7 de junho de 2026

Na contramão dos ataques do governo Bolsonaro, UNE lança campanha “Eu defendo a educação”

Agenda de manifestações será aberta em março e pede a exoneração de Abraham Weintraub
Foto: Daline Ribeiro/UNE

Jornal GGN – A União Nacional dos Estudantes (UNE) lançou nesta quinta-feira, 13 de fevereiro, a campanha “Eu defendo a educação”.  Serão diversas atividades iniciadas em março e estendidas até junho, “em resposta aos ataques do Ministério da Educação (MEC)”, comandado pelo ministro de Bolsonaro, Abraham Weintraub.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

A campanha será aberta com uma manifestação no dia 18 de março, data que marca o início da Jornada de Lutas da Juventude, a agenda do movimento estudantil que organiza protestos pela educação em todos país.

Em nota, o presidente da UNE, Iago Montalvão, comentou sobre a necessidade de uma agenda para reivindicar à atual gestão do MEC. “Serão atividades em universidades públicas e privadas em diversas frentes para mostrar para o MEC o todo o governo que não vamos recuar sobre seus constantes ataques, que não aceitaremos mais retrocessos nem incompetência no setor e exigimos prioridade para o financiamento de uma educação de qualidade como nos é direito”, disse.

Na última terça-feira, 11 de fevereiro, Abraham Weintraub foi ao Senado Federal prestar esclarecimentos sobre os erros no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que atingiu cerca de seis mil estudantes. Na ocasião, o ministro colocou a culpa em “militantes”, alunos que “não estavam entendendo o processo”. 

Com a campanha “Eu defendo a educação”, serão organizadas aulas públicas, ciclo de debates nas instituições de ensino, a criação de festivais contra censura, ações culturais dentro das universidades com formações, mostras e vivências com artistas universitários. 

Confira o calendário de mobilização:

1 a 18 de março– Realização de plenárias e assembleias em todo o Brasil.

8 de março– Dia Internacional da Mulher

14 de março– 02 anos da morte de Marielle

18 de março- Jornada de Lutas

28 de março- Edson Luís

01 de abril- Dia da Anistia (descomemoracao do golpe militar)

10 a 12 de abril- Encontro das Mulheres Estudantes da UNE

25 de maio a 01 de junho – Campanha anti-imperialista.

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

1 Comentário
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados