Aldo Fornazieri
Cientista político e professor da Fundação Escola de Sociologia e Política.
[email protected]

PT: construindo uma nova derrota?, por Aldo Fornazieri

PT: construindo uma nova derrota?

por Aldo Fornazieri

O PT vem colhendo derrotas sucessivas desde o início de 2015. Erros de avaliação, imobilismo e falta de comando foram os principais móveis dessa desditosa caminhada. A rigor, os sinais de perda de combatividade e virtude já se verificavam nas eleições de 2014. Na reta final do embate entre Dilma e Aécio foi a mobilização de setores da sociedade civil, da intelectualidade e de petistas afastados e desgostosos que garantiu a vitória ante a ameaça do triunfo do tucano.

Nas andanças pelas sendas espinhosas das derrotas o mais duro revés foi ter sido o PT apeado do poder pelo golpe do impeachment. A segunda vicissitude duríssima, que se equivale à primeira, consiste em ver Lula preso, com forte tendência de ficar fora do pleito de 2018. No meio desses dois tormentos, o devastador resultado das eleições municipais de 2016, que reduziu praticamente pela metade o número de prefeituras comandadas pelo partido. Se o PT não havia respondido de forma satisfatória ao longo de todo o processo do golpe-impeachment, o mesmo aconteceu durante via crucis judicial de Lula. A direção pareceu acreditar mais nos juízes e nos embates advocatícios do que na mobilização social.  

Acomodado às sombras do poder nos anos de bonança, adoentado pelo burocratismo, comandado por direções fracas nas últimas gestões, o PT foi perdendo o vigor da luta e as virtudes do combate dos tempos de ascensão, ao mesmo tempo em que foi perdendo a capacidade de formulação e enfraquecendo sua competência para ler corretamente as conjunturas e de deduzir ações eficazes a partir dessas leituras.

O PT dos últimos tempos está longe de ser o PT dos comandos de Lula, de José Dirceu e de José Genoino. Naqueles tempos, o partido tinha unidade de comando, mesmo sendo uma agremiação de formação plural. Já em 2014 Lula fez várias admoestações sobre a necessidade de o PT mudar, se renovar, se revigorar. A rigor, com a atual direção, ocorre o mesmo que ocorria durante o movimento pela derrubada de Dilma: os dirigentes são generais sem exército e os militantes são um exército sem generais.

A partir de uma tática correta – a de manter a candidatura Lula – a direção do PT vem dando sinais, nas últimas semanas, de que está disposta a construir uma nova derrota. A presidente do partido, Gleisi Hoffmann, vem se especializando em dar declarações politicamente inconvenientes. O seu maior feito nesta arte consistiu em emitir uma nota em defesa do mandato de Aécio Neves quando o STF o havia suspendido.

Agora, declarou que o nome de Ciro Gomes não passa no PT “nem com reza brava”. Declaração desnecessária e inconveniente. Rendeu-lhe uma retribuição de Ciro dizendo que sente pena dela. Ademais, a declaração derruba pontes num momento em que é preciso agregar as forças progressistas para enfrentar a direita, o conservadorismo e o neofascismo. Mas parece que Gleisi e outros dirigentes do PT estão dispostos a empurrar forças para o lado do inimigo.

A partir da declaração de Gleisi as redes sociais foram tomadas por uma onda de sectarismo de setores petistas contra Ciro. Engraçado que estes setores se incomodam com Ciro e não se iraram com Michel Temer, repetido duas vezes como vice de Dilma. Agora, tomados pela síndrome da traição, adquirida com Temer e sua quadrilha, já antecipam uma suposta traição de Ciro. Não se pode negar a Ciro o direito de fazer o que Lula fez: tornar-se palatável às elites (Carta ao Povo Brasileiro) e encaminhar uma reforma da Previdência, entre outras coisas. Um eventual governo Ciro será conciliador como foram os governos petistas e como será um eventual novo governo do PT. Quem não concorda com este caminho precisa, por coerência, votar em Guilherme Boulos.

Gleisi e os setores sectários do PT deveriam aprender com Boulos e Manuela: mesmo criticados inúmeras vezes por petistas, colocaram-se na linha de frente na solidariedade a Lula e na defesa do direito de ele ser candidato. Boulos, inclusive, convenceu a maior parte do PSol, partido recorrentemente atacado por petistas, a defender Lula. A liderança política, além da coragem, precisa ter autocontrole, não deixar se dominar pelas emoções próprias descurados das consequências políticas que eles proporcionam. Dirigentes não podem jogar palavras ao vento sem pressupor que elas não geram consequências.

Parece que o PT não consegue se curar do vício da arrogância – mal adquirido quando o partido estava no poder. O PT quer a solidariedade de todos, mas se mostra pouco propenso a ser solidário com os outros; quer a compreensão de todos e se mostra pouco compreensivo com os erros e com os acertos dos outros. Sua arrogância o leva para o unilateralismo e para o isolamento. Pensa ser a encarnação de uma verdade superior e não aceita críticas. Vê-se portador de um destino manifesto e não consegue aceitar a ideia de que boa parte da crise que está aí se deve aos seus erros. Foge de sua responsabilidade.

Aqui é preciso registrar duas coisas: o PT tem um imenso capital político e social acumulado por mais de três décadas de lutas. Os dirigentes do partido e seus setores sectários não têm o direito de destruir esse capital, pois ele pertence ao povo. Da mesma forma em que foi erguido, pode ruir se não houver virtude e competência para comandá-lo. A virtude combativa e a boa fortuna podem estar se deslocando para outros pontos e encarnar-se em outros partidos e outros líderes. Sem as virtudes e a capacidade de comando de outrora, a direção do PT não consegue mais manter a fidelidade daqueles tempos. Em que pese toda a mobilização de vontades em torno de Lula, o fato é que a direção partidária suscita muitas desconfianças.

Da tática correta à estratégia da ilusão

Gleisi e outros dirigentes vêm declarando que Lula sairá da prisão para a presidência da República. De três uma: ou se acredita que o Judiciário libertará Lula, algo inverossímil até o momento; ou se acredita que o PT tem força de mobilização capaz de libertá-lo, coisa que não está sendo vista; ou se acredita que Lula é um novo Daniel, que será salvo na cova dos leões pelo Anjo do Senhor. Admitindo-se a hipótese de que Lula seja liberto nesta semana pelo STF, haverá pela frente a enorme encrenca da viabilização legal de sua candidatura.

Dizer que Lula sairá da cadeia para a presidência da República cria, na militância, a crença de uma vitória sagrada. Criaram-se crenças em torno do “não passarão”, do “nenhum direito a menos” etc., e tudo  ruiu. A condução errada do partido vai gerando a despolitização de uma militância ressentida que vai assumindo a tese igualmente despolitizada do “Lula ou nada”.

Assim, da tática correta da manutenção da candidatura Lula, dirigentes petistas parecem estar construindo a estratégia da ilusão. O que fazem com isso? Correm todos para o muro das lamentações e choram o infortúnio de Lula, fazem a exegese de seu sofrimento. Enquanto isso a política real continua correndo e o PT bloqueia a sua própria tática, se ausenta do debate eleitoral e programático e não oferece uma perspectiva de poder. A sua perspectiva está encarcerada em Curitiba, exilada no  silêncio e na dúvida.

É um direito de qualquer partido, que tenha condições para tal, querer exercer a hegemonia de um campo político determinado, dirigindo-o, agregando-o, ampliando-o e reforçando-o. Mas hegemonia implica concessões aos aliados, capacidade persuasiva de convencer esse campo pela justeza das propostas, da distribuição do poder e da capacidade e virtude de comando.

Hegemonia é diferente do hegemonismo. Este significa a tentativa de imposição pela força real ou pressuposta e/ou pela suposição de uma superioridade qualquer. Normalmente, o hegemonismo é exercido por forças políticas (e militares) que alcançaram o poder em seus patamares mais altos. Quando o hegemonismo se manifesta em um Império, Estado ou partido é um sinal de declínio e decadência. Tais forças não conseguem mais manter as lealdades pela evidência de sua força própria e pela justeza de suas propostas e de seu comando.

O mundo partidário brasileiro, ou o que resta dele, caminha para uma redefinição de campos e de linhas de força. À esquerda do PT, parte do que era hegemonizado por ele se desgarrou, como é o caso do PCdoB e, parte, busca constituir-se como uma força própria, que é o PSol. Outros parceiros do PT, o PSB e o PDT, também buscam caminhos próprios. Os principais aliados do PT em seus governos – o PMDB e partidos do centrão – foram para o golpe. Se Lula puder concorrer e vencer, o PT poderá ganhar tempo para se reconstituir, buscar um prumo, lembrando sempre que o poder torna arrogantes forças pouco  virtuosas, degradando-as. Se Lula não concorrer, o PT será submetido a poderosas forças centrífugas internas e externas e terá que enfrentar a sua própria verdade – algo que não fez até agora.

Aldo Fornazieri – Professor da Escola de Sociologia e Política (FESPSP).

 

Aldo Fornazieri

Cientista político e professor da Fundação Escola de Sociologia e Política.

102 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “Gleisi e os setores

    “Gleisi e os setores sectários do PT deveriam aprender com Boulos e Manuela: mesmo criticados inúmeras vezes por petistas, colocaram-se na linha de frente na solidariedade a Lula e na defesa do direito de ele ser candidato”

    Faltou acrescentar:

    “CIRO deveria aprender com Boulos e Manuela: mesmo criticados inúmeras vezes por petistas, colocaram-se na linha de frente na solidariedade a Lula e na defesa do direito de ele ser candidato”

    Gleise e Ciro, dois boquirrotos!

  2. O PT construindo uma nova derrota?

    O PT e seus dirigentes

    Prof. Aldo, parabéns pela análise lúcida e precisa.

    Cada um tem o direito de pensar da forma como achar melhor, mas lendo muitas manifestações de petistas aqui e em outros espaços, não é possível deixar de perceber o primarismo do raciocínio daqueles que bradam “Ou Lula, ou nada”. 

    O PT, desde que chegou ao poder com a primeira eleição de Lula, vem perpetrando uma série de erros, muito bem apontados em seu artigo. Percebe-se que os principais dirigentes petistas — com as exceções conhecidas — estão completamente perdidos: não têm estratégia, não têm planejamento, agem reativamente frequentemente de forma desastrada. Na última semana, a presidenta do partido, ao se referir a uma possível aliança com Ciro Gomes deu mostras do nível a que chegou a liderança. 

    Todavia, gostaria de salientar a responsabilidade do próprio Lula por esse estado de coisas.  Afinal, o personalismo em torno de sua figura bloqueou a emergência de lideranças mais capazes e de uma verdadeira democracia interna no PT. O resultado é o que se vê hoje: derrota após derrota. E, se não houver uma correção de rumos urgente, o partido sofrerá uma fragorosa derrota nas eleições de outubro. A arrogância, a incapacidade de ouvir, a falta de capacidade de avaliar os próprios erros levarão esses dirigentes petistas a fazer o que a elite sempre quis: destruir um partido popular, que um dia foi a maior esperança de mudança do Brasil.

     

    Nélson Viana dos Santos

    1. Acompanho o relator entusiasmadamente

      Voto com o relator, de forma entusiasmada. Pedindo vênia, acrescento: 

      Vim morar em SP pela segunda vez em jan/2011. Filiei-me ao PT pela segunda vez, a primeira perdeu-se lá em 1989, em Jataí (GO).  O DZ Pinheiros era então comandado pelo jovem (não mais do que 25 anos ou menos) e vibrante Caio Baccini, dava gosto de ver, cumpriu um mandato cheio de realizações, liderança nata, entusiasmada, e fazia a gente acreditar na renovação do partido. 

      Terminado o mandato, veio a sucessora, Larissa D’Alkmin, mesma faixa de idade, mesmo entusiasmo e vibração, comando e liderança impecáveis, dedicação e empenho de fazer novamente nós acreditarmos que era só dar vez e voz e sobretudo OPORTUNIDADE a essa garotada incrível que ninguém iria nos segurar. Ao ver essa juventude toda comandando um importe DZ como o Pinheiros, do qual fazem parte o Suplicy, Nabil Bonduki, etc, eu acreditei firmemente nisso, como não se entusiasmar com essa garotada comandando assembléias cheias de militantes cabeças brancas como eu? 

      Ledo e Ivo engano. Parece que há uma cláusula de barreira que faz questão de desprezar solenemente esses valores emergentes. Está claro e explícito o recado a essa juventude, “vocês serão no máximo presidentes de diretórios zonais, depois descartados, não há espaço na estrutura de comando do partido para vocês”. 

      Sombra de mangueira, debaixo não nasce nada. Vou morrer filiado ao PT, mas se houver eleição meu voto é Ciro, ainda não perdi o juízo e a razão. 

      1. Mais uma vez…

        O PT vai novamente fazer o que fez em 2010?! Na época comandado pelo nosso para sempre amado Presidente Lula, não permitiu escolha democrática do candidato a sua sucessão. Ele (o Lula) a indicou. Assim não há vida ou organismo partidário que resista.

        Se até antes dele entregar-se a PF, Lula tinha todas as condições de ganhar, agora precisa escapar da cadeia e ainda montar um bloco de sustentação para seu duríssimo futuro governo. Sim porque sua intenção é colocar o Brasil de novo sobre seus pés, o que vai levar ao desfazimento de quase todos os atos do atual governo golpista.

    2. Destruir o PT

      Destruir o PT é, ao contrário do que o senhor insinua, abandonar Lula! Defender Lula até o último segundo é uma questão de COERÊNCIA e não de ARROGÂNCIA! A luta por IGUALDADE, DEMOCRACIA, JUSTIÇA hoje é a luta pela liberdade e pelo direito de Lula ser candidato, ponto.

    1. É UMA DERROTA

      Se você perder por causa do juiz ladrão você poderá se considerar um vencedor moral, mas continuará sendo um perdedor real. A realidade não respeita os seus devaneios? Então foda-se a realidade? O PT virou Libelu. Só falta pregar o voto nulo. 

      1. Fico imaginando o que esses

        Fico imaginando o que esses “engenheiros de obras prontas” teriam feito diferente para evitar uma dessas “derrotas”, como o impeachment, por exemplo. Se o PT ficasse ao lado de Cunha, contra a cassação, teria evitado o problema, naquele momento. Mas não haveriam novas concessões no futuro? Novas ameaças? A verdade é que a deposição da Dilma já havia sido decidida, só restava ver como seria feita.

        1. Cunha transformaria o governo Dilma no governo Temer ou nada

          Cunha já estava passando no Congresso pautas contra o governo e contra o programa de governo desde 2015. Várias: anti-reforma política, tirar a Petrobras do Pré-sal, maioridade penal, emendas impositivas, etc. Já tinha na agenda a reforma trabalhista do Temer e não me lembro se já tinha proposto reforma da previdência. Estava fazendo dele um primeiro ministro e de Dilma uma “rainha da Inglaterra”.

          Havia escolha possível diferente de enfrentar Cunha e retomar o controle do programa de governo compromissado nas urnas? Não.

          Se a Câmara não tinha nem sequer 171 infiéis a Cunha, fazer o que? Melhor cair do que ser coadjuvante do “ponte para o futuro”? Eu só critico a Dilma não ter sido mais incisiva em sua queda, mas isso é opinião minha.

  3. Um dos piores textos do Fornazieri

    Fornazieri traz a lembrança de um PT que já tinha acabado com o mensalão (Dirceu e Genoino) e fala pestes do mesmo partido que, sob o comando da Gleisi, vem galgando nas pesquisas e na aprovação geral da população, derrotando gradativamente um golpe inevitável (considerando a baixa representação do PT e da esquerda no congresso), apenas pela força da democracia, que é o campo onde sempre iremos ganhar.

    Pela respeito à democracia, Gleise e o PT tomaram a atitude correta em relação ao caso Aécio, como devia ser com qualquer senador (o PT deve ser cuidadoso, pois recebe sempre de volta, em dobro, cada vez que abre exceção em assuntos democráticos). Ainda, a pretensão do Ciro e do PDT, que afundaram Dilma no impeachment aportando os votos de 15 deputados e todos os três senadores do PDT em favor do golpe, recebeu a resposta adequada de Gleisi e de todos nós. Qualquer petista com apoio do Lula deixaria o Ciro no chinelo. Qual aporte traz Ciro em todo este problema? Nada! Apenas quere ele ganhar de graça a presidência do Brasil e, junto com ele, o que sobrou da tucanada dispersa.

    Temer, na época, representava a maior bancada política do Brasil e o maior tempo de TV. O Fornazieri parece não ter pensado direito ao fazer essa comparação estúpida,. Quantos segundos de TV e quantos congressistas (normalmente golpistas) vai trazer o PDT para o campo da esquerda?

    Qual a do Fornazieri? Está magoado com o PT por que? Está querendo o que?

    O PT, com tudo, segue crescendo nas pesquisas, puxado por Lula e pela militância. Esse texto chorão do Fornazieri cairia bem para os tucanos, que estão sem poder levantar depois do buraco que Aécio cavou. O Ciro iria apenas ressuscitar essa ala Jeiressatista do PSDB.

    Não é ilusão a estratégia seguida pelo PT, de manter Lula e a sua candidatura, pois é a maior expressão contra o golpe. O que irá acontecer amanhã será decisão de Lula e do PT e, considero que essa decisão, tomada no instante derradeiro será melhor que uma covarde decisão antecipada, tomada agora, de condenar Lula e partir para um plano B que somente interessa à direita.

    Fornazieri virou uma Miriam Leitão, como urubólogo e manifesta ressentimento com a direção do PT. O Ciro e qualquer outro do PT poderão chegar ao segundo turno com o apoio do Lula. Por que o Lula daria apoio ao Ciro e não a um companheiro do PT?

    Boulos e Manuela seguem na disputa por causa da cláusula de barreira, se eventualmente for aplicada mais adiante. Mas, eles já são Lula desde o primeiro turno, sem pretensão de chegar ao segundo. Ciro quer tudo em troca de nada, apenas uma palavrearia chula e bravatas, sem voto e sem partido que preste para lhe dar sustentação. Um franco-atirador que de quatro em quatro anos desce de Harvard, com o Mangabeira Unger, para tentar embutir um plano B da direita tucana.

    O PT não foge da sua responsabilidade, de ser contra o golpe e de manifestar isso com todos os meios que a luta democrática permite. O PT está no seu direito de lutar pela candidatura de um homem inocente, que é o melhor para o Brasil. No momento em que o PT e Lula resolverem indicar um eventual substituto, este passará para o segundo turno.

    Acho que Fornazieri está sendo oportunista e desagregador, dando mais importância a um sujeito franco-atirador, com pouco apoio político (a não ser tucano sem opção), que ao partido e ao candidato mais popular do Brasil. Gleisi está fazendo o correto, assim como toda a corajosa diretoria do PT, avançando dentro da democracia, mas mantendo o questionamento contra o golpe, ameaçando este com a eventual candidatura Lula. O tempo tem mostrado que esta estratégia está correta, pois o golpe está sendo esvaziado.

  4. Chamando o cinismo pelo nome: Mau caratismo mesmo!

    Errar é humano? Depende do erro e de quem o comete.

    Uma pessoa dotada de ferramentas intelectuais e acesso privilegiado a determinadas informações, não pode debitar na conta de erro análises equivocadas, ou distorcidas.

    Não se pode dizer que o cast de palpiteiros de economia da rede globo cometam erros. Nada, eles têm lado e opinam puxando a brasa para a sardinha de quem os alimenta.

    Assim me parece essa “análise” (mais uma) do Aldo Fornazieri. Vem travestida de “ciência” quando ele pomposamente a assina com suas credenciais, mas é só mais um pitaco no sentido de empurrar a realidade para onde ele deseja.

    Vamos ao exame das proposições dele:

    “O PT vem colhendo derrotas sucessivas desde o início de 2015. Erros de avaliação, imobilismo e falta de comando foram os principais móveis dessa desditosa caminhada. A rigor, os sinais de perda de combatividade e virtude já se verificavam nas eleições de 2014. Na reta final do embate entre Dilma e Aécio foi a mobilização de setores da sociedade civil, da intelectualidade e de petistas afastados e desgostosos que garantiu a vitória ante a ameaça do triunfo do tucano.(…)

    Comentário: Eu ia grifar uma parte do trecho acima, mas não deu. Está tudo ruim mesmo. Olha, dizer que o PT vem colhendo derrotas desde 2015 é de uma vulgaridade incomum. Não foi para isso que arquitetarm o golpe desde 2006, com a ação 470? Não é essa a história da América Latina? Não é assim que agem os EUA desde que se estabeleceram como donos do mundo?

    Pois é. E o Aldo credita toda a crise de representatividade, toda a contradição entre Capitalismo e Democracia a um erro do PT!

    Sim, o PT errou muito, e errou feio, sabemos disso, mas reduzir o ataque a tentativa de construir um país, e uma América Latina mais justa, ainda que saibamos que reformar o capitalismo de periferia é tarefa impossível.

    Sim, toda a América Latina vem sofrendo com as intervenções de vários níveis, desde Honduras e Paraguai, passando por Venezuela e agora, como sabemos, com a manipulação dados no Chile pelo BID, para piorar a percepção da gestão Bachelet.

    E o Aldo reduz isso a uma questão petista.

    Depois vem a “perda de virtude” (meu zeus, que é isso???).

    E mais a frente, a supervalorização da incrível e inestimável ajuda dos setores intelectuais a eleição de Dilma. É para rir? Foi um favor? Onde esses setores deveriam estar? Do lado de áecio?

    Piada, nõa é não?

    (…)O PT dos últimos tempos está longe de ser o PT dos comandos de Lula, de José Dirceu e de José Genoino. Naqueles tempos, o partido tinha unidade de comando, mesmo sendo uma agremiação de formação plural. Já em 2014 Lula fez várias admoestações sobre a necessidade de o PT mudar, se renovar, se revigorar. A rigor, com a atual direção, ocorre o mesmo que ocorria durante o movimento pela derrubada de Dilma: os dirigentes são generais sem exército e os militantes são um exército sem generais.(…)

    Comentário: Eu gostaria que o Aldo mostrasse, em algum tempo na História, e em algum lugar no mundo todo, qual foi o partido de esquerda que tenha chegado ao poder, com a origem e característica que tem o PT (todas ditas por ele), e que tenha ali se mantido, respeitando o jogo representativo (para o bem, e sabemos agora, para o mal) que tenha mantida intacta sua capacidade militante, sua pluralidade, enfim, que não tenha sido absorvido pelo “burotcratismo acomodativo” da tarefa de governar.

    Qual?

    Olha, se olhramos bem, não encontraremos nenhum, eu repito, NENHUM partido no mundo todo com a trajetória e natureza do PT e de seu líder. NENHUM.

    Então essa lenga-lenga de “se perdeu no caminho” é só lenga-lenga mesmo, ou pior, é o germe de uma visão moral da política (e talvez religiosa) que alimenta momentos de Inquisição como vivemos hoje.

    O PT de Lula, Genoíno e Dirceu padecia dos mesmos defeitos de hoje, isto é, era centralizado por cima e por SP, embora gostássemos de dizer que éramos plurais.

    Porra nenhuma, como hoje, a decisão se dava, ou por cima, ou contando “garrafinhas”, o contingente bovino recrutado pelas tendências.

    Qualquer dissenso era expelido.

    E foi justamente essa centralização que imobiliza o PT hoje.

    Então, o que Aldo faz é de um cinismo mal caráter: Reclama da gestão atual ruim, mas “esquece” de dizer que o problema é o modelo de gestão, ao “incensar” os “comandantes que dirigiam com mão de ferro”.

    Olha o stalinismo tardio aí minha gente, chora cavaco!

    (…)A partir de uma tática correta – a de manter a candidatura Lula – a direção do PT vem dando sinais, nas últimas semanas, de que está disposta a construir uma nova derrota. A presidente do partido, Gleisi Hoffmann, vem se especializando em dar declarações politicamente inconvenientes. O seu maior feito nesta arte consistiu em emitir uma nota em defesa do mandato de Aécio Neves quando o STF o havia suspendido.

    Comentário: Aqui o mal caratismo se revela! Aldo tem todo o direito de desgostar do momento e da oportunidade da defesa do mandato de um parlamentar (mesmo sendo quem é) por Gleisi. Agora, questionar a essência do ato é cretino demais! Ora, se de certa forma, boa parte dos nossos problemas se dá pela Inquisição judicial que se instalou, com juízes cassando direitos e mandatos à farta e ao arrepio da Lei, e tudo baseado no direito penal do inimigo, como proceder em relação aos nossos inimigos dentro do jogo institucional?

    Agora, declarou que o nome de Ciro Gomes não passa no PT “nem com reza brava”. Declaração desnecessária e inconveniente. Rendeu-lhe uma retribuição de Ciro dizendo que sente pena dela. Ademais, a declaração derruba pontes num momento em que é preciso agregar as forças progressistas para enfrentar a direita, o conservadorismo e o neofascismo. Mas parece que Gleisi e outros dirigentes do PT estão dispostos a empurrar forças para o lado do inimigo.

    Comentário: Ciro não precisa do PT para jogá-lo no colo do inimigo. Ele já está lá, caro Aldo! O que Gleisi hoje falou é coerente com o que pensam talvez 90% da militância. Ciro não passa! Não queremos um bolsonaro que dá palestras em Harvard! Ciro não é um ponte para nada! Aliás, ele é uma cunha em nosso lado, só isso. 

    Se a figura de Ciro representasse confiança e se fosse palatável a alguma coisa, esse debate nem seria necessário!

    Ciro é uma mistura estranha do comportamento violento e fascista de bolsonaro, o sebastianismo de marina e indo um pouco mais atrás, o porralouquice de Itamar Franco, tudo envernizado com alguns truques intelectuais.

    Só isso.

    A partir da declaração de Gleisi as redes sociais foram tomadas por uma onda de sectarismo de setores petistas contra Ciro. Engraçado que estes setores se incomodam com Ciro e não se iraram com Michel Temer, repetido duas vezes como vice de Dilma. Agora, tomados pela síndrome da traição, adquirida com Temer e sua quadrilha, já antecipam uma suposta traição de Ciro. Não se pode negar a Ciro o direito de fazer o que Lula fez: tornar-se palatável às elites (Carta ao Povo Brasileiro) e encaminhar uma reforma da Previdência, entre outras coisas. Um eventual governo Ciro será conciliador como foram os governos petistas e como será um eventual novo governo do PT. Quem não concorda com este caminho precisa, por coerência, votar em Guilherme Boulos.

    Comentário: Aldo é de matar (de rir). Comparar os momentos de fechamento das alianças, o capital político envolvido, enfim, toda a conjuntura que montou a continuidade de um projeto que já tinha 8 e depois 12 anos (na reeleição de Dilma), com o atual momento de golpe não pode ser creditado, como eu disse, na conta de um erro de análise, é mau caratismo mesmo! Claro que todos os petistas torceram o nariz para temer, ou pelo menos, boa parte deles.

    Mas quem deveria ser o vice de Dilma, Cyro Garcia?

    Comparar Lula e sua Carta ao POvo Brasileiro, com os movimentos trôpegos de Ciro é de doer. Vou repetir, Ciro não tem tentado ser palatável às elites, que o já têm no bolso faz tempo! Ciro tem tentado ser palatável a quem o conhece e por isso, não o compra, ou seja, a esquerda!

    Quem tem coerência, caro Aldo, não vota em ninguém, porque essa eleição, qualquer que seja sua conformação (incluindo uma improvável candidatura Lula) é fraude!!!!

     Gleisi e os setores sectários do PT deveriam aprender com Boulos e Manuela: mesmo criticados inúmeras vezes por petistas, colocaram-se na linha de frente na solidariedade a Lula e na defesa do direito de ele ser candidato. Boulos, inclusive, convenceu a maior parte do PSol, partido recorrentemente atacado por petistas, a defender Lula. A liderança política, além da coragem, precisa ter autocontrole, não deixar se dominar pelas emoções próprias descurados das consequências políticas que eles proporcionam. Dirigentes não podem jogar palavras ao vento sem pressupor que elas não geram consequências.

    Comentário: Com todo respeito a Manuela e ao Boulos, eu pergunto: Se são eles que estão querendo “herdar” o enorme capital político do PT (essed capital que ora é achincalhado, ora é incensado) como deveriam se portar? Eles(Boulos, Manuela e Ciro) têm mais é que dominar as emoções (entubar seu orgulho) e se ajoelhar para cortejar a noiva! Boulos convenceu a direção do Psol a defender Lula. Licença para rir: hahahahahaha!

    E para onde iria o Psol? Licença para rir de novo: hahahahaha!

    Parece que o PT não consegue se curar do vício da arrogância – mal adquirido quando o partido estava no poder. O PT quer a solidariedade de todos, mas se mostra pouco propenso a ser solidário com os outros; quer a compreensão de todos e se mostra pouco compreensivo com os erros e com os acertos dos outros. Sua arrogância o leva para o unilateralismo e para o isolamento. Pensa ser a encarnação de uma verdade superior e não aceita críticas. Vê-se portador de um destino manifesto e não consegue aceitar a ideia de que boa parte da crise que está aí se deve aos seus erros. Foge de sua responsabilidade.

    Comentário: O PT é culpado por tudo. Pelo golpe, pelo nanismo eleitoiral de seus aliados que se dizem à esquerda, por Ciro não ter votos e precisar do PT, enfim, deveria o PT ser uma espécie de pai, ou de irmão mais velho, que levasse seus dependentes ao caminho do amadurecimento e sucesso eleitoral.

    Licença para rir de novo: hahahahaha!

    Solidariedade? Como a que o Psol teve quando começaram os achaques judiciais que agora dominaram TODA a cena política atual, e não só o PT, como imaginaram os “jênios” estrategistas do Psol, quando resolveram ecoar a cruzada moralista?

    ‘Tá bom, Aldo conta outra vai.

    Aqui é preciso registrar duas coisas: o PT tem um imenso capital político e social acumulado por mais de três décadas de lutas. Os dirigentes do partido e seus setores sectários não têm o direito de destruir esse capital, pois ele pertence ao povo. Da mesma forma em que foi erguido, pode ruir se não houver virtude e competência para comandá-lo. A virtude combativa e a boa fortuna podem estar se deslocando para outros pontos e encarnar-se em outros partidos e outros líderes. Sem as virtudes e a capacidade de comando de outrora, a direção do PT não consegue mais manter a fidelidade daqueles tempos. Em que pese toda a mobilização de vontades em torno de Lula, o fato é que a direção partidária suscita muitas desconfianças.

    Comentário: Aqui cai a máscara. O real interesse de Aldo vem á tona. Os termos religiosos como virtude e fortuna (porém disfarçados de verve maquiaveliana). Se o capital político é do povo (argh! que coisa horrível), então, que o povo decida o que fazer com ele!

    (…)”

    Se querem capital parecido, mãos à obra, o campo é fértil e vasto!

    1. Assino embaixo. Parabéns.

      Não consigo dar as 5 estrelas, então fica registrado.

      Assino embaixo, discordando apenas de uns 2 parágrafos.

      Você conseguiu fazer o que minha paciência já esgotou com esse assunto Ciro.

  5. Ciro Gomes

    Ciro nunca caminhou com a esquerda. Por isso ele não tem apoio de nenhuma, nehuma agremiação de esquerda q faz luta social no Brasil a mais de 40 anos. Nenhuma. Então não vejo motivo para qualquer entidade de esquerda, principalmente o PT, ter que fazer lobby com o candidato Ciro. Boa sorte pra ele em seu voo solo. Nós continuamos do lado de cá.

  6. Ciro Gomes

    Ciro nunca caminhou com a esquerda. Por isso ele não tem apoio de nenhuma, nehuma agremiação de esquerda q faz luta social no Brasil a mais de 40 anos. Nenhuma. Então não vejo motivo para qualquer entidade de esquerda, principalmente o PT, ter que fazer lobby com o candidato Ciro. Boa sorte pra ele em seu voo solo. Nós continuamos do lado de cá.

  7. PT, o crush do Ciro

    Se Gleise Hoffmann disse efetivamente o que lhe atribuem, não foi feliz.

    Mas importa cogitar sobre o contexto.

    Notem que Ciro Gomes também tem agido em relação ao PT como se fosse um elefante andando sobre cristais.

    Se ele quer construiu a unidade da centro-esquerda (e para isso precisa constar com o PT, isso na hipótese de inviabilização da candidatura Lula) em torno de seu nome, deveria agir como um agregador, não um incendiário. Cabe ao interessado fazer as honras da casa…

    Na minha leitura, Ciro pretendente o apoio do PT, mas mantendo certa distância. Comporta-se como aquele sujeito que tem vergonha de sair em público com a namorada pelo medo do que os outros (o mercado, no caso) irão pensar.

    Ciro sonha com o PT como se deseja um “crush”. Não pretende construir uma relação mais sólida, no máximo quer “ficar”. Alias, ultimamente tem elogiado tanto o tucanado paulista…

    Ocorre que o PT, em que pese os revezes, ainda tem muita bala na agulha. Por isso, quem abraçar o PT terá de aceitá-lo por inteiro,não somente a sua “cereja do bolo”, ou seja, os votos de sua base político-eleitoral.

    Ciro não parece disposto a dividir poder com o PT. Ciro sequer quer dividir poder com a sua atual agremiação…

     

     

    1. O PT, a Geni.

      É isso, nem uma palavra a mais ou a menos.

      O PT virou a Geni, e como na música do seu mais conhecido compositor-militante, é boa de cuspir, dá para qualquer um, maldita Geni…até que venha o Zeppelin com o sanguinário comandante:

      De tudo que é nego torto
      Do mangue e do cais do porto
      Ela já foi namorada
      O seu corpo é dos errantes
      Dos cegos, dos retirantes
      É de quem não tem mais nada
      Dá-se assim desde menina
      Na garagem, na cantina
      Atrás do tanque, no mato
      É a rainha dos detentos
      Das loucas, dos lazarentos
      Dos moleques do internato
      E também vai amiúde
      Co’os velhinhos sem saúde
      E as viúvas sem porvir
      Ela é um poço de bondade
      E é por isso que a cidade
      Vive sempre a repetir
      Joga pedra na Geni
      Joga pedra na Geni
      Ela é feita pra apanhar
      Ela é boa de cuspir
      Ela dá pra qualquer um
      Maldita Geni

      Um dia surgiu, brilhante
      Entre as nuvens, flutuante
      Um enorme zepelim
      Pairou sobre os edifícios
      Abriu dois mil orifícios
      Com dois mil canhões assim
      A cidade apavorada
      Se quedou paralisada
      Pronta pra virar geléia
      Mas do zepelim gigante
      Desceu o seu comandante
      Dizendo – Mudei de idéia
      – Quando vi nesta cidade
      – Tanto horror e iniqüidade
      – Resolvi tudo explodir
      – Mas posso evitar o drama
      – Se aquela formosa dama
      – Esta noite me servir

      Essa dama era Geni
      Mas não pode ser Geni
      Ela é feita pra apanhar
      Ela é boa de cuspir
      Ela dá pra qualquer um
      Maldita Geni

      Mas de fato, logo ela
      Tão coitada e tão singela
      Cativara o forasteiro
      O guerreiro tão vistoso
      Tão temido e poderoso
      Era dela, prisioneiro
      Acontece que a donzela
      – e isso era segredo dela
      Também tinha seus caprichos
      E a deitar com homem tão nobre
      Tão cheirando a brilho e a cobre
      Preferia amar com os bichos
      Ao ouvir tal heresia
      A cidade em romaria
      Foi beijar a sua mão
      O prefeito de joelhos
      O bispo de olhos vermelhos
      E o banqueiro com um milhão
      Vai com ele, vai Geni
      Vai com ele, vai Geni
      Você pode nos salvar
      Você vai nos redimir
      Você dá pra qualquer um
      Bendita Geni

      Foram tantos os pedidos
      Tão sinceros, tão sentidos
      Que ela dominou seu asco
      Nessa noite lancinante
      Entregou-se a tal amante
      Como quem dá-se ao carrasco
      Ele fez tanta sujeira
      Lambuzou-se a noite inteira
      Até ficar saciado
      E nem bem amanhecia
      Partiu numa nuvem fria
      Com seu zepelim prateado
      Num suspiro aliviado
      Ela se virou de lado
      E tentou até sorrir
      Mas logo raiou o dia
      E a cidade em cantoria
      Não deixou ela dormir
      Joga pedra na Geni
      Joga bosta na Geni
      Ela é feita pra apanhar
      Ela é boa de cuspir
      Ela dá pra qualquer um
      Maldita Geni

    2. E do programa do governo Ciro ninguém fala…

      Ontem, o Estado de São Paulo publicou entrevista com o economista Mauro Benevides Filho, chefe do programa de governo  do Ciro Gomes. Segundo avaliação do Paulo Moreira Leite, em artigo tb de ontem no 247, a proposta de política econômica segue o mesmo roteiro da atual, do Meirelles. Prioridade para ajustes, reforma da previdência e privatizações.  Prevê ainda a  volta da CPMF, desviada, porém, de sua finalidade original. Os recursos deixariam de financiar a saúde pública e seriam canalizados para amortização da divida pública (com as bênçãos dos banqueiros).

      Ao que parece, mais do mesmo…

      Mas o candidato de “centro esquerda” segue conquistando corações e mentes do campo dito progressista, enfraquecendo a frágil resistência. Uma baita contribuição para mais uma artimanha magistral dos artifices do nosso “regime change”: o lustre democrático ao golpe que prosseguirá firme, forte, LIMPINHO, caso eleito um candidato APOIADO nas urnas por forças democráticas e nacionalistas.

      Que Deus nos acuda.

  8. As críticas de Fornazieri à direção petista.

    Acho que Fornazieri colocou o dedo na ferida mas errou no excesso.

    As direções anteriores do PT se acomodaram ao poder conquistado. Como todos nós, os velhos, vamos nos tornando um pouco conservadores.

    Assim foi. 

    Falcão dirigiu o partido com visível afastamento da militância sempre aguerrida. Acomodou-se. O PT perdeu o viço, tornou um parente do PMDB pelas adesões na hora da vitória, concessões demasiadas e abandono das bandeiras. 

    Com Gleisi há uma renovação e maior enfrentamento ao conservadorismo. E a necessidade de aprender as artes da política acima dos partidos. 

    Avalio que o apoio a Aécio foi desnecessário, nada rendeu ao partido. Que os pessedebistas o façam e paguem por isso.

    Agora bater graciosamente em possíveis apoiadores também é um desfavor.

    Se for para dar um recado que seja por meio de algum partidário e não a presidente do partido.

    A última instância deve ser preservada e não exposta em bate-bocas menores e com filiados de outros partidos. Faltou sensibilidade e experiência.

    Até por que Ciro pode ser uma alternativa. A depender dele, Ciro, e dos partidos da frente já instalada.

     

    1. Eu ainda não entendi qual é a

      Eu ainda não entendi qual é a do Ciro.

      Quem tem mais intenções de votos? Ele ou oPT, seja com Lula, seja com quem ele indique (já que não vão deixá-lo concorrer mesmo)?

      Ciro deveria estar tentando compor com o PT e não queimando as pontes como vem fazendo já faz algum tempo.

      Estão criticando a declaração da Gleisi, mas é bom lembrar que Ciro vem batendo no PT há muito mais tempo.

      1. Ciro virou candidato do “sim, senhor” do golpe.

        O golpe de 1964 cassou os políticos de oposição que incomodavam e criou só dois partidos: ARENA governista e MDB de oposição. Como o AI-5 cassava a oposição que ameaça o poder, diziam que a ARENA era o partido do SIM e o MDB do SIM, SENHOR.

        Pois agora, o golpe tem características semelhantes. O judiciário cassa a candidatura forte anti-golpista de Lula, e deixa as “permitidas”, entre elas a de Ciro, como sendo a “oposição” consentida a Temer.

        Ora, temos campo de luta para uma oposição real ao golpe, representada por uma candidatura “Lula-13”, seja com a pessoa de Lula na urna, seja com a idéia. Mas tem de ser uma candidatura que defenda incondicionalmente o lulismo. Ciro escolheu não ser essa candidatura, pelo contrário ele busca votos de paneleiros lavajatistas e apoio de golpistas continuistas. Então tchau e benção. Não me venha querer uma frente de de esquerda liderada por um permissionário do golpismo, quando temos dezenas de quadros com mais potencial de votos para fazer uma oposição de verdade.

  9. FATO 1
    “Engraçado que estes

    FATO 1

    “Engraçado que estes setores se incomodam com Ciro e não se iraram com Michel Temer”

     

    FATO 2

     

    “Parece que o PT não consegue se curar do vício da arrogância – mal adquirido quando o partido estava no poder. O PT quer a solidariedade de todos, mas se mostra pouco propenso a ser solidário com os outros; quer a compreensão de todos e se mostra pouco compreensivo com os erros e com os acertos dos outros. Sua arrogância o leva para o unilateralismo e para o isolamento. Pensa ser a encarnação de uma verdade superior e não aceita críticas. Vê-se portador de um destino manifesto e não consegue aceitar a ideia de que boa parte da crise que está aí se deve aos seus erros. Foge de sua responsabilidade.”

    1. “Vício da arrogância? “

      Nossa, que exagero, de onde será que o Aldo Fornazieri tirou isso? Logo o Aldo, que conhece o PT por dentro desde a fundação lá no Sul, e participou/comandou a equipe que gestou o programa de governo na campanha do Haddad, em 2012? 

      Respondo: alguém aqui já participou de uma reunião partidária com o “Valtinho” Pomar? A última que participei, no Barão de Itararé, em 2015, tinha o “Valtinho” e o Breno Altman na mesa, entre outros. Uma platéia cheia de ilustres. Depois que o “Valtinho” se envolveu em um bate-boca com um jornalista de 75 anos, com rispidez e grossura, levantei e fui embora. Não entro mais emlocais onde o “Valtinho” esteja. 

       

      1. “Nossa, que exagero, de onde

        “Nossa, que exagero, de onde será que o Aldo Fornazieri tirou isso? Logo o Aldo, que conhece o PT por dentro desde a fundação lá no Sul, e participou/comandou a equipe que gestou o programa de governo na campanha do Haddad, em 2012? “

         

        Talvez seja extamente daí que ele tirou essa ideia.

        1. Maurício,

          Faltou uma informação minha: contém muita ironia. Lógico e claro que sim, Aldo conhece muito bem as entranhas e as profundas do partido, fala com conhecimento de causa. Pior, o vício da arrogância presente na estrutura de comando do partido contaminou e se espraiou em toda a militância. Vírus poderoso. 

  10. Correto professor. Não nos

    Correto professor. Não nos interessa mais defender acriticamente um partido que tem adotado artifícos que mais parecem conduzir uma massa de manobra histérica que por infelicidade tem acumulado  sucessivas derrotas nestes tres ultimos anos. 

    1. Que artificio? A inclusão

      Que artificio? A inclusão social de milhões de brasileiros? A defesa da Petrobrás? O PT tem história do seu compromisso com a nação brasileira para mostrar? 

      O Ciro tem o histórico de ter passado por sete partidos sem fidelidade a nenhum programa partidário. 

      LULA PRESIDENTE E PT INDEPENDENTE.

  11. Pois é, de repente o amigaço
    Pois é, de repente o amigaço dos coronéis cearenses e tucano enrustido é a salvação da esquerda.
    Não tem votos mas quem tem que ir a reboque é o PT quase acusado dele ser o nanico eleitoral que é……
    Tenham paciência, os senhores já encheram o saco!!

    1. Mas uma coisa é certa…

      A esquerda precisa de salvação. Não sei se é o Ciro ou outro candidato, mas está evidente que Lula não será candidato, o Judiciário e o MP não deixarão. Acreditar que ir pro confronto com o resto do mundo salbará a esquerda é cegueira deliberada diante de tudo que já aconteceu até agora. Portar-se como se tivesse alternativas não significa que se tenha alternativas. A questão deixou de ser ideológica pra se tornar de sobrevivência. Bater no Ciro significa dar voto ao Bolsonaro, ao Alckmin e à Marina…

      1. Lula vai ser candidato em pessoa ou em ideia. Ciro está fora.

        Se Lula conseguir superar a barreira e sair candidato, ótimo. Se impedí-lo tem de ter um candidato que seja 100% o Lula-13 na urna, e esse candidato só pode ser alguém do PT 100% identificado com Lula. Só assim a esquerda tem a chance de ganhar a eleição. O PT é o partido de massas da esquerda. A eleição está polarizada entre lulismo x golpismo, e Ciro quer distância do lulismo. Precisa desenhar?

        Querer enterrar a candidatura de Lula agora é o que a Globo (porta voz do golpe) quer, inclusive para desmobilizar, tirá-lo do noticiário e virar a página para abrir a pauta para outros candidatos crescerem. Isso é que é dar voto para Marina, Joaquim Barbosa, Alckmin, Bolsonaro (que pode até receber voto de protesto de lulistas não politizados desiludidos – exemplos na história não faltam, como o próprio Trump que recebeu votos em redutos democratas, desiludidos com a política globalizante de Obama que não protegeu empregos).

        E por favor, a esquerda não vai ser salva pela direita nem com reza brava. Ela tem que lutar por si, e a melhor chance é apostar no lulismo.

        Ciro se coloca como candidato da lista sextupla que o mercado (golpe) aceita. Então acabou essa ilusão de Ciro em frente de esquerda. Ele é no máximo o menos pior candidato de direita. Vamos dialogar? Ok, com vistas ao segundo turno e algum pacto de não agressão no primeiro seria de bom tom. Melhor se tiver uma agenda nacional comum. Mas não passa disso. 

      2. Alguém sabe o programa de
        Alguém sabe o programa de governo do amigaço dos coronéis cearenses e tucano enrustido? Já pediu a benção pro capital, já se ajoelhou pra mídia, e segundo notícias concorda com a reforma da previdência dos golpistas.
        Estamos numa democracia,vota nele quem quer, eu não voto, nem com Lula indicando.

      3. Nao interessa ganhar eleiçoes a qualquer preço

        “Ganhar” eleiçao com um político que fará uma política de que discordamos, e cuja candidatura só enfraquece a resistência ao golpe, é furada. Que “governabilidade” viria daí? Um AVAL à destituiçao de uma presidenta legítima por um golpe, de um candidato legítimo por um processo espúrio… Aval tb a uma FARSA, a de que com novas eleiçoes estaria de volta a normalidade democrática, quando nao está (que democracia é essa em que só podem concorrer os que a Diretia aceita?). Eu votaria em Ciro em segundo turno mas só contra Bolsonaro. Para escolher entre ele e Marina, Alckmin, etc, prefiro um cara de Direita já conhecido, a um que se passa por de esquerda e desmoraliza a esquerda. 

  12. Não dá para contestar muito

    Não dá para contestar muito do que está dito. Está bem: o PT errou muito, sofreu derrotas duríssimas, é verdade. Entretanto, nesse quadro catastrófico, onde esqueceu de referir aos problemas dos demais partidos, a maioria perdendo quadros, mudando de nome para tentar esconder-se do eleitor, varridos também do poder (hoje só têm valor para dar encaminhamento, pouco ou nada apitam) pelo golpe-impeachment  de 2016, que implanta  por orientação e patrocínio do grande capital através dos EUA (onde se dá a ligação do Judiciário, via Sérgio Moro), um modelo onde as Forças Armadas sem se envolverem diretamente, ficam à sombra garantido tudo, e o Judiciário, onde se incluem as Procuradorias, assume o comando do golpe. Esse conjunto usa as polícias estaduais e federais para amedrontar e prender opositores. Claro que a mídia, sócia e instrumento do capital internacional desde sempre, faz o seu papel de desinformar todos, e propagandear os objetivos do golpe e a ação dos golpistas, sem a mínima isenção, como deveria estar obrigada. Não foram bem erros do PT e seus dirigentes, porque o golpe-impeachment atinge todos os que atuam na política através do voto, de Presidente da República a Vereador. Assim, o golpe não foi derrota apenas do PT.  Embora não se apercebam, até os que foram ao microfone declarar seu voto favorável à defenestração da Dilma do poder perderam, até digo que perderam mais, provavelmente. E o PT, o partido que a seu ver só erra? Ao que se sabe, as pesquisas de intenção de voto dizem que tende a continuar o maior partido do Parlamento, com tendência a aumentar a sua bancada, hoje, a maior da casa com 70 parlamentares. Os destemperos, acontecidos aqui e ali, no acirramento da disputa política e defendendo-se de ataques aos objetivos do PT, ou marcando posição frente o eleitorado, parece a coisa mais normal do mundo. Quanto a ter Ciro Gomes como aliado, se não for engano há muito tempo que o é, embora muito dos movimentos do candidato, que tem ainda pouco apoio, principalmente no eleitorado, levando em conta as pesquisas, que o põe mais na condição de continuar ao lado do PT, ainda mais no primeiro turno, levando em conta a sua realidade, não o seu desejo válido de ser Presidente. Como mesmo diz, o caminho é manter a candidatura de Lula, e este é quem vai decidir se continua na disputa ou irá indicar um nome de sua confiança. Entre esses nomes, Ciro Gomes, que talvez não seja o nome que o PT apoie  como cabeça de chapa, nem muito menos Lula, sem que isto seja arrogância, porque o objetivo é sair das garras do mercado, aliviar a política neoliberal, redirecionar a economia, cessar a entrega do patrimônio público e o arrocho salarial, crescer a renda dos mais pobres, reduzir a pobreza. e a miséria que aumentaram com o golpe. Se melhor se informar, verá que o possível Ministro da Fazendo de Ciro Gomes uma vez eleito, é muito mais do credo neoliberal.,. disposto a dar continuidade a muitas das ações do governo do traíra, Michel Temer, inclusive nos mesmos termos, a Reforma da Previdência, sem  falar na entrega do patrimônio público que continuará, também Nada disso se encontra na fala do pré-candidato, esconde do eleitorado. Repito: observando os acontecimentos pode-se dizer que o PT não está com arrogância, mas cautela, evitando aventuras..Nesse imbrógio, é difícil honestamente dizer que o PT esteja errado, quando por simples desejo querem discutir ainda antes do primeiro turno, a cabeça de chapa, antes do páreo corrido. Cada um que se cacife no percurso, sem atropelar os outros, porque não será a vontade individual de ninguém que indicará o caminho.

  13. aldo fornazieri

    Aldo Fornazieri, militante e pensador político da melhor cepa, comprova uma vez mais que, contribuir para uma recuperação política do PT não passa apenas por uma adesão incondicional, fundamentalista e quase sempre bajuladora.

    1. As uvas estão sempre verdes. Sempre!

      Ai, Milton, Milton, desde os tempos de Democracia Radical você não se emenda!

      Só isso explica o salto tetra twist carpado que o jogou da direita do PT até uma suposta…suposta o quê mesmo no Psol?

      Pois é. Recalque que se explica na trajetória pessoal e na origem de classe! E que só piora com o tempo! Vira ranzinice ressentida!

      A “crítica” do Aldo, incensada por ti é uma lástima:

      Culpa o PT por ter sido o PT, ataca justamente o que quer herdar, justamente o capital político do PT, construído, ou mal ou bem com esses erros…

      E os acertos, ahhhh, os acertos, houve algum?.

      O PT é um horror, mas quem sabe não ficamos com seu espólio? Então…

      Não se trata de bajular o PT, mas de reconhecer a História e seus fatos:

      – Poderia ter sido tudo diferente?

      Claro que sim, mas quem detinha as condições para fazê-lo no lugar do PT?

      – Alguém se habilita?

      – O que deveria ter sido feito?

      Bem, se considerarmos que o PT, só ele, sozinho e mais ninguém, errou tanto, a ponto de ele mesmo ser culpado pelo golpe sofrido, então por que estamos a debater uma suposta reconstrução do PT?

      Não é a hora dos puros e verdadeiros (como ti) tomarem a História nas mãos e nos conduzirem de volta aos trilhos da virtude e da fortuna?

      Eu não acho que o problema do PT não seja asumir seus erros, ou rejeitar críticas, o nosso problema é que TODOS, eu repito, TODOS que o fazem não tenham a mínima condição e honestidade intelectual para fazê-lo, salvo, raras e honrosas exceções, onde você, infelizmente, não se encaixa.

      Seguem Miltons e seus tons nem tão geniais:

      Relógios quebrados, marcam a hora certa duas vezes no dia.

  14. Aldo Fornazieri

    Aldo, infelizmente ,você acerta na mosca.O PT não se viabiliza se não aprender um pouco com o terremoto de erros que vem acumulando.Sou de fora do PT, fiquei petista por causa do golpe, mas cada vez que ouço seus dirigentes e sua arrogãncia ignorante, começo a pensar no Ciro como uma alternativa.

    1. Falou a “imagem de Eliana Asche”

      Essa ilustre desconhecida, nao cadastrada… Será troll pago? e essa história de que fui simpatizante do PT mas mudei nao convence mais ninguém, Adao já usou e Eva disse que era velha.

  15. Por que ninguém manda o Ciro

    Por que ninguém manda o Ciro calar a boca? Cadê o respeito do Ciro não pelo PT, mas por todos os eleitores que votam no partido pela sua fidelidade aos programas sociais e na defesa do patrimonio nacional.

    A troco de que eu iria votar num candidato que prega a prisão em segunda instância e que vai restabelecer a CPMF para pagar juros. O Ciro só não é ainda o candidato da Globo e do mercado porque não é aceito. O seu rabo só abana para os camisas amarelas da Av Paulista. A minha, eleitora do PT, é vermelha e à esquerda.

    E Gleise está certa. Ciro não passa no PT não por sua direção, mas por sua base. E a culpa não é do PT, é do Ciro que nos despreza como eleitores. E não respeita o grande presidente Lula que está preso em segunda instancia sem provas.

    Pro inferno com mais essa campanha de difamação e perseguição ao PT e ao Lula que começa a ser montada pelos “progressistas” da sociedade. 

    1. Brazil 148.

      Prisão ilegal é sequestro. Temos que corrigir nossa fala, pois ela diz o que acreditamos.

      Lula não está preso, mas mantido ilegalmente no cárcere!

  16. Não se deve queimar

    Ciro ainda pré-candidato criticou (e continua criticando) a condenação do Lula em relação ao triplex. Também criticou a espetacularização das operações pelo MPF. Critica e criticou o Gilmar Mendes por ter impedido a posse LEGAL do Lula como ministro da Dilma. Criticou o vazamento da conversa do Lula com a Dilma, inclusive isso aí tem um peso muito grande, eleitoral inclusive, que ele pagou e foi detonado nas redes por isso… Aí vem gente e coloca aquele vídeo dele de 2010, quando ficou puto da vida com Lula e o PT (e sob o ponto de vista dele, ele tinha razão). Para muitos não importa o que ele fez. Ajudou o Lula a não cair no auge do mensalão; desde meados de 2015, denuncia o golpe contra a Dilma, quando 99% dos políticos petistas ficaram calados. Ou faz, sempre elogiou o Lula por ter ajudado tanto 40 milhões de pessoas, acabado com a fome nos lares brasileiros, aumentado substancialmente a renda “per capita”, etc. Foi um ministro leal, mas sempre aparece alguém para chamá-lo de traíra… Ainda assim creio que se ele for derrotado, no primeiro turno, irá apoiar o Lula (caso esteja elegível)… Não tenha dúvidas disso… 

    O que é inacreditável, a meu ver, é se manter uma visão acrítica dos governos petistas e achar que uma candidatura vinda pelo centro esquerda (como dos governos petisatas), não pode ou deve criticar os erros do governo Dilma, principalmente na Política Econômica (foco MÁXIMO das críticas do Ciro)…

    E Ciro sofre muita fake news (boa parte vinda da militância petista), com gente botando em sua boca palavras que ele não disse ou mudando sentido do que foi dito e/ou ignorando contextos. Aliás muita gente acha que se ele não vai a Porto Alegre no TRF4, não comparece em acampamentos petistas, não participa de atos petistas ele não serve, ou seja, ele tem que ser o que os petistas quiserem, tem que ser puxa saco da militância petista, igual a Manoela Dávila, que dá a mãozinha para o vendido safado Paulinho da Farsa em uma merda de ato conjunto, mais um erro da CUT/PT… (Ops… O PT nunca erra, sempre está certo)

    Ciro, ainda, votou Lula/PT/Dilma, em 89, 98, 2002, 2006, 2010 e 2014… E chegou a ser chefe de campanha da Dilma! E ele é o traíra? Como é isso? 

    Recentemente na entrevista para a Folha, Ciro voltou a afirmar que NÃO HÁ PROVAS contra o Lula e que ele tem que ser solto, que ele e o partido apoiam 4 dos 5 principais candidatos a governador do PT (no quinto eles tem candidato próprio). Mas muitos ficam repetindo que ele disse que não ve o PT e o PSDB como quadrilhas, só o MDB, que embora ele inocente Lula, declara que o PT não é inocente no quadro da corrupção… E não é mesmo, basta darem uma passada em várias administrações petistas, ver os vendidos nos sindicatos da CUT (a FUP dos petroleiros em minha opinião é uma vergonha). E lembrou, MAIS UMA VEZ, a ajuda que ele e outros poucos do PT deram ao Lula no auge do mensalão, quando um golpe estava sendo escalado (- Na crise do mensalão, muito petista valentão hoje afrouxou geral. Pergunta para o Lula quem tava lá às sete da manhã todos os dias ajudando?)…

    Quero ver uma só pessoa desmentir os FATOS que eu trouxe acima…

    “Leandro Fortes, jornalista: ESQUERDISMO: – Ao destruir as pontes com Ciro Gomes e instigar os militantes a essa permanente briga de parquinho infantil com o Psol, os dirigentes do PT estão empurrando a vitória eleitoral (no caso de haver eleições) para os braços dos golpistas.”

    A propósito, a quem interessar possa, em primeiríssimo lugar VOTO Lula… Mas não acredito que golpearam Dilma em 2016, para dar a presidência ao Lula em 2018, não sem correr ao menos um sanguinho. Pois não creio que essas eleições serão “limpinhas e cheirosas” e como sei que o tal “sanguinho” não vai correr, ao menos neste momento político…

    1. Ciro, decifra-me E te devoro.

      Você pode criticar Lula. Você deve criticar Lula.

      Mas você, ou qualquer outra pessoa, até mesmo adversário, ainda os mais renhidos, PRECISA explicar as posições do Lula, seu lugar na História, de que lado ele está?

      Você pode criticar Dilma. Você deve criticar Dilma.

      Mas você, ou qualquer outra pessoa, até mesmo adversário, ainda os mais renhidos, PRECISA explicar as posições da Dilma, seu lugar na História, de que lado ela está?

      Você pode criticar Brizola. Você deve criticar Brizola.

      Mas você, ou qualquer outra pessoa, até mesmo adversário, ainda os mais renhidos, PRECISA explicar as posições do Brizola, seu lugar na História, de que lado ele está?

      Tem muito mais gente nessa lista.

      Eu vou até o outro lado:

      Você precisa “explicar” bolsonaro para alguém? Há dúvidas de onde ele está, o que ele fará?

      Então agora vamos tentar com Ciro:

      Você pode criticar Ciro. Você deve criticar Ciro.

      Mas você, ou qualquer outra pessoa, até mesmo adversário, ainda os mais renhidos, PRECISA explicar as posições do Ciro, seu lugar na História, de que lado ele está?

      Bem…os fatos falam por si.

      Então, caro amigo, o problema não é o que Ciro faz, ou suas estratégias e suas táticas, se ele “tem boas intenções ou não”, o problema que Ciro é Ciro. E ponto final!

      Ciro é o cara que não inspira confiança nem quando está sendo falso!

      E eleição, caso te interesse, é isso: Confiança!

      1. Hã?
        Concordo com tudo que vc escreveu…
        Parece que ao apontar algumas injustiças virei algo que não escrevi…
        Leia o que escrevi para o do pseudônimo acima.
        Um abraço.

      2. PT: construindo uma nova derrota?

        -> Ciro é o cara que não inspira confiança nem quando está sendo falso!

        e ponto final!

        qdo ainda é preciso ter todo este debate desgastante sobre apoiar Ciro Gomes, é sinal de como o cenário político se pauperizou. e de como as opções institucionais estão falidas.

        enquanto a autêntica questão seria:

        – seja Lula, Haddad, Boulos ou Manuela, qual o programa mínimo e qual sua estratégia de viabilização?

        – ainda existe opção por dento do sistema?

        – o Golpe de 2016 não interditou (ou limitou ainda mais) a via parlamentar, assim como a jurídica-institucional?

        – como colocar o processo eleitoral em função de um grande debate político e da organização pela base?

        p.s.:

        este guri, Ciro Gomes, não está costeando alambrado, sempre esteve do outro lado…

        .

    2. Então tá. O golpe manda e a gente obedece.

      É esse “sim, senhor” ao golpe que você está propondo na sua conclusão. É só fazer o que os golpistas toleram.

      Agora me responda uma coisa: Por que não toleram Lula e tolerarariam Ciro? Eles não deram o golpe para Lula não voltar em 2018 como você diz? Então é óbvio que se toleram Ciro é porque ele fará o governo do “sim, senhor” ao golpe.

      Então do que adianta votar em Ciro? Do que adianta iludir a si mesmo colocando ele como suposto candidato de uma frente “de esquerda”, se ele está na lista sextupla dos candidatos “permitidos” pelo golpe?

      Essa eleição, ou é Lula em pessoa na urna, ou é Lula-13 em idéia (e de cabo a rabo, de presidente a deputado) como voto anti golpe, como voto de protesto, e como voto de restauração da democracia com povo.

      1. Tá aí
        Você levantou uma boa questão… O Ciro é o máximo que permitirão? Ele legitima o golpe? E Boulos? E Manuela?
        Vale lembrar que eu não estou mandando ninguém votar no Ciro Gomes, pessoalmente nem acho ele muito confiável, estou dizendo que ele é meio injustiçado por parte da militância… Certo?
        Agora quanto ao “ser 13”, é problema seu. Sempre votei “13” por opção, por sempre achar bons políticos na legenda (Telma de Souza, Paulo Teixeira, o próprio Lula), mas deixei de ser petista a mais de 20 anos… Simplesmente não acredito cem por cento em ninguém…
        Um abraço.

        1. Boulos e Manuela não representam expectativa de poder

          ainda. Por isso o golpe não se importa em interditá-los. Aliás até acreditam que tirarão alguns votos que iriam para petistas, dividirão a oposição, facilitando para os candidatos do poder econômico (repito que Ciro está entre eles como oposição consentida a Temer).

          Quanto ao voto Lula-13 é como eu votarei e é o que eu defendo. Debate é para manifestar o que cada um pensa. É claro que você e qualquer um vota como bem entender e defende o que quiser.

        2. Sérgio, entendo perfeitamente

          Sérgio, entendo perfeitamente teu ponto de vista. Aliás, acho que entendo. 

          A raiz desse arranca-rabo é que Ciro Gomes parece fazer  questão de atrair para si essa desconfiança; quando não, aversão. Simplesmente  acha que pode exercitar o tiroteio verbal a esmo sem nenhuma consequência. Dada essa fiidelidade ao Lula(ele nunca gostou do PT) avalia que adquiriu salvo conduto para espezinhar a bel prazer o PT e petistas. 

          Outra coisa: no que se refere ao ideário, ele faz jogo duplo. Se diz critico do mercado e ao mesmo tempo corteja o mesmo. Estão aí, estampadas na imprensa, as declarações do seu mentor na área econômica – Mauro Benevides – discorrendo sobre uma agenda que confronta a da Esquerda, a começar pela questão fiscal. 

          Ciro Gomes, acredite, não é uma pessoa fácil de lidar. 

          1. Claro

            Boa tarde João Bosco, sempre bom trombar com uma pessoa no papo…

            Em minha opinião o Ciro e seu staff sabem, ou ao menos deveriam saber que tem poucas chances de ir para o segundo turno, caso continuem seguindo a linha política que ele está seguindo. Nessa toada ele só tem chance se tirar o Alkmin da jogada, o que eu acho difícil. É consenso por aqui, que ele precisa dos votos petistas para se eleger, ou seguramente não vai ao segundo turno. Porém se todos nós estamos vendo, suponho que eles também sabem, que se ele puxasse mais o saco do PT teria mais chances eleitorais. A questão é, por que não o faz? 

            Eu chuto algumas alternativas e estou aberto a que vc me de outras. Uma poderia ser o purismo da honestidade política, ele vai na raia própria até a amarga derrota. Outra é não querer se comprometer demais com o PT e ve-lo tomando conta do governo dele (ele não é a Dilma). Outra pode ser compor com a direita ou ao menos a centro direita depois de eleito (essa até tem a minha preferência). Uma outra, que eu aposto menos, é ele seu staff serem burros mesmo. Sei lá…

            O importante é ressaltar que ficam todos petistas cuspindo marimbondo num cara, que à maneira dele, já ajudou muito mais o PT que outros “amigos” atuais, que é eleitoralmente “anexo”. Enquanto isso, estão se preparando para eleições sob golpe, que possívelmente serão fraudadas, com um candidato que está preso… Será que não vêem que ou a coisa vira na desobediência civil pesada, da qual eu não acho que não estamos nem perto, ou o golpe prosseguirá e todos continuarão cuspindo marimbondos em todos?

            E prá não dizer que não falei das flores #lulalivre

            Um abraço.

             

  17. Ciro

    Será que Ciro Gomes vai a algum lugar sem o PT ?

    Pelo que as pesquisas mostram até agora a resposta é não ou estou errado ?

    Ciro imagina que o ambiente político nacional é similar ao ambiente político estadual, onde ele fez com muito sucesso, no Estado do Ceará, a  eleição e reeleição do irmão e fez, ainda, como  sucessor do irmão, Cid Gomes,  o Governador Camilo Santana, um filiado ao PT.

    Deve-se reconhecer que esta façanha política se deve não só à competência política da família Gomes como também às boas administrações dos Gomes e de Camilo.

    Deixou sequelas, entretanto, com o racha do PT estadual. Camilo Santana e seus seguidores no PT até agora não abandonaram a legenda e Camilo, em especial, tem sido solidário à Lula.

    Ciro, apesar de ser democrata, é impositivo em suas decisões políticas no âmbito estadual e, por isto mesmo, sente dificuldades em navegar no ambiente político nacional, onde não tem encontrado eco para suas posições políticas e tem encontrado resistências ao seu temperamento. E aí, tem sido confundido, por vezes, com o estilo dos velhos “coronéis” da elite política nordestina.

    Ciro tem que entender que a lógica da formação da unidade do campo progressista é naturalmente e necessariamente em torno do agrupamento político hegemônico que detém: 1) maior projeção e influência nos diversos segmentos da sociedade, demonstrada pelo número de militantes e simpatizantes, pelo número de votos em eleições passadas, pelos apoios de grande parte dos intelectuais, da academia, dos sindicatos, das associações de classe, das entidades estudantis, dos movimentos sociais, etc; 2) uma representação expressiva no parlamento; 3) uma representação expressiva em governos estaduais e em seus parlamentos; 4) uma história, de mais de 30 anos, de lutas pelas ideias progressistas; 5) uma história de aplicação dessas ideias progressistas, em 3 mandatos presidenciais, que produziu, em curto espaço de tempo, a transformação, para melhor, na vida de milhões de cidadãos brasileiros; 6) em sua história, o episódio de um golpe parlamentar para” estancar a sangria” do orçamento da União, na opinião dos grupos golpistas conservadores, em favor dos pobres e dos trabalhadores; 7) em seus quadros, a maior liderança trabalhista viva da América Latina; e 8) um grande potencial de votos em futuras eleições.

    Sem ignorar e desmerecer a história das lutas progressistas do país e dos agrupamentos políticos que as travaram, desde a fundação do PCB, passando por Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, João Goulart e Leonel Brizola e o velho PTB. o PCdoB e as demais organizações políticas que lutaram contra a ditadura militar, não  parece que algum dos demais agrupamentos políticos atuais do campo progressista tenha um ativo político similar a esse que o Partido dos Trabalhadores atualmente detém.

    O agrupamento político hegemônico tem, porém, que entender que, em  determinadas situações históricas, é preciso abrir mão de sua hegemonia política  para que a luta política avance.

    Esta questão, entretanto, é extremamente difícil de ser digerida e produz muitas dúvidas quanto à sua viabilidade, aplicabilidade e efetividade,  pois não é natural que o agrupamento político hegemônico abra mão de sua hegemonia.

    Cabe, portanto, aos demais agrupamentos políticos, formadores de uma possível aliança, elaborar as propostas políticas que viabilizem uma aliança para um vitória eleitoral  e para um possível governo, além das garantias políticas que permitam ao agrupamento político hegemônico de hoje a sua permanência no jogo político no futuro.

    Ciro, que pretende ser o cabeça de uma chapa presidencial, deve se adiantar aos demais agrupamentos políticos do campo progressista e apresentar suas propostas ao PT explicitando, pelo menos: 1)  como pretende absorver em seu programa o programa do PT; 2) como contará com o PT para administrar a governabilidade – ele concederá ao PT em seu governo um espaço proporcional ao ativo político que o PT detém hoje  ou logo se bandeará para uma aliança com as forças políticas conservadoras, visando diminuir a importância política do  PT em seu governo ?; 3) que tipo de garantias políticas dará ao PT para que o pacto eleitoral e de governabilidade possa ser mantido; e 4) estará disposto a concorrer à vice-presidência em uma chapa presidencial tendo como cabeça de chapa um político do PT ou outro político do campo progressista. ?

    Ciro precisa entender que o jogo político nacional é muito mais complexo que o jogo político estadual e que a sua vontade política não se realiza se não levar em consideração a vontade dos demais players do jogo.  

     

    1. Muito bom o comentário,

      Muito bom o comentário, Jorge. Só discordo da parte onde colocas Ciro Gomes o responsável pela eleição e reeleição do irmão ao governo estadual. Que ele possuía, ainda possui, uma certa liderança, isto é fato. Máxime por ser integrante de uma das maiores oligarquias política do Estado. Entretanto, tal distinção não o fez responsável direto pelas vitórias apontadas. 

      O grande eleitor de 2002 para cá no nosso estado tem também quatro letras: L U LA. Na eleição daquele ano, o candidato do sistema ao governo estadual era o representante de outra oligarquia, o ex-tudo Lúcio Alcântara. Pois bem, para se eleger contra o adversário do PT(ganhou com pequena margem), deu uma de “João sem braço” : não atacava Lula e até se gabava que era muito amigo dele. Isso já em 2002!

      Em 2006, o peso eleitoral de Lula alcançou a quase unanimidade. Foi na esteira dessa popularidade que se deram a eleição e reeleição(2010) do irmão e a virtória para o senado de Eunicio Oliveira e José Pimentel. 

      Ainda sobre 2006: Lúcio Alcântara, um antigo aliado de Ciro, foi candidato à reeleição concorrendo com o Cid Gomes. Pois bem: num dos comícios Ciro Gomes proclamou urbe et orbi  que o agora desafeto Lúcio Alcântara era um “FILHO DA PUTA POLITIQUEIRO!”

      Sorte nossa que Ciro não era presidente dos EUA ou líder russo na guerra fria. Se fosse estaríamos hoje em cavernas. 

       

       

      1. Papel de Lula

        JB:

        Você tem toda razão. O peso de Lula foi decisivo na eleição desses personagens aos quais você se refere.

        Entretanto, tentei enfatizar essa “certa liderança” de Ciro no plano estadual para mostrar que ele precisa entender que no plano nacional a situação é mais complexa.

        Ele parece ficar atordoado por não conseguir subir nas pesquisas para Presidente. 

        O ego dele reage a esse fato com declarações imaturas como aquela “que não vou em São Bernardo do Campo pois não sou um puxadinho do PT” para depois ficar pedindo autorização para visitar Lula na prisão.

        Sobre as declarações da Presidenta do PT de que “o Ciro no PT não passa nem com reza brava”, ele deveria ter respondido , simplesmente, que iria procurá-la para conversar, para entender quais são as dificuldades que o nome dele tem no PT. O que ele fez: responde que tem pena da Gleisi.

        Assim não dá !!!!!!

         

         

  18. Gosto do Aldo, só não entendo

    Gosto do Aldo, só não entendo porque ele se refere ao ciro como o provocado e não o provocador da dissidência da esquerda. Que me desculpe o palavrão, mas o ciro é um porra-loca, isso sim.  Não tem compromisso com ninguém, a não ser  com o seu incontrolável ego. Pronto, falei.

  19. Lula Inocente

    Caro mestre o problema que o senhor levanta é SECUNDÁRIO. Não trata-se de quem o PT deve ou não apoiar. Trat-se de que temos um inocente encrcerado por 12 ANOS. ponto. Nós devemos lutar por LULA LIVRE! CHEGA!

  20. Vejam o vídeo ilustrativo de Ciro apoiando Aécio

    Nao sei se vai funcionar, porque o link nao é direto para o YouTube, mas para um tópico daqui mesmo (A Esquerda que quer voltar para o gueto) em que Antonio Ateu o postou. Mas, se nao funcionar, basta buscar esse tópico e verao.

    [video:https://youtu.be/mpqHY8d2XZY%5D

    1. Sim, vc tem toda a razão e

      Sim, vc tem toda a razão e ver Ciro falar dessa forma sobre Aécio mostra muito o que Ciro pode ser. Mas temos que lembrar que  em 2010 o cenário era muito diferente de hoje: Aecio era um polìtico do PSDB como outro qualquer, estava ainda encapuzado;  Lula subia no palanque junto com Aécio em MG. O que não faria hoje nunca. Lula tinha ótimas relações com Aecio, tanto que Lula deu a ele foi ele a diretoria de Furnas para quem Aecio indicou seu cúmplice Dimas Toledo. Infelizmente a política é isso aí, muita muita dujeira de todos os lados.

      1. Lula não subia em palanque com Aécio em MG

        Em 2002 e 2006 o PT teve candidato próprio contra Aécio: Nilmário Miranda.

        Em 2010, o PT coligou-se com o PMDB: Helio Costa x Anastasia

        Lula se relacionava bem com Aécio administrativamente, e em inaugurações em Minas participavam juntos, como em inaugurações em SP participava junto com Alckmin e Serra.

        O que acontece é que os candidatos presidenciais tucanos em Minas eram rejeitados (Serra e Alckmin) então a tucanada fazia campanha pregando o voto Lulécio.

        Quanto a Furnas, até o pai do Aécio foi mantido no Conselho de Administração. Isso porque Aécio fazia a política de boa vizinhança e jogo duplo dentro do PSDB. As bancadas mineiras de oposição à Lula do PSDB e DEM faziam oposição, mas as bancadas mineiras do PP, PR, PTB, etc, eram aliados do Aécio em Minas, parte seguia sua liderança, mas apoiavam também o governo federal e exigiam cargos, muitas vezes em articulação com Aécio, como no caso de Furnas.

  21. Tchau.Volto quando pararmos

    Tchau.

    Volto quando pararmos de levantar a bola para o candidato de “esquerda” (kakakakaka).

    Fala-se mais dele do que do Lula!!!

    E meu foco é #LulaLivre!!!

  22. Interessante como muitas

    Interessante como muitas discussões ficam centradas em fulanizar a eleição à Presidência. Ciro Gomes, ame-o ou odeie-o. PT, ou muda ou nos lasca irremediavelmente. De minha parte, prefiro um candidato que seja tão leal ao eleitorado quanto é um cachorro ao morador de rua – na bonança ou tempestade. Que não se eleja com uma plataforma de governo e depois me apunhale pelas costas. E digo mais: não basta mudança de um partido ou de uma frente política se não mudar a cultura do povo votar em gente que rouba, mas faz.  

  23. O Ciro precisa muito mais do Lula e do PT do que o inverso!

    O Ciro precisa muito mais do Lula e do PT do que o inverso! Sem o apoio do Lula e do PT o Ciro não passa dos 10% dos votos, quiçá 5%. Por outro lado, se o PT lançar qualquer candidato terá pelo menos 20% dos votos, ou até mais. Dependendo que que o Lula apoiar numa eventual impugnação de sua candidatura, o seu candidato pode até vencer no 1º turno. 

    O Ciro não pode se dar ao luxo de ficar esnobando o PT. Nessa disputa o Ciro tem sido muito mais agressivo e hostil, com ataques gratuitos e descasos ao PT. Foram várias as ocasiões em que ele poderia ter se aproximado do PT e viabilizado uma aliança. Mas a arrogância do Ciro é tanta que ele mesmo disperdiça as oportunidades de aliança. O que ele quer é que as lideranças petistas e o próprio Lula se rastejem imlorando ser seu vice. Assim fica difícil!

    1. Um pé atrás

      Talvez isso seja até bom. Sinceramente eu queria confiar no Ciro mas não consigo. Acho muito provável que o Ciro no governo seja bem diferente do Ciro candidato. Sed ele já é arrogante como candidato, se agora já está fazendo acenos e flertes com a direita, não acho difícil que ele se alinhe com o neoliberalismo se alcançar a presidência.

      Ainda acho um candidato com quem se deve conversar e ter perpectivas de composição, mas não acho que ele possa ser um palno B, nem C ou D… Ciro simplesmente é o único representante dialogável da direita. Com ele devem ser mantidos entendimentos com um pé atrás.

    2. Ciro, Lula e o PT

      Amigo,

      Vem acontecendo seguidas reuniões entre Haddad, Jaques Wagner e Ciro Gomes a pedido e com o conentimento de Lula, a presidente Gleisi é que deveria ter um pouco mais de responsabilidade e ferar um pouco suas declarações tanto em relação a Ciro e tantos outros assuntos. 

      Só para melhorar o debate, as pesquisas indicam que se caso Lula não for candidato o herdeiro desses votos é Ciro isso sem Lula declarar apoio.

      Outra coisa, vc acha que Gilmar Mendes vai deixar Lula se candidatar?? Não né. 

      Gilmar Mendes está louco para que o PT cometa o erro de lançar Lula mesmo impedido, com uma única canetada varrer o PT do mapa cancelando seus votos e dando lugar a Joaquim Barbosa que mesmo que Gilmar não goste JB é um deles.

      Gilmar Mendes ou Dias Toffoli um dos dois será o presidente do TSE. 

  24. Parabéns, Gleisi!!

    Jogou bomba em uma ponte que nos leva a lugar algum!

    Foi proativa e ganhamos tempo. Na atual conjuntura cada dia é muito precioso. 

     

  25. Coalisão o c…

    PDT e cia votando a favor do golpe contra Dilma. Agora vão correr atrás dos seus eleitores…

    Deixa o PT e o seu eleitorado votar tudo em Lula. Mesmo que seja para anular o voto.

    O Brasil não vai acabar em uma eleição…mas vai piorar…

    1. Resposta

      “PDT e cia votando a favor do golpe contra Dilma”. O PDT foi contra o Golpe. Não minta. E se você acha que o PT e o seu eleitorado deve votar em Lula, mesmo que seja para anular o voto e que o Brasil não vai acabar em uma eleição, isso demonstra que vocês só se importam com o próprio partido e com Lula, o povo brasileiro que se exploda.

  26. Como participei da academia por 38 anos, não acredito em……

    Como participei da academia por 38 anos, não acredito em críticas vindo da direita contra o PT.

    Vamos deixar claro, CIENTISTA POLÍTICO TEM LADO, ciências políticas não é matemática, onde 2+2=4, logo fico com o pé atras com estes artigos sabios de CIENTISTAS.

  27. Sempre votei no Lula e votei
    Sempre votei no Lula e votei na Dilma nas duas eleições que ela disputou. Votaria no Lula caso ele fosse candidato novamente.
    Agora, acho que o PT afirmar que Lula será candidato nessas eleições uma atitude deplorável.
    Lula não conseguiu reverter sua condenação na justiça. Foi uma derrota Atras de outra.
    Essa alegação de que ele não perdeu seus direitos políticos, dai nada impede de registrar sua candidatura e desprovidas de qualquer consistência.
    Acreditar que o TSE vai homologar a candidatura nesses pleito e de uma ingenuidade assustadora.
    Sabemos que infelizmente Lula não será candidato. Os dirigente do partido tem que ter mais responsabilidade em suas declarações, principalmente a presidente.

  28. O Prof. me lembrou os luas-pretas do Miro contra Brizola

    Primeiras eleições diretas para governador na ditadura em 1982. Brizola se candidata a governador do Rio de Janeiro pelo seu partido recém criado após a volta do exílio.

    A esquerda alojada dentro do PMDB (no Rio, de Chagas Freitas, bastante impopular e pouco oposicionista de fato à ditadura) defende a “unidade das oposições” em torno do candidato do PMDB, Miro Teixeira. Contava com uma assessoria de intelectuais de esquerda de peso, chamados “luas-pretas”, para fazer seu programa de governo, “o mais preparado”. Incluída aí a economista Maria da Conceição Tavares (então filiada ao PMDB da época).

    Brizola manteve sua candidatura e não só venceu a eleição para governador (contra a Globo, golpe da Proconsult e tudo) como elegeu uma grande bancada de deputados federais de esquerda, fundamentais na resistência à ditadura.

    Esse blá-blá-blá de “unidade” levou Miro para o terceiro lugar no resultado final, ficando a eleição polarizada entre Brizola e Moreira Franco (candidato da ditadura). E muita gente boa de esquerda dentro do PMDB, como Modesto da Silveira e Marcelo Cerqueira não se reelegeram deputado federal, e  Maria da Conceição Tavares, Márcio Moreira Alves, Franklin Martins, voltando do exílio não se elegeram, pelo ônus de carregarem a “unidade” em torno de Miro, e ficarem criticando Brizola.

    Hoje, quem defende a “unidade das esquerdas” em torno de Ciro está indo para o mesmo buraco. A eleição está polarizada entre lulismo x golpismo. Quer queira, quer não, é assim que o eleitor vê a situação. Ciro não se posiciona no polo do lulismo. Então tirem suas conclusões.

  29. Cabe aos golpeados votar nos golpistas?
    Nassif, faltando cinco meses para as supostas eleições, a campanha eleitoral que Aécio iniciou há quatro anos ao não concordar com a derrota, segue alucinadamente, a merecer um selo tipo Eleição do Golpe, Ditadura Democrática ou qualquer coisa equivalente que possa identificar os arroubos político-partidários tanto do STF, Moro ou desse comentarista que insiste em classificar o PT como derrotado – depois de vencer as últimas quatro eleições presidenciais. Política é assim mesmo, vale tudo, mas um selinho ajudaria quem não quer ler arengas ou proselitismos de cabos eleitorais disfarçados de analistas isentos. Se em1964 alguém resolvesse desancar Jango e o PTB (como agora desancam Dilma/Lula e o PT), culpando-os pelo golpe e mandos e desmandos do golpista marechal Castelo Branco, seria internado no hospício. Hoje, os doentes mentais internados somos nós, que ao ler que o candidato favorável ao golpe é aliado dos golpeados e exige destes apoio aos golpistas como ele ficamos entre a camisa-de-força e o eletrochoque medicinal: se Lula e o PT apoiarem quem depôs Dilma e o mandou prender, quem deve tomar posse é o segundo mais votado na eleição impugnada, Aécio Neves, e não seu correligionário Ciro Gomes. Ou seja, por coerência e demonstração de sanidade mental, nós golpeados não podemos esquecer o golpe sofrido, sob pena de legitimar os golpistas e reconhecer que o PSDB – como queria Aécio – é o vencedor. Daí a importância do selo “Ditadura Democrática”, para que possamos discernir entre campanha eleitoral e a realidade, que consiste em algo muito simples. Se Lula e Dilma tivessem todo poder e não fossem dependentes do PSDB, PMDB e demais condôminos desse republicanismo de coalizão que nos governou por 13 anos, as críticas desmoralizadoras do articulista seriam procedentes e não meras aleivosias eleiçoeiras destinadas a municiar débeis cognitivos em seus arroubos imaginários.

  30. Confirmação

    Pelo que li dos comentários, até agora só fazem confirmar o que o Professor escreveu. 
    Na minha opinião, há três caminhos possíveis para um partido de cunho progressista:

    1. Lançar uma candidatura própria, mas francamente ligada ao PT e à luta pela libertação do Lula, como se fosse esta a ressurreição do Messias;

    2. Partir para a via completamente revolucionária, pela crença de que o sistema como um todo é manejado pelas elites para alijar qualquer candidado de esquerda, como defende o PCO; ou

    3. Ter uma candidatura com pontes ideológicas com o lulismo sem estar na sua sombra, por reconhecimento de que os espólios nesta eleição não serão somente do PT, mas podem vir também dos votos mais à esquerda do PSDB ou MDB.

    Respeito todas, mas a mais frágil, pelo sectarismo quase pentecostal, a despeito da gigantesca nobreza da causa, é a primeira. O tabuleiro eleitoral do Brasil nestes tempos não permite vacilações, há que se traçar uma estratégia viável e pensar mais nas afinidades do que nas diferenças.

    Por fim, aqui vai a minha aposta: Lula vai apontar o dedo pro Haddad, com Ciro de vice, não descartando que possa ser o contrário.

     

     

  31. Alguém que se intitula cientista social, não olhar para ……

    Alguém que se intitula cientista social, não olhar para o resto do mundo é uma confissão ou de falta de conhecimento ou de mau-caráter.

    Pelo que eu saiba golpes ocorreram em diversos países, a ofensiva da direita também, logo postular que tudo é culpa do PT é rasgar o seu diploma.

    1. É Ciência, Maestri

      Com ciência não se discute.

      Nóis aqui é tudo ignorante.

      O que é que a ciência tem?

      Tem lápis de calcular

      Que é mais que a ciência tem?

      Borracha pra depois apagar

      Você já foi ao espelho, nego?

      Não?

      Então vá!

      [video:https://youtu.be/OgfEjGLgIhI%5D

      O pior, o pior nada, o melhor da história.

      O paraíba semi-analfa, o porteiro do prédio, um filho legítimo do estupro, deu um baile na Academia, nos economistas, nos tecnocratas e burocratas de terno e gravata, vindos lá de arvardi. 

  32. Concordo em parte , mas
    Concordo em parte , mas gleyse Hoffman não tem o minimo espirito de liderança pare ser presidente do partido , e nem o poder reunificar o mesmo . O partido esta se fragmentando aos pouco , acho que a aliança com Ciro Gomes seria a melhor opçao, sabemos que lula não disputará as eleições, portanto temos que ter o bom senso,e procurar uma alternativa palpável, e essa alternativa chama-se Ciro Gomes.

  33. Situação difícil

    Não há perspectiva de uma decisão favorável do judiciário à canditatura ou a liberdade de Lula. O Judiciário e o MPF, da primeira instância do juíz fascista até STF e Dogde, estão comprometido até raíz dos ossos com o Golpe de Estado contra o Governo Eleito e o PT. Todas as espectativas de que haveria bom senso e justiça nas decisões dessa casta foram frustadas. Uma a uma. Desde a aceitação do pedido de impeachment por parte de E. Cunha até o voto de Rosa Weber, o Golpe tem avançado. Apostar no senso de justiça dessa gente é um erro tremendo. Não tem e não o terão. O que resta é agir com oportunidade e se aliar ao povo e a todas as forças políticas que estão na luta em sua defesa. ilusão achar que essa corja do judiciário, MPF, mídia, EUA, e congresso venal, pelo que fizeram até agora, vão permitir um candidatura desimpedida de Lula, ainda que precisem lançar mão dos mais vis instrumentos, tais como violência, assassinatos, fraudes, etc. Mas a solução está alí na esquina. Lançar Lula, tendo como vice um nome de consenso, tal como o de Guilherme Boulos, para que, com o peso di nome de Lula, permita-se uma campanha vitóriosa da esquerda em 2018. E, na hora certa, mais que certa (porque não vão permitir sua candidatura mesmo), abdicar em favor de Boulos. Pois se a candidatura Lula for até o fim do primeiro turno, a direita ensandecida, para impedir sua eleição, não terá pejo em jogar na lata de lixo, no mínimo, 38 milhões de votos, de acordo com as últimas pesquisas do DataFolha. Do contrário, é dar asas a um governo de ultra-direita.

  34. Quem conhece CIRO, não vota

    Quem conhece CIRO, não vota em CIRO. Ciro era um trêfego da política no Ceará até um sujeito chamado Tasso Jereissati, nascido no CIC-Centro Industrial do Ceará(?)  o catapultar à Prefeitura de Fortaleza. Como? Na época, a cidade de Fortaleza era governada por D. Maria Luiza Fontenelle, prefeita eleita pelo PT;  e o Estado do Ceará, governdo por Tasso Jereissati.  Por divergências internas dentro do PT, seu grupo político desfiliou-se e juntou-se a um grupo radical da extrema esquerda(?) chamado PRO. Daí pra frente, o que andava mal, acaralhou geral: Prefeitura sem recursos porque o governador em conjunto com o presidente, nessa época, o Temer do Tancredo, quero dizer, José Sarnei, não liberava nem uma quentinha pra prefeita. Daí, vieram as eleições e Ciro apoiado no cangote do Tasso, elegeu-se prefeito. Doi anos após, Governador. Depois, foi para Harvard(diz ele). O certo é que não passa um de um ser comum, sem nenhuma auréola. Um político que gosta de passear em todas as “agremiações” políticas as quais possa manipular ao seu gosto: Um egocêntrico. E, pior: tem o pavio curto para os que estão abaixo do seu patamar. Por isso, volo a insistir: Quem conhece CIRO, não vota em CIRO

    1. Prefiro ficar em casa

      Se as eleições, por hipótese, levassem a um segundo turno entre Boçalnato e Ciro Gomes, prefiro ficar em casa.

  35. O silêncio e a poesia.

    Ciro calado é um poeta!

    O pessoal que anda com ele deve mandar ele fechar a latrina, porque senão, nem no segundo turno (se lá estiver) vai conseguir o voto da esquerda ou do eleitorado do Lula.

  36. Lula
    Lula precisa mais uma vez mostrar que é um Estafista. Tá faltando uma atitude do Lula e ele poderá ter mais uma oportunidade se sair da prisão nesta quinta.

  37. Que derrota?

    Nas últimas 4 eleições presidenciais, nas quais os PT venceu todas, houve 2 turnos, o que significa que nestas eleições o PT saíu vitorioso OITO VEZES. Então como se falar em “nova derrota”?

    1. desde 2015.
      tem q ler o

      desde 2015.

      tem q ler o texto, não só o título.

      e 2016 a derrota nas urnas foi histórica…

      Não adianta bancar o avestruz…

  38. Post Excelente, assino embaixo

    Post Excelente, Magistral.

    Grande Professor Fornazieri, parabéns, pelo post.

     

    O PT odeia Ciro, e não votaria nele em hipótese algumas votou no Temer, do PMDB, o partido mais reaça e ultra neoliberalista de todos os tempos, mais reaça ainda que os governos militares, e que FHC.

     

    ” Engraçado que estes setores se incomodam com Ciro e não se iraram com Michel Temer, repetido duas vezes como vice de Dilma. Agora, tomados pela síndrome da traição, adquirida com Temer e sua quadrilha, já antecipam uma suposta traição de Ciro. Não se pode negar a Ciro o direito de fazer o que Lula fez: tornar-se palatável às elites (Carta ao Povo Brasileiro) e encaminhar uma reforma da Previdência, entre outras coisas. Um eventual governo Ciro será conciliador como foram os governos petistas e como será um eventual novo governo do PT. Quem não concorda com este caminho precisa, por coerência, votar em Guilherme Boulos.”

    Isto se Boulos passar dos 3% históricos que o PSOL sempre consegue.

    Assino embaixo. Só porque Ciro passou pelo PSDB, numa era em que PSDB não era neoliberalista ( O neoliberalismo tucano só começou a partir do governo FHC, quando o PSDB de ” esquerda ” virou o PSDB ultra direitista. ) . Natural que Ciro conserve a amizade de Jereissati, que aliás foi um dos críticos de manter aécio no PSDB,

     

    Ciro não tem um único caso de corrupção, o Estado que ele governou foi exemplo na educação e ele se reelegeu com ampla margem de votos quando governou o Ceará.

    ———-

     

       ” Parece que o PT não consegue se curar do vício da arrogância – mal adquirido quando o partido estava no poder. O PT quer a solidariedade de todos, mas se mostra pouco propenso a ser solidário com os outros; quer a compreensão de todos e se mostra pouco compreensivo com os erros e com os acertos dos outros. Sua arrogância o leva para o unilateralismo e para o isolamento. Pensa ser a encarnação de uma verdade superior e não aceita críticas. Vê-se portador de um destino manifesto e não consegue aceitar a ideia de que boa parte da crise que está aí se deve aos seus erros. Foge de sua responsabilidade.”

    Assino embaixo.

     

    Sim, o Ministério Público só prendeu Lula porque ele criou a lista tríplice, um dos maiores equívocos do Universo, e Dilma sancionou a lei da delação – outro erro Crasso.  Mas nenhum petista culpa o Lula e a Dilma, o ruim é o Ciro que não tem nada a ver com isto.

    O problema do PT, parece estar sendo cada vez mais parecido com o problema de FHC, é a vaidade. Não é apenas o fato de terem ajudado a arruinar o país com suas listas tríplices, e outras decisões sem noção mais, com suas nomeações ineptas dos Jaoaquins Barbosas, dos Zés Cardozos, etc, , é a incapacidade de admitir que são humanos e erraram, e isto é vaidade; FHC até hoje não engole também que arruinou o país; ele por que decidiu assim, e o Lula por sua ingenuidade.

    Já imaginou, se Ciro ganha e conserta o país? Vão dizer que o Lula tentou governar e acabou preso, o país ficou um caos graças à lista tríplice, e o Ciro é quem teve que vir arrumar a bagunça  que o PT deixou. Onde ia ficar o orgulho petista? O PT prefere mil vezes que a direira reaça continue destruindo o país, do que deixar o Ciro vir consertar os equívocos petistas.

    Se o PT realmente servisse ao país, e não a sua vaidade, tocava bola pra frente, apoiava quem tiver de apoiar, inclusive o Ciro, e deixava o passado pra trás. O que importa nesta hora é salvar o povo, nesta hora em que o país ruma para o abismo neoliberal.

     

     

     

     

     

     

    1. Excelente comentário Ze

      Excelente comentário Ze Guimarães. Lavei minha alma. Está ficando difícil comentar aqui. Com raríssimas exceções, e você é uma delas, vários “ilustres” comentaristas aqui deste GGN têm pensado muito com o fígado, em detrimento de uma maior clareza de raciocínio. Está ficando muito parecido com os comentaristas do 247 onde, em meio a dezenas ou até centenas de comentários, verifica-se apenas uma meia dúzia de apelidos ou nicknames, como queiram, trocando figurinhas e elogiando os comentários entre si. Repelindo ou até agredindo quem tenta chamá-los à razão ao expor um pensamento divergente do deles. Aqui neste GGN a coisa ainda não se deteriorou como lá, onde um bom número de apelidos são robôs ou bolsominions fazendo se passar por lulistas/petistas, mas a radicalização dos comentários está quase igual, ou muito até, parecida com os blogs de extrema direita com sinal trocado. Respeito quem tem opinião contrária às minhas, mas desde que se baseem em informações consistentes e comprovadas e não replicando ou repercutindo manchetes rasas e duvidosas de qualquer lugar da internet onde alguém falou ou ouviu dizer, como vários aqui, por exemplo, justificaram sua oposição ao Ciro baseados em uma matéria do PML no 247 que é um lixo só, onde ele afirma logo na manchete que o Ciro bate no PT porque quer ATACAR a previdência, que ao propor um sistema de capitalização PÚBLICA, que quase o mundo inteiro hoje adota, a proposta do Ciro iria tirar da aposentadoria dos mais pobres para engordar as dos mais ricos, comparando inclusive com a experiência calhorda e mal sucedida do Pinochet no Chile. Ora, isso é terrorismo puro. Além de satanizar a proposta de recriação da CPMF que o Ciro propõe, dizendo que, ao invés de ser usada na saúde serviria para engordar os banqueiros com juros da dívida pública. Quando, até o mundo mineral sabe que desde os governos FHC 2 e Lula 1 e 2, a CPMF já não ia mais para a saúde há muito tempo. E a Dilma fez de tudo para recriá-la mas não conseguiu. Sendo que a proposta do Ciro é de usar a CPMF para amortizar a dívida pública da União que já está perto do insustentável, justamente para diminuir o volume de juros pagos aos bancos que remuneram os títulos e fazem a rolagem da dívida, dividindo inclusive um percentual desta CPMF com estados e municípios para também amortizarem suas dívidas, pois quase todos os estados já estão quebrados e a maioria dos municípios também. Então, voltando… com tudo isso, os comentários vão ficando cada vez mais rasos e cheios de ódio, alimentados por muita fake news e por direitistas disfarçados de lulistas/petistas. E o que devia ser o mais importante, que é buscar soluções para os reais problemas de todo o conjunto da sociedade, ficamos perdidos em meio a uma indignação legítima por vermos o Lula preso injustamente por golpistas vários e ficamos nos atacando numa autofagia sem sentido. Haja saco.

      1. Excelente o seu comentario tambem…

        Nilton, parabens pelo comentario moderador e consistente!

        Ha que se fazer um filtro ao dar-se uma olhada nos comentarios. Alguns cheiram a robos, sim: repetem-se em outros posts; Outros sao provenientes de leituras de manchetes, por si soh rasos e incompletos, carregam a descontextualizacao do momento e traduzem o acumulo de fel na bilis; Aos fundamentalistas exacerbados eh preciso compreensao, pois estao arrasados na sua feh e ainda perdidos no seu luto. Ha que se dar tempo ao tempo para a razao refluir!

        Aos que se consideram progressistas, defensores da soberania de um Brasil includente, leitores da divisao absurda que se apossa dos coracoes brasileiros, e eleitores passados das propostas do PT (e de Lula por conseguinte!), cabe-nos fazer campanha para o chamado a razao. Voce o faz com coragem e dissernimento. Cabe-nos, sim, propagar opinioes equilibradas que refutem as exacerbacoes do momento.

        Tenho lido observacoes, opinioes, de jornalistas, intelectuais, politicos, comecando a colocar o Ciro na grande midia, a forceps, visto que estavam bloqueando-o. Para alguem do PSol, PCdoB ou PT, Ciro pode estar a direita. Seguramente ele e o PDT estao a esquerda de todos os demais. O PDT estah com estrategia alicercada na realpolitik. O PT estah orfao e comportando-se como adolescente. 

        O Golpe nao libertarah o Lula antes das eleicoes! Somente a historia o absolverah, pos-golpe e com a centro-esquerda de volta a um dos principais assentos no poder: a presidencia do Brasil.

    2. Nem sempre mais é menos…

      …pois o quanto foi acrescido pelo Zé aos comentários do Fornazieri, ampliam e reverberam o quanto o PT tem errado. Errado tanto, que pensam que a esquerda se resume às posições do PT.

      A exemplo dos seus nomeados adversários, se recusa ao diálogo, se fecha às possibilidades de acordo, tal qual aqueles a que acusam. Está seguindo o modelo radical de quem foi apanhado em flagrante com as mãos na cumbuca e quer provar que o mentiroso é quem viu.

      O PT lamentavelmente flertou com a corrupção e o resultado é desastroso para a democracia do país. Fez abalar a pouca fé que depositamos nos políticos e pior, na política. Tanto que o discurso é de militarismo, tirania, o suicídio do debate em prol do cala boca, que não morreu como pensa a vampira do STF.

      Eu, que em tempos juvenis apoiei irrestritamente ao PT e tive cólicas quando aderiram ao real politik, ainda que entendesse que seria necessário para encontrar um acordo, reconheço que o PT chegou ao fim. Nada restou de ideológico, nada de fé verdadeira, apenas o estrebucho contra uma injustiça com o Lula, mas não com o partido.

      Agora é necessário renovar.

      A esquerda precisa encontrar a alternativa ao capitalismo selvagem que está tomando conta do planeta. É preciso encontrar soluções para a justiça social, para abrandar (não sou um garoto que acha que os pecados são removidos queimando os hereges) a corrupção, pacificar o país em torno da solidariedade.

  39. Culpa é do Lula pelo fracasso e derrocadas do pt
    O fracasso e o fiasco são culpa do Lula que não sababe dividir liderança e ser guiado por pessoas mais gabaritadas e honradas, assim ele eliminou todos os galhos vistosos e frutíferos do PT . Ele se comparou a Jesus, colocando assina Dele em honestidade. O Filme do Lula é uma paródia , de profundo desrespeito,do nascimento e vida de Cristo. Assim como o desfecho de Cristo foi a morte na cruz, fica aberto o seu novo caminho, morre sofrendo e sua Maria Hoffmann se torna a “santa consoladora” que intersede pelo povo segundo a linha Católica…Lula hoje vale mais morto que vivo. Sabemos que ele não é Filho do Altíssimo e nem é puro… Assim não haverá ressurreição para Lula , mais substituição, como ocorreu com Perón… A Maria substitui e logo sai da prisão o apóstolo que continuará a jornada usando da inocência e veneração do povo para com um Lula .
    Lula a dore está valendo mais que o “inocente” mascote Petista.

  40. Culpa é do Lula se ele hoje vale mais morto que vivo
    Lula sempre quis as luzes para si, ele apagou com várias estrelas de esplendor do PT , pela sua busca de ser o único caminho, no fim desta jornada comparou a Jesus. No filme a história de Lula é próxima a de Jesus. Na sua derrocada se considerou maior em honestidade que Jesus. Como ela faz paródia da linha de fé católica, sua mãe já não está viva, fica a Hoffmann para fazer o papel de Maria , a interseçora , defensora do povoe representante da santidade… Para que assim que seu discípulo primaz for liberado da prisão possa ocupar o papel de apóstolo e levar ao PT a glória de Roma. Semelhante ao ocorrido com Peron. Lula Vale mais morto que vivo. Com relação a ressurreição , Lula não volta da tumba… Mas o PT poderia resultar e tentar chegar ao céu na próxima eleição… Eu não creio que Jesus Cristo deixe isso acontecer… abraço

    1. Os simpatizantes do falastrão Ciro

      Os simpatizantes do falastrão Ciro, estão forçando a barra para que o Lula/PT abram mão da candidatura à presidência, antes de se esgotarem os recursos no STJ/STF: é a tática do fato consumado. O apoio ao PDT/Ciro estaria estabelecido, mesmo que as datas limites não estivessem ultrapassadas, ou uma provável anulação do processo acontecesse. A eleição do Lula é a única garantia de que é possível montar um governo de Centro-esquerda dada a capacidade de articulação do ex-presidente. Eleger o Ciro é um risco que tem que ser bastante dimensionado: ele pode ser um perigo maior que o Bolsonaro.

       

      1. Comparaçâo exdruxula e apolítica
        Comparar Ciro a bolsonaro foi o fim, sinceramente. Entendo a dor do PT ao ver Lula preso e cuidar da saúde mental é necessário para não chegar a esse ponto. Abraço, amigo.

  41. Culpa é do Lula, que vale mais morto que vivo
    A culpa da perda de liderança é do próprio Lula que minou os “adversários” , na verdade concorrentes ou visionários ou lineralistas do pt, a linha mais coerente e de alguma honra.

    Agora o Lula está valendo mais morto que vivo, morto poderia levar um ar de perronismo , de saudade , sacrifício e quem sabe , para alguém que acha melhor que Jesus, teve a indecência de um filme ocupar o lugar de Cristo, nada melhor para o PT que o Lula morra martirizado e a Maria “Hoffmann” seja escolhida como a protetora… Consoladora e interseçora até o retorno de seu discípulo que torna apóstolo , fala da ressuscitação do PT ( não do Lula, que já estaria frio na tumba do seu museu no instituto Lula) assim o PT, na ambição de se igualar a Perón e os feitos de Pedro e Paulo, conquistar todo o império Romano com o nome do Lula .

  42. Depois da participação de

    Depois da participação de Boulos no Roda Viva, ficar girando em torno de Ciro, com altíssima rejeição entre vos eleitores do PT, é  perda de tempo.

  43. Ciro Gomes

    Atropa de choque do Ciro está atacando em todas as frentes: No Reuters, UOL, no Paimel da FSP, no Cafezinho, e aqui nas postages de seus apoiadores. Não vão nos fazer desistir: as datas limites já estão estabelecidas, e o PT vai segui-las.

  44. O propalado apoio a Ciro Gomes

    É incompreensível que alguém defenda que  o partido que detém a maior bancada na Câmara Federal, o único partido que conseguiu vencer 4 eleições presidenciais, um dos maiores partidos de esquerda do mundo (ou o maior!), abra mão de candidatura própria para apoiar um sujeito que jamais foi capaz de fundar um partido político (o instrumento necessário para viabilizar o  exercício do poder político), que se apresenta por um partido diferente a cada eleição, cujas vitórias em eleições majoritárias conquistou há décadas e com o apoio de setores oligárquicos egressos da ditadura etc. etc. etc. É incompreensível, absurdo, delirante essa hipótese! Aceitar essa lógica surrealista seria sucumbir ao personalismo, colocar as aspirações pessoais de um candidato acima de partidos, movimentos e forças políticos construídos com muito esforço ao longo de décadas. É importante a união neste momento? É! Mas sem submissão à lógica golpista de que o Partido dos Trabalhadores tem que ficar de fora da disputa eleitoral. Se Ciro Gomes quer aliança, que se apresente como vice. Não é ele quem critica o PT por ter colocado Michel Temer nesse posto? Pois está na hora de se evitar que esse erro se repita! Esse discurso de fidelidade por não sei quantos anos não convence nem o mais ingênuo dos observadores da política, quanto menos os próprios políticos. É muito cômodo ser governista, estar ao lado do governo. Não é provação alguma tal circunstância. A hora e a vez de se provar fidelidade é agora. Mas não é ao PT nem a Lula, e sim ao povo. E estar com Lula é estar com o povo. Quem ainda não compreendeu isso está na infância da aprendizagem política.

  45. Com jeito vai

    Eu que não sou Lulista e muito menos petista tenho a crença inabalável de que Lula vai sair da cadeia e se eleger presidente. O país do jeitinho não pode perder esta grande oportunidade de confirmar esta tão lúdica singularidade.

  46. O melhor artigo que já vi

    Esse artigo falou muito do real problema do PT,crenças e ilusões que só existem na cabeça desses dirigentes que nada faz para colocar o partido no seu devido lugar.

    A Gleise deveria ter ficado calada,mas começa a fazer o jogo que a direita reacionária quer

  47. O melhor artigo que já vi

    Esse artigo falou muito do real problema do PT,crenças e ilusões que só existem na cabeça desses dirigentes que nada faz para colocar o partido no seu devido lugar.

    A Gleise deveria ter ficado calada,mas começa a fazer o jogo que a direita reacionária quer

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador