Repressão chilena com jeitinho brasileiro

Jornal GGN – O governo de Jair Bolsonaro preparou orientações para a polícia chilena reprimir protestos e lidar com os manifestantes, além de ter atuado junto a órgãos internacionais para apoiar o governo de Sebastián Piñera.

A revelação foi feita pelos jornalistas Chico Lopes e Jamil Chade no portal UOL. Por conta do elevado número de feridos pela ação da polícia do país, integrantes de forças de segurança do Chile procuraram a embaixada brasileira em Santiago para pedir ajuda sobre os atos.

Assim, o governo brasileiro preparou um levantamento denominado “Operações de Choque”, onde lista os protestos ocorridos no país nos últimos anos e como lidou com eles, além de mostrar a doutrina brasileira nesses casos – segundo o texto, a doutrina tem por base a escola alemã, “que visa à dispersão dos manifestantes através da utilização de diversos meios que produzam demonstração de força e causem impacto psicológico necessário para persuadi-los a não resistirem”.

Para o caso de a persuasão não funcionar, o documento estimula o combate. “Uma distância mínima de segurança entre as forças de segurança e o público manifestante é imprescindível, o que minimiza os danos a integridade física da tropa de choque, bem como a dos manifestantes”, diz o texto, que também detalhou as munições de menor poder ofensivo usadas no país, incluindo detalhes do tipo de borracha empregado nos projéteis.

O texto também lista as manifestações que usaram a Força Nacional de Segurança (FNS), como a Copa das Confederações de 2013, Jornada Mundial da Juventude de 2013, leilão do Pré-Sal de 2013, Copa do Mundo de 2014 e os motins no sistema penitenciário, em 2015.

Em outubro, os militares do país vizinho pediram ajuda aos brasileiros para tentar identificar a participação de estrangeiros nos protestos que levaram o governo de Sebastián Piñera a uma crise considerável.

Enquanto militares chilenos se queixaram do desmonte da Inteligência estatal nos governos civis, os brasileiros cogitaram a participação da fundação Open Society, mantida pelo bilionário George Soros, do Foro de São Paulo e de um “movimento globalista” nos manifestos chilenos.

 

Leia Também
Das ruas a voto histórico, Chile decide escrever nova Constituição
Organizações denunciam graves violações no Chile e governo Piñera está imobilizado
Performance “um violador no seu caminho” por milhares de mulheres acima de 40 anos no Chile
Presidente do Chile, Sebastián Piñera, fez remessas milionárias a paraísos fiscais
Chile: da ‘ilha da estabilidade’ à ebulição cidadã pela Constituição, a visão de Gabriel Salazar
Redação

Redação

View Comments

  • Apenas mostra que o ódio à vida e às pessoas, não se restringe ao cidadão brasileiro. É esta turma do deus, pátria e família.

  • Só pode ser piada. A polícia chilena não precisa ser ensinada. Sempre foram, e continuam sendo, muito bem preparados na repressão a manifestações e protestos. Bem mais preparados que no brasil, onde osãos policiais truculentos mas nada alem disso.

  • Lá vem o Condor!

    Com o detalhe sempre presente dos gorilas chilenos citarem um fato objetivo - desmonte de parte do aparato repressivo - enquanto os brasileiros insistirem em spam do Whatsapp.

Recent Posts

Roberto Jefferson deve voltar à prisão após informe de hospital

Internado desde 2023, o ex-deputado apresenta quadro estável para receber alta; Alexandre de Moraes manteve…

8 horas ago

Lula lembra trabalho da Embrapa na luta contra a fome

Presidente esteve em evento que marcou aniversário de 51 anos de fundação da empresa de…

9 horas ago

Embrapa celebra aniversário fechando acordos estratégicos

Termos de cooperação englobam participação de ministérios e instituições para desenvolver projetos em torno do…

10 horas ago

O legado de 50 anos da Revolução dos Cravos que o partido Chega quer enterrar em Portugal

Arcary explica a "embriaguez social e política que deixa o mundo completamente fascinado" trazida pela…

10 horas ago

Análise: Pagamento de dividendos da Petrobras é vitória do mercado

Valor distribuído pela estatal só não é maior do que o montante pago durante o…

10 horas ago

Reforma tributária: governo define alíquotas e propõe cashback para mais pobres

Fazenda prevê IVA de 26,5% sobre produtos e serviços, exceto os alimentos da cesta básica;…

11 horas ago