
Da BBC News Internacional
Os negócios de jornais de Rupert Murdoch na Austrália disseram que mais de 100 de seus jornais se tornarão apenas digitais ou desaparecerão completamente.
A partir do próximo mês, ele fará 76 jornais regionais e locais apenas online e fechará outros 36 por completo.
A News Corp Austrália disse que a mudança significará perda de empregos, mas não disse quantos papéis seriam cortados.
O bloqueio do coronavírus atingiu as receitas de publicidade, acelerando uma desaceleração no setor de mídia do país.
O presidente executivo da operação da News Corp, Michael Miller, destacou como a pandemia atingiu os negócios: “O Covid-19 impactou a sustentabilidade das publicações comunitárias e regionais.
“Consequentemente, para atender a essas tendências em mudança, estamos reformulando a News Corp Australia para focar em onde os consumidores e as empresas estão se movendo e para fortalecer nossa posição como empresa líder de mídia digital da Austrália”.
Segundo o plano, os principais jornais diários da News Corp, incluindo o Herald Sun e o The Daily Telegraph, se tornarão mais focados no estado, atraindo conteúdo de jornalistas regionais e comunitários.
Mais encerramentos
Documentos regionais maiores, como o Hobart Mercury ou o NT News, continuarão sendo publicados em sua forma impressa.
As raízes do império global de Murdoch estão nos jornais australianos. Mas, como grande parte do resto do mundo, a indústria de mídia tradicional da Austrália está sob intensa pressão nos últimos anos, à medida que os anunciantes recorrem a gigantes da Internet como o Facebook e o Google, da Alphabet.
Várias empresas de mídia do país já fizeram cortes ou desligaram-se completamente durante a pandemia, com as mais recentes, incluindo a Buzzfeed Australia e a 10 Daily, um site de notícias da emissora Ten Network, de propriedade da ViacomCBS.
No início deste ano, a Australian Associated Press, uma agência de propriedade da News Corp, anunciou seu fechamento após 85 anos.
A News Corp lidera uma campanha em andamento para fazer com que as empresas on-line paguem pelo conteúdo australiano que compartilham.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.