Se fizer jornalismo, a Globo conseguirá ressuscitar a denúncia, por Luis Nassif

É o vício do jornalismo prato pronto, herdado da Lava Jato, que transformou a imprensa em mera publicadora de releases. Agora, é tratar de ressuscitar o morto, o jornalismo.

No impeachment de Fernando Collor, a peça chave foi o motorista Eriberto. Ele apareceu em uma reportagem da IstoÉ. Em seguida foi escondido por um jornalista em seu sítio, porque sabia-se que era personagem chave. Foi central no impeachment.

Os Organizações Globo cometeram seu segundo grande erro de cobertura, fruto do descuido com a própria força. O primeiro, foi a tentativa de derrubar Michel Temer no episódio JBS. O segundo, agora, em cima de uma cobertura descuidada. Fiaram-se no inquérito que lhes foi vazado parcialmente. E não cuidaram sequer de checar os fatos com o próprio porteiro, e demais porteiros e moradores do condomínio de Bolsonaro.

É o vício do jornalismo prato pronto, herdado da Lava Jato, que transformou a imprensa em mera publicadora de releases. Agora, é tratar de ressuscitar o morto, o jornalismo.

Tem-se um ponto central de raciocínio.

  1. Na visita de Élcio Queiroz ao condomínio, o porteiro colocou o número da casa de Bolsonaro na planilha antes de acontecer o assassinato de Marielle.
  2. Há duas explicações para o cochilo de ter confundido as casas de Bolsonaro e de Ronnie Lessa, o suposto assassino. Ou as reuniões foram programadas em conjunto. Ou havia um mesmo grupos de pessoas que visitava ambas as casas.

O caminho correto da reportagem deveria ter sido a de ouvir não apenas o porteiro, mas outros porteiros e moradores do prédio.

Aí, saberiam dos seguintes fatos, que me foram passados por fonte fidedigna, com acesso ao condomínio.

  1. O condomínio abriu mão de interfones, por ser caro e por problemas de instalação. Optou-se por telefonar ou para o celular ou para o telefone fixo de cada proprietário.
  2. No caso de Bolsonaro, as ligações são para o próprio celular de Bolsonaro. E é ele quem atende. O que significa que a versão do porteiro não era descabida. Ou seja, o fato de estar em Brasilia não o impedia de atender o telefone.
  3. Carlos Bolsonaro, o Carluxo, também recebe os recados pelo celular. Em geral, fica pouco no condomínio, pois prefere permanece em seu apartamento na zona sul. Mas porteiros ouvidos por moradores sustentam que, naquele dia, ele estava no condomínio.
  4. O porteiro do depoimento está de férias. Mas moradores do condomínio foram, por conta própria, conversar com os demais porteiros. E eles garantiram que a ligação foi feita para Bolsonaro mesmo.
Leia também:  Escritora Isabel Allende desmistifica suposto paraíso econômico chileno

O sistema eletrônico diz que a ligação foi para Ronnie Lessa. Tem que se buscar as razões para esse desencontro. O porteiro pode ter ligado para Bolsonaro, que lhe disse para ligar diretamente para Ronnie Lessa, por exemplo. O próprio Elcio Queiroz pode ter corrigido o porteiro.

Agora, uma reportagem mal feita colocou porteiro e porteiros à mercê de Sérgio Moro e Augusto Aras, que se transformaram no grande braço de Jair Bolsonaro

Há tempo de se tentar salvar a reportagem.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

É impossível olhar para a realidade atual e não lembrar sua origem... E a rede globo foi o irradiador deste estado de coisas! Chegamos ao ponto no qual o "Carluxo" se tornou aquele capaz de gerar uma prova irrefutável da lisura do Bolsonaro pai neste episódio simplesmente usando de arquivo que poderia ser usado pelo porteiro antes de sair por ai falando o que falou! E quem é o "Carluxo"? Um símbolo da verdade, da ética? O que poderá um porteiro diante de uma família armada? Cujos amigos são milicianos que desovam seus inimigos por ai? Esse porteiro certamente tem família e quem tem família tem medo... A globo já havia perdido a batalha contra temer... E agora vemos a globo novamente com o rabo entre as pernas... O Jornal Nacional vai acabar pelo mesmo motivo a que veio... Pelo apoio a ditadura...

78 comentários

  1. Isso se a intenção da Globo foi fazer jornalismo mesmo e não chantagem, para viabilizar um acordo.

    71
    1
    • A firma Globo, se alguma vez fez (ela foi criada na e pela ditadura, lembra?), já há muito tempo não faz Jornalismo. E daqui em diante fará cada vez menos. Cada vez mais essa firma se dedica a propaganda comercial-ideológica, só isso. É através dessa propaganda que ela tenta viabilizar acordos com outras firmas privadas, especialmente as do dólar. Por mais boa vontade que algum jornalista contratado pela firma tenha, ele jamais conseguirá fazer Jornalismo. Aliás se a pessoa foi contratada por essa firma é porque ela tem em suas aspirações ganhar fama e dinheiro bem antes, muito acima de ser um bom profissional, um cidadão consciente.

      14
      3
  2. É impossível olhar para a realidade atual e não lembrar sua origem…
    E a rede globo foi o irradiador deste estado de coisas!
    Chegamos ao ponto no qual o “Carluxo” se tornou aquele capaz de gerar uma prova irrefutável da lisura do Bolsonaro pai neste episódio simplesmente usando de arquivo que poderia ser usado pelo porteiro antes de sair por ai falando o que falou!
    E quem é o “Carluxo”?
    Um símbolo da verdade, da ética?
    O que poderá um porteiro diante de uma família armada?
    Cujos amigos são milicianos que desovam seus inimigos por ai?
    Esse porteiro certamente tem família e quem tem família tem medo…
    A globo já havia perdido a batalha contra temer…
    E agora vemos a globo novamente com o rabo entre as pernas…
    O Jornal Nacional vai acabar pelo mesmo motivo a que veio…
    Pelo apoio a ditadura…

    56
    5
    • A reportagem da Globo em que Carluxo mostra o suposto aplicativo usado pela portaria com o registro de voz (fala) entre o porteiro e a casa 65 é baseada no Windows Media Player. Daí, pode não ser seguro e permitir alteração, inclusão e exclusão de registros.

  3. Assisti ao JN ontem. Fiquei intrigado com aquele sistema da portaria do condomínio. Enquanto o Carlucho apresentava o conteúdo da pasta “Gravações/20180314” (se não me engano) procurei visualizar no “menu” à esquerda o “caminho” completo dos arquivos gravados naquele dia. Por que não aprecem as pastas das gravações dos outros dias? Somente a pasta do dia polêmica aparece “aninhada” sob a pasta “Gravações”. É assim mesmo?

    43
    1
  4. Não só Eriberto, tb tivemos o Francenildo
    – é possível fraudar e REMONTAR os arquivos digitais do sistema de interfone ?
    – Porque o porteiro teria mentido ?
    – Pq o MP foi tão rápido em desautorizar o porteiro e aceitar o laudo do carlos ?
    – na tela, vê-se que no dia houve ligação as 15:18 pra CASA do Jair, quem atendeu ?
    – na tela, vê-se que no dia houve ligação as 17:58 pra casa de Carlos, quem atrendeu ?
    – Pq as fichas manuais surgiram pelas mãos da esposa de Ronnei, segundo a mídia ?
    – EM outros dias, em outras fichas (que identifica visitande), hou ve outras visitas do carro ou do ELCIO ? Pra quem ?

    duvidas

    33
    1
  5. A mais golpista das emissoras de televisão não tem interesse em praticar o bom jornalismo.
    Como golpista,o que ela está fazendo é contribuir com o diversionismo enquanto o país é saqueado por gente inescrupulosas.
    Não se deve descartar a hipótese da golpista e do golpista de plantão estarem atuando conjuntamente e ocupando todo o espaço de notícias. É só observar o comportamento do mercado financeiro para perceber que a tranquilidade continua a reinar.
    Se tivermos paciência e formos resgatar as manchetes da mídia porca e golpista deste país, observaremos que não houve um dia sequer desde que esse sujeito apropriou-se da presidência da República em que não houve um escândalo que,em outras épocas, seriam motivos até para impeachment.
    Aqui mesmo,neste GGN, não foram poucos os posts vaticinando o fim precoce da ocupação indevida do Palácio do Planalto. Teria errado o jornalista em sua análise?
    Acredito que não. Acredito que o que está ocorrendo é um grande circo onde os palhaços somos nós.

    62
    5
  6. Há uma fotografia do Bolsobosta ao lado do Élcio de Queiroz. Diz-me com quem és fotografado e for-te-ei quem são teus amigos intimos.
    Não há fotografia do Élcio de Queiroz ao lado do Haddad, por exemplo, pois o Haddad não tem envolvimento com milicias. Asinus asinum fricat.

    Perguntaram ao Representante do Ministério Público:

    – O que é, o que é que é quadrúpede, tem rabo, é peludinho, anda sobre o telhado e faz miau?
    O Representante do MP respondeu:
    – Jacaré
    Aí o Bolsonaro se manifestou:
    – Acertou, seu Sabichão!
    O Bolsonaro não só defende mas quer institucionalizar as milicias, tanto ele quanto seus filhos empregam milicianos em seus gabinetes parlamentares, são vizinhos de milicianos, são assessorados por milicianos, fazem rachadinhas com milicianos mas não são milicianos.

    Miau, miau

    40
    2
  7. “Há tempo de se tentar salvar a reportagem.”, concluí seu artigo Nassif. Porém, muito mais importante que isso será salvar o porteiro das mãos deste grupo.

    56
    1
    • Concordo, e mais a promotora que desmentiu o porteiro, é Bolsomion Roxa, com fotos com o Dep. Rodrigo Amorim que quebrou a placa da vereadora Marielle Franco. Se diz “anti-Feminista” e é contra mais cotas para promotoras mulheres…

      8
      1
  8. “condomínio abriu mão de interfones, por ser caro e por problemas de instalação. Optou-se por telefonar ou para o celular ou para o telefone fixo”
    Isto muda simplesmente tudo , não é possível ter passado em branco.

    24
    1
  9. No video do Carluxo ele aponta a casa 65 nos arquivos de áudio e visivelmente em cima há um registro na casa 58 no mesmo dia as 15:58, mesmo ele dizendo que não há nenhum no dia. Muita gente viu isso no próprio twitter do Carluxo e até Felipe Neto apontou isso e depois apagou do seu twitter. Mas conhecendo Carluxo como conhecemos e ele apontando e tocando o áudio da casa 65 as 17:13. Qualquer criança de 12 anos troca o nome de um arquivo hoje em dia. Então o arquivo da casa 65 que o Carluxo aponta ele pode muito bem ter molhado a mão da administração do condomínio e alterado o arquivo de casa 58 as 17:13 para casa 65 as 17:13. É só pensar um pouco, ele sendo filho do presidente e até já brincou de “vereador federal”.

    25
  10. Nassif, está na cara que o Carluxo apagou os áudios do PC do condomínio. E pode perfeitamente ter renomeado qualquer outro arquivo de áudio de Ronnie Lessa para fazer crer que ele atendeu a Élcio no dia do crime. É muito fácil fazer isso.

    23
    1
    • Penso da mesma forma. Se o acesso remoto aos dados permitir apagar e renomear os arquivos, basta localizar uma gravação antiga em que o Lessa chamou a casa 65 e trocar o seu nome e atributos, como sua data. Se o áudio indesejado for apenas apagado, poderá ser recuperado pela perícia, desde que não se use programas de segurança que sobrescrevam a área do disco ocupada por ele.
      Mais seguro seria corromper o arquivo indesejado e renomeá-lo por um outro, feito em outra data para outro morador. Ficaria perdido entre milhares de outras gravações.
      Esses registros de áudio, aberto dessa forma, sendo acessados remotamente por uma das partes interessadas, não são confiáveis.
      Um caminho seria localizar no livro de entrada todas as ocorrências de chamada para a casa 65 e confrontar com todos os áudios correspondentes.
      Deveria, também, buscar as imagens da Câmara, se o Bolsonaro atendeu duas ligações em sequência no intervalo dos fatos.

  11. Isso, Nassif. Jornalismo investigativo e cuidadoso para que não seja dado um tiro no pé. Gente assim exige toda a ”perícia”.

  12. Parabéns Nassif por fazer algo tão simples, como uma simples enquete para entender as divergências entre a fala do porteiro e os fatos.
    Não da para entender o nivel do jornalismo atual que vem sendo praticado. Se era para colocar, enfim, os Bolsonaro na roda, pelo menos que o fizessem com indicios mais robustos e respostas para as diferenças entre os depoimentos e provas materiais.

  13. KKKKKKKKK.Eu não disse que o interfone estava sem manutenção.Pior.Nem interfone tinha,por serem muito caros.Esses milicianos são do peru,sabem fazer economia mais do que Paulo Guedes.

  14. Me desculpem, mas essas nossas “polícias”, ministérios públicos e PIG são mesmo uma putaria. Como dependemos dessa cretinálha, provavelmente nunca saberemos a verdade sobre essa quadrilha de assassinos.

    JAIR FORA BOZO!!!

  15. Me parece que o Condomínio não tem interfone. Eles ligam por telefone para o celular ou casa da pessoa. No caso do Presidente era o celular dele. Desde janeiro Lessa sabia que o nome do Élcio estava no caderno e ele pode ter agido para adulterar os áudios. Como é telefone, existe a possibilidade de se puxar as contas do condomínio e comparar com os áudios para ver se eles foram adulterados.

  16. A Globo fazer jornalismo. Então tá.
    Se fizessem jornalismo não teriam comido essa “barriga”. Aquele bando de canalhas que incluem os donos, editores, jornalistas e apresentadores trabalham para os interesses proprios e do mercado e não possuem um mínimo de ética profissional e respeito pelo povo brasileiro.
    Jornalistas brasileiros decentes não são aceitos nos antros da grande imprensa. A live do Bolsonaro “indignado” e sua citação ao “medalhão” Miriam Leitão fez justiça ao jornalismo praticado pela Globo. Ou como disse o Fernando Brito sobre a ajoelhada covarde da Globo no caso:”Ai, minha concessão…”

  17. AVISO ÀS ORGANIZAÇÕES GLOBO
    Se não quiser ter sua concessão cassada no próximo inverno,terá,quem sabe pela primeira vez na sua beligerante historia de derrubar e colocar governos,ir para luta e recrutar até seus reservistas como Boni,Cid Moreira,Sergio Chapelin,Léo Batista e quejandos.Os Bolsonaristas jamais a perdoarão e já estão em guerra aberta para tirar “esse lixo do ar”.O primeiro batalhão já perfilado tem como comandante em chefe,o Prefeito do Rio Marcelo Crivella,sabedor que a reeileição é um sonho de verão,mandou lubrificar sua .40 cromada.Acho que terá que resolver antes o problema do infiltrado ou quinta coluna,Sergio Moro.Se ficar o bicho pega,se correr o bicho come,reza a lenda.Como Nassif previu e também por ironia do destino,a Terceira Grande Guerra Mundial vai começar pelo Brasil,o País mais cagão do Planeta Terra.

  18. Duvido muito que a Globo não tenha algo mais sobre estes encontros…
    prefeito deve ter sido avisado que este é um caso para ser resolvido com imagens públicas e partiu pra cima da Globo com toda a fúria familiar

    é uma reportagem muito arriscada, comprometedora demais, para se ter um único ponto fixo,
    no porteiro

    nunca, em toda história, a imprensa perdeu para o império da burrice

  19. Eu não vi o jornal em que o Carluxo apresenta os registros digitais da conversa entre o porteiro e a casa do Ronnie Lessa, “provando”, assim, que não foi com a casa do Bozo que o porteiro falou. Mas, pensem bem: o Carluxo teve acesso a uma prova constante nos autos? Foi isso mesmo??? Um parente de um suspeito??? Quem garante que ele não falsificou tais registros??? Como eu não vi o jornal em que ele mostra isso, posso estar errado, pois não sei exatamente os detalhes, mas, no momento, me parece razoável fazer estas questões. Quem tiver uma resposta, agradeço.

  20. Leandro Demori no Intercept publicou no tweeter que a promotora que desmentiu o porteiro ‘e bolsonarista doente…

  21. A Rede Globo é muito boa – eles vão fundo, ainda bem que ela está firme- vcs vão vero o dia em que o Macedo por exemplo mandar de fato

  22. a) esposa de Ronnie Lessa enviou foto das anotações da portaria ao marido, via celular. Prestem atenção: a planilha manuscrita não diz nada sobre a casa 65, de onde os assassinos partiram. Por que ela teria feito isso, então? Se não envolve a casa dos assassinos, não haveria necessidade de fotografar com o celular e enviar ao marido. Agora, se havia algum problema para eles, é claro que tomaram providências, já mostraram que são profissionais.

    b) precisa ver se não houve conivência do administrador do condomínio (não o porteiro) com a família Bolsonaro. Já demonstraram uma certa solidariedade ao permitir que Carlos tivesse acesso à planilha com os áudios. Um registro pode, sim, ter sido removido do sistema antes da entrega à Polícia Civil ou MPE.

  23. Não acho que a Globo tenha feito as coisas de forma atabalhoada. Tem que prestar bastante atenção ao que está escrito na nota da globo. Bonner falou claramente que verificaram os dados com diferentes fontes. Tem mais coisa por baixo e que não foi revelada. Porém, me parece que optaram por chantagem.
    O porteiro do dia tá de férias né? Onde ele está?

    Uma matéria hj publicada pela folha, relata o encontro de Witzel e Bolsonaro. (https://outline.com/aVYfkG)Com que intenção Witzel avisou ele sobre a investigação? Há uma disputa entre milicias no Rio que afeta isso tudo. Acho que o grupo de apoio de Bolsonaro não está contente, a proximidade de outrora com o mui amigo Brazão, parece ter se distanciado.
    Alias, desde que virou presidente, não só o paí mais os filhos também se distanciaram dos amigos que apoiaram a sua eleição. Não está se moendo pra ajudar ninguém.
    1- A aprovação da previdência militar que gerou desentendimento com os praças
    2- vazamentos de Áudio do Queiroz reclamando que não estão ajudando
    3- E agora esse depoimento que coloca o assassino de Marielle no condomínio do presidente e ainda supostamente sendo autorizado por ele a entrar.

    Me parece que a milícia quer se vingar. Brazão é o principal suspeito da morte de Marielle e está encurralado. Precisa se decidir se cai atirando ou se vão enterrar o processo.
    Alguém precisa pagar o pato.

  24. Conclusão: para que verdade venha à tona, precisaríamos de uma condução honesta da reportagem investigativa da Globo, confiar no ministério público, na PGR, no STF.

    Enfim, nos lascamos. Principalmente o porteiro, pobre coitado.

    Democracia?

    Hasta luego!!!!

  25. Obriga pelo esclarecimento. Desde que o caso surgiu, vinha insistindo que essa era uma informação fundamental. Agora só falta explicar a vidência do porteiro, que anotou o número da casa do Capetão numa planilha, horas antes da execução de Marielle. Por que catzo ele iria propositalmente envolver um cara que ainda nem era presidente num assassinato que ainda nem tinha ocorrido? Voltando ao interfone, pergundo, existe mesmo um registro de chamadas da portaria para as casas?

  26. Quem deveria fazer o trabalho correto não o fez e vai sobrar para o porteiro….que de qualquer maneira vai ser jogado no sal, se mentiu, processos, se falou a verdade……. nunca mais irá viver tranquilo….quem dará garantia de vida no futuro, para ele e os familiares, em uma cidade violenta? E esse pessoal hein, aceita até testemunha bêbada ou drogada contra petistas, quando se trata dos larápios da direita correm para inocentar…..lojistas……

  27. Tem comentários para todos os gostos e matizes,certo.Faria eu pouco caso da minha inteligência se colocasse em duvida que a Globo não detém um verdadeiro arsenal de podres guardado a sete chaves,desse verdadeiro pau de galinheiro,que é o Clã Bolsonaro.Por óbvio ela “teria” um problema:Sergio Moro.Mas,porém,não obstante,na hora de disputar o leite das crianças,ele será lançado ao mar para deleite de um cardume de tubarões.PQP.

  28. Se a portaria utiliza telefone e não interfone, a providência elementar que deveria ter sido adotada pelos investigadores seria quebrar o sigilo telefônico da linha usada pelos porteiros.
    Caso essa informação seja confirmada, o MP tem que ser severamente questionado sobre o porquê de não adotar medida tão básica para qualquer investigação que se preze.

  29. Se a portaria utiliza telefone e não interfone, a providência elementar que deveria ter sido adotada pelos investigadores seria quebrar o sigilo telefônico da linha usada pelos porteiros.
    Caso essa informação seja confirmada, o MP tem que ser severamente questionado sobre o porquê de não adotar medida tão básica para qualquer investigação que se preze.

  30. Nesses tempos de ‘pratos prontos’ em que o jornalista já não sabe bem o que fazer dentro de sua profissão a não ser vazar informações que deveriam estar sobre sigilo, o Nassif serviu um prato ‘semi-pronto’ para a globo. Se ela vai se servir ou recuar, veremos nos próximos capítulos…

  31. Não é possível praticar o “bom jornalismo” apenas quando lhe convém…Acreditar nisso é cinismo puro!

  32. Nassif, dá uma olhada nessa matéria do Uol. Nela estão as circunstâncias da descoberta da ida do Queiroz ao condomínio. Fica em aberto a possibilidade de ter sido forjado o áudio em que o porteiro liga para Lessa. Pois em janeiro, um dia antes de terem ido prestar depoimento a mulher de Lessa envia-lhe uma foto mostrando o registro da entrada de Élcio no dia do crime. Ou seja, eles foram alertados antes de deporem e 2 meses antes de serem presos.

    https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2019/10/31/marielle-pericia-que-afastou-versao-de-porteiro-sobre-bolsonaro-tem-lacuna.htm

  33. E aí, depois de mais de ANO e MEIO, a policia / MP (cuja promotora da entrevista é publica e notoriamente bolsonarista), resolve ENFIM fazer uma perícia 24h depois da reporcagem da Globo!
    Mesmo assim, ainda não pesquisou se, quando e quantas vezes o “Ércio”, da foto com o Bozo, visitou-o em outras ocasiões ou foi só para a casa do vizinho e ex-sogro do filho “0n” (é tudo 0 à esquerda mesmo).
    Em tempos da já consolidada moda de Haloween nesta brascolonia…
    Não é assombroso?!

  34. Nassif, o El País traz uma matéria sibre o caso hoje e, entre outras coisas, afirma que o condomínio realmente não tem interfone, mas que também não usa o sistema de celular que você está apontando aqui. Segundo a matéria o que se usa no condomínio é o telefone fixo e a ida de alguém da portaria até à residência, de bicicleta, caso ninguém atenda à chamada do telefone fixo.

    O que você pode nos dizer a respeito?

  35. Nassif, é a matéria do El País dizendo que não se usa o sistema de portaria/interfone via celular no condomínio do Bolsonaro…

    O que você pode nos dizer a respeito?

  36. Nassif, tem uma matéria do El País afirmando que não se usa o sistema do celular, que você aponta aqui, no condomínio Vivendas. Por lá é utilizado o telefone fixo ou alguém vai até à residência de bicicleta chamar o morador. Você viu essa matéria? O que pode dizer a respeito?

  37. Ficou claro para mim a operação abafa montada às pressas para tentar salvar bolsonaro.

    A promotora que desmentiu o porteiro e serviu de álibi para bolsonaro é bolsominion militante de carteirinha, há inúmeras fotos e mensagens comprovando isso. A pergunta que fica é: ela não deveria se dar por suspeita e passar a investigação para alguém imparcial?

    Nassif está correto a matéria da globo foi mal feita, não investigaram a confirmação dos fatos já que jornalismo nos tempos atuais é um luxo caro no Brasil.

    Reafirmo bolsonaro, seus filhos ou alguém muito próximo a eles está envolvido no assassinato de Marielle basta investigar com seriedade e a verdade aparecerá.

    • A lentidão em apurar e a rapidez em inocentar provam que tem um dedo muito podre nesse caso….

      Mas quantas vezes a gente ouviu a expressão “de cair a República” e essa República podre e fetida resiste? Ora o crime organizado está encalacrado há muito tempo no governo, a única diferença é que estão perdendo a vergonha na cara…..

  38. Querem saber de uma coisa turma dos dedinhos pra cima e pra baixo? Não saberia dizer quais,mas se derem a Nassif as condições necesserias,ele desvenda essa historia fedorenta desse porteiro num piscar de olhos.Quem se habilita?

  39. Se é verdade que a portaria sempre liga para o celular dos donos das casas, como fica a explicação do JR que por estra em Brasília , o porteiro se enganou?

  40. Poxa Luis, parece q sua fonte fidedigna não honrou c a verdade e já há contradição sobre haver ou não interfone. Teremos q conferir pessoalmente.

  41. Poxa Luis, parece q sua fonte fidedigna não honrou c a verdade e já há contradição sobre haver ou não interfone. Teremos q conferir pessoalmente.

  42. Condomínio de luxo sem interfone porque é muito caro? Ligação direto para o celular dos moradores? Que viagem, Nassif! Isso não faz o menor sentido.

    3
    1
  43. Nassif, partindo do principio de não ter interfone e existir acordo para se ligar para o celular do propietário, deve ter registrado na central do condomínio esse número e a ligação feita. Simples . É só a polícia averiguar.

  44. Se esse porteiro eu fosse,assim que Alberto Fernández assumisse a Casa Rosada,eu me picava pra Argentina.A cotação da vida dele no mercado dominado pelo Sindicato do Crime Carionense(Carioca + Fluminense),foi estipulada em 100 bolivares venezuelanos.Morto,vivo não vem ao caso.As ferias dele tonar-se-ão eternas.Como ele tem,deve ter medo.

  45. Creio que se está menosprezando uma questão importante mais importante do que quem está mentindo no caso. O vazamento desse episódio para a Globo em conjunto com o vazamento dos áudios do Queiróz significa que a milícia está ficando acuada nos casos Marielle e Rachadinha e que os Bolsonaros estão sendo avisados que eles não vão assistir passivamente não serem salvos pela família presidencial. Resta a pergunta: o que mais eles possuem de provas contra o clã?
    Nassif, olhe por esse ângulo. O descontrole do Bolsonaro jogando a responsabilidade no Witzel e na Globo é só encenação. Ele sabe o que a milícia sabe.

  46. A globo queimou o furo jornalístico e deixou a bola quicando pro Moro chutar. O chilic do Bolsonaro é cena, pra dar cara se imparcialidade.

  47. Creio que se está menosprezando uma questão importante mais importante do que quem está mentindo no caso. O vazamento desse episódio para a Globo em conjunto com o vazamento dos áudios do Queiróz significa que a milícia está ficando acuada nos casos Marielle e Rachadinha e que os Bolsonaros estão sendo avisados que eles não vão assistir passivamente não serem salvos pela família presidencial. Resta a pergunta: o que mais eles possuem de provas contra o clã?
    A mulher do miliciano que plantou a planilha escrita fotografada no telefone dela que foi apreendido. Ela que jogou os Bolsononaros no meio do evento.
    Nassif, olhe por esse ângulo. O descontrole do Bolsonaro jogando a responsabilidade no Witzel e na Globo é só encenação. Ele sabe o que a milícia sabe.

  48. a unica coisa certa dessa reportagem é que o porteiro nao mentiu.,..e por isso sua vida corre um enorme perigo…..com milicianos, MP. e bolsominhos em sua cola…eu nao querioa estar na pele desse porteiro…coitado….se sair vivo dessa nunca mais ele vai qwuerer ser porteiro….o que fica comprovado…que já temos o caso da marielle 99.99 resolvido….em off

  49. Nassif, esses interfones modernos funcionam como uma central telefônica, onde o proprietário morador do condomínio pode programar seu aparelho que está instalado na sua casa que faz parte desse central, receber uma ligação da portaria em qualquer lugar do mundo e também acionar fechadura para abrir porta, bastando para isso utilizar a função siga-me, por exemplo o proprietário não vai está em casa no condomínio então ele direciona a ligação para o celular dele ou qualquer outro numero onde ele estiver no planeta, quanto o porteiro fizer a chamada para a residência, a ligação vai automaticamente para o numero programado na residência.

  50. Salvar o jornalismo? Fala sério. Mesmo sem um pingo de simpatia pela personagem, estamos exaustos dessa manipulação grosseira e diária da mídia, denúncias gravíssimas que somem e desaparecem e voltam conforme o interesse comercial/político do dono da voz naquele momento: Celso Daniel, o porteiro do Palocci, o porteiro do Collor, o porteiro do Lula, o porteiro do condomínio do Bolsonaro; pedalas fiscais (que não era crime, virou e já não é mais); impeachment do Collor pelo Fiat Elba, Zé Dirceu é “o chefe da quadrilha”; Zé Dirceu foi condenado sem provas; Lava Jato; The Intercept; a confissão interesseira do Robert Jefferson; a confissão interesseira do Palocci etc, etc, etc. Bolsonaro mandou matar Marielle (e isso que querem dizer, ou não? será que precisa disso para questionar esse governo???? não basta a destruição do ecossistema da região nordeste???). Cada um acredita no que quer, conforme o acusado da vez. A credibilidade da mídia brasileira já era. Vivemos numa pós-verdade absoluta.

  51. O q manda é o q PODE ESTAR NA BOCA DO POVO, sempre q um assunto prejudicial ao governo & golpistas associados começa a ganhar corpo e pode estar na boca e ouvidos do povão eles logo reagem com uma mentira,são mestres da manipulação e geralmente é justo naquilo q são acusados q acusam os outros,este é o modus operandi deles,fazem isto para anular as críticas/fraquezas,a cpi das fakenews estava decolando e o q fazem?ESTRUTURAM uma forma de acusar OS OUTROS de fakenews/mentiras, temos q lembrar q aqueles q bradam fortemente q são pela moralidade,contra a corrupção, família são os q mais as violam,este modus operandi já está consolidado no Brasil,pelo perfil dos brasileiros q geralmente acreditam facilmente em qq coisa,é preciso pessoas críticas politizadas para não serem facilmente induzidas pela mídia/algoritmos,a esquerda e principalmente o PT precisa se concentrar no povo e mudar o perfil dos seus parlamentares para gente da gente e expurgar estes falsos defensores da massa !

  52. Na reportagem da CartaCapital e do UOL dias atrás segundo ligações telefonicas quem mandou matar Marielle foi um tal de Brazão do PMDB

    Por que querem colocar o Bolsonaro no meio?

  53. Ninguém percebeu um detalhe óbvio:num condomínio de luxo estaria à disposição de qualquer vizinho a privacidade do outro vizinho? Quem entra e quem sai de uma casa o outro vizinho pode ter acesso e até salvar esses áudios? Que fake mais ridículo desse Carlos Bolsonaro e ninguém jornalista que estudou e honra o diploma não contesta esse vídeo patético do filho do presidente? Essas gravações do vizinho que entra na casa do outro vizinho isso é falso até dizer chega. Óbvio.

  54. Nassif, afinal, há ou não sistema de interfone no condomínio? Após essa matéria, vc agora pede ajuda para identificar o sistema de interfone do condomínio? Onde está sua fonte fidedigna, com acesso ao condomínio?

    Não vai publicar uma errata, um desmentido, nada?

  55. Como é bom encontrar jornalista fazendo jornalismo! Parabéns, Nassif, você [é dos poucos que] acredita no que faz (parece óbvio afirmar isso, mas não o é)!

  56. Lembro-me como o ex-governador Leonel Brizola (ele e filhos) sofreram na mão da Globo. A família Marinha bem que tentou, mas nunca conseguiu provar nada que desabonasse a conduta do saudoso político.
    Essa “briga” Globo x bolsobosta, são apenas de uma empresa mafiosa com um político gospel-miliciano. Esgoto puro.

  57. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome