Sala de visitas: Edson Cordeiro, Jairo Nicolau e Beth Amin

Nesta edição, Luis Nassif entrevista artista com o repertório mais variado entre os músicos brasileiros e, ainda, discute reforma política com cientista politico 

Nesta edição, Luis Nassif entrevista Edson Cordeiro, Jairo Nicolau e Beth Amin
 

Jornal GGN – Esta edição do Sala de Visitas com Luis Nassif abre com uma entrevista de Edson 
Cordeiro. O cantor com o repertório mais variado entre os músicos brasileiros lança o CD “Fado”, décimo segundo álbum de sua carreira gravado na cidade do Porto, em Portugal.
 
Leia também: Edson Cordeiro, o cantor de mil vozes, na Sala de Visitas
 
Em seguida Luis Nassif entrevista por Skype o cientista político e professor do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Jairo Nicolau, que faz uma avalição positiva do possível desfecho da crise política e institucional enfrenada hoje no país, considerando que há grandes chances de um novo pacto social ser firmado nas eleições de 2018.
 
Por fim Nassif recebe a cantora, compositora e fonoaudióloga Beth Amin, acompanhada dos músicos Felipe Souza (violino), Sidiel Vieira (contra-baixo acústico), Yaniel Matos (cello) e Dani Domenico (violão), apresentando seu novo álbum Túneis. O trabalho foi realizando em parceria com poetas paulistanos misturando vários gêneros, entre eles MPB, jazz, folk e bolero. 
 
https://www.youtube.com/watch?v=MWBGiKFRdos&feature=youtu.be width:700
Redação

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Edson Cordeiro
    Além de ser um grande intérprete,Edson Cordeiro é uma pessoa ímpar: inteligente, bem resolvido e de uma modéstia discreta e elegante.
    Parabéns pela entrevista,Nassif! Torci p que vc sugerisse q ele que cantasse um trecho de Barco Negro. A música torna-
    se ainda mais bela, interpretada por ele. Ótima entrevista!

  2. Notas soltas nao numeradas,

    Notas soltas nao numeradas, algumas tecnicas, outras pessoais:

    Nao sabia que Edson eh humano!  Eh a primeira vez que eu o “vejo pessoalmente”!  Como eu ja contei anteriormente, eu aconteci de estar no Rio 3 vezes quando ele estava no Canecao e o vi todas 3 vezes:  fabuloso.

    Tambem nao sabia que ha uma historia atraz de “Voz de Mulher”.  No palco, so parecia uma agressao ao publico, como varias outras coisas que ele fazia desde o comeco de carreira.

    “O sol penetrou”, por exemplo, entre varias outras notas:  leva decadas pra cantar igual arabe, cujo vibrato eh invertido e sobe e desce ao invez de descer e subir:  Edson, you nailed it!  Para cantar, eu nao saberia subir primeiro pra depois descer -uma de peoo menos; 4 caracteristicas marcantes da musica arabe que eu expliquei aqui alguns anos atraz.  (eles nao sobem somente subir uma nota necessariamente, eles sobem duas ou tres no vibrato ao inverso deles.  Vide Najwa Karam, por exemplo)

    Se minha esposa fizesse uma blusa com TODOS os angulos e geometrias errados para uma peca da Broadway -nem se mencione pra filme da Disney- ela seria despedida instantaneamente.  Lembro me da dificuldade que ela descreveu pra fazer o vestido de Julia Roberts no filme de “Sleeping Beauty” mas ja esqueci o nome certo do filme (a cadeira de “petalas” foi feita no atelier dela tambem, mas ela so trabalhou no vestido e em outras coisa do filme).

    O que eu ouvi do fado de Edson ate agora eh fabuloso!

    A versao de Mariza de “Barco Negro” me eh impossivel ouvir:  me da calafrios ate olhar pra ela em um palco, eh como se ela tivesse sido espancada pelo marido ontem e hoje estivesse escondendo o corpo com aquelas roupas pra la de bizarras!  Ela me gela o coracao da cabeca aos pes.  E eu nunca saberia que meu coracao tem cabeca e pes se nao fosse pela bondade dela!

    (ainda estou na primeira parte do video…

    (ameacantemente…)

    A continuar?  Oia que eu vorto aqui e continuo, heim?)

    1. “Castrati”

          Existe uma apresentação dele, já antiga, em parte de uma ópera, que alguns criticos da area ( não conheço nada de musica ) afirmaram que ele alcançou registros comparaveis as gravações ainda existentes dos “castrati”, outros discordam, inclusive ele discorda.

           Edson Cordeiro, como vc. bem descreve, alem de um excelente e unico “cantor”/”soprano”/mezzo-soprano”, sei lá a classificação, dá um “banho” em interpretação.

  3. ” Simplesmente Maria “

      Lembro como se fosse ontem, era o inicio dos anos ’90, o Edson Cordeiro sempre “aparecia” nas madrugadas da vida, no Café Simplesmente Maria, um café 24 horas que ficava próximo da esquina da Av. Angélica x Pça. Marechal Deodoro ( perto da antiga sede da Globo ), e bebia sua cervejinha “quente” ( ele dizia que era para não prejudicar a voz ), se já naquela época ele era incrivel – mas pouco reconhecido por motivos vários – ele cresceu muito mais.

       Um detalhe : O “rapaz” Edson Cordeiro, com seus 20 e poucos anos, já era muito culto, não apenas musicalmente, com certeza ele iria vencer, sabia o que queria.

  4. Mais notas soltas:
    Se alguem

    Mais notas soltas:

    Se alguem me dissesse que a musica que ela compos em homenagem a Caymi foi escrita por ele eu acreditaria piamente.  Fidelissima!

    Tem um ou outro defeito no som, Nassif, mas o mais desconcertante eh o da sua voz somente do lado esquerdo ao conversar com Nicolau;  eu pensei por varios momentos que minha caixa tinha quebrado.

  5. No min 19:44 ele fala dos meninos castrados pela igreja católica

    No min 19:44 ele fala dos meninos castrados pela igreja católica para que preservassem a voz fina

    Alessandro Moreschi sings Ave Maria (no scratch)

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=KLjvfqnD0ws%5D

    Farinelli foi um famoso castrato

    Farinelli (Andria, 24 de janeiro de 1705 — Bolonha, 15 de julho de 1782), como era conhecido Carlo Maria Michelangelo Nicola Broschi, foi um lendário cantor “castrato” do século XVIII, o mais popular e bem pago cantor de ópera da Europa em sua época.

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=WuSiuMuBLhM%5D

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador