O Globo e a arte de fabricar denúncias

Certa vez, Roberto Civita perguntou a um de seus diretores de redação se daria para salvar a imagem de um aliado comprometido por denúncias. Recebeu a resposta sábia:

– Se ele estiver ao alcance de uma boia, a gente lança. Se não, ele afunda.

Queria dizer que há limites para a atuação jornalística, após os quais ela fica comprometida, perde credibilidade, afeta a imagem do órgão e da empresa.

Faz parte da luta política atual escandalizar qualquer fato ligado aos prisioneiros de Papuda. Até direitos comezinhos são espezinhados em nome da igualdade no desrespeitro aos direitos individuais, atropelando até a solidariedade na doença.

Mas a competição não para.

O jornal O Globo apresenta denúncia contra o juiz da Vara de Execuções de Papuda: depois que lideranças petistas foram presas, ele passou a ser visitado por outras lideranças petistas. Qual o sentido dessa denúncia? Apenas o de deixar explícita a forçada de barra do noticiário.

Querem proibir até manifestação de solidariedade de companheiros.

Após prisão de mensaleiros, juiz da VEP passou a receber petistas

  • Pelo menos duas vezes, o assédio ao magistrado ocorreu no gabinete da Vara de Execuções Penais

Vinicius Sassine 

BRASÍLIA – Desde a prisão dos condenados do mensalão no Complexo da Papuda, políticos do PT passaram a procurar diretamente o juiz titular da Vara de Execuções Penais (VEP) em Brasília, Ademar Silva de Vasconcelos. Pelo menos duas vezes, o assédio ao magistrado ocorreu no gabinete da VEP. O líder do PT na Câmara Legislativa do Distrito Federal, deputado distrital Chico Vigilante, esteve no gabinete no início da tarde de 17 de novembro, dois dias após o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, decretar a prisão dos réus.

Vigilante foi atendido pelo juiz para tratar da situação carcerária do ex-ministro José Dirceu, do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e do ex-presidente do PT José Genoino.

Já o secretário de Administração Pública do governo do DF, Wilmar Lacerda, foi recebido pelo titular da VEP no início da noite da última quarta-feira. Quando presidia o PT no DF, entre 2001 e 2006, Lacerda fez saques de R$ 331 mil no Banco Rural. Ele integrou a lista de sacadores de dinheiro do esquema do mensalão, fornecida em 2005 por Simone Vasconcelos, ex-funcionária de Marcos Valério, operador do esquema.

A ofensiva de líderes petistas também é recorrente por telefone. O governador do DF, Agnelo Queiroz, ligou para o titular da VEP depois da prisão dos colegas de partido. “Em razão do cargo que ocupa, o governador fala com o juiz da Vara Penal como fala com qualquer autoridade”, confirmou a assessoria de Agnelo. O magistrado já manifestou a colegas também ter recebido uma ligação do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para tratar da condição dos presídios na Papuda. Cardozo nega. “O ministro não fez nenhuma ligação nem entrou em contato com ninguém”, disse a assessoria de Cardozo.

Vasconcelos também recebeu uma ligação do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). Alves disse ao GLOBO que o contato se limitou a um pedido de permissão para que a Junta Médica da Câmara examinasse o então deputado José Genoino.

— Ele estava no hospital, e só autorizavam com premissa do juiz — afirmou o presidente da Câmara.

A visita de Vigilante antecedeu a decisão de Vasconcelos sobre o destino dos réus do mensalão. No dia seguinte ao encontro, 18 de novembro, o magistrado decidiu colocar o núcleo político do mensalão numa única cela, em ala especial, no Centro de Internamento e Reeducação (CIR).

— Estive no gabinete com minha mulher e minha filha. Fui saber como estava a situação dos presos, colocados clandestinamente na Papuda. O juiz me disse que não podia fazer nada, pois esperava as guias de recolhimento por parte do presidente do STF — afirmou o deputado do PT de Brasília.

Lacerda, secretário de Agnelo, disse que a visita ao juiz teve o único objetivo de tratar de pedidos de agentes penitenciários relacionados a condições de trabalho. Também compareceram ao gabinete, segundo o secretário, representantes do sindicato dos agentes:

— O juiz mandou um ofício em setembro pedindo um cronograma de concurso público para agentes, atribuição da secretaria. Só tratamos disso e de condições de trabalho.

Os saques no Banco Rural em 2003, segundo o secretário, foram feitos para cobrir dívidas do partido:

— Quando o PT chegou ao poder, procurei Delúbio para tratar das dívidas, de cerca de R$ 1 milhão. Já apresentei todas as notas, aprovadas pelo TRE, e não respondo a processo.

O juiz titular da VEP foi afastado da condução dos processos do mensalão. Ao GLOBO, Vasconcelos disse ter o hábito de receber todos que o procuram:

— Recebo todo mundo: mulheres de presos, pobres, pardos. A VEP também tem funções administrativas e recebe autoridades. O juiz deve estar o tempo todo à disposição da sociedade.

 

Luis Nassif

21 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Não sei não, com todos esses

      Não sei não, com todos esses ataques quem está perdendo credibilidade é a imprensa e não o PT.

      Os antipetistas estão mais raivosos, mais carrancudos e xingam mais, porém a população em geral não está sendo afetada por essa campanha de ódio. O ódio aumenta pelo aumento da agressividade dos direitistas. As pessoas de um modo geral estão começando a questionar o julgamento e a popularidade do PT recusa-se a cair apesar do fogo cerrado.

      Acho que chegará uma hora em que a saturação da sociedade com essa campanha de ódio da mídia fará o tiro sair furiosamente pela culatra deles.

      1. Correto Ruy!

        As pessoas, pelo menos as de boa vontade, já enxergaram que o alvo são sempre petistas. Qualquer um com cerebro mediano observa que tem algo errado.

        E os problemas relacionados ao PSDB em SP?

        São noticiados? São, mas a carga de virulência e repetição é infinitamente inferior!

        É uma imprensa burra e Lula é o exemplo. Quanto mais batem mais gostam do Pernambucano!

        Nada que parta do governo atual presta, mesmo fazendo…

        “Dilma inaugura rodovia com indícios de superfaturamento no RS (portal terra ontem)”

        O importante no título não foi a importante estrada nova, mas a irregularidade!

        Orra meu…te manca!

      2. Tem um calo que dói um bocado

        nessa turma do contra: quando a sociedade, cansada dessas idiotices, deixar de dar atenção a esses veículos e os anunciantes perceberem isto e debandarem para outras mídias como a Internet.

        Afinal o Google já é, segundo dizem, o segundo maior faturamento um publicidade no Brasil só perdendo para a Plimplim. 

        Ou então, que se organize um boicote aos produtos anunciados nessas mídias. 

        Vão aparecer umas Madalenas arrependidas que se intitularão como petistas desde o berço. (Só para salvar da falência.)

    2. não é por nada não

      mas com o tanto de propaganda que o governo gasta na rede lodo, já dava pra ser sócio invés de cliente.

      isso parece coisa de mulher de malandro, que gosta de sofrer!!

  1. Se os presos políticos do PT

    Se os presos políticos do PT são chamados de “mensaleiros”, só vou me referir aos jornalistas do Globo como sonegadores. E com muito mais razão. Afinal, Genoino, Dirceu receberam mesada para votar a favor do governo deles mesmo?! Já esse reporter é pago com dinheiro sonegado, dinheiro sujo 

    Se esses sonegadores querem isonomia, porque não cobram primeiro a prisão do Arruda, por exemplo? Pego com dinheiro na meia. O que nem de longe aconteceu com os ditos “mensaleiros”. Daí cobrem que o Arruda, Dirceu e Genoino sejam obrigados e beber água da privada.

    1. Excelente idéia, Juliano.

      Excelente idéia, Juliano. Cada vez que citarmos qualquer veículo das Organizações Globo vamos colocar parêntesis na sequência contendo a expressão “responde a processo de sonegação da RF”. 

      Exemplo:  o jornalista Merval Pereira, de O Globo( que responde por processo de sonegação junto a RF), e assim por diante.

  2. A globo é mais perigosa e

    A globo é mais perigosa e mais hipóclita que a VEJA, esta revista pelo menos , é inimiga declarada do Governo federal, do PT e de LULA  ela assume isso sem pudores, a GLOBO no entanto é falsa e dissimulada faz um jogo sujo sem assumir suas pretensões golpistas.

    A Globo é uma inimiga da esquerda brasileira  a ser vencida.

    Guerra contra a GLOBO.

    1. Não é o PT

      A Globo odeia os brasileiros das classes inferiores e que os apóia. Trabalha pelos 1% e deve rir muito do apoio da classe B e parte da classe C.

    2. Concordo plenamente, a “Veja”

      Concordo plenamente, a “Veja” é apenas uma revista, influente ainda em alguns setores da população mas longe de influenciar seriamente a situação política. Antigamente eles poderiam se fingir de isentos mas agora todo mundo sabe, mesmo os mais distraídos, que ela é uma revista Anti-PT, anti-esquerda, anti-povo. 

      Já a Globo é uma rede cheio de afiliadas, jornais, revistas, tv a cabo, internet e a TV de maior audiência do Brasil. O mais grave é muita gente ainda acredita que eles são imparciais ou mesmo a favor do PT porque não agem de forma tão explícita como a Veja, por exemplo. Tem a simpatia de parte da sociedade  devido ao entretenimento de massa ; novelas, futebol, programas de auditório entre outros. A Globo é um câncer que corroí o Brasil, deixa o judiciário a vontade pra fazer o que quer, enfim é maior poder do Brasil, nada é comparável.

