Mapa de reações no caso Bolsonaro

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – Mapa elaborado pela FGV-DAPP mostra o universo de reações ao episódio envolvendo o candidato do PSL Jair Bolsonaro. As reações são baseadas na rede social Twitter.

Do universo abordado, 43,4% dos perfis questionam a veracidade do ataque a Bolsonaro, enquanto 17% deles repudiam o ataque e colocam a culpa na esquerda. 9,1% demonstram repúdio, mas apontam que o candidato ferido não teve nenhuma compaixão com o assassinato de Marielle Franco.

11,8% dos perfis criticam os que comemoraram o ataque, preocupando-se com a situação política vivida no país. E 5,5% dos perfis colocam como prioritário a pauta de desarmamento e temem que o evento impulsione a eleição de Bolsonaro.

A amostragem refere-se ao período de 17h às 18h30 de ontem, dia do ocorrido.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Faltam dados para optar entre agressão ou “bolinha de papel”

    Estou entre os 43,4% que acham tudo muito estranho:

    Um ataque violento desses em meio a centena de fanáticos e o rosto do agressor não apresenta o menor hematoma, o menor arranhão, o menor sinal de agressão…

    “Faca”, roupas, corpos  sem a menor mancha de sangue…

    Foto do “Cirurgião”  atendendo Bolsonoro sem luvas…

    Nenhum sinal que Bolsonora tenha sido entubado, como seria esperado em um procedimento cirurgico que exigiria anestesia geral…

    Visita de Bolsonaro aos donos da Rede Globo no dia anterior…

    Agressão na frente da fachada da loja Riachuelo…

    Segundo o El Pais, Bolsonora conta com a proteção de 30 policiais federais e vários militares, sendo o candidato mais protegido dessas eleições…

    Policia Federal se apressando para dizer que viu sinais de desequilíbrio mental no agressor antes de qualquer exame psiquiátrico…

    Reação das pessoas em volta do candidato não é compatível com a reação de alguém que ver uma pessoa que a gente admira sendo realmente esfaqueado, com ferimento exposto no abdomen…

    O agressor estava a cerca de um metro da vítima, com várias pessoas entre eles, colocando em dúvida se um golpe nessas circunstancias perfuraria, de fato, o corpo de alguem que estava relativamente distante e que usava um colete a prova de balas…

    Por tudo isso, é melhor aguardar mais dados para qualquer conclusão, como  o canastrão José Serra nos ensinou com todo o sofrimento dele ao ser atingido por uma bolinha de papel que garan tiu a ele comoção nacional comandada pela Globo, com  direito inclusive a atendimento de emergencia e realização de tomografia computadorizada…Que papelão!

  2. Apesar de aparentemente não

    Apesar de aparentemente não ter sido bem acolhido meu posicionamento(pelo menos no FB), não retiro uma vírgula do que escrevi ontem, ou seja, houve, sim, um “atentado”, e que portanto o apelo à conspirações seria pueril por desconsiderar a gama de fatores que dão veracidade inquestionável ao infausto. Insistir nisso só enfraqueceria nossas posições nesse embate que se trava no campo não só político, mas também da ética e da responsabilidade.

    As aspas para o termo se explica em razão de não ter existido atentado coisa nenhuma, mas um ataque perpetrado por um lunático. Um ato isolado, portanto, que passa a ser vergonhosamente instrumentalizado pela candidatura do Jair Bolsonaro.

    O uso do termo “atentado político”, portanto, não é neutro, desinteressado. Tenta atingir o imaginário das pessoas, dos incautos, por sugerir implicitamente a existência de alguém por trás da ação isolada de um desequilibrada. O mais triste e revoltante é que a própria mídia se omite quanto a necessidade de se fazer a diferenciação. Nesse sentido, é que comungo com o Gustavo Conde quando este localiza a fraude não no episódio em si, mas na manipulação subsequente.   

  3. Gostaria de ver novas
    Gostaria de ver novas pesquisas feitas hoje. Depois que várias imagens do Bolsonaro na UTI vazaram .

    Depois de imagem sorridente de Bolsonaro com o corpo médico.

    Digo e repito. Este atentado foi uma farsa.

    Até prova em contrário.

    1. Correto!

      Você está certíssimo, Gilson. Faltou dizer que toda uma equipe médica do Sírio Libanês deve estar ganhando uma nota preta para participar da farsa. Fico muito feliz em saber que mais de 40% das pessoas no twitter não caíram nessa. Isso demonstra que somos um povo bom, honesto e muito inteligente, que não se deixa enganar facilmente. Vc é muito “ispeeerto”, Gilsão. Valeu por nos alertar. Esperemos as próximas pesquisas! 

      Eu também creio… que os malucos proliferam dos dois lados.

  4. Diferenças em atentados

    Fora o marketing de tiradas de casquinhas por muitos neste caso, alguns fatos até agora são:

    1) O atentado ao candidato foi por uma pessoa, seja ela sã, revoltada ou com alguma psicopatia. Dizer que as campanhas descambaram para a violência (apoiada pela vítima!) é apenas um exagero, embora com fortes consequências eleitorais.

    2) O que vale não é o falso “clima de violência de campanha” (que até agora é menor do que em 2014), mas o seu aproveitamento para os diversos fins. Em diferentes graus lembremos de Sarajevo ou da rua Tonelero.

    3) No(s) atentado(s) à caravana de Lula, não foi apenas um louco que perpetrou um atendado, mas toda uma parte do sistema político (associações, polícia, governo estadual, politicos “do relho”, parte da imprensa, etc., que fecharam estradas, promoveram violência, relaxaram vigilância, etc.

    4) A solidariedade expressada com o candidato “da bala” (mas não das facas…) foi unânime, à direita e à esquerda. No caso de Lula, foi polêmica, dividida e com consequências “amortecidas” pela mídia, até contra a vítima.

    Portanto, o que vejo é uma perigosa, irracional e crescente torcida por um candidato que nada de relevante fez e nada de positivo propõe. A torcida não deve ser por candidatos, mas pelo que eles podem fazer (ou já fizeram) pelo país e sua soceidade.

    Sua aparente qualidade é oferecer respostas rápidas e contundentes (embora de baixíssima qualidade).

    Mas isso qualquer bode faz.

     

    PS: Deixo claro que sou contra qualquer violência contra animais e humanos

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=V7AZvKgTrTE%5D

  5. Eu só não acredito nessa

    Eu só não acredito nessa história que o esfaqueador tem problemas mentais. Afinal, qual esquerdista não tem?

  6. Acabei de falar com minha
    Acabei de falar com minha mãe, que só se alimenta das informações da Globo, e a primeira coisa que ela disse foi: e esse negocio com o Bolsonaro? Tá estranho, não vi uma gota de sangue e estão dizendo que atingiu intestino, arteria e tudo mais…
    Se minha mãe ficou desconfiada é provável que muita gente também ficou pq ela é a representante típica dos desconectados que compram qualquer versão vendida pela Globo.
    Se tudo for apenas um trampo há um sério risco de se transformar em um tiro pela culatra.

  7. A facada q virou tiro de fuzil
    Cronologia dos fatos da nova possível Bolinha de Papel  1- Três dias atrás, Bolsonaro tem reunião com os donos da Globo: https://www.msn.com/pt-br/noticias/eleicoes/bolsonaro-e-jo%C3%A3o-roberto-marinho-se-re%C3%BAnem-na-sede-da-globo/ar-BBMVGlT 2- Ontem, no Infomoney do jornalista William Wack revela que Bolsonaro planeja estratégia para vencer no PRIMEIRO TURNO: https://www.infomoney.com.br/mercados/politica/noticia/7604799/bolsonaro-busca-estrategia-para-vencer-no-1-turno-alckmin-comemora-critica-de-temer-as-noticias-da-politica 3- Bolsonaro se cercava de seguranças do BOPE e usa colete dizendo temer por sua vida: https://noticias.uol.com.br/politica/eleicoes/2018/noticias/2018/08/23/bolsonaro-abre-campanha-em-sp-e-veste-colete-a-prova-de-balas.htm 4- Os super-seguranças do Bope não veem o agressor que tenta golpeá-lo com a faca. No vídeo filmado por um dos presentes se vê que a estocada foi bem rápida. https://www.youtube.com/watch?v=c9GiS7LzwVk 5- Os assessores de Bolsonaro confirmam a imprensa que ele estava de colete, como sempre: https://www.gazetaonline.com.br/noticias/politica/eleicoes_2018/2018/09/jair-bolsonaro-estava-de-colete-1014147233.html 6- Um dos filhos do Bolsonaro, Flavio, publica no twitter que o pai estava bem e a ferida tinha só sido superficial (o que era de esperar de alguém de colete): https://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/brasil/2018/09/06/bolsonaro-sofre-atentado-com-faca-em-minas-gerais-dizem-filho-e-assessor.htm?cmpid=copiaecola 7- Então de repente Bolsonaro é internado. A imprensa logo diz que a faca pegou ABAIXO DO COLETE: https://www.oantagonista.com/brasil/bolsonaro-usava-colete-sob-camiseta-diz-colunista/ 8- Flavio apaga o twitter anterior e publica novo twitter dizendo que foi pior do que pensavam. Ele também diz que o pai na verdade, por obra do destino, JUSTO HOJE ESTAVA SEM COLETE: http://www.vozdabahia.com.br/index/blog/id-321384/bolsonaro_estava_sem_colete_que_costuma_usar__diz_filho 9- A facada superficial virou uma lesão que pegou fígado, intestino, pulmão… pior que tiro de fuzil. http://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2018-09/bolsonaro-foi-atingido-no-figado-pulmao-e-intestino-relata-filho 10- As 15h aparece foto na internet do candidato numa mace sendo atendido com várias inconsistências médicas, inclusive com uma quantidade mínima de sangue numa gaze no chão. A foto editada o Globo a gaze desaparece. https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2018/09/06/bolsonaro-teve-grave-perfuracao-no-intestino-grosso-e-fez-colostomia-entenda.ghtml 11- O candidato passou pelos seguintes procedimentos cirúrgicos: A lesão no fígado foi descartada após laparotomia exploradora – quando os médicos abrem a barriga para checar quais foram os órgãos afetados; O candidato teve um choque hipovolêmico – quando há perda severa de sangue. Após o procedimento médico, o sangramento foi controlado.Ocorreu uma lesão de uma veia na região do abdômen, controlada pelos médicos; Ocorreu uma lesão transfixante (perfuração) grave no intestino grosso, com importante contaminação fecal, que foi resolvida pelos médicos (fechada);Ocorreram três lesões no intestino delgado, que também foram suturadas pelos médicos; Ele fez uma colostomia temporária para evitar uma infecção no intestino grosso. Mas essa cirurgia extensa durou 3 horas. https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2018/09/06/bolsonaro-teve-grave-perfuracao-no-intestino-grosso-e-fez-colostomia-entenda.ghtml  & https://www.opovo.com.br/noticias/politica/2018/09/bolsonaro-deixa-centro-cirurgico-e-e-encaminhado-para-uti-diz-advogad.html 12- Num comício do candidato mais violento do país, seu atacante foi levado a delegacia incúlume! Parabéns aos super policiais do Bope pela pronta reação e garantiram a segurança do agressor

  8. Assim como não acredito na

    Assim como não acredito na versão oficial de que o Teori Zavascki sofreu um acidente fatal, também não acredito nessa versão vendida pela mídia golpista de que o Jair Bolsonaro foi vítima de um atentado. Se tem uma coisa que a direita sabe fazer como ninguém é mentir e enganar o povo com seus aparelhos ideológicos, notadamente a globo. O Jair Bolsonaro já vinha tentando evitar participar dos debates, cuja participação poderia ser prejudicial a sua candidatura.

    Após reunião do Bolsonaro com os donos da globo, entraram em um acordo e criaram um enredo para manter sua força eleitoral para que chegue ao 2º turno. Como o Alckmin já foi descartado, a globo e toda a oligarquia brasileira, incluindo os militares, embarcaram de vez na candidatura do Bolsonaro e farão de tudo para que ele vença as eleições.

    Não dá para confiar na versão oficial imposta por grupos de mídia tão tendenciosos e mentirosos com as empresas de comunicação brasileira. Fico com a versão oposto da quela vendida pela globo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador