Procuradores da Lava Jato tentam chantagear Raquel Dodge

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – Por um resultado acirrado entre os 578 votos dos procuradores da República que garantiram a Raquel Dodge o segundo posto na lista tríplice e os 621 do sucessor de Rodrigo Janot, Nicolao Dino, os seguidores de Janot na Lava Jato, existente graças ao corporativismo estabelecido pelo então procurador-geral, ameaçam agora abondonar a força-tarefa com a nomeação de Dodge ao comando do Ministério Público Federal (MPF).
 
E o movimento foi liderado por Janot, segundo reportagem da revista Época. O procurador-geral estaria debelando o esvaziamento da Lava Jato, com o anúncio do presidente Michel Temer de nomear sua concorrência ao posto. Sendo verdade ou não, o texto assinado por Diego Escosteguy publiciza uma suposta indicação de que a nova procuradora da República seria contra as investigações da força-tarefa. 
 
Um dos gestos explícitos da publicação foi repetir o que os jornais venderam nas últimas semanas, de que a atual subprocuradora teria relações de proximidade com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, de Torquato Jardim, de peemedebistas como Renan Calheiros, José Sarney e Osmar Serraglio. E que, portanto, poderia blindar o avanço das apurações da Justiça.
 
A tese teria partido do próprio procurador, Rodrigo Janot, como tentativa de chocar com o nome da considerada opositora. Os efeitos desdobraram nos procuradores fiéis ao atual comandante da PGR: “Nenhum [dos procuradores da força-tarefa] percebe nela [Raquel Dodge] coragem e ímpeto para comprar as brigas que o atual procurador-geral, Rodrigo Janot, comprou ao longo da operação”, repercutiu a reportagem.
 
“Informalmente, muitos procuradores já avisaram Janot que pretendem sair logo”, diz ainda a publicação. E, impondo ao pedestal de salvador da Lava Jato, completa que Janot tenta agora impedir esse esvaziamento: “os procuradores estariam caindo na armadilha de Temer de rachar a Lava Jato. (…) Se saírem, argumenta Janot [supostamente ao repórter], os procuradores terão caído na arapuca”, escreveu Escosteguy.
 
Entretanto, conforme mostrou o GGN, Raquel não guarda o perfil de silenciadora da Lava Jato. A subprocuradora carrega grande histórico na atuação de combate à corrupção e crimes relacionados a políticos. 
 
Leia mais: A nova procuradora-geral: ameaça à centralização de Janot, não à Lava Jato
 
Atuou em 2009 na Operação Caixa de Pandora, que revelou o mensalão do DEM e gerou a prisão do ex-governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (PR). Foi uma das responsáveis pela condenação do ex-deputado Hildebrando Pascoal, conhecido pelo assassinato com uma motosserra em 1996, e em 2003, amparou a ação que prendeu o ex-presidente da Assembleia do Espírito Santo, José Carlos Gratz (PSL).
 
Mais recentemente, desmentiu a tese defendida por Janot e comprada pelos jornais, defendeu o combate a corrupção não só como “dever”, mas “prioridade”, porque tem a ver com tudo aquilo que é a missão principal do Ministério Público”.
 
 
Assine
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

21 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Apenas justiça.

    Beleza…

    Coloca-se novos procuradores que queriam fazer justiça sem fazer politica!

    Eles se acham os melhores?

    Os imprescindíveis?

    Os escolhidos divinos?

    Quá, Quá,, quá…

    A justiça surgiu no mundo e chegou até aqui sem que eles existissem!

    Seguirá muito bem sem eles…

    Basta que os novos façam o simples – justiça!

    Lógico que a globo não gostará…

    O que mudaria muito, será a mídia….

    E os inimigos estes sim, poderosos….

     

     

    1. Complementando

      E demitem-se, por justa causa, os “rebelados”. Por sinal, para o bem do Brasil. Mal já fizeram muito. Que o digam as indústrias de base, o Programa Nuclear, a indústria naval, as  grandes empreiteiras que concorrem no exterior com as do “paraíso”, os milhares (milhões?) de desempregados, a própria Petrobrás etc.

  2. Os “procuradores rebelados”

    Os “procuradores rebelados” nao tem nem nome!

    Ate prova em contrario, item plantado pelo proprio Janot.

  3. Pitaco Apócrifo

    Olhei as 3 fotos antes da escolha. Escolhi a do meio, a procuradora Raquel.

    Tenho o péssimo hábito de achar que as pessoas podem ser avaliadas pelas suas expressões e

    ela me passou seriedade e competência. Tem ares de isenção total.

    Por outro lado, sendo subprocuradora, sua ascenção seria natural.

    O sub ascende para ocupar a titularidade quando da vacância do cargo.

    Não confundir com  vice que derruba para assumir a titularidade.

  4. A cultura do salvador da pátria

    Uma das piores coisas que essa turminha da Lava-Jato fez foi inflar a cultura do “salvador da pátria” começada com o culto a Joaquim Barbosa. A visão do santo guerreiro contra o dragão da maldade, digo, da corrupção. Uma das piores heranças da Lava-Jato é esse discurso de que só eles, essa turminha da “República de Curitiba”, é que são capazes de salvar o país. Só eles e mais ninguém. São a última chance do Brasil…

  5. Tempos atuais

    Nassif,
    Anote aí: somos a nova Venezuela, que viabilizou um acordo com a Rússia de exploração de petróleo que não pode sair do papel.

    E anote outra coisa: veja os outros posts, como aquele sobre o MP estadual de MG, que exemplifica algo que você conhece bem: o jogo praticado no Brasil é pesado. Então vai se acostumando, vivemos tempos de Erdogans, de Putins ou de Partidos Comunistas Chineses para se ter soberania.

    E você com esse blá blá blá de pacto nacional! Quá, quá, quá!
    Lula em 2018? Nem se mobilizasse todos os movimentos sociais… Tem que ter o respaldo das casernas.

  6. Lava jato

    Se alguém acredita que a lava jato irá em frente, digo irá apenas parcialmente só para condenar Lula e tira-lo da disputa predidencial de 2018.

    Já que prender Aécio, Temer, Geddel e outros, nem com convicção, tampouco com provas cabais existentes e de conhecimento público, delações e ilações. Agora posso dizer nada os colocará na cadeia e se bobear Temer se declara Imperador e ainda que preceise de muito banho com sabão de soda ele limpa toda reputação do Aécio.

  7. Lava jato

    Se alguém acredita que a lava jato irá em frente, digo irá apenas parcialmente só para condenar Lula e tira-lo da disputa predidencial de 2018.

    Já que prender Aécio, Temer, Geddel e outros, nem com convicção, tampouco com provas cabais existentes e de conhecimento público, delações e ilações. Agora posso dizer nada os colocará na cadeia e se bobear Temer se declara Imperador e ainda que preceise de muito banho com sabão de soda ele limpa toda reputação do Aécio.

  8. Quem se importa?

    O Brasil não sabe ainda quem é Raquel Dodge. Só o batismo de fogo da realidade no novo cargo irá dizer.

    Já os onanistas da força-tarefa, conhecemos bem: destruíram a democracia brasileira por nada. Na hora de enfrentar Lula no tribunal, esconderam a face, como na foto da Dilma jovem.

    Se quiserem fugir de novo agora: a porta da rua é a serventia da casa.

  9. Isso aqui mais o restante do…

    Isso aqui, mais o restante do noticiário de hoje só me dizem uma coisa: o trem desandou de vez ladeira abaixo e tá difícil precisar se vão sobrar destroços reaproveitáveis

    1. Com o Supremo, com tudo, mais o Michel Temer…

      Só complementando: vejo que o scripit bombástico proferido lá atrás (com o Supremo, com tudo…) está se confirmando e, até aqui, com MT se saindo melhor do que esperavam e devem estar comemorando enquanto o trem descarrilhado vai ganhando velocidade…

  10. Pois é: para quem perdeu (duas vezes!) só resta espernear! rs

    C.Q.D.! Obrigado pela confirmação cabal do meu artigo, Dallagnol!

    C.Q.D.! Obrigado pela confirmação cabal do meu artigo, Dallagnol!

    ATENÇÃO: NÃO SEJA ENGANADO! MORO E DALLAGNOL – E A GLOBO! – FORAM DERROTADOS NO STF

    Ou:

    (título alternativo)

    “Tempos estranhíssimos: foi necessária a boca ~suja~ de Gilmar Mendes para lavar a alma do Estado democrático de Direito no STF”

    Por Romulus

    – Além da decisão do STF ser um NADA (“conteúdo”?)…

    – Esse NADA não se aplica a…

    – … NINGUÉM!

    – Sensacional, não?

    – Em resumo, o acórdão é uma…

    – … declaração de intenções (!)

    – Perfeitamente inócuo juridicamente, mas com uma mensagem “política” clara:

    (1) “Os Ministros do STF são um bando de frouxos”;

    (como bem disse Lula, grampeado por… Moro!)

    Que…

    (2) decidem… ~não~ decidir (!);

    E que…

    (3) enfrentarão o pepino das delações caso a caso (opa!), à la carte, sem definir uma regra geral ~clara~.

    Sabe qual a hashtag que isso tudo aí chama??

    #Acordão!!

     

    LEIA MAIS »

     

    http://www.romulusbr.com/2017/06/atencao-nao-seja-enganado-moro-e.html

  11. Nao importa quem é Raquel. O
    Nao importa quem é Raquel. O que incomoda é que o chefe do executivo é quem indica a pessoa que ocupara o cargo no qual tera poder de denuncia-lo. Isso é ridiculo. A Constituicao precisa ser alterada. PGR, ministros de STF e de tribunais superiores deveriam ser escolhido por eleicoes onde a populacao pudesse votar e decidir.
    Fede o fato do Temer nao ter respeitado a eleicao e ter indicado a segunda colocada…

  12. Janote …

    … Para Janote estar preocupado é pq deve ter algumas divergências do passado com ela, e os ventos estão soprando contra a lava jato, um procurador preso, mesmo editando as 10 medidas anticorrupção foi preso por corrupção, e não terá tratamento pior no processo pq os parlamentares não aprovou as 10 medidas, pois senão ele estaria pior do que está. O pastor promotor Dallagnol e suas palestras, esta sendo retirado do Morco vários processos, e vai saber se esta procuradora não vai acabar colocando esse pessoal da lava jato na cadeia, material para apontar crimes cometidos pelos golden boys tem, Janote deve estar preocupado, pois ele poderá acabar na cadeia, depois de misturar o público e privado, toda essa estória de lava jato também é extorsão que os procuradores estão fazendo com os empresários, não por acaso um parlamentar falou que os acusados que se tornam delatores tem advogados escolhidos pelos procuradores, como uma imposição, ” se quiser fazer delação tem que ser o advogado tal “, assim falou um parlamentar e nisso provavelmente está a extorsão.

  13. Samba do Crioulo Doido

    Uma hora se elogia os procuradores. Outro hora se critica Janot. Uma hora se eleogia Fachin. Outra hora se critica o STF. Uma  hora se elogia Marco Aurélio. Outra hora condena Marco Aurélio. Uma hora se critica Renan. Outra hora se esculhamba Renan. Uma hora a Globo esculacha Temer. Outra hora a Globo alivia Temer. Uma hora Josias malha o PT> Outra Hora alivia o PT. Uma hora o Tijolaço defenestra Aécio. Outra hora Fernando Brito defende Aécio. Uma hora Carmem Lúcia espinafra o Temer. Outra hora elogia o Temer. Uma hora FHC ataca Lula. Outra hora FHC defende Lula. Uma hora PHA detona Gilmar. Outra hora PHA elogia Gilmar>Uma hora Requião ataca o governo. Outra hora Requião chama Temer de meu amigo. Uma hora se prende. Horas depois se solta.

    Uma hora o Brasil afunda para sempre na lama e como no vôo 347 da Malásia Air Lines nunca mais se acharão os destroços.

  14. Paulo  Nogueira   disse que

    Paulo  Nogueira   disse que  esse  Escoteguy é  o Kim Catagury  do  jornalismo….Tá  lá no Google

  15. “Para criminalistas, as

    “Para criminalistas, as decisões sobre Aécio e Rocha Loures, além da absolvição de João Vaccari, terão impacto sobre o ex-presidente Lula”, dizem, “Sergio Moro terá dificuldade para condena-lo”. Painel da Folha, demonstrando que no Brasil a Justiça age de acordo com a conjuntura política…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador