Principal advogado das delações é denunciado por crime de evasão de divisas

Antonio Figueiredo Basto e o sócio Gustavo Flores confessaram o crime; advogado foi um dos primeiros a fechar delações na operação Lava-Jato - Alberto Yousseff e Julio Camargo estão entre seus clientes

Foto: Reprodução/brasil247

Jornal GGN – O advogado Antonio Figueiredo Basto foi denunciado nesta terça-feira pela força-tarefa da operação Lava-Jato no Rio de Janeiro por evasão de divisas junto com Dario Messer, o chamado “doleiro dos doleiros”.

Segundo o jornal O Globo, Basto e o sócio Gustavo Flores confessaram o crime de evasão de divisas, embora tenham negado a realização de operações de “dólar-cabo” – um meio ilícito de enviar dólares ao exterior.

Basto e seu sócio são acusados de manterem contas não declaradas no exterior por anos consecutivos sem declarar às autoridades. Os procuradores do Rio de Janeiro também sustentam que Basto, Flores e Marco Antônio Cursini realizaram mais de 30 operações do tipo dólar-cabo entre 2008 e 2012, para a saída de divisas no total de US$ 2,5 milhões.

O Ministério Público Federal diz ainda que os três acusados enviaram US$ 3,5 milhões ilegalmente para o exterior – a força-tarefa diz que foram realizadas oito operações do tipo, e Dario Messer teria participado de pelo menos três.

Até então, Figueiredo Basto era conhecido por ser um dos primeiros a fechar uma delação premiada na operação sobre desvios na Petrobras junto aos procuradores de Curitiba. Entre seus clientes, aparecem nomes como o do doleiro Alberto Yousseff e do lobista Julio Camargo. Ele também atuou no caso do ex-senador Delcídio do Amaral e, recentemente, Figueiredo Basto atuou na colaboração do operador Lúcio Bolonha Funaro.

Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pois é. E os valores remetidos sem o conhecimento da receita federal ,voltam para o fisco ,ou nao? Acrescidos de multas como todo cidadao tem que pagar, ou existem ” facilidades” para esses individuos???

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador