Pós-Carnaval, o desespero da imprensa com as chances de Lula para 2018

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – Os jornais amanheceram no último dia de festejos de carnaval anunciando o que aguardam para os próximos acontecimentos do ano: a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Não à toa ou coincidências, que a Folha de S. Paulo manchetou “Pelo prazo médio da Lava Jato, Lula pode ficar inelegível durante eleição“, enquanto o Estado de S. Paulo dedicou editorial à pressão direta.
 
São desdobramentos de uma entrevista há quase uma semana do ex-ministro Gilberto Carvalho, afirmando o que todos já sabiam: “Lava Jato fará de tudo para condenar Lula“, disse ao Valor. Sintetizava a expectativa do próprio ex-presidente e de todos seus aliados, de que a intenção dos investigadores e do juiz Sérgio Moro era condená-lo na primeira instância, deixando-o inelegível.
 
Entretanto, acrescentava Carvalho, em trecho ainda mais importante da entrevista: “Na primeira instância, podem condená-lo. Mas a repercussão e a nossa guerra será tanta que apostamos que na segunda instância possamos reverter [a condenação], e também nos tribunais superiores. Lula, ao fim e ao cabo, será candidato”.
 
Mas essa parte foi ignorada. A repercussão foi mesmo da inelegibilidade nos jornais, que aguardaram para recuperar a entrevista logo no fim do carnaval, iniciando “oficialmente” o ano. “O desespero do PT“, é o título do editorial do Estadão nesta manhã, que preferiu transferir os ânimos do jornal para o partido, em interpretação.
 
“O Partido dos Trabalhadores (PT), que, mais do que nunca, não passa de um apêndice de Luiz Inácio Lula da Silva, deflagrará uma “guerra” caso seu timoneiro seja condenado pela Justiça em algum dos diversos processos nos quais é réu”, iniciou o diário.
 
O espaço opinativo se debruça naquilo que o ex-ministro Gilberto Carvalho poderia ter falado ao Valor, mas não falou, o que levanta a impressão de que faltavam sustentações para o editorial.
 
“Carvalho não se preocupou, em nenhum momento, em contestar as acusações que pesam contra o Padrinho, pois obviamente não é disso que se trata – e se nem os ativos advogados de Lula da Silva conseguem alinhavar argumentos em sua defesa, por que Carvalhinho o faria? Para Carvalho, como para os petistas em geral, o único crime pelo qual Lula será condenado é o de ter ajudado os pobres”, continua.
 
Na entrevista, o ex-ministro deixou claro que a vitória de Lula contra a Lava Jato virá na segunda instância, porque já naquela Justiça não poderá haver espaços para erros e abusos judiciais, sob o risco de um crime histórico. “Eles pensarão duas vezes antes de fazer bobagem”, lembrou, diante da óbvia reação popular em caso de condenação ou prisão do ex-presidente.
 
Mas a conclusão do Estadão foi: “Não há outra maneira de entender as inspiradas palavras de Carvalho – leia-se Lula. Ele aposta que a mística em torno do grande líder será capaz de levar a militância às ruas para intimidar os magistrados. O PT sabe que, se os processos contra Lula forem tratados somente no âmbito jurídico, a derrota do petista é certa, e não porque a Lava Jato “persegue” Lula, mas sim porque, ao que tudo indica, sobram provas contra ele”.
 
Nessa linha, mas em formato “informativo” publicou a Folha de S. Paulo em suas duas reportagens dedicadas ao tema. Uma delas, direto de Curitiba, a repórter Estelita Hass Carazzai mostra entregar o veredicto da Justiça daquela região: “Se seguirem o ritmo de outros processos, as ações contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que correm pelas mãos de Sergio Moro podem torná-lo inelegível ainda antes do pleito de outubro de 2018”.
 
Na verdade, o que fez a repórter foi calcular quanto tempo o Tribunal Regional Federal julgou recursos de réus contra o juiz Sérgio Moro. As contas chegaram a 1 ano e 10 meses, desde uma denúncia até o julgamento da segunda instância. “Mantido esse ritmo, o petista ficaria inelegível em meio à campanha de 2018 –entre julho e outubro”.
 
O jornal não detalhou, entretanto que, ainda que Lula responda a dois processos no Paraná, pelo apartamento triplex no Guarujá e por suposto benefício obtido da Odebrecht, em terreno onde seria a sede do Instituto Lula, cada caso da Lava Jato leva um tempo de investigação. E que o andamento da fase de testemunhas pode retroceder as estimativas da imprensa e do Paraná, uma vez que os depoimentos negam as teses sustentadas.
 
A outra publicação do diário paulista é assinada por Igor Gielow, antes diretor da sucursal de Brasília da Folha, passou recentemente a publicar coluna de opinião. Nesta, buscou revestir a publicação de aparente imparcialidade, porque conversou com “observadores” para se chegar a conclusão.
 
“Apesar dos anos de desgaste, o cenário atual entre observadores prevê alguém da centro-esquerda com chances de ir ao segundo turno em 2018”, inicia. “Os olhos convergem para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, único nome do PT com densidade eleitoral, exceto que o partido aposte em algum derrotado de 2016, como o ex-prefeito paulistano Fernando Haddad”, completa.
 
Já admitindo que o ex-presidente pode, sim, conseguir vencer a Lava Jato, focou o artigo no desgaste para Lula de enfrentar uma campanha política, após todos os questionamentos da Lava Jato e pressões diversas.
 
A exasperada coluna do Estadão, após insistentemente defender uma indiscutível inelegibilidade, chega a conclusão de admitir de que o ex-presidente pode sim avançar contra as acusações da Lava Jato, mostrando o desespero com os resultados recentes das pesquisas, com as grandes chances de Lula nas eleições 2018.
 
Não deixando de atirar: “O partido e seu demiurgo não apenas são os responsáveis pela pior crise econômica da história brasileira, mas também são as estrelas do maior escândalo de corrupção que já se viu no País. 
 
“O problema é que os “fatos alternativos” dos petistas podem não ser suficientes para esconder a dura realidade de que, além de Lula – que pode não concorrer em razão de seus enroscos com a Justiça –, o PT não tem outro candidato. ‘Depois do Lula, quem?'”, conclui.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

64 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Cruse
    A pior crise da história? Fala sério! Culpa do PT? Quanta desonestidade intelectual! Boicotaram a Dilma desde seu primeiro mandato! Se isso é jornalismo…

  2. Cruse
    A pior crise da história? Fala sério! Culpa do PT? Quanta desonestidade intelectual! Boicotaram a Dilma desde seu primeiro mandato! Se isso é jornalismo…

  3. O desespero maior deles não é por Lula

    É que as tentativas e alternativas deles são mediocres. Mediocres só conseguem criar mediocridades. Com o recrudescimento da crise que eles celebram desde 2012. Sem água em Brasília. Seus comparsas dispersos e fugindo das notícias de seus golpes e corrupções, resta pouco.

  4. o carnaval vai ser longo

    No ano do carnaval do FORA TEMER e do çú o menino moro apresenta a sentença m#$%@ de convicção jurídico/bíblica/religiosa com convicções e domínio do fato 2.0.

    As varandas gourmets, as panelas, a republica doe estado agrícola subdesenvolvido do sul para o abraço da rede de dois neurônios plin plin.

  5. Velho PT

    Essa turma velha guarda do PT é a desgraça de Lula e Dilma porém eles cegos não percebem isso. A revolta de parte da população contra o PT que ainda existe é justamente pela permanencia desses caras na alta cúpiula do partido. Se o PT se renovar as chances de Lula aumentam significativamente. Porém, como Lula tem voação para ser Cristo ele vai com eles até acontecer o que aconteceu com a Dilma.

    1. É verdade, para que esses

      É verdade, para que esses “amigos” do Lula ficam dando entrevista para o pig, ainda, nessa altura do campeonato? O “Carvalinho”, ingênuo como um menino de 10 anos, levantou a bola para o Estadão cortar. Esses caras não aprendem nunca?

  6. Vai ficando cada vez mais

    Vai ficando cada vez mais evidente que a condenação do Lula é inegociável.

    Acho que nem está descartado algo ainda mais radical.

    Nesse planeta caótico não há limite para as forças da sombra.

    E os arquitetos da derrocada brasileira não devem abrir mão dessa “cláusula” do “negócio”.

  7. o Perdeu.

    Eleger Lula depois de tudo que aconteceu no Brasil nesses 13 anos de PT,que levou a maior crise da história desse País,  em todos os sentidos,  é perder o juízo de vez.

  8. Duas Opiniões

    Sobre esta possibilidade tenho comigo duas opiniões.

     

    A) Lula não terá coragem de se candidatar, a rejeição será seu maior obstáculo, capaz de eleger qualquer opositor em segundo turno.

     

    B) Sim, a condenação em segunda instância vira no meio do segundo semestre do próximo ano.

     

    Leo Pinheiro em delação jogou a pá de cal na questão do Triplex, claro que cabe recurso, mas… Estamos falando do ex dono do imóvel 

  9. O Lula não vai ganhar as eleiçõers

    porque as eleições de 2018 será as mais roubadas da historia. Eu torço para que o Lula não seja assassinado pela direita fascista. Mesmo se o Lula ganhasse, ele não governaria com esse congresso sendo a maioria bandidos.    

  10. Ninguém pode se surpreender

    Ninguém pode se surpreender com as barbaridades postadas no Facebook. Olha o nível do editorial do Estadão, um jornal de alcance nacional e que deveria ter um mínimo de responsabilidade em relação ao que publica.

    1. Com todo respeito, mas está esperando demais do estadão

      Num passado que nem faz muito tempo, talvez merecesse consideração. Hoje o máximo que a mídia golpista pode fazer (e geralmente faz bem) é fazer o mal. Mas não é necessário talento para isto, muito pelo contrário. O grande revés para eles, eles mesmos estão construindo. Estão acabando com seus leitores, dia a dia, basta ver os números.Todos eles da grande mídia são sujos, não acredito que hajam excessões. Suas histórias são de rabo preso, hoje ou no passado geralmente com o que há de pior tipo de pensamento. Estão presos num esqueleto que fede a cada dia.

  11. Não esqueçam, Lula fala pela boca de Gilberto Carvalho

    “O primeiro passo para viabilizar essa estratégia, na visão de Carvalho, seria Lula concordar em assumir a presidência do PT, ponderando que será muito difícil a reconstrução do partido.” (…)

    O ex-ministro diz que não há plano B, mas reconhece que, caso a candidatura de Lula seja inviabilizada,  é preciso trabalhar com alternativas. “Sou simpático a uma alternativa Ciro Gomes”, disse.

    Sobre um eventual apoio a Ciro Gomes:

    “O Ciro é um cara que ao longo desses anos teve os seus problemas, o seu jeito às vezes um pouco excessivo de expressão, mas tem uma coisa fundamental: ele foi fiel ao nosso projeto o tempo todo. Nos tempos das duras provações foi um dos caras mais corajosos. Isso valeu no tempo do mensalão, do impeachment. Um outro nome que tem a minha admiração é o [Roberto] Requião. Ele tem suas idiossincrasias, mas é corajoso, merece muito nossa consideração.”

    Conclusões:

    1. Os petistas que o-d-e-i-a-m o Ciro Gomes, precisam, urgentemente, começar a rever seus conceitos;

    2. Um amigo militante antigo e aguerrido, mais de 50 anos, quase 60, passou uma tade na ocupação do MTST na Paulista, em frente ao Banco do Brasil, e depois postou, indignado, no Facebook: “cadê nossos parlamentares? não aparece ninguém !!” (Suplicy não conta, é café com leite). Pois é, desde 2013 que “nossos parlamentares e dirigentes partidários sumiram das ruas, sou testemunha disso. Não é que a reconstrução do partido será difícil, diria quase impossível, a bancada parlamentar vai ser dizimada em 2018. O que aconteceu no plano municipal, vai se repetir, o PT teve 45% menos candidatos do que em 2012, segundo pesquisa do professor Wanderley Guilherme dos Santos;

    3. Caiam na realidade, não haverá Lula 2018. Se sobreviver aos processos e à impugnação no TSE, irão eliminá-lo fisicamente (dar baixa, no jargão do submundo), como já advertiu Mino Carta. 

  12. Não entendi bem,
    Bandidos
    Não entendi bem,

    Bandidos assumidos assaltaram o poder, reconduzir Lula é loucura, o correto é manter a quadrilha no poder?
    Que tipo de pensamento torto é esse, a lá Curitiba style??? O juiz-perseguidor irá condenar Lula, afinal, é o que a lojinha lhe mandou fazer, mesmo arruinando a sua ridícula carreira, e esse será o entero definitivo dá justiça no país.

  13. Lula e a esfinge de 2018…

    Alguém já disse que o Brasil não é para amadores…de certo, nenhum país é, considerando as especificidades e complexidades de cada processo histórico que resulta no arranjo de cada projeto nacional…

     

    Mas o Brasil guarda tintas mais dramáticas, talvez por toda sua exuberância, talvez pela auto-imagem que fazemos de nós mesmos, e por muito mais…

     

    Agora estamos com um provável dilema bem a frente, que desafia nosso parco edifício civilizatório…Eu diria trilema, e até tetra-lema, mas vamos deixar por menos!

     

    O cretino da extrema-direita, o deputado vocalizador da misoginia e da violência policial surge como alternativa factível ao pleito presidencial…

     

    Uma aberração? Um retrocesso? Um ponto fora da curva? 

     

    Porra nenhuma…

     

    Nessa República de cento e vinte e sete anos, temos poucas décadas de regimes eleitos, e isso não quer dizer que esses anos a eleição poderia ser considerada democrática, afinal, parte da República chamada de Velha foi sob regime de voto de cabresto, e o voto analfabeto é coisa recente…de 1985… 

     

    Nossas soluções autoritárias são regra, e não exceções…

     

    A violência contra mulher, a justificativa do estupro pela criminalização da vítima, o mote “bandido bom, bandido morto” são temas que transcorrem com facilidade desde as camadas mais ricas até as mais pobres, no nosso estranho consenso (trans) classista…

     

    Então, o símio da direita não é uma novidade, e convenhamos, é somente uma simplificação rasteira de outros personagens muito mais inteligentes, mas não menos perigosos, que teve no lacerdismo seu maior expoente…

     

    Antes de virarem piada nacional, os camisas verdes (galinhas verdes) tiveram peso considerável na disputa pela primazia das manifestações de rua, e do espectro político nacional, muito em parte devido a onda totalitária que varreu o mundo e seduziu até boa parte da direita dos EUA, simpática as teses eugenistas, racistas e xenófobas de Hitler e Cia…

     

    Porém, a pergunta que se fazem todos os atores do cenário político nacional (e os observadores internacionais) é até onde esse fenômeno pode ir…

     

    Difícil prever…

     

    O fato é que existe um nova onda conservadora mundial, e que no Brasil está criando não apenas um novo polo, uma nova referência, mas sim uma exacerbação extremista que poderá ter desdobramentos incontroláveis, inclusive para os planos da direita de ganhar eleições…

     

    Uma repetição farsesca do descontrole do equilíbrio geopolítico proporcionado pela ascensão de regimes totalitários no pós-crise de 29…

     

    Talvez essa seja a tática: alterar os ânimos de tal forma a criar ambiente para intervenções de força…Quem sabe?

     

    Podemos dizer, grosso modo, que o potencial de crescimento do gorila da direita é bem parecido com Lula…

     

    Ele fala o discurso dos mais pobres (sim, os pobres são extremamente conservadores nesse país), pode apresentar uma agenda nacionalista, reivindica o monopólio da tese da ordem por sua militância junto aos agentes da segurança pública, enfim, acena com uma plêiade de argumentos contraditórios, que se movem ao gosto da audiência…

     

    Soa familiar? Sim, mais ou menos como trump….mas ao contrário do milionário estadunidense, com o élan da caserna, com a expertise da selvageria policial…

     

    A questão central nas próximas eleições (se houver eleições) é o comportamento dos setores médios e de parcela da elite nacional…

     

    Sim, por mais estranho que pareça, novamente estamos reféns desses midiotas que amamos odiar…

     

    É deles que dependerá o sucesso ou o insucesso das pretensões lulistas nas próximas eleições…

     

    Explico…

     

    Se a classe mérdia e parcela da elite que não aderiu ao chamamento dos primatas da direita, como inclusive vêm vociferando um colonista do esgoto que os chama de direita chucra, é por medo do que essa alternativa representa…

     

    Nos círculos mais ricos e mais bem informados, há certo medo de que os primatas da direita acabem inclusive por ameaçar as relações de subordinação com a Matrix, os EUA…

     

    Sendo assim, atendendo aquele jargão de que as pessoas votam (ou mudam) por esperança ou por medo, parece que, ao contrário de 2002, quando a esperança foi o sentimento majoritário, a aposta em Lula se dê por medo…

     

    Tudo vai depender da capacidade dos animais da direita em suavizar suas posições e convergir para o centro, ao mesmo tempo que dependerá da capacidade de Lula e do PT disputarem mais uma vez esse espaço, agora feridos e com o rancor arquivado do golpe em Dilma…

     

    Caso o PT e seus aliados optem por uma radicalização, uma guinada à esquerda, os setores de centro podem se abrigar no outro extremo, por necessidade óbvia de sobrevivência e medo às retaliações…

     

    No entanto, a busca pelo centro pelo PT pode fraturar a sua frágil coalizão política, e mais, não resultar no que se espera…

     

    A busca pelo centro pode acarretar ao PT a perda do pouco que têm, e não ganhar o que espera…

     

    Não é missão fácil a que se coloca para Lula daqui por diante…

  14. Sofisma

    “O PT sabe que, se os processos contra Lula forem tratados somente no âmbito jurídico, a derrota do petista é certa, e não porque a Lava Jato ‘persegue’ Lula mas sim porque, ao que tudo indica, sobram provas contra ele”.  O Estadão parece pensar que todos os seus leitores, de tanto odiarem Lula, já foram tragados pela “midiotia” . Como todo o mundo que acompanha os noticiários e raciocina constata, até hoje não apareceu nenhuma prova contra Lula, em qualquer dos processos. Quer o jornal justificar, previamente, a aceitação de “convicções” sabidamente forçadas como provas? Faltará vergonha aos tribunais para concordarem?    

  15. Indique um e eu voto

     Mesmo que Lula não possa disputar as eleiçoes, em quem ele indicar eu voto,e se quem ele indicar for impedido de disputar as eleiçoes o outro que ele indicar eu voto, entendeu Moro.

  16. Burrice!

    “Na primeira instância, podem condená-lo. Mas a repercussão e a nossa guerra será tanta que apostamos que na segunda instância possamos reverter [a condenação], e também nos tribunais superiores.”

    Burrice rematada e consumada! Será possivel que esse povo não aprende nunca? Se o mouro tivesse logrado o translado do Lula para Curitiba alguem duvida que ele ainda estaria preso, condenado à prisão perpétua? Igual ao Dirceu? Ao Almirante Othon? (“nossa guerra será tanta”, …igual a dos pesquisadores e dos companheiros da Marinha para livrar o seu Almirante de 77 anos de idade?).

    Se nesse xadrez a esquerda ficar esperando o primeiro movimento para depois responder, o jogo já começa perdido. Pior, Esse Gilberto Carvalho é tido como bom quadro da esquerda. Se ele acredita nisso imagine os outros. Lula está sózinho nesta Vila Euclides. Só pode contar com ele próprio e com os operários da democracia que restaram.

  17. Cadê, Estadão, as provas

    Cadê, Estadão, as provas contra o Lula? Provas que abundam contra ele? Abundam? Ah, entendi, estão no fiofó da musa do impeachmente, só pode ser.

  18. Convenhamos, nossa elite

    Convenhamos, nossa elite nunca gerou um, unzinho filho talentoso que tivesse reconhecimento internacional.  Nada! Nenhum prêmio, Nada. Por que?

    Geração após geração os ricos só fizeram herdeiros.

    Herdeiros que vivem da exploração do país e seu povo trabalhador, inclusive da classe média trabalhadora. 

    Lula escancarou essa verdade.

    Daí a perseguição!

  19. é aquele ditado popular: é

    é aquele ditado popular: é preferivel previnir do que remediar. o Pt tem que colocar o bloco na rua e fechar o quarteirão dessa tchurma. rapidooooooooooooooooooo é pra ontem!

  20. ponderações
    http://miltonribeiro.sul21.com.br/2017/02/16/algumas-ponderacoes-sobre-a-pesquisa-que-coloca-lula-como-favorito-a-presidencia-em-2018/

    1) Se o Lula concorrer, vai para o segundo turno. EU, friso bem, EU, ACHO que ele não ganha, porque o anti-lulismo é muito forte e as forças contrárias vão se unir com QUALQUER candidato, da Marina a Bolsonaro, em 2018. Esse clima de “já ganhou” que eu andei vendo hoje é a mesma loucura de quem achava que ia ser Pont e Luciana no segundo turno.

    2) É muito apavorante esse crescimento do Bolsonaro, mas é esperado. Cada vez mais eu acho que ele vai ganhar, ainda mais porque não se leva a sério essa possibilidade, especialmente A DIREITA não leva a sério, o que me leva ao item 3…

    3) Aécio vai entrar para a história como o MAIOR OTÁRIO que o Brasil já viu. Se ele tivesse ficado quieto, sem querer lá atrás contestar o resultado das urnas, era o franco favorito em 2018. Foi o pai da crise política, deu o poder pro Temer, hoje nem a direita o respeita mais e ele pode ter criado o cenário pra vitória do Bolsonaro ou para a volta do Lula (Duvido que o PT faria um quinto mandato consecutivo se a Dilma não tivesse sido derrubada).

    4) Eu não sei se a nossa mídia nacional se faz de louca, se é manipulação, se é iludida ou se é burra mesmo, mas essas notícias que sempre circulam sobre expectativa do Temer se candidatar, do Henrique Meirelles ou coisa do tipo, são totalmente descabidas nesse momento. A menos que haja um crescimento muito acima da expectativa em 2017 e no início de 2018, eles não têm nenhuma chance.

    5) Ainda acho que há um cenário para uma disputa entre Marina (ou Ciro) e Alckmin, mas isso passaria por uma diminuição do extremismo, o que não estamos vendo hoje, e o Lula não disputar.

    6) Para fechar, é preciso levar muito a sério o Bolsonaro e não tirar ele para louco. Tem muita gente que QUER MUITO votar nele e serem ridicularizados como boçais só aumentará a vontade dessas pessoas de abraçar o ex-militar. É preciso trazer essas pessoas para o nível da argumentação, para o debate, especialmente com quem é de direita e defende outras posições.

    1. É muito complicado o

      É muito complicado o Bolsonazi ser eleito presidente .

      Seria interessante algum jornalista (com “J” maiúsculo) perguntar ao ilustríssimo fascista o que ele sabe (ou acha) sobre caravanas de ilustres muambeiros que saiam em caravanas no roteiro Assumpção X Vila Militar, no finalzinho dos anos 80 .

      Cala-te boca .

    2. Na época nem ele, nem ninguem

      Na época nem ele, nem ninguem imaginava que aconteceria este quadro político .

      Será que para os politiqueiros o limite é o ceu ?

    3. ponderações….

      Então chegamos no ano de 1964 e descobrimos que não temos Estado. Eleições obrigatórias para analfabetos obrigados praticarem o direito-dever do qual não fazem nem idéia. Colinha para digitar, aparecerá a foto de Jesus Cristo, D. Sebastião ou a bunda da Globeleza, aperte o verde e vá tomar cerveja pois você participou da festa da democrcaia. A conta manderemos duante o ano. Sua vida na miséria continua da ignorância. Pois somos. Somos, pois os poucos da elite intelectual deste país que poderão cursar uma universidade. Fecham a rua às sextas, promovem o pancadão, enquanto na segunda vence a mensalidade de uns mil reais pra cima. Formação da nossa elite intelectual, o futuro da nação. Ditadura das carteirinhas corporativistas. Precisa explicar? Precisa explicar porque precisamos de Lula em 2018? E em 2022? E em 2026? E em 3020? E em 3024? Por favor não morra Lula. Se morrer, o  empalharemos e colocaremos para a visitação em caixão de vidro (idéia original, não?!), pois 200 milhões de seres humanos que nasceram num determinado país chamado Disneylândia, quero dizer Brasil, não podem decidir como administrar a parte do planeta Terra mais fácil de ter uma vida maravilhosa, se dependessem apenas da posição geográfica e todos os tipos de riquezas naturais. Mas vocês esperavam que Deus nos desse tudo? Para nos sacanear ele deu também este “cèrebro brasileiro” . E 1964 não acaba nunca.  

  21. Uma sugestão para rebatizar a

    Uma sugestão para rebatizar a lava-jato é passar a chamá-la de esguicho a jato. Esguicho tem foco, direção, foi feito para dar o golpe, prender o Lula e arrazar com o pt. É portanto, um nome/atributo mais realista, verdadeiro e desmistificador.

  22. Claro, Lula é que é ladrão. Ja o pessoal do do dinheiro gordo…

    O que sera que eles fumam la no Estadão ? Ao ler trechos desse editorial, vem à pergunta: em que mundo o Estadão vive ? Paralelo ao real? Sera que os que apoiam o Temer acreditam em tudo o que deseja fazer acreditar o Estadão? De toda forma, eu espero ainda ver o Estadão morrer abraçado com sua quadrilha.

  23. mídia-titanic dança em pleno naufrágio

    Nassif, se estamos jogando xadrez, quanto tempo resta para o fim da partida, para o reconhecimento que já houve o cheque-mate e de nada adianta ficar protelando o seu reconhecimento? O grito de “Fora Temer” já não pode mais ser escondido, sob pena das emissoras de rádio e tevê não poderem mais transmitir ao vivo nenhuma manifestação popular. De nada adianta o aluvião de dinheiro público gasto em publicidade: as audiências e tiragens despencando em queda livre demonstram a falta de credibilidade dessa era de pós-verdade; ninguém aguenta mais viver sob a égide do pós-golpismo, nesse clima de farsa, traição e impunidade dos corruptos do Pmdb/Psdb e seus aliados – todos multimilionários às custas do erário público. Basta relembrar um editorial do Estadão, o célebre “Instituições em Frangalhos” que foi editado depois do AI-5, para constatar que a economia abomina a ausência de justiça digna desse nome, pois da mesma forma que vergasta determinada facção, poderá pôr em risco todos os investimentos já que o desmonte institucional é universal, atinge a todos indiscriminadamente. Em outras palavras, a ditadura togada não se sustenta por muito tempo mais, o partidarismo da República do STF-STJ-STE-MPF está com as horas contadas, pois acobertar ladrões de merenda infantil é imperdoável em qualquer parte do mundo, da mesma forma que é impossível maquiar como honestos os principais personagens de nossa vida pública atual. Apregoar que haverá melhoria econômica no fim de 17 não basta para salvar as aparências e garantir continuidade à normalidade, da mesma forma que prender o torneiro-mecânico só o reforçará como último baluarte da honestidade num mar de corruptos. O naufrágio do bom senso não dura muito, todos tem de continuar a viver, independentemente do time ou ideologia que professem. Nesse contexto, com o estômago vazio aclarando as idéias e demonstrando quem são os verdadeiros bandidos, permanecer em cima do Moro é suicídio (trata-se de um juizeco de primeira instância a paralisar e desmantelar a economia de 200 milhões sem o amparo de nenhum fato concreto que não seja o conluio dos golpistas), razão pela qual o desespero dos herdeiros de nossa imprensa não impedirá o crescimento do “Fora Golpistas” – significado do “Fora Temer” – prenunciando ou a destruição do tabuleiro ou o reconhecimento tácito de que a partida terminou, com o cheque-mate dos usurpadores do poder e a retomada do mínimo possível de dignidade, antes que o naufrágio nacionakl se consume.

  24. A alegria verdadeira em pleno carnaval

    Águas do são Francisco chega em Sertânia neste sábado (18)

    É a partir das 10 h deste sábado que o município de Sertânia, no Sertão do Moxotó, comemora a chegada das águas do Projeto de Integração do Rio São Francisco à quinta elevatória (EBV-5), Eixo-Leste da Transposição. O acontecimento será marcado com uma visita do ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho.

    Desde janeiro, a água da Transposição avançou por mais de 60 quilômetros entre a terceira (EBV-3, em Floresta – PE) e a quarta estação de bombeamento (EBV-4, em Custódia – PE); ambas do Eixo-Leste. Neste caminho passou por três reservatórios, localizados em Salgueiro, Muquém e Cacimba Nova, além de um aqueduto em Jacaré.

    Em Sertânia, chega por gravidade e de lá, seguirá para Monteiro na Paraíba. A expectativa do Ministério da Integração Nacional é atender a Monteiro (PB) no próximo mês de março.

    Quando totalmente concluída, a Transposição vai atender a mais de 12 milhões de pessoas em 390 municípios nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

    http://caririemacao.com/1/?p=14341

    [video:https://youtu.be/UYl2JDm0z9U%5D

     

  25. Desespero enquanto fundamento criativo.
    Quando lemos editoriais assim, podemos enxergar uma única cabeça, uma só pessoa escrevendo e depositando pouca ou quase nenhuma sustentação ao que diz.

    É uma doxa e nada mais, longe de episteme. Os jornais apenas estão produzindo retórica nesse jogo confuso dá política atual. O estímulo criativo? Sim, é o desespero de quem enxerga a consolidação de uma realidade diferente daquela que seu poder de comunicação tentar criar. E me refiro à realidade das eleições.

    O estímulo criativo surge como uma resposta, porém, mais de cunho emocional e perturbado, daí a fragilidade na sustentação.

    Terão que ir para as eleições e já admitem isso, como sempre tem sido no país. Deram um golpe, tentam implantar na marra uma pauta, mas sabem que terão que fazer sua campanha para 2018 como sempre fizeram. O golpe não tem força para evitar as eleições.

    Logo logo vão admitir ter que ir às urnas e olhar com mais carinho no quadro da disputa, daí talvez abandonem um pouco o Lula já candidato – a parte mais dura da realidade para eles – e partam para cima do Bolsonaro, pois o PSDB está em quarto!

    Quarto lugar, uma vergonha, mas a mesma posição em 2014, mas aí caiu o avião do Eduardo Campos e o PSDB conseguiu chegar no segundo turno.

    Acidentes que ajudam o PSDB, impressionante como o destino tem agido! Mas como um bom homem mafioso diria “o destino eu que faço, a meu modo” … enfim, fica a Força Maior isenta.

    Te cuida Bolsonaro. Você está à frente deles. Mídia familiar vai querer te comer, material já tem, você mesmo forneceu um deles ao conversar com seu filho por mensagens, tem também esse caso ae do ES que já estão falando.

    Enfim, Bolsonaro terá mesmo a petulância de tirar o PSDB totalmente do páreo?

    Abre teu olho, deputado.

    1. Eleições

      Igor concordo com praticamente tudo que escreveste mas esta frase

      Terão que ir para as eleições e já admitem isso, como sempre tem sido no país. Deram um golpe, tentam implantar na marra uma pauta, mas sabem que terão que fazer sua campanha para 2018 como sempre fizeram. O golpe não tem força para evitar as eleições.

      me causa dúvidas sinceras. O desembarque de algumas figuras do PSDB, e os ataques que alcançam Temer, me fazem temer pelo pior, — a eleição indireta. Eles sabem que colados a toda a política que está aí tem poucas chances eleitorais. Mesmo que tornem Lula inelegível, eles tem medo até de poste.

      1. Manobras sempre existirão.
        Todos os caminhos para evitar as eleições eles podem tentar, o êxito, porém, é incerto. As circunstâncias estão por demais complicadas, contextos frágeis, relações complexas, descaramento frente à opinião pública, enfim, não é pelo fato que tentarão (?) que seja o suficiente. Isso apenas os que acham que não podem vencer as eleições, há entre eles os que pensam ser possível.

        O meu ponto de vista implica que eles apenas admitem as eleições e não o golpe pós-golpe da eleição indireta, certo. Faço isso devido ao tom quase confessional que percebi pela leitura do texto, as eleições são inevitáveis, mas Lula – pelo que diz o jornal – deveria ser condenado, de alguma forma impedido de disputar o pleito.

      2. Sobre admissões e tons confessionais.
        Querem descobrir por que a Globo resolveu mostrar atrasado o “Fora Temer” no carnaval. Não tem o que descobrir, apenas analisar.

        1 A verdade que vem da realidade ampla brasileira e o desejo político autêntico são infinitamente maiores que a realidade politica que a família marinho e aliados desejam criar, portanto, sucumbiram;

        2 O golpe não tem força para evitar as eleições de 2018;

        3 Atacar Temer só atende à demanda genuína do povo que sabe de sua corrupção e dos que o cercam, portanto, é necessário e muito a quebra do sigilo que está até agora assim somente porque assassinaram Teori Zavascki. A quebra de sigilo das delações inclusive desmascara a falsa moral daqueles que possam querer dar o golpe do golpe com eleições indiretas.

        Por tudo isso, acredito que todos deveriam cobrar e muito a quebra do sigilo, cobrando o que já havia decidido Teori Zavascki, ou seja, revelar ao público o teor das delações. Isso é de fundamento moral, pois manter o sigilo altera a decisão de Teori e reafirma a ideia de seu assassinato.

        É necessário a revelação pública de todas as delações.

  26. Pós-Carnaval, o desespero da imprensa
    Fora Temer, quem mais os petistas odeiam?Todo mundo que participa do seu governo (ilegítimo, inconstitucional, fisiológico, entreguista, feio, bobo, golpista etc).Compactuo do horror que os petistas têm ao Temer, ao seu governo, aos seus ministros….
    Com a ressalva de que eu não votei no Temer.
    Eles, sim.O Temer me caiu de paraquedas, me foi enfiado goela abaixo.
    Os petistas, ao contrário, escolheram-no.
    E não uma vez só, mas duas.Aceito o Temer como quem aceita uma injeção de Benzetacil.
    Não quero, não gosto, é horrível – mas ou é isso ou a infecção generalizada.
    Respiro fundo, prendo o choro, xingo a mãe do moço da farmácia e toco o barco.Como os petistas, não suporto olhar para a cara do Edison Lobão, nobre presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado.
    Mas, ao contrário dos petistas, eu também não o suportava quando ele era Ministro de Minas e Energia de Lula e de Dilma.Compartilho com os petistas uma profunda antipatia pelo Presidente do Senado, Eunício Oliveira.
    Só que eles o achavam simpaticíssimo quando era Ministro das Comunicações de Lula.Eliseu Padilha, braço direito do golpista, quem consegue confiar nesse sujeito?
    Os petistas, certamente – pelo menos enquanto foi Ministro da Aviação Civil da finada Presidenta.Como não me solidarizar com os petistas no asco pelo Geddel Viera Lima, o do apartamento com vista pro mar em Salvador?
    Mas o asco deles é recente, só desabrochou depois que ele deixou de ser Ministro da Integração Nacional do viúvo de D. Marisa.Ah, Romero Jucá, o surubático Romero Jucá…
    Impossível não ser tomado de ojeriza ao vê-lo, ouvi-lo, imaginá-lo.
    Exceto os petistas, que surubaram com ele sem pudor algum enquanto era Ministro da Previdência Social do Lula.E Silas Rondeau, encalacrado na Lava Jato, indiciado por tráfico de influência?
    Abominável, diriam os petistas – e eu concordo.
    Mas os petistas só acham isso depois que ele deixou de ser Ministro de Minas e Energia.
    De quem?
    Ganha um sítio em Atibaia quem adivinhar.E tem ainda Moreira Franco, estrategicamente nomeado pelo nefasto Temer apenas para adquirir foro privilegiado.
    Se bem me lembro, ele teve o mesmo foro como Ministro de Assuntos Estratégicos de Dilma, e ninguém falou nada.Eu não gosto do Temer, mas desde sempre.
    Os petistas, esses só começaram a desgostar quando ele se cansou de ser um vice decorativo e resolveu partir para novos desafios.Por isso entendo quando entram transe (e em loop) com seu mantra “Fora, Temer”.É que levaram cinco anos para saber que ele existia (e que existiam Moreira Franco, Jucá, Eunício, Rondeau, Padilha, Geddel), e só aí começar a ladainha.Sabe como é, ficha de petista demora um pouco a cair.

     

    1. parece mas é troll tucano

      O famoso ixperto e isento:

      Votei no Lula/Dilma e tenho autoridade e poder para etc. etc.

      Votei no Lula/Dilma e tenho autoridade e isenção para afirmar que as escolhas dos ministros do stf e do governo eram etc. etc.

      Votei no Lula/Dilma e tenho autoridade e isenção para afirmar que o deputado e senador do meu voto eram idicação de conhecido, amigo de, gente boa etc. etc. que no andar da carruagem me botar na etc. etc.

      Enfim um testa da cazzo apartidário…..

    2. Você é meio burrinho né? Você

      Você é meio burrinho né? Você está parecendo o Janot blindando o psdbosta. 

      Se nós estamos nesta situação, não foi por causa do PT, do Lula, da Dilma, da corrupção ou, sequer do Michel Temer.

      A culpa é TODA da candidato derrotado aécio “cachaça” neves(branco como o pó) e seu psdbosta junto com os sócios dele no golpe: Globo, lava jato, STF, MPF, PF e idiotas que votaram neste verme.

       

  27. “A FESTA CONTINUA…”
    “A FESTA CONTINUA…”> https://gustavohorta.wordpress.com/2016/10/08/a-festa-continua/ ”…Subitamente, um filhinho de papai idiota e oportunista, com a cara cheia de tanta droga, cheirada, bebida, fumada e esfregada nas gengivas, lavrou suas palavras de ameaças na poeira que ele costumava compartilhar com outros carinhas dali. E outros o seguiram imediatamente. Alguns o seguiam em seus helicópteros, outros de trens metropolitanos, outros vendendo até coisas que nem eram suas, mas que queriam entrar e participar da farra. A farra do boi, a farra para os que ali tentavam comandar a festa. …”

  28. Nem sei mais.
    O Poder

    Nem sei mais.

    O Poder Executivo está esgarçado, culpa também do Lula e da Dilma, que não souberam exercer o poder. Hoje no Brasil um juiz de 1ª instância manda mais que o Presidente da República, e são milhares de juizes.

    Com o pessoal nomeado para o stf pelos governos petistas, mais o empoderamento do mpf, uma hipotético governo  Lula é questão de meses pra ser derrubado. Como  foi a Dilma. Derrubar governante republicanista é a maior moleza.

  29. Depois de tudo que assistimos

    Depois de tudo que assistimos e tomamos conhecimento acerca de corrupção dos primeiros amigos, não dá pra acreditar que lula  é maior estrela dos mal feitos, como tenta nos iludir essa imprensa banduda, que faz de tudo pra proteger os verdadeiros ladrões do Brasil: PMDB!

  30. Se sobram provas contra o Lula, porque…?

    Se sobram provas contra o Lula, o Roedor de Curitiba não precisa de mais elementos de convicção, podendo proferir o julgamento antecipado da lide. Em sendo assim, porque ele não o faz?

    Certamente porque as convicções do Dallagbosta não são suficientes para convencê-lo, por mais que ele queira ser por elas convencidos, até porque o próprio Dallagbosta afirma textualmente a inexistência de provas.

    Jesus Cristo sabia que o processo que moveram contra ele fosse tratado somente no âmbito jurídico, a derrota de Caifás seria certa, isso porque o Sinédro “perseguia” Jesus, e não porque, como ficou claro para o próprio Pôncio Pilatos, não havia qualquer crime que pesasse sobre Jesus. Com Lula é a mesmíssima coisa. Seu único crime foi ter sido Presidente da República e estar cotado para voltar a sê-lo.

    1. Esse tal proceso que falas

      Esse tal proceso que falas foi televisionado ? ..amplamente divulgado ? suas entranhas foram exploradas em público ? ..da sua inconsist~encia, teve consequências ?

      ..só pra saber  ..ah sim, esse tal Jesus teve cargo importante de reconhecimento intenacional,  ..chefiou povos, teve advogado ? ..afinal, vc tem provas disso tudo ?

      ..olha, acho que o caso de LULA não precis de mitificações desse tipo  ..abçs

  31. Cadê o dinheiro do LULA

    Cadê o dinheiro do LULA ?

    Convenhamos, sem entrar em outras fragilidades aqui já exploradas  ..mas falar que LULA é isso ou aquilo, o chefe dos chefes, “capo dei capi” e não localizar, depois de 3 anos de Lava Jato, sequer um extrato ?  ..fica difcil, impossível de acreditar

     https://www.youtube.com/watch?v=pqJS88Hss0

  32. O POVO QUER SABER MESMO É DOS

    O POVO QUER SABER MESMO É DOS VERDADEIROS LADRÕES DE DINHEIRO PÚBLICO: p/EX.: Os que constam do http://www.sonegometro.com, os da Operação Zelotes, os do Panamá Papers, os que estão REPATRIANDO dinheiro roubado, os que “inventaram” a tal dívida pública e vivem de JUROS absurdos, etc, etc,   TAMBÉM, médicos que não cumprem contratos de trabalho com o SUS, funcionários públicos que não comparecem ao expediente, etc, etc, TUDO ISSO PREJUDICA O POVO BRASILEIRO DE VERDADE.

    A lava-jato, até contador/economista de buteco sabe, NÃO trata de DINHEIROM PÚBLICO. A Petrobras é uma empresa de ECONOMIA MISTA, muito mais privada em número de ações, do que Estatal.  SEM esquecer que era , até 2014, a MAIOR ARRECADADORA DE IMPOSTOS do Brasil, sem contar a centenas/milhares de fornecedoras(inclusive empreiteiras) que , além de milhões de EMPREGOS, recolhiam bilhões em IMPOSTOS.

    A Petrobrás também dava LUCROS de até 35 bilhões ano (em 2010). Foi “destruída” em 2014.

    A lava jato , para mim, é apenas uma “invenção/diversionismo” GOLPISTA para atender interesses na maioria ESTRANGEIROS, e  tomar conta do Governo e da nossa MAIOR E MELHOR EMPRESA(não sonega-ou não sonegava- impostos). A final podemos ter até 300 BILHÕES de barris de petróleo, só no PRE SAL, maior reserva do mundo e, a valores de hoje (56 dólares/barril) são 17 TRILHÕES DE DÓLARES. 

    Sei que é melhor ENTREGAR que sofrer o GENOCÍDIO como no Oriente Médio  e Norte da África, mas temos que lutar.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador