
Alguns dados para explicar o sucesso do UBER.
Fui convidado a uma palestra em Niterói e colocaram um motorista com UBER à minha disposição.
O Rui anda em um carro alugado da Localiza. Paga R$ 1.399,00, com seguro APP (Acidente Pessoal do Passageiro), ou R$ 43,00 por dia. Só tem despesa de gasolina e troca de óleo. Qualquer problema com o carro, a Localiza troca na hora.
A UBER direciona as corridas, e fica com 25% de comissão. Agora fazendo a UBER Pool, dividindo o carro com outros passageiros, a comissão do UBER diminui.
Mensalmente, fatura R$ 5.200,00 com a UBER. Tem despesa de R$ 3 mil entre aluguel, combustível, aplicativo do celular (5 GB e mil minutos por mês), despesa total de R$ 3.500,00.
Sua alternativa seria a frota do português, carros de linha, de ponta. A diária é R$ 252,00, ou R$ 7.500 por mês. O motorista tem que abastecer com kit gás (despesa mais baixa) e possivelmente dá manutenção e seguro.
O motorista teria que fazer R$ 10.000 para fazer R$ 2.500,00.
Para o passageiro, o UBER sai pela metade de um táxi comum. E todas as corridas são rastreadas. Todo motorista precisa apresentar uma certidão na delegacia e o telefone é rastreado todo o tempo. O motorista não mexe com dinheiro, já que os pagamentos são pelo celular. Semanalmente o motorista recebe o pagamento em sua conta.
Ontem, o Rui fez uma corrida de Copacabana a Estrada da Gávea. A corrida cheia deu R$ 23,57. A taxa UBER foi R$ 5,89. Sobraram R$ 17,68 líquidos. Se fosse em um táxi amarelinho, a corrida sairia por R$ 50,00.
Ed Döer
20 de julho de 2016 3:12 pmAlém do aspecto econômico,
Além do aspecto econômico, que certamente é o mais importante, acrescentaria também o fator humano. O “profissional” do Uber tem um perfil bem diferente do taxista tradicional. Ele é mais educado e culto, fora que alguns estão no Uber apenas pra complementar renda ou porque o seu mercado atual de trabalho está sendo afetado pela crise econômica.
daniel_danielg
20 de julho de 2016 3:13 pmUber X Taxis. Ainda nao entendo
Ainda nao vi vantagem…
O gasto com gasolina/gas/manutenção é o mesmo.
Tendo um carro com licença da prefeitura, fica com os 25% do Uber.
Quais as taxas gasta-se com a prefeitura para fazer do Uber algo melhor para o Motorista?
daniel_danielg
20 de julho de 2016 3:13 pmUber X Taxis. Ainda nao entendo
Ainda nao vi vantagem…
O gasto com gasolina/gas/manutenção é o mesmo.
Tendo um carro com licença da prefeitura, fica com os 25% do Uber.
Quais as taxas gasta-se com a prefeitura para fazer do Uber algo melhor para o Motorista?
Ivan de Union
20 de julho de 2016 3:52 pmBoa observacao.
“A diária é
Boa observacao.
“A diária é R$ 252,00, ou R$ 7.500 por mês. O motorista tem que abastecer com kit gás (despesa mais baixa) e possivelmente dá manutenção e seguro”
Acho que tem a ver com o “kit gas” tambem mas a explicacao ficou meia no ar pra mim tambem ja que eu nao sei o que isso quer dizer;
wilson yoshio.blogspot
21 de julho de 2016 10:19 pmUber, invertendo = REBÚ.
O <kit gás> aqui no BR é uma adaptação tolerada por algumas montadoras ( outras não permitem, oficialmente, cessando a garantia sobre o veículo que passa a ser coberto, apenas no motor ou partes que poderiam sofrer danos pelo uso do GLP, por fabricantes da adaptação) ao preço de +- R$ 6.000,00 parcelados em até 6 x no cartão.
O preço do GLP gira em torno de 2 reais e o consumo quase equivale ao etanol. Dois tubos de gás de 7,5 litros podem ser adaptados no porta-malas ou em alguns embaixo na traseira removendo- se o estepe para o interior do porta-malas.Hoje, esses kits já estão na quinta geração e são italianos.
Descontando se o maior gasto em amortecedores e molas, devido ao sobrepeso, para quem roda muito significa a diferença entre gastar 30 a 40 no GPL ou 80 reais de etanol ou gasolina.
leia + http://maua.br/files/monografias/analise-das-vantagens-e-desvantagens-no-uso-do-gas-natural-em-veiculos-de-passeio.pdf
O colega que postou a matéria do Sul 21, sobre a análise do ex- ministro e governador do RS, Tarso Genro, não poderia ter sido + feliz.
A diferença comportamental entre Genro e o nosso picolé de XiXi ( na crise de água em Sampa uma das <idéias> <dele foi <tratar esgoto para abastecer a população de SP) é primordial entre duas tragédias.
No RS, um serial-killer matou vários taxistas em cidade fronteiriça, Santana do Livramento e, dias após, em POa.
http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2015/05/pena-de-jovem-que-confessou-morte-de-taxistas-soma-124-anos-de-prisao.html
A comitiva de taxistas dirigiu- se a casa do Tarso Genro e por ele foi recebida. E rapidinho o matador foi preso. O que me assombrou foi, que o criminoso tinha sido rejeitado pelos pais e foi criado por um avo e tio TAXISTAS.
Em Sampa, num dos inúmeros casos não divulgados, + uma morte, a carreata de taxistas rumou ao Palácio dos Bandeirantes para tentar falar com o picolé e foi atendida por uma recepcionista.( Isso foi relatado por membros da comitiva numa concentração na Secretaria de (in) Segurança em + uma morte de taxista de relacões pessoais de igreja de parentes meus.)
Mas da tragédia gaúcha, o que não me sai da memória, resta a declaração de uma viúva recém – enlutada, de nome
descendente de alemães, que textualmente posso não ser fiel, mas o sentido era,
< ELES não tem férias, décimo-terceiro, não tem folga e, O PASSAGEIRO DELES É A VIDA…>
Pois é, comentaristas do LN. Uma mulher do povo traduziu tudo que vcs nem imaginam.
Quem trabalharia com a porta da casa, aberta, sem saber QUEM vai adentrar?
A maior parte dos passageiros, os, fazem ganhar a vida, uns poucos a subtraem…
PS. Se vc é o, antigo, comentarista Ivan M. de N.Jersey comente como está aquela ação de trocentos motoristas da Uber que deu Rebu, a cargo de um juiz sino-americano, pedindo vínculos trabalhistas no EUA.
Já tem outra na Europa. Na Hungria a Uber bateu em retirada. E aqui? Os modernosos sedentos de novidades cooptam tudo que vem dos EUA.
Luccas Jr
20 de julho de 2016 4:21 pmBarreira de entrada
Daniel,
O problema é a barreira de entrada, a aquisição do alvará. Aqui em SP pelo que dizem os preços giram desde R$ 200 mil (pontos normais) até R$ 1 milhão (aeroporto). As taxas da prefeitura não devem ser caras e isentam o taxista de vários impostos na hora da aquisição do veículo e isenção de IPVA.
O comércio de alvarás é ilegal mas sempre teve vista grossa. Com isso algumas pessoas criaram frotas, são donos de dezenas, centenas de alvaras e vivem do aluguel dessas autorização, que são concessões públicas e não deveriam ter valor comercial. A grande briga contra a UBER é com os donos de frotas, pois estão vendo o valor dos alvarás cair muito e provavelmente perderão ainda mais valor com o tempo. São esses os líderes das manifestações mais violentas, tem muito $$ em jogo
JoselitoSN
20 de julho de 2016 3:24 pm“Ontem, o Rui fez uma corrida
“Ontem, o Rui fez uma corrida de Copacabana a Estrada da Gávea. A corrida cheia deu R$ 23,57. A taxa UBER foi R$ 5,89. Sobraram R$ 17,68 líquidos. Se fosse em um táxi amarelinho, a corrida sairia por R$ 50,00.”
Isso se o taxista aceitar ligar o taxímetro. A depender do nível, o preço é “fechado” . 100$
Luccas Jr
20 de julho de 2016 3:45 pmQualidade do serviço
Nos seus cálculos você ainda levou em conta o caso mais crítico, onde o motorista paga aluguel ou financiamento do carro exclusivamente para que ele possa trabalhar com a Uber. Mas tem casos onde a pessoa já precisaria ter o carro para outros fins e entra para a Uber, para ter uma renda extra ou temporária em caso de desemprego, ou seja, a despesa fixa com aluguel ou financiamento é zero e aumenta o ganho real, lembrando que nesse caso precisa separar parte desse valor da locação para a manutenção do carro. Enfim, é a tal da economia compartilhada.
O que percebo nos motorista da Uber é uma preocupação que beira o exagero em acertar, querer oferecer uma boa experiência. Você entra no carro e o motorista despeja uma série de perguntas sobre o ar condicionado, a estação de rádio sintonizada, o volume do som, se pode seguir o Waze ou um caminho que você queira e por aí vai. Uma vez peguei um motorista e eu era a segunda viagem dele, (ele estava começando naquela manhã) ainda meio apanhando do aplicativo, mas seu esforço para fazer tudo ir bem me comoveu.
Enquanto isso o táxi … sempre naquela de estar fazendo uma favor para você. Décadas de monópolio e maus hábitos criaram um ranço difícil de mudar, então restou brigar com o novo, o que só piorou a situação e queimou a classe de vez. Sempre falo para os motoristas da Uber que eles tem o melhor marketing do mundo, que são os taxistas reclamando sem razão.
Fora que o sistema de avaliação funciona e caso haja problemas o motorista será punido. Diferente de vc ligar num telefone da prefeitura e ouvir que “vão estar analisando a sua reclamação” e vc nunca mais terá retorno. O taxista sabe que reclamação “nunca dá em nada” e não faz a menor questão de atender bem, vai ficar por isso mesmo.
O rastreamento é sensacional, ter um registro de quem te atendeu, do carro, etc. Isso vale também para os aplicativos de taxi. Quem já parou taxi na rua e esqqueceu algo no carro sabe que é quase impossível recuperar o objeto porque ninguem tem o hábito de verificar alguma identificação do carro e o motorista também fica sem nenhuma informação do passageiro numa situação dessas. Por mais que o passageiro e o motorista tentem a chance de recuperação do item é zero.
ABS
20 de julho de 2016 3:52 pmOu seja…
Os motoristas do Uber, infelizmente, não sabem fazer conta.
A maioria está pagando pra trabalhar.
MarFig
20 de julho de 2016 7:37 pmÉ o que me pareceu.
É o que me pareceu.
racshade
20 de julho de 2016 4:01 pmTarso Genro alertou para a
Tarso Genro alertou para a precarização das relações de trabalho no caso do UBER:
http://www.sul21.com.br/jornal/modelo-de-trabalho-do-uber-cria-uma-falsa-autonomia-diz-tarso-genro/
Ainda, é mais do que evidente a estratégia de “dumping” que o Uber pratica em todo o mundo:
http://www.forbes.com/sites/briansolomon/2016/01/12/leaked-ubers-financials-show-huge-growth-even-bigger-losses/#13e8ae4b5c99
Claro, a novidade chegou e não há como impedi-la, no entanto, é bom estudar seus impactos, pois é “mercado puro”, a “grade mão” agindo sem qualquer controle.
evandro condé de lima
20 de julho de 2016 4:11 pmNão há como esquecer
Há algum tempo, desço eu e esposa na rodoviária do rio para um corrida até Higienópolis. A forma como dirigiu e o tratamento que recebi me afastaram dos táxis do rio. Sinceramente, se não houve melhoras, salve o uber.
Edivaldo Dias Oliveira
20 de julho de 2016 4:24 pmFaltam dados aí.
Pela primeira análise a receita líquida do motorista do Uber é de R$ 1.700,00.
Faturamento de R$ 5.200,00
Despesa Fixa: 3.500,00
Saldo: 1.700,00
Questões: quantas horas ele trabalha por mes para ganhar esse líquido?
Qual o período de trabalho? Provavelmente noturno, incluindo domingos e feriados. Se a comparação é com outros taxistas, tudo bem, é correto. Mas tambem não seria correto a comparação com outros profisionais motoristas, com carteira assinada e outros benefícios? Eu por exemplo trabalho como motorista, de seg a sex, tenho carteira assinada, e todos os outros beneficios eganho mais de R$ 2.000,00.
Ele paga carnê da previdencia, que possa lhe dar cobertura caso sofra algum acidente?
O trabalho no Uber é realmente complementar, como a propaganda faz parecer?
Se a resposta for sim muito em breve a sua atividade principal estará cobrando dele a energia que hoje ele entrega ao Uber, com juros e correção monetária. Isso se o patrão não o enquadraer antes, tipo: “Ou eu ou o Uber”!
Vale realmente a pena!
Notade3
20 de julho de 2016 4:40 pmAndo muito de taxi em São
Ando muito de taxi em São Paulo sempre fui bem atendido pelos taxistas são raros os motoristas mal-educados e mal humorado. No meu entender os táxis prestao um bom serviço. Acho um pouco caro para viagens longas. Mas nunca vi taxistas ricos. Ou seja o valor da corrida do Uber mais as taxas cobradas pela empresa é precarisação das condições de trabalho.
alem da aberração da concentração das corridas em única empresa que até um ano atrás nem tinha escritório no pais. Taxista precisa de alvará, pagar taxas, passar por inspeção e cobrar o valor que a prefeitura determina. Uma empresa entra no mercado e opera sem nenhuma destas restrições. Isto é concorrência desleal.
mas há outro fator a ser analisado a questão de a tecnologia permitir inovações. Negócios mais sensatos. A tal economia compartilhada que uber exerce pela metade
.
ze sergio
20 de julho de 2016 5:15 pmando muito de táxi….
O UBER representa uma tecnologia e empresa que estão fora do controle do poder público e político brasileiro. Sua mão manipuladora, castradora, burocrática não o alcança, então não consegue combater a pratica da concorrência, de bons sevços, de liberdade. Fora a histórica covardia que o poder público nacional tem de enfrentar interesses e grupos estrangeiros. Num primeiro momento é um avanço nas liberdades civis e comerciais, em outro porém será a concetração de mercado por um setor de tecnologia que só conseguimos até agora sermos usuários e não fornecedores. Para quem diz que procura por décadas a melhoria nos transportes e locomoção das pessoas dentro das cidades brasileiras, com resultados pifios, o UBER é um caminho extremamente viável entre tantas politicas de mobilidade que só demonstrraram a incapacidade de nossas politicos e suas politicas tão limitadas quanto eles.
J.Machado
20 de julho de 2016 4:47 pmDemorei a entender um pouco o
Demorei a entender um pouco o título da matéria, porque pra mim os dados demonstraram que na verdade o trabalho no Uber é uma ilusão. Mas depois que entendi que é justamente isso: o Uber faz sucesso (enquanto negócio, empresa) porque explora seus motoristas. Ou seja, a lógica é exatamente igual a de qualquer multinacional, como o Walmart, por exemplo. Onde os deslumbrados vêem uma coisa moderna, revolucionária, sintonizada com os novos tempos, existe uma lógica tradicional do capitalismo mais predatório do mundo: salários baixos, ausência de qualquer direito de proteção ao trabalho, vínculo precário, etc, etc, etc. O McDonald’s e o Walmart fazem exatamente isso, há anos.
Clever Mendes de Oliveira
20 de julho de 2016 4:55 pmA questão é o longo prazo: sem regulamentação o sistema afunda
Luis Nassif,
Não dou muito futuro para o Uber. O taxi é uma prestação de serviço que precisa de ser regulamentado. Há um sério problema nessa prestação e que é o horário de pico e que talvez pudesse ser resolvido pelo prestador de serviço esporádico, ainda assim ele estaria prestando um serviço que também deveria ser bem regulamentado.
Então o que teremos no futuro seria ou o serviço de taxi não ser mais regulamentado e toda a prestação de serviço ser feito pela Uber ou empresas concorrentes, o que me parece ter pouca perspectiva de ocorrer ou as prefeituras desenvolverem o seu próprio sistema de Uber a um custo bem menor ou mesmo não lucrativo. A prefeitura cadastraria todos os taxistas e eventuais, colocaria localizador neles e o tomador de serviço só teria que acionar a prefeitura para solicitar o serviço e a prefeitura acionaria o taxi livre mais próximo. A prefeitura repassaria diariamente o dinheiro para o taxista que apenas pagaria anualmente uma taxa de licenciamento. No máximo o licenciamento pagaria o custo de manutenção do sistema.
O contra argumento que pode ser levantado é o questionamento da justificativa de que esse serviço tem que ser regulado pela prefeitura e não pelo mercado, ou seja, via as empresas tipo Uber. Primeiro a tal Hipótese da Eficiência do Mercado é falsa. E segundo porque há determinados serviços que não podem ficar submetidos a leis de mercados é preciso que se dê garantia de continuidade, de permanência ao longo do tempo além da qualidade, presteza, modicidade, generalidade etc. É claro que enquanto a atividade é muito lucrativa, o mercado vai ter interesse, mas à medida que aumentar a competição e o lucro diminuir a prestação do serviço acaba saído do mercado, ou vivendo seus altos e baixos que não podem ser aceitos para um serviço em que se exige boa qualidade.
Esta semana li um post que aborda um problema semelhante na área de hotelaria. O título do post é “What’s wrong with Airbnb?” de sexta-feira, 15/07/2016. Airbnb é a abreviatura de Air Bed&Breakfast o serviço que foi criado por Brian Chesky e Quora User e que se transformou em um site de viagens. O autor do post é Frances Woolley que como você mostra-se favorável ao Airbnb e trazendo uma justificativa econômico-social: a melhor distribuição de renda que o modelo proporciona e a redução nos preços que o Airbnb provoca. O post pode ser visto no blog Worhwhile Canadian Initiative no seguinte endereço:
http://worthwhile.typepad.com/worthwhile_canadian_initi/2016/07/whats-wrong-with-airbnb.html
Frances Woolley se põe contra um projeto legislativo em Nova Iorque que cria empecilhos para o Airbnb. Ele critica esses empecilhos porque eles vão reverter os benefícios que o Airbnb trouxe, benefícios esses, como já mencionado, representados pela redução nos preços de hospedagens e até na redução dos lucros das grandes redes quase monopolísticas de hotelaria. Ocorre que não se pensa no longo prazo. Com o Airbnb, os hotéis perdem espaço, o que significa que perdem lucratividade, o que significa que farão menos investimentos no futuro.
Os legisladores de Nova Yorque perceberam isso e trataram de regulamentar o setor de tal forma que Nova Iorque não seja prejudicada no futuro com menos atendimento de hotéis, tão importante para uma cidade turística como Nova Iorque. Pode ser que no futuro quando não houver mais necessidade de investimento a não ser o de manutenção ou de reposição do que se exauriu, esses modelos do mercado possam sobreviver ou mesmo substituir o modelo público.
Clever Mendes de Oliveira
BH, 20/07/2016
sergio ribeiro
20 de julho de 2016 5:43 pmHá controvérsias
Para os consumidores, o Uber tem sido uma ótima, mas nem todos que trabalharam para eles ficaram satisfeitos.
Já vi relatos de pessoas que dizem que águas e balinhas ficam a custo do motorista, bem como manutenção, que não é barata mesmo para carros mais econômico. Além do mais, qualquer avaliação abaixo de uma alta média já tira o motorista do serviço.
Com o tempo, a tendência é a precarização do trabalho devido aos baixos ganhos com muita exigência.
Anarquista Lúcida
20 de julho de 2016 5:45 pmVisao curta. A vantagem imediata durará até dizimar os táxis
Depois, será a própria empresa que lucra com os serviços que estabelecerá o preço… Raposa tomando conta de galinheiro. Sem falar da injustiça dos taxistas terem de pagar a concessao e os uberistas nao, do fato de grande parte do dinheiro sair do país, do fato dos uberistas nao serem obrigados a ter seguro para os passageiros, etc. Além do mais, exige que a pessoa tenha smartphone, e que o use na rua quando nao estiver em casa, o que no Rio é um perigo. Quando a ficha dos imediatistas cair, já será tarde demais.
jose adailton v ribeiro
20 de julho de 2016 7:55 pmSinal dos tempos
Na atual conjuntura , caiu na rede é peixe. Em New York , o UBER já fez um estrago devastador com as frotas de táxi comum(os amarelinhos)
Invasão da Uber em Nova York está matando o mercado de crédito para táxi
http://economia.uol.com.br/noticias/bloomberg/2015/07/15/invasao-da-uber-em-nova-york-esta-matando-o-mercado-de-credito-para-taxis.htm
Assim como nas grandes cidades, o Uber em Nova York é uma sensação. Os EUA ainda discutem a permissão das atividades do carros do Uber em Nova York. Legalizados ou não, fato é que os carros do Uber transitam em massa por Nova York e não são poucos os clientes que buscam o serviço. Na última semana a procura subiu ainda mais com a promoção de 15% de desconto. Não houve companhia de taxi em Nova York que pudesse competir com o preço e com a qualidade do serviço do Uber.
http://lovingnewyork.com.br/uber-em-nova-york-x-taxi-em-nova-york/
alexis
20 de julho de 2016 8:07 pmMas, pelo menos…
O 25% fica por lá mesmo!
Ricardo Gonçalvesi
21 de julho de 2016 10:57 amTaxista acorda devendo R$ 250
Taxista acorda devendo R$ 250 paus!!!!
Taxista é explorado pelos donos de frota da mesma forma que os UBERISTAS o serão pelo UBER.
Do ponto de vista do trabalhador os dois são terriveis.
do ponto de vista do usuário, hoje, UBER é ótimo.
A visão curta, em momentos de ruptura do status quo, é regra, querida.
Criar novos modelos é tarefa difícil tanto para os imediatistas, quanto para os supostos críticos dos imediatistas
Somebody
20 de julho de 2016 5:53 pmO Uber é um bom exemplo de
O Uber é um bom exemplo de capitalismo posto em prática como ele é descrito nos livros. Naturalmente isso não é tolerado pelos que dizem praticar capitalismo da boca para fora.
alexis
20 de julho de 2016 6:01 pmA Matemática esclarecedora do Uber
Uber é uma empresa multinacional norte-americana de transporte privado urbano baseado em tecnologia disruptiva em rede, através de um aplicativo E-hailing que oferece um serviço semelhante ao táxi tradicional, conhecido popularmente como serviços de “carona remunerada”. Cerca de cinco anos após sua fundação a empresa foi avaliada em 18,2 bilhões de dólares, em junho de 2014, contando com investidores como a Google e Goldman Sachs.
Carros “seminovos” (como diz a propaganda) sobram nos galpões da Localiza, que aluga barato e ainda ganha. Ponto a favor, pois o motorista consegue meio de trabalho mais econômico e o Cliente ganha. O maior componente do custo do taxi local é um aproveitador brasileiro que ganha 7.500 por mês sem dirigir.
Há uma empresa nos EUA embolsando 25% do nosso dinheirinho de transporte aqui, no Brasil. Ponto contra, Brasil perde. Há um inteligente de fora que, com base em tecnologia, ganha 25% do dinheiro usado em transporte de brasileiros. A nuvem virtual cobra sua taxa.
Ontem, o Rui fez uma corrida de Copacabana a Estrada da Gávea. A corrida cheia deu R$ 23,57. A taxa UBER foi R$ 5,89. Sobraram R$ 17,68 líquidos. Se fosse em um táxi amarelinho, a corrida sairia por R$ 50,00.
A melhor solução para todos ganharem, inclusive o Brasil, é que as prefeituras e o poder público em geral façam um acordo com a Localiza e outras, e disponibilizem carros baratos a quem quer trabalhar mesmo como taxista e se registrar como tal, retirando do sistema a milhares de carrapatos aproveitadores que possuem licenças hereditárias e alugam por 7.500 mensais. Mais uma vez, em qualquer atividade onde se entra a estudar com um pouco mais de atenção, aparecem os aproveitadores e zânganos da sociedade.
O aplicativo? Para que pagar 25% do seu trabalho apenas por um software? Cria-se uma central, em cada cidade. Em resumo, devemos recuperar o nobre serviço de taxi, apenas que reduzindo os custos e tirando os aproveitadores deste “cartório” atual.
W K
20 de julho de 2016 6:34 pmNessa questão do Uber ainda falta uma possível variável:
os automóveis de condução autônoma.
Quando eles finalmente alcançarem a capacidade de substituir completamente o motorista, é bem possível que uma Localiza da vida ou a própria Uber adquiram frotas (ou, quem sabe, uma fabricante destes veículos) e inundem as cidades com eles.
O que eu não compreendo nessa discussão toda a respeito do Uber é porque os taxistas, os prejudicados, não se unem e criem eles próprios um concorrente do Uber. Aliás as cooperativas de táxi estão aí para ajudarem. Caberia plagiar o Marechal Deodoro, ou alguém perto dele em “façamos a revolução antes que o povo a faça” – “façamos o S.O.B.R.E. antes que o UBER nos coma”.
E os taxistas atuais que aluguem carros nas locadoras, para se livrarem das despesas relacionadas. Acho que nada impede as locadoras constituírem as próprias frotas de placas vermelhas específicas para alugar a taxistas. Além de já terem isenção do ICMS (18% em algumas situações) teriam ainda o abatimento do IPI.
E acredito que as locadoras tenham um cacife bem maior do que os tais colecionadores de placas vermelhas, não é?
Carlos Cunha
20 de julho de 2016 6:39 pmAs vantagens do Uber?
Já utilizei o aplicativo. Sem problemas, custo baixo, motoristas educados.
Não concordo com a necessidade de regulamentação de Taxis. Simplesmente porque o poder público deve proporcionar transporte público e qualidade e barato. Se houvesse alguma obrigatoriedade de Taxis atenderem a periferia poderíamos falar em regulamentação pública, mas não há. Lá só tem ônibus e uma lotação e outra. Então não considero que o Taxi seja fator importante no transporte de passageiros, no sentido de poder se contar com ele em detrminado local e horário. Daí penso que qualquer um pode fazer este serviço, desde que pagando os tributos.
A fiscalização do poder público deve ser sobre qualquer veículo que transita. Todos devem ser seguros.
Se existir transporte público de qualidade, não me preocuparei com a falta de Taxis. Seja porque pegarei ônibuis/metro, seja porque o mercado se encarregará de prestar o serviço diferenciado necessário.
Porém, penso que no futuro, como alguns comentaristas já mencionaram, as cidades trabalharão com seus aplicativos de carona. Haverá controle centralizado, integração com o sistema de transporte público, incentivos sociais. Mas isso só para alguns anos. De qualquer forma, o conceito de Taxi que temos hoje está cada vez mais ultrapassado.
Paulo F.
20 de julho de 2016 6:41 pmRentismo
A maior crise no caso é o fim do alvará.
Que devia ser pessoal, mas é alugado, transionado e compartilhado. Então o rentista, aquele que possui o alvará, não vai estar atrrás do volante , mas malandramente, alugando algo que em tese não poderia ser alugado. Depois quando não se necessita de alvara, caso do Uber, libera-se dessa espoliação. aqueles que necessitam realmente de trabalho.
Quanto à frota, apenas torna institucional o comportamento rentista do detentor do alvará, sendo que no caso cria-se um pacote fechado : permissão de uso do alvará + uso do carro, que verticaliza as condições de espoliação. do trabalhador ( o motorista). E os preços não são nada camaradas!
O Uber subverte esta lógica patrimonialista. O preço do alvará implode, tal como foi feito com os preço de uma linha telefõnica após Collor.
Quanto à empresa ser estadunidense, não significa nada, pois não há impedimento para que outros desenvolvedores de software disputem o mercado!
Usei ( e ainda uso muito taxi ) pelo Brasil a fora e alhures. O que se vê em terras tupiniquins é um abuso! Desde o famoso “malho” que boa parte dos motoristas aplica com o uso de caminhos longos e tortuosos, passando pelos taximetros “turbinados” e tudo isso como se o taxista estivesse fazendo um favor ao usuário do sistema, ignorando qualquer norma de bom atendimento.
Aqueles que torcem o nariz para as novas modalidades de economia cooperativa (no sentido estrito , não no clássico) tentam de alguma forma se agarrar à um passado condenado à extinção.
alexis
20 de julho de 2016 6:43 pmVem aí! A “Uber Escola” mais barata
Sem professor local, por apenas 25% da matricula, para um verdadeiro “teacher” dos EUA.
Anarquista Lúcida
20 de julho de 2016 9:36 pmPior que já propuseram isso a sério…
Substituir professores por aulas tipo “Khan Accademy”…
alexis
21 de julho de 2016 9:31 amParece que sim
Ontem comentei com a minha mulher e ela me falou isso mesmo.
Hsv
20 de julho de 2016 6:48 pmNassif, aproveitando a dica
Nassif, aproveitando a dica de economia, em relação aos gastos do governo federal, que está propondo um drástico corte com saúde, educação e social para economizar meia dúzia de bilhão, afetando mais da metade da populações brasileira, impactando a economia vlm desemprego e redução dos salários, enquanto que o vilão dos gastos são os juros mais altos do mundo civilizado e não civilizado, então por que z mídia e seus comentaristas de economia nada criticam os gastos com juros? Por que não fazer economia mais fácil e rápido com s baixa de juros? Lembrando que os gastos com juros são gastos correntes, conforme a lei 4.320.
Adalberto Fantin
20 de julho de 2016 6:53 pmMais um pegadinha para iludir os trouxas
O processo visa claramente quebrar a classe dos taxistas. Uma vez dominado o mercado, os preços serão outros e os motoristas obrigados a assumir maiores custos.
Impressionante ver como gente que não entende nada de negócios adora morder estas iscas.
Pode até ser um bom negócio no momento, mas haverá refluxo, não duvido.
Até a prefeitura criará taxas que hoje não existem, as quais, obviamente serão pagas pelos usuários.
Além do que, como o investimento do Uber é próximo de zero, totalmente virtual, não investindo nada em veículos, pode ele sair do negócio ou ser vendido à novo dono, que imponha novas regras, a qualquer momento.
Uma gelada em termos de política de transportes. Quem viver verá.
vilasboas
20 de julho de 2016 7:24 pmUBER, VERGONHA PARA O BRASIL!
Concordo, plenamente, jamais usaria esse serviço em detrimento da classe trabalhadora brasileira.Aliás, acho um absurdo essa tal entrar no BRASIL concorrendo com gente trabalhadora nossa e tendo privilégios como isenções coisa que nossos trabalhadores não possuem. Esse nossso BRASIL esta estranho e eivado de bandidos e aproveitadores. Vai ver de quem é esse negócio? SERÁ RENDOSO À FRENTE, POIS VAI TIRAR OS TAXISTAS DO MERCADO, deixando-os à míngua, que tira da boca o alimento dos filhos dos trabalhadores brasileiros. Uma verdadeira aberração e, logo, saberemos o preço que pagaremos por tamanha patuscada odiosa. Esses governantes são uma verdadeira merda; corrutos, comprados, mercenários.
MarFig
20 de julho de 2016 7:45 pmAdalberto,
Tem uma certa
Adalberto,
Tem uma certa lógica o que você diz. Os preços são muito baixos. Na corrida do Nassif sobraram 17 reais sem contar gasolina e outras despesas, quanto efetivamente sobrou pro sujeito? Uns 7 reais?
Fábio Capela
20 de julho de 2016 8:52 pmNão há monopólio
O Uber não tem monopólio. Se ele subir os preços outro serviço, como o Lyft, pode vir para cá, ou um serviço “made in Brazil” ser criado, oferecendo condições similares às que o Uber oferece atualmente.
A questão, assim, não é se o Uber deve ou não ser defendido. A verdadeira questão é se os taxistas devem ter o monopólio desse tipo de serviço, ou se concorrentes — como o Uber, o Lyft, ou no futuro talvez até o aluguel de veículos autônomos — devem ser autorizados a brigar por esse mercado.
NRA
20 de julho de 2016 8:56 pmEsse serviço “made in Brazil”
Esse serviço “made in Brazil” já foi criado. Chama-se T81. É originário de Recife.
marcio yamawaki
20 de julho de 2016 7:13 pmtributos
quanto o uber paga de tributos em cima dos 25%?
se pagar , é por caridade… pois jamais vai abrir o aplicativo para ser taxado!!
daqui a algum tempo vai ter fila de reclamatórias trabalhistas em todos os estados, os juizes vão ser favoráveis aos empregados lesados como sempre!
alexis
20 de julho de 2016 7:23 pmSeria cômico se não fosse trágico
Ilustra o quanto somos ineficientes nos negócios no Brasil, que tem que aparecer esperto dos EUA, com um software, para ganhar 25% do nosso transporte de taxi, e ainda melhorando o serviço. Já sabíamos que a passagem aérea para Disney é mais barata que ir para o Nordeste, mas, poderíamos procurar numerosas situações que poderiam adotar a modalidade Uber no Brasil, que nos deveriam fazer abrir o olho. Política Uber, justiça Uber, escola Uber….tudo mais barato e pagando 25% aos EUA. Cabem duas soluções: Melhorar internamente essas assimetrias, retirando carrapatos espertos em todo negócio que existe dentro do país; ou estabelecer uma franchising de nação com os EUA: a UBERBRAS, e pagar o 25% do nosso PIB.
Rodrigo Pontara
20 de julho de 2016 7:55 pmDepois dos Governos do PT
Depois dos Governos do PT pobre anda até de disco avião.
A passagem para Disney é mais barata, o Zézé que veio da Bahia prefere os States.
Viva o acesso dos pobres ao avião, para os EUA
MarFig
20 de julho de 2016 7:35 pmMensalmente, fatura R$
Mensalmente, fatura R$ 5.200,00 com a UBER. Tem despesa de R$ 3 mil entre aluguel, combustível, aplicativo do celular (5 GB e mil minutos por mês), despesa total de R$ 3.500,00.
????? O cara ganha 1.700 contos por mês, sem 13○, férias, vale refeição, fgts, plano de saúde, etc e acha isso bom?
Paulo F.
20 de julho de 2016 8:53 pmCabeça de bacalhau ou enterro de anão?
Qual taxista tem sem 13○, férias, vale refeição, fgts, plano de saúde?
Taxista é ou deveria ser autonomo!
MarFig
20 de julho de 2016 9:42 pmNossa, eu não sabia. Agora,
Nossa, eu não sabia. Agora, falando sério, deixa eu explicar melhor. Eu só estou dizendo que o que eles ganham é uma merreca, ainda mais considerando que não têm nenhuma vantagem da CLT.
Paulo F.
21 de julho de 2016 6:51 pmPois então saiba!
Na verdade ganha-se mais com Uber. Faça as contas.
Vânia
20 de julho de 2016 9:01 pmDo ponto de vista pessoal,
Do ponto de vista pessoal, depois que comecei a usar o uber raramente pego taxi. Não só pelo preço, mas principalmente pq cansei de taxista grosseiro. Muitos ligam o rádio/fm numa estação chata em volume muito alto e podem até te mandar você descer se ousar pedir para abaixar o volume ou trocar de estação, Desligar então… nem pensar. Isso quando não estão assistindo televisão no carro! Como eu costumava pegar taxi de noite, voltando do trabalho, muitas vezes tive que aturar novela da globo em alto e “bom” som. Sem falar nos infindáveis discursos toscos sobre política e sociedade. E ainda as malandragens sobre trajeto. Como se tudo isso não bastasse, para mulheres, pode ser realmente perigoso ou no mínimo constrangedor, Voces podem imaginar os motivos…
Por tudo isso e ainda outras tantas, está claro que a classe precisava de algum tipo de concorrência. Estava insuportável. Ultimamente, quando possível, preferia pegar ônibus a taxi, por causa desse mal estar todo que sentia. Chegava a ter medo de entrar no taxi. Sabe-se lá o que viria. Constrangimento, grosseria, incômodo…
Por falar em concorrência, tudo indica que o Uber não vai monopolizar o mercado. Não se preocupem.
***
Cabify é o concorrente do Uber que estreia em São Paulo com cobrança diferenciada
https://tecnoblog.net/196529/cabify-lite-uber-preco-tarifa-sao-paulo/
São Paulo libera e Easy Taxi vira concorrente da Uber
http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/mobilidade/2016/07/sao-paulo-libera-e-easy-taxi-vira-concorrente-da-uber_127556.html
Vânia
20 de julho de 2016 9:25 pmMais alguns itens para a lista
Muitas vezes escolhem o passageiro e/ou o trajeto. Se recusam a levar passageiros pq:
– o trajeto é muito curto, ou muito longo, ou tem muito congestionamento num ponto do caminho, ou é perigoso…
– o passageiro tem areia no pé (isso em cidade de priaia) ou está de canga (mesmo se estiver seca, como eles não veem não param)
– tem algum animal de estimação
– mais do que 3 passageiros
…. Ah, e tinha uma época que ainda queriam cobrar para usar o porta-malas. Não sei se ainda tem isso.
Em suma, muitas vezes você ficava na mão pq não conseguia um taxi por causa desta longa lista de exigências dos coitadinhos dos taxistas. Ainda que as ruas estejam abarrotadas de taxis barbarizando no transito.
j.marcelo
20 de julho de 2016 9:26 pmÉ mentira Nassif,não caia
É mentira Nassif,não caia nessa,lhe iludiram com informações manipuladas!
1.Para se ganhar mais de 5.000 reais é necessário trabalhar no mínimo 14 hs e olhe lá,só tem serviço
nos horários de pico e ninguém aguenta fazer essa carga horária por vários dias!(pq omitiram isso?)
2.Aluguel do carro só 1.399,00 ? (será q ñ é por 7 ou 15 dias?) em SP é 577,00 por 6 dias!!
3.Lucra 5.200,00 mas é bruto ou líquido ? (já descontou os 25% do Travis Alanick bilonário?)
4.Pagou 23,57 só !,Ñ É TABELADO! A diferença está gritante,TEM ALGO ERRADO COM CERTEZA!!
Obs:Informações estão incompletas e tendenciosas,o UBER é só para explorar o trabalhador
brasileiro cobrando taxa ABUSIVA de 25%,como vc é ingênuo Nassif (prefiro pensar q é isso!)
TRABALHO COM TRANSPORTES HÁ MAIS DE DEZ ANOS !!!!
implacavel
20 de julho de 2016 10:52 pmDizem que já tem Táxi-Uber
Marluci Martins
17 de julho às 23:46 · Rio de Janeiro ·
– Mas o senhor vai jogar ovo em mim porque eu pedi um Uber?
– Eu não faço essas coisas.
– Desculpa. Eu tava brincando.
– Eu sei.
– Tava nada. Fiquei com medo mesmo. O senhor sabe ir para a Glória?
– Claro que sei.
– Desculpa. Esqueci que o senhor era táxi.
– Sem problemas. A senhora deseja que eu ligue o ar?
– Desculpa de novo. Esqueci que o senhor era Uber.
j.marcelo
20 de julho de 2016 11:08 pmCadê meu comentário ??
esse
Cadê meu comentário ??
esse turno da moderação ggn
só pega no meu pé viu!!
Falei mentira no comentário anterior ???
j.marcelo
21 de julho de 2016 12:27 amNassif o Uber é explorador de
Nassif o Uber é explorador de trabalhador brasileiro,cobrando absurdamente 25% sobre
sua renda e fora que esses dados acima estão FURADOS não é a realidade dos motoristas Uber!!!
Obs:Espero que esse comentário passe na moderação ggn !!!! Pq os outros até agora NADAAAA!!!
hugo1
21 de julho de 2016 12:47 amA Uber é um projeto muito
A Uber é um projeto muito maior do que um mero aplicativo concorrente dos taxis.
O projeto final é mudar totalmente o conceito de transporte, inclusive acabando com o transporte individual.
https://medium.com/@torniquato/how-uber-s-autonomous-cars-will-destroy-10-million-jobs-and-reshape-the-economy-by-2025-9134d3af2b11#.tbumhjbn8
marcio gaúcho
21 de julho de 2016 12:55 amNEGÓCIO DUVIDOSO E MAL EXPLICADO
Olha, esse negócio UBER é uma baita enganação para o motorista ou proprietário do carro. O veículo tem de ser “luxo”, normalmente importado, cuja manutenção, quando passa dos 50 mil Km rodados, é caríssima e especializada. O inteligente nessa história toda é o operador UBER, que leva 25% da féria sem fazer força. Sobrar R$ 2.500,00 por mês como salário, não paga as contas do mês da família. Penso que o UBER é um modismo que não veio para ficar, pois os taxis regulamentados, através das cooperativas, vão reagir e prestar serviços melhores e com o controle da fiscalização. O UBER é uma concorrência desleal frente aos taxistas regulamentados de acordo com as leis.
Ricardo Gonçalves
21 de julho de 2016 10:45 amDesculpe, mas é MENTIRA a
Desculpe, mas é MENTIRA a necessidade de ser “luxo”. Mentira.
Concorrência desleal frente aos… donos dos taxis!!! A maioria esmagadora dos taxistas não são donos dos carros, são explorados pela máfia das “cooperativas”.
Prestar serviços melhores? essa foi boa…
Se o UBER é solução eu não sei e duvido que seja, mas pela primeira vez vi gente que NUNCA entrou num táxi ter alternativa ao maravilhoso transporte público oferecido em nosso país.
Rosalvo
21 de julho de 2016 10:19 pmTaxi é máfia p César Maia tem
Taxi é máfia p César Maia tem um monte
felipeguerra
21 de julho de 2016 12:37 pmOntem andei de Corsa Classic,
Ontem andei de Corsa Classic, deve ser 2015…não estás falando do Uber Black?
Renato Lazzari
21 de julho de 2016 1:13 pmQuanto tempo leva para a
Quanto tempo leva para a Uber, a Cabify e o Easy Taxi cartelizarem-se tacitamente e manipularem o mercado impondo preços altos e qualidade baixa. como ocorre com a telefonia móvel?
No começo as teles concorriam entre si mas foi só acostumarem-se com o Brasil dos arrogantes fura-boicote (“Eu posso pagar, tá? Quem faz questão de dinheiro de pinga é pobre.”), os mesmos coxinhas anti-petistas que não suportam “pobre” viajando de avião…
Alex Cardoso
21 de julho de 2016 5:56 pmO Uber mudou a indústria do
O Uber mudou a indústria do táxi. O Netflix a das videolocadoras e TVs a cabo. A TV a do rádio, a eletricidade a do lampião a gás, o carro a das charretes, etc, etc, etc.
Fim