O advogado, escritor, professor e ativista político Percival Menon Maricato, de 82 anos, receberá nesta terça-feira (1º) o Título de Cidadão Paulistano. A homenagem será entregue pelo vereador Nabil Bonduki (PT), autor da proposta, em cerimônia na Câmara Municipal de São Paulo.
A concessão do título foi aprovada pela Câmara Municipal em 18 de junho deste ano, com 39 votos favoráveis, cinco abstenções e dois votos contrários, entre os 46 vereadores que participaram da votação.
Nascido em Santa Ernestina, no interior paulista, Maricato mudou-se para a capital aos dez anos, em 1954. Foi em São Paulo que estudou, construiu sua carreira profissional e desenvolveu uma trajetória marcada pela atuação nas áreas jurídica, empresarial, política, social e cultural.
Ao longo de sua carreira, Maricato atuou na defesa da democracia e dos direitos humanos e participou de diferentes causas sociais. Durante a ditadura militar, foi perseguido por sua atuação no movimento estudantil. Estudante da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), participou das mobilizações contra o regime e foi presidente da União Estadual dos Estudantes (UEE) entre 1969 e 1971.
Preso em 1971, passou por unidades do DOI-CODI e do DOPS e permaneceu por dois anos no Presídio Tiradentes. Antes de ser levado ao presídio, segundo seu relato, recebeu a proposta de assinar uma carta de arrependimento dirigida aos estudantes para obter a liberdade, mas recusou.
Após a prisão, enfrentou dificuldades para retomar os estudos e sua atuação profissional. De volta à Faculdade de Direito, trabalhou no “Jurídico do XI”, serviço voltado ao atendimento jurídico da população de baixa renda, onde chegou a exercer a direção da entidade.
Na advocacia, Maricato participou de causas envolvendo moradores de loteamentos clandestinos, artistas perseguidos pela censura, direitos das mulheres e indenizações de moradores removidos de favelas. Também construiu carreira junto a clientes individuais e empresariais.
Paralelamente à atuação jurídica, tornou-se uma das figuras de referência na representação dos setores de bares, restaurantes, gastronomia e serviços. Participou da fundação e da direção da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de São Paulo (Abrasel-SP), entidade da qual atualmente é diretor nacional e presidente de honra em São Paulo. Em agosto de 2026, assumiu também a Presidência do Conselho Consultivo da Abrasel-SP.
Maricato ainda ocupa funções em entidades como o Pensamento Empresarial das Bases Empresariais (PNBE), a Comissão Especial do Setor de Serviços da OAB/SP, o Visite São Paulo Convention Bureau e a Central Brasileira do Setor de Serviços (Cebrasse).
Sua trajetória inclui ainda a produção de livros e artigos sobre Direito, administração, gastronomia e a vida urbana de São Paulo. Foi professor de pós-graduação e colaborou com veículos como Veja, Folha de S. Paulo e Valor Econômico
A relação com a capital paulista inclui ainda a participação no carnaval. Maricato foi fundador da Escola de Samba Colorado do Brás e seu primeiro presidente, conduzindo a agremiação, durante três mandatos, em uma trajetória que a levou do 4º Grupo ao Grupo Especial do carnaval paulistano.
Em agosto deste ano, o escritório Maricato Advogados Associados, do qual é sócio-fundador, completou 50 anos de existência. O período também marca cinco décadas desde que recebeu sua carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Ao falar sobre a homenagem, Maricato destacou a relação construída com a cidade ao longo de sua vida.
“É uma honra, um orgulho, uma alegria e também uma responsabilidade receber oficialmente esse título e a cidadania da cidade que adotei e que amo”, afirmou.
Deixe um comentário