  3. Querem ver o Zé Dirceu num

    Querem ver o Zé Dirceu num trampo de 40h recebendo salário mínimo. Exclusivo!
    ” Nosso repórter… passou uma semana acompanhando a rotina de trabalho do ex-ministro e
    constatou que por motivos que ainda estão sendo investigados ele bebe mais água que os
    outros funcionários e utiliza 1.2 x mais o banheiro que a média dos empregados – o juiz
    responsável já foi informado dessa tática odiosa para fuga das obrigações – Líder da oposição
    indignado disse tratar-se de vício histórico mas que a bancada tentará aprovar projeto de Lei
    que diminua o salário mínimo e aumente a jornada de trabalho”.

  4. Pela primeira vez na inha

    Pela primeira vez na inha vida, vou falar de um assunto fora do post.

    Por que o Nassif aceita anúncio da revista VEJA em seu blog? Isso tem me chamado a atenção, e não consigo uma explicação razoável.

    Hoje a propaganda afirma que ao fazer uma assinatura, o cliente ganha uma bola de futebol da Copa do Mundo, a Brazuca.

    Não sei se isto tem a ver com o blog diretamente, ou é uma intromissão abusiva de propaganda em meu computador. Aliás, esse assunto mereceria um post. Hoje em dia, até entre os parágrafos de uma matéria tenho que suportar anúncios piscando na minha tela.

    Um abuso total. 

  5. Ímpeto ditatorial

    Nao vejo diferença nenhuma entre o golpe militar e esse golpe judicial, o ímpeto ditatorial e a sede de sangue e vingança contra desafetos políticos q ousaram mexer no status quo é o mesmo

  6. Não vamos dar tanta

    Não vamos dar tanta importância aos arroubos de desespero da impoluta, ela sabe que seus dias estão contados. Batem tanto, são tão parciais, e no entanto, para que seus repórteres não sofram agressões da turba esclarecida, digo povão, são obrigados a cobrir eventos do alto de passarelas e pendurados no parapeito de janelas, com o único objetivo de saírem vivos das manifestações. Depois da internet ficou muito mais difícil a enganação e o acobertamento de maus feitos.  

  7. O Globo e a arte de fabricar denúncias

    As Organizações Globo não tem moral para denunciar ninguém.

    Cresceu na estufa da ditadura.

    Puxando o saco e fazendo o jogo dos ditadores.

    Não devemos sossegar enquanto não derrubarmos esse império decadente.

    Antes o inimigo era Roberto Marinho.

    Agora eles não tem nome. São conhecidos apenas como os filhos do Roberto Marinho.

    Não defendem os interesses do BRASIL e sim os seus.

    O governo do PT é frouxo. Não faz nada para reverter essa situação.

    A população, de um modo geral, é despolitizada.

    Mas eles não perdem por esperar. A hora deles vai chegar. 

  8. Campanha da sonegadora globo.

    A campanha da sonegadora globo me atingiu. Pretendo em 2014 descarregar todos meus votos eleitorais no PT. Coisa que até então nunca tinha acontecido. Da mesma forma pretendo me filiar ao PT, quando pela primeira vez estarei filiado a um partido político. Se o PT merece este rancor desta organização criminosa , deve ter muito valor.

  9. nem o futebol salva meu voto…

    … depois deste brasileirão 2013, horrivel com golpe em cima da portuguesa; não resta mais nada a assistir na Globo.

  10. Plim pllim por pllim pllim

    Ah, não acredito que as Organizações façam isso, para mim é uma grande surpresa.

    A Globo sempre foi sinônimo de lisura, de tica, de honestidade. 

    Eu acredito que isso é mais uma tentativa desses blogueiros sujos, de denegrir a boa imagem da Globo.

    — Falam que a Globo é cria da Ditadura – Mentira.

    — Dizem que a Globo sonega impostos – Mentira.

    — Criticam a Globo só porque ela tem 934 processos contar ela – Mas eu acho que isso é mentira.

    — Dizem que até que ela cometeu fraude na compra TV Paulista http://tribunadaimprensa.com.br/?p=11013

    — Enfim, esse pessoal de esquerda tem muita inveja da querida Globo – Verade.kkkkk

    — É tudo mentira, pode perguntar ao Merval Pereira, o maior escriitor da lingua portuguesa de todos os tempos,
    com suas obras literárias batendo recordes de vendagens de livros a cada dia e já sendo o escritor brasileiro mais lido no exterior, pois já foi traduzido para mais de 834 linguas. Com várias de suas obras virando explêndidas peças teatrais.

    Eita, nós!

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador