Pedro Serrano: busca na casa de Marcos Lula foi ilegal, inconstitucional e abusiva

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Divulgação

Jornal GGN – A ação de busca e apreensão feita pela Polícia Civil de São Paulo na casa de Marcos Lula, filho mais velho do ex-presidente Lula, é abusiva, inconstitucional e ilegal. Isso porque a ação foi realizada com base em uma denúncia anônima não apurada previamente, segundo relatos da Folha. É o que aponta o jurista Pedro Serrano. 

A colunista Mônica Bergamo divulgou na noite de terça (10) que a operação teve autorização da Justiça. A Polícia deu como desculpa que o suposto monitoramento por câmeras na rua da casa de Marcos Lula, em Paulínia, não possibilitava uma investigação preliminar para apurar a procedência da denúncia anônima.

“Absolutamente inconstitucional, ilegal e contra jurisprudência truística, a realização de busca e apreensão com base em denúncia anônima”, disse Serrano em sua página no Facebook.

Para o jurista, a ação – motivada por denúncia sobre drogas, mas que acabou levando objetos pessoais de Marcos – está inserida no contexto da perseguição a Lula.

“A persecução a Lula e sua família é de estarrecer. Pelo que conheço de história, tudo que o Sistema de Justiça fez de bom nas ultimas décadas não deixará registro significativo. Ficará a imagem de persecução a um líder político relevante e sua família. Se Lula é culpado, seus algozes, com esses abusos, vão inocentando o ex-presidente. Colocando-o como vítima, o que, de fato, tem sido.”

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

28 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Mas isso é óbvio ora.
    E as

    Mas isso é óbvio ora.

    E as providências que serão tomadas ?

    E os Min. que o ex-Presidente indicou ao STF, por ex, não serão contactados ?

    E a bancada do PT na camara, e no senado, qual atitude irá tomar ?

     

  2. Datena

    Nao assisto a Tv ,ouvi dizer que Datena esta insandecido com a possibilidade de acharem drogas com um dos filhos do ex presidente , o detalhe é que o apresentador tem um filho que teve ou tem problemas com drogas

    Pessoas abjetas da pior especie dentro dos lares em horario nobre , nao foi a toa que o g5olpe foi rapidamente assimilado pela populaçao !

  3. Pela primeira vez a realidade
    Pela primeira vez a realidade diante de si
    Orgô Dyabo-Vyvo
    Pela primeira vez a própria voz impedida por uma herança animal em forma de cartilagens na garganta
    Pela primeira a percepção de que suas mãos eram humanas apesar da herança animal
    Pela primeira vez sentiu a sensação do contato entre seu corpo, no caso os pés, e aquele galho horizontal que apontava para o Oriente onde o sol se escondia e para onde migrou
    Pela primeira, pelo menos de forma consciente, o ventre: mas não foi daquela vez que percebeu-se homem ou mulher: talvez fosse mãe: ou pai…
    A percepção de gênero veio depois: em forma de visão: masculino vs feminino
    Quando assim viu-se, começou o regresso: começou o inferno em forma de cegueira: de tão cego, tornou-se impossível ter noção daquilo que Antenna Rush tinha: como por exemplo o gesto de contornar, de forma consciente, uma árvore: ou quarteirão…

    ….

    Olha só a Atena: MACACO.MITO.MITOCRONDIA

    Foi a David Parise dessa sequência que viramos gente…
    Cristiano Novaes de Rezende
    Novamente viramos gente, segundo disse um professor de medicina: ele escreveu no quadro negro três palavras que eram uma sequência: MACACO MITO MITOCONDRIA: a aula era em francês mas entendi…

    É fora da sala de aula havia um enxame para me matar…e aí escolhi, no meio do bando rebanho de ovelhas abelhas apenas um: escolhi o enjeitado, a ovelha D.
    D de DESgarrada
    A mãe nem percebeu quando escolhi para minha obra de arte o filho mais frágil

    …..

    https://youtu.be/Y3FhfwWvlLs

    Pela primeira vez aconteceram ocorreu

    O primeiro gugunar

    E outros eventos pela primeira vez

    Pelo menos de forma consciente

    Divino Sobral
    Cecilia Cotrim
    Edson Barrus
    Edson Catendê
    Naju Nogueira Divino Água

  4. Está aí, eu se eu visse um

    Está aí, eu se eu visse um helicóptero com 500 kg de cocaina, de um deputado filho de senador, a denúncia anônima valeria tambem?

    1. O caso do helicóptero é pior

      O caso do helicóptero é pior ainda, pois a polícia apreendeu a droga em flagrante delito, sabia-se quem era o proprietário do helicóptero e, mesmo assim, ninguém foi preso. Nem busca e apreensão, nem condução coercitiva, nada.

    1. Se nem vamos ter eleição em 2018 pra que servem as pesquisas?

      Não entendo como as pessoas que são comprometidas com Democracia ( não falo só das esquerdas) não enxergam a maracutaia entre as intituições brasileiras, incluindo as Fracas ( de forte elas não tem nada) Armadas e a mídia!

  5. É só alguém da justiça vir a

    É só alguém da justiça vir a público (pela primeira vez, é claro) e tentar se desculpar com o Lula e o vingador dos fascistas que persegue o Lula 24 horas por dia lá das araucárias inventa outra sacanagem contra o presidente. Realmente eu oro para que o Lula suporte tantas e tantas arbitrariedaades. Confesso que admiro a resignação deste camarada, porque acho que naõ existe precedente na história humana para tamanha perseguiçaõ. Que o Deus da verdadeira Justiça faça Justiça a tantas injustiças.

  6. A  máfia vai plantar “provas”

    A  máfia vai plantar “provas” no computador do Lulinha. Enquanto isso o traficante MOR das Minas Gerais é liberado pelo Senado para continuar roubando e mandando matar. Por falar nisso,  o que será que PóF fez com a meia tonelada de cocaína do helicoca?

  7. Mas olhem a desculpa para a invasão …

    … monitoramento da rua (provavelmente em frente a sua casa),  com cameras de TV circuito interno.

    Onde moro, em Bagança Paulista, em um condominio mais afastado um pouco da cidade, quase que todo mundo tem cameras monitorando as ruas, para verificar se há algo que desperte o sinal de perigo (assaltantes, etc. ).. Eu não tenho porque não gosto de ficar verificando a rua.

    Agora, o Lulinha ou o outro filho, não monitorar a rua e áreas externas da casa, eles como pessoas que tem alto risco de serem “assaltados”, de modo a configurar um assassinato planejado pela direita, deveria ser um direito.

    Agora por isto, sofrerem uma vistoria na sua casa, por “denuncia suposta de vizinhos” é de uma canalhice total.

    Para mim foram verificar as condições de segurança da casa e assim como proceder, numa preparação de uma invasão noturna “tipo assalto”!

  8. A baixaria esta tão grande que até o Alckmin resolve participar

    das maracutais do judiciário, a tucanalha nem disfarça mais a perseguição ao Lula, sua familia e ao PT, o Partido dos Trabalhadores esta sendo perseguido implacavelmente e tem gente que com toda essa desfaçatez tucana corrupta ainda acha que teremos eleição em 2018!

  9. Se repercutir mal a imprensa vai dizer que foi armação do PT

    É isso que o PT ganha com o “republicanismo” em tempo ditatoriais…. PT defendeu Aécio de acusação… PSDB manda o agradecimento

    Defendeu o bandido Aécio Neves de “perseguição”… virou alvo fácil da imprensa, foi associado aos defensores dos bandidos…

    Agora vem o troco… apanha mais uma vez… se a história começar a repercutir mal a imprensa ainda usará esse episódio como “armação do PT” para Lula se fazer de perseguido.

  10. Esgotei qualquer tipo de

    Esgotei qualquer tipo de argumentação acerca dessa ignominiosa perseguição a um cidadão brasileiro. Querem não apenas retirar seus direitos políticos, mas atingir sua própria condição humana. 

    Meu protesto é simplesmente não ficar sempre se repetindo. 

    1. Vc  me faz lembrar um

      Vc  me faz lembrar um escritor alemão que dizia:

       ”Eu não me repito porque uso sinônimos. Mas o conteúdo é o mesmo”

       Viva a imaginação que vc NÃO TEM.

  11. Fascismo

    A Gestapo também perseguia na alemanha nazista todos aqueles que denunciavam ou não condiziam com o ambiente de intolerância às minorias que então subsistia.

  12. O Golpe, A Inquisição e o Emblemático Caso “Sucuri”.

    Porque afirmo, digo, reitero, reafirmo, sacralizo, que a sociedade brasileira não vale um tostão furado…

    (para não resvalar à generalização, o que prepondera dela)

    Depois do golpe de 1964, dado contra os interesses do povo brasileiro e a favor do capital estrangeiro,

    após o ato institucional number five, de 12 de dezembro de 1968, o Brasil, esse amontoado de siris sujos de lama, dentro de uma lata enferrujada, todos querendo sair ao mesmo tempo, os de baixo puxando os de cima, provocando uma entropia social (ou “sirial”) insolúvel, porque todos têm pavor à lata, viveu tempos de caça às bruxas, como na época trevosa da Inquisição!

    Principalmente nas Universidades Públicas, a deduração, a cabuetagem, a delação, serviram de modus operandi dos canalhas que objetivavam denunciar adversários ideológicos e acadêmicos, aproveitando-se, muitas vezes, de suas “incinerações profissionais”, para ocupar-lhes as vagas deixadas.

    (muitos hoje ainda estão na ativa gozando de respeitáveis reputações nos meios acadêmicos e profissionais)

    Com o novo golpe de 2016, esses canalhas voltaram a agir.

    O reitor da UFSC foi a mais recente vítima desses canalhas!

    “sucuri” era o apelido de um informante da polícia na cidade paulista de Orlândia/SP, nos anos de chumbo…

    por ter conquistado a confiança do delegado local, passou até a fazer diligências e patrulhas em viatura da polícia…

    vigia a lei do recolhimento após às 22 horas e ninguém podia ficar na rua depois deste horário…

    um amigo de trabalho me narrou esta história…

    certa noite de lua cheia, resolveu ficar sentado na calçada em frente a sua residência, para contemplar o astro brilhante…

    noite silenciosa, todos cumprindo a determinação de recolhimento do chefe de polícia…

    eis que dois faróis acesos viram de uma esquina e logo param em frente ao meu amigo de trabalho….

    com o braço pra fora da porta do jeep, como uma autoridade típica das republiquetas de bananas, Sucuri inquire meu amigo:

    “O quê cê tá fazendo aí?”

    Meu amigo levantou-se indignado… foi até o Jeep… bravo, repetiu:

    “o quê tô fazendo aqui?”

    “aqui é minha casa e fico aqui até enquanto quiser”!

    bradou encolerizado e agarrando a lateral do jeep fazendo força para virá-lo!

    Contam que esta sua reação foi tão carregada de indignação e raiva, que o motorista da viatura achou melhor bater em retirada carregando um “sucuri” entre atônito, apavorado e diminuído, mais parecendo, então, um verme expelido dos intestinos podres do regime….

    Horridus Bendegó

     

  13. Isso tudo é para que a esquerda

    pequena burguesa se lembre como a direita fascista governa quando está no poder. Quando a esquerda pequena burguesa está no poder fica pisando em ovos bancando de republicana para ser condescendente com a direita fascista. Isso também é uma pequena amostra de como vai continuar a cassada contra o Lulinha paz e amor (o republicano) e o PT. E o Lulinha paz e amor (o republicano) ainda acredita que vai ser eleito.

     

     

  14. Lula tem que pedir proteção contra a justiça

    Está mais do que claro que inventaram uma desculpa para plantar provas na casa do filho de Lula. As que eles encontraram não estão dando conta do esforço de mostrar que coisas de uma vida normal são crime.

    A defesa de Lula deveria buscar uma mandato de segurança para impedir que o aparelho vingativo de justiça não queira produzir provas que satisfaçam suas teses com culpa formada e, principalmente, sem precisar trabalhar para obtê-las. Este é o fulcro do problema deles: são vagabundos e jamais fariam alguma coisa que lhes desse trabalho.

  15. Joga a toalha

    Lula, se manda, o Brasil não te merece.

    Vá viver o resto dos seus dias em paz, bem longe dessa gente podre.

    Bem longe dos que o humilham e perseguem, e mais longe ainda dos subjugados, submissos e acovardados.

  16. Represente-se criminal e

    Represente-se criminal e administrativa os responsáveis por tal arbitrariedade: magistrado/a, promotor/a oficiante, delegado/a de polícia e demais autoridades por ventura envolvidas em tal ato ilegal (pedido, autorização e execução da medida)

  17. Infelizmente o que fica claro

    Infelizmente o que fica claro em todos esses episódeos de constantes perseguições ao ex-presidente é que ele não tem interlocução mínima no judiciário para fazer cessas esses abusos.

    Dessa forma, como irá Governar o País, caso seja eleito ? Não irá conseguir, não adianta a esquerda se iludir.

    O melhor a fazer é apoiar outro candidato.

     

    1. Bela lógica: vamos apoiar um candidato com tráfico de influência

      Seu candidato é Aécio!!! Seu partido é o PSDB… os donos do poder!!! Eles são ótimos em impunidade!

      Que bela lógica… vamos apoiar um candidato como Aécio… quando ele roubar nunca será preso… é só ligar pro Gilmar Mendes e resolver tudo! Depois dividem a propina e fica tudo por isso mesmo!!!

      Vai levar essa “boa nova” pro site do Antagonista ou pro MBL… lá será um sucesso… aqui você só ganha desprezo!

    2. Já sei!! Perrella é o homem

      Já sei!! Perrella é o homem certo.

      De tráfico de influência, e de tudo o mais, ele entende.

      Vai te catar, moleque!!

  18. Pra quem insiste em não

    Pra quem insiste em não entender, será que é preciso desenhar? Leia-se Memórias do Cárcere de Graciliano Ramos e saberemos o que poderá acontecer a qualquer cidadão brasileiro, até mesmo aos que apóiam tais procedimentos. Se cidadãos conhecidos são vítimas da arbitrariedade, o que não está passando o cidadão que vive no anonimato. Será que não existem instituições que cuidam dos direitos dos cidadãos? “(…) onde estás que não respondes?” (Castro Alves)

     

  19. DENÚNCIA ANÔNIMA E A POLÍCIA INVADE A CASA DE FILHO DE LULA.

    SE ALGUÉM FIZER UMA DENÚNCIA ANÔNIMA, SERÁ QUE A POLÍCIA IMPARCIAL E APARTIDÁRIA DO TUCANO GERALDO ALCKMIN, VAI INVADIR A CASA DO DÓRIA?

    SE ALGUÉM FIZER UMA DENÚNCA ANÔNIMA,  SERÁ A QUE A POLÍCIA IMPARCIAL E APARTIDÁRIA DO TUCANO GERALDO ALCKMIN, VAI INVADIR A CASA DE UM DE SEUS FILHOS?

    SERÁ? SERÁ? SERÁ?

    SERÁ QUE EXISTE POLÍCIA IMPARCIAL A APARTIDÁRIA SOB O COMANDO DE POLÍTICOS QUE SÃO ELEMENTOS DA “QUADRILHA TUCANALHA” QUE ASSOLA, ROUBA E DESTRÓI O BRASIL DESDE 1980 E PRINCIPALMENTE A PARTIR DE 1995,  QUANDO A QUADRILHA SE ESPALHOU PELO BRASIL TODO, INCLUSIVE PRATICANDO UM DOS MAIORES CRIMES CONTRA A ECONOMIA BRASILEIRA, QUE FOI A PRIVATARIA TUCANA, ONDE QUASE QUE A TOTALIDADE DOS ELEMENTOS DA QUADRILHA FICARAM  MILIONÁRIOS.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador