Noruega acaba com brincadeira de satélite da Defesa e da Polícia Federal

O Planet fornecerá mapas de base de alta resolução de todos os trópicos, cobrindo mais de 64 países em desenvolvimento, com atualização mensal

A brincadeira cara do Ministério da Defesa e da Polícia Federal, de terem um satélite para chamarem de seu, acabou. O INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) teve queda de financiamento para atender aos desejos da ala policial do governo.

A brincadeira acabou. Ontem, o Ministério do Clima e Meio Ambiente da Noruega assinou um contrato com a Kongsberg Satellite Services ( KSAT ), que, juntamente com a Planet e a Airbus , fornecerá acesso universal ao monitoramento de alta resolução por satélite dos trópicos.

Através dessa coalisão, as três organizações disponibilizarão novas tecnologias para a Iniciativa Internacional de Clima e Florestas da Noruega (NICFI). É um contrato de 37 milhões de euros para proteger as florestas tropicais do mundo.

O Planet fornecerá mapas de base de alta resolução de todos os trópicos, cobrindo mais de 64 países em desenvolvimento, com atualização mensal.

Qualquer pessoa poderá utilizar os dados, até o vice-presidente Hamilton Mourão, responsável pelo monitoramento da Amazonia, e que recentemente acusou funcionários do INPE de vazar informações – mesmo sabendo que as informações eram públicas. O que comprovou que uso de informações falsas é um estilo de governo que transcende Bolsonaro

A partir de meados de outubro, qualquer pessoa poderá baixar os mapas-bases mensais prontos para análises por meio da plataforma de imagens de satélite online da Planet, o Planet Explorer.

A Airbus também fará parte da equipe, contribuindo com seu acervo de imagens SPOT de alta resolução. Os satélites da Airbus foram relevantes para o uso comercial de imagens de satélite permitindo a cobertura de grandes áreas em tempo recorde.

Leia também:  Johnson diz que Brexit pode ocorrer sem acordo com União Europeia

A Airbus Defense monitora a terra há mais de trinta e cinco anos. Segundo François Lombard, chefe de Negócios de Inteligência da Airbus Defesa e Espaço,  “nosso arquivo SPOT 5 permitirá aos usuários voltar no tempo e entender os processos que levaram à situação atual, a fim de ajudar a evitar que aconteçam novamente no futuro.”

Embora a Global Forest Watch esteja fornecendo acesso a dados geoespaciais ao público por meio do contrato do NICFI, ela também está trabalhando com a Autoridade de Desenvolvimento Florestal na Libéria, Associação de Conservação da Amazônia (ACA) e muitos mais.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

17 comentários

  1. NeoColonialismo Ambiental. A máscara caiu. ” Farms here, Forests, there”. O Cabresto e o Imperialismo com outras nuances. A Verdade é Libertadora. (P.S. Lá do alto, os Satélites mostram grandes regiões da África e Ásia. Só o que interessa. Não mostrando os corpos de Mulheres e Crianças afogadas no Mediterrâneo. Isto é tão Subdesenvolvido, não é mesmo?!)

    20
    64
    • Vc critica tanto os 100 anos de república esquerdista no Brasil e usa termos como imperialismo? kkkkkkkkkkkk Vcs só sabem copiar e colar né? Deixa de ser ridículo.

      41
      16
      • Esquerdista? Não. Esquerdopata. E não é a República. É a Elite que vem à tona junto com a Ditadura Fascista de 1930. (“A leitura de 2 ou 3 livros, juntamente com formação cristã somado às boas intenções e pensam que é a base para se considerar de Ideologia de Esquerda”. Florestan Fernandes). Quanto ao Imperialismo e Colonialismo, são termos muito anteriores à tal Ideologia. Já eram citados no sec. XVIII. Acho que alguém só está um pouco atrasada. abs)

        6
        27
        • Nem Satélite. nem Ingerência Internacional, nem Factóides Sensacionalistas. Apenas pura Omissão e Interesses nada puritanos nos INCÊNDIOS NORTEAMERICANOS: “…nordeste de Los Angeles, ameaça mais de mil casas e quatro mil residentes…” “…Mais de 59 mil quilômetros quadrados foram carbonizados , uma área maior do que o estado de Connecticut, e pelo menos 23 mil pessoas permanecem evacuadas em todo o estado, segundo Gavin Newsom, governador da Califórnia.
          As primeiras estimativas são de que 6.400 prédios foram destruídos em todo o estado,..” “…Pelo menos 7.900 deles eclodiram no estado este ano,..” “…Vinte e seis pessoas já morreram…”
          (ultimosegundo.ig.2020-09-22)

          3
          8
          • Me parece que o Zé Sérgio está fazendo uma crítica ampliada. Coloca em perspectiva toda a situação do imperialismo. A rigor, não precisaríamos da Noruega se o Inpe não tivesse perdido recursos. O governo tira a capacidade de excelência que o Instituto sempre teve. E por quê isso? Acho que precisamos mesmo ampliar nosso olhar e pensar criticamente sobre como a questão ambiental brasileira se entrelaça com outroa aspectos geopolíticos.

            16
            1
    • Vc sabe ler? O projeto tem objetivo claro e nada tem a ver com imigrantes, corona virus, eleições americanas, etc

      20
      3
      • Na verdade, a Noruega está pagando mais caro (R$240 milhões), 6x mais que o Brasil (49M), para ter mais do serviço que o Brasil ia contratar (Planet). Isso comprova que o Brasil ia contar com a opção mais viável a curto prazo, concordante com a Noruega. Eles preferiram o mesmo serviço que o Brasil ia contratar, mais viável do que o INPE.

        2
        2
    • Vamos mostrar o que já pode ser visto, mas não vamos exibir a colônia que não é país, melhor esconder a nossa falta de vergonha do que exibir a fracasso já exposto dos outros! Segue o seco e ataca a Noruega!

  2. Eles estão estragando uma “parada” adredemente preparada, com muitos “intere$$$$$ado$$$$” em adquirir um satélite para o Brasil… para a Defesa e também para controle de queimadas… afinal, o Brasil não pode ficar na dependência de terceiros… nem dividir informações secretas com outros países…

    7
    5
    • De que Brasil você está falando? Defender o que, se tudo foi entregue para para os interesses do capital usar o que a partir de agora possuem?
      Defender o que?

  3. Em breve vamos poder até as caras dos tais “caboclos e indígenas” que segundo relatos oficiais pelo mundo a fora, são aqueles quem botariam na floresta brasileira…
    É duro…

    4
    1
  4. Esse monitoramento não é nenhuma novidade. Há dezenas de satélites dos quais é possível obter as imagens grátis ou barato. Não é necessário confiar no processamento deles, podemos fazer os nossos, como muitos institutos governamentais e universidades fazem todo dia no Brasil. Nosso grupo (www.sigrb.com.br) começou na USP em 1988, trabalhamos lá até 2014 e continuamos no Comitê da Bacia do Ribeira de Iguape e Litoral Sul de SP, processando imagens e mapas das mais variadas fontes. Não conseguimos ter os computadores mais caros, mas também não somos coitadinhos que precisem depender de dados processados no exterior para saber como está nosso meio ambiente.

    10
  5. A tecnologia nessa área é sempre benvinda para a vigilância contra desmatamento, mineração e incêndios criminosos, diminuindo cada vez mais a cumplicidade de quem deveria preservá-la

  6. A Direita Psicopata é isso: morte e destruição
    O Brasil estava se tornando uma das maiores nações e economias com democracia do mundo
    Mas a elite do atraso não aceita projeto de nação, desenvolvmentismo, educação, inclusão social
    So sabem mentir e manipular, como fez o Bolsonazi na Onu

    3
    2
  7. Misia, 100 anos do quê???!!!
    Quem dera ter chegado a 20. 500 anos na mão da direita e tanta história já escrita e você me vem com “copiar e colar”??
    Verifique a “qualidade” nas críticas dos esquerdistas(com muito orgulho) e a “o que vocês acham”! Não dá pra comparar né!!

  8. Nassif, eu gostaria de entender qual é a vantagem de atrapalhar o trabalho da Policia Federal. INPE é um órgão de pesquisa..PF é uma instância investigativa. O inpe só forneceria à PF uma imagem por mês. Pra ele tá ótimo. Mas pra quem tá.investigando coisas como uma possivel queimada criminosa no Pantanal, o satélite da Planet vai fornecer imagens diarias.pra saber onde foi.o.roco de incêndio e tudo. PF é dos poucos.órgàos publicos respeitaveis, independente do presidente da ocasião. Parem de jogar contra. Eles precisam dessas imagens. Eles trabalham com imagem de satelite todos os dias

    1
    1
  9. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome