
Ayọ significa “prazer”, em Yorubá. Nascida na Alemanha, fruto da união de pai nigeriano e mãe romena(de etnie rroma), Ayọ foi ainda pequena para a Nigéria. Quando ela tinha apenas seis anos sua mãe foi presa por porte de heroína e passou algum tempo na cadeia. Após o divórcio de seus pais, ela e dois de seus irmãos ficaram um tempo com famílias adotivas.
Aos 15 escreveu sua primeira canção, que era sobre sua mãe, e como ela lidou com sua traumática infância. Seu gosto musical foi influenciado pela grande coleção de discos de vinil de seu pai, que incluia Pink Floyd, Fela Kuti, Donny Hathaway, Jimmy Cliff e Bob Marley. Com seu pai, que trabalhava meio-período como DJ enquanto estudava engenharia na Alemanha, e que descobriu seu talento de cantora, ela gravou sua primeira fita demo em um estúdio e acabou por abandonar a escola aos 18 anos.
Aos 21 mudou-se para Londres e depois para Paris e Nova York. Durante sua estada em Paris seu talento musical foi noticiado por uma ampla audiência, e ela deu seu primeiro show solo em 2002, aberto pelos cantores de soul Omar e Cody Chesnutt, e assinou contrato com a Polydor Records.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ay%E1%BB%8D
Deixe um comentário