27 de julho de 2026

Lula e Xi aceleram articulação por acordo entre Mercosul e China

Em conversa, presidentes reforçam cooperação em tecnologia, defendem negociações comerciais e alinham posições sobre crises internacionais.
Lula e Xi Jinping em foto de Ricardo Stuckert / PR

Lula e Xi Jinping concordam em acelerar negociações para acordo entre Mercosul e China em telefonema de domingo.
Líderes discutem cooperação em alta tecnologia, comércio, e reforçam parceria estratégica entre Brasil e China.
Presidente do Brasil e da China abordam conflitos globais, segurança alimentar e criticam atuação do Conselho de Segurança da ONU.

Esse resumo foi útil?

Resumo gerado por Inteligência artificial

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da China, Xi Jinping, concordaram em acelerar as tratativas para um acordo entre o Mercosul e a China durante conversa telefônica realizada na noite de domingo (26). O telefonema, que durou mais de uma hora, também serviu para reforçar a parceria estratégica entre os dois países em áreas de alta tecnologia e para alinhar posições sobre temas da agenda internacional.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Segundo nota divulgada pelo Palácio do Planalto, os dois líderes discutiram a implementação das sinergias entre os projetos nacionais de desenvolvimento de Brasil e China e reiteraram o compromisso de ampliar a cooperação em setores estratégicos, como inteligência artificial, satélites, beneficiamento de minerais críticos e comércio de fertilizantes.

Lula reafirmou que seu governo mantém o compromisso com a diversificação de mercados e parceiros comerciais. Nesse contexto, os presidentes defenderam a aceleração das negociações para um acordo entre o Mercosul e a China, ressaltando que o entendimento deverá contemplar as flexibilidades necessárias. De acordo com a Folha de S.Paulo, a iniciativa ganha relevância em meio ao aumento das tensões comerciais entre Brasil e Estados Unidos após a imposição de novas tarifas por Washington sobre produtos brasileiros.

A conversa também abordou os resultados do comércio bilateral e iniciativas para ampliar o intercâmbio entre os dois países. Lula e Xi destacaram o impacto positivo das jornadas culturais Brasil-China realizadas neste ano e do acordo de isenção de vistos para viagens de curta duração, medidas que, segundo o Planalto, devem impulsionar o turismo e as oportunidades de negócios.

Na pauta internacional, os dois presidentes manifestaram preocupação com a proliferação de conflitos e seus impactos sobre a segurança alimentar e energética global. Em relação ao Oriente Médio, afirmaram que as restrições à navegação nos estreitos de Ormuz e Bab el-Mandeb prejudicam a economia mundial e expressaram preocupação com a situação humanitária na Faixa de Gaza.

Sobre a guerra na Ucrânia, Lula e Xi defenderam que o Grupo de Amigos da Paz, iniciativa promovida por Brasil e China, pode contribuir para a retomada das negociações entre as partes. Os líderes também criticaram a incapacidade do Conselho de Segurança da ONU de responder adequadamente às crises internacionais e reiteraram o compromisso dos dois países com o fortalecimento do multilateralismo, mantendo coordenação estreita na ONU, no Brics e em outros fóruns internacionais.

Segundo a Folha, a versão divulgada pela agência estatal chinesa acrescenta que Xi Jinping declarou apoio ao Brasil na defesa de sua soberania e independência e na oposição a interferências externas, além de manifestar disposição para aprofundar a coordenação estratégica entre os dois países tanto no plano bilateral quanto multilateral.

Com informações da Secretaria de Comunicação Social do Governo e da Folha de S.Paulo

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados