Rússia e EUA, unidos por túneis sob o Estreito de Bering?

By rail, from New York to Moscow, and on to London! Only a 10,000 kilometer gap to fill in this bird’s eye view of a trans Berin

James Brooke

VoaNews/RussiaWatch

O óleo dos Urais da Rússia está estabilizado em mais de US$ 100,00 o barril há um ano.
Os orçamentos do país estão equilibrados. Débitos são baixos. Poupança se acumulando. Os russos estão conseguindo de volta a autoconfiança da era pré-recessão.
Pelo lado do consumidor, as vendas de carros estrangeiros feitos na Rússia subiram 90 por cento durante o primeiro trimestre de 2012 sobre o ano passado.
No Kremlin, os líderes estão pensando grande novamente.

Logo após a posse, vazou um plano do governo para criar uma “superagência” para desenvolver o Extremo Oriente russo. O presidente eleito Vladimir Putin prometeu gastar US$ 17 bilhões por ano em novas ferrovias e na melhoria das existentes. Vladimir Yakunin, presidente da Russian Railways, demonstrou pensar em um grande plano – uma ferrovia e um túnel ligando a Rússia aos Estados Unidos.

“Não é um sonho”, disse Yakunin, um aliado próximo de Putin, a jornalistas na semana passada. “Estou convencido de que a Rússia necessita do desenvolvimento de áreas como Kamchatka no Extremo Oriente. Creio que a decisão da construção deva se concretizar dentro de três a cinco anos.”

No próximo ano, o czar da ferrovia russa vai dar um grande passo da viagem em direção ao Estreito de Bering – os 800 quilômetros de linha férrea até Yakutsk, capital da República Sakha, uma área maior do que a Argentina rica em minerais.

Mas os 270.000 habitantes de Yakutsk não querem viver no final de um ramal ferroviário. Eles sonham com trens cargueiros, com cinco quilômetros de extensão passando pela sua cidade, transportando mercadorias chinesas para a América do Norte e carvão da América do Norte como também produtos manufaturados para a Rússia e China.

De sua cidade, 450 quilômetros ao sul do Círculo Polar Ártico, os bilhetes de passageiros poderão ser vendidos para Londres ao oeste, e para Nova York ao leste.

Com o inchaço na população de aposentados ricos no Ocidente, que melhor presente para a mamãe e o papai seria viajar por trem durante um mês, pela International Dateline, num percurso de três quartos da volta ao redor do mundo? Uma viagem por ferrovia pela TransBering faria a TransSiberiana e a TransCanadá parecerem pequenos percursos.

Para promover esse pensamento, Yakutsk sediou uma conferência sobre a TransBering em agosto passado. Os engenheiros mostraram gráficos indicando que os túneis sob o Estreito de Bering seriam de 103 quilômetros de extensão, cerca de duas vezes o comprimento do túnel sob o Canal Inglês. Diferente do “Chunnel” europeu, há duas ilhas ao longo da rota do Bering – fatores geográficos que facilitarão a construção, facilitando a ventilação e permitindo acessos de emergência.

A ligação ferroviária através do Bering foi seriamente proposta pelo czar Nicolau II em 1905. Um século mais tarde, com a ascensão da China e a explosão de fábricas asiáticas, alguns economistas russos acreditam que o dia está próximo, no qual uma ligação ferroviária até a América do Norte será economicamente viável.

O preço atual para os 10.000 quilômetros faltantes, túnel incluso, é US$ 100 bilhões. As taxas dos fretes estão estimadas em US$ 11 bilhões por ano.
Os ferroviários russos estimam que pelo túnel de Bering possa, eventualmente, passar três por cento da carga mundial de mercadorias. Yakunin diz que a China está interessada no projeto. Em uma reunião dos ferroviários em Moscou, quinta-feira, Putin disse que o tráfego de carga em uma importante linha da Sibéria, a Baikal-Amur, quase que triplicará até 2020.

Aos críticos que se preocupam com as dificuldades do clima no inverno, a companhia Russian Railways informa que desde 1915, a empresa vem transportando passageiros e mercadorias durante o ano todo para Murmansk, localizada a 480 (200?) quilômetros ao norte do Círculo Polar Ártico. O percurso proposto para um túnel sob o Estreito de Bering passaria a 50 quilômetros ao sul do Círculo Polar Ártico.

Join Russia and USA by Rail Tunnels under the Bering Strait?

 

Redação

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