Kamala Harris toma posse como a primeira vice-presidente negra dos EUA

“Estou aqui hoje por causa das mulheres que vieram antes de mim”, disse Harris, pouco antes de tomar posse na Casa Branca

Foto: Kevin Lamarque/Reuters

Jornal GGN  – A senadora Kamala Harris, 55 anos, tomou posse nesta quarta-feira, 20 de janeiro, como vice-presidente dos Estados Unidos, se tornando a primeira mulher negra asiático-americana a ocupar o cargo no país.

O juramento da posse de Harris foi conduzido pela juíza da Suprema Corte, Sonia Sotomayor. Ela sucede a Mike Pence, o vice de Donald Trump.

Na cerimônia, Harris posou vestida em tons de roxo, assim como Michelle Obama e Hillary Clinton. O roxo é uma das cores das Sufragistas, uma organização criada em 1903 para reivindicar o direito de voto das mulheres.

Ainda, pouco antes de tomar posse na Casa Branca, a nova vice-presidente fez uma homenagem à mãe e a outras mulheres em uma publicação no seu perfil do Twitter. “Estou aqui hoje por causa das mulheres que vieram antes de mim”, escreveu Harris.

Filha de imigrantes – uma pesquisadora da Índia e um professor da Jamaica -, Harris é senadora pela Califórnia desde 2017. Ela foi a primeira procuradora distrital de São Francisco e a primeira mulher negra do estado a ser eleita procuradora-geral.

Além de vice-presidente do país, Harris também atua como presidente do Senado e deve desempenhar um papel decisivo nos próximos anos, uma vez que deve ter a responsabilidade de desempatar diversas votações no Congresso americano.

Com informações do G1.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador