Moro deveria se afastar do Ministério da Justiça, diz Alberto Toron

Jornal GGN – O criminalista Alberto Toron afirmou em entrevista ao Estadão que o ministro da Justiça Sergio Moro deveria se afastar da Pasta para não contaminar as investigações da Operação Spoofing, contra um grupo de hackers que invadiu celulares de autoridades.

“Moro, para ser coerente, deveria se afastar da chefia do Ministério da Justiça e Segurança Pública a fim de que se garantisse a isenção das investigações. O fato de ser vítima e chefe do órgão que apura a interceptação pode ditar rumos que desviem a investigação da busca da verdade”, disse.

Na semana passada, Moro mostrou que teve acesso ao inquérito e, não bastasse isso, ainda ligou para autoridades hackeadas prometendo descarte do material colhido pelo grupo sob investigação. “Destruir provas é como jogar sujeira para debaixo do tapete”, comentou Toron.

Para o criminalista, as conversas reveladas pelo Intercept – ainda não há provas de que os hackers da Operação Spoofing são os responsáveis por elas – “ainda não trouxeram algo verdadeiramente demolidor do ponto de vista jurídico-processual. Mas trouxeram coisas muito graves.”

Ainda na visão dele, o Intercept não comete crimes ao divulgar as mensagens, ao contrário do que afirma Moro. “A partir do momento que o material chegou às mãos da imprensa, não me parece que possa haver uma restrição na sua publicação. Talvez só em casos que envolvam segurança nacional, fora daí não.”

https://brasil.estadao.com.br/blogs/inconsciente-coletivo/alberto-toron-em-defesa-de-glenn-greenwald-e-da-liberdade-de-imprensa/

Redação

Redação

View Comments

  • Não sei como desenhar isso, mas tentarei ser bem didático. Desde 2014 quando o PT foi eleito pela quarta vez seguida para presidência da república não existe constituição federal, devido processo legal, código de processo civil ou criminal ou qualquer outro dispositivo que possa ser usado em favor da democracia ou civilidade. O que existe mesmo é o direito penal do inimigo. E quem é o inimigo? Todo e qualquer cidadão que pense diferente do poder de plantão. Quem achar que vai ter êxito usando meios legais não entendeu ainda o que está acontecendo no Brasil.

Recent Posts

A Lei de Alienação Parental no Brasil, por Salvio Kotter

Entre a Tutela da Justiça e a Proteção da Infância, nem manter nem revogar, reformar…

9 minutos ago

O Direito de Julgar no vale tudo do mundo, por Marcelo Henrique

Com que “direito” têm estas inúmeras e incontáveis, pessoas, iguais a nós, de declararem suas…

23 minutos ago

Concessão de terras e combate ao MST foram fake news do Bolsonaro

Ceres Hadich conta à TVGGN que concessão de 420 mil terrenos foi apenas um contrato…

37 minutos ago

Anarriê, alavantú XXVI – O espermatozoide que invadiu o Banco Central do Brasil, por Rui Daher

Como os espermatozoides são únicos, independentes, as taxas de juros no Brasil também o são…

56 minutos ago

O senador Romário continua oportunista, mesmo fora do campo, por Percival Maricato

Romário e cia conseguem emplacar outra CPI, para o mesmo fim: investigar a corrupções na…

1 hora ago

O STF e os guardas da porta do presídio, por Luís Nassif

Mais um desafio para o CNJ e para o CNMP. Se não for enfrentado desaparecerá…

3 horas ago