Jessé de Souza: Estão arquitetando a renúncia de Bolsonaro

"Bolsonaro tem que ser detido de alguma maneira, e existem possibilidades que podemos imaginar. Estão tentando alguma forma de renúncia"

Jornal GGN – Autor de “A Elite do Atraso”, o sociólogo Jessé de Souza publicou um vídeo no Youtube (assista logo abaixo), nesta sexta (17), comentando as manifestações do dia 15 de Maio, contra a reforma da Previdência e os cortes na educação. Na visão dele, foi o dia mais importante desde o levante de junho de 2013. As vozes contra Bolsonaro – inclusive de uma parte da elite que já manifesta descontentamento por meio de jornais – mostram que é a chance de “estancar” a “loucura” do presidente.

“A gente está chegando numa fase em que não só os eleitores de Bolsonaro, como brasileiros como um todo, e o planeta inteiro, sabem que estão lidando com um maluco que tem que ir para o hospício, se não for para a cadeia”, graças às investigações contra sua família.

Isso “abre uma oportunidade para a gente estancar esse louco. (…) Bolsonaro tem que ser detido de alguma maneira, e existem possibilidades que podemos imaginar. Estão tentando alguma forma de renúncia”, avaliou Jessé, acrescentando que a dificuldade está em “encurralar um cara como Bolsonaro e lavá-lo à razão”. O “natural” é que ele reaja “fazendo bobagens” e provocando ainda mais destruição ao País.

No vídeo, Jessé aproveita a ideia de que estão “arquitetando” a renúncia de Bolsonaro, para alertar as forças progressistas de que não houve, nos últimos 6 anos, melhor momento para reagir e desmontar as mentiras que contaram ao País para implodir a política e acabar com a soberania nacional.

“Não existe Bolsonaro sem Lava Jato”, disse Jessé. “A hora de desconstruir a mentira que nos contaram nos últimos anos é nesse instante.”

Para o sociólogo, os ataques de Bolsonaro à Educação fazem parte do que ele chama de “guerra cultural” contra o “marxismo” das universidades públicas. “Não vale a pena aprofundar nisso, que é uma loucura. Mas acho que o que está por trás em Bolsonaro e Olavo de Carvalho é essa ideia absurda de guerra cultural, porque o Brasil estaria tomado pela esquerda.”

AS ELITES

Ainda na visão de Jessé, “a elite está descontente com Bolsonaro, e ela fala pelos grandes jornais, em editoriais” que já atacaram o presidente.

Para ele, parte do descontentamento é que “Bolsonaro tem característica muito diferente dos outros líderes de direita pelo mundo: nenhum deles é entreguista. Os regimes de direita na Europa são nacionalistas. Bolsonaro é entreguista de uma forma infantil. É um governo sem nenhuma articulação e ideia, contraposto por praticamente todos os setores da sociedade.”

“O ponto que se coloca é o que se descortina no futuro a partir de agora.”

 

 

Redação

20 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Só vejo uma solução para o Brasil: A renúncia de Bolsonaro, bem como a do ministro da Economia, o cavalo de Troia, Paulo Guedes, e toda a sua equipe econômica por inexperiência e incompetência absoluta, pois já está comprovado que eles não entendem de economia o suficiente para recolocar o país de volta nos trilhos. Estão apostando na Reforma da Previdência, que, se for aprovada, será um desastre, e não solucionará o problema da Economia. Tem tudo pra ser um governo do fracasso!!! É como diz Lula, “O Brasil está sendo governado por um bando de malucos”. Chama Lula, que o homem dá jeito! Lula é um gigante! Lula é um ser humano fantástico! Lula é genial!!! Lula entende de Economia e de Previdência Social porque tem experiência e governou o Brasil por duas vezes e, com absoluto sucesso. Lula tem capital político, e tem prestígio nacional e internacionalmente. Além do mais, é um excelente articulador político. Lula deixou a Presidência com uma avaliação de 85% de Bom e Ótimo. Lula é o único brasileiro neste país em condições de governar o Brasil a contento, e de recolocar o país de volta nos trilhos. Lula é o único brasileiro que conhece e sabe das necessidades do povo brasileiro. Lula foi, simplesmente, o maior e melhor Presidente do Brasil de todos os tempos. Era tanto progresso que assustou o mundo! Quem não se lembra disso? Viva o ex-Presidente “Luiz Inácio Lula da Silva”, o eterno Presidente da gente! #LulaLivre #LulaPresoPolítico #LulaPerseguidopelaJustiça #LulaCondenadoSemProva #LulaInocente (Poeta nordestino, de Sousa, no Sertão da Paraíba)

  2. Muitos e em sua maioria que votaram em JAIR BOLSONARO sabem muito bem o que os PETISTAS, PMDB atuais MDB e PSDB serão capazes pra se livrarem da cadeia dos ilícitos que por anos a fio praticaram.

  3. Jessé Souza é um dos melhores intelectuais da atualidade e seus argumentos são coerentes e precisos. De fato, o governo Bolsonaro está desmanchando a cada dia mais rápido do que se esperava, e isso é bom pois o Brasil não aguentaria 4 anos com esse louco no poder.

  4. O problema é o que vai entrar no.lugar, coisa muito pior……o correto seria.novas eleições.

    Os bodes pretos do mercado não vão permitir um.governo democrático, querem o sangue do povo, e seus vassalos estão prontos para atender suas demandas…..

    Só precisam de um fantoche menos lunático……e tem um monte de tranqueiras querendo a cadeira do coiso……tamo fud…….de qualquer jeito.

  5. Ele é louco, realmente, antes de burro.
    Acho que ele, o bozonaro, vai dar uma “embaçada” antes de renunciar.
    Como com todo louco, a melhor maneira de lidar é dizer assim, abertamente:
    – assina essa cartinha (a renúncia).
    É o mesmo que dizer: “olha, eu vou chamar a ambulância”. E o louco se pela de medo.
    Tem que prender essa família toda!!!!
    Por último: esses caras despertaram a curiosidade pelo marxismo, de fato. Quando a verdade sobre o que é marxismo se espalhar pelo cidadão comum….talvez se abra definitivamente a consciência em milhões de pessoas.
    O tiro da “arminha” saiu pela culatra.

  6. Seu Jessé,

    emerson57 • há 35 minutos

    Bolço NÃO vai renunciar.
    Segue o enredo da novela das oito:
    Bolço vai para o hospital para fazer exames relacionados com a phacada.
    Fica incomunicável alguns dias. O PIG fará caras e bocas.
    Bolço aparece no Jornal Nacional para uma declaração importante e fortemente anunciada.
    Vai fazer cara de coitado e dizer que está pedindo um afastamento temporário para tratamento de saúde. Como parte do trato, o departamento de Justiça e a polícia de Gothan City somem com os processos contra o laranjal 0, 1,2,3, e Queirozes.
    A globo pega leve (parte do acordo) o estrelado diz que está morrendo de pena do chefe e com muito contra gosto aceita a cruel incumbência da suplência….
    É um grande acordo naceonal, firmado na lojnha, com xupremo, milicos, congressio, com tudo.
    O assalto ao Brasil e aos trabalhadores brasileiros segue firme e forte!

  7. E quem é que vai deter as quadrilhas que colocaram o bode no Planalto? Tira o bode, elas continuam no poder e põem outro bode no lugar.

  8. Fiz um comentario na mesma linha do escritor Jesse Souza,evidenciando que pessoas com o historico emocional de Jair Messias,não suportam ou são incapazes de se controlar quando submetidos a forte pressões de qualquer natureza.Em resumo,pessoas como Jair são descontroladas emocionalmente.A situação toma contornos tragicos ou dramaticos,quando nele se insire o componente familiar.Não excluiria até atitudes transloucadas.Não faço a menor ideia do motivo pelo qual meu comentario foi rifado.

  9. é o “melhor momento para reagir e desmontar
    (a lava-jato)
    as mentiras que contaram ao País para implodir
    a política e acabar com a soberania nacional”.
    concordo com isso.
    é a hora de mostrar que a verdade pode vencer
    a sucessão de mentiras que geraram esse estado
    de punição e de exceção seletivo….
    a casa verde de itaguai espera bacamartes arrependidos…

  10. Muitos e em sua maioria que votaram em JAIR sabem que se as REFORMAS não vierem por bem serão impostas no grito. Um legado e tanto das ditas “esquerdas”, num país há muito sem Educação de Base.

  11. Esse cara é um crítico depreciativo da pessoa sobre quem fala. Usa palavras de baixo calão. Só nisso dá zerar os créditos sobre o que diz. As pesquisas nas universidades tem seleção de bolsistas conforme a filosofia do professor. Da mesma forma que o processo seletivo de juízes e ministros que há no nosso país. Não temos uma seleção de bolsistas de modo neutro e impessoal. Nem de juízes, nem de ministros. Por que você não fala dos métodos de nomeação dos ministros de nosso país? dos juízes? dos desembargadores? das aposentadorias dos políticos de Brasília????

  12. É bom lembrar que Bolsonaro não pediu baixa do exército à toa: ele renunciou à carreira militar ainda como tenente, para não ser preso e expulso por indisciplina e ameaça à segurança pública.
    Não seria surpresa renunciar novamente pelos mesmos motivos.

  13. Discordo totalmente. Tirar Bolsonaro agora seria o cúmulo da infantilidade política.
    Explico: enquanto esse idiota estiver no poder nada anda, absolutamente nada. Nenhuma “deforma”, nenhum projeto mirabolante. Mais ainda enquanto, ele estiver no poder tantas são as tensões geradas pela evidente incapacidade mental que, para se manter a tona, ele entrará em choque direto com todos os setores que o apoiaram e que agora estão sendo diretamente atacados por ele. Isso os obrigará a exporem-se ao limite, mostrando quem são, o que querem e o que fizeram. Tudo vai ser tragado no rodamoinho desses imbecis medíocres.
    Tirar ele agora seria impedir que a coisa chegue num ponto de explosão, coisa que, evidentemente, os donos do dinheiro não querem.
    Pior ainda: tirar esse insano agora abriria espaço para um general que defende as mesmas ideias. Um general que teria respaldo para fazer o que ele queria fazer e fazer à força, se necessário.
    Então, pra mim só tem uma saída: FICA BOLSONARO! E que esse puteiro pegue fogo de uma vez.

    PS.: onde está o PT que não consegue apresentar uma alternativa pra tudo isso? Discutindo tese e pensando em 2022, ou já acordaram pra vida real?

  14. Nassif. O golpe teve início realmente quando o Presidente Lula em sua posse declarou claramente que o nosso Poder Judiciário é uma grande “caixa-preta”. Naquele instante preciso estava fadado o “golpe” no governo do PT e suas coligações. Primeiramente se iniciou com o famoso “mensalão”e na sua esteira o combate à corrupção et caterva. Podemos acrescentar que o nosso sistema eleitoral universal, sistema este que poucas federações utilizam, permitem e permitiram facilmente que a massa de eleitores desinformados, “analfabetos políticos”, são cooptados com promessas e vantagens de todos os tipos, praticamente impossíveis de serem rejeitadas e que já vêm sendo provadas praticamente há anos.Uma das primeiras medidas para serem aplicadas seria o fenômeno do voto facultativo. Como sempre diz o nosso grande dramaturgo Nelson Rodrigues: “…se os fatos provam isso tudo, pior para os fatos!”.

  15. É totalmente infeliz, imprudente e nada animadora a afirmação de que o presidente é um ‘maluco que tem que ir para o hospício’. Essa linguagem despolitiza o debate politico: chame o presidente de autoritário, conservador, neoliberal ou fascista mas não iguale isso ao sofrimento psíquico de quem é estigmatizado como ‘maluco’,estão se igualando a direita que chamava o Lula de ‘cachaceiro’.

    Essa linguagem está virando lugar comum em pessoas da oposição. Estão deslizando para a linguagem do fascismo: arrumam um ‘bode expiatório’ em uma população que é fragilizada e historicamente estigmatizada – os ‘loucos’ -, mobilizam o medo dessa população ao igualar a maldade politica calculada com uma condição de sofrimento psíquico e pior, ‘tem que ir para um hospício’ apoia tacitamente a politica de manicômio que está sendo revivida pelo governo!

    Se não ficarmos vigilantes agora o fascismo vai ganhar irreversivelmente a batalha dos corações e mentes: só teremos preconceitos, medos, bodes expiatórios e nada de discussão politica, de todos os lado. A discussão politica está se resumindo a um ”bate-boca’ com um lado chamando de ‘viado’ e outro de ‘maluco’.

    A continuar assim, já era, o fascismo vai ganhar corações e mentes – mesmo que seja inconscientemente. Entre outras coisas, o fascismo é uma técnica politica de dominação fazendo vir a tona o que há de pior em todas as pessoas e que as vezes nem elas mesmas sabem que tem: os preconceitos, os medos, os ódios. Não vai importar muito quem vai estar no governo. E estamos indo aceleradamente para isso.
    A quem ainda não se rendeu só vai restar o exílio interno ou externo.

  16. Esse Jessé é um quem?
    Qual grupo está por trás deste “cientista político”?
    Já li vários artigos falando besteiras sobre este governo, mas este Jessé falou mais besteiras que todos os artigo juntos.
    É um louco chamando um outro de doido.

  17. E você, aparentemente, não passa dum alienado e analfabeto político, membro da vasta massa de manobra que facultou a eleição do igualmente alienado atual titular da presidência da república (e, por conseguinte, tb tem sua parcela de culpa pela presente situação de descalabro e desgoverno que aqui vigora).

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador