para o jornal britânico Financial Times, “no mercado, o clima é de que a festa brasileira acabou (…) é como se de repente alguns analistas tivessem descoberto que o Brasil tem problemas”. (BBC, 2/6/2012).

Outros analistas já haviam previsto que a economia brasileira não era o “oásis” que muitos vinham anunciando. Um destes analistas foi o economista Nouriel Roubini, o “Doutor Destino”. No inicio de 2012 ele alertou o mercado dizendo que era preciso um “choque de realidade” em relação à economia brasileira.

As principais debilidades da economia brasileira apresentadas são as baixas taxas de poupança e investimento, o “custo Brasil” e também a falta de crescimento na produtividade da indústria. Há também o fato do País estar atrás de todos os países do BRIC no que diz respeito ao crescimento econômico, sendo que o Brasil, depois da China, é o que tem a economia mais desenvolvida. 

Economia atrasada 

A economia brasileira, ao contrário do que disse incansavelmente a imprensa burguesa e o governo, está muito longe do primeiro mundo. A fuga de capitais que o País está sofrendo agora é resultado direto da política de economia atrasada, que priorizou quase que exclusivamente a exportação de matérias-primas deixando de lado os investimentos no setor industrial. Com esta política, a economia brasileira ficou totalmente na dependência dos seus compradores internacionais, Estados Unidos, Europa e China que, com a crise, deixaram de importar os produtos brasileiros. 

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados