4 de junho de 2026

Observatório de Geopolítica: o destino do conflito EUA-Irã

Na edição será analisado os bastidores das negociações, o papel dos mediadores e as barreiras que impedem o fim das hostilidades

O Observatório de Geopolítica discute a possibilidade de trégua na guerra entre EUA e Irã após meses de escalada no Oriente Médio.
China e Brasil atuam como mediadores, enquanto sanções pesam sobre Teerã e Washington enfrenta desgaste político.
Debate aborda condições para recuo e o papel da diplomacia frente à intransigência estratégica de Donald Trump.

Esse resumo foi útil?

Resumo gerado por Inteligência artificial

Nesta edição do Observatório de Geopolítica, enfrentamos a pergunta que mantém o mundo em suspense: haverá trégua na guerra entre EUA e Irã?

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Após meses de uma escalada que redesenhou o mapa do Oriente Médio e abalou a economia global, analisaremos as possibilidades reais de um cessar-fogo ou se estamos presos em uma dinâmica de conflito perpétuo. Investigamos os canais de mediação abertos por potências como China e Brasil, o peso das sanções que asfixiam Teerã e o desgaste político de Washington diante de uma guerra sem vitória rápida.

Discutiremos quais seriam as condições mínimas para um recuo de ambas as partes e se a diplomacia ainda tem voz em um tabuleiro dominado por falcões de guerra e pela intransigência estratégica de Donald Trump.

Sobre os participantes:

  • Felipe Bueno é jornalista desde 1995 com experiência em rádio, TV, jornal, agência de notícias, digital e podcast. Tem graduação em Jornalismo e História, com especializações em Política Contemporânea, Ética na Administração Pública, Introdução ao Orçamento Público, LAI, Marketing Digital, Relações Internacionais e História da Arte;
  • Tainah Pereira é internacionalista e pesquisadora associada do GEBRICS;
  • Rita Matos Coitinho é socióloga (IBRAM) e doutora em Geografia. Pesquisadora no Grupo de Estudos sobre o Materialismo Histórico e Geográfico Nino Gramsci (UFSC);
  • Hugo Albuquerque é publisher da Jacobin Brasil, editor da Autonomia Literária, mestre em direito pela PUC-SP, advogado e diretor do Instituto Humanidade, Direitos e Democracia (IHUDD).

ASSISTA AO VIVO:

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados