Marcelo Freixo ameaça deixar PSOL em defesa de candidatura negra

PSOL quer que o candidato a vereador Wesley Teixeira devolva R$ 75 mil que recebeu em doações de empresários, como Armínio Fraga

Jornal GGN – O deputado federal Marcelo Freixo ameaçou na quinta (1º) deixar o PSOL em defesa da candidatura de Wesley Teixeira a vereador de Duque de Caxias. Educador e ativista do movimento negro, Wesley recebeu doações de empresários, que melindram as lideranças locais do partido.

Segundo O Globo, foram R$ 75 mil em doações de nomes como Arminio Fraga, ex-presidente do Banco Central, João Moreira Salles, cineasta, e Beatriz Bracher, herdeira do banco Itaú. O PSOL considera inadmissível o uso de dinheiro vinculado ao mercado financeiro por um socialista, e quer que Wesley devolva tudo, além de estudar outras sanções.

“Se formalizarem alguma tentativa de impugnar a sua candidatura, Wesley, eu saio do PSOL, porque não tem condições de eu ficar em um partido que não vê o tamanho do que você representa para a democracia brasileira”, disparou Freixo.

Ainda segundo o diário, as doações chegaram a Wesley após uma reunião dele e da ativista antirracismo do Instituto Geledés, Sueli Carneiro, com integrantes da sociedade civil.

Oficialmente, o PSOL desconversa sobre punir Wesley. “Wesley é um camarada com uma importante construção em Caxias, mas não está acima dos princípios partidários. No entanto, não há qualquer deliberação no sentido de inviabilizar sua candidatura, pelo contrário, nos interessa mantê-lo no PSOL”, disse a presidente local, Isabel Lessa. Ela não quis comentar as declarações de Freixo.

Em 2012, Freixo recebeu doações de Guilherme Leal, um dos fundadores da Natura, e o PSOL não cogitou nenhuma impugnação.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

8 comentários

  1. Realmente a esquerda não se ajuda…….Um partido tem todo o direito de ter princípios e os membros deste partido tem que se conformar a isso, muito simples…….se o cara é ótimo candidato, super bacana e o escambau, isso é outra questão, li hoje mesmo que o Duvivier e o Adnet acham isso ou aquilo, problema deles, se o Wesley Teixeira recebeu doação e não devia, segundo o partido, devolve e não se fala mais nisso, mas ai vem o Freixo botar mais lenha na fogueira…….enfraquece o partido e na minha opinião, capitalizar mediatização em cima de bater no partido é dose…..Tipo da historia em que todo mundo errado….

  2. Freixo defender o Wesley é uma questão de coerência… mas que fragiliza o telhado (discurso) do partido, isso é fato, além de não contribuir para o avanço da consciência de classe do povo… aliás, ainda pensam nisso esses líderes “populares” de gabinete!?!??? Wesley quer ser apenas mais um!?

  3. Doação do Arminio Fraga é duro de engolir. Qual seria o motivo para essa paixão da elite do financismo por esse candidato?
    Esta corretíssima o partido. Se quer o Freixo pode partir.

  4. No filme ” Four Horsemen – Feature Documentary – Official Version (tem subtitulos em Portugues de Portugal e outros idiomas); fica bem claro a razao de doadores de grana para candidatos, que sao donos, CEO de organizacoes financeiras.
    Eu vivo dizendo que nao gosto do Geledes, da Sueli Carneiro. Eu a conheci na Alemanha, num encontro com Audre Lorde ( a poeta feminista que imortalizou a seguinte frase: ““For the master’s tools will never dismantle the master’s house. They may allow us to temporarily beat him at his own game, but they will never enable us to bring about genuine change. Racism and homophobia are real conditions of all our lives in this place and time. I urge each one of us here to reach down into that deep place of knowledge inside herself and touch that terror and loathing of any difference that lives here. See whose face it wears. Then the personal as the political can begin to illuminate all our choices.”)
    Farei a traducao abaixo:
    ““Pois as ferramentas do mestre nunca desmontarão a casa do mestre. Eles podem nos permitir vencê-lo temporariamente em seu próprio jogo, mas nunca nos permitirão realizar uma mudança genuína. O racismo e a homofobia são condições reais de todas as nossas vidas neste lugar e nesta época. Exorto cada um de nós aqui a alcançar esse profundo lugar de conhecimento dentro de si e tocar aquele terror e aversão a qualquer diferença que vive aqui. Veja de quem é o rosto que ele usa. Então, tanto o pessoal quanto o político podem começar a iluminar todas as nossas escolhas. ”

    Ao recebr uma educacao europeizada e ser aplaudida pelos meios de comunicacao e Fundacoes como a Ford, Ashoka, etc…Geledes perdeu o sentido e esta trilhando a direcao errada.
    Acabara degringolando e ja esta compactuando com o sistema financeiro para ajudar a infiltrar as prefeituras, e assim terminarmos com figuras faz de contas a la tabata amaral.
    Me poupa Geledes , psol, freixo, duvivier e companhia dos classe medias traidores.
    Muitos de voces puseram o bozo e a familicia no poder.
    Acorda Brasil!

  5. O PSOL continua sendo o PSOL. Com a cabeça nas nuvens, a cada vez que um candidato deles adquire alguma viabilidade eleitoral eles o expulsam ou o inviabilizam. Sao tao puros! E ficam sozinhos no céu.

  6. O que significa o ‘S’ de PSOL mesmo?
    ‘Socialista’, né?
    Pois é. Por que então o candidato não dá esse dinheiro para o diretório do PSOL, para que seja dividido igualmente entre vários candidatos?

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome