Parlamentares britânicos aprovam acordo para saída da UE

Após mais de três anos de discussões, processo de saída do bloco europeu deve ser finalizado até o dia 31 de janeiro

Jornal GGN – Depois de três anos de discussões, os parlamentares britânicos aprovaram uma lei que viabiliza a retirada do Reino Unido da União Europeia em 31 de janeiro com um acordo de saída.

Amplamente dominada pelo primeiro-ministro Boris Johnson, a Câmara dos Comuns aprovou o texto com 330 votos a favor e 231 contra. O material do projeto de lei ainda será avaliado pela Câmara dos Lordes, e ainda precisa passar pelo consentimento da rainha. O texto traduz em lei o acordo Brexit, e precisa ser ratificado pelo Parlamento Europeu até o dia 31 de janeiro.

Mesmo que o projeto sofra alguma mudança, o Partido Conservador de Johnson poderá reverter as mudanças por deter grande maioria no Parlamento. Para analistas, é quase certo que a legislação seja transformada em lei na próxima semana. Assim que o plano for aprovado pelo Parlamento Europeu, o quadro estará traçado para o Reino Unido finalizar mais de quatro décadas de integração com seus vizinhos.

O acordo que vai entrar em vigor a partir de 31 de janeiro coloca um período de transição, e tanto o Reino Unido como a União Europeia estão se preparando para negociações de um acordo comercial de longo prazo e outros vínculos, o que deve reavivar muitas das tensões e disputas entre europeus e britânicos que ficaram claras desde o referendo de 2016. As informações são do jornal O Estado de São Paulo.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador