Moro envia delegados que atuaram na Lava Jato aos EUA

Jornal GGN – Os delegados que atuaram na Lava Jato e que foram alçados por Sergio Moro, na condição de ministro de Jair Bolsonaro, a cargos de alto escalão no Ministério da Justiça e na Polícia Federal, viajarão aos Estados Unidos na mesma semana em que o presidente brasileiro encontrará Donald Trump.

Segundo informações do blog do jornalista Frederico Vasconcelos, na Folha desta sexta (15), Moro “autorizou o afastamento do país – de 16 a 23 de março – dos delegados Maurício Valeixo, Igor Romário de Paula e Erika Mialik Marena, respectivamente, diretor-geral PF, diretor de Investigação e Combate ao Crime Organizado e diretora do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional.”

Bolsonaro, Moro e outros ministros viajam na noite de domingo (17). Segundo a apuração, os delegados “farão visitas institucionais em Washington e em Nova York.”

A agenda é divulgada dias após um acordo entre a Lava Jato de Curitiba e a Petrobras ser questionado na Justiça.

O acordo prevê a criação de um fundo bilionário para investimentos em ações sociais e de combate à corrupção.

Os procuradores liderados por Deltan Dallagnol terão influência sobre a fundação privada ou ONG que administrará o fundo.

O dinheiro só foi obtido graças a uma penalidade imposta à estatal brasileira pelos Estados Unidos, decorrente de uma denúncia formulada pelo Departamento de Justiça americano com ajuda direta dos procuradores da Lava Jato.

Até hoje não se sabe se o trâmite dessa cooperação internacional respeitou leis e tratados específicos para este caso.

Redação

Redação

View Comments

  • O que são visitas institucionais. Qual o objetivo? Isto deveria estar explicado de forma clara e transparente? O diário oficial define exatamente o que? Visitas institucionais, não são apenas visitas com objetivos vagos. Elass se devem a acordos , convites formulados por outros países, ou missões que tem objetivos precisos definido pelo governo brasileiro. Neste caso estes objetivos devem constar no diário oficial. Não cabem nem é procedente apenas afirmar que são visitas institucionais, sob pena de ser arguido pelo contribuinte e por orgãos como TCU e CGU, as razões e justificativas das viagens.

  • Oras, cabe a oposição fazer o seu trabalho.......

    Pedir esxplicações, a agenda e o itinerario e o montante gasto......se não houver finalidade de interesse publico, que devolvam a verba, que tenham os dias descontados e respondam processo administrativo e outros se couber.....

    Simples, basta a oposição trabalhar e não dar folga pra essa turma....

  • O que diz o Alexandre Prótese?

    "Hoje depois de quatro anos de dedicação recebi a informação que sou persona não grata no governo Bolsonaro por eu defender a prisão do Queiroz que confessou rachar os salários de funcionários, e por ter pedido o afastamento do senador para ele apenas se defender. Hoje encontrei o Flávio Bolsonaro. Ele me confirmou que o pai ficou chateado comigo. Foi a terceira pessoa que veio me dar o recado. Ok, recado dado. Eu vou lutar pelo o que eu acho certo. Se acham que vou me calar ou fazer joguinho político estão enganados". - Alexandre Frota

  • Tio Sam está bravo, quer explicações do porquê não colou a fundação privada da república de Curitiba. Talvez recolham os R$ 2,5 bilhões generosamente oferecidos em troca de informações da Petrobrás.

  • Estas visitas são tão institucionais como a do dd quando fez a sacanagem do acordo de dois bi e meio descobertos agora. E o bacanal continua na terra da suruba.

Recent Posts

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

56 minutos ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

2 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

4 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

5 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

5 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

7 horas ago