MPF denuncia Greenwald e outros seis por invasão de celulares

Jornal GGN – O Ministério Público Federal (MPF) denunciou sete pessoas na manhã desta terça-feira por crimes relacionados à invasão de celulares de autoridades. O jornalista Glenn Greenwald, editor-chefe do portal The Intercept Brasil e um dos primeiros a abordar os bastidores da operação Lava Jato, também foi denunciado, embora não tenha sido indiciado pela Polícia Federal.

Em nota, o MPF diz que a denúncia assinada pelo procurador da República Wellington Divino de Oliveira relata que a organização criminosa executava crimes cibernéticos por meio de três frentes: fraudes bancárias, invasão de dispositivos informáticos (como celulares) e lavagem de dinheiro. A peça em questão não aborda os crimes de fraudes bancárias, que estão sendo apurados em outra investigação.

Segundo o Ministério Público Federal, Walter Delgatti Netto e Thiago Eliezer Martins Santos são citados como mentores e líderes do grupo. Danilo Cristiano Marques era “testa-de-ferro” de Walter, enquanto Gustavo Henrique Elias Santos desenvolveu técnicas que permitiram a invasão do Telegram e a realização de fraudes bancárias.

Suelen Oliveira, esposa de Gustavo, agia como laranja e “recrutava” nomes para participar das falcatruas. E, por fim, Luiz Molição invadia terminais informáticos, aconselhava Walter sobre condutas que deveriam ser adotadas e foi o porta-voz do grupo nas conversas com Greenwald.

Segundo o documento assinado por Oliveira, a “liberdade de imprensa é pilar base de um Estado Democrático de Direito e faz parte do papel da mídia desnudar as entranhas dos esquemas de poder e corrupção que assolam o país”.

O procurador diz ainda que, “quando um jornalista recebe informações que são produtos de uma atividade ilícita e age para torná-las públicas, sem que tenha participado na obtenção do conteúdo ilegal, cumpre seu dever jornalístico”. Porém, os diálogos demonstraram que Greenwald “foi além ao indicar ações para dificultar as investigações e reduzir a possibilidade de responsabilização penal”.

No caso específico de Greenwald, o MPF afirma que o jornalista não era alvo da investigação, mas que a conduta foi adotada em respeito à medida cautelar proferida pelo ministro Gilmar Mendes, que proibiu apurações sobre a atuação do denunciado.

Durante análise de um MacBook apreendido com autorização da Justiça na casa de Delgatti, foi encontrada a gravação de uma conversa entre Luiz Molição e Glenn realizada após a divulgação da invasão sofrida pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro.

No áudio, Molição diz que as invasões e o monitoramento das comunicações telefônicas ainda eram realizados, e pede orientações a Greenwald sobre a possibilidade de “baixar” o conteúdo de contas do Telegram de outras pessoas antes da publicação das matérias pelo site The Intercept.

Greenwald, então, indica que o grupo criminoso deve apagar as mensagens que já foram repassadas para o jornalista de forma a não ligá-los ao material ilícito – desta forma, o MPF dá entender que o material publicado pelo jornalista teve origem ilícita.

 

Redação

Redação

View Comments

  • É bom eles tratarem de PROVAR que Glenn invadiu ou patrocinou qualquer invasão de celulares, senão o bicho vai pegar e quem será denunciado é o MPF.
    Esses procuradores moleques fazem merda e quem paga a indenização é o erário.

  • Olha, eu sempre tive minhas dúvidas quanto as motivações do Glenn. Não confio nele. Simples assim. E não confio, porque, suspeito, também ele atende interesses inconfessáveis.
    Verdade que ele ajudou a desacreditar a Lava Jato e libertar o Lula, mas é pouco, muito pouco. Glenn (o The Intercept, para ser mais honesto) sempre afirmou que tinha chumbo grosso. Chumbo grosso que, estranhamente, nunca mostrou. Penso que chegou a hora dele mostrar as cartas que tem.

  • "Verdade que ele ajudou a desacreditar a Lava Jato e libertar o Lula"

    Nada a ver com a soltura do Lula. O Lula foi solto porque o STF decidiu que cumprimento de pena, para qualquer pessoa que não esteja cumprindo prisão preventiva, só pode ser depois de o processo ter transitado em julgado.
    A que interesses ele atende? Ora, a que interesses ele atendia quando divulgou os documentos do Caso Snowden? Interesse público. Interesse jornalístico.

Recent Posts

Senado vai recorrer da decisão de Zanin que suspendeu desoneração da folha

Enquanto isso, STF já tem placar de 3 a 0 para manter a suspensão de…

28 minutos ago

PF e FBI enquadram Mauro Cid para mais esclarecimentos sobre joias sauditas

Ex-ajudante de ordens da Presidência presta novo depoimento sobre o caso nesta sexta-feira (26)

1 hora ago

Uma escravidão portuguesa, com certeza, por Urariano Mota

Presidente de Portugal, Rebelo afirmou que o seu país é responsável por crimes realizados durante…

2 horas ago

A última chibatada da Marinha no lombo de João Cândido, por Hugo Souza

Sobre a revolta de Marcos Olsen com a possibilidade de inscrição do nome do líder…

3 horas ago

Observatório da dengue: Vacinação é ampliada para 625 municípios

Cidades contempladas ficam localizadas em seis estados e foram definidas a partir de uma lista…

4 horas ago

Gabriel Yuji Kuwamoto Silva (1996-2024), por Daniel Afonso da Silva

A turma onde encontrei Gabriel era ampla, vasta, criativa, complexa, diversa e plural. Mas, ao…

4 horas ago