O caso da falsa herdeira do banqueiro suíço, por Luís Nassif

Atualizado às 17:30

A imprensa se esbaldou com uma verdadeira história de princesa com pitadas políticas. Roberta Luchsinger, neta de um banqueiro suíço, sócio do Credit Suisse, um dos maiores bancos do planeta, decidiu doar R$ 500 mil a Lula, para compensá-lo do bloqueio imposto por Sérgio Moro.

Imediatamente o juiz Felipe Albertini Nani Viaro, da 26ª Vara Cível do Tribunal de Justiça de São Paulo, exercitando uma militância política indevida, exigiu que a socialite pagasse, antes, uma dívida com um marceneiro.

Nem foi preciso esse bate-bumbo do juiz. A história da socialite correu o Brasil.

Época a descreveu como neta do banqueiro suíço Peter Paul Arnold Luchsinger. Veja a tratou como uma bilionária excêntrica, nascida em Miraí, a cidade imortalizada pelo samba “A professorinha”, de Ataulfo Alves.  A Folha teceu loas à herdeira bilionária que recheou uma mala da marca Rimowa de objetos que o ex-presidente poderá transformar em dinheiro.

Apesar da quase homonímia com o banqueiro suíço, se parente for, seu avô é distante, com as raízes fixadas no Brasil no século 19. Provavelmente o primo suíço não deve ter a menor ideia sobre o lado brasileiro.

A família Luchsinger

Segundo os registros de um dos membros da família, que levantou uma genealogia meticulosa, os  Luchsinger ou Luxinger são oriundos da região de Cantão de Glarus, distrito de Engi na Suiça.

Embarcaram no porto de Hamburgo em 1855 no navio América com destino à Fazenda Nova Olinda, em Ubatuba. Eram 109 pessoas, das quais 38 foram transferidas para o Espírito Santo.

Parte da família radicou-se no Rio Grande do Sul, com alguns descendentes fundando o Adubos Trevo, de saudosa memória.

A árvore de Roberta fixou-se no Rio de Janeiro, através do avô Roberto Pedro Paulo, uma pessoa de classe média, que se casou com Cecília, um dos sete filhos do outrora poderoso coronel Afonso Alves Pereira, de Miraí, que aumentou sua fortuna casando-se com Maria Dinah Sarmento, filha do industrial Severiano de Morais Sarmento.

Cecília e Roberto Pedro Paulo tiveram dois filhos.

A filha Bárbara, tia de Roberta, casou-se com um bem-sucedido financista, Roger Ian Wright, sócio do Banco Garantia. Faleceu tragicamente no acidente da TAM. A mãe de Bárbara não resistiu à tragédia e morreu dias depois. Anos depois, o próprio Roger morreu em um acidente trágico de avião em Troncoso, Bahia, no qual morreu toda a família do segundo casamento, mais o filho Felipe, do primeiro. Pode ser que os gastos de Roberta sejam bancados pela herança da tia Barbara, cuja procuração foi-lhe passada pelo avô.

O segundo filho, Roberto Pereira Luchsinger, casou-se com Maria Ângela Caçula Moreira e veio morar em Miraí, em uma chácara do sogro. Do casamento, nasceu Roberta.

Sempre foi atrevida, a ponto de, ainda estudante, ser proibida pelo juiz de entrar no fórum da cidade de Miraí. Depois, formou-se em direito, pensou em fazer concurso para o Ministério Público, chocou a família tendo um caso com o ex-delegado Protógenes Queiroz, que andava na crista da onda, com quem teve uma filha.

Foi um caso retumbante, conforme o título da matéria da revista IstoÉ: “Protógenes e a banqueira” E o subtítulo: “Famoso pela caça ao banqueiro Daniel Dantas, o delegado deputado está prestes a se casar com a herdeira do segundo maior banco da Suíça”.

“Pode-se dizer que é a união da rainha com o plebeu. Eles se amam e não há nenhum interesse por trás disso”, garantiu a amiga Eulália.

Quando saiu a notícia de que Protógenes havia se casado com uma herdeira do Credit Suisse, Miraí riu à vontade. Já sabiam das fantasias que a conterrâneo sempre desenvolveu.

Uma das filhas de Roberta é criada em Miraí pela família.

E o avô Roberto Pedro Paulo, suposto acionista do Credit Suisse?

Com a morte da filha e da esposa, Roberto Pedro Paulo Luchsinger – que não deve ser confundido com o banqueiro Peter Paul Luchsinger – acabou de mudando para Miraí, para ficar perto do filho Roberto.

Em julho passado, na mesma Miraí, morreu, e, seguramente, sem nenhuma ação do Credit Suisse, tal sua situação financeira precária, conforme descrita por amigos da família.

Teve que ser enterrado com a urna que a prefeitura disponibiliza para indigentes.

Adendo – Foram incluídos mais dados sobre a morte da família de Roger Ian Wright.

Adendo 2 – Roberta divulgou certidão de nascimento mostrando que o avô nasceu na Suiça. Retifica-se um ponto. O GGN mantem a opinião de que o avô nunca foi grande acionista do Credit Suiss e a neta não tem condições financeiras para arcar com os R$ 500 mil prometidos a Lula.

Luis Nassif

108 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sério, Nassif?
    Por que isso

    Sério, Nassif?

    Por que isso nunca foi colocado quando ela se casou com o Protógenes?

    E o que ele está fazendo na Suiça?

    1. Me desculpe, mas, o que tem o c* a ver com as calças?

      Protógenes estar na Suíça é prova da realidade da história? Ora, ora… Pode estar a turismo, visitando um amigo, talvez até, para fazer suposiçoes negativas (do que vc parece gostar…), estar colocando dinheiro numa conta no exterior. E vc leu mal a matéria, ela nao se casou com Protógenes, teve um caso com ele.

          1. Protógenes está na Suiça sim

            Protógenes está na Suiça sim como asilado político. Vi no youtube uma entrevista que a Mariana Godoy fez com ele lá na Suíça no início desse ano. Não tive paciência de assisitir tudo porque acho esse Protógrenes um boçal que queria se fazer de herói como o Moro, mas se deu mal porque escolheu o alvo errado. Fingiu que se bandeou para a esquerda só para ter guarida, se eleger e obter foro privilegiado. Mas suas pautas no Congresso não tinham nada a ver com ideologia esquerdista. Saiu do PCdoB, onde havia sido eleito deputado federal, e foi para um partideco de aluguel onde não conseguiu reeleição. Tentou apaziguar sua posição com a direita indo ao 1o de maio do Paulinho da Farça, com o mote do Fora Dilma, mas não adiantou. O Dantas não o perdoa sua audácia. Ele ainda está tentando agradar os caras ao continuar a atacar a Dilma declarando que as eleições foram fraudadas e tecendo lôas ao Moro. 

  2. Pois é, Nassif.
    E a imprensa

    Pois é, Nassif.

    E a imprensa prefere a historinha. Depois não entendem porque estão perdendo espaço para os produtores de “notícias” para Facebook e Whatsapp.

  3. Esse caso só evidencia a decadência da imprensa corporativa. Imp

    Esse caso só evidencia a decadência da imprensa corporativa. Impressionante como os principais veículos de informações corporativos não adotam o mínimo de precaução ao expor fatos da política brasileira. Uma história maluca dessas exigiria o mínimo de cautela e responsabilidade dos editores dessas corporações midiáticas.

    Não é por acaso que a maior parte dos jornalões dependem da bolsa mídia para sobreviverem. A credibilidade já não faz o menor sentido para a mídia brasileira, o que importa é criar barrigas para alimentar a boataria generalizada nas redes sociais. 

  4. No primeiro dia registrei

    No primeiro dia registrei aqui no blog que a historia era fake.Credit Suisse ou Citybank não tem herdeiros.

    São instituições PUBLICAS  “sem dono” ou muito menos “herdeiros”, informações elementares.

