Moro envia delegados que atuaram na Lava Jato aos EUA

Ministro da Justiça autorizou afastamento de Maurício Valeixo, Igor Romário de Paula e Erika Marena entre 16 e 23, para agenda "institucional" nos EUA

Jornal GGN – Os delegados que atuaram na Lava Jato e que foram alçados por Sergio Moro, na condição de ministro de Jair Bolsonaro, a cargos de alto escalão no Ministério da Justiça e na Polícia Federal, viajarão aos Estados Unidos na mesma semana em que o presidente brasileiro encontrará Donald Trump.

Segundo informações do blog do jornalista Frederico Vasconcelos, na Folha desta sexta (15), Moro “autorizou o afastamento do país – de 16 a 23 de março – dos delegados Maurício Valeixo, Igor Romário de Paula e Erika Mialik Marena, respectivamente, diretor-geral PF, diretor de Investigação e Combate ao Crime Organizado e diretora do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional.”

Bolsonaro, Moro e outros ministros viajam na noite de domingo (17). Segundo a apuração, os delegados “farão visitas institucionais em Washington e em Nova York.”

A agenda é divulgada dias após um acordo entre a Lava Jato de Curitiba e a Petrobras ser questionado na Justiça.

O acordo prevê a criação de um fundo bilionário para investimentos em ações sociais e de combate à corrupção.

Os procuradores liderados por Deltan Dallagnol terão influência sobre a fundação privada ou ONG que administrará o fundo.

O dinheiro só foi obtido graças a uma penalidade imposta à estatal brasileira pelos Estados Unidos, decorrente de uma denúncia formulada pelo Departamento de Justiça americano com ajuda direta dos procuradores da Lava Jato.

Até hoje não se sabe se o trâmite dessa cooperação internacional respeitou leis e tratados específicos para este caso.

Redação

32 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O que são visitas institucionais. Qual o objetivo? Isto deveria estar explicado de forma clara e transparente? O diário oficial define exatamente o que? Visitas institucionais, não são apenas visitas com objetivos vagos. Elass se devem a acordos , convites formulados por outros países, ou missões que tem objetivos precisos definido pelo governo brasileiro. Neste caso estes objetivos devem constar no diário oficial. Não cabem nem é procedente apenas afirmar que são visitas institucionais, sob pena de ser arguido pelo contribuinte e por orgãos como TCU e CGU, as razões e justificativas das viagens.

  2. Oras, cabe a oposição fazer o seu trabalho…….

    Pedir esxplicações, a agenda e o itinerario e o montante gasto……se não houver finalidade de interesse publico, que devolvam a verba, que tenham os dias descontados e respondam processo administrativo e outros se couber…..

    Simples, basta a oposição trabalhar e não dar folga pra essa turma….

  3. O que diz o Alexandre Prótese?

    “Hoje depois de quatro anos de dedicação recebi a informação que sou persona não grata no governo Bolsonaro por eu defender a prisão do Queiroz que confessou rachar os salários de funcionários, e por ter pedido o afastamento do senador para ele apenas se defender. Hoje encontrei o Flávio Bolsonaro. Ele me confirmou que o pai ficou chateado comigo. Foi a terceira pessoa que veio me dar o recado. Ok, recado dado. Eu vou lutar pelo o que eu acho certo. Se acham que vou me calar ou fazer joguinho político estão enganados”. – Alexandre Frota

  4. Tio Sam está bravo, quer explicações do porquê não colou a fundação privada da república de Curitiba. Talvez recolham os R$ 2,5 bilhões generosamente oferecidos em troca de informações da Petrobrás.

  5. Estas visitas são tão institucionais como a do dd quando fez a sacanagem do acordo de dois bi e meio descobertos agora. E o bacanal continua na terra da suruba.

  6. 1 – Foram todos juntos tomar um passa fora dos chefes do GOLPE para não darem pinta das divergências internas e das disputas de poder. Não podem esquecer que antes de mandarem no Brasil, são paus mandados dos USA, rs. Quem do grupo militar vai participar? O Vergonhoso pai da facção já tem encontro marcado com Steve Bannon e o falso intelectual: devemos esperar novas bombas semióticas da extrema-direita ou um alinhamento mais visível entre os dois imbecis que o boleeiro das trevas – “mais vale um asno que me carregue que cavalo que me derrube” – mantém sob seu controle?
    Será um acaso o anúncio de uma operação Lesa-Pátria da Educação (sic) e que a funcionária responsável pela inquisição na UFSC, que levou ao suicídio do reitor Luiz Cancellier, é a responsável pelo COAF – o laranjal pode ficar tranquilo, agora o foco é professor universitário dissidente e ruim de contabilidade, rs – e irá acompanhada de colegas denunciados em outras irregularidades até hoje não apuradas ou punidas na operação inicial de desmonte institu(na)cional? E que o falso intelectual que indicou o ministro (sic) da Educação seja um perseguidor medieval que pretende destruir o sistema educacional público do país?
    Qual o interesse específico dos USA no sistema educacional público brasileiro? É apenas para desmobilizar o setor mais organizado e numeroso de resistência potencial aos ataques ao país, como fizeram na ditadura anterior em que as universidades, professores e funcionários foram perseguidos, com impacto significativo no enfraquecimento da oposição qualificada ao golpe civil-militar de 1964? Será possível que o rábula e sua matilha fariam tanto esforço “apenas” para agradar a um ex-astrológo charlatão sem nenhuma influência além do núcleo miliciano-familiar e da horda digital bolsonarista?
    Não há jornalistas ou cidadã/os brasileiro/as nos USA que possam fazer um acompanhamento meticuloso da visita, dos encontros, das entrevistas?
    Os funcionários dos USA ad hoc, digo, ad golpe, poderiam disfarçar com a diluição das viagens, para não levantar suspeitas. Por que será que o comboio foi convocado para comparecer “unido”, rs, sabendo que as suspeitas seriam óbvias até para quem não quer ver ou admitir? E do núcleo militar, quem será o representante?
    Isso está ficando melhor, ou pior, que história manjada de mafioso, rs.
    Ou será que foram apenas receber informações estratégicas para renovar e recrudescer a chantagem já em andamento contra o Congresso e STF – que andaram rebeldes ultimamente, quem pensam que são? – para garantir “reformas” e aprovação de legislação que interessa aos USA?
    Devemos observar com muita atenção o que vai acontecer não apenas durante a viagem das trevas mas depois de sua volta. E como vai se comportar o grupo que ocupar o poder nesse breve período.
    “Brasil, mostra tua cara, quero ver quem paga” – e quanto – “para a gente ficar assim”, desgovernado, desanimado, desorientado, desnacionalizado, descaracterizado, desagregado, desamparado, em que o único “estado avançado” permitido pelo Golpe e ajudado pela alienação geral é o de decomposição institu(na)cional (trechos entre aspas, canção de Cazuza).
    A indignação e o grito de resistência não podem ser apenas uma fantasia de carnaval.
    2 – Hoje foi um dia de greve mundial pelo combate às mudanças climáticas em todo o mundo, menos no Brasil. Infelizmente, minha impressão inicial de que a desmobilização da sociedade civil foi a razão do Golpe e não sua consequência – um vírus só é bem sucedido em seus ataques quando o sistema imunológico está fragilizado e “adormecido” – a mim se confirma. Que tal pararmos por um momento de olhar para as desrazões da extrema-direita e pensarmos onde foi que erramos em nossa atuação coletiva com viés progressista? Onde estão nossas fendas, fissuras, sua profundidade e formas de superação. Do contrário, nos debater em declarações públicas de insatisfação acaba por servir apenas para platéia de um espetáculo horrível, que pode ser derrotado aqui e ali mas sem chances reais de ser interrompido e substituído no médio prazo. A oposição precisa pensar em como, e para quê, se tornar situação e governo novamente, e agir em vistas disso, a começar pela sadia imaginação. Ave, Zé de Abreu, por esta sacada que só artistas de verdade são capazes de ter sobre as vidas social e política quando estas sucumbem a/em si mesmas. Zé de Abrecht, rs.

    Vídeos no canal fundacaodasartesscs.

    Bertold Brecht – Precisamos de você (Gestus)
    https://www.youtube.com/watch?v=4R_boNXPygs

    Bertold Brecht – Aos que virão depois de nós (Gestus)
    https://www.youtube.com/watch?v=cuucaQfIuuo

    Bertold Brecht – Cartilha de guerra
    https://www.youtube.com/watch?v=L-MpWJ9dXtE

    Bertold Brecht – Se os tubarões fossem homens (Gestus)
    https://www.youtube.com/watch?v=JgkNQClgrCY

    Bertold Brecht – De que serve a bondade? (Gestus)
    https://www.youtube.com/watch?v=YeAZvVOFfd0

    Interpretação do ator Antonio Abujamra

    Marina Colasanti – A gente se acostuma…
    https://www.youtube.com/watch?v=ruN_LR60ZfQ

    Bertold Brecht – Se os tubarões fossem homens
    https://www.youtube.com/watch?v=fziZE352V20

    Sampa/SP, 15/03/2019 – 17:11

      1. Preciso mesmo. Preciso que bolsominions como você emigrem em massa para a Terra Prometida, os USA, e parem de parasitar o Brasil que tanto odeiam. Preciso que gente sórdida e sem capacidade de debate público qualificado pare de atacar de maneira covarde e vil aqueles que incomodam porque ousam pensar e viver com liberdade, responsabilidade com @ Outr@ natural e social, e expressar suas idéias e percepções sem preocupação em agradar a massa torpe e desumanizante. Preciso aprender a não perder tempo com boçais como você, trolls pagos para desqualificar ou imbecis voluntários para “causar”. Preciso aprender a ter paciência para não mandar pessoas com você pro inferno ou para a PQP – argumentar pode ser mais ofensivo, rs, e nesses casos, mais útil.
        Ah, e acima de tudo, quando a horda de zumbis bolsominions resolver desparasitar o Brasil e as coisas boas voltarem aos seus lugares de direito, um emprego honesto e onde a liberdade de pensamento não seja uma ameaça será uma ajuda e tanto, e quanto mais urgente melhor, mas com isso você certamente não pode ajudar, está além das suas possibilidades morais, éticas e técnicas.

        Não sei o que te incomodou tanto no meu comentário, mas aviso que ataques como os seus não me atingem ou incentivam, são inócuos para qualquer fim – estou respondendo porque a-do-ro textões de internet e para que o recado fique claro aos demais navegantes do esgoto. Sou escolada em pathófilos e já estou vacinada e imunizada por ao menos mais 40 anos, rs – o que não exclui uns palavrões aqui e ali que ninguém é de ferro.
        “Bora” discutir idéias e se por à prova?

        Sampa/SP, 17/03/2019 – 13:18

    1. ERRATAS:
      1 – O título “A gente se acostuma…” é do vídeo, não do texto interpretado nele, de autoria de Marina Colasanti e que se chama “Eu sei, mas não devia”, do livro de mesmo nome.
      2 – Onde se lê “Cartilha de guerra”, leia-se “Cartilha de guerra (Gestus)”.

      Desculpem pelas falhas.

      Sampa/SP, 17/03/2019 – 17:04

  7. Imagino que com as duas últimas derrotas em menos de uma semana, que eram muito importantes para os gringos, o governo brasileiro já sabe será exprimido, acuado e que só lhe permitirão o jogar na defesa. Adivinha se Trump e sua Troop irão tirar proveito do enfraquecimento do governo bolsonaro? Será que abocanharão com facilidade mais alguma riqueza e/ou soberania?

  8. A inveja contra o governo Bolsonaro é grande,mas mesmo com todo ódio ele venceu as eleições…. continuaremos agora 57 por cento do Brasil ?? apoiando e e intercedendo por nossa nação e por nosso Presente Jair Messias Bolsonaro …ele vai vencer esses coiotes do papa léguas.

  9. Viviane se contudo o que está acontecendo com os oportunistas, mentirosos e desonestos da Lacva Jato incluindo esse ex Juiz PSDBISTA, que se aconchegou , debaixo das saias do Bolsonaro, para se esconder das descobertas do que conseguiram abocanhar de verdadeiras atitudes escusas, apadrinhada pelo Estados Unidos, e que agora começaram a aparecer as evidências de como e por que, tudo foi orquestrado com o apoio da Globo onde ela coloca seu poder é por dinheiro, e para ser beneficiada perpetuamente desde a ditadura de 64 , agora desde o golpe contra a democracia orquestrada por essa gang, e super protegida pelos ratos americanos que sempre estão de olho nas nossas riquezas que começaram a ser arrebatada desde o governo Fernando Henrique, e que agora também está vindo a tona, pé com muita educação Viviane não se deixe ser enganada maus tempo, todos esses bandidos, a Globo, ministério Público fizeram parte do plano para Desmoralizar o único Presidente que o Brasil teve, que se preocupou em governar para os pobres, e se não fosse pela traição do Temer que foi o algoz da quadrilha, a Dilma não teria sido derrubada injustamente, o Temer deixou- de mãos algemados por chefiar a quadrilha que boicotou todas as tentativas dela em tentar governar e se não fosse as alianças que o Lula teve que fazer com os bandidos do PMDB, inclusive o maior bandido o Cunha, o Lula teria feito muito mais por esse nosso Brasil, e principalmente pelos mais pobres, que era a verdadeira intenção dele comi presidente, mas hoje já começou a limpeza drsses traidores da Pátria, e Viviane tente enxergar a falta de talento de sabedoria, de humildade, o excesso de arrogância, a insensatez e o despreparo do Sr
    Jair Messias Bolsonaro, para continuar a ser o Presidente que gostaríamosque tivesse aparecido para Salvar o nisso país, precisamos ser humildes o suficiente para enxergarmos que verdadeiramente erramos na escolha, ele realmente nunca vai poder atender os anseios nossos, os Brasileiros, tudo por falta de competência, de humildade, de se colocar frente ao espelho e tentar de enxergar por dentro, e vai e lembra o que o Adoniram Barbosa falava, pau que nasce torto, morre torto.

  10. Logo saberemos a real intenção deste governo e seus super ministros. Já sabemos que a Lei não é para todos. Projeto de poder em curso…

  11. Diante de tantos altos baixo, espero saia de projeto e torne ” Lei ” e que se aprove já a Lei Ante Crime para que todos os políticos corruptos possam lhe ser assegurados suas condenações e prisões já.

  12. “”Os membros do JUDICIÁRIO que compõem a lava-JATO QUERIA ROUBAR A PETROBRÁS””, provavelmente pra PEGAR A PARTE QUE CABIA AO JUDICIÁRIO pela chancela que deu AO GOLPE, que tinha como “ÚNICO INTERESSE PROTEGER CRIMINOSOS”, como foi confessado pelo ROMERO JUCÁ que disse que ERA PRECISO TIRAR A DILMA É POR O TEMER PARA FREAR AS OPERAÇÕES DE COMBATE A CORRUPÇÃO; ou como pode ser visto NAS AÇÕES CRIMINOSAS DO JIIZ SÉRGIO MORO DE NÃO AUTORIZAR INVESTIGAÇÕES CONTRA O PSDB, PARTIDO DO PAI DELE, e jogar na mídia DELEGAÇÕES SELETIVAS com o único propósito de jogar o povo contra a presidente Dilma e o PT. – Aparentemente fracassou O ROUBO À PETROBRAS QUE O JUDICIÁRIO QUERIA FAZER, “E AINDA SAIR DO ROUBO COMO HEROI”, mas a sociedade precisa ficar atenta porque: “A PETROBRAS NÃO ROUBOU NINGUÉM. ELA FOI A VÍTIMA, E PORTANTO TODO DINHEIRO RECUPERADO NO PETROLAO PERTENCE A ELA QUE É A LEGÍTIMA E VERDADEIRA DONA DO DINHEIRO”.

  13. Chegou a hora de receber a recompensa pelo trabalho sujo, esse judiciário meliante é a vergonha de quem defende verdadeiramente a constituição e a democracia.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador