Lubrificantes industriais e as boas expectativas para o mercado

O mercado global de lubrificantes deve chegar a 43,87 milhões de toneladas até 2022, indica o estudo realizado pela Market Research Globe. Em 2015, foram produzidos 37,09 milhões de toneladas, ou seja, para os próximos anos ainda há expectativas de crescimento na utilização e produção.

De acordo com a empresa de consultoria responsável pela divulgação dos dados, os mercados que influenciarão o crescimento do setor, no período estudado, serão os de máquinas industriais, construção e automóveis.

A Market Research Globe ressalta ainda que o Brasil e outros países emergentes, como Índia, China e México, se utilizarão ainda mais da aplicação de lubrificantes em máquinas industriais e equipamentos.  

Outro fator que pode manter esse mercado aquecido, como informa o relatório, é o aumento da construção na Ásia/Pacífico e América Latina. Tudo isso porque os lubrificantes são amplamente utilizados na construção de infraestrutura de rolamentos, óleos hidráulicos, óleos do motor e aplicações de cabo de aço.

O Brasil e as distribuidoras

No mercado brasileiro, o cenário foi de desafios em 2015.  Segundo a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Óleo Combustível (ANP), a produção de lubrificantes pode ter tido uma queda de 8,6%, se comparada ano anterior.

Entretanto, alguns indicadores ainda podem apontar para um crescimento, mesmo em um momento de muitas dúvidas na economia. Pedro Nelson Belmiro, em artigo escrito para a revista Lubes em Foco, mostra que algumas oportunidades ainda podem ser exploradas.

Um deles é o bom momento da indústria automotiva, também reforçado no relatório da Market Research Globe, que deve se beneficiar dos acordos de exportação realizados em 2015 com a Colômbia, o México e o Uruguai.

Em outra ponta, estão as distribuidoras que sentem diretamente os impactos da diminuição das máquinas funcionando na indústria e, consequentemente, a queda do consumo de óleos e graxas.

Para Vinicius Pizzani, diretor Técnico da Pizzani Lubrificantes, representante no Brasil das principais marcas nacionais e estrangeira de derivados, produtos químicos e lubrificantes, é preciso estar atento e oferecer ao mercado soluções e buscar as melhores oportunidades de economia.

“Atualmente oferecemos facilidade de compra de lubrificantes pela internet, realizamos entrega em em mais de 1100 cidades do país. Além disso, por meio de um atendimento personalizado, damos outras opções como a de realizar estudos de produtos equivalentes, quando os desejados não são encontrados no mercado nacional. Em meio a tantos desafios, é importante optar por soluções que realmente interessam e trazem resultados”, conta o diretor.

 
 
Redação

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