Medida provisória de Temer extingue fundo soberano

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

 
Jornal GGN – Michel Temer por meio de medida provisória (MP) extinguiu ontem, dia 21, o Fundo Soberano do Brasil (FSB). Na prática, o que Temer faz, é extinguir a poupança do país, que tinha como objetivo aumentar a riqueza, estabilizar a economia e promover investimentos em ações e projetos de interesse nacional.
 
Segundo a MP, os recursos do FSB serão usados para pagamento da Dívida Pública Federal. E a sangria já foi feita no Fundo Fiscal de Invstimento (FFIE) no início do mês, com resgate feito pelo governo de R$ 3,5 bilhões, também para usar nos juros da Dívida Pública. Esses recursos do FFIE são do Fundo Soberano, junto com recursos do Tesouro Nacional, títulos públicos de empresas tais como Banco do Brasil e Petrobras, e outras aplicações financeiras.

 
A extinção do Fundo Soberano faz parte do pacote de maldades do governo, anunciadas em fevereiro. O Fundo Soberano tinha R$ 26 bilhões no final do ano passado, e o Tesouro Nacional já trabalhava na venda das açoes do fundo para embolsar os recursos e encerrá-lo.
Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. ciclismo

    O povo vai sentir saudade das pedaladas da Dilma. Já está sentindo. Bater panela….isso não vão fazer. preferem ver a miria leitinho.

    plimplim

  2. A Nigėria é aqui
    A Noruega tem seu Fundo Soberano, agora reforçado pela aquisição, a preço de banana, de placas e plataformas do pré-sal antes pertencentes ao povo brasileiro, que agora financiarå o bem-estar, a previdencia, a saúde e a educacão…dos noruegueses que, face a poupança construida as custas da rapinagem imperialista, não tem problemas ligados a criminalidade….

    Lula se inspirou na experiência norueguesa para criar nosso Fundo Soberano….sintomåtico que, um dos primeiros atos de Henrique Meirelles tenha sido limpar o cofre do Fundo Soberano…já havia alguns bilhoes de reais na poupança que Lula criou para nós povo brasileiro…

    A Nigeria tambem tinha seu Fundo Soberano mas, tendo sofrido a mesma rapinagem dos abutres imperialistas – inclua-se aqui a Shell – tambem perdeu seu FS….hoje a Nigeria que, como o Brasil, teve a infelicidade de descobrir seu pre-sal, tem alta producao de petroleo mas nada que pertenca aos nigerianos e sim a Shell e outras petroleiras gringas…a “honestissima” Shell, a quem Carmem Lucia prometeu, num jantar, prender Lula, foi pega dando propina de 1 bi ao presidente nigeriano…

    Lå como cå, as ruas foram tomadas por manifestoches contra a corrupção…..e o que se viu na sequencia foi a rapinagem internacional se apoderando do patrimonio dos nigerianos, sendo que, para estes, restou apenas a fome, a violencia e a poluição ambiental…

    A Nigėria ė aqui

    1. Compatibilidade
       

      É só olhar no mapa e ver que o Brasil já foi parte da África.

      O mundo tremeu, as águas separaram o continente, mas não conseguiram lavar a corrupção dos governantes da duas terras.

      1. Ora, meu caro, os corruptores

        Ora, meu caro, os corruptores não são de nossas terras, são do primeiro mundo!!

        Se aproveitam, claro, do poder que têm e dos corruptíveis encontrados por aqui, na África, em qualquer lugar.

        Mas os corruptores são de fora, lembre-se disso!

        1. Corruptores

          Estás brincando!!!

          Compara os políticos africanos com os nossos e perceberá que o pendor natural para a corrupção não escolhe raça, condição ou lugar, mas denuncia tendências.

           

          Gráfico comparativo de alguns países com base no Índice de Percepção da Corrupção

           

  3. Próximo compromisso
     

    Agendar encontro com Cristine Lagard.

    O FMI nos espera de braços abertos.

    O mandatário comparecerá de quatro…a cinco horas adiantado para terminar a encomenda.

    E  o ato entrega do país “consummatum est”

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador