O evolucionista voador

EvoVoa_Capa

[Contracapa]

O livro O evolucionista voador & outros inventores da biologia moderna reúne artigos a respeito da vida e obra de 14 grandes cientistas: Henry Walter Bates (1825-1892), James F. Crow (1916-2012), Marie Curie (1867-1934), John L. Harper (1925-2009), Charles Keeling (1928-2005), Lynn Margulis (1938-2011), John Maynard Smith (1920-2004), Ernst Mayr (1904-2005), Stanley L. Miller (1930-2007), George Price (1922-1975), Richard Southwood (1931-2005), Alfred Russel Wallace (1823-1913), George C. Williams (1926-2010) e Carl R. Woese (1928-2012).

Alguns nomes devem ser familiares ao leitor comum; outros, no entanto, são pouco conhecidos fora da arena científica. O caso de George Price é particularmente perturbador, pois se trata de um autor pouco conhecido mesmo dentro da comunidade científica. Todos eles, em maior ou menor extensão, direta ou indiretamente, ajudaram a inventar a biologia moderna.

Os capítulos estão arranjados de acordo com o ano de nascimento (Cap. 1-4) ou falecimento (5-14) dos cientistas. Versões anteriores dos capítulos 5-14 foram publicadas como obituários, a começar pelo de John Maynard Smith, cujo título eu tomei emprestado para dar nome ao livro. O capítulo 15 foi originalmente publicado como resenha.

Aproveitei as versões originais, mas promovi inúmeras mudanças – retifiquei erros e mal-entendidos, suprimi trechos inadequados e, sobretudo, acrescentei novas informações, incluindo uma ampla variedade de ilustrações.

[Orelhas]

Os personagens incluídos no livro lidaram com um sortido leque de questões, envolvendo tanto descobertas empíricas como inovações conceituais. No primeiro caso, eu poderia citar a riqueza biológica dos trópicos, a radioatividade, a senescência, a transmissão horizontal de genes, a endossimbiose e as arqueias. No segundo, citaria a teoria da evolução por seleção natural, a seleção sexual, a analogia mimética, a evolução do altruísmo, o conceito de estratégia evolutivamente estável e a teoria da endossimbiose sequencial, além da criação de novas disciplinas (e.g., química pré-biótica, biologia populacional de plantas e medicina darwiniana).

Dois desses personagens eram naturalistas típicos do século 19 (Wallace e Bates). Dois estudaram a atmosfera, um simulando cenários primitivos (Miller), o outro monitorando a composição atual (Keeling). Um terceiro costumava examinar detidamente o solo, contando plântulas e sementes (Harper). Houve quem lidasse com elementos invisíveis (Curie) ou microscópicos (Margulis e Woese). E houve quem escrevesse a respeito dos fundamentos filosóficos (Mayr) ou teóricos (Williams) da biologia, às vezes, neste último caso, lançando mão de ferramentas matemáticas um tanto abstratas (Price, Maynard Smith, Southwood e Crow), a ponto de alguns biólogos evitarem os seus escritos.

Embora a variedade temática seja expressiva, apenas certos tópicos foram tratados mais detidamente – e.g., a distinção entre evolução, seleção e darwinismo; a dicotomia entre mimetismo e camuflagem; o decaimento radioativo; a noção de transições evolutivas; o processo de especiação e o modelo de especiação por reforço; a composição atmosférica e o aquecimento global; o uso de técnicas de amostragem em estudos populacionais; a construção de tabelas de vida; a demografia de organismos modulares; a ideia de seleção em múltiplos níveis; a evolução da senescência; a origem das células eucarióticas; o conceito de tamanho populacional efetivo; o sistema de cinco reinos e a noção de árvore universal da vida.

A lista de autores citados – ainda que a maioria apenas de passagem – é igualmente numerosa, incluindo desde naturalistas dos séculos 17, 18 e 19 a duas dezenas de cientistas laureados com o Prêmio Nobel.

Expediente

Título: O evolucionista voador & outros inventores da biologia moderna

Autor: Felipe A. P. L. Costa

Ano de publicação: 2017 | Número de páginas: 160 | Dimensões: 14 x 21 cm | ISBN 978-85-903232-3-5 (edição do autor)

Preço: por via postal, em pacotes com 1, 2, 4, 10, 20 ou 40 exemplares, o preço unitário varia de R$ 40 a R$ 31 (para detalhes adicionais, faça contato com o autor pelo endereço abaixo)

Contato: [email protected]

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador