Raio X da Migração: os alemães

Eles vieram no final do século 19, vieram também na Guerra e nos pós-guerra. Ajudaram a montar empresas, a incrementar a cozinha e a enriquecer a música. Ai vai o post para a reconstituição da migração alemã no Brasil.

Luis Nassif

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sei que meu pai veio ao

    Sei que meu pai veio ao Brasil em janeiro de 1954, portanto faria 60 anos de imigração no mês que vem.

    Só que ele não veio direto da Alemanha, ele já era imigrante na Espanha e veio ao Brasil mais bem por influência de irmãos da minha mãe que já estavam no Brasil.

  2. Pomerânia

    Em Domingos Martins(ES) existe uma colônia alemã que fala um dialeto(pomerano) que dizem não se falar mais nem na Alemanha. Até pouco tempo atrás, os homens sentavam separados das mulheres nas missas luteranas daquela cidade. A arquitetura das casas é bastante influenciada.

    1. O pomerano era um dialeto que

      O pomerano era um dialeto que se falava na fronteira da Alemanha e polônia.  No sul do Brasil, também se falava o pomerano. 

  3. um breve relato da Família Sander no Brasil

    Os Sander chegam ao Brasil

    e se estabelecem no Rio Grande do Sul Sob o amparo da política imigratória implantada pelo Imperador Dom Pedro I, em julho de 1824, chegaram os primeiros imigrantes alemães à então Província de São Pedro do Rio Grande. Eram 39 pessoas que passaram a integrar o primeiro núcleo germânico no Brasil. Estabeleceram-se às margens do rio dos Sinos, a 30 quilômetros de Porto Alegre, no atual município de São Leopoldo, que se tornaria o centro irradiador da cultura alemã no sul do País.

    Em poucos anos, milhares de imigrantes viriam a colonizar todo o vale dos Sinos e, posteriormente, os vales do rio Caí e do rio Taquari, modificando significativamente a fisionomia econômicae cultural da região.

    Quem acolheu os imigrantes e fundou a Colônia Alemã de São Leopoldo foi José Feliciano Fernandes Pinheiro, então Presidente da Província de São Pedro do Rio Grande, e que posteriormente receberia do Império o título honorífico de Visconde de São Leopoldo, em reconhecimento por sua destacada gestão. Foi nesse contexto que, nos idos de 1829, três irmãos Sander – Adam, Jacob e August – chegaram a São Leopoldo. Um quarto irmão Sander teria permanecido no Rio de Janeiro para servir à Família Imperial. Outros dois teriam seguido para a Argentina.

    Adam Sander (Adão), de 37 anos de idade, chegoua São Leopoldo no dia 14 de maio de 1829 com sua mulher Catarina Matzenbacher e quatro filhos. Jacob Sander (Jacó), com 25 anos, chegou 10 dias depois, com sua mulher Catarina Umlauf, um filho e sua sogra Philippine Berlitz (Filippina), que acabara de completar 43 anos. Filippina Berlitz, que naAlemanha se separara de Johann Jakob Umlauf, casou-se novamente no Brasil com o viúvo Johannes Heinrich Stoll e faleceu em São Leopoldo em 1844. August Sander (Augusto) chegou a São Leopoldo em 7 de março de 1829 com 39 anos de idade e ainda solteiro, casando-se posteriormente com uma brasileira e estabelecendo-se na fronteira cisplatina banhada pelo rio Uruguai. Na Alemanha, os irmãos Sander deixaram seus pais Johannes Sander e Maria Müller, domiciliados em Bedesbach, cantão de Wolfstein, distrito de Kaiserslautern, na então província renana da Baviera, onde tiveram vários outros filhos que permaneceram na Europa.

    Os irmãos Sander saíram da Alemanha pelo porto de Hamburgo – ou, segundo outra versão, pelo porto de Bremen – em 1827, mas só chegaram ao Brasil em 1829, pois o veleiro Cecília foi surpreendido no Canal da Mancha por uma terrível tempestade. Seriamente danificado e abandonado pela tripulação, o Cecília foi socorrido em tempo por um navio inglês e rebocado para Plymouth – ou, segundo outra versão, para Falmouth – na Inglaterra. De acordo com alguns registros, na Inglaterra teria nascido Jacó Sander Filho (“Jacó, o Preto”), filho de Jacó Sander e Catarina Umlauf.

    Após permanecerem na Inglaterra por mais de um ano, os irmãos Sander e seus companheiros de viagem recomeçaram a travessia do Oceano Atlântico, provavelmente em outro navio, graças à interferência da imperatriz austríaca D. Amélia Von Leuchtenberg, em viagem ao Brasil. Foi assim que os irmãos Adão, Jacó e Augusto Sander chegaram ao seu destino no Rio Grande do Sul naquele primeiro semestre de 1829, depois de cumprirem os requeridos trâmites imigratórios no Rio de Janeiro. Esses irmãos Sander que chegaram ao Rio Grande do Sul estabeleceram-se em Dois Irmãos, nas proximidades de São Leopoldo.

    Conta a tradição que o Kerb de São Miguel ou Michelskerb, que se celebra anualmente em Dois Irmãos, foi estabelecido pelos imigrantes alemães do naufragado e recuperado veleiro Cecília para comemorar o final feliz da aventura transoceânica e a chegada a essas terras prometidas. Tal tradição guarda relação com o fato de que uma das várias chegadas do Cecília no Rio de Janeiro ocorreu em 29 de setembro de 1829, dia do Arcanjo São Miguel.

    A partir de São Leopoldo, os imigrantes alemães e seus descendentes espalharam-se por distintas regiões do Estado do Rio Grande do Sul e, posteriormente, por outras regiões do País, especialmente Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, São Paulo, Minas Gerais e Bahia. Outros imigrantes alemães permaneceram no Estado do Rio de Janeiro para prestar serviços à Família Imperial, estabelecendo importantes núcleos em Petrópolis, Friburgo e outras cidades serranas.

    Fonte: CRÔNICA DA FAMÍLIA SANDER – http://sandersite.com/

  4. O pomerano não é dialeto, é

    O pomerano não é dialeto, é língua e foi co-oficializada em Santa Maria de Jetibá, cidade com maior concentração de falantes da lingua no mundo. Cerca de 70% da população do municipio  fala pomerano (incluisive eu). A lingua de fato morreu na Europa, mas no Brasil existem falantes em vários estados, Espirito Santo, Rondonia, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

  5. Encontrar parentes na alemanha

    Ola, Boa tarde.

    Gostaria de saber se teria como eu encontrar um parentesco na alemanha pois meu bisavo veio de la e se casou com uma brasileira.

    Queria muito ter contato nao sei se voce pode me ajudar, mas se pode por favor me ajude.

    Nao sei por onde começar a procurar, poderia me dar uma luz?

  6. DE QUAL REGIAO GEOGRAFICA ALEMA VIERAM MEUS ANTEPASSADOS HECKL

    DE QUAL REGIAO VIERAM MEUS ANTEPASSADOS  HECKLER E HARTMANN E SE AINDA TENHO PARENTES  NA ALEMANHA……..

  7. parentes na Alemanha descendentes do irmão do meu avô

    Senhores,

    Quero saber se ainda tenho descendentes do irmão ( Johannes Peiselt ) do meu avô (Arwed Gustav Peiselt, que nasceu no dia 20 de outubro de 1894, em  Leipzig, na Alemanha. Filho de Bernhardt Gustav Peiselt ou Gustav Peiselt e de Hildegard Auguste Peiselt geborenen Richter ou Clara Peiselt e faleceu em 04 de maio de 1960, no Rio de janeiro.)

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador