Morre, aos 77, o jornalista Paulo Henrique Amorim

Blogueiro por trás do Conversa Afiada e apresentador afastado do Domingo Espetacular por pressão política, PHA foi vítima de um infarto fulminante na madrugada desta quarta (10)

Jornal GGN – O jornalista Paulo Henrique Amorim morreu na manhã desta quarta-feira (10), aos 77 anos, em sua residência no Rio de Janeiro. Segundo informações da família, o mentor do blog Conversa Afiada sofreu um infarto fulminante. Ele deixa esposa e filha.

PHA estava na Record TV desde 2003. Recentemente, foi afastado do cargo de apresentador do Domingo Espetacular por pressão política do governo Bolsonaro. Ele acionou a Comissão de Direitos Humanos da ONU contra o cerceamento à liberdade de expressão.

O jornalista acumula passagens pela TV Manchete, TV Globo, TV Bandeirantes e TV Cultura. Na Record, também apresentou um telejornal e ajudou a criar o programa Tudo a Ver. A emissora informou, em nota, que mesmo afastado do Domingo Espetacular, ele continuaria disponível para outros projetos.

TRAJETÓRIA

PHA trabalhou também no jornal A Noite, a partir de 1961. Foi correspondente em Nova York da revista Realidade e também tem passagem pela Veja.

Em 1972, ganhou Prêmio Esso na categoria informação econômica pela reportagem “A renda dos brasileiros”, na Veja.

Entre 2000 a 2004, colaborou com o portal UOL, como âncora do programa UOL News, um dos pioneiros na produção de vídeo na internet.

Atualmente mantinha o blog e o canal no YouTube Conversa Afiada, em que abordava política e economia com viés analítico e com altas doses de sarcasmo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

Leia também:  Toffoli pede informações sobre investigação da PF sobre Greenwald, diz Lauro Jardim

28 comentários

  1. Paulo Henrique Amorim, um jornalista inteligente, culto, investigativo, imparcial, honesto, audacioso, destemido!!!!!
    Vai fazer falta ao bom jornalismo, principalmente neste momento tenebroso, sombrio, onde a maioria dos que trabalham nas “grandes midias” se venderam, assumindo descaradamente o discurso dos “patrões”, a exemplo de bonner, merval, mirian leitão, datena, entre tantos outros canalhas de todas as grandes mídias!!!!
    Sinto muito!!!
    Minhas condolências à família!!!
    Valeu PHA!!!!

    12
    1
    • Muita tristeza saber que não mais teremos esse grande brasileiro entre nós. Perdemos um porta-voz, um parente, um amigo. Vá em paz. A melhor forma de perpetuar Sua memória é continuar sua luta pela igualdade, fraternidade e justiça social entre os homens. Até … companheiro.

  2. Que tristeza! Tanta gente ruim pra morrer…
    Paulo era, ao lado do Mino, Nassif, Jânio de Freitas, Bob Fernandes e outros poucos, um alento na aridez deste triste país. Que falta imensa nos fará o seu incorrigível sarcasmo!
    Choro…

  3. PQP. Acho que Deus cansou do Brasil. João Gilberto e PHA na mesma semana? O Conversa Afiada não pode acabar.
    E não tem uma baixa na extrema direita e em todos esses canalhas que ajudaram a destruir o Brasil. FHCs, Marinhos, Barrosos, Delagnois, Alexandres Garcias, Bolsonaros, continuam saudáveis a espalhar maldades contra a população vulnerável desse país.

    10
    1
  4. Uma grande perda para o jornalismo de resistência, combativo, em prol do País e da maioria de seu sofrido povo! Meus sentimentos à família e a todos os democratas brasileiros.

  5. morre um dos maiores lutadores de/por um
    país mais decente e melhor.
    o otimista exagerado diria que é melhor morrer
    lutando e honrado do que ver a infamia vencer
    cruelmente apesar de tanta luta….

    10
  6. Grande perda para o jornalismo, mas seu nome está escrito na história pelo seu senso de justiça e jornalismo crítico. Andava sofrendo perseguições mas nunca se rendeu e manteve-se íntegro à sua luta pela liberdade de imprensa e informar o que muitos veículos escondem do povo brasileiro.

    LUTO

  7. Se escapamos dá perda de nossa soberania, da entrega de nossas riquezas, e da divisão em 3 ou 4 países, tudo orquestrado pelos norte americanos, quem sabe ainda restará um país. Nunca estivemos tão perto do desastre. COMO uma Iuguslavia, picada em pedaços, o Brasil se encaminha ao seu final….

    10
  8. Grande perda! Grande falta PHA vai nos fazer. Notícia das mais tristes que poderíamos receber nestes tempos duros que vivemos. Estou devastada, como se fosse mais um golpe desferido pelas forças do atraso que assaltam há anos nosso país e nosso povo. Vamos honrar sua luta, PHA, seguiremos na resistência e nas denúncias contra o desmonte e a barbárie. Paulo Henrique Amorim, presente!

  9. Fico triste pois imagino as raivas e contrariedades que sofreu por conta do bando que assaltou o governo e que conseguiu sua cabeça na record. Como dona Marisa, mais uma morte nas costas dos golpistas

  10. Paulo Henrique Amorim, a despeito de qualquer antipatia pessoal/profissional cumpriu um importante papel na blogosfera ao tratar o cinismo e a hipocrisia da Casa Grande e de todos os golpistas com o traquejo necessário: a galhofa e o deboche com muito escárnio aos assaltantes do poder no Brasil. PHA pode não ter sido santo, mas nenhum de nós somos. Importante é saber e conhecer o lado das pessoas, e Paulo Henrique tinha lado, a favor da maioria do povo brasileiro, o mais ofendido e mais mal tratado por esses golpistas cruéis e covardes.

  11. A quem devemos atribuir esse feito? Ao Bozo, ao Véio da Havan ou ao Macedão mesmo?
    Levar um pé na bunda aos 77 anos, não é fácil pra ninguém.
    Descanse em paz, PHA.

  12. Grande perda para o jornalismo brasileiro. Apesar de não ser sua admiradora pessoal, inegável sua importância para a imprensa nacional, especialmente a partir de sua saída das grandes emissoras, quando antes do blogue, salvo engano, o Conversa Afiada era um dos melhores programas da então TV Cultura.
    Inegável também o impacto que deve ter tido para esse desfecho seu afastamento abrupto e humilhante do trabalho: ele, que deve ter suportado críticas para continuar trabalhando na TV submissa ao Vergonhoso, ver-se descartado, para alguém que dedicou a vida ao trabalho e ao jornalismo, deve ter sido de uma gravidade que, independente de algum problema de saúde, certamente foi decisiva para sua precoce partida.

    Meus sentimentos de pesar e de solidariedade à família e amigos.
    Como diz a música, “e sem trabalho, um homem não tem honra, e sem a sua honra, se morre, se mata.”
    Triste e revoltante.
    Essa perda é mais uma a ser creditada ao fascismo brasileiro.

    Guerreiro M/enino-Um Homem também chora-De Gonzaguinha-Com Júlio Andrade-Legendado
    https://www.youtube.com/watch?v=Q1eT-nfajXI

    Sampa/SP, 10/07/2019 – 11:35

  13. Sem palavras! Eu era muito fã dele. Que descanse na glória do Pai.
    Estão indo os bons, e ficando os ruins. Saudades eterna!

  14. Trabalhei em 98 com ele na band..realmente grande ser humano..sincero e humilde…DEUS esteja com ele. Infelizmente brasil perdeu jornalista que nao tem rabo preso com politicos…falava as verdades sem medo..lutou bravamente contra esses hipocritas que se dizem cristaos.

  15. Grande Paulo Henrique Amorim! Que sua alma alcance a paz ofertada aos homens de boa vontade e que seu exemplo germine e frutifique aqui na Terra. A herança mais preciosa é o exemplo.

  16. Grande perda para o Jornalismo. Um Jornalista sempre em luta pela verdade. Triste , teria muitos anos pela frente para continuar desafiando os que pretendem manter a verdade escondida e manter o povo ignorante das causas da sua exploração . Sempre corajoso . Pêsames a todos nós que o acompanhávamos .

  17. A extrema direita pediu a cabeça de Paulo Henrique Amorim e os “evangélicos” da Record a entregaram numa bandeja.
    PHA foi assassinado pela Record.
    Foi perseguido, por suas posições políticas, mais alinhadas com as esquerdas.
    Há duas semanas, foi afastado do programa Domingo Espetacular, que apresentava há 14 anos. Isto o atingiu profundamente. Minou suas forças.
    Ficou tão revoltado que recorreu à ONU. Muito difícil lutar contra as injustiças num país em que o próprio poder judiciário tem um lado bem claro e não faz a menor questão de escondê-lo.
    O ser humano PHA foi atingido em sua excência. O afastamento do programa foi feito pela emissora, atendendo a demandas dos extremistas de direita.
    Liberdade de expressão?

  18. Nesses anos todos de guerra midiática, e já são décadas, nunca saí de dentro de seu blog Conversa Afiada, espécie de segunda casa para mim. Ali, tanto quanto de coragem, eu me armava de compreensão e argumentos, colocando-me em condições de me entender e fazer-me entender politicamente. Aliás, se não fossem os blogs “sujos”, entre eles o de PHA, a esquerda já teria desaparecido no Brasil.

  19. PHA um Jornalista que defendia com suas ideias claras e de fácil compreensão a nossa democracia e apesar de muitos não concordarem ele possuía em todo o Brasil uma vasta legião de fãs que jamais o esquecerá. Vá em paz Paulo Henrique Amorim e ore por nós, pois estamos necessitando muito. Meus pêsames à sua família e amigos.

  20. PHA um Jornalista que defendia com suas ideias claras e de fácil compreensão a nossa democracia e apesar de muitos não concordarem ele possuía em todo o Brasil uma vasta legião de fãs que jamais o esquecerá. Vá em paz Paulo Henrique Amorim e ore por nós, pois estamos necessitando muito. Meus pêsames à sua família e amigos.

  21. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome