
Pesquisa Ipec divulgada nesta segunda-feira (17/2) mostra que 62% dos brasileiros acreditam que o presidente Lula (PT) não deveria concorrer à reeleição em 2026.
O estudo é divulgado na esteira da queda na popularidade de Lula, com 41% dos entrevistados do último Datafolha afirmando que desaprovam o governo, enquanto o índice de aprovação é de 25% – o pior resultado entre todos os três mandatos do petista até agora.
Segunda a Ipec, apenas 35% acham que Lula deveria disputar a presidência da República de novo em 2026, contra 3% que não souberam responder.
Motivos
Entre aqueles que responderam que são contra a tentativa de reeleição, a maioria (36%) afirmou que Lula não está fazendo um bom trabalho. Outros 20% disseram que Lula é corrupto e ladrão; outros 17% afirmaram que a idade está avançada; para 11%, Lula já teve três chances na presidência; 9% responderam que não confiam ou não simpatizam com o petista; 7% disseram que querem renovação e 5%, que Lula não tem sido um bom gestor.
A pesquisa foi realizada entre 6 e 10 de fevereiro de 2025, com 2.000 entrevistas em 131 municípios. O nível de confiança é de 95%. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
Ao todo, 1.246 pessoas responderam que são contra a candidatura de Lula à reeleição. Desse total, 748 (60%) votaram em Jair Bolsonaro no segundo turno de 2022.
Segmentação
Entre aqueles que querem que Lula pendure as chuteiras no final de 2026, 64% são homens e 60% são mulheres.
A maior rejeição a uma possível tentativa de reeleição de Lula está entre os adultos na faixa dos 25 a 34 anos (67% deles são contra a candidatura) e na faixa dos 16 a 24 anos (64%).
Entre os que acham que Lula deveria se candidatar em 2026, a maioria está concentrada na faixa dos 60 anos ou mais (são 41% desse nicho).
Quando o recorte é a escolaridade, a reeleição de Lula é rejeitada por 68% dos entrevistados com ensino médio completo e 67% com ensino superior completo. Entre os que têm apenas o ensino fundamental, 51% acham que Lula não deveria tentar a reeleição.
Por região
As regiões Sul, Sudeste e Norte/Centro Oeste são as que mais rejeitam a candidatura à reeleição de Lula, respectivamente, com índices que variam de 66% a 70% dos entrevistados nessas regiões.
No Nordeste, há uma situação de empate técnico: 48% acham que Lula deveria se candidatar à reeleição, contra 49% que acham que não deveria.
Quando o fator analisado é a condição dos municípios, a possível candidatura à reeleição de Lula é mais rejeitada entre os entrevistados que se disseram moradores de periferia (69%), do interior (62%) e de capital (59%), respectivamente.
Entre aqueles que se disseram evangélicos, a reeleição de Lula é rejeitada por 55%, ante 56% dos que se disseram católicos e 60% dos que responderam ser de “outra ou sem religião.”
Cor e renda
No quesito cor, 65% dos que se disseram brancos rejeitam a candidatura de Lula, contra 61% dos pretos/pardos.
A candidatura é rejeitada principalmente por quem ganha mais de 5 salários mínimos (70% desse nicho respondeu ser contra a tentativa de reeleição), entre 2 a 5 salários (68% desse grupo) e até dois salários (63%).
Quando questionados apenas os eleitores de Lula no segundo turno das eleições de 2022, 66% acham que o petista devera tentar a reeleição em 2026 e 32% acham que não.
Já entre os eleitores de Jair Bolsonaro, 95% querem Lula fora da urna em 2026, ante apenas 5% que acham que ele deveria ser candidato novamente. Entre os que anularam ou não votaram em 2022, 56% acham que Lula não deveria se candidatar.
Confira a íntegra da pesquisa abaixo:
Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.
Segundo pesquisa recente o povo brasileiro é o mais alienado do mundo: não conhece a sua próprio derredor e não tem noção da realidade e por isso não consegue manter o que conquistou. E por isso está fadado a voltar pra fila do osso da Era Bozzo e, do outro lado, os EUA preparam o bote para tomar de assalto o petroleo da margem equatorial e outraa riquezas. Triste, viu
Falta combinar com a Janja. Ela não foi eleita para governar apenas 4 anos.
Expor a intimidade no varejo.
A exposição da intimidade no varejo fere o Livre Trânsito.
A exposição da intimidade no varejo fere o Livre Arbítrio.
A exposição da intimidade no varejo cria um anarquismo.
A exposição da intimidade no varejo cria uma situação crítica.
A exposição da intimidade no varejo gera um artifício que diminui um Direito Constitucional.
A Organização se torna obscura.
A exposição da intimidade no varejo é perverso.
A exposição da intimidade no varejo é uma máscara.
A exposição da intimidade no varejo é uma ofensa a Constituição Federal do Brasil de 1988.
Um País do Planeta tem políticos esquizofrênicos que se atrevem a impor a intimidade das pessoas.
Que seja implementada a Pena Capital.
Como se pode dar credibilidade a uma pesquisa onde sua esmagadora maioria dos entrevistados são bolsominions e outros não votaram em Lula.
Apesar de não acreditar em pesquisas EU CONCORDO q Lula tem q curtir a vida,pegar a Janja e viajar o mundo,já fez muito e sei q pode fazer muito mais,só q esse Brasil é muita encrenca sem falar q LULA É MUITO APAZIGUADOR se tiver 30 pulgas mordendo ele ai faz acordo com elas para só dez morde e só de dua para dormir em paz aí não dá,tem q deuxar oara outros com mais sangue nos olhos para lotar e na vdd nem sei se tem e se efetivamente haverá algum avanço!!!
Teria 84 no fim deste 4° mandato, muito mesmo com a medicina atual.
Quem seria a Kamala Harris ?
Vão dar um jeito de seu Jair elegível.
Eu tenho dúvidas em relação a veracidade da enchurrada de pesquisas que estão sendo divulgadas atualmente no Brasil, principalmente em relção a queda abrupta da aprovação do goveno Lula. Tudo isso está com odor de golpe ou no mínimo, inviabilizar a reelleição de Lula. Para piorar a situação parte significativa da esquerda está se deixando levar pela marotagem.