    1. Uma noticia que vai te

      Uma noticia que vai te alegrar, André = acharam um substituto pra Mara Luque, a comentarista econômica que jura de pés juntos que um aposentado de baixa renda consegue viver no Equador como se vivesse no paraíso (rs) = O Luis Gustavo Medina, o Teco (nem Dias Gomes imaginaria um apelido tão perfeito prum economista anti Keynes no sentido intelectual = Keynes era um gênio e Teco é duma burrice cavalar rsss). Uma das pérolas dele foi dizer que o BC do Brasil, na época em que havia no Brasil pleno emprego (meu deus, estávamos no paraíso e não sabíamos  ) e a inflação estava além dessa maldita merda, quero dizer, meta inflacionária, o BC devia rezar pra taxa de desemprego aumentar porque assim a inflação cairia – ou seja, o oposto do mandamento pétreo do FED americano – pleno emprego primeiro e o resto a gente vê o que faz. Não é que Meirelles, o Dorminhoco, ouviu o menino e fez o que ele queria ? Merece ou não ter um programente próprio, André? Programa que se chama o Assunto é Dinheiro  num momento em que dinheiro é artigo raro no andar de baixo . Nelson Rodrigues deve estar tirando uma do Dias Gomes rs 

       

       

       

      1. Esse Teco é um digno

        Esse Teco é um digno substituto da Mara, se merecem mas não são da mesma area, o Teco fala de macroeconomia e a Mara fala sobre miudezas da economia individual, as famosas “milhas” que ela adora e tira não sei de onde, segundo ela dá para dar volta ao mundo sem por a mão no bolso, só usando milhas, vamos ver se o Teco tem coisa ainda melhor para oferecer.

  5. É sério isso? Vocês mesmos

    É sério isso? Vocês mesmos deram crédito à história alguns dias atrás. Qual é a dela então ao manter a história? A doação é falsa? 

  6. ?!?!?!?!?!?!?!?!?!!?!

    ?!?!?!?!?!?!?!?!?!!?! hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha

    Sinceramente, estou morrendo de rir com isso tudo!!!! hahahahahahahahaha

    1. Imprenssa (argh!!!!) não confere informações da pessoa!!! hahahahaha

    2. O dito cujo que ocupa cargo de juiz fazer alarde dizendo que vai bloquear a doação porque existem pendência !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! E tal juiz não vai averiguar as informações?!?!?!?!?!??!?!?!?!?!?!?!?!? É com servidores assim que meu, o seu, o nosso suado dinheiro de impostos está sendo utilizado?!?!??!!?

     

    3. Tenho vontade de falar mais coisas, melhor parando por aqui

  7. E daí?

    Pois eu pergunto “e daí?”.

    O que importa são as versões mais contadas, não a verdade.

    E a versão mais contada, pelo que eu já pude ouvir até em ônibus é que está provado que o Lula tem conta na Suíça e seria essa daí uma das pessoas que estão ajudando a trazer de volta.

    A época é da pós-verdade, não adianta. E ganha quem tiver os meios para disseminar mais e melhor o que bem entender.

  8. Por alguma razão isto me

    Por alguma razão isto me lembra a sentença de Lula, onde a principal “prova” é uma reportagem sensacionalista…. 

    Ainda não se explicou de onde vem dinheiro…. ou não existe doação?

  9. Essa pasmaceira será usada contra Lula e essa maluca corre risco

    Que história maluca… essa mulher deu entrevista em diversos lugares… repetiu essa história várias vezes.

    Eu revi a entrevista, ela se apresenta como “herdeira de um ex-acionista do banco”… lembrando que qualquer um pode virar acionista do Itaú, por exemplo. 

    Se essa mulher não tiver nenhum tipo de proteção, será massacrada pela mídia, PF, MP, judiciário…

    Ligada a Protógenes Queiroz, ao PCB e a Lula… logo nesse momento em que Ministros do STF são chantageados e ameaçados…

    Não é hora de fazer “pegadinhas” num país facista e ditatorial! 

     

  10. Mitomania na rede

    Em 1975, Ponta Porã e Dourados eram o olho do furacão da nova fronteira agrícola do país, a área cultivada crescia de ano para ano em proporções assustadoras. Áreas cultivadas demandam adubo, e a carteira agrícola do BB, no segundo andar da agência, parecia um formigueiro humano. O idioma falado era o gauchês. Lá no térreo, recém admitido no BB, me colocaram em uma função faz-tudo, como era comum na época. Entre elas, dar baixa nas ordens de pagamento, sendo a maior parte delas emitidas em favor das Indústrias Luchsinger Madorin S.A., creio que a razão social da Adubos Trevo, a débito da conta do financiamento de custeio, destino, salvo engano, Ijuí -RS. Eram dezenas por dia em época de contratação de safra (setembro a novembro). Por razões e motivos que desconheço, retive essa informação, e lembrei imediatamente quando essa patacoada começou a passar a 3X2 na minha timeline. Li, vi a origem gaúcha e associei imediatamente. Não tive nenhum interesse em compartilhar. Bom, mas o que isso tem a ver com o caso? Nada, apenas uma curiosidade pessoal, que despertou minha memória. O que vai abaixo, sim:

    Os mitômanos da rede social – Esse é apenas mais um dos muitos casos de mitomania que pululam na rede social. Conheço ao menos dois deles, clássicos: 

    1) uma pessoa que ilude um batalhão, escrevendo o que não escreve, valendo-se de um ghost writer. Se essa pessoa for convocada a debater, ao vivo, sobre o que escreve, vai ficar muda. A maior parte das pessoas já percebeu.

    2) em outubro de 2014, essa outra pessoa comoveu a esquerda brasileira, de norte a sul, com uma história rocambolesca, que fez sentido na época, porém como todo mitômano, tropeçou na própria armadilha dois anos depois (2016). 

    3) fui na página da Roberta Luchsinger. Camisa de força é pouco. Na minha conta, é o terceiro maior caso de mitomania na rede. 

    mitomania – hábito de mentir ou fantasiar desenfreadamente

  11. Caraca maluco !!Quer dizer
    Caraca maluco !!
    Quer dizer que o Lula está duro outra vez.
    Sacanagem !!

    Na boa, o que anda acontecendo com o Brasil ultimamente não é normal.

  12. Bolsa Lula

    UOL:

    Se Luiz Inácio Lula da Silva é visto como o pai do Bolsa Família, ela quer ser a mãe do “Bolsa Lula”.

    Neta de Peter Luchsinger, ex-acionista e ex-correntista do banco Credit Suisse, Roberta Luchsinger, 32, decidiu lançar um movimento de apoio financeiro ao ex-presidente, que teve quase R$ 10 milhões em planos de previdência e contas bancárias bloqueados a pedido do juiz Sergio Moro.

    A neta do suíço Peter Paul Arnold Luchsinger abriu o bolso, o closet e o cofre para fazer uma doação pessoal ao petista no valor de cerca de R$ 500 mil em dinheiro, joias e objetos de valor.

    “Com o bloqueio dos bens de Lula, Moro tenta inviabilizá-lo tanto na política quanto pessoalmente. Vou fazer uma doação para que o presidente possa usar conforme as necessidades dele”, diz Roberta.

    Ela saca da bolsa Hermès um cheque ao portador no valor de 28 mil francos suíços (cerca de R$ 91 mil), mesada que recebia do avô morto em 8 de julho, aos 92 anos.

    “Foi o último cheque que recebi dele e vou repassar integralmente ao Lula. Agora, já podem dizer que ele tinha conta na Suíça, aquela que os procuradores da Lava Jato tanto procuraram e não acharam”, ironiza Roberta.

    A herdeira bilionária recheou uma mala da marca Rimowa de objetos que o ex-presidente poderá transformar em dinheiro.

    Entre eles, um relógio Rolex (R$ 100 mil) e um anel de diamantes da joalheira Emar Batalha (R$ 145 mil), que enfeitou um editorial da revista “Vogue”. “Lula vai poder penhorar tudo”, sugere a doadora.

    Na mala que será entregue pessoalmente nos próximos dias, em data que está sendo negociada com o ex-ministro Gilberto Carvalho, há ainda objetos de desejo de blogueiras e “it girls”: uma bolsa Chanel (R$ 32 mil), um par de sandálias Christian Louboutin (R$ 3 mil) e um vestido Dolce & Gabbana (R$ 30 mil).

    “São itens que poderão ser leiloados em um evento em benefício ao ex-presidente”, propõe Roberta.

    Uma bandeja de prata, com o brasão da família Luchsinger, foi incluída na lista. Segundo ela, é um protesto pelo confisco dos presentes que Lula recebeu de chefes de Estado quando estava na presidência.

    Roberta justifica a doação com críticas ao que qualifica de “excessos” e “seletividade” da cruzada anticorrupção empreendida por Moro e companhia.

    “É indevido esse protagonismo político da Lava Jato, que fere o sistema de pesos e contrapesos entre os poderes da República”, diz. “Perseguir o Lula é perseguir o povo brasileiro.”

    CARREIRA POLÍTICA

    Dona de uma agenda de contatos políticos de todos os matizes ideológicos, Roberta pretende se lançar candidata a deputada estadual na eleição de 2018 pelo PCdoB (Partido Comunista do Brasil).

    Ela se filiou ao partido ao se casar em 2009 com Protógenes Queiroz. Ex-deputado pela legenda, ele hoje se encontra em asilo político na Suíça para escapar da prisão após ser condenado por violação do sigilo no comando da Operação Satiagraha.

    Divorciada há dois anos do ex-delegado que prendeu o banqueiro Daniel Dantas, do Opportunity, ela continua militando no PCdoB.

    “Roberta tem personalidade própria, é progressista e provém de um segmento social pouco usual no nosso partido. É muito bem-vinda neste momento em que buscamos renovação e queremos trazer pessoas de bem para a política”, afirma Walter Sorrentino, vice-presidente do PCdoB.

    GRANDES FORTUNAS

    Roberta não vê incompatibilidade entre seu estilo de vida sofisticado e a pregação de uma sociedade igualitária e sem classes sociais preconizada pelos comunistas.

    Ela critica os cortes na área social aprovados por Temer e diz apoiar a taxação sobre grandes fortunas, proposta capaz de gerar calafrios entre seus amigos e parentes endinheirados.

    “Sou absolutamente contrária à redução do dinheiro que vai para os mais pobres ao invés de aumentar a tributação para os mais ricos.”

    Em tempos de polarização, a herdeira diz não temer patrulha ideológica ao se perfilar nas fileiras da esquerda.

    “Esse ódio exacerbado contra os partidos de esquerda, principalmente contra o PT, chegou ao ponto de cegar parte da sociedade. Virou moda se referir a Lula como ladrão”, afirma. “Esses que hoje o demonizam se esquecem de que Lula foi bom para os pobres e também para os ricos e deixou a Presidência com 90% de aprovação.”

    Para Roberta, outro ponto que a faz continuar apoiando Lula, a quem prestou solidariedade no velório da ex-primeira dama Marisa Letícia, é o fato de o petista transitar entre empresários e trabalhadores. “Gosto disso. Também sou assim.”

    NA ESTRADA

    A neta de banqueiro diz estar pronta para colocar o pé na estrada se for convidada a integrar a caravana do ex-presidente pelo país.

    Para provar que não é só da boca para fora, ela está disposta a incluir no pacote de doações uma perua Volvo XC 60, ano 2015, blindada, avaliada em R$ 150 mil. “A perua da perua pode substituir a caminhonete velha que o Moro sequestrou do Lula”, brinca.

    Rica, loura e de esquerda, ela é comparada pelos amigos à senadora Marta Suplicy (PMDB-SP), ex-petista. “Enquanto eles acham graça da minha militância, eu aproveito para pedir que também colaborem com o ‘bolsa Lula’. Afinal, todos eles ganharam muito dinheiro nos governos do PT.”

    Condenado em primeira instância a nove anos e seis meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no processo que investiga a compra de um tríplex no Guarujá, o ex-presidente pode ficar inelegível em 2018.

    Fato que não desestimula a campanha de doação aberta por Roberta. “Independentemente de ser ou não candidato, este dinheiro vai permitir a Lula sair pelo Brasil espalhando esperança. Não podemos perder a crença na política. Precisamos de união.”

    http://www1.folha.uol.com.br/colunas/redesocial/2017/08/1908731-bolsa-lula-herdeira-de-banco-suico-doa-r-500-mil-apos-bloqueio-de-moro.shtml

  13. Andando por BH vejo mendigos

    Andando por BH vejo mendigos e pedintes em qualquer lugar que vou. Lojas fechadas. Ontem fui com minha filha num posto do Ministério do Trabalho para ela fazer sua carteira de trabalho. Não tinha NINGUÉM. Apenas um atendente completamente à toa (mexendo no celular, claro). Enquanto isso o PIG nos distrai com imbecilidades, prontamente reverberadas por toda a parte, TODA. Que preguiça disso tudo. 

  14. Que pena ..em sendo assim

    Que pena ..em sendo assim …de qq forma

    Obrigado à JOVEM que por alguns dias tinha conseguido me fazer crer que ainda existem pessoas movidas por nobres causas

    ..e obrigado ao JORNALISTA por, de posse duma versão mais acurada dos fatos, não ter se furtado em divulgá-la

    Lamento pela IMPRENSA que, de idos tempos, não se aprofundou ao caso que lhe proporcionou vibrantes manchetes  ..e lamento pela JUSTIÇA, que em mais uma decisão CASUÌSTICA dum togado, revelou-nos seus métodos e valores de trabalho (que de tempos já sabemos não valer quase nada)

    NOTA  – e em defesa própria – feliz do JORNALISTA que a BEM DA VERDADE teve plena liberdade de fazer perguntas pertinentes que acabaram por nos revelar contradições procedentes e incomodas  ..FELIZ dele que em função disso NÂO TEVE NENHUMA DE SUAS CONTAS e acessos bloqueados, muito menos tolhido seu direito de expressar a sua verdade  ..afinal, PERGUNTAR, já dizia P.SIlvino, não ofende !!! ofende ?

  15. APÓS VER AS NOTÍCIAS DESSA

    APÓS VER AS NOTÍCIAS DESSA MANHÃ(ESPERO QUE OS DOIS MINUTOS QUE FALTAM PARA AS 6:00 NÃO TRAGA SURPRESA DOS BOZOS DA FEDORENTA) NOS SITES E NA MÍDIA BANDIDA EIS QUE FICO SABENDO QUE LULA ESTÁ DURO DE NOVO;A BANQUEIRA NÃO É BANQUEIRA.BARRIGADA GERAL,VEMOS POIS QUE AS MÍDIAS NADA CONFEREM SE VERDADE OU NÃO,PRECISOU O TURCO NASSIF CLAREAR AS IDEIAS.PREMIO BARRIGADA ALHEIA PARA O TURCO QUE VEM DANDO UM BAILE NO JORNALISMO.AINDA ASSIM ESPERO O DESFECHO VISTO QUE A SUPOSTA HERDEIRA CONTESTA O LOUCO PELA GABRIELA.

  16. Nassif,
    não era mais
    Nassif,

    não era mais importante para o jornalismo fazer una entrevista com ela?

    Sua história de vida e razões para fazer estas acoes diferenciadas?

    Que jornalismo eh este que nao ouve o outro lado, e que parece que ouviu somente seus inimigos sociais. Fofoca de interior, invejas, futricas, etc.

    Acho que desta vez a barricada historica foi sua. Ela nao se diz herdeira de nada. Quem diz isto eh a midia, verdade, meia verdade ou mentira.

    Importante sao suas politicas, mais ainda neste momento.

    Soh de ser casada com Protegenes jah a torna digna de atencao especial, pelo menos.

    Uma entrevista como esta aqui, no link abaixo, com alguns questionamentos sobre a vida familiar da mesma seriam mais coerentes con sua historia jornalistica de respeito do que seu artigo agressivo e unilateral.

    link da entrevista com a herdeira ou nao, mas muito inteligente, politizada e corajosa:

    http://www.diariodocentrodomundo.com.br/o-judiciario-virou-instrumento-contra-todos-que-apoiam-lula-mas-a-cascavel-aqui-esta-viva-diz-roberta-luchsinger-ao-dcm/

    1. Pois é, Marcio

      Também tive a mesma impressão.

      Se ela é herdeira ou falsa herdeira o que transpareceu é que ela não é burra. Muito ao contrário, ela parece ser bastante articulada e capaz de argumentar com propriedade.

      E por que ela foi bloqueada?

  17. Olha, nem Dias Gomes e sua

    Olha, nem Dias Gomes e sua imaginação maravilhosa conseguiriam criar os personagens que vemos ultimamente nesse país. A herdeira que nunca foi [rs] Ouvi uma entrevista dela na rádio e me pareceu um pouco avoada rs 

    MAs uma coisa, assim como o final feliz nas novelas, é que os bandidos se são bem no final. Protógenes foi mexer com Daniel Dantas – um dos nomes mais poderosos do país e que é o menos vistos, quse uma entidade – e teve que se mandar pra  Suíça pra não acabar na cadeia  e DD está com certificado, dado pela justiça, de cidadão de bens, quer dizer, de bem [rs] 

    Agora se numa história banal dessa, facilmente verificável, como fez o Nassif, criou-se toda uma mentira, imagina em temas complexos, com inúmeras variáveis? 

    1. Desbloqueio

      Aproveitando o pedido acima, repito o meu. Me desbloqueie por favor. Não tenho ideia de porque fui bloqueada.

      @carlatoscan 

       

      Obrigada.

  18. Pois é Nassif;
    Mas eu gostaria mesmo é de descobrir por que é que a RADIO MEC AM no Rio de janeiro, DESCONTINUOU o programa FOLIE & VIOLA do nosso amigo ADELZON ALVES.
    Pra mim a melhor coisa que havia na grade da tal da EBC… vc saberia me dizer???

  19. Excelente matéria.
    Duvido

    Excelente matéria.

    Duvido muito, porém, que a Folha de São Paulo admita na primeira página que divulgou uma falsidade.

    Afinal, depois de divulgar a Ficha Policial falsa de Dilma Rousseff o jornal disse que ela “poderia ser verdadeira” apesar da falsidade do documento ter sido atestada por peritos.

    De fato este episódio me fez lembrar uma história interessante. Sou advogado há mais de duas décadas. Certa feita fui despachar uma petição no Fórum de uma comarca do interior paulista.

    Escondido atraz de pilhas de processos, o juiz me recebeu de maneira indiferente. Ele leu a petição e depois empurrou as pilhas de processo de maneira que pudesse me ver.

    “- Muito bem, muito bem. O seu requerimento será deferido. O senhor deseja tomar café? Quer se sentar?

    – Não obrigado. – respondi estranhando o tratamento cordial.

    – Desculpe-me por não poder ter lhe dado a devida atenção. Como o senhor pode ver, estou naufragando nos processos. O senhor não quer mesmo um café? – e foi a porta pedir para trazerem café para nós dois.

    – Muito bem. Muito bem. Há quanto tempo o senhor é advogado? Neto do Desembargador Oliveira Ribeiro, por certo.

    – Não, a semelhança entre nossos nomes é mera coincidência. – respondi.

    O juiz trancou a cara, me devolveu a petição com o despacho e me dispensou dizendo que eu deferia leva-la ao cartório. Depois rearrumou as pilhas de processos de maneira a se esconder de mim.

    Roberta não é neta de um banqueiro. Eu não sou neto de um Desembargador paulista. Ambos fomos vítimas de confusões semelhantes, muito embora o meu ‘causo’ seja muito menos notório.

    De qualquer maneira, posso até imaginar as desculpas numa nota de rodapé do jornal do clã Frias:

    “Roberta Luchsinger não é, mas podeeria ser neta neta de um sócio do Credit Suisse.”

    As falsidades jornalísticas tem sempre uma vida mais duradoura do que as histórias verdadeiras.

  20. Dizem que sou muito louco…

    Ao ler o post do Nassif, logo me veio à lembrança o tal casamento com Protogenes e todo escândalo que foi essa historia… Agora, esperar o desmentido da imprensa… Se toda a imprensa ja sabia que tudo isso era invenção. O negocio da imprensa é piorar mais e mais a situação juridicia de Lula.

  21. Infelizmente a ficção e a

    Infelizmente a ficção e a ilusão nos parece mais doce que a realidade.

    Isso explica muitos vícios.

    Lembrei de uma história, recorrente na literatura.

    Havia um menino que foi criado como menina, promessa feita pela mãe.

    Quando o (a) jonvenzinho(a) estava na adolescencia um rapaz apaixonou-se por ele(a).

    Mesmo depois da verdade revelada , a paixão do rapazote não arrefeceu. Ainda “a ” enxegava.

     

  22. A grávida de taubaté e outras barrigas…

         Não sei se é por vício de aceitar sempre a versão patronal, ou alguma outra razão, mas nossa imprensa não checa as informações que publica. Se, ao que tudo indica, for confirmada a mentira desta moça, nossa imprensa irá engrossar sua já enorme coleção de barrigas (matérias falsas, no jargão jornalístico).

      Ao fazer-se uma retrospectiva, iremos ver como a revista inglesa The Economist, mandou um repórter cobrir o Bolsa-Família e desmentiu tudo o que nossa imprensa dizia sobre o programa; como que uns caipiras simplórios de Taubaté ganharam grande espaço na mídia com uma farsa de uma gravidez muito mal contada; e, talvez o exemplo mais trágico: Como muitas vidas foram arruinadas por uma história falsa no caso “Escola de Base”.

      Nenhum repórter checou antes estas informaçõe? Será que nossa consciência será eternamente formada por pessoas que não têm filtros, não questionam e não sabem evitar cair em pegadinhas?

     

    1. Voce so foi agraciado com 5
      Voce so foi agraciado com 5 estrelas porque quem vos agraciou nunca ouviu falar em Ricardo Noblat.Por dever de justica,talvez seja o unico jornalista que checa tudo que da.Pode ser chamado ate de galo de gogo,de barriqueiro,nunca.

  23. O não tradicional

    – Como forma até mesmo de preservar a boa elegância, os valores e os princípios inerentes à discrição e ao modo até mesmo simples SEMPRE foram inerentesde famílias ligadas a negócios tradicionalmente consolidados. 

    – Comportamentos espalhafatosos e externalizantes de riquezas são, em geral, aspectos inerentes a novos ricos e neobilionários oriundos de emergentes. São típicos oligarcas russos de Montecarlo, os neoricos indianos de Londres, ou certos tupiniquins esbanjadores. Esse, em geral, demonstram a falta de tato e usam e abusam de tais externalidades para marcar posição e fazer-se aceito em uma camada social mais elevada. Se lhe faltam conhecimento de história e de arte, COMPRAM, como burgueses emergentes e esbanjadores, para conceber uma capa de aristicrata em suas vestimentas sociais. 

  24. Do DCM
    “O Judiciário virou

    Do DCM

    “O Judiciário virou instrumento contra todos que apoiam Lula, mas a cascavel aqui está viva”, diz Roberta Luchsinger ao DCM

     

    Por  Pedro Zambarda de Araujo 17 de agosto de 2017 Roberta Luchsinger

    Roberta Luchsinger tem 32 anos e é neta do ex-acionista do Credit Suisse, Peter Paul Arnold Luchsinger, e sobrinha de Roger Wright, alto executivo do mesmo banco no Brasil. Ela foi casada com o ex-delegado da Polícia Federal e ex-deputado pelo PCdoB Protógenes Queiroz, que encarou o caso Daniel Dantas na Operação Satiagraha. O ex-marido hoje está asilado na Suíça.

    Roberta ganhou holofotes da mídia após anunciar a doação de R$ 500 mil ao ex-presidente Lula após o bloqueio de seus bens com a condenação em primeira instância do juiz Sérgio Moro.

     

    Nesta quinta-feira (17), disse que vai dobrar o valor.

    Isso ocorreu porque o juiz Felipe Albertini Nani Viaro, da 26ª Vara Cível de São Paulo, determinou que Roberta Luchsinger pague antes uma dívida de R$ 62 mil cobrada dela judicialmente por uma loja de decoração.

    O magistrado deferiu o pedido de execução imediata da dívida. Determinou ainda que ela deve “abster-se de qualquer ato de disposição graciosa dos bens” até que salde o débito. O advogado de Roberta Luchsinger, Paulo Guilherme de Mendonça Lopes, disse que a cliente encomendou móveis que ficaram “muito mal feitos” e saldou parte do serviço.

    O DCM falou com ela.

    DCM: O juiz Felipe Albertini Nani Viaro pediu para executar uma dívida sua de R$ 62 mil. O que você acha disso?

    Roberta Luchsinger: A decisão do juiz não nos surpreende. É incrível como o Poder Judiciário, em qualquer instância, se transformou num instrumento de luta política contra Lula e todos que o apoiam.

    DCM: Você acha que esse tipo de decisão mostra que o Judiciário persegue pessoas pelo que elas pensam ou fazem?

    RL: Não gosto de generalizar nada, mas é incrível como ele em qualquer instância se transformou num instrumento de luta política contra nós de fato.

    Lula disse que a jararaca está viva e engordou, uma alusão à sua capacidade de sobreviver a qualquer adversidade. Eu digo que também sou resiliente, que a cascavel aqui também está viva e pronta para lutar contra a intolerância da direita e de seus representantes no Poder Judiciário.

    DCM: Você quer doar R$ 1 milhão ao ex-presidente Lula e tem consciência de que seu ato foi político. Sendo herdeira de um ex-acionista do Credit Suisse, você sofreu represálias da elite brasileira?

    RL: Minha doação ao presidente Lula tem um poder simbólico, porque mostra à sociedade o quanto um presidente como ele faz falta aos mais desfavorecidos.

    Represálias de uma elite que olha apenas para seu próprio umbigo? Não vejo como contra mim, mas sim contra eles mesmos.  Estou mais preocupada em colaborar com o desenvolvimento social do país do que com críticas pejorativas.

    Gosto de críticas quando são construtivas e escuto com maior prazer. Os que me criticam deveriam sair da zona de conforto e fazer algo pelo país.

    DCM: Algum amigo pessoal deixou de falar contigo após a doação ao Lula?

    RL: Meus amigos de verdade me conhecem e conhecem minha essência. Jamais deixarão de falar comigo por isso.

    DCM: A sua atitude pode mover parte da elite que não é mais afetada pelo antipetismo?

    RL: Acredito que sim. Tenho recebido com surpresa e entusiasmo muitas mensagens de pessoas que jamais imaginaria.

    DCM: Qual é a sua leitura sobre a elite brasileira neste momento, com o governo Temer aumentando o rombo econômico?

    RL: A elite desse país é mesquinha, provinciana, não sabe olhar além de seu umbigo. Mesmo diante do rombo, ela se nega a reconhecer que esse governo está levando o país para o buraco.

    DCM: Você se envolve em programas sociais há algum tempo. Quais foram? Você pode explicar?

    RL: Minha familia sempre foi envolvida em trabalhos sociais. Meu tio Roger Wright por exemplo, fez uma creche em Búzios quando minha tia Barbara morreu há 20 anos. Meu pai doou em Minas há mais de 30 anos um terreno para que fosse construída uma escola. Quando minha filha Valentina fez um ano, eu pedi que fosse feitas doações a Casa das Crianças de Mirai, em Minas Gerais. Aqui em São Paulo há muitos anos eu mantenho projetos sociais. A comunidade de Brasilândia me conhece bem, estou sempre atendendo aos pedidos que me chegam em prol da comunidade, sempre participando ativamente.

    Não faço só isso lá, pois ajudo outras comunidades de São Paulo, mas não fico por aí alardeando. Quando namorei o Gustavo Reis, atual prefeito de Jaguariúna, fui atrás de amigos para me ajudarem a doar ovos de Páscoa para que ele fornecesse às crianças.  Meu dia a dia é em busca de melhorar a realidade de comunidades que realmente precisam. Recebi recentemente na minha casa algumas mulheres da União Brasileira de Mulheres (UBM) para desenvolver uma ação voltada a educação.

    DCM: Três gerações da sua família morreram num acidente aéreo em 2009. Eles teriam orgulho dos seus posicionamentos políticos hoje?

    RL: Minha luta é pelo social, assim como sempre foi da minha família. Quem conhece a história da minha família, sabe o quanto ela sempre valorizou o trabalhador.

    DCM: Você foi esposa do ex-delegado Protógenes Queiroz. Como você enxerga a Lava Jato e operações anticorrupção que só atingem o PT?

    RL: Considero que a Operação Lava Jato transplanta modelos e conceitos jurídicos de outros países, provenientes do combate ao crime organizado. Ao meu ver ela fornece elementos para que instituições estrangeiras promovam ações contra os interesses nacionais.

    Aniquilou empresas, exterminou postos de trabalho, dificulta a realização de acordos de leniência, entre outras ações. Ela constituiu um embrião de poder paralelo, instituindo medidas de exceção em lugar do Estado Democrático de Direito.

    O protagonismo político da Lava Jato é indevido, fere o sistema de pesos e contrapesos entre os poderes da República. Ela é o partido mais agressivo do consórcio golpista. Creio que o real sentido político desta história é uma operação que tenta desabilitar o presidente Lula de se lançar candidato em 2018.

    DCM: Alguns setores da esquerda criticam a ajuda que uma pessoa como você, que é rica, dá ao Lula. Como encara as críticas?

    RL: Eleger Lula presidente é muito mais importante do que qualquer tipo de crítica relacionada à minha classe social. Estamos no momento que devemos vislumbrar a união máxima em prol do país. Eu quero ajudar Lula a ajudar milhões e milhões de brasileiros que precisam dele.

    DCM: Como você entende o fato de Bolsonaro ter um percentual de intenção de voto vindo de gente com educação e posses? 

    RL: É birra de crianças mimadas. Eles sabem que Lula é o melhor para o Brasil, mas não querem aceitar isso. Então insistem no Bolsonaro, assim como insistiram no Aécio.

    DCM: Você deve se lançar como deputada pelo PCdoB em 2018. Por que nesse partido?

    RL: Na verdade já faço parte do PCdoB desde que fui casada com Protógenes. Tive oportunidade de conhecer de perto o partido e seus princípios.

    Estou filiada no PCdoB porque o partido tem um projeto de desenvolvimento para o país que contempla o crescimento econômico com distribuição de renda que considero importante para a sustentabilidade.

    Projeto que não é de hoje. Desde 2014 o partido defende isso. Me sinto absolutamente à vontade no PCdoB.

    Tirar Dilma foi esfaquear a democracia. Deu no que deu … no que estamos vivendo hoje.

    DCM: Você acha que o PT errou quando esteve no poder?

    RL: Teve mais acertos que erros. Isso é um fato inegável. Acredito que em relação ao erros podemos apontar alguns exemplos do ciclo Lula/Dilma.

    Foi um erro grave ter mantido intacta a estrutura conservadora do Estado. A democratização, a modernização do Estado e o combate ao poder exorbitante das corporações de agentes públicos foram um tema que passou ao largo e, no geral, foi tratado quase sempre com um falso republicanismo. Igualmente grave foi ter sido tratado como intocável o monopólio dos meios de comunicação. A regulamentação do setor, em alguma medida, deveria ter sido realizada.

    Houve uma subestimação da luta de ideias, da necessidade de informar e politizar o povo através de meios e instrumentos diversos. O governo não se empenhou devidamente pela Reforma Política democrática. Em consequência, adentrou em um verdadeiro campo minado que, estruturalmente, o expôs a denúncias de corrupção que, manipuladas pela grande mídia, provocaram uma fratura na confiança que o povo depositava no governo e na esquerda.

    Provou-se correta a concepção tática de que a esquerda nem vence e nem governa sem alianças, sem constituir maioria no Congresso Nacional e na sociedade. São indispensáveis coalizões amplas, firmadas em torno de programas e lideradas pelas forças progressistas e de esquerda.

    Foi um erro a não realização, ainda que de modo parcial, das reformas estruturais. No período 2007-2012, estabeleceu-se correlação de forças mais favorável, criando espaço para se tentar implementar as reformas, mas os governos Lula e Dilma não souberam aproveitá-lo. Faltou-lhes visão, convicção e decisão política.

    http://www.diariodocentrodomundo.com.br/o-judiciario-virou-instrumento-contra-todos-que-apoiam-lula-mas-a-cascavel-aqui-esta-viva-diz-roberta-luchsinger-ao-dcm/

  25. judiciário brasileiro =

    judiciário brasileiro = GESTAPO TUPINIQUIM.

    Alguém terá de botar freios nestes concursados decorebas não eleitos.

    O que ocorre hoje deve-se UNICAMENTE ao fato do (des)governo Dilma ter ficado cinco anos sem ministro da justiça.

    O vácuo deixado foi ocupado pela corporação de decorebas não eleitos que acabou por destruir o país.

    Deram poder demais para ineptos. 

    O poder inebria despreparados  e os mesmos passam imediatamente a cometer sandices

    Eu contava uma piada aos meus amigos advogados, era a seguinte: exemplo de tragédia e desgraça.

    “Tinha acontecido uma tragédia em uma cidade aqui perto e um ônibus lotado de advogados a caminho de um convescote havia tombado em uma ribanceira com duzentos metros de altura e a desgraça é que não havia morrido nenhum deles.”

     

  26. História bem ao gosto do
    História bem ao gosto do Nassif, e também do meu xará, André Araújo. Adoram uma arvore genealógica com muitos galhos espalhados pelo mundo.

    1. Voce ganhou 5 estrelas por
      Voce ganhou 5 estrelas por ter espalhados galhos pelo mundo afora.Fico a imaginar com os meus gaiatos botoes,se voce espalhasse esses galhos sobre as cabecas.Nao prescisaria nem ser do mundo,nas do Solo Consolidado Patrio voce arrebentaria com a boca do balao.Poderia lhe asseverar peremptoriamente,iriam sobrar cabecas e faltar galhos.

  27. Olha , gostaria de confessar minha idiotice …..

    Essa moça caiu do céu , apareceu do nada e me causou certa estranheza. 

    Ué , eu pensei , é herdeira de um dos maiores banqueiros do mundo e nunca se ouviu falar nela ? Até a Lily Safra que é super discreta e não aparece na mídia a gente já ouviu falar. 

    Mas , pensei eu , tá na Folha  , no Estadão , na Globo ……. acho que é isso mesmo . 

    Não aprende !

    1. Não parece ter recebido educação de classe

      Desde a primeira vez que vi as fotos dessa moça eu também achei algo estranho, pois o imaginário que temos é que uma pessoa que pertence ao 0,01% dos mais ricos, teria uma aparência, vocabulário, postura e gestual muito mais sofisticada. A verdade é que não parece que ela recebeu uma educação de classe compatível com a da neta de um banqueiro. Há algo estranho nisso tudo; só acredito que é neta do banqueiro se, além de mostrar a certidão do avô, mostrar a certidão de nascimento do pai e a dela própria.

      1. Patrícia Abravanel e irmãs

        Patrícia Abravanel e irmãs são super sofisticadas e possuem um getual divinal, além de tocarem o ”Printemps” com as unhas…

        Neca Setúbal e seu rocococó a quintessência da sofisticação banqueira, faz Jack Kennedy parecer uma participante do BBB…

        Ai, ai…

  28. Blog tambem e cultura.Vejam
    Blog tambem e cultura.Vejam esta com a devida venia do Conselho Editorial.Em tempos idos e bem vividos,os cadastrados mais antigos que aqui batem ponto,diuturnamente,sol a sol,alguns dormem e aqui acordam como e o caso de Duduoutro,J.B.Costa,Arkx e Andre Araujo,recordam do Baiano e os Novos Caetanos,criado por Arnaud Rodrigues e Chico Anisio,ambos ja partiram dessa para outra melhor.E dai meu brother,que tem a ver.Explico.Baiano olhava para os Novos Caetanos,e soltava:”Eu vou bater pra tu”,os Novos Caetanos respondia:”Pra tu bater pra mim”,constituindo um dos refroes de maior sucesso do Solo Consolidado Patrio.Moral da historia.Essas horrendas estrelinhas daqui,funcionam exatamente assim:”Eu vou bater pra tu,pra tu bater pra mim”.Eu ainda nao morrerei enquanto nao ver com esses olhos que a terra ha de comer,as miseraveis estrelas daqui,tomarem o rumo dos quintos dos infernos.

  29. correção da ÓIA é a uma negação!!!

    CORREÇÃO: A primeira versão desta reportagem informava erroneamente que Roberta Luchsinger é herdeira do Credit Suisse – ela não tem relação com o banco. Roberta é herdeira do banqueiro suíço Peter Paul Arnold Luchsinger, morto em julho deste ano, ex-acionista do banco, e sobrinha de Roger Wright, ex-diretor do Credit Suisse, que morreu em 2009.

  30. E a doação?

    Existe ou não existe essa doação? Qual foi o valor doado? Confesso que achei estranho, e ao mesmo tempo singelo, ela doar bolsas e peças de grife, para serem vendidas e convertidas em dinheiro, como se fosse uma “venda de garagem”. os milionarios não fazem “venda de garagem”. Houve depositos na conta de Lula? Qual valor? Qualquer coisa que seja depositada na conta de Lula o justiceiro confiscará. Então  onde foi parar a doação?? A historia continua mal contada. Mas vale a versão da “princesa e o plebeu”. 

    1. Que doação? que milionário?

      A mitômana (aquele que mente e fantasia compulsivamente) tem uma dívida com uma loja de móveis EXECUTADA no valor de R$ 62 mil e R$ 232 mil de condomínios atrasados. Doação? De onde? Quando? 

  31. Matéria duvidosa

    Parece que a história não é bem essa. Irão corrigir a matéria? Dar voz ao outro lado ou fazer como a rede Globo? Decepção!

    1. ainda não está claro

      Para tirar a dúvida, ela poderia apresentar a certidão de nascimento dela e a do pai dela, provando, assim, a descendência.

      Como certidões são documentos públicos, qualquer um pode ir em um cartório e solicitar a cópia de certidão de nascimento, casamento ou óbito de terceiros. 

    2. A verdade é a verdade e não

      A verdade é a verdade e não aquilo que eu, o Nassif, a Roberta ou quem quer que seja queira que seja. Mas o apedeuta aqui não está entendendo o que esse documento escrito num idioma inintelegível quer provar. Alguém poderia traduzir para o Português para sabermos se esclarece alguma coisa ? E se eu apresentar uma certidão de nascimento do Papa Francisco posso dizer que ele é meu avô ?

      1. E eu,seu amigo,a pensar com
        E eu,seu amigo,a pensar com meus convictos botoes,que voce fosse um poliglota de fazer inveja a Black Batman.Equivoquei-me redondamente,tanto quanto a um,mais ainda quanto ao outro.

        1. O importante é você não ter

          O importante é você não ter se equivocado de que é meu amigo tanto quanto do outro. Receba meu perdão mas reze 3 ave-marias e 1 padre nosso.

      2. O idioma é o alemão; só é ininteligível para quem não o estudou

        Que história é essa, de desacreditar um documento apenas pelo fato dele estar escrito em llíngua estrangeira? Pior, chamar de inintelível uma língua apenas pelo fato de naõ tê-la estudado e não ter conhecimentos básicos? 

        A tal Roberta pode ser uma charlatã, mas issonão foi provado até agora. Nassif comeu mosca e parece ter cometido uma grande barriga.

        A ver.

        1. Meu comentário foi

          Meu comentário foi inintelegível para você, prezado João, mas a culpa é do texto não é de você não ter conhecimentos básicos de interpretação. E vou estudar alemão. Muito grato.

      3. Se você não entende alemão,

        Se você não entende alemão, não significa que todo mundo não entenda… E quanto à certidão do Papa, coloque aqui!

        1. Em momento algum eu sugeri

          Em momento algum eu sugeri alguma coisa que possa significar que TODO MUNDO não entende alemão. Se pegar só um país chamado Alemanha você vai encontrar lá muitos que entendem, entendeu ? Também nada foi sugerido  que eu tivesse certidão do Papa (se quiser é só ir ao Cartório onde foi registrado a nascimento dele e solicitar), mas para entender o que eu quis dizer tem que se ativar ao menos 2 dos 3 dos compartimentos cerebrais necessários para entender ironia, e aí começa a ficar mais complicado.

      4. Prezados JOÃO DE PAIVA,

        Prezados JOÃO DE PAIVA, CLAUDIONOR e, surpreendentemente, até meu amigo JUNINHO : Para entender ironia há necessidade de 3 compartimentos cerebrais segundo um cientista japonês. Se ele estiver certo vocês estão desculpados, nem todos têm os três. Já que são versados na língua de Brecht  e/ou em translate pelo Google, daria para me esclarecerem o que esse documento prova ? Dankeschön !

  32. Estou confuso

    Não sei mais em que ou no que acreditar. Qual a verdade nessa história toda?

    http://www.diariodocentrodomundo.com.br/querem-me-jogar-na-fogueira-roberta-luchsinger-mostra-certidao-de-nascimento-do-avo-por-pedro-zambarda/

    “Querem me jogar na fogueira”: Roberta Luchsinger mostra certidão de nascimento do avô. Por Pedro Zambarda

    Por Pedro Zambarda de Araujo – 19 de agosto de 2017  Roberta Luchsinger

    Transformada em celebridade instantânea depois que anunciou que faria uma doação milionária ao ex-presidente Lula, Roberta Luchsinger foi tema de uma reportagem do site JornalGGN do jornalista Luis Nassif.

    No texto, ele afirma que o avô de Roberta não seria Peter Paul Luchsinger.

     

    Nas redes sociais, a herdeira diz que o texto é mentiroso. “Se retrata, Nassif. Ficou feio pra você, um senhor da sua idade. Se dê ao respeito, amigo”, disse no Twitter. O jornalista a bloqueou.

    Ao DCM, Roberta Luchsinger enviou a certidão de nascimento do parente e falou sobre o assunto.

    DCM: Você diz que o Luis Nassif mentiu. Por quê?

    Roberta Luchsinger: Creio que estão querendo desviar atenção da minha solidariedade ao Lula.

    DCM: Seu avô morou em Porto Alegre? Por que ele saiu da Suíça para vir ao Brasil? Este é um dos pontos contestados.

    RL: Sim, ele morou por um pequeno período em Porto Alegre, associando-se aos primos na empresa Adubos Trevo. Fez isso por ter se casado com minha avó, que era brasileira.

    DCM: Você tem documentos que provam que seu avô é cidadão Suíço?

    RL: Tenho e estou te enviando a certidão de nascimento dele por email. Meu avô é suíço e o Nassif poderia ter se aprofundado melhor na história dele. Inclusive na familia e sua origem.

    Quando ele me procurou, eu estava chegando com minha filha de 5 anos a São Bernardo para um aniversário. Eu me ofereci para falar com ele no dia seguinte. Iria mandar fotos porque vi que ele parecia perdido e confuso e um tanto rude sobre a história. Foi uma surpresa para mim e para muitos ver algo tão agressivo como ele fez.

    Acho que estão querendo desviar atenção da minha solidariedade ao Lula.

    Eu atendi a mensagem do Nassif, respondi a algumas perguntas sem pé e nem cabeça, que estavam estranhas. Falava que determinada pessoa é minha tia e ele perguntava se era minha avó, coisas assim. Não sei porque ele foi absolutamente deselegante e agressivo comigo.

    DCM: O que você acha que está ocorrendo?

    RL: Fui casada com um homem que fez muitos inimigos. E por defender o Protógenes, eu sempre estou exposta a isso. Agora, por defender Protógenes e também Lula, vão em breve me jogar na fogueira para ser queimada viva, assim como as bruxas na época da Inquisição (risos).

    A certidão de nascimento do avô de Roberta

    Vejo o diálogo sempre como melhor caminho. Como estamos vivendo momentos difíceis na defesa das nossas convicções no campo da esquerda, e por ser meu gesto ser atípico, o melhor caminho é a união e não embates.

    Acredito que não será necessário entrar na seara jurídica. Como já disse ao Nassif, eu estou aqui para ajudá-lo com todas as dúvidas que ele tiver. Acho que depois que ele tiver as informações corretas, ele mesmo dará as explicações.

    DCM: Você previa ataques?

    RL: Sim, previa. Fui inclusive avisada que seria perseguida por meu ato em apoio ao presidente Lula.

    DCM: A Veja publicou que você tem uma dívida de R$ 232 milno condomínio de Higienópolis. O que você tem a dizer sobre isso?

    RL: Acho que é mais um ataque, porque querem me atacar a qualquer custo para tirar o foco da minha doação ao Lula. Sei que é difícil para muitos aceitar minha decisão e opinião em relação ao Lula.

    Muitos querem denegrir minha imagem, mas não vou cair nessas provocações. Meus advogados vão dar a devida resposta no tempo correto.

     

    1. Josef,

      E daí? Prezado, aos fatos: a mitômana tem uma dívida com uma loja de móveis executada no valor de R$ 62 mil, e R$ 232 mil em condomínios atrasados. Precisa mais? 

      1. Ué, Fernando…

        Como você tem tanta certeza disso? Por que deu na Veja? rsrsss

        PS: Não fui eu que dei essa estrelinha aí pra você. Já tava aí quando eu cheguei! bjs

  33. A história da herdeira

    Prezado Nassif:

    Hoje no Diário do Centro do Mundo entrevista com a “herdeira de banqueiro suíço”, em que se narra que seu blog teria omitido informações ou deformado informações relevantes para a compreensão do caso.

    Não que me interesse por essas polêmicas, a meu ver sem sentido, mas se isso realmente ocorreu, fico decepcionado, pois tenho sempre esse blog e vc como referência de informação.

    Sei que vc sabe, mas do que eu, que todo jornalista deve ter cuidado no trato das matérias, principalmente não ocultando informações muito menos distorcendo fatos capazes de comprometer a formação da opinião do leitor.

    Quero sinceramente que isso seja esclarecido.

    http://www.diariodocentrodomundo.com.br/querem-me-jogar-na-fogueira-roberta-luchsinger-mostra-certidao-de-nascimento-do-avo-por-pedro-zambarda/

  34. Pó Nassif.
    Será que essa
    Pó Nassif.
    Será que essa família não tem um ramo que se fixou em Poços? Todo mundo sempre tem algum parente distante que vive ou já viveu em Poços. Ninguém escapa.

  35. Hospicio Brasil

    Pois eu estou rindo à toa com toda essa historia.

    O Brasil está mesmo eloquecido ( vejam o judiciario, os procuradores, os juizes, os jornalistas dos jornalões da tv etc, o congresso, o governo ilegitimo etc  )

    Vamo-nos esbaldar todos nessa loucura geral

    Raul é que tinha razão : vmos ser todos “maluco beleza “.

  36. Blog acima de tudo e
    Blog acima de tudo e cultura,e o Conselho Editorial daqui esta plenamente convencido disso.Semprei entendi que Gonzaguinha foi o maior interprete da alma humana,senao nao teria deixado essses versos para a posteridade:”……..Nao quero a razao/pois sei/o quanto estou errado/e quanto ja fiz destruir/so sinto no ar o momento/em que o copo esta cheio/e que nao da mais/pra engolir………”Sem dimensao a falta que nos faz nesses tempos sombrios,muitos sombrios.

  37. Blog acima de tudo e
    Blog acima de tudo e cultura,e o Conselho Editorial daqui esta plenamente convencido disso.Semprei entendi que Gonzaguinha foi o maior interprete da alma humana,senao nao teria deixado essses versos para a posteridade:”……..Nao quero a razao/pois sei/o quanto estou errado/e quanto ja fiz destruir/so sinto no ar o momento/em que o copo esta cheio/e que nao da mais/pra engolir………”Sem dimensao a falta que nos faz nesses tempos sombrios,muitos sombrios.

  38. Essa loira banqueira,vice
    Essa loira banqueira,vice versa,armou uma confusao dos pecados que mora ao lado.Nao saberia dimensionar o tanho do barraco se ela fosse morena.

  39. História mal contada

    Se Luís Nassif está tão convicto e certo de que a história de Roberta Luchsinger é falsa, por que não dá espaço para que ela esclareça a qustão e tire as dúvidas? Por que Luís Nassif não convida moça e faz uma entrevista com ela, de preferência em vídeo? Por que Luís Nassif não dá espaço para que ela explique e comprove a autenticidade dessa certidão?

    Outra coisa; Nassif se vale de uma reportagem do PIG/PPV (revista época), mesmo sabendo que a grande mídia sempre vendeu a história de Roberta Luchsinger como sendo herdeira de banqueiro suíço, dando destaque a isso quando ela era casada com Protógenes Queiroz, que prendeu o banqueiro Danile Dantas – amigo de Gilma Mendes e do tucanato – por subornar policiais; a intenção óbvia era assassinar a reputação de Protógenes, sobretudo porque depois que deixou de ser delegado ele se elegeu deputado federal pelo PC do B.

    Agora o interesse do PIG/PPV é outro; eles tentam desmoralizar e desqualificar Renata Luchsinger pelo fato dela ter anunciado que doaria R$500 ml a o Ex-Presidente Lula, depois que – de forma criminosa – sérgio moro bloqueou, bens, valores, poupança e aposentadoria de Lula, visando inviabillizar aa atividades políticas dele, além de tê-lo condenado a 9 anos e meio de prisão  (numa sádic alusão a uma deficiência física de Lula em virtude de acidente de trablaho , que decepou-lhe um dedo da mão esquerda).

    Nassif se preocupou com um fato secundário e e se esqueceu de fazer análise mais importante: a da mídia. Nassif parece ter comido mosca, cometido uma barrigada e não parece disposto a dar o braço a torcer. 

    Da forma como noticiado, não só Roberta Luchsinger, mas sobretudo o PIG/PPV e este blog é que ficaram muito mal  na fita. Mas ainda há tempo pra esclarecer isso. Vamos, Nassif. Sehja humilde, abnegado e obstinado como se mostrou ao longo das décadas. Dê espaço à moça, ouça a versão dela; coloque os colaboradores do blog para investigar e esclarecer de forma jornalística esse imbroglio em que você se meteu. Não é bloqueando a Roberta nas redes sociais que você vai esclarecer essa questão. 

    1. Imperdoável!

      Já passou da hora de retratar-se, pedir desculpas públicas à Roberta Luchsinger.

      Aí está a prova cartorial de sua desdendência. Se ela herdou, herdará, ou não, um centavo de Franco Suíço,

      não interessa (viu, André Araújo!); o que interessa é a confirmação documental do parentesco de Roberta,

      agressiva e inaceitavelmente negada em público por Nassif.

      http://www.diariodocentrodomundo.com.br/querem-me-jogar-na-fogueira-roberta-luchsinger-mostra-certidao-de-nascimento-do-avo-por-pedro-zambarda/

      Cui bono?!

       

  40. MELHOR CONVERSAR COM A MOÇA
    MELHOR CONVERSAR COM A MOÇA NASSIF. ACHO QUE VOCÊ EXAGEROU NA GRITARIA ANTES DE OUVIR O LADO DELA. GOSTARIA QUE ISTO OCORRESSE. AFINAL AQUI NÃO É A GLOBO.

    1. Concordo
      A moça já exibiu certidão em outros blogs e até agora não vi espaço aqui para ela se explicar. Errar é humano mas é preciso ser ágil para repor a verdade, se este for o caso. De qualquer forma, novos esclarecimentos já deveriam ter sido publicados aqui.

  41. .”A filha Bárbara, tia de

    .”A filha Bárbara, tia de Roberta, casou-se com um bem-sucedido financista, Roger Ian Wright, sócio do Banco Garantia. Faleceu tragicamente no acidente da TAM.A mãe de Bárbara não resistiu à tragédia e morreu dias depois. Anos depois, o próprio Roger morreu em um acidente trágico de avião em Troncoso, Bahia, no qual morreu toda a família do segundo casamento, mais o filho Felipe, do primeiro. Pode ser que os gastos de Roberta sejam bancados pela herança da tia Barbara, cuja procuração foi-lhe passada pelo avô.”

    “Pode ser que os gastos de Roberta sejam bancados pela herança da tia Bárbara, cuja procuração foi-lhe passada pelo avô”

    Aqui revela-se que há pelo menos um indício de que Roberta tenha recursos para doar R$ 500.000,00 a Lula, A herança da tia Bárbara deve ser de bom tamanho para quem foi casada com um bem-sucedido financista.

    “O GGN mantem a opinião de que o avô nunca foi grande acionista do Credit Suiss e a neta não tem condições financeiras para arcar com os R$ 500 mil prometidos a Lula.”

    Ora, o fato do avô não ter sido grande acionista do Credi Suiss não significa nada nessa história. Quem era rica, era a tia Bárbara. cuja herança bancaria Roberta.

    Nessa matéria, acho que alguém deu um tiro num salão escuro cheio de gente e ainda não sabe em quem acertou.

    Seria tão fácil desvendar o mistério: é só entrevistar Roberta que em nenhum instante se recusou a falar sobre o assunto.

     

    PS: até agora não entendi porque me envolvi nesse assunto. Deve ser a velhice.

     

     

  42. Encher a bola?

    Tenho a menor vontade de encher a bola do Nassif. Nem ele carece e nem  a coisa me apetece.

    Creio que o Nassif errou um cadim e a moçoila, um cadão.

    Pode ser neta do Barão Vov Strauss e Cia, mas não tem 500 mil reais para dar ao Lula e nem o Lula pediu.

    É uma grande candidata a deputada estadual, quiça Presidente. O que ela queria, conseguiu.

    Dória, se cuida, ” menino”.

                                              

    1. Se é estranho, que se investigue

      Nada  há de estranho que uma certidão ateste o nascimento de alguém em 1927 e tenha sido emitida em 1937, 10 anos depois. Estranho, para não dizer absurdo e falso, seria o oposto.

      O que o bom jornalismo exige é que se investiguem os fatos e as versões sobre ele, para verificar se são verdadeiras. Certidão é documento público, não sendo difícil apurar a autenticidade ou falsidade dela. Trabalho bem maior terá uma equipe de jornalistas, para ir até todas as cidades em que membros antepassados da família suíça estiveram, estabelceram relações e contratos sociais e registros (de matrimônio, de nascimento de descendentes, de compra de imóveis e outros bens, com registros cartoriais confiáveis).

      Levantar a árvore genealógica (não meramente trancrever ou inventar uma versão conveniente dela, não confirmada e não amparada em registros documentais) dá outro trabalhão a que o GGN não se dispôs realizar. Ao contrário disso, o GGN se vale de matérias do PIG/PPV, para desqualificar a versão de Roberta Luchsinger. Intriga-me que o GGN se valha desse expediente sabendo que quando ela mantinha relacionamento com o ex-delegado da PF, Protógenes Queiroz, foi apresentada pelo oligopólio midiático privado como “banqueira” e não uma simples herdeira de banqueiro suíço. Protógenes havia pedido e obtido mandado de prisão contra o banqueiro Daniel Dantas (queridinho e protegido do PIG/PPV, do tucanto e seu líder no STF, Gilmar Mendes) por ele ter subornado policiais federais; o “crime” de Protógenes foi convocar a imprensa (TV Globo) para filmar o flagrante, essa prática corriqueira da ORCRIM da Fraude a Jato.

      Quatro dias depois do que parece uma tremenda “barrigada” o GGN faz silêncio spulcral sobre o caso. A única reação de Luís Nassif foi bloquear Roberta Luchsinger nas redes sociais, o que definitivamente é incompatível com o jornalismo honesto. Vamos, Nassif. Investigue e apure corretamete esse imbroglio, entreviste Roberta Luchsinger. Se tiver elementos, prove que ela mentiu, mas dê a ela a chance do contradidório. Não seja um sérgio moro, um carlos lima ou um deltan dallagnol do jornalismo, praticando abusos, arbitrariedades e ilegalidades, oprimindo e impedindo o direito à ampla defesa e ao contraditório às vítimas escolhidas e tachadas como inimigas.

  43. Macondo suíça

    “A árvore de Roberta fixou-se no Rio de Janeiro, através do avô Roberto Pedro Paulo”.

    O nome correto do avô na certidão apresentada por ela é Peter Paul Arnold Luchsinger, nascido em Zurich em 3 de fevereiro de 1927, filho de Paul Arnold Rudolf Luchsinger. “Pedro Paulo” devia ser o apelido brasileiro de Peter Paul.

    O documento também atesta que ele morava em Porto Alegre, não no Rio de Janeiro.

    Apesar de nascidos na Suíça, os nomes se confudem como na Macondo de Cem Anos de Solidão.

    Nada disso atesta que qualquer membro da família seja acionista ou herdeiro do banco Credit Suisse ou qualquer outro.

    Meu tataravô foi Francesco Bertolli, dono de bancos e olivais na Toscana. Dele só herdei um saca-rolhas e uma amostra grátis de azeite Bertolli.

  44. Sempre achei muito estranha. . .

    Sempre achei muito estranha essa história, mas valeu pela frissón que causou em todo o Brasil, uma milionária querendo dar uma mala com R$500.000,00 em dinheiro para o Lula, quando a própria classe média baixa brasileira é anti petista, foi realmente tudo muito estranho.

  45. Ajude-me a entender seu objetivo, Nassif, por favor

    Prezado Nassif,

    Eu admiro seu trabalho e procuro acompanhar tudo o que você publica.

    Por favor, eu lhe peço que me ajude a entender seu(s) objetivo(s) ao publicar essa matéria, na qual eu não observei a sua costumeira elegância. 

    É verdade que eu espero de você muito mais do que a média. E como eu gostaria de mantê-lo assim, entre minhas melhores fontes de informação!

    Um grande abraço e obrigada pela atenção.

    1. Sinceramente vc foi certeira.

      Sinceramente vc foi certeira. Nassif está em suspeição na minha avaliação faz tempo. Saiu de minhas fontes seguras. É uma pena pois está muito difícil confiar em alguém.

      1. Bem que eu desconfiava.Com o
        Bem que eu desconfiava.Com o cabelo sempre em desalinho,camisas com cores de cobra coral,oculos que usa desde a ceia de Cristo,nas horas vagas toca bandolim para disfarcar.Nassif e agente do Mossad.O General Sergio E.,Comandante em Chefe das Forcas das Trevas deve imediatamente entrar em contato com vosmece.A senhora tem um faro do peru.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador